Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 25 de julho de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/25-07-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/24-07-2019.htm

23-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/23-07-2019.htm

22-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/22-07-2019.htm

20-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/20-07-2019.htm

19-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/19-07-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image008.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image012.png

Gravura da morte de François de Pâris.

Imagem/fonte:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_P%C3%A2ris#/media/File:Mort_du_diacre_P%C3%A2ris.png

 

Em 1731, uma série fenomenal de eventos começou a ser relatada no cemitério que supostamente produziu curas extraordinárias, aparentemente depois que as pessoas que visitavam experimentaram "violentos movimentos convulsivos que atingiram os pacientes logo após seus corpos tocarem o mármore da tumba, às vezes sem se aproximarem dele". engolindo em vinho ou água, uma pequena porção da terra reunida em torno dela. [10] Essas pessoas ficaram conhecidas como os " convulsionários de Saint-Médard ".  https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_P%C3%A2ris

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image013.png

Convulsionários de Saint-Médard. Sessão de “alivio”.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Convulsionnaires_of_Saint-M%C3%A9dard

 

 

Os convulsionários de Saint-Médard eram um grupo de peregrinos religiosos franceses do século XVIII que exibiam convulsões e mais tarde constituíam uma seita religiosa e um movimento político . Esta prática originou-se no túmulo de François de Pâris , um diácono jansenista ascético que foi sepultado no cemitério da paróquia de Saint-Médard em Paris . Os convulsionários foram associados ao movimento jansenista, que se tornou mais politicamente ativo depois que a bula papal Unigenitus baniu oficialmente a seita.

 https://en.wikipedia.org/wiki/Convulsionnaires_of_Saint-M%C3%A9dard

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image014.jpg

Urbain Grandier que seria preso e condenado devido às possessões de Loundun

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Possess%C3%A3o_das_Freiras_de_Loudun#/media/File:Urbain_Grandier.jpg

 

 

                A Possessão das Freiras de Loudun foi um suposto conjunto de possessões demoníacas que ocorreram em Loudun, França, em 1634. Este caso envolveu as freiras ursulinas de Loundun que foram alegadamente visitadas e possuídas por demónios:

Em 1632, a irmã Jeanne Agnes e dezesseis freiras dos conventos ursulinos, alegadamente possuídas por demónios, sofreram convulsões e proferiram linguagem abusiva. O padre Jean-Joseph Surin exorcizou os demónios, convidando-os a entrar no seu corpo. Por causa disso, perdeu as suas capacidades mentais. Cometeu Autoflagelação e tentou suicidar-se. Quando descreveu a situação difícil pela qual passou, o padre disse que não conseguia compreender o que lhe tinha acontecido quando o espírito desconhecido entrou no seu corpo. Teve a sensação de que tinha duas almas e que a alma estranha possuía uma segunda personalidade.[1]

O padre Urbain Grandier foi condenado pelos crimes de feitiçaria, feitiços maléficos e pela possessões que recaíram sobre as freiras ursulinas, tendo por base as palavras proferidas pelas freiras. Até às Possessões de Alix-en-Provence, as palavras pronunciadas por freiras possuídas nunca teriam sido consideradas uma prova válida.

Leia mais:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Possess%C3%A3o_das_Freiras_de_Loudun

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image019.jpg

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image020.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

 

Encontro de paz

 

      Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

      Prefácio do Livro Encontro de Paz em Uberaba, 05 de junho 1973.

 

    Frequentemente, anseias por segurança e tranquilidade, no entanto, é forçoso não esquecer que paz e estabilidade estão em ti e se irradiam de ti.

    Se o tumulto te rodeia, envia pensamentos de harmonia aos que se emaranham nele, desejando-lhes reajuste.

    Ante conflitos que surjam, silencia projetando vibrações de entendimento a quantos se lhe fazem vítimas, aspirando a vê-los repostos na luz da fraternidade.

    À frente de companheiros entregues à desesperação, imagina-te a envolvê-los em serenidade, reticulando-lhes o otimismo e a esperança.

    Perante o desequilíbrio de alguém, auxilia a esse alguém com os teus votos íntimos de recuperação e repouso.

    Se te vês ao lado de um enfermo, detém-te meditar em melhora e restauração, augurando-lhe saúde e alegria.

    Diante de irmãos abatidos e tristes, canaliza para eles a tuas mais amplas idéias de reconforto.

    Quando ouvires uma pessoa imatura ou portadora de conversação menos feliz, busca socorrê-la sem palavras, encaminhando-lhe mensagens inarticuladas de compreensão e simpatia.

    Se te recordas de amigos ausentes, mentaliza apoio e bondade, relativamente a eles, a fim de protegê-los e animá-los na execução dos compromissos que abraçam

    Suprimamos sentimentos, idéias, atitudes, palavras e ações, tudo o que relacione com ressentimento, perturbação, ódio, azedume, amargura ou violência e, trabalhando e servindo no bem de todos, procuremos agir e pensar em paz, doando paz aos que nos compartilham a vida.

    O Reino dos Céus é luz de amor em refúgio de paz e não nos será lícito olvidar que Jesus, a cada um de nós, afirmou convincente: - “Não procures o Reino de Deus aqui ou além, porque o Reino de Deus está dentro de ti.”

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/29-05-2018_arquivos/image009.jpg

Guerra da Criméia: Florence Nightingale com sua lâmpada na cabeceira do paciente. Litografia colorida após H. Rae.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/ba/Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg/804px-Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg

 

 

O legado de Allan Kardec

 

 

Neste vídeo,  analisamos nossa posição perante os fatos graves com os quais nos deparamos em nossa pesquisa. 
Também ressaltamos o exemplo dos pioneiros espíritas que foram fiéis ao legado dos ensinamentos da doutrina espírita e do exemplo de Allan Kardec, entre os quais Henri Sausse, que necessitaria ser mais conhecido. Recomendamos aos interessados o estudo do livro "Lyon et le Spiritisme", já traduzido para o português, de autoria do pesquisador espírita francês Mickaël Ponsardin; a nova tradução para o espanhol da "Biografía de Allan Kardec", por Henri Sausse, publicada tanto pela Federación Espírita Boliviana como pela Confederación Espiritista Argentina, disponível em Amazon; bem como a conferência "Biografía de Allan Kardec, por Henri Sausse", proferida por Gustavo Martínez durante o V Congresso Espírita Sul-Americano, realizado na Bolívia em 2019. Destacamos que o livro "O legado de Allan Kardec" não se limita ao passado. É um convite para a ação e a reflexão com respeito à responsabilidade que temos perante o legado de Allan Kardec.

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado desse estudo e divulgado os vídeos. 

Muita paz e felicidade a todos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=AH3p6HyWGWw

 

En este video, analizamos nuestra posición ante los hechos graves que encontramos en nuestra investigación. 
También resaltamos el ejemplo de los pioneros espíritas que fueron fieles al legado de las enseñanzas de la doctrina espírita y del ejemplo de Allan Kardec, entre ellos,  Henri Sausse, a quien se necesitaría conocer más. Recomendamos a los interesados el estudio del libro "Lyon et le Spiritisme", traducido al portugués, escrito por el investigador espírita francés Mickaël Ponsardin; la nueva traducción al español de la "Biografía de Allan Kardec", por Henri Sausse, publicada tanto por la Federación Espírita Boliviana como por la Confederación Espiritista Argentina, disponible en Amazon; así como la conferencia "Biografía de Allan Kardec, por Henri Sausse", dictada por Gustavo Martínez en el V Congreso Espírita Suramericano, realizado en Bolívia en 2019. Destacamos que el libro "O legado de Allan Kardec" no se limita al pasado. Es una invitación a la acción y a la reflexión respecto la responsabilidad que tenemos ante el legado de Allan Kardec.

Agradecemos a todos los que han participado en ese estudio y divulgado los videos.

Mucha paz y felicidad a todos. 

Simoni

 

 

(Recebido em email de Simoni Privato Goidanich)

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

Olá, amigos.
Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.
Abraços fraternais,
Donizete
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/ece7a675-6cea-457c-8d19-98eaeb21fa08.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b69269e0-ce6a-4657-ae21-996015c17db2.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/0c24a7b9-a24e-4bac-a880-c22f7e2b1900.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/c58740da-49bb-44c6-97c5-c0ed030415a2.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/f6208767-8cac-4bd5-a787-63c96242ce17.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/11ff9eaa-fe91-42e0-beda-44093625d7e6.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/15cb1f2a-6132-41a8-8a61-cd974bcedfcb.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/114835b3-6576-4d48-9427-8e6b243cdf8e.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/5d68a874-94b9-47c6-8b89-b1001dc3d084.jpeg

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/1c7b62dd-a548-4eaf-ad70-a3396a68e442.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/37d9aa6a-23f1-4bef-9fa0-e4d345511079.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/4b183a67-5d1d-4ca5-82b0-af09552900ae.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b406142b-d404-4172-b4f2-bb296760f553.jpeg

 

 

Programação no Grupo Espírita Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evangelho no lar virtual - A nova era (parte 1), ESE, Cap 1, item 9

https://www.youtube.com/watch?v=MkFrE8hc2w4

 

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Paz e Amor

Americana, SP

 

(Informação recebida em email de (Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]]))

 

Palestra no C.E. Nova Luz

Jundiaí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de (Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]]))

 

Palestra e livro sobre Chico Xavier em Mato Grosso do Sul

O Grupo Assistencial Espírita A Candeia, em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) promoveu na noite do dia 22 de julho palestra com Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP). O expositor abordou tema de seu livro "Chico Xavier -o homem, a obra e as repercussões" (Ed. USE-SP e EME), e em seguida autografou suas obras. O salão estava lotado e presentes dirigentes dos Centros da cidade, Sirlei Nogueira e Augusto Macedo, ambos da USE de Araçatuba. Foi apresentado um clipe da trilha musical de futuro filme sobre Benedita Fernandes, produzido por Sirlei Nogueira.  

 

 

(Três Lagoas,MS: Palestra por Cesar Perri no Grupo Assistencial Espírita A Candeia; Macedo, pela Use Regional de Araçatuba,  apresenta clipe de futuro filme sobre Benedita Fernandes; parte do público)

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Teatro : “Há dois mil anos”

São Paulo, SP

 

 

 

Companhia do Ator

 

 

...a p r e s e n t a... 

 

 " HÁ DOIS MIL ANOS "

NOVA TEMPORADA MES DE JULHO 2019

SÁBADOS ÀS 18:00 HRS

TEATRO WEST PLAZA

Shoping West Plaza

Av. Antártica, 408 - Água Branca, São Paulo - SP

 INGRESSOS COM DESCONTOS PARA GRUPO DE PESSOAS

RESERVAS POR ESTE E-MAIL

 

 

Esta é a nova versão deste clássico da literatura mundial, publicado em quase todo o mundo, que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos. Inspirada numa das existências do espírito de Emmanuel, e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga. Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, veêm toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.A nova montagem do remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período. São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens. È uma história de amor e perdão que merece ser assistida num espetáculo para todas as idades............ DURAÇÃO: 2 HORAS

 ESTAMOS AGENDANDO  APRESENTAÇÃO PARA   OUTROS LOCAIS 

AGENDE DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO PARA SUA LOCALIDADE

RESTITUI-SE PARTE DO VALOR DA VENDA DOS INGRESSOS PARA SUA CASA ESPÍRITA LOCAL
CONTATOS:   POR E-MAIL

OU CEL:  11-997142039 - tim

 

 

(Informação recebida em email de JOSÉ RAMOS [[email protected]])

 

Concerto comemorativo de 10 anos do Coral Bênção de Paz

São Paulo, SP

 

 

(Recebido em email de Regina Bachega)

 

Blog do Bruno Tavares

Acesse no link

 

Clique:

https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2019/07/23/saudade-que-gosto-de-ter-artigo-do-escritor-espirita-luiz-carlos-formiga/

 

 

 

 

Programação de 14º. aniversário do C.E. Joanna de Angelis

Lima, Peru

Estimados hermanos en el Ideal Espírita:

 

Reciban la cordial invitación a la celebración del 14º aniversario insitucional del Centro Espírita Joanna de Angelis, del 6 al 9 de agosto próximo. Con este motivo se ha organizado un ciclo de conferencias a cargo de los Hnos. Jorge Berrío Bustillo - Presidente de CONFECOL, miembro de Consejo Directivo del CEI y Presidente del CEE Juana de Angelis de Cartagena, y John Rhenals - Presidente del CEE Clara de Asís de Barranquilla, Colombia.

 

El programa de actividades se desarrollará en el local del CEJA, Calle Luis F. Villarán 1010 Oficina 101 San Isidro, y comprenderá:

- Taller "Autoconocerse" a cargo de Jorge Berrío, martes 6, 7pm.

- Conferencia "Instalación del Reino de los Cielos en Tiempos de Transición Planetaria" a cargo de John Rhenals, miércoles 7, 7:30 pm.

- Conferencia "¿Qué nos espera después de la muerte?" a cargo de Jorge Berrío, jueves 8, 7:30 pm.

- Conferencia "Venciendo la Depresión" a cargo de  John Rhenals, viernes 9, 5:30 pm.

 

El evento es organizado por el CEJA, con el apoyo de la Unión Espírita del Perú UEP. El ingreso es libre. Adjuntamos el afiche publicitario a esta comunicación.

 

Los esperamos en esta fiesta espriitual, que contribuye con alegría y esperanza a la siembra del Espiritismo en el Perú a través de la divulgación.

 

Con Dios, Jesús y Kardec, siempre,

Unión Espírita del Perú

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra na Sociedade de Estudos Espíritas Vida

Pelotas, RS

 

Prezado(a) Jornalista,

 

Solicitamos a gentileza de divulgar a palestra Corta a Corda do Professor Moacir de Araújo Lima.

Em Corta a Corda o professor Moacir Costa de Araújo Lima trará um convite à liberdade. A liberdade de criar, a liberdade de amar, a liberdade de voar alto, contemplando horizontes sem fim e traçando o próprio caminho. A palestra será realizada na Sociedade de Estudos  Espíritas Vida, rua Santa Cruz nº 601, no dia 27 de julho, sábado, às 15 horas. O evento é gratuito.

Cordialmente,

Ana Cristina Vargas -Presidente

 

MOACIR-A-LIMA-11-04

 

Corta corda

 

(Informações recebidas em email de Soc Est Espiritas Vida [[email protected]])

 

Seminário no CEAK sobre Nosso Lar

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Divaldo Franco no Rio de Janeiro

29º. Feirão Beneficente e Roteiro de Palestras

Caro Ismael Gobbo,

 

Nós, do Grupo Espírita Caminho da Esperança, estamos com o coração em festa ante a proximidade da realização do 29º Feirão Beneficente em prol da Mansão do Caminho, e Conferência pública na Concha Acústica da UERJ, que integram a jornada anual de Divaldo Franco na Cidade do Rio de Janeiro, razão pela qual solicitamos a gentileza de divulgar os Eventos, por meio dos cartazes anexos*

Fraternalmente.

Helena Alves

Equipe de Organização GECE

 

 

* Auxiliamos também a divulgar o Roteiro integralmente.

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de helena de Souza Alves [[email protected]])

Porto Maravilha. Rio de Janeiro, RJ. Fotos Ismael Gobbo

 

1º Encontro Espírita do Sul de Minas

Três Pontas, MG

 

16bd6517806708583ec1

--

"Quem serve aos outros, semeia paz e amor para si mesmo". Emmanuel

 

(Com informações de Maria Flávia Menegatto [[email protected]] e de

https://www.facebook.com/2338549306408523/photos/a.2341450326118421/2397820693814717/?type=3&theater)

IMG_5588 (2)

 

1º. FACE- Festival de Arte e Cultura Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

7844e902-a441-452d-84d4-a72a08a6caae

 

(Informações recebidas em email de Festival de Arte e Cultura Espírita de São Bernardo do Campo [[email protected]])

 

Publicação da Editora O Clarim

Matão, SP

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/dejesus-voce-07-19/emkt.html

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/dejesus-voce-07-19/emkt_01.jpg

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

O valor de cada um

Narra uma lenda indiana que um homem foi contratado para levar água do córrego à residência do seu amo, todos os dias.

A sua tarefa consistia em encher um grande recipiente com a água cristalina.

Para isso, lhe forneceram dois potes, amarrados com cordas a um pedaço de madeira especial, que ele carregava aos ombros, um de cada lado.

Todas as manhãs, mal rompia o dia, lá estava ele enchendo os potes de barro, caminhando pela estrada e realizando o seu trabalho com muita alegria.

Passados alguns meses, o trabalhador observou que um dos potes rachou. Assim, no trajeto do córrego até a casa do seu senhor, muita água se ia perdendo pelo caminho, de forma que em vez de chegar com dois potes cheios, ele chegava com somente um e meio.

Numa manhã, o servidor foi surpreendido pela fala do pote rachado que lhe perguntou por que ele não o substituía por um novo. Ele estava rachado. Perdia muita água. Não servia mais.

O homem, entusiasmado, lhe respondeu:

De forma nenhuma considero você inutilizado para o trabalho. Você talvez não tenha se dado conta mas  vai sempre pendurado do meu lado direito.

O fato de você ir derramando água pelo trajeto, fez-me perceber que a terra daquele lado ficou umedecida, mais verde.

Então, vendo a terra assim tão disposta, arranjei algumas sementes de flores e as semeei. Se você prestar atenção, verificará que do lado direito há um canteiro de flores belas, perfumadas e coloridas.

Graças à sua rachadura, transformei o caminho em um jardim agradável.

Mas o pote voltou à carga.

Contudo, o seu amo está sendo lesionado e não deve estar gostando nada do seu desempenho. Você foi contratado para levar dois potes cheios de água, e chega somente com um e meio.

Novamente, o homem respondeu, feliz:

Ao contrário. Cada dia meu amo mais aprecia o meu trabalho e a minha dedicação. Desde que as flores começaram a surgir, na sua profusão de qualidades e encantos, passei a colher algumas.

Levo-as com cuidado e as deposito no vaso na mesa da sala do meu senhor.

Ele se delicia com o perfume. E já o surpreendi, mais de uma vez, a acariciar as pétalas das flores, encantado.

*   *   *

À semelhança do pote rachado, alguns de nós nos sentimos inúteis na vida. Parece-nos que não somos importantes a ninguém, que nada de útil ou bom fazemos.

Mas não é verdade. Pensemos em quantas vidas influenciamos com a nossa presença. Pensemos no que, mesmo com nossos poucos recursos, podemos realizar a bem de quem vive à nossa volta.

Quem dispõe de voz, pode usá-la para cantar uma canção e alegrar o dia. Quem dispõe de braços, pode estendê-los na direção do outro e agasalhá-lo nos dias da adversidade, como um colo de mãe protege o filho.

Quem tem pernas saudáveis, pode direcioná-las no caminho da carência e aliviar dores escondidas em casebres, barracos e ruas.

Quem tem um coração que ama, pode modificar o mundo, começando pelo seu local de trabalho, seu lar, sua rua, sua comunidade.

Redação do Momento Espírita, com base em conto
narrado por Divaldo Pereira Franco, no
IV Simpósio Paranaense de Espiritismo,
em 22.8.1999, em Curitiba, Paraná.
Em 24.7.2019.

 

 (Copiado do site Feparana)

  http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/30-06-2018_arquivos/image056.jpg

Flores no caminho.  Peirópolis, MG.

Foto Ismael Gobbo.

 

Homenagem

Luís Olimpio Teles de Menezes

(26-07-1825 – 16-03-1893)

 

Autor: Carlos Bernardo Loureiro

 

luiz_olimpio_menezes

Teles de Menezes



Luís Olímpio Teles de Menezes nasceu na cidade do Salvador, aos 26 de julho de 1825 e desencarnou, no Rio de Janeiro, pobre e esquecido, em 1893. Era filho do Capitão graduado Fernando Luís Teles de Menezes e D. Francisca Umbelina de Figueiredo Menezes, integrante da ilustre família dos Menezes, de velhos capitães, magistrados e clérigos portugueses, a qual desde os primórdios do século XVIII, deu entrada no Brasil. Estabilizou-se na Bahia, dando origem a extensa descendência.

 

Teles de Menezes casou-se, em primeira núpcias, aos 23 anos, com D. Ana Amélia Xavier de Menezes, da mesma idade. Nela, Teles de Menezes encontrou a esposa compreensiva e carinhosa de todos os instantes até a sua desencarnação em 28 de agosto de 1865. Foi pródiga a descendência desse primeiro matrimônio – entre filhos, netos, bisnetos e tetranetos, contando-se, ainda hoje, com alguns vivos.

 

Segundo o historiador Dr. Alexandre Passos, embora não seja possível determinar, de fato, a que ramo pertenceu Teles de Menezes, “não resta dúvida, a menor dúvida aliás, que os Menezes, salvo raras exceções, bons serviços prestaram ao Brasil Colônia e ao Brasil Reino”.


Ainda jovem, Teles de Menezes decidiu seguir a carreira do pai. Entrou para o curso de Artilharia em sua cidade natal, porém logo a abandonou por faltar-lhe a vocação. Dedicou-se, então, ao magistério. Participou, ardorosamente, da campanha contra o analfabetismo e ao incentivo da literatura entre os jovens baianos. O ensino das primeiras letras no Brasil decretado desde 1827, ainda não era bem aceito pelo povo, como não o era o próprio, deste sendo exigida muita renúncia e abnegação. Por vários anos, Teles de Menezes foi professor de instrução primária e de Latim. Apreciador do purismo gramatical, publicou um compêndio a que deu o título de “Ortoépia da Língua Portuguesa”.

 

Convivendo nos meio cultos, Teles de Menezes estabeleceu relações com ilustres educadores baianos, tendo diversos deles, mais tarde, colaborado na propaganda do Espiritismo. Entre estes últimos, podem ser citados os nomes de Zacarias Nunes da Silva Freire, José Francisco Lopes, Aureliano Henrique Tosta, Marciano Antônio da Silva Oliveira, Francisco Álvares dos Santos, Gervásio Juvêncio da Conceição e Antônio Gentil Ibirapitanga.


Na Biblioteca Pública da Bahia, fundada em 04 de maio de 1811, a primeira América do Sul, Teles de Menezes desempenhou as funções de “Oficial de Biblioteca”, cargo em que se aposentou, passando a receber magros proventos.


Teles de Menezes, patriota e monarquista, ingressou na Guarda Nacional, criada em 1831, “famosa naqueles tempos e que tão relevantes serviços prestou ao Segundo Império”, onde recebeu e desempenhou, condignamente, o posto de Capitão do Estado Maior do Comando Superior. Homens ilustres como o Visconde de Passé (Francisco Antônio da Rocha Pita e Argollo), Comendador da Ordem da Rosa, e Joaquim Batista Imburama, veterano da Independência, agraciado com a medalha da Campanha da Bahia, e, também, com a veneranda Ordem da Rosa, pertenceram aos seus quadros e apoiaram o movimento espírita na Bahia ao lado de Teles de Menezes que mais tarde foi reformado no posto de Tenente-Coronel.

O JORNALISTA

Teles de Menezes dedicou-se ao jornalismo. Escreveu em vários jornais e revistas da imprensa leiga da Cidade do Salvador. Dentre estes, em 1872, no “Diário da Bahia” (1856-1956) e no “Jornal da Bahia” (1853-1878) liberal o primeiro, conservador o segundo, e ainda, no “Interesse Público” (1860-1870), períodos considerados àquela época, os mais importantes da Bahia.

 

Ainda como jornalista, Teles de Menezes fez parte da redação da “A Época Literária”, sendo o seu principal redator. Nesta revista, publicou, ainda sem muita experiência e quando ainda não era espírita, nas páginas 24 e seguintes, em folhetins até o capítulo VIII, a novela “Os Dois Rivais”, em estilo ultra-romântico, considerada por David Salles uma das primeiras manifestações da ficção na Bahia, embora peque pela não citação do autor.

 

Publicada sobre os auspícios do poeta e estadista Domingos Borges de Barros, o célebre Visconde de Pedra Branca, pertencente ao Conselho de Sua Majestade, o Imperador, e um dos grandes protetores das letras pátrias, “A Época Literária” saía mensalmente, com 32 páginas, impressa a princípio, pela Tipografia de Carlos Poggetti e, pouco depois, pela Tipografia de Epifânio José Pedrosa. Era, então, uma das poucas folhas literárias existentes na Bahia. O analfabetismo reinante em nossa terra não permitia desenvolver, no espírito baiano, o gosto pelas letras pátrias.

Segundo o historiador Pedro Calmón, nos três tomos de “A Época Literária”, encontram-se colaboração dos “melhores espíritos da época”, como: Domingos Borges de Barros (seu diretor), José Martins Pereira de Alencastre, Pedro Antônio de Oliveira Botelho, Antonio Augusto de Mendonça, Laurindo Rabelo, Constantino do Amaral Tavares, Rodrigo Xavier de Figueiredo Ardignac, além do nosso confrade Luís Olímpio Teles de Menezes.

 


Teles de Menezes contava, nessa época, 24 anos de idade e ainda sem projeção nos meios literários e artísticos. Por isso seu nome não constou no frontispício da revista, uma vez que só nomes conhecidos facilitariam a divulgação da mesma. Todavia, o artigo de fundo do primeiro número de “A Época Literária” foi escrito por Teles de Menezes, sob as iniciais L.O.T.M., e se intitulava, simplesmente, “LEDE”.


Nesse artigo, Teles de Menezes inicia lembrando a evolução das nações como Grécia e Roma que galgaram o cume da magnificência para, depois, descambarem na decadência e na ruína. Partindo daí num arrebatamento patriótico próprio dos jovens, passa a analisar a evolução social brasileira, prosseguindo pelos séculos XVI a XIX, até “o brado heróico da liberdade” de 07 de setembro de 1822. Prosseguira Teles de Menezes enaltecendo o Brasil: “O colosso americano começou a caminhar a passos de gigante para o progresso e a civilização, e, consequentemente, muito avulta a sua literatura, por que é esta – o órgão do progresso e da civilização de um povo”.

 

Teles de Menezes vaticinava para o Brasil, num futuro não muito remoto, “o primeiro lugar na Escala das Nações”. Ele, realmente, confiava nos destinos e na grandiosa missão do Brasil.

TELES DE MENEZES CONTINUA A SUA EMPRESA

 

Ao iniciar-se o segundo período (2º semestre) de “A Época Literária”,, volta a inserir outro artigo editorial, datado de 25 de março de 1850, assinando, como no primeiro, com suas iniciais L.O.T.M., e tendo o mesmo título do anterior – “LEDE”, o qual é, aqui, transcrito “in-totum”:
“Se os nossos esforços, empregados no primeiro período, satisfizeram ao público sensato e justo avaliador, preenchendo os deveres da árdua tarefa que nos impusermos, é o que não podemos afirmar.
“Que não nos poupamos a dificuldade alguma, para com pontualidade desempenharmos o que prometemos, - embora não pudéssemos inteiramente tornar o nosso periódico tão interessante como desejávamos, é o que podemos assegurar aos nossos leitores.
“Se o público consciencioso continuar a acolhê-lo com aquela benignidade, com que o há feito, desculpando generosamente a nós, que inda agora estreamos a carreira das letras, então o nosso periódico, escudado – como se acha – por uma das notabilidades literárias da Bahia, irá, assim mesmo despido de todas as galas, modestamente sentar-se no meio das publicações deste gênero, que atualmente se fazem nos diversos pontos do Império Brasileiro.
“ Infelizmente na Bahia – e com profunda mágoa o dizemos! -, ainda um pouco atrasada em civilização (bem entendida), não podem tais empresas encontrar um pleno apoio, tão necessário para a sua animação, desenvolvimento e bom êxito.
“E ordinariamente eis o que sucede:
“Aqui, levantam-se cabeças orgulhosas de sua posição social, que com requintado desdém olham para a nova publicação.
“E por que assim o fazem?
“Porque ocupadas no cultivo da política, deslumbradas pelo futuro que elas lhes promete, anteolha-se-lhes árido e estéril o campo das letras, tanto mais quanto se julgam homens da primeira plana, e este autor não freqüenta a roda a que tanto se ufanam eles de pertencer.
“Ali, surgem outras, que, sem ao menos lerem a obra ou o jornal, previamente o condenam, porque – dizem – não gostam de ler escritos de autor desconhecido, que não tem fama, por isso que estão acostumados a aplaudir as obras, quaisquer que sejam, não pelo seu mérito, mas sim pela nomeada do indivíduo.
“Além, aparecem antagonistas que, ciosos (talvez) de não serem os pais da idéia novamente emitida, buscam com terrível egoísmo cavar a ruína da nascente empresa.
“ – Que devemos pensar de tudo isso?
“ – É questão a que nos forramos de responder, porque nela existe o cunho da ignorância e do amor – próprio mais degenerado.
“É portanto com todos estes obstáculos que o nosso periódico – que nos aprouve chamá-lo “A Época Literária” – tem lutado, e há-de relutar no ir por diante de sua existência; mas desprezando nós tudo quanto com seus envesgados olhos puder tramar a desprezível inveja, e confiando na benevolência do público sensato e justo, - diremos ainda uma vez, cheios de entusiasmo, com o Poeta brasileiro:
...Senhor, propício atende:
Nada por nós, por nossa Pátria tudo;
Fados brilhantes ao Brasil concede.
Bahia, 25 de março de 1850
(L.O.T.M.)”.

 

Em 29 de maio do mesmo ano, D. Romualdo Antônio de Seixas, Metropolitano e Primaz do Brasil, enviou longa missiva à redação de “A Época Literária”, elogiando o trabalho de seus dirigentes:

 

Em julho de 1850, três importantes personalidades da sociedade baiana passaram a integrar a equipe de redação de “A Época Literária”, Dr. Manoel Maria do Amaral Sobrinho, José Álvares do Amaral e Dr. Inácio José da Cunha. O primeiro pertencia a ilustre família de políticos baianos; os outros dois, como veremos posteriormente, tornaram-se, juntamente com Teles de Menezes, pioneiros do movimento espírita no Brasil.

 

Em 15 de janeiro de 1851, Teles de Menezes, em outro artigo de fundo, agradece o interesse dos leitores pela revista; mas apresenta, ao mesmo tempo a dura realidade que " A Época Literária” enfrentava: - dificuldades financeiras prementes. Solicita, então, ajuda dos assinantes amigos, entre os quais se incluíam pessoas de grande projeção na Sociedade baiana. Entretanto, seu apelo foi inútil; não obteve a resposta desejada. E a alma sensível do jovem Teles de Menezes, sofreu o rude golpe de ver “A Época Literária”, depois de pouco tempo, sair de circulação.

O CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO DA BAHIA

A 15 de agosto de 1857, foi instalado o Conservatório Dramático da Bahia, pelo literato e dramaturgo Dr. Agrário de Souza Menezes. Seu corpo de sócios era limitado a cinqüenta, só sendo admitido os que “tivessem dado provas de inteligência cultivada e de gosto pela arte dramática”. Desse conservatório que, segundo Affonso Ruy em “História do Teatro na Bahia” (1959), “arregimentou o escol espiritual da Província, com os bons propósitos de incentivar e elevar as letras dramáticas e o nível moral da cena”, participaram além de Teles de Menezes, destacadas personalidades baianas como: Frei Carneiro da Cunha, Júlio Cesar Leal, Filgueiras Sobrinho, Amaral Tavares, Pinto Paca, Álvares da Silva, Castro Alves, Rui Barbosa, Belarmino Barreto, Guedes Cabral, Cunha Vale, Rodrigues da Costa e Paulino Gil.

 

A sua instalação, o Conservatório da Bahia, que funcionou num dos salões do extinto Teatro São João, compunha-se de 24 sócios.

 

Foi devido a sua sede de cultura e de conhecimento que Teles de Menezes veio a se interessar pelos fenômenos “inexplicáveis” que ocorriam em todos os continentes e que chamaram a atenção da humanidade. Durante toda a fase de implantação da Doutrina Espírita na França, por Allan Kardec, Teles de Menezes manteve relações de amizade com os espíritas franceses.

 

O intercâmbio de idéias e a correspondência epistolar mantidas entre os dois países facilitaram a chegada a terras baianas das tendências filosóficas e culturais que emergiam além-mar.

 

A febre do magnetismo e os fenômenos espíritas explodiam em toda parte e Teles de Menezes interessou-se, vivamente, por esses assuntos, da mesma forma quanto a Allan Kardec e aos trabalhos que este desenvolveu juntamente com os espíritos Codificadores e que culminaram com o lançamento do livro dos Espíritos em 1857.

 

 

Daí Teles de Menezes vir a tornar-se sócio honorário correspondente da Sociedade Magnética da Itália, filiando-se, “igualmente a várias entidades espíritas” e espiritualistas européias.

 

Dentre os distintos confrades com quem Teles de Menezes manteve correspondência, distinguem-se o professor Denizard Hippolyte Leon Rivail e seu secretário A. Deslien.

Em 1860, surgiram no Brasil as primeiras obras espíritas. Cinco anos depois, precisamente às 22,30 horas do dia 17 de setembro de 1865, realizou-se em Salvador, na Bahia, a primeira sessão espírita no Brasil, sob a direção do pioneiro Luís Olímpio Teles de Menezes. Ainda em 1865, o mesmo Teles de Menezes fundou, também na Bahia, o primeiro Centro Espírita brasileiro, o Grupo Familiar do Espiritismo.

 

Essa iniciativa provocou imediata reação da Igreja que encontrou, em Teles de Menezes, um adversário corajoso e honesto. No ao de 1866 foi feito o lançamento, na capital baiana, do opúsculo “O Espiritismo – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita”, contendo páginas traduzida por Teles de Menezes da 13ª edição de “O Livro dos Espíritos”, além dum “Apêndice” de outro autor francês e do prefácio “Lede”, em que Teles de Menezes diz do seu júbilo “de ter sido o primeiro na Bahia que, fervorosamente, esposou a doutrina espírita”, afirmando, adiante, ser a sua província natal, “metrópole de todas quantas grandes idéias surgem no Brasil”, a escolhida por Deus para ser o centro donde as idéias espíritas se irradiariam por toda Nação.

O ECHO D’ALÉM-TÚMULO

 

Em 1869 (8 de março), Teles de Menezes reunia seus companheiros no “Grêmio de estudos Espiríticos da Bahia” e anunciou o aparecimento, para breve, do primeiro jornal espírita do Brasil: “O ECHO D’ALÉM-TÚMULO”, o que realmente ocorreu naquele mesmo ano, no mês de julho. Participaram da histórica assembléia de fundação do “Monitor do Espiritismo no Brasil” os seguintes idealistas: Prof. Aureliano Henrique Tosta, Dr. Joaquim Carneiro de Campos, Dr. Manuel Correia Garcia, Dr. Inácio José da Cunha; José Martins Pena e o Prof. José Francisco Lopes.

 

 

Com 56 páginas, in 8º, bimestral, circulava mão só na Bahia, mas em outras partes do território nacional, bem como em Londres, Lyon, Paris, Madrid, Barcelona, Sevilha, Nova Iorque, Bolonha e Catânia. Imprimia-o a Tipografia do “Diário da Bahia”. Este importante jornal, considerado por Aloísio Carvalho Filho (Lulu Parola) “semeador de princípios liberais, viveiro e pouso de brilhantes jornalistas, onde, por sua maior glória, se emplumaram Rui e Vitorino”, foi o primeiro órgão da imprensa brasileira a acolher em suas colunas artigos de caráter espírita escritos por Teles de Menezes.

 

 

E o “ECHO D’ALÉM-TÚMULO” nasce abolicionista, difundindo, em meio a efervescência política da época, os princípios imortais do Espiritismo, sustentados na máxima: igualdade, liberdade e fraternidade. Teles de Menezes deixava transparecer claramente, pelas páginas do jornal espírita que dirigia, sua filiação à obra emancipadora, dos grandes liberais baianos daquele tempo, tais como Souza Dantas, João Barbosa, Saraiva, Rui, César Zama, Castro Alves e Zacarias Nunes da Silva Freire.

 

 

O Professor Antônio Loureiro (de saudosíssima memória) incluiu no seu trabalho “APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA IMPRENSA NA BAHIA”, substancial registro sobre o “ECHO D’ALÉM-TÚMULO”, inscrevendo-o, sem nenhum favor, no contexto da história da nossa Imprensa tão rica de realização em prol dos fundamentais princípios que norteiam os notáveis pioneiros.

CONCLUSÃO 

 

Por volta de 1876, Teles de Menezes partiu para o Rio de Janeiro onde fixou residência na Rua Barão de são Félix, 165 – Sobrado, onde viveu com a sua Segunda esposa, D. Elisa Pereira de Figueiredo Menezes e alguns filhos do primeiro matrimônio.

 

Aos 16 de março de 1893, após sofrer os embates de dolorosa e pertinaz enfermidade (nefrite), desencarnou o pioneiro da Imprensa Espírita no Brasil, aos 68 anos de idade. O féretro saiu de sua casa, para o cemitério de S. Francisco Xavier.

 

Teles de Menezes inscreve-se no contexto da Imprensa Espírita, e, historicamente, no da Imprensa Brasileira como um de seus mais lídimos exemplos de idealismo e honradez.

 

 

(Texto copiado do site http://secbahia.blogspot.com.br/2009/05/luis-olimpio-teles-de-menezes.html )

Luiz Olympio Telles de Menezes

Luis Olimpio Teles de Menezes

Imagem: http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/O%20Echo%20D%20Alem-Tumulo/O%20Echo%20D%E2%80%99Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo.htm

selo_imprensa_espirita_1969

images

PESP6

Selo comemorativo do Centenário da Imprensa Espírita no Brasil

homenageou Luis Olimpio Teles de Menezes. Imagens Internet

O Echo D’Além-Túmulo

O Écho d’Além-túmulo. Imagem da internet

DSC06761

Prédio histórico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro

Imagem: Jornal Unificação, USE/SP, setembro/1960, pag. 5

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]