Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 24 de julho de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/24-07-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

 

23-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/23-07-2018.htm

21-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/21-07-2018.htm

20-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/20-07-2018.htm

19-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/19-07-2018.htm

18-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/18-07-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

(Conclui a postagem anterior)

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Imagens/fonte: http://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADrita

 

Representação de Allan Kardec e sua esposa Amélie Gabrielle Boudet realizada em

2004, por ocasião do Congresso Espírita Mundial.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A._Kardec_et_A._Boudet.jpg

Allan Kardec. Codificador e sistematizador da Doutrina Espírita.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

 

 

Sintonia

 

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 28. Página 119.

 

As bases de todos os serviços de intercâmbio, entre os desencarnados e encarnados, repousam na mente, não obstante as possibilidades de fenômenos naturais, no campo da matéria densa, levados a efeito por entidades menos evoluídas ou extremamente consagradas à caridade sacrificial.

De qualquer modo, porém, é no mundo mental que se processa a gênese de todos os trabalhos da comunhão de espírito a espírito.

Daí procede a necessidade de renovação idealística, de estudo, de bondade operante e de fé ativa, se pretendemos conservar o contato com os Espíritos da Grande Luz.

Simbolizemos nossa mente como sendo uma pedra inicialmente burilada.

Tanto quanto a do animal, pode demorar-se, por muitos séculos, na ociosidade ou na sombra, sob a crosta dificilmente permeável de hábitos nocivos ou de impulsos degradantes, mas se a expomos ao sol da experiência, aceitando os atritos, as lições, os dilaceramentos e as dificuldades do caminho por golpes abençoados do buril da vida, esforçando-nos por aperfeiçoar o conhecimento e melhorar o coração, tanto quanto a pedra burilada reflete a luz, certamente nos habilitamos a receber a influência dos grandes gênios da sabedoria e do amor, gloriosos expoentes da imortalidade vitoriosa, convertendo-nos em valiosos instrumentos da obra assistencial do Céu, em favor do reerguimento de nossos irmãos menos favorecidos e para a elevação de nós mesmos às regiões mais altas.

A fim de atingirmos tão alto objetivo é indispensável traçar um roteiro para a nossa organização mental, no Infinito Bem, e segui-lo sem recuar.

Precisamos compreender – repetimos - que os nossos pensamentos são forças, imagens, coisas e criações visíveis e tangíveis no campo espiritual.

Atraímos companheiros e recursos, de conformidade com a natureza de nossas idéias, aspirações, invocações e apelos.

Energia viva, o pensamento desloca, em torno de nós, forças sutis, construindo paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros.

Nosso êxito ou fracasso dependem da persistência ou da fé com que nos consagramos mentalmente aos objetivos que nos propomos alcançar.

Semelhante Lei de reciprocidade impera em todos os acontecimentos da vida.

Comunicar-nos-emos com as entidades e núcleos de pensamentos, com os quais nos colocamos em sintonia.

Nos mais simples quadros da natureza, vemos manifestado o princípio da correspondência.

Um fruto apodrecido ao abandono estabelece no chão, um foco infeccioso que tende a crescer, incorporando elementos corruptores.

Exponhamos a pequena lâmina de cristal, limpa e bem cuidada, à luz do dia, e refletirá infinitas cintilações do Sol.

Andorinhas seguem a beleza da primavera.

Corujas acompanham as trevas da noite.

O mato inculto asila serpentes.

A terra cultivada produz o bom grão.

Na mediunidade, essas Leis se expressam ativas.

Mentes enfermiças e perturbadas assimilam as correntes desordenadas do desequilíbrio, enquanto que a boa vontade e a boa intenção acumulam os valores do bem.

Ninguém está só.

Cada criatura recebe de acordo com aquilo que dá.

Cada alma vive no clima espiritual que elegeu, procurando o tipo de experiência em que situa a própria felicidade.

Estejamos, assim, convictos de que os nossos companheiros na Terra ou no Além são aqueles que escolhemos com as nossas solicitações interiores, mesmo porque, segundo o antigo ensinamento evangélico, “teremos nosso tesouro onde colocarmos o coração”.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Francisco Cândido Xavier psicografando no Centro Espírita Luiz Gonzaga, em  Pedro Leopoldo, MG

Imagem/fonte: http://professorricardovieira.blogspot.com.br/2014/04/biografia-de-chico-xavier.html

 

ENTREVISTA

 

Focalizando o trabalhador Espírita Apparecido Belvedere

Matão, SP

Apparecido Belvedere

 

Nesta entrevista temos a oportunidade de conhecer facetas da vida do nosso companheiro de ideal espírita, Apparecido Belvedere, diretor da Casa Editora “O Clarim”, entidade fundada pelo inesquecível Cairbar de Souza Schutel. Apparecido nos fala também do Memorial Cairbar Schutel, local que abriga documentos, equipamentos antigos da gráfica de O Clarim e objetos que pertenceram a Cairbar.

 

Apparecido, você poderia apresentar-se aos leitores?

Eu vim de São Paulo para Matão, onde resido desde 1975, portanto há 43 anos. Nesta cidade me casei em segundas núpcias com Laodicéia, que já tinha dois filhos, Leliane e Eudes. Eles são os meus dois filhos adotivos muito queridos. Minha primeira esposa já é falecida. Gosto muito da cidade e sou feliz por ter a oportunidade de aproximar-me da obra legada por Cairbar Schutel, desencarnado em 1938, espírito de escol que conheci pela leitura dos livros, da Revista Internacional de Espiritismo, do jornal O Clarim e pela própria visitação in loco, para conhecer o parque gráfico e o centro espírita.

 

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é espírita?

Ismael, eu fui batizado na Igreja Católica em Aparecida do Norte e cheguei a ser “coroinha”. Quando atingi meus 14-15 anos de idade, comecei a questionar o padre sobre certas coisas que achava esquisitas. Por exemplo, a chamada pena capital, segundo a qual, após a morte, a pessoa sofre eternamente no inferno que a igreja apregoa. Ele me respondia de forma evasiva, dizendo que as coisas eram assim mesmo; me mandava rezar o Pai Nosso e a Ave Maria e encerrava a conversa aconselhando que não me preocupasse e que não precisava perguntar sobre isso. Essa dubiedade fez com que me afastasse da igreja e me desinteressasse por assuntos religiosos, tornando-me naquele momento um ateu e,por que não dizer, à toa.

 

Apparecido, fale-nos um pouco mais sobre essa sua aproximação com a instituição fundada por Cairbar Schutel.

A história é longa, mas bonita. O primeiro centro espírita que comecei a frequentar foi o Centro Espírita Cairbar Schutel, no bairro Itaim Bibi em São Paulo. Este, aliás, foi o primeiro a adotar o nome do Bandeirante do Espiritismo após sua desencarnação. Interessante o fato de que amigos de Cairbar queriam fundar o centro com seu nome, objetivando homenageá-lo ainda em vida, proposta que ele não aceitou, justificando que enquanto estivesse vivo poderia fazer alguma coisa errada que pudesse vir a respingar no centro. Então para mim foi uma grande alegria começar no Espiritismo naquela casa espírita, onde estudei todas as obras básicas e as outras complementares, dentre as quais as de Cairbar. Como viajasse para a região a trabalho, visitando usinas de açúcar, numa delas no início da década de 1960, mais precisamente no mês de agosto, quando se comemora o aniversário de “O Clarim”, comecei a tomar contato com a instituição, sintonizando-me perfeitamente com o trabalho que ela desenvolvia, declarando a amigos que um dia me mudaria para a cidade com a finalidade dedar “in loco” aminha colaboração. E a vida me permitiu que em março de 1975 aportasse definitivamente em Matão, prestando meu trabalho pessoal ao centro e à Casa Editora O Clarim, nesta última de forma mais efetiva e em tempo integral.

 

Poderia nos resumir os trabalhos desenvolvidos pela instituição?

Bem, aqui no centro espírita desenvolvemos todos os trabalhos comumente realizados numa casa espírita. Além do estudo temos o atendimento fraterno, estudo e prática da mediunidade, transmissão de passes e assistência aos necessitados, tudo em conformidade como já acontecia nos tempos de Cairbar. Na editora, além do jornal O Clarim e da RIE, editamos livros impressos. Estamos nos aproximando de 200 títulos lançados desde a fundação da editora. E agora já contamos mais de 50 e-books,comercializados pela Amazon (a lista completa pode ser acessada pelo link:

 https://www.amazon.com.br/s?k=casa+editora+o+clarim&i=digital-text&dc&__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&qid=1532343219&ref=sr_nr_i_2

Ao longo do tempo fomos acumulando materiais históricos e ocorreu a ideia de fundar uma espécie de museu para homenagear Sr. Schutel que, por questões técnicas e de registro, recebeu a denominação de Memorial Cairbar Schutel. Cabe aqui salientar o progresso que as edições de O Clarim e da RIE alcançaram não só pelo crescimento do número de assinantes brasileiros como de residentes no exterior. Um fato digno de menção é que o jornal O Clarim, fundado em 1905, recebia muitas matérias do exterior, sobretudo matérias científicas, raras em nosso país, o que ensejou a fundação da revista 20 anos depois, com o nome de Revista Internacional do Espiritismo. Com o passar dos anos, houve uma sutil mudança no nome, passando a chamar-se Revista Internacional de Espiritismo. A fundação deste novo periódico foi possível pela contribuição de Luiz Carlos Oliveira Borges, fazendeiro de Dourado, cidade próxima a Matão, que era muito confiante em Cairbar. Sua foto está exposta no Memorial. Borges e Cairbar trocaram várias correspondências durante os primeiros números da RIE, mas infelizmente ele desencarnou em junho de 1925, não tendo muito tempo para prestigiar o alcance que a revista teria. Hoje em dia com a presença de Cássio Carrara, jornalista responsável pelos dois periódicos, a revista ganhou muito na qualidade de apresentação; atinge atualmente dezoito países com assinantes regulares e temos conseguido parcerias com outras editoras, muitos artigos do exterior publicamos aqui enquanto os daqui são publicados no exterior. Enfim, o trabalho de Cairbar Schutel se consolidou e se amplia cada vez mais.

 

O Espírito Cairbar Schutel se comunica mediunicamente?

Aqui no nosso centro espírita os médiuns percebem a sua presença, todavia não temos recebido pelas vias mediúnicas mensagens diretas do Sr. Schutel, o que já ocorreu através da psicografia de Divaldo Pereira Franco mais de uma vez em eventos dos quais estávamos presentes. Um fato interessante ocorreu em São Paulo, quando eu já era espírita e participava do movimento de unificação promovido pela USE. Certa feita estávamos numa casa espírita, que tinha um médium muito bom e de muitos recursos. Esse médium não sabia que eu estava presente, mas ao final do encontro chamou por Apparecido, que efetivamente era eu. Ele então disse que havia uma mensagem e me entregou a psicografia assinada por Cairbar Schutel, na qual me pedia paciência e perseverança no trabalho que desenvolvia, considerando que os pequenos percalços fazem parte da luta e com fé em Deus são todos contornados. A mensagem muito linda e incentivadora infelizmente se encontra extraviada. O fato é que, por essas e outras razões, me mudei para Matão e aqui estou há 43 anos, buscando dar o melhor de mim ao lado dos queridos companheiros de ideal espírita que servem com muito amor e carinho na Seara Espírita, inspirados por Cairbar.

 

Acompanhando a RIE, O Clarim e também os livros editados, percebe-se um grande número de colaboradores, sobretudo articulistas.

Isso realmente acontece. Temos uma gama muito grande de grandes articulistas que vêm nos ajudando a levar avante as tarefas iniciadas por Cairbar. Eles sabem da importância do trabalho e, por isso, esforçam-se nas pesquisas, trazendo ao público leitor matérias atualizadas de cunhos científico, filosófico e religioso, todos em consonância com a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

 

Como é feita a seleção ou mesmo rejeição de alguma matéria?

Reiteramos a necessidade de que estejam em perfeita sintonia com os princípios espíritas. Aliás, diga-se, são poucas as matérias descartadas justamente por não se amoldarem a esses princípios. Às vezes ocorrem algumas distorções doutrinárias conflitantes e nesse particular temos procurado ser bastante rigorosos. Recebemos muito mais matérias aproveitáveis que descartáveis. Para isso temos nossa participação pessoal ao lado de uma equipe que nos presta inestimável colaboração, apontando alguns desses problemas que mencionei. Além dos colaboradores encarnados, temos a espiritualidade sempre nos intuindo e alertando para não deixarmos passar deslizes doutrinários, o que tem sido objeto de nossa constante vigilância.

 

Apparecido, voltando ao tema Memorial Cairbar Schutel, fale-nos como surgiu a idéia de implantá-lo.

Bem, a ideia de criação de uma espécie de museu não é coisa nova. Algumas décadas atrás surgiu essa inspiração e fomos nos preparando. Inicialmente buscamos acumular e organizar objetos e documentos pessoais de Cairbar Schutel, livros de registros da Farmácia Schutel, que administrava e era proprietário, da editora e do seu parque gráfico. Também recebemos ajuda de amigos como da família de Franco Fusco, filho do Sr João Fusco que era de São José do Rio Preto, muito amigo de Cairbar e fundador do centro que leva seu nome em São Paulo. Através de Flávio Fusco, também já desencarnado, recebemos muito material que foi doado e que se encontram expostos. Muitas coisas da farmácia de Cairbar que já possuíamos foram complementadas pelo dono posterior, Sr. Albertinho, já desencarnado, endereçando equipamentos que Cairbar utilizava na manipulação de medicamentos. O tempo foi passando até o momento em que eu e minha esposa Laodicéia, que também é diretora na instituição, acordamos para o seguinte ponto: para tocar um projeto desses não basta apenas vontade, é preciso alguém especializado para organizar. Pensávamos que fosse uma bibliotecária ou coisa parecida, até que nossa filha nos alertou: “Bibliotecária, não. Para o Memorial é preciso quem entenda do assunto e vocês já têm essa pessoa muito perto de vocês.” Com efeito acabamos despertados para a presença de Larissa, formada na Unicamp e na época casada com meu neto, que organizou tudo isso. A empresa de publicidade Tg3 preparou os materiais gráficos e também as fotos, tudo de forma adequada como pode aqui ser constatado.

 

O Memorial está aberto a receber alguma doação de material que tem a ver com Cairbar?

Certamente. Como já disse recebemos muitos materiais em doação. Como o próprio relógio de parede que pertenceu ao Sr. Cairbar e que foi doado pelo Sr. Adail Pedro. Então se alguém dispor de alguma foto, documentos, objetos, que guardou com carinho ao longo do tempo e que queira doar serão muito bem-vindos.Mas evidentemente tem que ter esse vínculo com o homenageado. Os materiais serão somados a nossa reserva técnica que vez por outra são expostos, possibilitando um rodízio nas exposições.

 

Como é feita a visitação?

Normalmente pedimos que os interessados entrem em contato conosco através da Lúcia Helena, que é a vice-presidente e faz a coordenação das visitas. O agendamento se faz necessário pelo motivo principal de termos muito trabalho e não ser viável destacarmos uma ou mais pessoas para ficarem exclusivamente e o tempo todo no Memorial. Com a visita marcada antecipadamente nos preparamos para receber convenientemente as pessoas, muitas vezes em grandes caravanas. Com essa providência, companheiros previamente preparados para o trabalho fazem o acompanhamento e oferecem todas as explicações históricas e administrativas da casa, numa “visita guiada”. Aqui verão e receberão informações precisas sobre cada um dos objetos ou documentos, por exemplo a mesinha onde Cairbar realizava as experiências de tiptologia; o seu quarto de dormir com cama e guarda-roupas; a primeira impressora; livros de registros diversos; fotos interessantes; os primeiros exemplares da RIE e de O Clarim; dentre muitos outros. Enfim, estamos aqui para atender da melhor forma possível aos que se interessarem nessa importante visitação.

 

Lendo a RIE e O Clarim dos primeiros anos nos deparamos commuitos relatos e ilustrações de fenômenos mediúnicos que hoje não são comuns. Aqui parece que também aconteciam...

Sim, Ismael, relatos de acontecimentos no Brasil e muito mais do exterior. O jornal e sobretudo a revista tinham muitas matérias científicas. Mas aqui também eles aconteceram. Dona Antoninha, já desencarnada, participante das reuniões mediúnicas dirigidas por Cairbar Schutel, contava que em uma delas a hora avançou e todos ficaram com fome. Para surpresa geral, ao lado viram diversos salgadinhos    cuja presença foi explicada pelo fenômeno de transporte, aliás um dos mais comuns à época. Se alimentaram e após o final da reunião foram à padaria para fazer o pagamento da conta, fato que não deixou de causar espanto ao proprietário.

 

Agradecemos ao querido amigo Apparecido por esta entrevista e a ele deixamos as palavras finais.

Queremos aqui externar os agradecimentos ao amigo Ismael Gobbo que, através do boletim diário de Noticias do Movimento Espírita, tem buscado divulgar ao longo dos anos a Doutrina Espírita com seriedade e persistência, alcançando o Brasil e países do exterior. Que possa continuar sua tarefa inspirado por Jesus e pelos amigos espirituais dentre os quais se insere Cairbar Schutel.

 

Apparecido Belvedere. Acervo de O Clarim.

Apparecido Belvedere (E) em O Clarim. Acervo de O Clarim.

Apparecido Belvedere, Carlos Olson, José da Cunha e Wallace Leal V. Rodrigues, em foto da década de 1970.

Acervo de O Clarim.

1ª. Edição do jornal “O Clarim”. 15-08-1905. Acervo de O Clarim.

1ª. Edição da RIE- fevereiro/1925. Acervo de O Clarim.

Sede da Casa Editora o Clarim tendo o Centro Espírita à esquerda. Foto Ismael Gobbo.

Apparecido Belvedere na entrada do Memorial Cairbar Schutel. Matão, SP. Fotos Ismael Gobbo

Fachada antiga muito bem preservada da Redação de O Clarim. Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

Cassio Carrara e Apparecido Belvedere nas dependências do Memorial Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

Apparecido Belvedere e o Memorial Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

Quarto onde dormia e desencarnou Cairbar Schutel. Foto Ismael Gobbo

 

VEJA MATÉRIA COM FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO

MEMORIAL CAIRBAR SCHUTEL

ACESSE AQUI: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/15-11-2013.htm

 

 

Alegrias do EAC

Matão, SP

 

Estamos às vésperas de agosto, mês em que Schutel lançou, em 1925, a RIE – Revista Internacional de Espiritismo. Estamos igualmente às vésperas do evento que honra sua memória pelos 150 anos de nascimento, o EAC – Encontro Anual Cairbar Schutel. Seus participantes viverão momentos inesquecíveis e marcantes. Além das palestras com foco específico, várias atividades ocorrem durante a programação, inclusive dois lançamentos de obras oportunas para a efeméride. Motivação intensa, crianças e jovens integrados, confraternização que alimenta a alma e compromisso doutrinário de alta envergadura. Nossa gratidão pelo apoio e pela sua participação que, inclusive, vai auxiliar a construção da sede própria da CASA DE FRATERNIDADE CHICO XAVIER, em Araraquara. Você que agora lê essas linhas ainda pode fazer sua inscrição. Visite o site, veja a programação, inscreva-se e esteja conosco. O momento difícil da Humanidade tem nesses encontros um diferencial que não podemos ignorar.

O EAC – Encontro Anual CairbarSchutel – em sua 8ª. edição, tradicionalmente realizado em setembro – mês de nascimento do homenageado, desde 2011, nasceu numa viagem de volta de Guaxupé (MG) para Matão, quando num ônibus fretado para participantes do Encontro Chico Xavier, num diálogo despretensioso, a ideia tomou corpo, materializando-se no ano seguinte com sua 1ª. Edição, no distante 2011, já citado.

Realizado duas vezes em Araraquara (SP), em 2013 e 2014, o evento alcançou credibilidade e conquistou o público, o que muito felicita os espíritas de Matão com a grandiosa oportunidade de receber visitantes para os encontros anuais. Sua realização conecta-se perfeitamente aos ideais de Schutel, igualmente homenageado com a inauguração do Memorial CairbarSchutel, em 2013, que reúne grande acervo de documentos do trabalho executado ao longo do tempo pelo inesquecível e valoroso seareiro.

Venha, pois, viver esse momento histórico. Inscreva-se diretamente no site do Instituto: www.institutocairbarschutel.org   onde há informações completas, inclusive incentivo para caravanas e participação de jovens e crianças.

Dados:

EAC – ENCONTRO ANUAL CAIRBAR SCHUTEL

Data: 22 e 23 de setembro, em MATÃO-SP, no Clube Sorema

Informações e inscrições no site do Instituto, acima citado.

 

Busto de Cairbar Schutel na praça da Igreja Matriz de Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

11º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier

Sete Lagoas, MG

http://espiritismoonline.com.br/amigosdechico/2018/imgs_4.jpg

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Ciclo de Palestras com Eliomar Borgo

Estado do Rio de Janeiro

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

Palestras e livro “União dos Espíritas” em Santos


No roteiro de palestras organizado pela Editora EME e contando com a presença de Arnaldo Camargo, Antonio Cesar Perri de Carvalho lançou o livro “União dos espíritas. Para onde vamos?” e proferiu palestras sobre o tema em duas instituições da cidade de Santos. Na tarde do dia 18 de julho esteve no Lar Espírita Caminho do Cristo, dirigido por Eulália Bueno. Na noite do dia 20, falou no Lar Espiritual Seara de José, onde além dos dirigentes e visitantes, compareceu antigo médium da casa, Sr. Sadao, com 92 anos de idade. Nos dois locais, Perri autografou sua obra recém lançada pela Editora EME.

 

 

(Lar Espírita “Caminho do Cristo”, Santos- Cesar Perri e a dirigente Eulália Bueno; Lar Espiritual “Seara de José, Santos, SP- palestra por Cesar Perri; idem: Zézinho (USE), José Maria, Perri, dirigente Marilza, Sadao (92 anos); Eulalia Bueno.

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação do Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

Convite:

 

Convidamos para o Evento: Psicologia e  Espiritualidade

(depressão, ansiedade e o poder do pensamento positivo)

Dia 28/07 (sábado) a partir das 15h30.

Mário Mas - Psicólogo clínico

Ricardo Magalhães - Palestrante e escritor espírita.

 

Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara - SP - Tel.: 5012-5837

Inscrições na Secretaria.

 

Colaboracão: 01 kg de alimento não perecível para compor cesta básica distribuídas  as famílias carentes.

 

Abraço fraterno e até lá!

 

Mário Mas

Ricardo Magalhães

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

7ª. Jornada Espírita de

Coromandel, MG

 

(Informações recebidas em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Amor e as suas dimensões

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "O Amor e as suas dimensões", com a convidada Conceição Venâncio, dirigente do Centro Cultural Espírita de Alcobaça.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 27 de Julho de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 2º. Emesp

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal envia a palavra "CANCELAR" para email [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Palestra com Edson Sardano

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Programação de aniversário do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e  de João Marchesi Neto)

 

 Teatro: “Paulo e Estêvão”

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 515

TRÊS LAGOAS/MS – 23 A 31/JULHO/2018

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected] 

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / BROOKLIN / CARANDIRU
CHÁCARA MAFALDA / JABAQUARA / JAÇANÃ / JARDIM BRASIL
JARDIM DA GLORIA / LAPA / LIBERDADE / MANDAQUI / PARADA INGLESA
PARQUE EDU CHAVES / PARQUE GUARANI / PARQUE VITÓRIA / PARQUE VITÓRIA
PENHA / PONTE RASA /  RODOVIA RAPOSO TAVARES / SÃO JOÃO CLÍMACO
VILA ARICANDUVA / VILA AURORA/ VILA BUARQUE / VILA CLEMENTINO
VILA GUSTAVO / VILA INDUSTRIAL / VILA MARIA ALTA / VILA MUNHOZ
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/ 

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / AMPARO /  ARAÇATUBA / ARARAQUARA
ASSIS/ AVANHANDAVA/  BARUERI / BAURU / BERTIOGA /  BILAC
CAMPINAS / CAPÃO BONITO /  CARAPICUIBA / CATANDUVA /  ECHAPORÃ
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/
 GETULINA / GUARARAPES /  GUARULHOS

JAÚ / MARILIA /  MAUÁ / NEVES PAULISTA / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/
OSASCO / PALMITAL / PEDERNEIRAS
PENÁPOLIS / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO / SANTO ANDRÉ / SANTOS
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/
 SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CARLOS /  SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE / SOROCABA
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

AVELAR / BENTO RIBEIRO / COLÉGIO / GOVERNADOR PORTELA /  MEIER
 MIGUEL PEREIRA / MORRO AZUL / PATY DE ALFERES / RIO COMPRIDO / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

ARARUAMA / BACAXÁ / CABO FRIO
 CAMPOS DE GOYTACAZES / DUQUE DE CAXIAS / FRAGOSO  /  NITERÓI
NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU /  PIABETÁ / RIO BONITO/ SAGUAREMA / TRÊS RIOS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO

CASTELO / GUAÇUI / MIMOSO DO SUL / SERRA /  VILA VELHA /  VITÓRIA

MINAS GERAIS

 ARAGUARI / BELO HORIZONTE / CARMO DO RIO CLARO / GUAXUPÉ

 ITUIUTABA / PEDRO LEOPOLDO / SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

 SETE LAGOAS / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/ 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

 BALSA NOVA / CAMBÉ / CAMPO MOURÃO / CURITIBA

 IBIPORÃ / ITAPORÃ / JACAREZINHO / LONDRINA

 MANDAGUARI / MARINGÁ / ROLÂNDIA / SERTANÓPOLIS

RIO GRANDE DO SUL

 BENTO GONÇALVES / PELOTAS / PORTO ALEGRE / RIO GRANDE

 SANTA CRUZ DO SUL/ SANTANA DO LIVRAMENTO / SANTO ÂNGELO

 SÃO BORJA

SANTA CATARINA

 BLUMENAU / FLORIANÓPOLIS / MAFRA / RIO DO SUL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL
 BRASÍLIA / CEILÂNDIA

GOIÁS

 GOIÂNIA

MATO GROSSO DO SUL

BATAGUASSU / CAMPO GRANDE / CASSILÂNDIA / DOURADOS

JARDIM / LADÁRIO / PARANAÍBA / RIBAS DO RIO PARDO / ROCHEDO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

 CACHOEIRA / MATA DE SÃO JOÃO / SALVADOR / VITÓRIA DA CONQUISTA

PERNAMBUCO

 IGARASSU / JABOATÃO DOS GUARARAPES / RECIFE

SERGIPE

 ARACAJU / CAMPO DE BRITO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

 

CEARÁ

 FORTALEZA

MARANHÃO

 SÃO LUIS

PARAÍBA

 JOÃO PESSOA

RIO GRANDE DO NORTE

 MOSSORÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ

 BELÉM

RONDÔNIA

 PORTO VELHO

TOCANTINS

 GURUPI

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

 BUENOS AIRES

AUSTRIA

 VIENA

CANADÁ

 TORONTO

DINAMARCA

 COPENHAGUE

ESTADOS UNIDOS

  DEERFIELD FL / FORT MYERS FL /  MARGATE FL /  MIAMI FL

 NEWARK FL / ORLANDO FL / PORT ST. LUCIE FL / TRUMBLILL CT

 KISSIMMEE FL

LUXEMBOURG

 LUXEMBURGO

PORTUGAL

 LEIRIA

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música 

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA 

 http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR 

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html
 
solicitar exclusão:
[email protected]

 

                                                           

FEJOG- Campanha do Agasalho

Vila Velha, ES

 

FEJOG - Fraternidade Espírita Cristã Joseph Gleber está realizando a campanha do agasalho e

 para ajudar é muito fácil. Separe aquele agasalho, cobertor ou qualquer outro tipo de roupa e

até mesmo brinquedos para aquecer a vida de alguém.

 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3389-4617.



--------------------------------------------------------------------

 


Equipe da Revista Espírita Joseph Gleber

 

Visite-nos em:

 

https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWQnpmd1MxNDJlY0U&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWN256OGhXbVRzbjA&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWdm14SVl4ZWw5OG8&export=download

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental Pede ajuda

Goiânia, GO

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

                                                                                   

Quando todas as estações estiverem completas

 

Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que eles aprendessem a não julgar a vida, as pessoas e as coisas de modo apressado.

Por isso, mandou cada um viajar para observar uma pereira, que estava plantada em um local distante.

O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto e mais jovem, no outono.

Quando eles retornaram, o pai os reuniu e pediu que cada um descrevesse o que tinha visto.

O primeiro filho disse que a árvore era feia, torta e retorcida.

O segundo disse que ela era coberta de botões verdes e cheia de promessas.

O terceiro discordou dos dois. Disse que ela estava coberta de flores, que tinham um odor tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que era a coisa mais graciosa que havia visto.

Por fim, o último filho não concordou com os irmãos. Ele disse que a árvore estava carregada e arqueada, cheia de frutas, vida e promessas.

O pai, então, explicou que todos estavam certos, porque cada um tinha visto apenas uma estação da vida da árvore.

Falou que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, ou qualquer coisa, por apenas uma estação.

Disse que a essência de uma pessoa, e o prazer, a alegria e o amor que vêm daquela vida, podem apenas ser medidos no final, quando todas as estações estiverem completas.

Se desistirmos quando for inverno, perderemos a promessa da primavera, a beleza do verão e a expectativa do outono.

Podemos estar vivendo um inverno intenso neste instante. Parece não haver previsão de término. Por vivê-lo por tão longo tempo, quem sabe tenhamos esquecido de como é uma outra estação diferente dessa.

Importante, no entanto, lembrar que se trata de uma estação.

Não julguemos a vida ou a nós mesmos apenas por esse instante mais gelado e difícil. Lembremos que o inverno nos faz mais fortes, mais resistentes. A estação do frio é convite ao recolhimento e à reflexão.

A primavera parece distante ou mesmo improvável, mas ela é lei da natureza. Virá de qualquer forma.

Por isso, não desistamos de nós, não desistamos de prosseguir, olhando apenas a chuva fria e o dia cinza. Estamos vendo apenas parte e não o todo.

Mais tarde, quando todas as estações estiverem completas, perceberemos o quão importantes foram aqueles dias congelantes e o quão foram prazerosos os primeiros instantes da primavera que os seguiu.

*   *   *

Vivemos no mundo das estações e dos ciclos. Os invernos ainda vão e voltam, assim com os dias quentes de verão.

Saibamos viver as estações com maturidade, extraindo de cada uma seu valor, suas lições e suas belezas.

Haverá dia em que iremos encontrar beleza até na mais vigorosa estação invernal, pois enxergaremos além das temperaturas baixas e dos incômodos que ela traz.

Encontraremos a vida a pulsar debaixo da neve, debaixo da dor, debaixo das expiações que nos libertam das amarras da consciência culpada.

Não permitamos, assim, que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras. Não julguemos a vida apenas por uma estação difícil.

Redação do Momento Espírita.
Em 23.7.2018.

 

 (Texto copiado do site Feparana)

 Peras.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pears.jpg

Pera (Pyrus communis) , flores.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2015_Kwiatostan_gruszy_pospolitej.jpg

 

Sem a reencarnação, a nossa tão decantada redenção capenga

 

 

Publicado originalmente em Coluna de

O Tempo, BH, MG,  23/07/18

 

José Reis Chaves

 

Realmente, sem a chance de novas existências dos espíritos em outras vidas terrenas, a nossa redenção tornar-se-ia uma balela. E é verdade que a redenção da unanimidade da humanidade é do desejo de Deus Pai. O que poderá, pois, contra o desejo infinito de Deus? Será que a ameaça de um líder religioso, para amedrontar seus fiéis, anularia o desejo de Deus? Jamais! “E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu...” (João 6: 39). É toda a humanidade que foi dada a Jesus, pois Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10: 34).

Conhece-se muito o ensino evangélico, segundo o qual se vai a Deus por meio de Jesus. Isso que dizer que aceitando o evangelho que Ele nos trouxe e praticando-o tal qual Ele o praticou, estamos seguramente caminhando para Deus e sendo um com Deus como Ele o é. Aliás, Jesus até nos convida para que, como Ele, sejamos também um com Ele e com Deus. “A fim de que todos sejam um. E como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17: 21). A sua missão em nosso mundo, do qual Ele é o Salvador, é exatamente a divulgação do seu evangelho. 

Mas o Filho de Deus e do homem sabia e sabe muito bem que, para o seu evangelho, que nos salva, ser vivenciado por nós, depende de nosso livre-arbítrio. Sim, depende de nossa vontade e de quando quisermos pô-lo de fato em prática em nossa vida diária. É que, realmente, Deus respeita de modo incondicional o nosso livre-arbítrio, pois Deus é perfeito. 

Se os espíritos que somos são imortais, temos realmente todas as eternidades para adotarmos o ensino evangélico. E como já foi dito, isso depende de nossa vontade. Ademais, temos que ter fé nas verdades evangélicas. A fé nos salva. Mas, em grego, fé é “pistis” e significa também, além de fé, ‘fidelidade’. Então, quando se diz que tua fé te salvou, muitas vezes, a frase mais correta seria: Tua fidelidade (a Deus e a Jesus) te salvou. E fidelidade a Deus e a Jesus é inegavelmente a vivência do evangelho.

Lembremo-nos aqui do que diz o papa são Gregório Magno: Se alguém deve fazer alguma coisa aqui no mundo durante a sua vida e deixou de fazê-la, ele volta para realizá-la. 

Realmente, se deixarmos de fazer alguma coisa, na nossa reencarnação atual, que devíamos fazer, foi porque não pudemos ou, então, pudemos, mas não quisemos. E Deus tem o remédio de que precisamos para fazermos aquilo que não fizemos, ou seja, a nossa imortalidade espiritual acompanhada de novas oportunidades quantas forem necessárias, para que façamos aquilo que devemos fazer a fim de que continuemos a nossa evolução de retorno em direção a Deus, do qual procedemos para, por nós mesmos, construirmos a nossa perfeição que nos torne, um dia, merecedores de passarmos pela porta estreita da salvação ou libertação.

Merecedores sim, pois, como nos deixa claro o maior dos mestres, não basta só querer passar por ela. E seria um absurdo sermos imortais e termos apenas uma chance de salvação. Deus não é incoerente. E muitos, por enquanto, nem têm interesse de passar por essa porta estreita. Vai chegar o dia de eles quererem ultrapassá-la, mas só vão passar por ela, se já tiverem mérito para transpô-la.

E, se não tivéssemos novas chances de salvação durante as eternidades dos espíritos imortais que somos, a vontade soberana de Deus de nos salvar falharia!

 

Profeta Elias.

Imagem/fonte:

Estátua representando o profeta Elias em gruta no Mosteiro Carmelita Stella Maris. Haifa, Israel. Foto Ismael Gobbo.

Elias mata os profetas de Baal.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elijah_slays_the_prophets_of_Baal.jpg

o João Batista.  Óleo sobre tela por Ticiano. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Accademia_-_St_John_the_Baptist_by_Titian_Cat314.jpg

 

 

O Espírito Amélia Rodrigues no livro Primicias do Reino, psicografado por Divaldo Pereira Franco,

diz-nos  que João Batista teria sido a reencarnação do profeta Elias.  A decaptação sofrida por

João seria  um resgate por, quando Elias,  ter determinado a morte dos sacerdotes de Baal.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]