Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 13 de abril de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/13-04-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/12-04-2019.htm

11-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/11-04-2019.htm

09-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/09-04-2019.htm    

08-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/08-04-2019.htm

06-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/06-04-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Antoine Dupuch.

Imagem/fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Antoine-dupuch.jpg

 

Antoine Dupuch nasceu em Bordeaux em 1800, filho do comerciante Jean Dupuch (1752-1811). Sua mãe era Lucie (Jenny) Bounin (1775-1810). Mesmo aos onze anos ficou órfão e foi criado por seu tio Jean-Barthélémy Dupuch (1773-1847) e sua tia Jeanne (Rosy) Bounin (1777-1852). Frequentou o Institut Liautard em Paris , o posterior Collège Stanislas . Após a formatura, ele estudou os direitos e foi admitido em 1820 em Bordeaux como advogado . Em 1822 ele entrou para o seminário em Issy perto de Paris e recebeu em 1825 em Saint-Sulpice , a ordenação, Depois disso, ele trabalhou em várias funções pastorais e de caridade na Arquidiocese de Bordeaux . Por seus esforços durante o cólera - epidemia em 1835 foi agraciado com a Cruz da Legião de Honra Award. Em 1836 ele fundou um orfanato.

data designada 25 de agosto de 1838 como Bispo de Argel, ele foi em 13 de setembro präkonisiert e recebida em 28 de outubro na Catedral de Bordeaux pelo arcebispo Donnet a ordenação episcopal ; Os co - consagradores foram René-François Soyer , bispo de Luçon , e François Lacroix , bispo de Bayonne . Em 31 de dezembro, ele embarcou para a Argélia para assumir seus 20.000 colonos e 60.000 dioceses de soldados.

Antoine Dupuch estabeleceu-se com grande zelo para construir uma diocese cristã no ambiente islâmico e também trouxe muitas comunidades religiosas para a Argélia. Em 1841, Dupuch organizou uma troca de prisioneiros com o Emir Abd el-Kader . Mas antes que seu trabalho pudesse dar frutos, a ruína financeira pôs fim ao seu trabalho. Em 9 de dezembro de 1845, ele renunciou e voltou para a Europa . Ele morou em Turim por 15 meses , de onde morou e trabalhou. a. para deter Abd-el-Kader da detenção. Retornando a Bordeaux em 1851 por um curto período, Dupuch teve que fugir novamente de seus credores, desta vez para a Espanha, Só depois que o Estado francês liquidou a dívida, Dupuch poderia voltar para sua terra natal, onde morreu em 1856. Seu sucessor Louis Pavy trouxe em 1864 Dupuchs restos mortais para a Argélia e enterrado na Catedral de Argel .

Fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Antoine_Dupuch

 

Vista de Argel.

Imagem/fonte: http://www.esacademic.com/pictures/eswiki/86/Vieil_alger18.jpg

 

File:Gauguin-christ-in-garden.jpg 

Cristo no Monte das Oliveiras. Paul Gauguin

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gauguin-christ-in-garden.jpg

 

 

 Gérard de Nerval.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53050768g.item

 

Gérard de Nerval (Paris, 22 de Maio de 1808 - 25 de Janeiro de 1855) foi um escritor do século XIX. É um dos autores mais importantes da literatura francesa.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9rard_de_Nerval

 

File:John Brown daguerreotype c1856.png

Meio retrato de John Brown com os braços cruzados. Daguerreótipo da sexta placa.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Brown_daguerreotype_c1856.png

 

 

John Brown (Connecticut1800 - Virgínia1859) foi um abolicionista norte-americano.

Abolicionista convicto, ao longo da década de 1850, defendeu e praticou ações armadas com o objetivo de abolir a escravidão nos Estados Unidos da América. Liderou, em 1856, o Massacre de Pottawatomie, no Kansas. Na ação, cinco pessoas foram mortas. Sua fama veio, principalmente, em função da fracassada ação no ataque ao arsenal de Harpers Ferry,[1] quando acabou preso. O ataque ocorreu em 1859. Brown foi julgado e condenado à morte por enforcamento. Ao longo do julgamento, seus discursos ganharam projeção nacional. Brown foi chamado, entre outras alcunhas, de "o mais controverso norte-americano do século XIX"[2] e "o primeiro terrorista doméstico dos EUA".[3]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Brown_(abolicionista)

File: John Brown, o Martyr.jpg

Retrato idealizado de John Brown sendo adorado por uma mãe e uma criança escravas enquanto ele caminha para sua execução em 2 de dezembro de 1859. Biblioteca do Congresso [1]

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Brown,_The_Martyr.jpg

File: John Brown a caminho de ser executado.jpg

Driawing legendado: "John Brown a caminho de ser executado a dois quarteirões e meio da prisão ao seu andaime."

Galeria Digital da Biblioteca Pública de Nova York; Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra / Divisão Geral de Pesquisa e Referência

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Brown_on_his_way_to_be_executed.jpg

 

Evangelho e educação

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 21. Página 91.

 

Quando o Mestre confiou ao mundo a Divina Mensagem da Boa Nova, a Terra, sem dúvida, não se achava desprovida de sólida cultura.

Na Grécia, as artes haviam atingido luminosa culminância e, em Roma, bibliotecas preciosas circulavam por toda parte, divulgando a política e a ciência, a filosofia e a religião. Os escritores possuíam corpos de copistas especializados e professores eméritos conservavam tradições e ensinamentos, preservando o tesouro da inteligência. Prosperava a instrução, em todos os lugares, mas a educação demorava-se em lamentável pobreza.

O cativeiro consagrado por Lei era flagelo comum. A mulher, aviltada em quase todas as regiões, recebia tratamento inferior ao que se dispensava aos cavalos. Homens de consciência enobrecida, por infelicidade financeira ou por questiúnculas de raça, eram assinalados a ferro candente e submetidos à penosa servidão, anotados como animais. Os pais podiam vender os filhos. Era razoável cegar os vencidos e aproveita-los em serviços domésticos. As crianças fracas eram, quase sempre, punidas com a morte. Enfermos eram sentenciados ao abandono. As mulheres infelizes podiam ser apedrejadas com o beneplácito da justiça. Os mutilados deviam perecer nos campos de luta, categorizados à conta de carne inútil. Qualquer tirano desfrutava o direito do reduzir os governados à extrema penúria, sem ser incomodado por ninguém. Feras devoravam homens vivos nos espetáculos e divertimentos públicos, com aplauso geral. Rara a festividade do povo que transcorria sem vasta efusão de sangue humano, como impositivo natural dos costumes.

Com Jesus, entretanto, começa uma Era Nova para o sentimento.

Condenado ao supremo sacrifício, sem reclamar, e rogando o perdão celeste para aqueles que o vergastavam e feriam, instila no ânimo dos seguidores novas disposições espirituais.

Iluminados pela Divina Influência, os Discípulos do Mestre consagram-se ao serviço dos semelhantes.

Simão Pedro e os companheiros dedicam-se aos doentes e infortunados.

Instituem-se casas de socorro para os necessitados e escolas de evangelização para o espírito popular.

Pouco a pouco, altera-se a paisagem social, no curso dos séculos.

Dilacerados e atormentados, entregues ao supremo sacrifício nas demonstrações sanguinolentas dos tribunais e das praças públicas, ou trancafiados nas prisões, os aprendizes do Evangelho ensinam a compaixão e a solidariedade, a bondade e o amor, a fortaleza moral e a esperança.

Há grupos de servidores, que se devotam ao trabalho remunerado para a libertação de numerosos cativos.

Senhores da fortuna e da terra, tocados nas fibras mais íntimas, devolvem escravos ao mundo livre.

Doentes encontram remédio, mendigos acham teto, desesperados se reconfortam, órfãos são recebidos no lar.

Nova Mentalidade surge na Terra. O Coração Educado aparece, por Abençoada Luz, nas sombras da vida.

A Gentileza e a Afabilidade passam a reger o campo das Boas Maneiras e, sob a inspiração do Mestre Crucificado, Homens de Pátrias e Raças Diferentes aprenderam a encontrar-se com Alegria, exclamando, Felizes: - “Meu Irmão”.

 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

File: Santos Pedro e João curando o homem coxo MET DP340180.jpg

São Pedro e João curando o homem coxo. Óleo sobre tela de Nicolas Poussin.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saints_Peter_and_John_Healing_the_Lame_Man_MET_DP340180.jpg

 

Programação com César Perri

Araçatuba e região

 

 (Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Encerramento da Feira do Livro de Rio Preto

 

A 42a. Feira do Livro Espírita de Rio Preto e região chega ao final nos dias 13 e 14 de abril, no Rio Preto Shopping, com apoio da USE-SP Regional e Intermunicipal e da Distribuidora Candeia. No sábado, dia 13, às 10 horas, haverá palestra por Antonio Cesar Perri de Carvalho no cinema do Rio Preto Shopping. O expositor estará autografando seus livros, inclusive o lançamento "Chico Xavier - o homem, a obra e as repercussões". No mesmo dia, às 16 horas, o visitante desenvolverá seminário no Centro Espírita Rodrigo Lobato. No domingo, dia 14, às 9 horas, Perri fará palestra no Centro Espírita Allan Kardec, também em São José do Rio Preto.

 

 

 

 (Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

OPC.png

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestras no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade

Jaú, SP

 

 

(Com informações de Sidney Fernandes)

 

Programação no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Nova Jersey

 

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/00061ed7-1bf5-453b-988f-329bd43e44dc.png

 

ACESSE AS INFORMAÇÕES AQUI:

https://www.spiritist.us/usspiritistsymposium

 

 

 

54ª. COMENOESP e 11ª. CONEJOVEM

 Araçatuba, SP

 

Conejovem 2019 em Araçatuba vivenciará ‘Experiência Comenoesp’

 

A 11ª Conejovem – Conteúdo Espírita – será uma experiência diferenciada no ano de 2019, em Araçatuba. Para dar início às comemorações do Centenário do Espiritismo na cidade, com exatos dois anos de antecedência (21 de abril de 2021), o evento organizado pela USE Regional de Araçatuba será ‘incorporado’ à tradicional Comenoesp.

 A 54ª Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo ocorrerá entre os dias 19 e 21 de abril na Escola Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema. Com o tema ‘Amor: a ponte entre o eu e o mundo’, o evento tem formato de retiro, com todas as atividades realizadas na unidade escolar.

 Além de a 54ª Comenoesp abrir as comemorações do Centenário do Espiritismo em Araçatuba, há motivação extra para os organizadores: 60 anos da primeira confraternização realizada na cidade, em 1959. Foi a quarta da história iniciada três anos antes, em 1956, na vizinha Penápolis.

Somadas a essas duas referências históricas, Guararapes sediou a 8ª Comenoesp em 1963 (ver quadro). As três cidades sediam as USEs Intermunicipais que integram a USE Regional de Araçatuba; Auriflama e Birigui completam o quadro.

ANÚNCIO

O anúncio da ‘incorporação’ eventual da Conejovem pela Comenoesp, em 2019, foi feito no encerramento da 10ª Conejovem, no ano passado, no mês de julho, em Guararapes. Representantes do Departamento de Mocidade (DM4) da USE-SP compareceram para rápidos esclarecimentos.

 A Conejovem chega à 11ª edição após período de sete anos sendo promovida exclusivamente em Auriflama, a partir de 2006. Depois de interrupção de três anos, o evento foi reiniciado em 2016 pela USE Regional de Araçatuba para realização equivalente à Conean (Confraternização Espírita da Alta Noroeste): em rodízio dentre as cidades-sedes de USE Intermunicipal ou da área de abrangência.

No ano de 2016, o reinício ocorreu justamente em Auriflama. Birigui foi a sede no ano seguinte e Guararapes sediou o evento em 2018. Depois de Araçatuba será a vez de Penápolis, com a 12ª Conejovem.

SERVIÇO

Inscrições: até o dia 10 de abril

Link: http://tinyurl.com/54comenoesp

INFO: Vander (43 9676.5538) – Renan/Naiara (18 99129.6301) –

Roberto (18 99764.1720) – Sirlei (18 99709.4684)

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

Edição 327 - 12 de abril de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Comunhão sedia sábado (13) seminário sobre a data-limite segundo Chico Xavier

5º Congresso Espírita do DF aborda o tema Eu e Deus

Papo Espírita entrevista Rossandro Klinjey sobre intolerância (agora em vídeo)

 

Domingo com Arte (14) traz o trio de Paulo Soares

Mayse Braga e Marcel Souto Maior, biógrafo de Chico Xavier, fazem palestra na Páscoa

Você dá atenção ao Centro Espírito do Lar?

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Almoço da SEF. Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

cid:e5d502c57bc471acd79c9b48bdf70fc7

 

Venda de Convites:

Secretaria da SEF

Rua Passo da Pátria, 38, São Domingos - Niterói - RJ

Telefone: (21) 2717-8235

Online, com opções de pagamento via boleto ou Cartão de Crédito pelo PagSeguro

 

Conheça o Remanso - http://remansofraterno.org.br/remanso

Atenciosamente,  

Logo SEF

 Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail: [email protected]

 Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura 

 

 

Chá beneficente da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP 

 

Acesse:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100007323528818

 

 

 

 

Progresso e reencarnação

 

Já pensamos, alguma vez, sobre o que existe além do véu que separa o visível do invisível?

Pensamos sobre o que acontecerá com o nosso pensamento, após a morte do corpo físico?

Embora este assunto seja de grande importância para todos nós, poucos nos detemos a pensar nele.

Vendo na morte física uma eterna adversária, evitamos qualquer cogitação quanto ao que nos está reservado para lá das suas fronteiras.

Todavia, quem de nós pode contemplar a grandeza do Universo sem acreditar que há um plano e um Arquiteto?

Se prestarmos atenção, perceberemos que esse planejamento é evidente em todos os fenômenos que ocorrem com a natureza, dentro dos limites da nossa acanhada percepção.

Tomemos, por exemplo, o fenômeno das estações climáticas que se dão, naturalmente.

No outono, as folhas adquirem colorido variado e vão caindo docemente ao chão, não para serem destruídas, mas para serem recolhidas pela natureza e aproveitadas futuramente.

O inverno chega e estende suas cores nostálgicas. O verde alegre desaparece para dar lugar ao cinza melancólico.

Mas, e a vida estuante terá desaparecido? Ou será que nos planos do Arquiteto há um objetivo maior?

Não demora muito e a resposta se manifesta na folhagem verdejante que arrebenta exuberante.

Das mãos do Grande Arquiteto vem a inevitável carícia da primavera para trazer vida e cor, fragrância e beleza à terra ávida.

O calor do verão é bálsamo bendito que permite a germinação e a frutificação que garantirá a perpetuidade das espécies que dele necessitam.

E esse ciclo se repete infinitamente...

Caem as folhas, secam as árvores, entristece a paisagem, mas a vida jamais fenece...

Por mais limitado seja o nosso raciocínio lógico, não podemos conceber que esse arquiteto perfeito tenha traçado, para os seres humanos, destino diferente.

Assim como acontece com as estações, nós também passamos pelo outono e nos despojamos da vestimenta carnal.

Baixam as cortinas do inverno e nos retiram de cena, no mundo visível.

Será o fim?

Não, nós apenas mergulhamos no hemisfério invisível onde a vida continua exuberante...

Logo mais surge uma nova primavera... Um corpo novo e pleno de vida nos é ofertado pelo Criador para que possamos continuar a crescer e aprender.

Novamente o calor do verão, em forma de afeto, nos aconchega num novo lar, onde aprenderemos a amar e ampliar os laços da fraternidade.

*   *   *

A natureza é uma lição de serviço à vida.

Serve o ar, sem o qual nada sobrevive.

Serve o verme, sustentando a vida.

Serve o gérmen, renovando a vida.

O vento passa em doce musicalidade e, conduzindo o pólen da flor, fecunda outras espécies vegetais, perpetuando a vida.

Serve o animal nas diferentes expressões da escala evolutiva em que se demora.

Serve a água preservando a vida, em todas as suas manifestações.

Serve o sol, mantendo o equilíbrio geral e, graças ao seu tropismo, se realizam os programas divinos na Terra e no sistema que a sustenta.

Não terá, então, o Arquiteto Maior um plano para o homem, ao qual deu domínio sobre todas as coisas vivas?

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita com base no cap. 8, do livro
Heranças de amor, pelo Espírito Eros, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 12.4.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

File: Claude Monet - Primavera - Google Art Project.jpg

Primavera. Pintura a óleo de Claude Monet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Claude_Monet_-_Springtime_-_Google_Art_Project.jpg

Noite de Verão. Óleo sobre tela de Albert Bloch

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Albert_Bloch,_1916,_Summer_Night,_oil_on_canvas,_119_x_114_cm,_private_collection.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]