Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/10-09-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018.htm

07-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/07-09-2018.htm

06-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/06-09-2018.htm

05-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/05-09-2018.htm

04-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/04-09-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

O massacre de São Bartolomeu. Óleo sobre tela por François Dubois.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_masacre_de_San_Bartolom%C3%A9,_por_Fran%C3%A7ois_Dubois.jpg

 

 

 

massacre da noite de São Bartolomeu ou a noite de São Bartolomeu, foi um episódio, da história da França, na repressão ao protestantismo, engendrado pelos reis franceses, que eram católicos.

Esses assassinatos aconteceram em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu.[1]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_da_noite_de_S%C3%A3o_Bartolomeu

 

 

 

O Massacre de São Bartolomeu

 

A topografia, manipulada, é adaptada ao desejo de mostrar juntos os principais lugares dessa tragédia. À esquerda está a igreja do convento dos Grands-Augustins (hoje extintos) onde soou o tocsin, que desencadeou as matanças, a ponte Sena e a ponte Meuniers. No centro, ao fundo , o Louvre e, em frente ao edifício, Catarina de Médicis, a viúva negra, principal instigadora dos massacres. No centro, ao fundo , a mansão em que o almirante Coligny , líder do partido protestante, é morto antes de ser defenestrado, decapitado e emasculado. Reunidos em torno de seu cadáver, os líderes do partido católico, os duques de Guise e Aumalee o cavaleiro de Angoulême . Bem no fundo , o Porte Saint-Honoré, na colina de La Villette, na forca de Montfaucon, onde o corpo do almirante vai ser pendurado de cabeça para baixo. Reunindo mais de 150 figuras, o trabalho é um verdadeiro catálogo de crueldade em tempos de guerra civil. As mulheres grávidas rasgada ( à direita da tabela no fundo ), Children arrastando uma criança no final de uma corda ( em segundo plano no centro, direita da ponte dos Millers ) Mulher espetada em um pique de torrador ( apenas atrás de crianças arrastando a criança ), corpos despojados e empilhados ( notavelmente aos pés de Catarina de Medici ), casas saqueadas (atrás dos líderes católicos ). O rei Carlos IX atirou em seu arcabuzão sobre seus próprios súditos de uma janela do Louvre ( provavelmente da torre esquerda do prédio ). Esta pintura é bastante excepcional por causa da qualidade de sua execução, mas também porque as representações contemporâneas dos massacres de São Bartolomeu são muito raras. Tem a assinatura do pintor François Dubois , refugiado protestante Amiens em Genebra depois dos massacres.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_masacre_de_San_Bartolom%C3%A9,_por_Fran%C3%A7ois_Dubois.jpg

 

"Morte do Almirante [Gaspard] de Coligny", de uma cópia de 1887 do Livro dos Mártires de Foxe, ilustrada por Kronheim.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joseph_Martin_Kronheim_-_Foxe%27s_Book_of_Martyrs_Plate_II_-_Death_of_Admiral_de_Coligny.jpg

 

 

Gaspard de Coligny, Seigneur de Châtillon ( pronunciação francesa: [ɡaspaʁ d (ə) kɔliɲi sɛɲœʁ d (ə) ʃɑtijɔ] ; 16 fev 1519 [1] - 24 de agosto de 1572) foi um nobre francês e almirante , melhor lembrado como um disciplinado Líder huguenote na guerra de religião francesa e amigo íntimo e conselheiro do rei Carlos IX da França .

https://en.wikipedia.org/wiki/Gaspard_II_de_Coligny

 

Lima, Peru. Foto Ismael Gobbo.

 

Mediunidade

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas do Coração. Primeira Parte - Doutrina Cristã em Prosa. Página 46.

 

Mediunidade com Jesus é serviço aos semelhantes.

Desenvolver esse recurso é, sobretudo, aprender a servir.

Aqui, alguém fala em nome dos espíritos desencarnados; ali, um companheiro aplica energias curadoras; além, um cooperador ensina o roteiro da verdade; acolá, outrem enxuga as lágrimas do próximo semeando consolações.

Contudo, é o mesmo poder que opera em todos.

É a divina inspiração do Cristo, dinamizada através de mil modos diferentes por reerguer-nos da condição de inferioridade ou de sofrimento ao título de herdeiros do Eterno Pai.

E nessa movimentação bendita de socorro e esclarecimento, não se reclama o título convencional do mundo qualquer que seja, porque a mediunidade cristã, em si, não colide com nenhuma posição social.

Constituindo fonte do Céu a derramar benefícios na Terra, por intermédio dos corações de boa vontade.

Em razão disso, antes de qualquer sondagem das forças psíquicas, no sentido de se lhes apreciar o desdobramento, vale mais a consagração do trabalhador à caridade legítima, em cujo exercício todas as realizações sublimes da alma podem ser encontradas.

Quem desejar a verdadeira felicidade, há de improvisar felicidade dos outros; quem procure a consolação, para encontrá-la, deverá reconfortar os mais desditosos da humana experiência.

Dar e receber.

Ajudar para ser amparado.

Esclarecer para conquistar a sabedoria e devotar-se ao bem do próximo para alcançar a divindade do amor.

Eis a Lei que impera, igualmente, no campo mediúnico, sem cuja observação, o colaborador da Nova Revelação não atravessa os pórticos das rudimentares noções de vida eterna.

Espírito algum construirá a escada de ascensão sem atenção às determinações do auxílio mútuo.

Nesse terreno, portanto, há muito que fazer nos círculos da Doutrina Cristã Rediviva, porque não basta ser médium para honrar-se alguém com as bênçãos da luz, tanto quanto não vale possuir uma charrua perfeita, sem a sua aplicação no esforço da sementeira.

A tarefa pede fortaleza no serviço, com ternura no sentimento.

Sem um raciocínio amadurecido para superar a desaprovação provisória da ignorância e da incompreensão e sem as fibras harmoniosas do carinho fraterno para socorrê-las, com espírito de solidariedade real, é quase impraticável a jornada para a frente.

Os golpes da sombra martelam o trabalho iluminativo da mente por todos os flancos e imprescindível se torna ao instrumento humano das verdades divinas armar-se convenientemente na fé e na boa vontade incessante, a fim de satisfazer aos imperativos do ministério a que foi convocado.

Age, assim, com isenção de ânimo, sem desalento e sem inquietação, em teu apostolado de curar.

Estende as tuas mãos sobre os doentes que te busquem o concurso de irmã dos infortunados, convicta de que o Senhor é o manancial de todas as bênçãos.

O lavrador semeia, mas é a bondade divina que faz desabrochar a flor e preparar-se o fruto.

É indispensável marchar de alma erguida para o alto, vigiando, apesar das serpes e dos espinhos que povoam o chão.

Diversos amigos se revelam interessados em tua tarefa de fraternidade e luz e não seria justo que a hesitação te paralisasse os impulsos mais nobres, tão somente porque a opinião do mundo te não entende os propósitos, nem os objetivos da esfera espiritual, de maneira imediata.

Não importa que o templo seja humilde e que os mensageiros compareçam na túnica de extrema simplicidade.

O Mestre Divino ensinava a verdade à frente de um lago e costumava ministrar os dons celestiais sob um teto emprestado; além disso; encontrou os companheiros mais abnegados e fiéis entre pescadores anônimos, integrados na vida singela da natureza.

Claro está que ainda não temos seguidores leais do Senhor sem a cruz do sacrifício.

A mediunidade é um madeiro de espinhos dilacerantes, mas com o avanço da subida, calvário acima, os acúleos se transformaram em flores e os braços da cruz se convertem em asas de luz para a alma livre na eternidade.

Não desprezes a tua oportunidade de servir e prossegue de esperança robusta.

A carne é uma estrada breve.

Aproveitemo-la sempre que possível na sublime sementeira da caridade perfeita.

Em suma, ser médium no roteiro cristão é dar de si mesmo em nome do Mestre.

E foi Ele que nos descerrou a realidade de que somente alcançam a vida verdadeira àqueles que sabem perder a existência em favor de todos os que se constituem seus tutelados e filhos de Deus na Terra.

Segue, pois para diante, amando e servindo.

Não nos deve preocupar a ausência de alheia compreensão.

Antes de cogitarmos do problema de sermos amados, busquemos amar, conforme o Amigo Celeste nos ensinou.

Que Ele nos proteja, nos fortifique e abençoe.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Amalia Domingo Soler.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amalia_Domingo_Soler.jpg

 

 

Amalia Domingo Soler (Sevilha10 de novembro de 1835 - Barcelona29 de abril de 1909) foi uma escritoracostureira e grande expoente do movimento espírita espanhol, pela sua atuação como divulgadora e médium psicógrafa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amalia_Domingo_Soler

 

 

Cristianismo nos séculos iniciais.

Análise histórica e visão espírita

Severino Celestino da Silva (*)

É sempre uma alegria muito grande encontrar um livro que recorde e ratifique historicamente estes acontecimentos no primeiro, segundo e terceiro século, depois do Cristo.

Como professor de Judaísmo e Cristianismo Primitivo, posso avaliar a importância deste trabalho do Dr. Cesar Perri sobretudo, porque ele ressuscita o Evangelho de Jesus sob a visão científica da história, relacionando-a com a ciência Espírita. As nossas pesquisas nos levam a afirmar que entre todas as religiões constituídas com seus postulados e corpo filosófico, a que mais se aproxima do cristianismo dos primeiros séculos é o Espiritismo.

Por isso, o Espiritismo pode ser chamado de o cristianismo redivivo de Jesus. O papel principal do Espiritismo é ressuscitar a mensagem original do Evangelho de Jesus, que se desvirtuou, se perdeu no tempo e continua tão esquecida pelos que se intitulam cristãos.

Neste trabalho, o Dr. Cesar Perri traz riquíssimas informações históricas, que nos levam a sentir todo o calor daquela época tão repleta das energias reconfortadoras de Jesus, testemunhadas pelos apóstolos. O autor utiliza uma bibliografia muito pertinente ao que ele se propõe realizar, desde o início do livro.

O livro inicia com as aparições de Jesus a partir do domingo da ressurreição, a Maria de Madalena, depois aos apóstolos e por último, a Paulo de Tarso e nos faz reviver a importância daqueles momentos de luzes trazidos por ele. Todas as aparições de Jesus foram importantíssimas para soerguer o ânimo daqueles homens tristes e deprimidos pela morte do seu líder. Por último, Jesus aparece a Paulo de Tarso convocando-o para a tarefa missionária. No cristianismo primitivo, o papel de Paulo é retratado com muita realidade e reflete toda a importância que ele representou com o seu apostolado na Anatólia ou antiga Ásia Menor, atual Turquia. Os cristãos dos primeiros séculos respiravam, testemunhavam e viviam o amor de Jesus em sua plenitude e aqui é retratado com muito realismo.

O autor utiliza uma bibliografia que vai desde historiadores do Cristianismo Primitivo como Corbin, Rops, Chevitarese, Gibbon, Lopes, Blayney e o Patrístico Eusébio de Cesareia formando uma ligação com autores espíritas como Leon Denis, Kardec e Chico Xavier. Este último corpo de autores são utilizados como suporte para o objetivo do trabalho que é apresentar a visão Espírita do Cristianismo Primitivo. O autor visitou muitos dos locais onde ocorreram os fatos narrados no livro e isto faz com que o trabalho consiga unir história, geografia, Evangelho e Ciência Espírita com riqueza de detalhes e muita realidade.

A proposta do livro foi bem cumprida no sentido de que o autor conseguiu narrar historicamente o cristianismo nos quatro primeiros séculos. Iniciando com os evangelistas, trazendo na sequência a importância e o papel de Paulo de Tarso, como principal divulgador da mensagem de Jesus. Analisa o papel de Simão Pedro, de Inácio de Antioquia e Clemente de Roma, como as primeiras lideranças do cristianismo, no primeiro século.

Um levantamento histórico é realizado em relação aos imperadores romanos e suas influências e perseguições aos seguidores de Jesus e mártires do cristianismo. Desde Galba (68 e 69 d.C.) até Galério Maximiano (305-311), Maximino Daia (305-313) e Constantino (306-337), foram cerca de 30 biografias levantadas com suas importantes influências no início do cristianismo. Uma busca de fôlego e uma contribuição histórica de grande marco para os pesquisadores do cristianismo.

O trabalho ainda se estende ao período do século IV, época em que foi lançado o edito de Milão e as polêmicas que envolveram o Concílio de Niceia (325), o Arianismo e outras polêmicas, terminando com a expansão e os desvios do cristianismo. A visão Espírita, alicerçada e projetada por entre os fatos históricos, enriquecem o livro e nos entrega uma exegese histórica de grande valor para o entendimento dos fatos.

Conclui o autor, com esta citação benéfica da mesma obra de Kardec O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XI, item 8, nos fazendo refletir e compreender a nossa responsabilidade frente a necessidade de resgatar a cristalinidade do Evangelho de Jesus e procurar viver a sua essência em nossa vida quotidiana:

“[…] A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não se vos faz mister nem o holocausto do martírio, nem o sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé.”

A literatura sobre Cristianismo e Espiritismo fica muito enriquecida com esta obra.

(*) Severino Celestino da Silva – prefaciou a obra citada. Prof. Titular da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Pós-doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiânia-Go. Prof. Fundador do Curso de Ciências das Religiões da UFPB. Prof. de Judaísmo e Cristianismo Primitivo no Curso de graduação a nível Bacharelado e Licenciatura em Ciências das Religiões da UFPB

 

 

45ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

V Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

**************************************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

Curso “Capacitação do Trabalhador Espírita” no

C.E. Seara do Mestre. São Paulo, SP

Muito bom dia!!!!

 

Semana que vem iniciaremos mais um Curso de Curta Duração!!

Ainda temos vagas!!! Aproveitem!!

 

TEMA: CAPACITAÇÃO DO TRABALHADOR ESPÍRITA

 

Monitora: Daniela Figueiredo

 

Data:

Sábado, às 12h30. Duração: 3 aulas.

Dias: 15 ,22, e 29 de setembro.


 

abraços!!

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

Debate espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo um debate espírita.

Este evento terá lugar na 6ª feira, dia 14 de Setembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

- Informamos também que se encontram abertas as inscrições para as novas actividades que se iniciam já este mês. Poderá inscrever-se on-line aqui:

EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL – inscrições em http://bit.ly/2u7Qt1C

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – inscrições em http://bit.ly/2tGV5vH

ESTUDO “MEDIUNIDADE E ESPIRITISMO” – inscrições em http://bit.ly/2uySaRn

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

A oradora colabora na programação da Rádio Rio de Janeiro, preside o Instituto Maria de Lourdes, associação que há mais de 30 anos acolhe crianças, adolescentes, famílias e comunidade em situação de risco social nos municípios de Guapimirim e Magé, e participa da diretoria do Centro Espírita Altivo Pamphiro, em Guapimirim. 

 

 

 

 

Atualização do site Autores Espíritas Clássicos

Acessem os links

Olá

Caros amigos...

 

Saudações Kardequianas....

 

Primeiramente... Queremos agradecer... FABIANA RANGEL....

PELA TRADUÇÃO... DUMA OBRA RARA... AS 30 GRAVURAS QUE COMPÕEM... A OBRA... QUE FOI QUEIMADA NO AUTO DE FÉ DE BARCELONA

Baron Guldenstubbe - La réalité des esprits et le phénomène merveilleux de leur écriture directe (1857) (Fr)

O site vem trazer um tema... PARA RELEMBRAR... O GRANDE MESTRE DE LYON.... ALLAN KARDEC.... ESTAMOS ATUALIZANDO COM NOVOS MATERIAIS----

A questão que vem a baila e sobre a mediunidade Pneumatografia....

Pneumatografia - (Do grego - pneuma - ar, sopro, vento, espírito, e graphô, escrevo.) - Escrita direta dos Espíritos, sem o auxílio da mão de um médium.

A Pneumatografia é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem nenhum intermediário. Difere da psicografia porque esta é a transmissão do pensamento do Espírito pela mão do médium.

 

O TRABALHO:

- A Compilação da obra:

Pneumatografia - As Pesquisas - Do Barão Guldenstubbé (Obrar rara traduzida) (Contendo 30 gravuras com temas traduzidos da escrita direta dos espíritos)

- Materiais compilados... da R.E e do O Livro dos Médiuns (Allan Kardec)

- Materiais compilados.... Gabriel Delanne - Pesquisas sobre mediunidade

- Tradução das 30 gravuras que compõem a obra:

Baron Guldenstubbe - La réalité des esprits et le phénomène merveilleux de leur écriture directe (1857) (Fr)

- SEGUEM NAS PASTAS... AS 30 GRAVURAS...

- Prefácio: Jorge Hessen

 

PARA FINALIZAR... A mediunidade Pneumatografia... Na qual e relatada... Em muitos textos bíblicos... Na qual citado por Allan Kardec...

 

SEGUE NO LINK DO SITE--- NO FINAL DA PÁGINA PARA BAIXAR---

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

 

BAIXAR OS MATERIAIS...DIRETO DO GOOGLE DRIVE...

https://drive.google.com/file/d/16phD-xJf7rPpwJnDovjX0wmBfOfC6l_S/view?usp=sharing

 

 -------------------------------------------------------------------------------------

 

Segundo... Vão ocorrer... UM ENCONTRO DE GIGANTES... PARA RELEMBRAR... O GRANDE MESTRE... HERCULANO PIRES..

 

1ª SEMANA J. HERCULANO PIRES “O grande defensor e estudioso da doutrina espírita”

 

Pedimos que os amigos...E OS SITES ESPÍRITAS IRMÃOS...  Possam divulgar os materiais que vem em anexo... E espalhar a 4 ventos... SEGUEM OS MATERIAIS EM ANEXO... DO CONGRESSO ESPÍRITA SOBRE HERCULANO PIRES...

 

E VAMOS NA PRÓXIMA SEMANA... FAZER A APRESENTAÇÃO... DE HERCULANO PIRES... POIS DIVULGAMOS NA NET A + 10 ANOS...

 

----------------------------------------------------------------------------------------

 

E estamos trazendo uma atualização... Do grande Irmão Ery... SITE ESPÍRITA... Luz Espírita na qual com grandiosidade nos traz materiais sensacionais... VEJAM....

 

LINK:

 http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

----------------------------------------------------------------------------------------

 

E para diversão de final de semana... Estamos trazendo....

 

Raul Teixeira - Mediunidade e Espiritismo (01/02)

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=TqRTVlxpWBY&list=PLbBAXq8ij9EzEdUyAvkwVhozg2pa0e2xG&index=77

 

Raul Teixeira - Mediunidade e Espiritismo (02/02)

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=EnVTH6gGXKE&index=78&list=PLbBAXq8ij9EzEdUyAvkwVhozg2pa0e2xG

 

2006-05-06 - Programa: "Encontro com a Cultura Espírita", com Carlos Bernardo Loureiro ----------------- TELMA----------------

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=iMXp7TsognE&index=1&list=PLbBAXq8ij9ExwxwrYzGvan612C3UTQs4h

 

Entrevista com Cesar Perri - Sobre a Polêmica de A Gênese

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=jtzkQskKggQ&list=PLbBAXq8ij9Ewft0wGV2AX2cz6z0cQU_iW&index=95

 

Jorge Hessen - Programa Espiritismo em Foco - A Plenipotência de Deus

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=UxXVhIvi0Zg&index=8&t=0s&list=PLbBAXq8ij9EyQ4cHCMjhYOcNp5pzhHIcI

 

A LUTA SEGUE

 

FIQUEM COM DEUS

 

WANDERLEI

 

 

Baron Guldenstubbe - La réalité des esprits et le phénomène merveilleux de leur écriture directe

 

Figuras I a II - A Escrita Direta obtida pelo Barão de Guldenstubbé

 

I - Carta do além-túmulo de um amigo do autor, que muitas pessoas reconheceram por sua escrita. Esta carta foi traçada em francês, em 1º de fevereiro de 1857 (por volta de dois anos após a morte do falecido), na casa do autor.

 

II - Figura que foi desenhada no Louvre, no Museu Egípcio, na presença de várias testemunhas, no jazigo de Cleópatra, em 4 de setembro de 1862

 

 

Informações do EAC 2018

Matão, SP

 

Neste fim de semana encerram se as inscrições para participação no EAC, o ENCONTRO ANUAL CAIRBAR SCHUTEL, a ocorrer em Matão=S´P.. Às 23h59 deste domingo 09 o site trava e aí não poderemos mais aceitar inscrições por força da logística envolvida no planejamento do evento. Não temos como aceitar inscrições a partir da 00h da segunda dia 11. O evento ocorre na SOREMA nos dias 22 e 23/set e já tem acima de 850 inscritos de 82 cidades surgindo como fonte de paz e vibrações para o país neste momento de intensas dificuldades brasileiras. Inscrições exclusivamente pelo site

www.institutocairbarschutel.org

 

(Recebido em email de Orson Peter Carrara)

 

20a. Semana do Livro Espírita na Casa do Caminho

São Paulo, SP

http://grupochicoxavier.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2018/09/Semana-GEEC-150x150.jpg

No período de 10 a 16 de setembro, o Grupo Espírita Casa do Caminho (Vila Clementino, São Paulo) está promovendo a 20a. Semana do Livro Espírita, tendo como central "A Família". Serão proferidas palestras diariamente em dois horários. Os expositores também estarão autografando livros.

 

 

Setembro Amarelo: Prevenção do Suicídio na TV

http://grupochicoxavier.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2018/09/Setembro-Rede-TV-150x150.jpg

Nos dias 10 e 11 de setembro a TV Mundo Maior e a Rádio Boa Nova estarão desenvolvendo programações especiais: "Espiritismo vibrando pela prevenção do suicídio".

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra programada para o Cecal

Flórida Paulista, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

8º. Sefrate

Jaú, SP

Convite:

 

8º. SEFRATE

Seminário Fraterno de Estudos Espíritas

 

Participe, divulgue e convide aos amigos!

 

Para compartilhar, clique aqui.

 

O evento será transmitido ao vivo pela

RAE TV (Rádio Amigo Espírita) e

Web Rádio Fraternidade.

 

 


 

--

http://www.solidumeditora.com.br/_rodape/ade.png

 

(Informações recebidas em emails de ADE Jau e  de Regina Bachega)

 

XXV Fórum Nacional de Ciência Espírita

Leiria, Portugal

 

 

 

 

 

Sua referência:                                 Sua comunicação de:              Nossa referência:                                                       Data:

Circ. Nº 6/2018                      Leiria, 9 de Julho  hode 2018

 

Assunto: XXV FÓRUM NACIONAL DE CIÊNCIA ESPÍRITA

     TEMA – OBSESSÃO E DOENÇAS MENTAIS

 

Prezados companheiros de ideal espírita:

 

 

De novo Associação volta este ano de 2018 a realizar o Fórum Nacional de Ciência Espírita que ocorrerá nos dias 22 e 23, de Setembro de 2018.

 

O XXV Fórum irá contar com diversos expositores nacionais, mas também traremos a Portugal um expositor espírita com larga experiencia no Movimento Espirita Brasileiro.

Os temas escolhidos têm uma grande importância na vida e na sociedade actual que vive cada vez mais pressionada por situações complexas que fragilizam seus pensamente a abrem brechas para o mal estar de cada ser.

 Sabemos do imenso esforço que os espíritas interessados em participar tem de fazer para poder estar presentes, mas não desistimos de o levar a cabo, porque reputamos de imenso interesse que o ser humano aprenda a viver em harmonia. 

Reserve na sua agenda esta data para não faltar ao XXV Fórum e estar presente num encontro que, acreditamos, será enriquecedor para todos nós.

Para participar no Fórum deverá inscrever-se através do telefone 962984388 ou pelo email [email protected], a mesma terá como habitualmente um custo de dez euros.

   Contamos com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar.

   Até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva em afectuosas saudações.

 

                                              

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Fraternalmente

              

                                          A Presidente da Direcção

 

 

***********************************

 

 

 

 

***********************************

 

 

 

 

 

***********************************

 

 

 

XXV FÓRUM NACIONAL DE CIÊNCIA ESPIRITA

 

Drª Yasmin Madeira

Trabalhou na Justiça Federal do Brasil por trinta anos, onde se aposentou;

 É Mestra em Direito Penal e professora de Metodologia da Pesquisa Científica.

 

(Informações recebidas em email de Isabel Saraiva [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

Encontro Paulista de AECE –

Atendimento Espiritual no Centro Espírita. São Paulo, SP

 

Prezados amigos Dirigentes e Trabalhadores da Área de Atendimento Espiritual,

Segue o cartaz do Encontro Paulista de AECE - Atendimento Espiritual no Centro Espirita que será realizado no próximo dia 22/09/2018, na sede da USE, em São Paulo. Este Encontro é muito importante para a preparação de trabalhadores para a Área e está sendo preparado com muito carinho pela nossa USE e contaremos com a participação da Filósofa Astrid Sayegh que nos trará uma visão Filosófica do Papel Educador da Familia. Inscrições no Site da USE:
www.usesp.org.br. O pagamento da taxa de inscrição inclui o almoço e pode ser realizado diretamente através do site.

Sua presença será motivo de muita alegria. Inscreva-se

Fraterno abraço,
Mauro Santos
Diretor do Departamento de AECE - USE Estadual

 

 

(Informações recebidas em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

1ª. Semana J. Herculano Pires

Locais no cartaz abaixo

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Informações do CESAK

Bruxelas, Bélgica

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

Nous espérons que vous avez tous passé un agréable été et nous vous souhaitons une excellente rentrée.

Voici les nouvelles activités et événements pour les prochains mois:
 

  • Activités pour les enfants
  • Activités pour les adolescents
  • Groupe d'étude
  • 11ème Congrès de Médecine & Spiritualité
  • Travail social

Voir en bas les détails

Infos et/ou Inscriptions: Centre d’études spirites Allan Kardec
134 rue Louis Hap, 1040 Bruxelles
[email protected] - 0491 / 749 234

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/dd12400e-403a-4693-bb0a-1b0d55f18cb0.jpg

Activités enfants:S’amuser et apprendre à faire le bien 


Activités en français
De 8 à 11 ans
Tous les samedis de 15h45 à 16h50

 

Il s'agit d'un enseignement du spiritisme et de ses valeurs morales (tolérance,amour fraternel, pardon, entraide…) de manière adaptée aux enfants

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/d6773355-f091-4bf2-b7e7-62f28de2744d.jpg

Activités pour les adolescents: 
- Tu te poses des questions?
- Pourquoi tant d’injustices dans le monde?
- Est-ce qu’il y a une vie après la mort?
- Pourquoi je ne m’entends pas avec mes parents ou mes frères?

 

On pourra essayer d’y répondre ensemble
De 14 à 18 ans
Tous les 1er et 3ème vendredis du mois de 19h00 à 20h30


 

 

Découvrir le Spiritisme, c'est découvrir une philosophie de vie qui nous aide à voir le monde autrement.

Rien de mieux que de faire cette découverte ensemble.
Bientôt un nouveau groupe d'études sera ouvert
 nous acceptons déjà des inscriptions et on vous tiendras au courant de la date du début.

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/d2c98601-c97b-4b23-8018-0db9ed1d603a.jpg

Pour les inscriptions:  http://congres.lmsf.org/ 

 

 

Projet social au CESAK

Panier de la solidarité

  


Il s'agit d'une récolte d'aliments non périssables pour aider les personnes dans le besoin.
 

Pour nous aider avec ce projet vous pouvez APPORTER VOS DONS: Des aliments, non périssables, des produits d'hygiène et produits d'entretien (pas de vêtements svp)

 

Vous pouvez venir déposer les dons chaque samedi
entre 17h30 et 18h20 
au CESAK Rue Louis Hap, 134 - 1140 Etterbeek

 

Pour plus d'infos, contactez-nous par email [email protected]

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/97aaffff-4f3e-46dc-86f0-b2e9e1d4de8e.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/7ae85f13-5810-407c-a02a-e7b754719590.jpg

 

 

Copyright © 2018 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 






This email was sent to [email protected]
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL · Rue Louis Hap, 134 · Bruxelles 1040 · Belgium

Email Marketing Powered by MailChimp

 

Jornal Mundo Maior

Acesse os links abaixo

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 298 - 07 de setembro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/maysesetembro.jpg

Não perca: Setembro com Mayse Braga


http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/mesaredondabanner.jpg

FEB e Comunhão realizam Mesa Redonda para debater o suicídio

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/transtornospsiquia769tricoseobsessivos2(1).jpg

Estante Espírita avalia a obra Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/papo_espirita_30.jpg

Você se considera egoísta? Assista ao Papo Espírita e conheça as atitudes egoístas que  precisamos combater

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/radioweb(1).jpg

A vida e a morte é o tema do programa O Livro dos Espíritos em Nossa Vida

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/153628118319890400/emmanuel_dez_media.jpg

Aborto: a opinião de Emmanuel, na psicografia de Chico Xavier

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

VIII Feijoada Beneficente dos Seguidores da Luz Divina

Salvador, BA

Olá amigos queridos

 

Estamos compartilhando com muito amor, a nossa querida hercúlea trabalhadora da Cobem, Deuslene (Lene) para a VIII Feijoada Beneficente, dos Seguidores da Luz Divina,  em prol de arrecadação com toda renda revestida para asilos, moradores de rua e todo o universo da caridade com muito amor

 

Vamos deixar abaixo o contato de Deuslene para vocês solicitarem informação:

 

Deuslene - Contato de celular: (71) 992562073/ (71)988706071

Deuslene - Contato de Whatsapp: 71 92884148

Deuslene - Contato de e-mail: [email protected]

Abaixo está tudo detalhadinho por nossa querida Lene - Deuslene

Boa tarde, queridos amigos!

 

Muitos de vocês estão me perguntando quando será a nossa maravilhosa feijoada.

E é com imensa alegria que venho informar que já estamos nos preparando para a VIII Feijoada Beneficente.

 

Os amigos que nos acompanham ao longo de todos esses anos, sabem que este evento acontece por causa de suas contribuições e venda dos convites, tudo isso em prol dos nossos irmão moradores de rua, de instituições que acolhem idosos, crianças e comunidades carentes entre outros. Aos novos amigos que ainda não participaram do evento, está é uma ótima forma de conhecer e de ajudar a perpetuar este trabalho tão lindo e cheio de luz.

 

A cada ano reunimos forças para continuar e este evento é também uma maneira de agradecermos a todos amigos que de alguma forma fazem parte dessa história de amor e caridade. Sem vocês jamais conseguiríamos ir tão longe e fazer tanto por nossos irmãos. 

 

E para que nosso proposito continue, firme e forte, contamos mais uma vez com a colaboração de todos, seja doando itens para a lista da feijoada, seja comprando os convites, ou qualquer outra forma de contribuição que lhes for possível.

 

Em anexo, segue a lista dos itens que precisamos de doações. Além do convite que também já está a venda no valor de R$ 25,00. Lembrando que os ingressos são limitados!

 

Mas saliento que este evento é muito lindo, com uma energia absurda, cheio de confraternizações, diversão e carinho.

Então, aos que ainda não participaram este é o momento de vir conosco e não nos deixar nunca mais! Além da deliciosa feijoada, temos outras comidinhas, sobremesas, música ao vivo e muito mais.

 

VIII FEIJOADA BENEFICENTE

Local: Rua Dom Jeronimo Thomé da Silva, nº 92, Edf. Morena Bela, brotas.

Ponto de referência: Descendo a ladeira ao lado do posto Ypiranga, na Av. Dom João VI.

Data: 21 de Outubro de 2018

Horário: 13:00h

 

Conto com a presença de vocês, convide seus amigos e familiares!

 

O Grupo Servidores da Luz Divina agradece!

Que Deus os abençoe por manter está boa causa.

 

Lene
Contato: 71 992562073/ 988706071
Whatsaap: 71 92884148

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Carlos Imbassahy

 

 

Nascido em 9 de setembro de 1884, Carlos Imbassahy enfrentou galhardamente a passagem do século, vivendo até 1969, quando desencarnou antes de completar seus 85 anos de existência bem vivida.


Em 1901, era um jovem advogado que militava nos meios forenses, tendo sido nomeado por concurso público Promotor Público na comarca de Andaraí, uma cidade interiorana do seu estado natal, a Bahia.


A vida forense não lhe sorriu e, como conta, no livro Memórias Pitorescas do Meu Pai, o doutor Imbassahy se deparou com um Juiz ciumento, achando que todos cobiçavam sua distinta consorte e mais os políticos da região, todos armados e determinando a conduta dos demais.


Não podendo cumprir sua função, foi obrigado a largar a magistratura, vindo para o Rio de Janeiro, onde, ainda por concurso, ingressou na carreira de Estatístico do Ministério da Fazenda.


Foi aí que conheceu Amaral Ornelas, o grande poeta espírita, com o qual fez amizade e teve seus primeiros contatos com o estudo doutrinário.Não vamos repetir aqui o que o livro de suas memórias, já citado, narra.


Por essa época, já dedicado à literatura, havia escrito seu primeiro romance, intitulado Leviana e que era um pouco da sua própria história com a fantasia do literato, juntados outros fatos ao enredo, a fim de criar a trama romântica.


Como ainda não era espírita, o autor imprimiu no livro a sua já configurada tendência para o conhecimento dos estudos referentes à doutrina codificada por Kardec.


Assaz curioso tal fato e, posteriormente, ele próprio, já desencarnado, veio complementar a obra, dando-lhe as explicações espirituais que envolviam a trama. A segunda edição desse romance sairá com esse apêndice literário mediúnico.


Acumulando com as suas funções de funcionário público, o Dr. Imbassahy também exercia a profissão de jornalista, chegando a ser o Redator-chefe e Diretor da Revista da Estrada de Ferro, além de trabalhar na redação de jornais diários do Rio de Janeiro.


Foi assim que acabou sendo convidado para se tornar redator da revista Reformador, publicada pela Federação Espírita Brasileira (FEB), ocupando o cargo de secretário durante longos anos.


Junto com seu amigo Amaral Ornelas e com Bernardino Oliva da Fonseca Filho, o Bebé, grande médium psicógrafo, fundaram os três um Centro Espírita, em cuja presidência os mesmos se alternavam.


Todavia, suas atribuições não impedia que participasse ativamente do movimento espírita, onde foi lançado como orador pelo próprio Ornelas.


Adotou um estilo novo de expor, procurando alternar os ensinamentos doutrinários com assuntos leves e até mesmo jocosos, que fossem capazes de atrair a atenção dos seus ouvintes. Com isso, aos poucos, foi criando escola, apesar de combatido pelos mais austeros líderes do movimento espírita.


Mesmo pertencente à direção da revista editada pela FEB, ele ainda não tinha tido conhecimento dos trabalhos de J. B. Roustaing sobre o docetismo cristão que este autor tentara implantar no meio espírita de França e que a FEB resolvera seguir.


Foi quando um padre, em Juiz de Fora, resolveu atacar o Espiritismo. Os companheiros de Doutrina acharam por bem pedir socorro à FEB que, para atendê-los, indicou o Dr. Imbassahy. Este deveria comparecer àquela cidade para rebater as acusações do membro eclesiástico da Igreja.


Na hora em que embarcou, por ferrovia, para a aludida cidade, um dos diretores, para ajudá-lo, entrega-lhe os volumes traduzidos pela própria FEB, da obra de Roustaing, dizendo-lhe:


Imbassahy: aqui você encontrará tudo o que precisa par acabar com o padre!


E o enviado para combater o eclesiástico em Juiz de Fora aproveitou a viagem para estudar a obra que ainda não conhecia. Começou a lê-la. Sua razão, evidentemente, fê-lo estarrecer do conteúdo - ao qual considerou absurdo - daquela obra que tinha em mãos.


O principal tópico dos debates seria a ressurreição de Lázaro e quando Dr. Imbassahy leu as explicações dadas pela comunicação mediúnica à Sr.ª Collignon, ficou horrorizado, pensando no fiasco que faria se apresentasse aquilo como argumento para debate.


Foi seu primeiro contato e sua primeira decepção com Roustaing. Segundo ele, sua grande sorte foi a de que o Padre, no dia do debate, resolveu se ausentar da cidade e ele, magnanimamente, preferiu não abordar os temas em foco.


Como era muito amigo dos diretores da FEB, suas atribuições ante a revista, como jornalista, não sofreram qualquer abalo.


Os tempos se passam e desencarna o presidente Guillon Ribeiro. Elegem para substituí-lo um jovem militante roustainguista que tinha outra visão da Doutrina e que achava fundamental que todos os participantes dos cargos diretivos da Federação Espírita Brasileira fossem não apenas adeptos, mas militantes professos do roustainguismo. E, com isso, Dr. Imbassahy, praticamente, foi excluído do seu cargo e afastado, a bem da comunidade, do movimento federacionista.


Mas, à essa altura, seu lastro doutrinário e sua fama de escritor já lhe haviam coroado a carreira literária. Foi dessa forma que seus novos livros encontraram uma série de editores fora do contexto febiano para serem publicados.


E sua bagagem foi enriquecida com excelentes livros cujas edições esgotadas mereciam nova republicação.


Afastado da FEB, passou a ser um dos grandes expoentes, ao lado de seu querido amigo e conterrâneo Leopoldo Machado, o baluarte dos movimentos espíritas, que não tinham apoio daquela entidade.


Assim, foi orador oficial do Congresso Sul-americano de Espiritismo realizado no Rio de Janeiro, participou de todos os congressos de Escritores e Jornalistas Espíritas realizados no Brasil, até sua desencarnação, incrementou o movimento de jovens e teve importante participação junto ao I (e único) Congresso Brasileiro de Mocidades Espíritas. Enfim, destacou-se sobremodo pelo apoio que sempre deu às Semanas Espíritas e a quaisquer atividades doutrinárias que tivessem como escopo a difusão do Espiritismo.


Junto com sua esposa, participou do Teatro Espírita, encenando esquetes e pequenas peças ou entreatos durante Semanas Espíritas, escrevendo, até, uma comédia intitulada Firma Roscof e Cia, incentivando os jovens espíritas à arte pura e sadia, enfim, como literato, como jornalista e como expositor doutrinário, realizou uma obra gigantesca que, sem dúvida, deixou um marco indelével no século XX.


São inúmeros os casos pitorescos de sua vida, contados em livro e que merecem ser lidos por todos. Além de divertir, mostra a verve de um grande baluarte da Doutrina que soube aliar a difusão doutrinária com a arte, com sabedoria.


Dr. Alberto de Souza Rocha e o filho do Dr. Carlos reuniram numa obra uma série de documentos do Dr. Imbassahy que ainda não veio a lume porque nosso querido companheiro Alberto desencarnou antes de completar seu trabalho. São acervos do arquivo pessoal do grande escritor, com cartas particulares, inclusive uma endereçada a Wantuil de Freitas quando presidia a FEB, que é um libelo terrível contra o roustaingismo.


Não poderia falar do Dr. Imbassahy sem fazer uma especial referência à sua esposa, dona Maria, médium de excelentes predicados e que era seu braço forte, no incentivo e em tudo mais que uma companheira dedicada e apaixonada pode fazer por seu marido.


Discorrer sobre o casal, seria escrever outro livro.Dona Maria também era uma excelente comediante, só que nunca se dedicou à profissão, senão, participando ao lado do esposo em sua apresentações cênicas no meio espírita. Faziam um par impagável e juntaram-se ao Olympio Campos, outro excelente ator que, depois de crescido, órfão de pais, elegeu o casal para ser seus novos genitores. Os três juntos faziam as cenas de humor nas Semanas Espíritas de que participavam, mostrando que a arte sadia também tem lugar dentro do movimento espírita.


O casal Imbassahy teve um único filho, Carlos, meu marido e por quem se redobravam em cuidados, coisa comum de pais que têm filho único.


O neném, o menino, o rapaz, o adulto, o pai dos seus netos, para eles, era uma eterna criança. Tais os desvelos e cuidados que tinham, aliados à preocupação natural em tais casos.
Casaram-se tarde. Quando o filho nasceu, já tinham idade suficiente para conhecerem a vida, contudo, um filho é sempre um filho.


Dr. Imbassahy teve uma vida de glórias. De um comportamento espiritual exemplar, nunca faltou àqueles que lhe pediam ajuda. Certa vez, um pobre camundongo, fugindo à fúria dos seus perseguidores, procurando abrigo sob o salto de seu sapato, não foi denunciado, porque Dr. Imbassahy não teve coragem de delatar o roedor que procurou salvação junto a ele.


Foram inúmeros e sinceros os seus amigos. São casos altamente pitorescos os que envolvem o seu relacionamento com eles. Coisas curiosas que recomendam a leitura das suas memórias.


Finalmente, aos 84 anos, foi acometido de uma leucose aguda que, em pouco mais de seis meses, levou-o à sepultura. Seu enterro, em 4 de agosto de 1969, concorridíssimo, deixou uma lacuna dentro do movimento espírita. E, até hoje, ainda não se encontrou um substituto à altura para seu lugar.

 

Carmem Imbassahy

Fonte http://www.espiritnet.com.br/Biografias/biogimba.htm
Em 07.01.2009.

(Copiado do site http://www.feparana.com.br/topico/?topico=614)

 

Trabalho e repouso

 

Muitos pais enfrentam dificuldades a cada manhã, quando precisam despertar os filhos para seguirem para suas obrigações.

Quando pequenos, há os que escondem a cabeça debaixo das cobertas ou do travesseiro, como se isso os pudesse liberar do que devem fazer.

Viram para um lado, viram para o outro e pedem mais cinco minutos. Ou só mais um minutinho.

Quando maiores reclamam por precisarem levantar cedo, principalmente nos dias frios, invernosos. E, entre resmungos, dizem que o que mais desejam na vida é ficarem ricos, muito ricos, para não precisarem mais estudar, trabalhar.

Enfim, poderem ficar na cama pela manhã o quanto quiserem, e não terem com que se preocupar. Também não terem que enfrentar o frio e a chuva, nos dias de inverno.

Em verdade, não são somente as crianças ou jovens que assim pensam.

Alguns de nós, adultos, muitas vezes ficamos desejando ganhar na loteria, ou quem sabe, uma herança, que nos liberte das horas incômodas de trabalho.

Sem falar nos que ficamos contando, ano a ano, o tempo que falta para a aposentadoria...

*   *   *

Importante termos em mente que a vida não é um eterno período de férias.

A Terra é a grande escola do Espírito, onde com trabalho e disciplina auxiliamos no progresso do planeta e nós mesmos progredimos.

Estamos submetidos a leis físicas que regem o mundo: lei do magnetismo, lei de atração, lei da eletricidade, lei da gravidade...

Também estamos submetidos a leis morais, que regem o mundo da alma, da consciência, da ética.

É nesse grande mundo das leis morais que vamos encontrar uma lei importantíssima.

Trata-se da lei do trabalho, que estabelece que toda ocupação útil é trabalho. Ela nos impulsiona a evoluir, a crescer.

Trabalhar, portanto, não nos deve ser um problema. Importante estarmos ativos.

É certo que o repouso faz parte das divinas leis, sendo necessário para o corpo e para a mente.

No entanto, em demasia, se torna ociosidade, preguiça, nos impedindo de aprender e evoluir.

Muito tempo sem atividades intelectuais e físicas violentam o caráter do homem, enfraquecem seus músculos e nervos, que foram destinados ao movimento e à ação.

O trabalho nos proporciona troca de experiências, conhecimentos, aprendizados que a alma armazena, dentro de si, no decorrer das várias vidas na Terra.

Seja qual for nosso saber, sempre teremos algo a ensinar e muito a aprender.

Quando oferecemos nossas capacidades laborativas, a sociedade nos devolve em forma de salário.

Salário que revertemos no custeio de nossas necessidades e até pequenos prazeres.

Os mensageiros celestes, em suas orientações ao Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, prescreveram que o limite do trabalho é o limite de nossas forças.

Dessa forma, respeitando nossos limites, estabeleçamos períodos alternados de atividades e de repouso, evitando desgastes excessivos ou estresse.

A sabedoria está, exatamente, em chegar ao equilíbrio que nos possibilite excelente produção, ao tempo que, igualmente, nos permitamos o repouso, o lazer, a descontração.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com base nos itens
682 e 683 de 
O livro dos Espíritos, de Allan Kardec,
ed. FEB.
Em 8.9.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

O servo ocioso. Óleo sobre tela por Nicolaes Maes.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_idle_servant.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]