Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 10 de junho de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/10-06-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/08-06-2019.htm

07-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/07-06-2019.htm

06-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/06-06-2019.htm

05-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/05-06-2019.htm

04-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/04-06-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

1ª. página do jornal “Le Siècle” de 14 de outubro de 1861 noticiando o Auto de Fé de Barcelona

ocorrido no dia 9 de outubro de 1861. No alto à esquerda da página.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k727439h/f1.item

 

Recorte da noticia do Auto de Fé de Barcelona

1ª. página do jornal “Le Siècle” de 14 de outubro de 1861.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k727439h/f1.item

Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.

Imagem/fonte: https://useece.blogspot.com.br/2011/10/onde-ocorreu-o-auto-de-fe-de-barcelona.html

Porto de Barcelona em gravura do século XVIII. Joseph Friderich Leopold - Barry Lawrence Ruderman Antique Maps Inc.

Barcino. Barcelona, por Joseph Friderich Leopold

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Barcelona#/media/File:Barcino._Barcelona,_por_Joseph_Friderich_Leopold.jpg

Maurice de La Châtre 

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maurice_Lach%C3%A2tre

 

.....................

...................

...........

 

Na Espanha logo se estabelece como livreiro, e ali vive até 1870. Importa as obras de Karl Marx e Engels e, ao trazer para aquele país 300 livros espíritas que encomendara a Allan Kardec, embora tendo cumprido todas exigências legais para tal, teve as obras apreendidas e pelo bispo Dom Antonio Palau y Termens, que as queima em praça pública num auto de fé, que passou para a história daquela crença como um marco da intolerância.[1] A despeito disto, as obras passaram a chegar àquele país por diversas formas.[2]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maurice_Lach%C3%A2tre

.....................

...................

...........

 

Rambla del Mar. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

Parque de La Ciutadella. Barcelona, Espanha. Fotos Ismael Gobbo

 

O "auto de fé" ocorreu na esplanada de Barcelona, às 10h30 da manhã. Conforme lista oficial transcrita na "Revue Spirite", foram queimados os seguintes títulos:

·        "Revue Spirite", dirigida por Allan Kardec;

·        "A Revista Espiritualista", dirigida por Piérard;

·        "O Livro dos Espíritos", por Allan Kardec;

·        "O Livro dos Médiuns", por Allan Kardec;

·        "O que é o Espiritismo?", por Allan Kardec;

·        "Fragmento de sonata", atribuído ao Espírito de Mozart;

·        "Carta de um católico sobre o Espiritismo", pelo doutor Grand;

·        "A História de Jeanne d'Arc", atribuído a Joana d'Arc pela médium Ermance Dufaux;

·        "A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta", pelo barão de Guldenstubbé.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_de_f%C3%A9_de_Barcelona

 

Alicante, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.

 

Duas semanas

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Histórias e Anotações. Lição nº 04. Página 31.

 

Quando penetramos no aposento íntimo do abastado comerciante João de Toledo, estavam à mostra as folhas do diário em que lançara, do próprio punho, as resumidas anotações das próprias atividades nas duas últimas semanas daquele mês de abril:

17 - Acordei hoje sobressaltado. Sonhei estar abraçando meu pai, morto há vinte anos. Não era precisamente um sonho. Era uma perfeita visão, dentro do quarto, mas compreendo a elucidação, pois comi lombo de porco à ceia, com boa rega de vinho verde. Ao almoço, contei o sucedido a minha mulher que acredita numa comunicação espiritual. Ora, ora! Crendices! Etelvina, apesar de boa esposa, é mulher de cabeça fraca. Na parte da tarde, consegui armazenar mais duzentos sacos de arroz, completando o total de mil e quinhentos.

18 - Etelvina amanheceu nervosa, chorando. Disse haver sonhado também com meu pai, a rogar-me serviço à beneficência. Dizia que o velho chegara a indicar o cofre, repetindo o meu nome em voz alta. Baboseiras de minha mulher. Ela não bebe e come pouco, mas é impressionável. Bastou que eu falasse de sonho à mesa para que igualmente se iludisse, a respeito de comunicações. Consegui adquirir mais trezentos sacos de feijão imunizado.

19 - Nova choradeira de minha mulher. Declarou ter visto meu pai morto (oh! estupidez humana!) e pediu em levá-la a um Centro Espírita. Neguei. Se as coisas continuarem dessa forma, devo levá-la a um psiquiatra. Dei um pulo a Caxias e obtive a promessa de mais cento e oitenta sacos de arroz. Ótimo preço.

20 - Uma comissão de pessoas religiosas veio hoje a minha casa insinuando a concessão de um dos meus lotes na cidade para o levantamento de uma casa destinada ao amparo de crianças vadias. Achei muita graça. Se querem posses que vão trabalhar. Virei-me quanto pude e comprei mais duzentos e vinte sacos de arroz, somando o total de mil e novecentos nos meus quatro galpões. Dentro de um a dois meses, a alta será compensadora. Pretendo adquirir mais imóveis.

21 - Passei o dia em Niterói, articulando com amigos a compra de quinhentos sacos de arroz paulista, do melhor. Margem excelente. O artigo chegará em caminhões.

22 - Etelvina passou o dia chorando. Disse ter visto meu pai a recomendar-me auxílio para as crianças necessitadas. Não compreendo. Meu pai morreu há muito tempo. Minha mulher quer ir a um Centro Espírita. Que vá sozinha. Não creio em bobagem. Ouvi vários atacadistas. O arroz subirá assustadoramente, depois da safra.

23 - Bolas! Etelvina veio do Centro Espírita com um papelucho escrito, dizendo ser comunicação de meu pai. A assinatura é a do velho. Pede para que eu assente a cabeça, a fim de cultivar a saúde. Fala em caridade, repouso, meditação! Ora essa! Sou um homem conhecido. Esses espíritas devem ser grandes velhacos. Proibi Etelvina de qualquer novo entendimento com esses mandriões. Amanhã, imitarão a letra de meu pai para arrancar-me o dinheiro. Tudo isso deve ser chantagem religiosa. Mensagem! O conto da mensagem, isso é o que é. Não sou tão lorpa. Recebemos quatrocentos sacos de arroz paulista. Verdadeira pechincha. Tudo indica bons lucros.

24 - Armazenei mais seiscentos sacos de feijão. Estoque excelente. Vantagens imediatas.

25 - Etelvina no mesmo choro em casa, declarando estar vendo meu pai constantemente. Isso é de enlouquecer. Os negócios me tomam tempo, sem que eu possa conduzi-la a tratamento. Os empregados querem aumento. Era o que faltava. Não dou um vintém. Rua para quem reclamar. Comprei mais seiscentos sacos de arroz brunido para saída breve. Espero cinco milhões em maio próximo.

26 - Chegada de mil e oitocentos sacos de arroz paulista. Acompanhei a descarga pessoalmente. Suei como estivador. Lucro certo.

27 - Uma senhora espírita com dez crianças veio procurar-me no armazém com uma lista de auxílio. Não assinei. Vi tudo. Etelvina no Centro atraiu a exploração. A senhora acabou solicitando um saco de arroz, mas aconselhei-a a levar os meninos para a Baixada e plantar. Caridade é manto de vagabundos. Comprei mais oitocentos sacos de feijão de Minas.

28 - Minha mulher piora, dia a dia. Contei ao meu gerente o que se passa e ele me falou que é mediunidade. Até ele! Não sei se um homem de bem, falando nisso, dá para rir ou pensar. Consegui mais quinhentos sacos de arroz.

29 - Passei o dia comprando mais feijão. A praça começa os primeiros sinais de alta.

30 - Etelvina quis conversar hoje em novas lições de meu pai e mandei que calasse a boca. Não quero comunicações, não quero notícia de mortos. Vou interná-la amanhã numa clínica de repouso, em Santa Tereza. Quero sossego. Meus representantes estão autorizados a começar as vendas depois de amanhã. Estaremos até a noite nos armazéns, recolhendo novas remessas do arroz que chegará de São Paulo. Uma frota de quarenta caminhões. Até vinte de maio próximo, espero o lucro de cinco a seis milhões para começar, em base mínima.

Estas eram as últimas notas do abastado negociante Pedro João de Toledo quando lhe vimos enfim no lar o corpo maduro e hirto, que tombara repentinamente na rua, depois de algumas horas em trânsito agitado para averiguações no necrotério.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Museu de Arte Contemporânea em Niterói, RJ (arquiteto Oscar Niemeyer)  tendo ao fundo a Baia de Guanabara, 

o Pão de Açucar, e a cidade do  Rio de Janeiro, RJ. Foto:  Ismael Gobbo

Baía de Guanabara e cidade do Rio de Janeiro, RJ.  Foto Ismael Gobbo

Barcas que fazem o trajeto entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Foto Ismael Gobbo

Largo da Carioca. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/02-03-2019_arquivos/image074.jpg

A movimentada Av. Brasil e  o Cemitério Memorial do Carmo à direita.

Bairro do Caju, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Av. Presidente Vargas. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

Linha férrea do Bondinho de Santa Teresa cujo bairro se vê ao fundo. Rio de Janeiro, RJ.Foto Ismael Gobbo

Arcos da Lapa na cidade do Rio de Janeiro sobre os quais transita o Bondinho de Santa Teresa.

O Bairro de Santa Teresa fica à esquerda. Ao fundo a Catedral e o centro da cidade. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/24-01-2018_arquivos/image008.jpg

A morte e o avarento. Parte de um tríptico de Hieronymus Bosch.

magem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

 

Prossegue a programação. Varas da Videira – 70 anos

Araçatuba, SP

b3ef8501-9508-4b58-a166-60d9f8c9fe9d

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

O VÍDEO DA PRIMEIRA PALESTRA COM PEDRO BONILHA PODE

SER VISUALIZADO  NA PÁGINA DA USE INTERMUNICIPAL DE ARAÇATUBA:

 

Em comemoração aos 70 anos da Aliança Espírita Varas da Videira, em Araçatuba, Pedro Bonilha trouxe magnífica exposição nesta sexta-feir(7) com o Tema Tsunami. O Evento teve transmissão ao vivo pela USE Intermunicipal de Araçatuba, em suas redes sociais (Facebook.com/usearacatuba e Youtube).
Vale a pena conferir. https://youtu.be/WXFGEfA8mH0

 

 

(Com informações recebidas de [email protected])

 

A PALESTRA DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, NAS DEPENDENCIAS DA CASA DA CARIDADE, DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA” SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELA USE INTERMUNCIPAL DE ARAÇATUBA:

Facebook.com/usearacatuba e Youtube

 

(Com informações recebidas de [email protected])

 

Divaldo Franco na Europa

Winterthur, Suíça

 

08 de junho de 2019

Na manhã deste sábado, teve início o já tradicional encontro programado anualmente pelos espíritas da Suíça, sempre realizado no feriado de Pentecostes. O atual Seminário, intitulado Luz nas Sombras, está sendo realizado na pequena cidade de Winterthur, próximo à Zurique, com seguimento no domingo.

Divaldo Franco discorreu sobre a evolução da sociedade humana, que ao longo da História já viveu e ainda vive muitas guerras, a maioria delas, paradoxalmente, por motivos religiosos. As conquistas tecnológicas, ainda não lograram tornar a criatura humana mais feliz. Nunca houve tanta solidão como na atualidade, pois, as criaturas mantêm-se armadas umas contra as outras, quando deveriam amar umas às outras, para preservarem as vidas.

O nobre orador, citando os estudos do médico psiquiatra, psicólogo e professor Emilio Mira y Lopez (1896-1964), teceu reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento humano, percorrendo as fases do pensamento arcaico, egocêntrico, racional e cósmico, onde Divaldo foi apresentando cada um desses períodos, enriquecendo suas narrativas com exemplos de sua própria vida, rica de experiências no trato com os irmãos do caminho.

Hoje, esclareceu Divaldo Franco, os jovens buscam a volúpia do prazer e do sexo. As drogas se tornam presentes na sociedade hodierna, que muito se deve à falência da família, levando o jovem, não poucas vezes, a extravasar as energias nos grupos onde busca aceitação. Este século, caraterizado pelas vidas vazias, necessita de uma proposta para preencher o vazio, de uma luz para apagar a escuridão.

O amor, é a grande chave para a felicidade do ser humano. Todos podem fazer algo para iluminar, e quem não puder, poderá pedir à Deus. Ninguém é tão pobre que não possa orar à Deus. Jesus Cristo irá nascer em cada coração e, sendo Ele a luz do mundo, todos são luzes a iluminar. Amar, então, é uma meta que se deve perseguir na existência.

Após o intervalo para o almoço, o querido amigo Dr. Juan Danilo, médico, médium e espírita, reiniciou as atividades explanando sobre as interferências dos Espíritos na vida de cada indivíduo, apresentando particularidades sobre os instintos, as paixões e os desejos. Com particular habilidade, conduziu os presentes a bem compreenderem a temática, em razão dos variados exemplos de vivências suas na vida profissional, permitindo que cada um se identificasse com um personagem, ou com momentos que foram ali retratados com simplicidade e de forma objetiva.

Juan Danilo, apoiado em O Livro dos Espíritos, particularmente na Questão 467, demonstrou que todos podem se libertar das influências indesejadas, oriundas do mundo espiritual. Já na Questão 941, discorreu sobre os valores materiais e os de natureza espiritual, esses, os verdadeiros valores para o ser imortal que se é.

Ao final da tarde, ambos responderam várias perguntas formuladas sobre os temas abordados, fazendo esclarecimentos e minudenciando aspectos específicos, oportunizando grande aprendizado, encerrando a profícua atividade, para prosseguirem no domingo.

Texto: Ênio Medeiros

Fotos: Jaqueline Medeiros

Adaptação e revisão: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 Palestra na Sociedade Allan Kardec

Birigui, SP

 

(Informações em https://www.facebook.com/sociedade.ak.birigui/posts/2307406296011454?comment_id=2307412029344214)

 

 Convite para o  12º. Aniversário da Sociedade Espírita de

Virginia, EUA

http://files.constantcontact.com/d99948d9101/76b7410d-7d07-4a9e-9357-10c8c75f33ab.jpg

 

You are Invited!

Join us as we celebrate the SSVA 12th anniversary with 12 hours of service!

Sunday, June 23rd from 9 a.m. to 9 p.m.

Free Admission!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/9a422ebb-9961-4e9a-b584-1cc17e3e0a3a.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia

http://www.ssvirginia.org

 

Follow us on Facebook:

Facebook

 

 

 

Epístolas de Paulo é tema em centro de São Paulo

 

A instituição Seara Bendita, do Campo Belo, em São Paulo, promoveu na manhã do dia 9 de junho palestra com Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE-SP e da FEB. O expositor abordou tema "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo", editado por O Clarim. Em seguida, autografou este livro e "Cristianismo nos tempos iniciais. Análise histórica e visão espírita", da mesma editora. Presentes familiares do expositor que colaboram com o centro anfitrião.

 

Seara Bendita-São Paulo: palestra por Cesar Perri; Cesar autografando seus livros sobre Epistolas de Paulo e sobre o Cristianismo; Cesar  com o dirigente Tony, os primos  Rosana e  Fernando e o filho Flávio).

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação no C.E. O Clarim

Matão, SP

 

(Com informação de Cassio Carrara)

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

Seminário no Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

 

Caro companheiro de jornada,

 

A Fraternidade Terceiro Milênio, realizará no dia 30/06/2019 das 9h00

ás 13h00, o Seminário sobre Recuperação da Dependência Química

e Co-dependência.

. conceitos básicos e características,

. tratamento e seus recursos

. caminhos para recuperação

. Amor exigente na recuperação

José Carlos e equipe do programa "Recuperação' da Radio Boa Nova

de Guarulhos.

Participação Luiz Fernando Canduro - Amor-Exigente

Inscrição antecipada 

.Colaboração R$10,00 a ser feita no local, dia do seminário.

.Local: Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara - SP.

 

 

(Informação recebida em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Programa Visão Espírita na TV

 

"PENSEMOS KARDEC, E VIVAMOS JESUS!"

Prezado(a) Amigo(a),
                                 A máxima acima está na alocução do presidente da USE - União das Sociedades Espíritas do Est. S.Paulo,
APARECIDO J. ORLANDO , que o programa VISÃO ESPÍRITA TV apresenta a partir de 09 de Junho. Neste programa você assiste também importantes reflexões e relatos de vida contados por ALCIONE GIACOMITTI- Escritor , Conferencista Holístico e Futurista. Veja os horários abaixo.

-------------------------------------------------  
 

                                                                                             "O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO CONHECIMENTO" este é o tema do
                                                                                               16º ENCONTRO DE ESPIRITISMO DE JACAREÍ, de 07 a 09 de Junho/2019.
                                                                                                                  Excelente programação.   Não deixe de assistir! 
                                                                                                Veja o cartaz pelo link :    http://vivenciaespirita.com.br/encontro-de-jacarei/   

 

______________________

                                                                                            
VISÃO ESPÍRITA TV - HÁ 9 ANOS DIARIAMENTE NA TELEVISÃO E NA INTERNET
                                                                                              DIAS E HORÁRIOS NA TELEVISÃO COM PROGRAMAS DE 30 MINUTOS
                                                                                                         pelo Canal 04 (Digital)  - Rede  TV NET - TV CIDADE JACAREÍ
                                                                                                          para São José dos Campos,  Jacareí, Sta. Branca e Caçapava.  
                                                                                                                                   DIAS E HORÁRIOS : 
                                                                                                                               DOMINGO: 10H  , 17h e 20h
                                                                                                                SEGUNDA : 19H  -      TERÇA  e    QUARTA: 17h
                                                                                                                   QUINTA: 22H ---  SEXTA: 19H  e SÁBADO: 20
                                                                                                                                      NA INTERNET:
                                                                                                        MUITOS QUADROS E PROGRAMAS ANTERIORES PELOS LINKS:  
                                                                                                      CANAL YOUTUBE : https://www.youtube.com/user/visaoespirita/vi
                                                                                                                                                          e
                                                                                                                                 FACEBOOK:  Visão Espírita
              
                                                                                                                                          ABRAÇOS FRATERNOS
                                                                                                                                      EQUIPE VISÃO ESPÍRITA TV


(Informações recebidas em email de VisaoEspiritaTv [[email protected]])

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 559

TRÊS LAGOAS/MS – 10 A 17/JUNHO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 Água Fria / Água Rsa / Bela Vista / Campo Belo / Carandiru / Casa Verde /

 Cohab José Bonifácio / Jabaquara / Jaçanã / JD Brasil / JD Previdência /

Lapa / Liberdade / Parada Inglesa / Penha /Santana / São João Clímaco /

Saúde / Tatuapé / VL Aricanduva / VL Aurora / VL Baruel / VL Constança /

VL Esperança / VL Formosa / VL Mariana / VL Matilde / VL Ré

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / Analândia  / Aparecida D’Oeste / Araçatuba / Araraquara / Arujá /

Assis / Balsamo / Bauru / Birigui / Boituva / Cafelândia / Campinas /

Cândido Mota / Carapicuiba / Catanduva / Cerquilho / Cotia / Cubatão /

Eldorado

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fartura / Fernandópolis / Franca / Getulina / Guararapes / Guarulhos / Ilha Solteira/

Itatiba / Itu / Jacupiranga / Jales / Jaú / Lins / Macaubal / Marinópolis / Matão /

Mauá / Mogi das Cruzes / Neves Paulista / Nhandeara / Nova Odessa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Osasco / Osvaldo Cruz / Palmital / Pariquera – Açu / Pederneiras / Penápolis /

Piracicaba / Pirassununga / Piratininga / Poá / Presidente Prudente /

Presidente Venceslau / Promissão / Regente Feijó / Registro / Ribeirão Pires /

Ribeirão Preto / Sales / Salto / Santa Fé do Sul / Santo Anastácio / Santo André /

Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Carlos / São Joaquim da Barra / São José do Rio Preto /

 São José dos Campos / São Vicente / Sorocaba / Taboão da Serra / Taquaritinga /

Teodoro Sampaio / Tupã / Ubatuba / Votuporanga

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Avelar / Bangu / Barra da Tijuca / Centro / Colégio /

Conrado / Copacabana / Engenheiro Paulo de Frontim / Gov. Portela /

Grajaú / Guadalupe / Jacarepaguá / Leblon / Maracanã / Meier /

Miguel Pereira / Morro Azul / Paty Alferes / Recreio dos Bandeirantes

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Araruama / Cabo Frio / Maricá / Niterói / Penedos /

Resende / Valença

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

MINAS GERAIS > Abadia dos Dourados / Araguari / Belo Horizonte /

Betim / Contagem / Coromandel / Estrela do Sul / Ituiutaba / Sete Lagoas /

Uberlândia / Visconde do Rio Branco

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Cascavel / Curitiba / Londrina

RIO GRANDE DO SUL > Glorinha / Pelotas / Porto Alegre

SANTA CATARINA > Florianópolis / Indaial / Joinville / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília

GOIÁS > Catalão / Ceres / Goiânia / Ipameri

MATO GROSSO > Cuiabá

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande / Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > Feira de Santana

PERNAMBUCO > Caruaru / Recife

SERGIPE > Aracaju

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza / Tianguá

PARAÍBA > Campina Grande

PIAUÍ > Teresina

RIO GRANDE DO NORTE > Natal

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > Belém

TOCANTINS > Palmas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

AUSTRIA > Stein

ESTADOS UNIDOS > Boca Raton / Chantilly / Malden /

Nova Iorque / Peabody

INGLATERRA > Bournemouth / Londres

PORTUGAL > Açores / Águeda / Amadora / Aveiro / Évora / Sines /

SUIÇA > Winterthur / Zuric

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

 

 Arraiá Solidário no GEPAR

Niterói, RJ

https://wix.to/L0A1Aao

 

 Paul Gibier

(09-10-1851/ 06-1900)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/Dr._Paul_Gibier.png

 

Paul Gibier

 

Paul Gibier (1851 - 1900) foi um médicobacteriologistanaturalistapsicólogo e fisiologista francês, tendo estudado a fundo, embora sem se converter, a parte prática do Espiritismo.

Biografia

Discípulo de Louis Pasteur, foi naturalista do Museu de História Natural da França.

Foi Diretor do Pasteur Institute of New York, nos Estados Unidos da América.

Interessou-se pela pesquisa dos fenômenos espíritas em 1885, tendo encontrado uma médium notável na pessoa da Sra. Salmon, com quem conduziu pesquisas por dez anos, tanto no seu laboratório em New York, quanto em seu país natal, a França.

Tendo estabelecido a realidade dos fenômenos, tentava trazer a médium à Inglaterra, França e Egito, sob um contrato de três anos, quando um acidente fatal pôs fim ao projeto: foi morto por um cavalo em fuga. Na noite anterior, havia sonhado que passeava sózinho de charrete, quando foi lançado da mesma, vindo a morrer. Tendo contado o sonho à sua esposa, riu-se dos receios dela.

Sobre os fenômenos espíritas, que observou, afirma em sua obra "Análise das Coisas" que:

"...podemos ter provas materiais da existência da alma. Este fato não deixa dúvida alguma no meu Espírito: a ciência poderá estudar d'ora em diante, quando quiser, o terceiro elemento constitutivo do Macrocosmo, como estuda outros dois elementos, que ela compreende então muito melhor, isto é, a matéria e a energia."

 

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Gibier)

 

LEIA MAIS SOBRE PAUL GIBIER ACESSANDO:

https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Gibier

 

 

No exercício profissional

 

Deus conduz nossas vidas com sabedoria e amor.

Tudo de que necessitamos para o êxito nos chega em tempo.

Isso foi o que, depois de anos, descobriu Marcela.

Revoltada por precisar trabalhar, desde muito cedo, não conseguia entender o porquê de muitas situações em sua vida.

Adolescente, se tornou babá de um pequenino, em meio período, depois da escola.

Mais tarde, trocou essa função pela de empregada doméstica, tarefa em que se manteve até o matrimônio, quando passou a cuidar da própria casa.

Como precisasse colaborar com a renda familiar, tendo um filho pequeno, ela se sentiu obrigada a fazer salgadinhos para vender.

Depois, conseguiu trabalho como teleoperadora. Um sentimento, no entanto, era sempre o mesmo: nada daquilo era o que desejava fazer.

Optou por continuar os estudos e adentrou a Universidade, cursando Psicologia, no qual, finalmente, sentiu que eram valorizados os seus talentos.

Todavia, guardava certa mágoa pelos trabalhos que tivera, anteriormente.

Em um de seus momentos difíceis foi conversar com uma professora em quem confiava, e expôs seus conflitos.

Analisada a situação, a professora propôs que ela passasse em revista detalhada seu passado, e pensasse no que aprendera em cada profissão que exercera.

E Marcela relatou que como babá aprendera a cuidar de criança e observar o seu desenvolvimento.

Como empregada doméstica, aprendera a cozinhar, limpar, lavar, passar a ferro.

Fazendo salgadinhos aprendera a administrar o dinheiro, e a lidar com pessoas diferentes.

Como teleoperadora, conhecera muita gente, melhorara a sua conversação e aprendera, principalmente, a escutar.

A professora, que a ouvira, com interesse, lhe perguntou, então: Você não percebeu que todas essas profissões estavam lhe preparando para o sucesso na área da Psicologia?

Ser babá lhe adiantou, na prática, um ponto básico, considerando que o curso que frequenta estuda esse período da vida humana.

Enquanto empregada doméstica, você se preparou para cuidar de sua própria casa. Também a respeitar os desejos e vontades dos outros.

Como vendedora de salgadinhos, aprendeu a lidar com pessoas diferentes e com o dinheiro, uma tarefa que nos acompanha a vida toda.

Como teleoperadora aprendeu a escutar, que é ponto primordial no exercício da Psicologia.

Marcela não teve opção senão concordar e concluir: É verdade!

*   *   *

O exercício de tarefas nos são sempre importantes.

Trabalho útil é sempre trabalho abençoado que nos prepara para a vida.

Todo trabalho que produz o bem e o belo tem seu valor.

Tanto o trabalho braçal como o trabalho mental são talentos que Deus nos concede para colaborarmos com o próximo e em prol do nosso melhoramento.

Não existe profissão mais ou menos digna. Somos nós que valorizamos aquela em que nos encontramos, com nossa forma de executá-la.

Pensemos: o que seria da salubridade do mundo sem os lixeiros?

O que seria do centro cirúrgico sem quem se encarregasse da sua assepsia e dos instrumentos?

Não importa a profissão, mas sim a dedicação com a qual a exercemos.

Redação do Momento Espírita,
com base em fatos.
Em 8.6.2019.

 

 (Copiado do site Feparana)

File:Cassatt Mary Nurse and Child 1896-97.jpg

Babá e criança. Pastel por Mary Cassatt

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cassatt_Mary_Nurse_and_Child_1896-97.jpg

File:Cassatt Mary Nurse Reading to a Little Girl 1895.jpg

Babá lendo para uma menina. Pastel de Mary Cassatt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cassatt_Mary_Nurse_Reading_to_a_Little_Girl_1895.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]