Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 30 de maio de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/30-05-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/29-05-2019.htm

28-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/28-05-2019.htm

27-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/27-05-2019.htm

25-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/25-05-2019.htm

24-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/06-08-2018_arquivos/image033.jpg

Os reservistas. Óleo sobre tela de Pierre Georges Jeanniot. Exposto no Museu das Armas em Les Invalides.

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019_arquivos/image013.jpg

Napoleão Bonaparte por Jacques-Louis David

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte#mediaviewer/File:Napoleon_in_His_Study.jpg 

 

 

Napoleão Bonaparte (em francêsNapoléon BonaparteAjaccio15 de agosto de 1769 – Santa Helena5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses[1] de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa. 

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

 

Arquivo: Austerlitz-baron-Pascal.jpg

A Batalha de Austerlitz, 2 de dezembro de 1805. Retratando Napoleão.  Óleo sobre tela de François Gérard.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Austerlitz-baron-Pascal.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/06-12-2018_arquivos/image022.jpg

Rosas em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Aos invés de imagens de irmãos suicidas publicamos  rosas  de Jerusalém.

 

 

Renovação

 

Pelo Espírito Hilário Silva.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Almas em Desfile. Lição nº 06. Página 34.

 

Suspirava pela nomeação para o cargo público que lhe daria quarenta mil cruzeiros por mês. Conquistara o diploma de bacharel.

Numa noite, acalentando o desejo de instituir várias obras de beneficência em favor da Humanidade sofredora, Raimundo Perez orava, extático. Queria subir. Desvencilhar-se do corpo físico. Entraria em contato com a esfera superior e formularia a súplica que acalentava no íntimo.

Aspirava ao título de benemérito no campo da doutrina que professava. Mas precisava de dinheiro. Muito dinheiro...

Quem sabe? Somente os Espíritos superiores poderiam dissolver as dificuldades que se lhe antepunham ao grande intento, e pensava: - “Nomeado com os vencimentos de quarenta mil cruzeiros mensais, poderia encontrar o necessário começo... Em seguida, ganharia influência, atrairia poderosos, escalaria a montanha do ouro e granjearia importância política para cumprir a missão...”

Embalado em deliciosas miragens, Raimundo Perez dormiu e viu-se efetivamente desligado da máquina corpórea. Reconheceu-se subindo, subindo... até que se viu em amplo salão, à frente de nobre instrutor que o recebeu entre bondoso e severo. A breves momentos inteirou-se de toda a situação. Alcançara grande instituto do Plano Superior, que supervisionava várias tarefas espíritas na esfera dos homens.

Contudo, não era ali o único visitante. Em torno, enorme multidão. Muitas vozes, muita gente. Alguém, mais categorizado que ele mesmo para pedir, ergueu-se diante do benfeitor e, com sublime sinceridade, rogou informes sobre a razão de tantos fracassos entre os companheiros do Espiritismo, na Terra.

Era um missionário da verdadeira fraternidade, buscando piedosamente recursos de amparo moral para os próprios irmãos na fé.

Ninguém ousou adiantar-se-lhe aos rogos.

A petição era comovente demais para que outros requerimentos lhe tomassem a dianteira.

Foi então que o generoso mentor tomou a palavra e falou com franqueza: - Com base em inúmeros dados estatísticos colhidos junto aos nossos companheiros na Terra, podemos esclarecer que grande número dos profitentes do Espiritismo, na carne, tem fracassado devido às seguintes atitudes:

- Querem dinheiro e dominação...

- Querem autoridade e influência...

- Querem saúde física perfeita...

- Querem a compreensão alheia integral...

- Querem as mais altas concessões da mediunidade, sem esforço para obtê-las...

Tudo isto porque se esquecem de que, na Terra, devemos estar cientes do ensino de Jesus, que afirmou categórico, quando esteve na carne: - “Meu reino não é deste mundo.”

O benfeitor teceu ainda algumas considerações sobre o tema e, ao acabar de falar, Raimundo sentiu-se desamparado em si mesmo. Guardava a sensação de quem via o solo a fugir-lhe dos próprios pés. E sentindo-se cair... do alto, de muito alto... E acordou.

Identificara-se, mas visceralmente transformado. Conservava a impressão de prosseguir envergonhado de si mesmo.

Acompanhou a mãezinha ao mercado, ajudando-a, prestativo. Não mais falava na sua nomeação com o entusiasmo anterior, e a palavra dinheiro passou a ter, para ele, importância bem secundária.

À vista de tudo isto, D. Conceição, a genitora, chamou os dois filhos mais velhos a longa conversação e assentaram juntos que um psiquiatra devia ser consultado. Anotando a súbita renovação de Raimundo, todos os familiares julgaram que o pobre rapaz ficara perturbado da razão.

 

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/24-02-2018_arquivos/image010.png

Francisco Cândido Xavier. Médium espírita exemplar.

 

Chico Xavier psicografando no programa Pinga Fogo

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Pq4s8otVhFk

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/24-02-2018_arquivos/image013.png

Jerônimo Mendonça. Espírita exemplar.

 

Video de palestra por Jerônimo Mendonça “O gigante deitado”.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HGuKERdXWOI

 

 

Paulo: “Leão de Deus” e cultivador do Evangelho

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

Na história do Cristianismo há um vulto marcante: Agostinho de Hipona (Séc. IV-V), que enquanto jovem lutava contra suas fraquezas morais e sentindo-se com a consciência abalada pela sua situação, repentinamente escuta uma voz infantil que lhe dizia em latim: “Toma, lê...” Levantou-se e buscou um manuscrito da Epístola aos Romanos, que tocou profundamente a sua alma e que foi o toque decisivo para sua transformação e conversão.1

Tempos depois, Agostinho anotou, referindo-se a Paulo de Tarso: “Pois ele foi um verdadeiro leão vermelho, o grande leão de Deus”.1

A ação e as Epístolas de Paulo de Tarso mereceram comentários elogiosos do reformador João Calvino (Séc. XVI); de Lutero, líder reformista do século XVI; de autores católicos clássicos como Ernest Renan (Séc.XIX) e Daniel Rops  (Séc. XX).1

Provavelmente Paulo seja o vulto cristão que seja objeto da maior quantidade de livros e de estudos.

Na literatura espírita a monumental obra Paulo e Estêvão, do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier é a mais destacada e citada. Desta obra destacamos a definição do Autor Espiritual: “Paulo de Tarso foi um homem intrépido e sincero, caminhando entre as sombras do mundo, ao encontro do Mestre que se fizera ouvir nas encruzilhadas da sua vida.”2

As Epístolas de Paulo representam um marco de pioneirismo na literatura cristã.

Recentemente, Frederico Lourenço, pesquisador e professor de Estudos Clássicos, Grego e Literatura Grega da Universidade de Coimbra, tradutor de várias obras a partir do grego e um dos grandes especialistas de nossa época sobre a Bíblia em versão grega, ratificou que quando Paulo foi sacrificado os únicos textos do Novo Testamento que já tinham sido escritos eram desse apóstolo. “[...] todos os demais textos foram escritos depois da morte de Paulo; nem sequer os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João tinham sido escritos.” Até então existiam “anotações”...3

O apóstolo Paulo foi o maior divulgador e o principal consolidador do cristianismo. Concordamos com a opinião de muitos autores de que sem Paulo não teríamos o movimento cristão. Sempre fiel aos ensinos de Jesus, destemido e com perfil estoico, aliás influência filosófica que recebeu na infância em juventude na sua terra natal, de influência helênica.

Todos esses fatos nos estimularam a elaborar uma obra simples e objetiva, com ênfase nos ensinos morais do Apóstolo: Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo.4

Mas independentemente dessas questões, Paulo é foco de inúmeras homenagens e reconhecimentos no mundo. Eis algumas: a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, onde se encontram os restos mortais do Apóstolo no subterrâneo da mesma; a Catedral de São Paulo, em Londres, projetada pelo famoso arquiteto britânico Sir Christopher Wren (séc. XVII e XVIII) e que é sede do bispado de Londres, da Igreja Anglicana. Em nosso país, denomina a grande metrópole do Hemisfério Sul e o Estado de São Paulo, que foi objeto de mensagem de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, e, também de comentários deste ao receber o título de “Cidadão Paulistano” (1972).5 E a poucos metros do Pátio do Colégio que deu origem à cidade, há um monumento do Apóstolo, junto ao “marco zero”, na Praça da Sé em São Paulo.

Se Agostinho o designou de “leão de Deus”, Emmanuel define: “O convertido de Damasco foi o agricultor humano que conseguiu aclimatar a flor divina do Evangelho sobre o mundo.”4 Duas facetas típicas de Paulo de Tarso!

Referências:

1)              Carvalho, Antonio Cesar Perri. O grande leão de Deus. Revista Internacional de Espiritismo. Ano XCIV. No. 2. Edição de março de 2019. P. 79-80.

2)              Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Paulo e Estêvão. Brasília: Ed. FEB. 2012. 488p.

3)              Lourenço. Frederico. Novo Testamento: apóstolos, epístolas, apocalipse. Vol.1. São Paulo. Companhia das Letras. 2018. 609p.

4)              Carvalho, Antonio Cesar Perri. Epístolas de Paulo à luz do espiritismo. 1.ed. Matão: O Clarim. 2016. 188p.

5)              Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões. Capivari/São Paulo: EME/USE-SP. 224p.

(*) – Foi presidente da USE-SP e da FEB.

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/paulo-leao-de-deus-e-cultivador-do-evangelho/

 

Catedral de São Paulo, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Leia sobre a Catedral de São Paulo- Londres.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S%C3%A3o_Paulo_(Londres)

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/16-02-2019_arquivos/image008.jpg

Estátua do São Paulo. Praça da Sé. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/0bad1d35-ff21-45ba-9997-341e7bfcd807.png

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete
 

 

 

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/2c1ecd2d-47dd-44ca-a366-9118aa9a8ad3.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/26ddc945-6af9-4cd3-bf91-163e0c5a0888.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/bd6ba959-fa47-4c96-a2db-3752f3bef73a.png

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/035cf89b-6192-4a61-a1bf-c2d8b68301ad.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/68e57c18-7b2c-4610-8aa3-76a87d0593d2.jpg

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/72fc05b7-a6a1-404a-9ee7-ba2ad97aff50.jpg

 

 

Divaldo Franco na Europa

Roma, Itália

 

28 de maio de 2019

Na tarde desta terça-feira, Divaldo Pereira Franco e Juan Danilo Rodríguez Mantilla, estiveram visitando a pequena sede do Grupo di Roma Allan Kardec - GRAK, em Roma, onde foi possível a convivência saudável e renovadora entre os trabalhadores espíritas que ali labutam. Foram momentos enriquecedores, pois em um primeiro momento, Juan Danilo abordou a temática do amor, afirmando que todos estão nas mãos do amor. Corroborando, discorreu sobre o seu próprio exemplo, que órfão de pai e mãe, contou com o amor de uma terceira pessoa, uma vovozinha amorosa que lhe acolheu como filho amado. Dr. Juan Danilo também evidenciou o quanto é importante amar a si mesmo para poder amar aos outros, questionando: Embora estando nas mãos do amor, nós amamos?

Reflexionando sobre a Doutrina Espírita, esclareceu que o Espiritismo é uma poderosa filosofia que auxilia o ser humano a elevar as sensações através da razão, em primeiro lugar, seguido pelos sentimentos. Outro ponto destacado foi a intuição, que é a porta de entrada da mediunidade, que necessita ser treinada, com dedicação e disciplina. Abordou, com a mesma ênfase, a questão 132 de O Livro dos Espíritos, referente à Reencarnação, e com muita habilidade discorreu sobre o amor de Deus a todas as suas criaturas, asseverando que as provas e as expiações são ações propiciadoras da evolução do Espírito no estágio em que ainda se encontra.

Na sequência, Divaldo Franco narrou a belíssima história, real, contida na autobiografia de Elizabeth Gladich. É a história emocionante e altamente comovente de Elisabeth, a Calhandra e Madame Schumann-Heink, o maior contralto que a humanidade jamais teve. A narrativa, com incrível riqueza de detalhes, teve o dom de emocionar todos os presentes. Aproveitando o clima de emoção que tomou conta dos presentes, Divaldo Franco, com a habilidade de quem está acostumado com as questões que afligem o ser humano, afirmou que Deus disse a cada um de nós, vai e serve, abre as portas do teu coração ao serviço no bem, se possível, ajuda a trazer Deus ao coração de quem não O conhece ou O abandonou. Nossas vidas, asseverou o servidor de Jesus, não devem ser vazias, inúteis, nós estamos na terra para servir, cada qual dentro de suas possibilidades, somos de certa forma, as mãos de Deus.

Finalizando o singelo encontro, no trabalho de auxiliar na renovação dos que ali estavam, Divaldo Franco fez uma significativa comparação, afirmando que Roma possui alguns dos mais suntuosos templos da humanidade, no entanto, ali estavam, em um pequeno grupo de espíritas, em uma minúscula sala, que faz lembrar, por analogia, a pequena e humilde manjedoura que abrigou o Rei Solar, Jesus.

As emoções envolveram todo o ambiente, todos visivelmente emocionados, não continham a alegria do reencontro, que logo foi encerrado com sentida oração, porque aquele que semeia, saiu e prossegue semeando, e, nesta quarta-feira, muito cedo a estação de trens de Roma já irá encontrar o dedicado trabalhador e pacifista Divaldo Franco se dirigindo à cidade de Milão, Itália, juntamente com os amigos que o acompanham nesta meritória e profícua atividade de divulgação do Espiritismo.

Texto: Ênio Medeiros

Fotos: Jaqueline Medeiros

Adaptação e revisão: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Palestras e Eventos na FEESP

São Paulo, SP

 

 

 

(Recebido em email de Regina Bachega)

 

Evangelho no lar virtual

Acesse nos links

Evangelho no lar virtual - As três revelações: Cristo - ESE, Cap I, itens 3 e 4

https://www.youtube.com/watch?v=IFgKoCCS7UE&feature=you

 

Para receber atualizações, inscreva-se no canal e ative o sino.

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

 

 

 

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Publicação do jornal Momento Espírita

CEAC-Bauru, SP- junho/2019

 

 

 

(Recebido de Leopoldo Zanardi)

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação com Haroldo Dutra

Bauru, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Eliana Pantoja [[email protected]])

 

Encontro Anual Chico Xavier

Guaxupé, MG

 

 

(Sandra Fiore publicou no grupo ESPIRITISMO ARARAQUARA E REGIÃO)

 

Agenda de palestras com Fabio Dionisi

Junho/2019

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

 

 

(Com informações de Fabio Dionisi)

 

Programação. Varas da Videira – 70 anos

Araçatuba, SP

b3ef8501-9508-4b58-a166-60d9f8c9fe9d

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

2ª. Jornada Médico-Espírita

Osasco, SP

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

(Com informações de https://www.facebook.com/ameosasco/photos/gm.748032755591429/2156926261263975/?type=3&theater)

 

Informações da

Federação Espírita dos Estados Unidos


https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/449c267c-dfb2-4341-8031-ae2ac68e7d58.png
 

Join the United States Spiritist Federation
 in this unique opportunity, 
participating at one of the most prestigious 
Book Events in the world!

Get your ticket now @ 
https://www.bookcon.com/Tickets/

See you there!

 

16º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP  

cid:image001.jpg@01D50D42.DFD1D110

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Informações do Remanso Fraterno

Niterói, RJ

Olá ISMAEL,

Percebi que você acompanha o trabalho do Remanso Fraterno e por isso estou escrevendo esse e-mail.

Você já deu uma olhada no nosso novo vídeo? O Remanso Fraterno lançou uma campanha para arrecadar fundos a serem investidos na alimentação das nossas crianças e, a partir de R$ 10,00, você já consegue transformar o futuro da nossa casa com muita esperança e amor. Quer saber como?

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/2019/campanha-kickante-maio-2019-menor.jpg

A campanha é essa:

https://www.kickante.com.br/campanhas/remanso-fraterno-alimentacao-criancas

Ela está sendo feita pelo site da Kickante, uma plataforma de doações online, onde você pode contribuir com cartão de crédito ou em dinheiro através de um boleto que é gerado. Primeiro você clica em "Quero contribuir", depois seleciona o valor e realiza o pagamento. Muito simples! Presta atenção nas recompensas que você pode receber:

 

  • Doando R$ 38,15 você garante uma criança alimentada por uma semana, ganha imã de geladeira e uma Carta de Agradecimento das crianças.

 

  • Doando R$ 76,30 você garante duas crianças alimentadas por uma semana, ganha dois imãs de geladeira e uma Carta de Agradecimento das crianças.

 

  • Doando R$114,45 você garante três crianças alimentadas por uma semana, ganha três imãs de geladeira e uma Carta de Agradecimento das crianças.

 

  • Doando R$ 152,60 você garante uma criança alimentada por mês, ganha quatro imãs de geladeira e uma Carta de Agradecimento das crianças.

 

  • Doando R$ 305,20 você garante duas crianças alimentadas por mês, ganha cinco imãs de geladeira e uma Carta de Agradecimento das crianças.

 

  • Doando R$ 475,80 você garante três crianças alimentadas por um mês, ganha seis imãs de geladeira e uma Carta de Agradecimento das crianças.

Até a próxima,
Gratidão <3


Atenciosamente,  

Logo SEF

 Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail: [email protected]

 Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

4º. Chá Beneficente do C.E. Esperança e Caridade

Araçatuba, SP

https://scontent.faru2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-9/61440034_1400405086765350_6699505956436312064_n.jpg?_nc_cat=110&_nc_ht=scontent.faru2-1.fna&oh=0f0673c4444419afafddada733bf8fe6&oe=5D5CCE3E

 

(Com informações de Katia Calciolari)

 

Recordando o passado

Tudo era muito natural. As frases eram ditas nos momentos mais descontraídos e menos esperados.

Como naquele dia em que, passando por um bazar, a mãe viu no cesto de brinquedos um avião e o comprou, dando-o ao filho James.

Veja, comentou ela, é um avião de caça.  Tem até uma bomba presa na parte de baixo.

O garoto olhou para o aviãozinho, virou-o de cabeça para baixo e declarou: Não é uma bomba, mamãe. É um tanque “decatável”.

Andrea não tinha a menor ideia do que era um tanque descartável. Foi somente ao falar com o marido que soube se tratar de um tanque extra de gasolina. Algo que os aviões usavam para estender a autonomia de voo.

Os pais estavam surpresos. Seu filho nem sabia pronunciar corretamente a palavra mas dizia que aquilo era um tanque descartável.

Como ele poderia saber desse detalhe?

Seus desenhos também registravam uma peculiaridade. Eram cenas de batalhas, com balas e bombas explodindo pela página inteira.

Claramente violentos. Ele desenhava uma batalha naval, mas sempre havia aeronaves no céu.

E se alguém pudesse pensar que ele vira na TV, não era verdade. A mãe era extremamente cuidadosa quanto aos programas.

Os detalhes eram impressionantes. As cenas retratavam aviões com hélices. Nada de jatos ou mísseis.

Era um ambiente antigo, que lembrava cenas da Segunda Guerra Mundial.

E havia mais uma particularidade. James sabia o nome dos aviões que desenhava. Eram aviões americanos Wildcats e Corsairs.

Sabia também os nomes dos aviões com o sol vermelho na fuselagem: Zekes ou Bekys.

Quando o pai perguntou por que os aviões japoneses tinham nomes de meninos e de meninas, ele explicou:

Os aviões dos meninos são caças. Os das meninas são bombardeiros.

A busca realizada pelo pai, na Internet, revelou ser a mais pura verdade.

Extraordinariamente, o garotinho de três anos assinava seus desenhos como James três.

Afirmava que ele era o terceiro James. Sou o James três.

Isso somente bem mais tarde os pais descobririam o significado. O seu pequeno, que começou a ter lembranças estranhas, aos dois anos de idade, era a reencarnação do piloto americano James Huston Jr.

Ora, se era Junior, seu pai se chamara James. E como agora, ao renascer, ele recebera o nome de James, era o terceiro.

*  *   *

Lembranças espontâneas são registradas por algumas crianças. Esses casos são estudados, com detalhes e apresentados como provas da existência das vidas múltiplas.

Crianças que, mesmo nascidas em famílias que não cogitam e nem admitem a reencarnação, afirmam com todas as letras e provam, com detalhes, que viveram anteriormente.

Reencarnação não é doutrina recente. Encontramos o ensino na Antiguidade egípcia, grega, entre os hebreus.

Jesus a ensinou dizendo que para entrar no reino dos céus era preciso nascer de novo.

Uma Lei Divina que a pouco e pouco vamos entendendo um tanto mais e constatando que somente através do progresso das vidas sucessivas podemos admitir a integral Justiça Divina.

Redação do Momento Espírita, com base nos cap.
2 e 16, do livro 
A volta, de Bruce  e Andrea Leininger,
com Ken Gross, ed Best Seller.
Em 29.5.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Araçatuba, SP. 30-11-2008. Fotos Ismael Gobbo.

 

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Imagem/fonte:

https://archive.org/details/viesdictesdoutre00dufa

 

Estátua equestre dourada de Joana D’Arc,  na Praça das Pirâmides, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

800px-BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc

Joana D’Arc. Quadro de Jules Bastien Lepage

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bastien-Lepage#/media/File:BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc.jpg

Dante_Gabriel_Rossetti_-_Joan_of_Arc_(1882)

Joana D’Arc. Óleo sobre madeira por Dante Gabriel Rossetti.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dante_Gabriel_Rossetti_-_Joan_of_Arc_(1882).jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Joan_of_arc_burning_at_stake.jpg

Joana D’Arc sendo queimada viva. Pintura de Jules Eugène Lenepveu (1819 – 1898)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joan_of_arc_burning_at_stake.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018_arquivos/image009.jpg

Joana D’Arc – 1883. Óleo sobre tela de Pedro Américo.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018_arquivos/image010.jpg

Livro: Joana D´Arc Médium. Edição em francês

Acesso: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9760107d.texteImage

 

Joana D’Arc

(1412 – 30-05-1431)

 

Joana d'Arc (em francêsJeanne d'Arc IPA: [ʒan daʁk]; em italiano: Giovanna D'Arco; ca1412  – 30 de maio de 1431), é uma heroína francesa e santa canonizada pela Igreja Católica, conhecida por seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. Nasceu filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, numa família camponesa, em Domrémy no nordeste da França. Joana alegava receber visões divinas do arcanjo Miguel, de Santa Margarida e da Santa Catarina, que a instruíram a ajudar as forças de Carlos VII e livrar a França do domínio da Inglaterra. O não coroado Carlos VII enviou Joana junto com um exército para tentar solucionar o Cerco de Orleães. Após apenas nove dias de ação, a batalha terminou com um resultado favorável aos franceses e Orleães foi libertada, elevando assim a reputação de Joana a condição de heroína nacional aos olhos do povo francês. Seguiu-se uma série de vitórias militares para as forças de Carlos VII, que permitiram sua coroação como rei na Catedral de Reims. Como resultado, a moral da população francesa melhorou e a maré da Guerra dos Cem Anos começou a virar em favor dos franceses.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]