Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

14-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/14-11-2018.htm

13-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/13-11-2018.htm

12-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/12-11-2018.htm

10-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/10-11-2018.htm

09-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/09-11-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Basílica de Sacré Coeur. Bairro Monte Martre,  Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 

A Basílica do Sagrado Coração conhecida também como Basílica de Sacré Coeur (em francêsbasilique du Sacré-Cœur) é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A basílica do Sagrado Coração foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Sacr%C3%A9_C%C5%93ur

Em 1853, quando a popular canção "Spirit Rappings" foi publicada, o espiritualismo era objeto de intensa curiosidade

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Spiritualism

 

As irmãs Fox.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Spiritualism#/media/File:Fox_sisters.jpeg

 

Os espíritas costumam definir 31 de março de 1848 como o início de seu movimento. Naquela data, Kate e Margaret Fox , de Hydesville, Nova York, relataram que haviam feito contato com um espírito que mais tarde foi reivindicado ser o espírito de um vendedor ambulante assassinado cujo corpo foi encontrado na casa, embora nenhum registro de tal pessoa jamais foi encontrada. Dizia-se que o espírito se comunicava através de ruídos de rap, audíveis para os espectadores. A evidência dos sentidos atraiu os americanos de mentalidade prática, e as irmãs Fox se tornaram uma sensação. Como as primeiras celebridades, as irmãs rapidamente se tornaram famosas por suas sessões públicas em Nova York. [13]No entanto, em 1888, as irmãs Fox admitiram que esse "contato" com o espírito era uma farsa, embora pouco depois retrocedessem dessa admissão. [1] [2]

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Spiritualism

Páginas do jornal Dés Débats datado de 15-11-1860 com um artigo de Émile Deschanel, um crítico virulento do Espiritismo.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4525215.item

               https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4525215/f2.item

Busto de Émile Deschanel * no  Collège de France.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b9033534k

 

 

Émile Auguste Étienne Martin Deschanel (19 de novembro de 1819, Paris - 26 de janeiro de 1904, Paris) foi um escritor e político francês, pai de Paul Deschanel , o 11º Presidente da República Francesa .

Seus trabalhos incluem: Études sur Aristophane (1867), Le Romantisme des Classiques (1882) e o polêmico Catholicism and socialisme (1850). Como resultado, Napoleão III forçou-o ao exílio entre 1851 e 1859. Mais tarde ele se tornou professor no Collège de France e em 1881 tornou-se senador vitalício .

https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Deschanel

 

 

Émile Deschanel foi um crítico mordaz da Doutrina Espírita

nos seus primeiros dias.

 

Allan Kardec, o grande Codificador da Doutrina Espírita.

Além do trabalho gigantesco teve de suportar agressões virulentas por parte de alguns detratores do Espiritismo.

Venceu a tudo e a todos.

Imagem cedida por Charles Kempf, França.

Ilustrações de Paris, França. Le Monde Illustré, 21-12-1889.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f13.item

 

As cores da vida

Quando observamos o pôr do sol e as múltiplas tonalidades das flores, o azul do céu, o verde da vegetação, nem sempre nos lembramos de agradecer a Deus por termos a capacidade de enxergar e de distinguir diferentes cores e tons.

Pessoas com daltonismo apresentam uma incapacidade para diferenciar cores, em especial o vermelho, donde a impossibilidade de distinguir, por exemplo, o vermelho do verde.

O sonho de muitas delas é poder distinguir as cores como elas são, encantar-se com matizes, degradês e tonalidades que ouvem falar, mas não conseguem perceber.

Atualmente, foram desenvolvidos nos Estados Unidos, óculos especiais que possibilitam aos daltônicos ver as cores. Mas eles têm um alto custo e ainda não estão disponíveis no Brasil.

Um jovem daltônico de quinze anos, que sonhava enxergar as cores, recebeu de um professor e de seus colegas de classe a oportunidade de realizar esse sonho.

Eles se cotizaram e importaram os óculos para presentear o rapaz.

No dia da entrega do presente, os colegas usavam roupas e seguravam balões de festa nas cores primárias, justamente as que ele não conseguia distinguir.

Quando o estudante entrou na sala de aula, recebeu das mãos do professor o valioso presente.

Assim que colocou os óculos, se emocionou. Os colegas foram, então, apresentando a ele as cores que antes não lhe eram perceptíveis.

*  *  *

A capacidade de perceber as sutilezas das cores, dos traços, das formas, nem sempre é valorizada.

Quantas vezes olhamos para o céu, ao amanhecer ou entardecer, e nos encantamos verdadeiramente com as nuvens tingidas de cores e matizes que nem todos os pintores da História conseguiram reproduzir?

Quantas vezes erguemos o olhar para observar os inúmeros tons de verde que compõem a copa de uma árvore?

E quando chega o outono, olhamos com vagar aquela profusão de cores em que se misturam o amarelo, o marrom, o verde, o dourado?

Já paramos para prestar atenção às cores das penas de um beija-flor?

E de que vale tudo isso? - Alguns podem perguntar. São apenas cores.

Quando as coisas não vão bem, costuma-se dizer, simbolicamente, que estão cinzentas. Isso também pode indicar uma postura diante da vida.

Há pessoas que parecem usar óculos com lentes cinzentas, que tiram o brilho e a cor de tudo ao seu redor. São pródigas em reclamar e se queixar, por motivos tolos e superficiais.

Parecem possuir um daltonismo moral que lhes faz ver as coisas de maneira distorcida por seu orgulho e egoísmo.

E há pessoas que vivem com limitações de diferentes ordens, sem, no entanto, se transformarem em seres amargos, destilando veneno e críticas.

Veem as coisas com um olhar para o futuro, que compreende a brevidade desta vida. Suas lentes para o mundo são luminosas e coloridas.

O daltonismo físico conta com óculos que permitem a correção da deficiência.

Entretanto, o daltonismo moral só pode ser corrigido com uma postura transformadora, de amor e respeito ao próximo, humildade e gratidão a Deus pelo que temos.

Redação do Momento Espírita, com base em
reportagem do site 
www.sonoticiaboa.com.br,
de 18.8.2018.
Em 14.11.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

Panorâmica da cidade de Haifa desde o Monte Carmelo. Israel. Foto Ismael Gobbo.

Flores no Monte Carmelo. Haifa, Israel. Foto Ismael Gobbo.

Daltonismo. Placa de Ishihara 9

Exemplo de uma figura do teste de cores de Ishihara. Dependendo do monitor do computador, pessoas com visão normal enxergam o número "74". Muitos portadores do daltonismo enxergam na figura o número "21" e indivíduos com cegueira das cores não enxergam nenhum número.

Leia mais:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Daltonismo

 

Proclamação da República do Brasil

15 de novembro de 1889

Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estadoimperador D. Pedro II.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

............................................

................................

..................

(Continuar lendo https://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil)

 

IMG_6613

Estátua equestre em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca.

Praça Marechal Deodoro. Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

IMG_7470

Proclamação da República. Óleo sobre tela por Benedito Calixto.

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Matéria do jornal Le Monde Illustré de 30-11-1889

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f9.item

No alto à esquerda matéria intitulada “La révolution au Brésil”

Fonte: Le Monde Illustré. Paris, França.

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f10.item

Panorâmica do Rio de Janeiro. Publicação do  Le Monde Illustré, Paris, França. 30-11-1889.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f12.item

No alto vultos da República Brasileira. Publicação do Le Monde Illustré. Paris. 30-11-1889.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f13.item

Na parte inferior ilustração sobre a Proclamação da República do Brasil.

Jornal Le Monde Illustré. Paris, França. 21-12-1889. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f4.item

Matéria do jornal Le Monde Illustré intitulada “A Revolução do Brasil”, datada de 21-12-1889.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f5.item

Matéria do Le Monde Illustré de 21-12-1889 sobre a Proclamação da República do Brasil.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f6.item

Matéria do Le Monde Illustré de 21-12-1889 sobre a Proclamação da República do Brasil.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f7.item

Matéria do Le Monde Illustre sobre a Proclamação da República trazendo a Bandeira do Brasil. Paris, 18-01-1890.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62288845/f6.item

IMG_0013

Praça da República na cidade do Rio de Janeiro. Local aproximado de onde ocorreu a Prolamaçao da República.

Foto Ismael Gobbo

DSC00694

Museu da República no Palácio do Catete. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

DSC01087

Busto feminino representando a República. Palácio do Catete, Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

DSC01093

Primeira bandeira da República exposta no Museu da República (Palácio do Catete) Rio de Janeiro.

Foto Ismael Gobbo

DSC01100

Salão Ministerial. Palácio do Catete. Rio de Janeiro, RJ

 

 Programação de palestras no GEBEM

Guarulhos, SP

 

Palestras desta semana no GEBEM

Terça às 19h - Fernanda Fernandes. Tema: Espírita, acredite em você

Terça às 20h - Mocidade GALERA. Tema: O papel do jovem na Casa Espírita

Quarta às 14h45 - Paulo Henrique de Figueiredo. Tema: Cartas de Kardec

Blitz da FEAL das 12h às 18h

Quinta às 19h - Toninho Tema: A república e o Espiritismo

Não haverá palestra no segundo horário
Não haverá Assistência Familiar

Sábado às 16h e às 18h - José Damião. Tema Não vim trazer a paz, mas a espada.

- Nesta quarta, 14 de Novembro, teremos a Blitz da FEAL no GEBEM, a partir das 12h. 
Às 14h45 teremos Palestra com Paulo Henrique de Figueiredo Tema: Cartas de Kardec. 
Teremos sorteio de brindes. 
Prestigiem!

- No próximo sábado não haverá Galerinha e nem GALERA. As atividades retornam dia 24/11. Haverá monitoria.

VEM AÍ A 32a MACARRONADA BENEFICENTE DO GEBEM🍝

Nosso tradicional evento está chegando, no dia 25/11 na E.E Elisio de Oliveira Neves, Rua Cristóbal Cláudio Elilo,366, Pq Cecap - Guarulhos/SP. Os convites já estão à venda na secretaria do GEBEM, por apenas R$10!

Teremos sorteio de brindes, apresentações artísticas, bazar, livraria e outras coisas.

Venham passar esta tarde deliciosa com a gente!

 

 

(Com informações de Viviane Pereira [[email protected]])

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

_

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestra na Casa do Caminho Ave Cristo

com Divaldo Pereira Franco. Birigui, SP

 

12-11-2018

 

Fotos: Edgar Patrocínio

        Texto: Djair de Souza Ribeiro

A Casa do Caminho Ave Cristo da cidade de Birigui no estado de SP recepcionou mais de 2.000 pessoas para rejubilarem-se com a palestra “Um Tributo à Paz” proferida pelo tribuno Divaldo Franco na noite do dia 12 de novembro de 2018.

Divaldo inicia a abordagem referindo-se a antiga lenda popular que relata ter Deus se ocultado do tumulto humano em um lugar inexpugnável por se consubstanciar em um local no qual muito dificilmente O buscariam: No íntimo da criatura humana. Em seu coração.

Com essa bem humorada e lúdica abordagem Divaldo realçou a necessidade de buscar se autoconhecer e beber das fontes inexauríveis do amor, da paz, da harmonia e da serenidade de Deus que habita o âmago de toda criatura humana.

Porém, perturbada com as preocupações a que dá demasiada importância tais como a opinião dos outros, a aparência, a conquista das coisas externas, o convívio social e disputas insignificantes, a criatura descuida-se de si mesma e permanece ignorante da sua realidade profunda: É um Espírito imortal, temporariamente enclausurado em um corpo físico e cujo propósito é o de se desenvolver moral e intelectualmente.

O corpo físico, mortal e temporário, é constituído de matéria que não passa de Energia condensada (congelada, cristalizada) formada pelos elementos químicos disponíveis na Natureza. Com um brilhantismo alicerçado em profundo conhecimento Divaldo nos fala da questão do átomo informando sobre as descobertas dos cientistas que revelaram a existência de partículas subatômicas: os Prótons, os Nêutrons, Elétrons, Léptons, os Quarks e as partículas intermediárias os Bósons entre os quais o que maior destaque recebeu recentemente: o Bóson de Higgs e que fornece massa à matéria, caracterizando-a como tal.

Mas apesar de toda a descoberta gloriosa da Ciência, ainda matamos por frivolidades e privilegiamos o intelecto em detrimento do sentimento. Buscamos a paz na felicidade dos objetos e nas situações que nos fornecem prazer nunca a encontrando conforme citava o pensador Vicente de Carvalho: “A felicidade está onde nós a pomos, mas nós nunca a pomos onde nós estamos”.

Muitos consideram o sucesso como sendo sinônimo de felicidade. Fosse isso verdade os artistas, esportistas, executivos e todos aqueles que obtiveram sucesso em suas trajetórias amados ou invejados pelas multidões não cometeriam suicídio, pois o Sucesso nos dá alegria ao nos proporcionar o prazer por atender ao nosso narcisismo, mas deixa um tremendo vazio quando, um dia, se acaba nos envolvendo na solidão.

O foco da vida passa, então, a ser as conquistas imediatistas gerando a perda do sentido existencial com a consequência funesta da Depressão e do vazio existencial, levando a criatura que experimenta essa constrição a desejar a libertação da terrível angústia. Incapaz de compreender esse desejo de “libertação” acaba fugindo pelo mecanismo do suicídio.

O ser humano deve aprender a ser feliz de acordo com as circunstâncias, incorporando e vivendo a certeza da transitoriedade do seu corpo físico e da sua eternidade espiritual.

A criatura humana não pode continuar sendo um ser cuja preocupação básica é a de satisfazer impulsos e atender aos instintos. Assim pensando e agindo chegamos a um estranho paradoxo onde cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não têm uma razão pela qual viver. Em nenhuma outra época da sociedade humana houve tanto bem estar proporcionado pelo avanço da tecnologia e da pujança econômica. Porém, todos esses fatores não são suficientes para modificar o quadro observado nos comportamentos da criatura.

O Espiritismo vem despertar a nossa consciência para a necessidade de encontrarmos um sentido psicológico para a vida deixando a fase do primarismo representado pelos instintos e as sensações.

Nós somos mais do que um corpo físico e emocional. Somos também aqueles que trazemos na alma a presença de Deus e nascidos para amar, pois o amor é o ápice do nosso processo evolutivo ético e moral.

O sentido da vida, conforme nos ensinou Jesus – Modelo e Guia - é AMAR.

Para aqueles que já têm a consciência iluminada pelos ensinamentos do Cristo o verdadeiro Vencedor não é aquele que conquista bens, poder, projeção social. Para a moral de Jesus o Triunfador é aquele que vence a Si mesmo e Vitorioso é aquele que controla as suas más inclinações e vence as suas más tendências.

Buscando enfatizar a abordagem do tema, Divaldo emociona-nos a todos narrando com peculiar sentimento os acontecimentos derradeiros da existência física de sua mãe (Anna Alves Franco) que promete – no leito de morte – retornar para enxugar lhe o suor e as lágrimas das atribulações da vida.

Passados quinze dias da desencarnação da mãezinha querida eis que ela lhe surge diante da mediunidade durante uma conferência espírita no Paraná. A dor presente do ser ausente

Ali estava, em Espírito, aquele ser amado. Trajava-se de um vestido em seda em tudo idêntico ao que Divaldo havia lhe dado quando de seu primeiro salário.

Envolvendo Divaldo em grande amor falou-lhe:

— Diga a todos que estão te ouvindo nesse momento que a morte não existe.

A vida não é uma prisão e nem tampouco nossas aflições são castigos de Deus. São, na verdade, desafios existenciais que nos convidam a desenvolver qualidades que ainda não possuímos ou então oportunidades de expiarmos equívocos transatos, pelas atitudes fomentadas pela ausência de um sentido transcendente para a vida.

Uma vida para ser plena demanda aspirações mais completas a nos impulsionar no campo do aprimoramento intelectual, da estesia e da conquista de valores éticos e morais superiores.

Não devemos valorizar o mal que pulula à nossa volta e nem permitir que nos tirem a paz e a alegria de viver.

Hoje, nesses dias tão atormentados e atormentadores, devemos buscar Jesus, refletir sobre Suas palavras e vivenciá-los mantendo nossas mentes a Ele vinculadas pelos pensamentos de teor elevado.

Busquemos aproveitar a nova oportunidade que tantos pedimos antes do retorno ao corpo físico. Esforcemo-nos por encontrar um sentido psicológico para nossas existências, pratiquemos o bem e a Solidariedade.

Um tributo à paz e em nome da paz nos lembramos das palavras de Jesus, Modelo e Guia de todos nós.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”João 14:27

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES

 

(Com informações de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Acesse o Blog de Francisco Rebouças

Niterói, RJ

 

Clique aqui:

http://franciscoreboucas.blogspot.com/

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco em

Fernandópolis, SP  

 

 

Fotos: Edgar Patrocínio

            Texto: Djair de Souza Ribeiro

O salão social do Villa Vips da cidade de Fernandópolis SP acolheu, na noite do dia 13 de novembro de 2018, um público superior a 3800 pessoas que ali se congregaram para a Conferência Espírita protagonizada por Divaldo Franco, em um evento organizado pela União das Sociedades Espíritas (USE) Intermunicipal de Fernandópolis.

 Divaldo inicia a conferência referindo-se a um episódio ocorrido no Texas – EUA no qual uma mãe aniquilou a vida dos quatros filhinhos para em seguida acionar a Policia e informar o marido.

Durante o processo jurídico investigativo ficou comprovada que a infeliz senhora era portadora de Depressão, manifestando-se como Transtorno Afetivo Bipolar por alternar momentos de profunda tristeza seguido de episódios de intensa euforia.

A partir dessa narrativa, Divaldo realiza uma análise da Depressão revelando sua presença já em tempos recuados, buscando casos desde o Rei Saul (1065 a.C.), e até mesmo na Mitologia grega com a personagem Belorofonte (dono do cavalo Pégaso). Divaldo cita ainda Hipócrates (Séc.IV a.C.) e as preliminares pesquisas em torno da Melancolia denominação antiga do que seria posteriormente a Depressão. Por essa ocasião acreditava-se que o ser humano pensava pelo fígado e amava com o coração e por essa razão o Pai da Medicina estabeleceu a Teoria Humoral (os quatro Humores – sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra) e que a Melancolia era causada pelo desequilíbrio entre esses Humores. Essa teoria prevaleceu até o Séc. XVII (d.C.) quando a Ciência atribuiu ao cérebro a responsabilidade pelos pensamentos. Foi nessa época que teve início o uso da palavra Depressão (do latim Deprimere: apertar, empurrar para baixo).

Foi somente a partir do Século XX que a Psiquiatria passou a melhor entender a Depressão e classificando-a como Unipolar (tristeza, desinteresse pela vida) e Bipolar (alternando a tristeza com a euforia).

A partir dos anos 1940 com a descoberta dos Neurônios e das sinapses neuronais é que a Ciência passou a melhor entender os mecanismos dos Transtornos Mentais Os seguidos progressos da medicina psiquiátrica lograram identificar os Neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas (Neurônios), com a função de enviar informações para outras células estimulando e impulsionando nossas reações. Essas substâncias – cerca de 60 (adrenalina, noradrenalina, dopamina, endorfina etc.) – têm funções muito específicas. Algumas excitam, enquanto que outras são inibidoras.

Com esta descoberta foi estabelecida que a causa do Transtorno Depressivo - Unipolar e Bipolar – residia no distúrbio na produção dos neurotransmissores, perturbando as comunicações entre os Neurônios. Surgem, então, os remédios que buscam compensar esses desequilíbrios.

Paralelamente a Psicologia vai também ampliando sua forma de entender e, consequentemente, assistir os pacientes. A primeira foi a Psicanálise, depois surgiu a Psicologia Comportamental (Behaviorista), mais tarde a Psicologia Humanista.

A inexistência do Espírito, antes apoiada por grande parte dos cientistas começa a desmoronar e a comprovação de que existe, sim, algo além do corpo físico surgem por todo o globo.

Marco dessa nova situação desponta em 1.975 com o surgimento da Psicologia Transpessoal que enxerga o homem Bio-espiritual: corpo e alma, fato comprovado pelo psiquiatra Stanislav Grof com suas pesquisas sobre os estados alterados de consciência e a comprovação da existência de dois tipos de memórias: A memória cerebral e a extra cerebral, brilhantemente documentada e comentada em seu livro Além do Cérebro.

Após essa verdadeira história da evolução dos tratamentos psiquiátricos, notadamente da Depressão, Divaldo passa a abordar as doenças mentais sob o aspecto da Doutrina Espírita.

Enquanto a Ciência materialista se detém examinando as consequências ao afirmar que os Transtornos Mentais têm origem – no campo físico – pela carência ou excesso na produção dos Neurotransmissores por admitir – por enquanto – o ser humano como sendo exclusivamente o corpo físico, atribui esses desequilíbrios na produção dos Neurotransmissores a fatores genéticos.

O Espiritismo que avança e vai muito além estabelece a causa raiz, pois considera a criatura humana como sendo um ser formado de Espírito (a energia pensante), Perispírito (corpo espiritual) e Corpo Físico. É, assim, o Espírito o gerador dos fatores básicos para os desarranjos estruturais do organismo biológico. O Espírito ao reencarnar atrai (impulsionado automaticamente pela Lei de Ação e Reação) as células sexuais - masculina e feminina - que melhor atenderão às suas necessidades evolutivas redentoras.

De maneira lógica e atestando a absoluta justiça de Deus, a gênese dos distúrbios psiquiátricos, assim como de outras moléstias que acompanham a criatura humana, reside no Espírito imortal que violando as leis de Deus, incorrem na necessidade de ressarci-las ao mesmo tempo em que desenvolvem o aprendizado de respeitá-las.

A cada um segundo suas obras, nos alerta Jesus.

Divaldo Franco cita o filósofo e crítico cultural alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 — 1900) que afirmara: Toda vez quando surge uma ideia nova ela passa por três períodos distintos:

1. Período em que é combatida tenazmente - NEGAÇÃO

2. Período em que passa a ser ridicularizada - ZOMBARIA

3. Período onde finalmente é aceita.

Com a Doutrina Espírita não foi diferente. Tão logo ela foi ganhando notoriedade pela seriedade de seus postulados, surgiram adversários gratuitos para combatê-la.

Teve início, então, a fase dos combates e perseguições não somente por parte das religiões dogmáticas cujos ataques eram previsíveis. As reações mais contundentes, porém, partiram dos meios científicos europeus como o do psicólogo, psiquiatra e neurologista francês Pierre-Marie-Félix Janet (1859 — 1947) que em 1.889 afirmou que as manifestações e fenômenos espíritas mediúnicas eram na realidade uma desagregação psicológica e que se explicava como sendo uma dualidade cerebral (aquilo que sou versus aquilo que sonho ser) e, portanto manifestações patológicas, doentias e se equiparavam aos distúrbios psiquiátricos como a esquizofrenia, a histeria e a epilepsia.

Após essa digressão esclarecedora Divaldo passa a abordar as doenças mentais por um prisma que encontra – infelizmente – muita relutância por parte da Psiquiatria: A obsessão.

A obsessão não é loucura. Todavia pode provocá-la se sua manifestação for muito prolongada. A Psiquiatria, porém, despreza essa possibilidade como causa na medida em que é refratária à ideia da existência do Espírito.

Ambas as causas geradoras – a de ordem física quanto a obsessiva – manifestam-se pela deficiência na transmissão ou expressão do pensamento.

Os transtornos mentais - excetuando-se os casos produzidos por acidentes e traumatismos cerebrais ou ainda por moléstias infecciosas (meningite, por exemplo) - têm no Espírito a causa raiz da psicopatologia. O corpo físico é somente o veículo de manifestação.

Espíritos desencarnados adversários, direcionam à mente do hospedeiro físico induções hipnóticas carregadas de pessimismo e de desconfiança, de inquietação e de mal-estar, que estabelecerão as matrizes das obsessões, classificadas por Kardec como sendo: Simples, Fascinação ou Subjugação (equivocadamente chamada de Possessão).

A obsessão - transmissão mental de cérebro a cérebro – se expressa inicialmente como inspiração discreta para mais tarde fazer-se interferência da mente obsessora na mente encarnada, com vigor que alcança o seu apogeu na deplorável subjugação.

Os tratamentos especializados (psiquiátricos e psicológicos) – indispensáveis – podem produzir melhoras no quadro. Todavia os hospedeiros desencarnados não foram afastados, persistindo nas tentativas de perseguição e vingança.

Somente quando ocorrer uma alteração do comportamento mental e moral do enfermo, direcionado para o amor, para o bem, conseguindo sensibilizar aqueles que estejam na condição de perseguidores, é que se dará a recuperação recebendo no processo terapêutico o auxilio – imprescindível - dos medicamentos na reorganização da máquina cerebral.

O Espiritismo – o Consolador prometido por Jesus – mostra as causas e os objetivos dos sofrimentos – físicos e morais – os quais, então, passam a ser vistos como “crises” salutares e que garantirão a felicidade nas existências futuras – se vividos com resignação e sem revolta;

Uma vez esclarecida, a criatura tem a oportunidade de compreender que seu sofrimento é justo e não um castigo de Deus ou obra do acaso.

Neste ponto, a emoção suscitada pelas palavras carregadas de vibrações amorosas de Divaldo vai abrindo passagem até chegar ao imo de nossos corações atingindo o ápice com o Poema da Gratidão que a todos luarizou.

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Entrega do Prêmio Castro Alves

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

O Passe Espírita: terapia ou placebo?

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Dias de melancolia".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 16 de Novembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

www.facebook.com/antonioluisremax

(+351) 914 269 532

https://docs.google.com/uc?export=download&id=195Kl0OO3oexUSIXpLFyC8-3QR9WrPwzS&revid=0BxOLofvfqktYSTg4QW1BNjNLbDVxbTl5RU5qUDV6VDhXNkFNPQ

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

 1º. Encontro da Assistência e Promoção Social Espírita do Estado de Sergipe. Aracaju, SE

 

(Informação em http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/assistencia-e-promocao-social-espirita-de-sergipe/)

 

 Palestra programada para o C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Palestras no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

*****************************

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

Muito bom dia!!

 

Informamos que no próximo sábado, dia 17/11/18, às 17 horas,

teremos a nossa Reunião Geral de Trabalhadores.

A presença de cada trabalhador é muito importante!!

 

 

Visita Fraterna Casa do Repouso Pais e Filhos

Encontros todo 3º domingo do Mês.

Saída às 14h do Seara do Mestre.

 

 

Dica Cultural - Livro do mês de Novembro:

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

- Chico Xavier / Pelo espírito Humberto de Campos.

 

 

Palestras da Semana:

 

 

Abraços Fraternos!

 

--

 

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

2ª. Jornada Jacareiense sobre Espiritualidade dos Animais

Jacareí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

Aviso. Bazar Beneficente da FEAS

São Paulo, SP  

 

Por questões técnicas, a data do nosso BAZAR BENEFICENTE MUDOU.

 

O mesmo acontecerá no dia 24 DE NOVEMBRO DE 2018, sábado, das 10 as 17 horas

Realizaremos nosso Bazar Beneficente da FEAS-Fraternidade Espírita Auta de Souza

 

Aqui você encontrará Roupas, Utensílios e Acessórios

além de estar contribuindo para a manutenção da nossa Casinha Azul.

 

Compareça, Participe, Compartilhe.

 

 

 

 

Abraços Fraternos

 

Marcos Marsulo

9-7546-5392

[email protected]

[email protected]

[email protected]

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Boletim eletrônico do CEIJ. Santos, SP

Acesse no link abaixo

http://d-view.uhmailsrvc8.com/v/34644/29/3628/2589c

topo_email_sup
topo_email
Informativo 008                                                                                       novembro/2018

Você está recebendo o Boletim Informativo do C.E.I.J. - Edição 283

http://d-image.uhmailsrvc8.com/i/34644/70

http://d-image.uhmailsrvc8.com/i/34644/51

livros

ADQUIRA O SEU!!!     

base_81

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO  

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

A força do exemplo

 

Pelo Espírito Hilário Silva.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Almas em Desfile. Primeira Parte - Lição nº 03. Página 24.

 

José do Espírito Santo, modesto espírita de Nilópolis, Estado do Rio, falava à porta do centro espírita, a pequeno grupo de amigos:

- Sim, meus irmãos, a caridade é a maior bênção.

Nisso, passam dois estudantes, ouvem breves trechos da palestra e avançam conversando:

- Você ouviu? Todo espírita é só “fachada”!

- Realmente. Fazem as coisas “para inglês ver”.

Logo depois, os rapazes deparam com infeliz mendigo. Pálido e doente. Sem paletó. Camisa em frangalhos. Pele à mostra. A tiritar de frio, estende-lhes a mão magra.

Um dos estudantes dá-lhe alguns centavos.

Notam, então, que José do Espírito Santo vem vindo sozinho, pela rua.

E um deles diz:

- Olhe! Lá vem o “tal”! Aposto que não dará nada a esse homem.

- Sim. Vamos ver. Afastemos um pouco, senão ele vai querer “fazer cartaz”.

Os dois jovens ficaram escondidos na esquina, um pouco adiante.

O pedinte roga auxílio.

José do Espírito Santo chega junto dele e o abraça, fraterno. Em seguida, apalpa os bolsos e exclama:

- Infelizmente, meu amigo, estou sem um níquel...

Os jovens entreolharam-se, rindo...

Um deles recorda:

- Não lhe disse?...

O espírita condoeu-se, vendo a nudez do homem que tremia de frio. Deitou um olhar em torno para ver se estava sendo observado. Sentiu a rua deserta. Num gesto espontâneo, José do Espírito Santo tirou o paletó. Dependurou a peça num portão de residência próxima, arrancou a camisa felpuda e, seminu, vestiu-a no companheiro boquiaberto, mas encantado.

A seguir, após recobrir, à pressa, o busto nu com o paletó, disse com simplicidade:

- Meu amigo, é só isso que tenho hoje. Volte aqui mesmo amanhã.

E estugou o passo para a frente, enquanto o necessitado sorria, feliz.

No outro dia, os dois estudantes estavam no templo espírita, ouvindo a pregação.

 

 

(Texto recebido em email de Tonhao Uol [[email protected]])

O Bom Samaritano. Pintura por George Frederick Watts.

Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Good_Samaritan_(Watts).jpg

 

Artigo: Resgates da História do Espiritismo na França. II.

Aparecimento da União Espírita Francesa

 

 

Antonio César Perri de Carvalho

 

 

(Texto recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 Brasil

image019

Castro Alves • psicografia de Francisco Cândido Xavier

Brasil, o Mundo a escutar-te
Pergunta hoje: “O que é?”
Ah! Terra de minha vida,
Responde às Nações de pé!
Das montanhas altaneiras,
Dentro das próprias fronteiras,
Alonga os braços – Sansão!...
Sem prepotência ou vanglória,
Grava no Livro da História
Novo rumo à evolução!

Contempla a sombra da guerra,
Dragão de lodo a rugir
Envenenando a Cultura,
Ameaçando o Porvir!...
Fala – assembleia de bravos –
Aos milhões de homens escravos,
Sábios, loucos Prometeus...
Do píncaro a que te elevas
Dissolve os grilhões das trevas
Na Fé que te induz a Deus!...

Brada – gigante das gentes –
Proclama com destemor
Que o Cristo aguarda na Terra
Um novo Mundo de Amor!...
Ante as grandezas que estampas
Os mortos voltam das campas
Sublimando-te a visão...
Ao Progresso, Fernão Dias!
O Dever mostra Caxias,
Deodoro a renovação!...

Dos sonhos de Tiradentes,
Que se alteiam sempre mais,
Fizeste Apóstolos, Gênios,
Estadistas, Generais...
De todos os teus recantos
Despontam palmas de santos,
Augustos pendões de heróis!...
Astros de brilhos tamanhos,
Andrada, Feijó, Paranhos
Em teus céus brilham por sóis!...

Desde o dia em que nasceste,
Ao fórceps de Cabral,
O Tempo se iluminou
Na Bahia maternal!...
Hoje, que o Mundo te espera
Para as leis da Nova Era,
Por Brasília envolta em luz,
Que em ti a vida se integre,
De Manaus a Porto Alegre,
No Espírito de Jesus!...

Ao resguardar o Direito,
Mantendo a Justiça e o Bem,
Luta e rasga o próprio peito,
Mas não despreza ninguém...
Levanta o Grande Futuro,
Ergue, tranquilo e seguro,
A Paz nobre e varonil!...
À Humanidade que chora
Clamando: “Senhor... e agora?”
O Cristo aponta: “Brasil!...”

 

VEJA EM VIDEO LEITURA DA POESIA

POR CHICO XAVIER:

 

https://www.youtube.com/watch?v=KdJb18SyQL8

 

Sem título

Castro Alves 14/03/1847 – 06-07-1871

Figura de   Castro Alves  em placa  de bronze ao lado  da de  Paulo Eiró,  lembrados na

comemoração   do 1º. centenário de morte de ambos (1871- 1971).  A placa encontra-se

exposta no  saguão de  ingresso da   Faculdade  de  Direito do Largo  de São  Francisco,

em  São Paulo.  Foto Ismael Gobbo

image019

Bandeira do Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]