Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 04 de janeiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/04-01-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/03-01-2018.htm

02-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/02-01-2018.htm

01-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/01-01-2018.htm

30-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/30-12-2017.htm

29-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/29-12-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Experimento em Magnetismo Animal

Imagem/fonte: http://ehbritten.blogspot.com.br/2013/10/the-strange-doctrine-charles-poyen-and.html

Jesus curando o cego em gravura de Gustave Dore

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealingGustaveDore.jpg

 

A Gênese - 150 anos, valor da obra e suas edições

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Anúncio da Revista Espírita de janeiro de 1868 informa que A Gênese foi lançada no dia 6 de janeiro de 1868, em Paris.1 Sabe-se também que o depósito legal deste livro no Ministério do Interior da França foi feito por Allan Kardec no dia 4 de janeiro de 1868. Com esta obra completa-se o quinto volume das chamadas Obras Básicas da Codificação.

Os temas são desenvolvidos em três partes - A gênese segundo o Espiritismo; Os milagres segundo o Espiritismo; As predições segundo o Espiritismo -, desdobrando-os em dezoito capítulos.

Destacamos a importância do capítulo “Fundamentos da Revelação Espírita”, onde Kardec faz significativa colocação: "[...] o que caracteriza a revelação espírita é que a sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos espíritos e que a elaboração é o fruto do trabalho do homem.”2 Essa afirmação mostra a responsabilidade dos encarnados, notadamente nas condições de liderança, gestão nas instituições e as ações do movimento espírita. O Mundo Espiritual orienta, mas as decisões dependem de nossas escolhas.

O Codificador discorre sobre a relação entre Espiritismo e Ciência e faz importante ponderação: “Caminhando com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem que está errado em um determinado ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita.”2

Kardec, intelectual e inspirado, analisou o desenvolvimento do planeta e da civilização procedendo a uma analogia dos chamados dias bíblicos com os períodos geológicos e de maneira totalmente diferenciada das religiões tradicionais. E comenta a posição da Terra no amplo contexto do Cosmo. O perispírito é abordado em vários capítulos do livro, ficando mais clara a explicação sobre a ocorrência dos fenômenos mediúnicos e dos chamados “milagres” e aparições de Jesus, descortinando-se o mundo espiritual: “As aparições de Jesus após a sua morte são narradas por todos os evangelistas com detalhes circunstanciados que não permitem que se duvide da realidade do fato. [...] perfeitamente explicadas pelas leis fluídicas e pelas propriedades do perispírito...”2 Trata também da polêmica sobre o desaparecimento do corpo do Cristo, o que somente aparece na 1ª edição.

O tema da transição planetária é apreciado nos capítulos “As predições segundo o Espiritismo” e “Os tempos são chegados”, e alerta: “Até o presente, a humanidade tem realizado progressos incontestáveis. Os homens, com a sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam sido alcançados, sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem-estar material. Ainda lhes falta um imenso progresso a realizar: o de fazerem reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade, para assegurar o bem-estar moral.”2 Em comentários sobre a nova geração deve ficar claro que esta não ficaria circunscrita ao ambiente espírita e faz a relação entre transição e nova geração. Estes temas deveriam ser estudados pelos espíritas até para se evitar interpretações superficiais e até estranhas com relação ao período em que vivemos.

A Revista Espírita, ao longo do ano de 1868, transcreveu vários trechos da nova obra com o objetivo de divulgá-la, traz mensagem de São Luís sobre o novo livro e noticia a 2a edição em março e a 3a edição em abril. Até a desencarnação de Kardec ocorreram quatro edições desta Obra Básica.1,3

A partir daí, surgem dúvidas sobre a fidedignidade das primeiras edições de A Gênese em francês, lançadas logo após a desencarnação do Codificador.

Em 2017 a Confederação Espírita Argentina (CEA) editou em espanhol a versão inicial de A Gênese, de janeiro de 1868, e, em reunião da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional, ocorrida em Bogotá (Colômbia), em outubro de 2017, deu conhecimento que apoiou a sra. Simoni Privato Goidanich, em pesquisa junto aos Arquivos Nacionais da França e na Biblioteca Nacional da França, localizadas em Paris, na própria CEA e na Associação Espírita Constancia, de Buenos Aires. A oportuna e detalhada pesquisa, o livro El legado de Allan Kardec, de Simoni Privato Goidanich (lançado na sede da Confederação Espírita Argentina, aos 3/10/2017) mostrou que um único exemplar, publicado em 1868, foi depositado legalmente durante a existência física de Allan Kardec na Biblioteca Nacional da França. Assim o Codificador não teria modificado o conteúdo de seu livro.4,5,6 O livro de Simoni é um rico repositório da história do movimento espírita francês imediatamente após a desencarnação de Kardec.

 

Henri Sausse, o principal biógrafo de Kardec e dinâmico líder espírita francês, em artigos – um deles intitulado “Uma infâmia” - publicados no jornal Le Spiritisme, em 1884 e 1885, já levantava questões sobre as adulterações na 5a edição de A Gênese e apontou 126 alterações no texto original.5

Episódios históricos ficam mais claros em livro Beaucoup de Lumière (1884), de Berthe Fropo, disponibilizado em edição digital bilíngue: a tradução em português e o original em francês. A autora foi espírita atuante; fiel a Kardec; amiga, vizinha e apoiadora de Amélie Boudet. Fropo comenta ações polêmicas e desvirtuamentos doutrinários nas mãos de Leymarie “por influência de ideologias outras, como o roustanguismo e — ainda mais fortemente — a mística doutrina da Teosofia de Madame Blavatsky e do Coronel Olcott.”3

Nessas dúvidas antigas suspeita-se que as alterações de trechos de A Gênese teriam sido promovidas provavelmente por Pierre-Gaëtan Leymarie (1827-1901), como redator-chefe e diretor da "Revue Spirite" (1870 a 1901), gerente da "Librairie Spirite" (1870 a 1897) e presidente da “Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec”3,7, cuidando das edições e autorizações de traduções de obras de Kardec3, e, inclusive das traduções pioneiras das obras de Kardec, em nosso país, no caso para Joaquim Carlos Travassos (1839-1915), com informação publicada na Revista Espírita. Com exceção de A Gênese, utilizando o pseudônimo de "Fortúnio", Travassos traduziu quatro obras da Codificação para o português, em 1875 e 1876.7 Há interessante observação de Zêus Wantuil em biografia sobre Travassos, sobre uma nota do tradutor: “[...] sem nos referirmos ao bom estilo do tradutor, é o judicioso esclarecimento, de fundo rustenista, que vem na obra ‘O Céu e o Inferno’...”7

As traduções para o português, em geral, foram feitas a partir da 5a edição francesa do ano de 1872. A tradução de A Gênese, realizada por Evandro Noleto Bezerra para a FEB, utiliza a 5a edição francesa. O tradutor inclui uma nota de rodapé no item 67 do capítulo XV, anotando que há uma diferença com relação à edição de 1868, com Kardec ainda encarnado. Justifica que “ao revisar a obra com vistas à 4a edição, Allan Kardec houve por bem suprimir o item 67 que constava nas edições anteriores”.8 A editora do Centro Espírita Léon Denis, do Rio Janeiro, lançou um a tradução da edição francesa de 1868.2 

Companheiros do “Le Mouvement Spirite Francophone” confirmaram-nos, recentemente, que a primeira impressão da 5a edição ocorreu em 1872, revisada, e verificou-se que muitos trechos foram eliminados da quarta para a quinta, inclusive no capítulo sobre o corpo de Jesus.

Por ocasião dos 150 anos de A Gênese, seria oportuno que as editoras brasileiras fizessem um esforço para se esclarecer as dúvidas sobre a fidedignidade das edições francesas após a desencarnação de Kardec e, se for o caso, acrescentar-se nota(s) explicativa(s) nas edições traduzidas para o português.

Os temas de A Gênese são oportunos para a atualidade e a comemoração dos 150 anos de seu lançamento deve ser uma motivação para se implementar seu estudo e divulgação no movimento espírita.

Referências:

1)      Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. Revista Espírita. Ano XI. No. 1. 1868. Rio de Janeiro: FEB.

2)      Kardec, Allan. Trad. Sêco, Albertina Escudeiro. A gênese. 3.ed. Cap. I, itens 13, 16 e 55; Cap. XIV, item 22; Cap. XV, Itens 61, 67-68; Cap. XVIII, itens 6 e 26. Rio de Janeiro: Ed. CELD. 2010.

3)      Fropo, Berthe. Trad. Lopes, Ery; Miguez, Rogério. Muita luz. 1.ed. Edição digital:  www.luzespirita.org.br; acesso em novembro de 2017.

4)      Carta do presidente da Confederación Espiritista Argentina, Sr. Gustavo N. Martínez, de 14/10/2017, distribuída em reunião do Conselho Espírita Internacional, em Bogotá (Colômbia).

5)      Goidanich, Simoni Privato. El legado de Allan Kardec. 1.ed. Buenos Aires: Confederación Espiritista Argentina, 2017. 440p.

6)      Lançamento na C.E.A.: https://www.youtube.com/watch?v=DiuFGdPct_8&utm_source=CEA+ALL&utm_campaign=22508faa7a-EMAIL_CAMPAIGN_2017_11_28&utm_medium=email&utm_term=0_e9cbd2ff74-22508faa7a-288076637; Acesso em novembro de 2017.

7)      Wantuil, Zêus. Grandes espíritas do Brasil. 1.ed. Cap. Joaquim Carlos Travassos. Rio de Janeiro: FEB. 1969.

8)      Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. A gênese. 1.ed. Cap. XV. Item 67. Rio de Janeiro: FEB. 2010.

(Ex-presidente da FEB e da USE-SP)

Síntese de: http://www.oconsolador.com.br/ano11/548/especial.html

 

 

A Gênese. Publicada por Allan Kardec em 01/1868.

Imagem/fonte: http://eraespiritual.blogspot.com.br/p/obras-basicas.html

image008

 

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg

 

henri-sausse

 

Henri Sausse, principal biógrafo de Allan Kardec

Imagem/ site Autores Espíritas Clássicos

 

CEA: livro “O legado de Allan Kardec”

Buenos Aires, Argentina

El Legado de Allan Kardec - Simoni Privato Goidanich

Adquiéralo en el link: https://goo.gl/wsHomj

Disponible para entrega.

View this email in your browser

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/1067bfc1-5205-4935-97cc-88c94b5220e5.png

 

“El Legado de Allan Kardec” - Simoni Privato Goidanich

 

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/9fa4c41f-812d-4af1-82c1-c2b1ee7da2b8.png

 

 

 

 

Copyright © 2017 CEA, © 2016 Todos los derechos reservados. 
Estás inscripto en nuestra newsletter

preferencia o cancelar mails

Email Marketing Powered by MailChimp

https://ceanet.us3.list-manage.com/track/open.php?u=f10e866941e380a3925514e5d&id=343e4315c1&e=d90e66aae3

 

 

 

Leia mais sobre Simoni Privato Goidanich:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/05/focalizando-o-trabalhador-espirita_22.html

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/07-10-2017_arquivos/image023.jpg

 

 Boletim Eletrônico da FEB

Brasília, DF

 

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/453/17266/6c196

 

Site da FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_03.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_07.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_08.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia_1.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia2.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_11.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_12.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_13.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18.png

FEB Editora

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_17.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_18.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_20.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_21.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_22.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia3.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_24.png

Noticia4

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_26.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_27.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_28.jpg

Efeméride do Mês

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_30.png

Coluna Espírita

FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_33.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_37.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_38.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 36º. Conrespi

Orlândia, SP

 

 

*********************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

 Palestra na APES- Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

 

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

03/jan.

Quarta

20h

Daniela Araújo

CE Zilda Gama

Bom Ânimo

06/jan.

Sábado

15h

Bill Gonçalves

CE Zilda Gama

Tema Livre

 

09/jan.

Terça

9h

Iracema Oliveira

CE Zilda Gama

Tema Livre

20h

Luciana Rocha

CEAK

Tema Evangélico

10/jan.

Quarta

20h

Roni Couto

CE Zilda Gama

Esperança

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 Ciclo de Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco

Bad Honnef, Alemanha

 

Divaldo Pereira Franco 2018

** Inscrições abertas **



Queridos amigos.
 
Estão abertas as inscrições para o Seminário com Divaldo Pereira Franco nos dias 2 e 3 de junho de 2018, no Hotel Seminaris-Bad Honnef, Alemanha.

 

Para mais informações sobre o evento, incluindo programa e hospedagem em Bad Honnef, clique em http://www.spiritismus- duesseldorf.de/images/pdf/ Programa_Divaldo_2018_port.pdf

 

e para informações sobre como se inscrever no seminário clique em http://www.spiritismus-dues seldorf.de/index.php/pt/10- eventos/37-evento-com-divaldo- pereira-franco 


Sua presença é uma alegria!

Com votos de paz, agradecemos.
Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e.V.




 

**********************

 

Veranstaltung mit 

Divaldo Pereira Franco 2018

**Anmeldung ab sofort möglich**


Liebe Freunde,

die Anmeldungen zur spirituellen Tagung mit Divaldo Franco am 2. und 3. Juni 2018, im Hotel Seminaris-Bad Honnef, Deutschland, sind ab sofort möglich.


Weitere Informationen zur Veranstaltung wie z.B. Programm und  Unterkunft im Bad Honnef finden Sie im: http://www.spiritismus- duesseldorf.de/images/pdf/ Programm_Divaldo_2018_deut.pdf  

 

und zur Anmeldung zum Seminar im http://www.spiritismus-duessel dorf.de/index.php/de-de/11-ver anstaltung/36-veranstaltung-mi t-divaldo-pereira-franco

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Wir freuen uns auf Ihre Teilnahme!


Mit friedlichen Grüßen bedankt
Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e.V.

 

 

***********************************

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

*******************************

 

 

 

 

*******************************

 

 

 

**************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Palestra na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

Programação alusiva aos 15 anos do

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, Portugal 

 

15º ANIVERSÁRIO - CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas), Caldas da Rainha, Portugal, vai comemorar o seu 15º aniversário durante o mês de Janeiro de 2018, com 4 palestrantes convidados:

- 5 de Janeiro - Gláucia Lima (Psiquiatra) - "Fobias no presente e no passado"
- 12 de Janeiro - Jorge Gomes (Jornalista e escritor) - "Reuniões mediúnicas: uma análise multifacetada"
- 19 de Janeiro - Reinaldo Barros (Professor) - "Uma viagem do Espírito no Tempo"
- 26 de Janeiro - Francisco Curado (Cientista) - "Inteligência e evolução no Universo"


Paralelamente, no dia 7 de Janeiro de 2019, Domingo, entre as 15h e as 17H30 terá lugar um cine-debate sobre o filme "Ghost, o Espírito do Amor" que foi êxito de bilheteira em 2001.

Todas estas actividades são livres e gratuitas.



Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)
www.cceespirita.wordpress.com 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol77.pdf

 

 Newsletter “Dirigente Espírita”

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/0086963c717c/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

 Jornal “O Farol”

Getulina, SP

 

Bom Dia!

 

Enviando o nosso "O Farol" de Janeiro.

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Janeiro: https://dabunjr.files.wordpress.com/2018/01/jornal-espc3adrita115.pdf

Vai anexo também.

 

Lembre-se: A maior caridade que fazemos pela doutrina é sua divulgação!

 

Beijos no coração!

 

Vejo em “O Farol” a informação da desencarnação do querido amigo Waldomiro Borges Bana uma criatura muitíssimo especial. Transmito aos amigos e familiares de Waldomiro meus mais profundos sentimentos de solidariedade. Ao Waldomiro o abraço e o ósculo em seu coração generoso e acolhedor rogando que da Pátria Espiritual continue ajudando a todos nós.

Ismael Gobbo.

 

 

Boletim eletrônico do

Centro Espírita “Ismênia de Jesus”. Santos, SP  

 

http://d-view.uhmailsrvc8.com/v/34644/21/3628/446e6

topo_email_sup
topo_email
Informativo 001                                                                                       janeiro/2018

Você está recebendo a Edição de janeiro/fevereiro-2018 - nº 278

do Boletim Informativo do C.E.I.J.

boletim_278

Esde

base_80anos

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

Acesse no link

 

Clicar aqui:

http://amebrasil.org.br/2017/news/janeiro_2018.html

 

 

 

 Boletim de Notícias “Remanso Fraterno”

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=53&key=k7T67ENr&subid=5424-EaZlum0qSTXsKn&tmpl=component

 

 

Parar para ouvir

 

Millie Esposito ouvia, com atenção, quando um de seus filhos tinha alguma coisa a lhe dizer.

Certa noite, estava sentada na cozinha com o filho Robert, e, após uma rápida discussão sobre uma ideia que ele alimentava, ela o ouviu dizer:

Mãe, sei que a senhora gosta muito de mim.

A senhora Esposito comoveu-se e comentou: Naturalmente gosto de você. Duvidava disso?

Robert respondeu: Não, mas sei realmente que a senhora gosta de mim quando quero conversar sobre alguma coisa, e a senhora para de fazer o que está fazendo, só para me ouvir.

Quantos de nós paramos para ouvir nossos filhos?

Quantos paramos para ouvir o outro, assumindo essa postura respeitosa de atenção ao semelhante?

E quem não gosta de ser ouvido? E ser ouvido com atenção.

Dialogar com alguém que nos ouve atentamente, que espera que concluamos uma ideia para, só então expor a sua, é um grande prazer.

Uma pessoa que só fala de si mesma, que só pensa em si mesma, é irremediavelmente deseducada.

Aquela que sabe ouvir, por outro lado, faz-se simpática, querida, e inspira confiança plena nos outros.

Um homem que conheceu o célebre Sigmund Freud, descreveu sua maneira de ouvir da seguinte forma:

Fiquei tão fortemente impressionado, que não o esquecerei. Ele tinha qualidades que jamais encontrei em homem algum.

Nunca, em toda minha vida, vi atenção tão concentrada. Seus olhos eram meigos e suaves. Sua voz era calma e macia.

Fazia poucos gestos. Mas a atenção que dispensava a mim, seus comentários positivos sobre o que eu dizia, mesmo quando eu me expressava mal, eram extraordinários.

Você não imagina o que significa ser ouvido daquela maneira.

Quem sabe ouvir já ajuda, sem precisar falar coisa alguma, muitas vezes.

Assim, se desejamos ser bons conversadores, bons amigos e bons conselheiros, sejamos ouvintes atentos.

Para sermos interessantes, sejamos interessados. Façamos perguntas às quais o outro sinta prazer em responder. E aproveitemos para aprender também.

Doando atenção, doando nosso ouvir atento, certamente estaremos ganhando, além da gratidão do outro, experiência, conhecimento e discernimento.

A falta de tempo jamais poderá ser desculpa para o não ouvir. Basta que sejamos disciplinados, organizados, e descobriremos que teremos tempo para ouvir.

Ouvir é doar-se ao outro, por isso, alegar escassez de tempo para se dar, para praticar essa nuança de caridade, é nos condenarmos à estagnação espiritual.

Tal gesto de amor poderá ser praticado por qualquer um, independente de idade, poder aquisitivo ou grau de instrução. Todos podemos nos doar, ouvindo.

*   *   *

Jesus é o grande exemplo de um excelente ouvinte.

Prestemos atenção nas passagens evangélicas, analisando-as sob este prisma, e percebamos que Ele sempre se posicionou como bom ouvinte.

Escutava com paciência e ternura todos os que dEle se aproximavam, pedindo auxílio e consolo.

Jamais interrompeu alguém, e sempre debruçou sobre eles olhar atencioso e amoroso de quem se interessa pela vida de Seu semelhante.

Sigamos esse bom exemplo.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 4,
pt. 2, do livro
 Como fazer amigos e influenciar
pessoas, de Dale Carneggie, ed.Companhia Nacional.
Em 3.1.2018.

 

 (Copiado do site Feparana)

Sigmund Freud em 1905.

Imagem/fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud#/media/File:Sigmund_freud_um_1905.jpg

A conversação. pintura a óleo de homens que conversam, por Arnold Borisowich Lakhovsky

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arnold_Lakhovsky_Conversation.png

 

Bagatelas

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina e Aplicação. Lição nº 10. Página 59.

 

O século é fruto dos dias.

O rio nasce da fonte oculta.

A árvore procede do embrião.

A linha é uma sucessão de pontos minúsculos.

A jornada de cem léguas origina de um passo.

O discurso mais nobre principia numa palavra.

O livro inicia-se com uma letra.

A mais bela sinfonia começa numa nota.

A seda mais delicada é uma congregação de fios.

De bagatelas é constituída a hora do homem.

Todavia, sem que venhamos a executar os pequeninos deveres, quais se fossem grandes, jamais alcançaremos as grandes realizações com a simplicidade que nos deve assinalar o caminho.
  

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 Brocado de Lião, França. Séc. XIX. Catedral Notre Dame, Paris.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Brocade#/media/File:Paris_-_Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_-_Tr%C3%A9sor_de_la_cath%C3%A9drale_-_Ornements_sacerdotaux_-3.JPG

Têxtil de Seda. China.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Silk_from_Mawangdui_2.jpg

 

 

Têxtil de seda do túmulo no 1. em Mawangdui em Changsha , província de Hunan , China , da Dinastia Han Ocidental , século II    (Wikipedia)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]