Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/31-01-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/30-01-2018.htm

29-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/29-01-2018.htm

27-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/27-01-2018.htm

26-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/26-01-2018.htm

25-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/25-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Uma princesa hindu comete Sati contra os desejos do imperador Akbar, mas com seu consentimento relutante

Guache por Naw'ī, Mohammad Rizā. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Hindu_princess_committing_suttee_against_the_wishes_of_the_Wellcome_L0022809.jpg

 

 

Sobre paática do Sati leia aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sati_(practice)

 

Cerimonial da queima de uma viúva hindu (viva) junto ao corpo de seu esposo falecido, do livro Pictorial History of China and India, publicado em 1851. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sati#/media/File:Burning_of_a_Widow.jpg

 

 

Sáti é a filha do deus Himalaia,ela é mais conhecida como a que protege, com o seguinte nome: Durga. Sáti (durga) foi a primeira esposa de Shiva, e se imolou em protesto quando seu marido foi humilhado perdendo seu colar de pérolas negras que continham um elixir da imortalidade. Até o século XIX a auto-imolação da esposa quando o marido morria era conhecida na Índia como sáti. (Wikipedia)

 

Uma viúva hindú queima-se com o cadáver de seu marido.

"Gravuras Handcoloured de Frederic Shoberl de seu trabalho 'The World in Miniature: Hindoostan'. Londres: R. Ackerman, 1820's."  Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Hindoo_Widow_Burning_Herself_with_the_Corpse_of_her_Husband.jpg

 

Mitologia, Bíblia, espíritos, deuses, demônios, anjos e santos

 

Publicado originalmente em coluna de

O Tempo, BH, MG, 29/01/18.

 

José Reis Chaves

 

Na Bíblia e na mitologia, deuses, demônios, anjos e santos são espíritos humanos.

Os santos da Igreja, é desnecessário que se diga, são também espíritos humanos. E os deuses, no plural, do paganismo, da mitologia, do politeísmo e da própria Bíblia, com exceção de Deus propriamente dito, o único e absoluto, são também espíritos humanos.

E eis passagens da Bíblia dizendo que nós somos deuses: “No tocante à comida santificada a ídolos, sabemos que o ídolo de si mesmo nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses no céu ou sobre a Terra, como há muitos deuses e muitos senhores. Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele” (1 Coríntios 8: 4 a 6).

Embora Paulo acentue o monoteísmo, dizendo que há um só Deus, ele nos fala dos que creem em outros deuses e, pois também, do politeísmo, constantes, igualmente, da mitologia. Essa crença politeísta e mitológica era generalizada entre todos os povos dos dois poderosos impérios romano e grego da época, em que o Antigo e o Novo Testamento da Bíblia foram escritos, daí a influência da mitologia nela.

Vejamos, agora, exemplos de que nós somos realmente deuses, pois é a Bíblia que o afirma, inclusive através do próprio Jesus. “Eu disse: Sois deuses. Sois todos filhos do Altíssimo” (Salmo 82: 6). “Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei; Eu disse: Sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar” (João 10: 34).

Quando os espíritos já são muito evoluídos, eles se tornam santos (canonizados ou não) ou anjos, que quer dizer mensageiros de Deus ou do mundo espiritual para nós e que nos trazem revelações e profecias. Exemplos: o Anjo Gabriel, que significa “homem iluminado”, foi enviado a Nossa Senhora, para avisar-lhe que ela seria a Mãe do Messias. E os profetas, hoje chamados médiuns, recebem espíritos que nos trazem profecias e revelações. Paulo até nos aconselha para que cultivemos o dom das profecias que, segundo ele, são mais importantes do que falar em línguas estrangeiras (1 Coríntios 14: 39).

Outro nome para o espírito humano é demônio (“daimon”, “daimones” no plural), o que só pode ser constatado pelas pessoas que estudam a Bíblia em grego. E o número dessas pessoas que conhecem a Bíblia (Novo Testamento) nessa sua língua original é reduzidíssimo. Se o demônio (“daimon”) for ainda atrasado, ele pode tentar as pessoas, persegui-las, obsediá-las e até possuí-las, como no caso da possessão.

E, como já dissemos, há os espíritos santos equivalentes aos anjos, mas todos são espíritos humanos ou “daimones” bons. Porém, há os “daimones” maus ou ainda atrasados, chamados também pelos evangelhos de espíritos impuros, ou seja, ainda não purificados.

Finalmente, os espíritos humanos é que são realmente os personagens ou os deuses da mitologia, que muito contribuíram para com o surgimento do politeísmo, pois, como vimos, até mesmo pela Bíblia, nós somos deuses. Mas como dizemos sempre, são os chamados deuses relativos do politeísmo e da mitologia, enquanto que o Deus verdadeiro e único é absoluto e que é o do monoteísmo!

 

Mitras e o touro. Afresco romano do templo de Mitras. Marino, Itália.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Roman_mythology#/media/File:Fresque_Mithraeum_Marino.jpg

O sacrifício de Isaque.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_Abraham_en_Isaac,_1634.jpg

 

Deus quer assim

 

Quando passamos por momentos difíceis em nossa vida, a fé e a compreensão do porquê isso tudo acontece, muito nos auxiliam.

Entender que trazemos uma história muito mais longa e complexa do que aquilo que se pode contar em apenas uma existência é um bom começo.

Saber que somos os herdeiros de nossas próprias ações, compreender que nosso caminhar não começou há pouco e nem é fruto do acaso, nos permite outro entendimento da vida.

Partindo desses princípios, natural se faça que, dobrando-nos perante a compreensão da Providência Divina, concluamos: Deus quis assim.

E não estaremos errados. Como nos ensina Jesus, nenhuma folha cai da árvore sem a vontade do Pai. Nada nos acontece sem estar sob as Leis da Sabedoria Divina.

Dessa forma, corretamente pensamos quando dizemos que Deus quer que certos fatos nos alcancem.

Porém, não esqueçamos de que assim é porque Deus nos ama.

E é por nos amar que nos dá a chance do aprendizado.

Toda nossa existência é um leque de oportunidades para nos direcionar ao entendimento do amor a nós mesmos, ao nosso próximo e a Deus.

Por isso, quando a Providência Divina nos oferece momentos difíceis, é para aprendermos algo.

O que a Divindade deseja é nosso aprendizado. Não o sacrifício sem sentido, nem o sofrimento pelo sofrimento.

Dessa forma, é natural que quando não entendemos a lição de uma determinada ocorrência, ela retorne ao nosso caminho em outro momento, numa outra dificuldade que a vida nos vá oferecer.

Essa a razão pela qual, muitas vezes, nos percebemos em situações que se repetem, envolvidos com pessoas com as mesmas características, presos a situações que se assemelham.

Alguns de nós parecemos ter a capacidade de atrair relacionamentos com o mesmo estilo, que desaguam em situações semelhantes, nem sempre felizes.

Outros nos deparamos em sociedade ou no trabalho com situações constrangedoras, em relacionamentos que percebemos repetitivos.

Por isso, nos vemos, em momentos diversos, com o mesmo pano de fundo, demandando as mesmas exigências emocionais.

São situações que se reprisam, repetindo a oportunidade das lições.

Não se trata, entretanto, de convite para passar reiteradas vezes por situações semelhantes, como num capricho da vida.

A questão é de aprendizado, de construir um entendimento racional ou emocional, a partir das vivências experienciadas.

As dores, os relacionamentos difíceis nos chegam para nos ajudar a nos compreendermos e ao nosso próximo.

Será somente através dessa compreensão que começaremos a nos amar, a perdoar, assim como a amar e perdoar ao próximo.

Dessa forma, não apenas abaixemos a cabeça esperando a dificuldade passar. Mas, façamos um movimento de resignação ativa.

Resignados, tentemos compreender o que a vida quer de nós, o que precisamos aprender.

Somente assim, com o aprendizado feito, não precisaremos nos reter nas mesmas trilhas e nos mesmos caminhos já percorridos em outro momento.

Tudo depende de nós.

Redação do Momento Espírita.
Em 30.1.2018.

 

A conversão de São Paulo na estrada de Damasco. Óleo sobre tela por Hans Speckaert.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hans_Speckaert_-_Conversion_of_St_Paul_on_the_Road_to_Damascus_-_WGA21655.jpg

Pregação de São Paulo em Éfeso. Óleo sobre tela por Eustache Le Sueur.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/Eustache_Le_Sueur_-_The_Preaching_of_St_Paul_at_Ephesus_-_WGA12613.jpg

São Paulo preso. Ilustração de Bíblia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paul_arrested.jpg

 

FEB- Federação Espírita Brasileira e a

edição definitiva de “A Gênese”

 

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/)

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/)

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://ceac.org.br/ultima-edicao/

 

 

 

(Informações de Leopoldo Zanardi e de Sidney Fernandes)

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

https://mailchi.mp/cea23baa871d/de-newsletter-131?e=bce6fbd28f

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Cairbar Schutel

Guarulhos, SP

C.E. CAIRBAR SCHUTEL - PALESTRAS: FEVEREIRO DE 2018

                End.: Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 360, V. Augusta, Guarulhos - fone: 2422.2043

                Horário: Dom, às 19h00; Seg, às 20h00 e Qua, às 15h30min

                                                                              PARTICIPEM!

DIA

PALESTRANTE

TEMA

04 – DOM

MARCO DE LUCCA

TEMA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

05 – SEG

ELAINE FARINA

TEMA LIVRE

07 – QUA

ANDREA BIEN

PALESTRA MUSICAL

11 – DOM

WALDIR DEL CHIARO

A PEDAGOGIA DE JESUS

12 – SEG

PEDRO COELHO

TEMA LIVRE

14 – QUA

SPERIO FACCIONI JR

TEMA LIVRE

18 – DOM

AMARILIS DE OLIVEIRA

COMUNICAÇÃO DO PLANO ESPIRITUAL

19 – SEG

WAGNER AULICINO

TEMA LIVRE

21 – QUA

VITOR DI LAURO

O AMOR DE DEUS

25 – DOM

MARA CABRAL

TEMA LIVRE

26 – SEG

JULIO FARID

GRATIDÃO

28 – QUA

PALESTRANTE DA USE- ADRIANA FUKUDA

A NOVA GERAÇÃO

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Eventos Espíritas programados para

Londres, Reino Unido

 

ATENÇÃO:

novo endereco para o evento de Quarta feira, com tradução ao Inglês...

Dear friend: please, note:

If your email is about any concern or Spiritism in the UK, please, write to [email protected].  - www.buss.org.uk

If your question/email is about Spiritism in the WORLD, please, write to me to [email protected]

 

Kind Regards

Elsa Rossi

www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.

PPlease do not print this unless you really need to.

 

---------- Forwarded message ----------
From: Elsa Rossi <
[email protected]>
Date: 30 January 2018 at 12:09
Subject: New address
To:
[email protected], [email protected], [email protected]

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

Já estão abertas as inscrições para nossos cursos 

 

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

Retorno de Nossas Atividades

Cursos: 24/02 (sábados) 26/02 (segundas-feiras) 01/03 (quintas)

Juventude: 27/01

Melhor idade: 26/01

Educação Infantil: 24/02 (sábados); 28/02 (quartas-feiras)

Tecendo amor: 15/01

 

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

30/jan.

Terça

20h

AA – Superquadra Morumbi & Roni Couto

Trabalho de AA

31/jan.

Quarta

20h

Fabiana Tófolli

CE Seara de Jesus

Açoitando o Ar (do livro Palavras de Vida Eterna)

03/fev.

Sábado

15h

Alejandro Victor Vera

Ass. Médico Esp Osasco

Depressão na Visão Médico Espírita

 

 

06/fev.

Terça

9h

Inês Jeziorny Gonçalves CE Irmãos da Nova Era

Tema Livre

20h

Glaucio Cordeiro

FEESP

Tema Evangélico

 

 

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestras na Instituição Espírita “Oficina de Luz”

Carapicuiba, SP

http://oficinadeluz.ip-zone.com/mailing-manager/domains/oficinadeluz_ip-zone_com/files/img/wqw.jpg

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Palestra programada para o Grupo Espírita “Esperança”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Palestra na Casa da Prece “Chico Xavier”

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Programação de palestra por Manolo Quesada

Fevereiro/2018

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Palestra programada para o Centro Espírita Luz e Verdade

Marilia, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 Programação de estudo sobre Espiritismo no SEJA

Campinas, SP

 

Você se interessa pelo Espiritismo mas ainda encontrou a oportunidade para conhecê-lo melhor?

Agora é o momento!

Venha estudar conosco para aprender ou acrescentar conhecimentos de maneira simples, leve e rápida. São apenas 16 aulas em cada módulo.

As aulas começam no dia 1º de fevereiro às 20 horas. 

As inscrições estão abertas: aqui

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

Boa tarde!!!


Palestras Atualizadas C.E. Seara do Mestre:

 

 

 

Participem da Semana de aniversário do Seara do Mestre:

 

 

 

Abraços

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

 

(Informação recebida em email de  Seara do Mestre [[email protected]])

 

Ação entre amigos em prol de Busto de Kardec na Praça em

Guarulhos, SP  

 

Você que é espírita ou mesmo simpatizante, precisamos de sua colaboração para homenagear o  codificador de nossa doutrina, colocando seu busto na Praça Allan Kardec, em Guarulhos.
Você poderá acompanhar a nossa arrecadação pelo site:  
www.useguarulhos.com.br
Agradecemos o carinho de sua atenção não só colaborando como também compartilhando essa mensagem.

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Palestra na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE  DR. VALDERI CALLILI

DA CIDADE DE PENÁPOLIS

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 31-01-2018

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] , pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 CEA – Cursos de Espiritismo

Buenos Aires, Argentina

Está abierta la inscripción para los cursos presenciales de espiritismo que dicta la Confederación Espiritista Argentina. ¡Inscribite hoy!

Visualizar en el navegador

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/af26846a-623b-4064-b0ed-e0228ef6a5fe.png

 

Cursos de Espiritismo

 

 

 

 

Los cursos son presenciales, gratuitos y para todo público. 
Se dictan con una frecuencia semanal en la sede de la Confederación Espiritista Argentina.


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail.
 

 

 

Copyright © 2018 CEA, All rights reserved.
Estás inscripto en nuestra newsletter

Our mailing address is:

CEA

Sánchez de Bustamante 463

Ciudad Autónoma de Buenos Aires, - 1173

Argentina


Add us to your address book




preferencias o cancelar mails
 

https://ceanet.us3.list-manage.com/track/open.php?u=f10e866941e380a3925514e5d&id=157ff1cc66&e=d90e66aae3

 

 

 

Canal FEP no YouTube

 

Convidamos você a conhecer o Canal FEP no YouTube com palestras, entrevistas, melhores momentos de atividades realizadas junto ao Movimento Espírita e muito mais.
Pedimos que você curta, divulgue, dê um like e inscreva-se.
Ao atingir, no mínimo, dez mil visualizações, a Federação passará a ser monetizada. 
Ao inscrever-se, você será avisado sempre que algo novo for postado.
Contamos com sua colaboração.
Entre, divulgue e dê um like.
www.youtube.com/canalfep




Caso você não queira mais receber, acesse aqui para cancelar.

 

 

 Palestra no C.E. Mário F. Barreira

Cândido Mota, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 (Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Mensagens Gotas de paz

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Nos instantes difíceis

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Respostas da Vida. Lição nº 19. Página 70.

 

Nas dificuldades do dia a dia, esqueça os contratempos e siga em frente, recordando que Deus esculpiu em cada um de nós a faculdade de resolver os nossos próprios problemas.

A vida é aquilo que você deseja diariamente.

A renovação autêntica tem de começar em nós mesmos.

Você prepara o caminho para quaisquer ocorrências pensando em torno delas.

A palavra é porta de entrada para as suas realizações.

Carregar ressentimentos é bloquear os seus próprios recursos.

Encolerizar-se é dinamitar o seu próprio trabalho.

Não sofra hoje pela neurose que talvez lhe venha comprovar a compreensão e a resistência, em futuro remoto.

Os problemas existirão sempre em redor de nós e apesar de nós.

Olvide ofensas e desgostos, tribulações e sombras e continue trabalhando quanto puder no bem de todos, recordando que o tópico mais importante de seu caminho será sempre servir.
 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Areado, MG. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]