Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 04 de maio de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/04-05-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/03-05-2019.htm

02-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/02-05-2019.htm

01-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/01-05-2019.htm

30-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/30-04-2019.htm

29-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/29-04-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Monumento aos mortos. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

monumento aos mortos do cemitério de Père-Lachaise é obra do pintor e escultor Albert Bartholomé , inaugurado emr de Novembro de 1899depois de doze anos de trabalho.

Este monumento é dedicado a todos os mortos sem distinção; Três outros monumentos a mortes de militares já haviam sido erguido em memória de soldados que morreram durante o cerco de Paris (1870) (divisão 64), em memória da Guarda Nacional do Sena morto em combate Buzenval 19 de janeiro de 1871 (Divisão 72) e em memória dos Defensores de Belfort(Divisão 54)

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Monument_aux_morts_du_P%C3%A8re-Lachaise

Túmulo de Eugène Delacroix no Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.,

Jesus crucificado. Óleo em painel por Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eug%C3%A8ne_Delacroix_Christ_on_the_Cross_(sketch)_1845.jpg

 

Túmulo de Pierre Gaetan Leymarie. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Busto de Allan Kardec em seu dólmen no Cemitério Père Lachaise. Paris França. Foto Ismael Gobbo

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Instruções dos Espíritos.  A Lei de Amor

 

10. Meus caros condiscípulos, os Espíritos aqui presentes vos dizem, por meu intermédio: “Amai muito, a fim de serdes amados.” É tão justo esse pensamento, que nele encontrareis tudo o que consola e abranda

as penas de cada dia; ou melhor: pondo em prática esse sábio conselho, elevar-vos-eis de tal modo acima da matéria que vos espiritualizareis antes de deixardes o invólucro terrestre. Havendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, uma certeza tendes: a de caminhardes para Deus, vendo realizadas todas as promessas que correspondem às aspirações de vossa alma. Por isso, deveis elevar-vos bem alto para julgardes sem as constrições da matéria, e não condenardes o vosso próximo sem terdes dirigido a Deus o pensamento.

Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que  acabrunham seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis, dentro de certo período, em mundos mais adiantados; e os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, destinados a se elevarem ao infinito. Assim, não podeis recusar

aos vossos irmãos o que Deus liberalmente vos outorgou, porquanto, de vosso lado, muito vos alegraria que vossos irmãos vos dessem aquilo de que necessitais. Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça. Crede que esta sábia exortação: “Amai bastante, para serdes amados”, abrirá caminho; revolucionária, ela segue sua rota, que é determinada, invariável. Mas já ganhastes muito, vós que me ouvis, pois que já sois infinitamente melhores do que éreis há cem anos. Mudastes tanto, em proveito vosso, que aceitais de boa mente, sobre a liberdade e a fraternidade, uma imensidade de ideias novas, que outrora rejeitaríeis. Ora, daqui a cem

anos, sem dúvida aceitareis com a mesma facilidade as que ainda vos não puderam entrar no cérebro.

Hoje, quando o movimento espírita há dado tão grande passo, vede com que rapidez as ideias de justiça e de renovação, constantes nos ditados espíritas, são aceitas pela parte mediana do mundo inteligente. É que essas ideias correspondem a tudo o que há de divino em vós. É que estais preparados

por uma sementeira fecunda: a do século passado, que implantou no seio da sociedade terrena as grandes ideias de progresso. E, como tudo se encadeia sob a direção do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas virão a encerrar-se na permuta universal do amor ao próximo. Por aí, os Espíritos encarnados, melhor apreciando e sentindo, se estenderão as mãos, de todos os confins do vosso planeta. Uns e outros reunir-se-ão, para se entenderem e amarem, para destruírem todas as injustiças, todas as causas

de desinteligências entre os povos. Grande conceito de renovação pelo Espiritismo, tão bem exposto em

O livro dos espíritos; tu produzirás o portentoso milagre do século vindouro, o da harmonização de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação deste preceito bem compreendido: “Amai bastante, para serdes amados.” – Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.)

 

Yeda Hungria (E), de Niterói, RJ,  em Paris, França. Rue Sainte-Anne 59:

Galeria (passage)  de acesso ao apartamento de Kardec e local de funcionamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Foto do arquivo de Yeda Hungria.

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

 

Contabilidade e destino

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nascer E Renascer. Lição nº 01. Página 19.

 

Observemos um instituto bancário em suas operações rotineiras.

Todo cliente em dificuldade nele comparece, rogando certos favores.

Vemos aí aqueles que por excessivamente comprometidos, requisitam mais vastos suprimentos, buscando a solução de grandes contas em mais amplo setor de serviço; os que solicitam a reforma dos títulos que não podem pagar no dia justo; os que suplicam moratória adequada às aflições que atravessam; e os que se decidem a aceitar juros pesados e escorchantes, na tentativa suprema de liquidar os débitos que contraíram em outros campos de expectativa e de ação.

Todos lutam e sofrem, condicionados aos regulamentos a que se sujeitam, trabalhando pela quitação que lhes devolverá o nome à respeitabilidade devida.

Assim, também, na Contabilidade Divina, todos nós, no balanço de antigos débitos, imploramos essa ou aquela providência consentânea com as nossas necessidades.

Há quem peça a provação da riqueza para desvencilhar-se de pesados grilhões nos círculos da economia terrestre e há quem rogue penúria, buscando aprender como se deve agir na fartura.

Há quem suplique doenças do corpo para valorizar a saúde e há quem solicite saúde para estender assistência aos enfermos dos quais se fez devedor.

Há quem exore mutilações e defeitos no campo físico para reconquistar a felicidade na vida imperecível e há quem advogue para si mesmo a concessão de harmonia corpórea para a realização de tarefas determinadas em benefício dos outros.

Há quem se proponha a receber um cérebro claro e forte para servir aos ignorantes e há quem peça um cérebro frustrado para restaurar-se, através da humildade e da dor, perante o próprio destino.

Se já te conscientizaste quanto à grandeza da Criação, confere os talentos e as inibições que te assinalam e por eles compreenderás de que tarefa mais alta a vida te incumbe no curto espaço da existência terrestre, porque facilidade ou obstáculo, ouro fácil e recurso difícil, raciocínio pronto e idéia tardia, são empréstimos da Providência Divina, com tempo exato para o acerto preciso em nosso próprio favor, diante das Leis de Deus.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

File: Pieter Bruegel, o Velho - The Cripples.JPG

Os aleijados. Óleo no painel de Pieter Bruegel, o Velho.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Cripples.JPG

 

Programação do CEAK

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Casinha Casagrande [[email protected]])

 

Informações do

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

 

 13th U.S. Spiritist Symposium 
May 4th, 2019 (9 am - 6:15 pm)
Union, NJ

PROGRAM

The event can be followed live through:

1. The U.S. Spiritist Federation Facebook's page at 
https://www.facebook.com/USSFederation/
  

2. Web Radio:
Spiritist Radio at 
http://www.spiritistradio.com  

3. Also through the United States Spiritist Federation YouTube Channel at 
https://www.youtube.com/channel/UCr13BgBoKaMxB8267fBmjOw



 

 

 

 

Vídeo de palestra com Júlia Nezu

Londres, Reino Unido

 

“O que é e o que não é espiritismo”

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/1948157488793925/permalink/2375855772690759/

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Palestra Musical no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

Palestra Musical. Livre. Com Ricardo E Eduardo

 

 

TERÇA-FEIRA,  14-05-2019, ÀS 19H30MIN.

RUA MAURO 76, PRÓXIMO DO METRO SAÚDE

 

 

(Com informações de Lu Abrahão)

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

 

Você também anda cansado de tanta notícia ruim? Já leu a reflexão que publicamos na última edição do Correio Fraterno?

Estávamos justamente pensando nisso, quando recebemos um texto muito interessante do pesquisador Ademir Xavier sobre "O prazer de propagar o escândalo": www.bit.ly/2XYbbM0

O texto acabou sendo capa da edição 487, porque comenta sobre o tempo que a gente gasta com o noticiário do momento e se comove com os dramas, desgraças e análises pessimistas, destilados todos os dias por inúmeros meios de informação.

"Em parte, esses resumos diários, excessivamente ruidosos e carregados de infortúnios alheios, revelam um excesso de sensacionalismo, potencializado pelo alcance e rapidez das mídias sociais, dos meios de comunicação digital em um mundo cada vez mais conectado. Nunca foi tão fácil e rápido noticiar!", comenta Ademir.

Você vai ficar sabendo como pode lidar melhor com isso.

Segundo Ademir, um verdadeiro exército de jornalistas bombardeiam todos os dias as pessoas com informações, na sua maioria sem qualquer utilidade prática, mas que servem para definir a pauta do ânimo de cada dia.

Vale a pena ler e refletir: www.bit.ly/2XYbbM0

Espero que você goste. Até a próxima!

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

 

 

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rádio Palermo

WEB

 

rádio web www.radiopalermo.com.br

 

 

 

(Com informações de rádio web www.radiopalermo.com.br)

 

24º. Mês Espírita de

Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

CIPEI 2019

 Santos, SP

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

2º. Festival de Arte Espírita Infanto Juvenil

Blumenau, SC

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Seminário de Atendimento Fraterno

Itapevi, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

1º. SEME ARTE

Itanhaém, SP

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Informações da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/2191415980955406/

 

 

 

(Com informações de Roseli Adorni)

 

Palestras com Artur Valadares

Santo André e São Caetano, SP

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

Palestra com Moacir Costa Lima

Embu das Artes. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Palestras no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

Informativo Espírita Extra

Três Lagoas, MS  

INFORMATIVO ESPÍRITA EXTRA

2/MAIO/2019
UM EVENTO SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

VEJA EM: https://infopanespirita.wordpress.com/


ENVIE EVENTOS:
[email protected]

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 Bela Vista / Cidade Ademar / JD Brasil / JD Patriarca / Penha /

 Santana / Vila Aricanduva / Vila Carrão / Vila Rio Branco

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Araçatuba / Bertioga / Campinas / Cândido Mota / Duartina /

 Embu das Artes

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 

General Salgado / Guaraci / Guarujá / Guarulhos / Jaú / Leme /

 Marilia / Monte Alto / Neves Paulista / Nipoã / Nova Odessa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

 

Pederneiras / Pedro de Toledo / Pongaí / Ribeirão Preto / Rio Claro /

Riolândia / Santo André / Santo Antonio da Posse / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

 

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul /São Carlos /

São Simão / Tambaú / Ubatuba

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Barra / Bento Ribeiro / Praia de Copacabana /

Taquara / Tijuca

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Barra Mansa / Cabo Frio / Mesquita / Niterói /

 Rio das Ostras / São Gonçalo / São João do Meriti /

 São Pedro da Aldeia / Volta Redonda

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Castelo

 

MINAS GERAIS > Araxá / Contagem / Frutal / Itapagibe / Itapecerica /

 Pequi / Sete Lagoas / Venda Nova / Vespasiano

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Curitiba / Foz de Iguaçu / Londrina

 

SANTA CATARINA > Blumenau / Florianópolis / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > Mata de São João / Paulo Afonso / Salvador

 

PERNAMBUCO > Caruaru

 

SERGIPE > Itabaiana

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

PARAÍBA > João Pessoa

RIO GRANDE DO NORTE > Parnamirim

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > Macapá

AMAZONAS > Manaus

RORAIMA > Boa Vista

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ESTADOS UNIDOS > Boca Raton / Mount Vernon / Newark /

Orlando / Palm Beach

 

INGLATERRA > Stockwell

PORTUGAL > Aveiro / Caldas da Rainha

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

 

 

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

Edição 330 - 03 de maio de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Fim de semana com apresentações musicais e palestra de Mayse Braga

Começa a Campanha do Agasalho na Comunhão Espírita

Chico Xavier e Allan Kardec: histórias que encantam

Como um obsessor pode nos ajudar no autoconhecimento?

Conversando com Mayse: E a vida continua

Presidente da Comunhão participa de sessão solene na Câmara

Você critica os outros?

Como podemos nos preparar para o desencarne?

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Com fé e alegria

 

Paulo de Tarso, chamado Apóstolo dos gentios, reconhecendo não poder atender, pessoalmente, a todas as comunidades nascentes do Cristianismo, escreveu-lhes cartas.

Nelas, orientava aqueles grupos a respeito de como deveriam realizar a tarefa da divulgação do Evangelho de Jesus, tanto quanto estendia a solidariedade, enviando mensagens de encorajamento.

Dirigindo-se aos Filipenses, escreve dizendo da saudade dos amigos, a quem assegura amar.

E tece versos de verdadeira poesia em torno da alegria, rogando a todos que se mantenham fiéis ao Senhor da Vida.

Alegrai-vos sempre no Senhor. E novamente vos afirmo: alegrai-vos! 

Seja a vossa amabilidade conhecida por todas as pessoas. Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração.

E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. 

Conclui os seus escritos àqueles servos de Jesus, convidando-os a louvar por tudo que for bom, verdadeiro, honesto.

Em síntese, traça um roteiro de vida, no qual não falta dizer das necessidades e dificuldades que todos padecemos.

Externa sua gratidão por terem sido atenciosos para com ele. Afinal, quem não precisa de cuidados, neste mundo?

Alguns de nós, às vezes, nos acreditamos autossuficientes, sem necessitar de outros. Temos problemas, mas não dizemos a ninguém porque pensamos em tudo resolver a sós.

No entanto, os grandes Espíritos, que andaram pela Terra, nos exemplificam que todos necessitamos uns dos outros. É da lei de sociedade. É da lei de amor.

O Apóstolo de Tarso ainda afirma, em sua carta, que não se acredita um necessitado, porque aprendeu a viver satisfeito em toda e qualquer circunstância.

Sabe o que é passar necessidade e o que é viver na fartura. Aprendi, escreve ele, o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome.

Tendo muito ou passando privações. E afirma a sua fé, que isso tudo proporciona: Tudo posso nAquele que me fortalece.

Mas enfatiza agradecimentos pelo que os amigos lhe enviaram, uma doação que ele diz ter recebido como oferta de aroma suave.

Quantas lições para os dias atuais. Para as nossas vidas. Um convite à fé. Um convite à alegria. Também à gratidão.

Sabermos ser gratos por tudo que temos. Ou pelo que nos falta.

Pelos amigos que nos suprem tantas necessidades, nos enxugam lágrimas, nos oferecem o ombro amigo em dias de tempestade.

Sermos alegres pelo dia de sol, pela flor que desabrocha, pela cachoeira que se precipita das alturas, quase ensurdecedora.

Sermos alegres por termos despertado no corpo de carne mais uma vez. Pelo alimento que saboreamos. Por tantas pequenas coisas.

Um sorvete. O animal que vem ao nosso encontro, nos saudando.

Pela casa que temos, grande, média ou minúscula. Mas um lugar para voltar.

Um lar onde nos aguardam nossos amores: pais, esposos, filhos, irmãos. Ou simplesmente um cão.

Aprendamos a viver com fé e alegria. O dia apenas desperta. Tentemos.

 Redação do Momento Espírita, com base
na 
Epístola aos Filipenses, cap. 4.
Em 3.5.2019.

 (Copiado do site Feparana)

Paulo, o apóstolo. Óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_the_Apostle#/media/File:Saint_Paul,_Rembrandt_van_Rijn_(and_Workshop%3F),_c._1657.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]