Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 02 de março de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:



http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/02-03-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/01-03-2019.htm

28-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/28-02-2019.htm

27-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/27-02-2019.htm

26-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/26-02-2019.htm

25-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/25-02-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

..........................

.....................

.............

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

Texto copiado do site Febnet)

A cegueira de Sansão. Rembrandt.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Blinding_of_Samson#/media/File:Rembrandt_-_The_Blinding_of_Samson_-_WGA19097.jpg

Retrato de Napoleão como primeiro cônsul por Louis-Léopold Boilly.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/09/Napoleon_by_Louis_L%C3%A9opold_Boilly.jpg

 

Retrato de Napoleão como primeiro cônsul. Gravura de Charles François Gabriel Levachez segundo Louis-Léopold Boilly (1761-1845). Abaixo do retrato, uma gravura de Jean Duplessi-Bertaux retrata uma revisão de tropas por Napoleão no quinto dia da semana, de acordo com o calendário republicano ("quintidi") no Palais des Tuileries.

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

 

 

HOMENAGEM A UMA GRANDIOSA MISSIONÁRIA ESPÍRITA

 

Linda Dias de Almeida

(Matão, SP, 03-03-1908 / Birigui, SP, 03-10-2004)

 

Ismael  Gobbo e Nancy Dias de Almeida

 

Dona Linda Dias de Almeida

 

Neste domingo (03-03-2019) comemora-se os 111 anos de nascimento de Dona Linda Dias de Almeida, uma das conhecidas e respeitadas lideranças do movimento espírita de Birigui, SP., da região noroeste e outras cidades espalhadas pelo estado de São Paulo e pelo Brasil.  

Nasceu em Matão, SP, no dia três de março de 1908 e desencarnou aos 03 de outubro de 2004. Filha de Felício Luchini e Amélia Travelini Luchini, teve cinco irmãos: Leonel, Santina, Ida, Lídia e Ernestina.

Casou-se com João Dias de Almeida,  em 17 de outubro de 1926 na cidade de  São Carlos, SP.onde  João trabalhava como tipógrafo em  empresa que imprimia o periódico espírita “O Clarim”, editado por Cairbar Schutel. Desta união vieram os filhos: Nilza, Neid, Nelson, Ivette, Nancy e Paulo.

De São Carlos a família se mudou para São Paulo, onde D. Linda, que desde a infância já tinha a mediunidade latente,  começou a sentir as primeiras manifestações ostensivas. O  Sr. João, que era  conhecedor dos princípios espíritas, pois trabalhara com Cairbar Schutel, foi buscar orientação em um Centro Espírita, onde sua esposa começa a trabalhar. Nesse Centro Espírita ambos receberam o chamado, sob orientação de Felicio Luchini, pai e guia espiritual de Linda,  para fixarem residência em Birigui, cidade localizada a 516 quilômetros de São Paulo.

Em 5 de janeiro de 1940, pais e filhos desembarcaram na estação ferroviária de Birigui, onde deram início às sessões espíritas e atendimento às pessoas que os procuravam em sua residência. Vendidos os bens em São Paulo, constituídos por casa e terrenos, estabeleceram-se no comércio com uma loja de presentes e também iniciaram a atividade agrícola, trabalhos que possibilitaram o sustento da família e a arrojada construção da sede do Centro Espírita Amor e Caridade, que, fundado aos 28 de janeiro de 1940, já em 1941 estava funcionando no amplo salão recém construído. 

Em 29 de junho de 1945 inauguraram o Asilo da Velhice e dos Desamparados, pois inexistia qualquer entidade similar em Birigui.

Aos 02 de fevereiro de 1947 fundaram o Sanatório Felício Luchini, obra destinada ao tratamento de doentes mentais e dependentes químicos em regime de internação, cuja denominação passou posteriormente a ser Hospital Felício Luchini, então sediado à Rua Braz Sanches Arriaga, S/No., no Bairro Silvares. Para completar a infra estrutura filantrópica promovida pelo casal Linda e João Dias de Almeida, através do Centro Espírita Amor e Caridade, foi inaugurado em 12 de junho de 1949, o Lar José Maria Lisboa, destinado a abrigar crianças desamparadas e prepará-las para a vida em sociedade.

De segunda a sábado, D. Linda atendia, de manhã e à tarde, todas as pessoas que vinham em busca de alivio para suas enfermidades, aconselhamento ou orientação para os desesperados, aos quais nunca faltaram palavras de consolação, esperança e fé, medicamento espiritual para suas dores morais.

Médium de muitos recursos, as comunicações se processavam através de sua psicofonia inconsciente. Pela mediunidade intuitiva e pela vidência, captava o pensamento dos Espíritos que davam orientação aos trabalhos de assistência a encarnados e desencarnados.

Tempos depois se estabeleceu o horário às segundas-feiras, à noite para os cursos regulares ministrados na Federação Espírita do Estado de São Paulo, iniciando com o “Curso Preparatório do Espiritismo”, “Curso Básico de Espiritismo”- 1º. e 2º. anos, seguidos dos subseqüentes, reservando minutos finais para preces em favor dos enfermos. A partir de então o estudo e a prática sempre estiveram aliados nas atividades doutrinárias e assistenciais da entidade.

É difícil traçar o perfil de D. Linda, com os matizes mais sutis, porque sua personalidade apresentava um conjunto de características, das quais se sobressaiam as qualidades fundamentais: a firmeza e a doçura; o amor ao próximo e a fé ativa.

Ao abraçar sua missão, adotou o mandamento máximo de Jesus: Amar o próximo como a si mesmo: fazer aos outros o que quereriamos que os outros nos fizessem, porque é a mais completa expressão da caridade. Como médium de estirpe, nunca deixou de praticar o bem, consolar os aflitos, acalmar os desesperados, operar reformas morais, amparar e educar o menor abandonado, agasalhar a velhice desamparada, atender os enfermos, sobretudo no campo da saúde mental, cujas obras assistenciais, construídas ao lado do seu esposo João, bem testemunharam.

Todos irmãos, crianças ou adolescentes, adultos ou idosos que beberam a água cristalina do Evangelho, nessa fonte incomensurável de Amor e Caridade, devem sentir-se felizes e privilegiados por viverem cobertos pelo manto do Protetor Felicio Luchini, recebendo o amor de nossa amada D. Linda, testemunho vivo do verdadeiro cristão e do verdadeiro espírita.

Dona Linda, nesta data recordada, receba o abraço fraterno e  o ósculo carinhoso de todos aqueles que tiveram a felicidade de conviver e usufruir do seu amparo e do seu amor na Seara do Cristo que a senhora tanto amou e na qual tantas bênçãos distribuiu.

 

 (Texto elaborado com informações fornecidas  pela Diretoria do Centro Espírita Amor e Caridade)

 

Dona Linda Dias de Almeida aos 17 anos de idade.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Sr. João Dias de Almeida aos 24 anos de idade.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Quadro retratando o Sr. João Dias de Almeida, esposo de dona Linda.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Felicio Luchini. pai biológico e  guia espiritual de Dona Linda Dias de Almeida

Fotos  do acervo do C.E. Amor e Caridade

Casal dona Linda Dias de Almeida e Sr. João Dias de Almeida

Fotos  do acervo do C.E. Amor e Caridade

Inauguração do Asilo da Velhice e dos Desamparados

Fotos  do acervo do C.E. Amor e Caridade

Almoço no Asilo da Velhice e dos Desamparados com presença de membros da Maçonaria Paz e Progresso. 1945.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Idosos do Asilo da Velhice e dos Desamparados em foto do ano de 1950.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

O Governardor Ademar Pereira de Barros no aeroporto de Birigui chegando para a inauguração

do Hospital Felicio Luchini fundado aos 02-02-1947.  Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Foto do Sanatório Felicio Luchini no ano de 1955.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Natal do ano de 1945 comemorado em frente da casa de Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Neid filha do casal Linda e João Dias de Almeida com crianças na Evangelização do CEAC. 1948.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Lar José Maria Lisboa em construção. Rua Barão do Rio Branco, Birigui, SP.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Inauguração do Lar José Maria Lisboa em 12-06-1949.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Inauguração do Lar José Maria Lisboa aos 12-06-1949.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

O casal Linda e João Dias de Almeida, na extrema direita,  com as crianças do Lar José Maria Lisboa.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida no cafezal da Fazenda Lageado em Buritama, SP, no ano de 1956.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Natal no ano de 1945 no Centro Espírita Amor e Caridade.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Reuniões públicas na noite de sábado no Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP.

Fotos do acervo do C.E. Amor e Caridade

Mesa na reunião pública na noite de sábado no Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP.

Fotos  do acervo do C.E. Amor e Caridade

Dona Linda, terceira a partir da direita com amigas espíritas no  Hospital Felicio Luchini

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Dona Linda com os filhos em comemoração de seu aniversário.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

O Casal Linda e João Dias de Almeida no Centro Espírita Casa do Caminho em Vila Lourdes, na zona rural, fundado em 1944. Esse Centro funcionou como uma extensão do Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui. A foto é de 1945.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Frequentadores do Centro Espírita Casa do Caminho em Vila Lourdes, na zona rural, fundado em 1944. Esse Centro funcionou como uma extensão do Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

Travessia do rio Tietê em balsa para ir ao Centro Espírita Casa do Caminho em Vila Lourdes, na zona rural, fundado em 1944. Esse Centro funcionou como uma extensão do Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui. Na foto Dona Linda está à frente na extrema esquerda. Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

O casal Dona Linda e João Dias de Almeida com os filhos. 15-11-1975.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

O casal Dona Linda e João Dias de Almeida recebem o titulo de cidadania biriguiense aos 15-11-1975.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/30-08-2018_arquivos/image017.jpg

Túmulo do casal Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida

Cemitério da Saudade. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

OBSERVAÇÃO

 

AS FOTOS ESTAMPADAS NESSE TRABALHO  PERTENCEM AO ACERVO DO CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE” SEDIADO NA CIDADE DE BIRIGUI,SP. AS MESMAS SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DA DIREÇÃO DAQUELA  ENTIDADE. ISMAEL GOBBO.

 

 

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Acesse as informações no link abaixo

 

 

CLIQUE AQUI:

https://www.spiritist.us/usspiritistsymposium

 

 

6ª. Jornada da Mulher Espírita

 

6ª JORNADA DA MULHER ESPÍRITA
No ano de 2019, no mês de março, se realizará mais uma jornada da mulher espírita que está na 6ª edição, com o tema central: NOVA GERAÇÃO: O QUE NOS CABE FAZER? 
Esperamos realizar reflexões sensíveis e oportunas com o objetivo específico de colaborar com a saúde dos relacionamentos familiares. Considerando o pensamento do codificador Allan Kardec: “É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade” Durante o mês de março/2019 diversas casas espíritas da nossa região contarão com a contribuição doutrinária, na tribuna, de dezesseis expositoras e estudiosas da doutrina espírita que discorrerão sobre a temática NOVA GERAÇÃO: O QUE NOS CABE FAZER? Uma fundamental e urgente reflexão que promoverá análises em torno da preciosidade de educação oferecida pelos pais, que são os primeiros educadores. A valorização da vida, a imortalidade da alma, a importância de renovar os valores, a r esponsabilidade da família no processo educativo serão a tônica plural da jornada!
"De todas as associações existentes na Terra a FAMÍLIA é a mais importante na sua função educadora e regenerativa". Livro Vida e Sexo –cap. 2 Emmanue/ FCX
 A vida prossegue e precisamos nos comprometer moralmente com a futura geração! Que a inspiração e a boa vontade nunca nos faltem!
 Divulguem a ideia e fomente boas práticas!
 Realização SEAK Jales, apoio Rede Amigo Espírita, USE (união das Sociedades Espíritas) Regional Araçatuba.
 
Colaboração: Gilberto Fernandes Marconcini e Sirlei Nogueira,
Jane Maiolo- Idealizadora e coordenadora da jornada

abraços fraternais
jane maiolo

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

Publicação do jornal Momento Espírita

CEAC-Bauru 03/2019

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi}

 

Programação no CEME- Casa Espírita Mãos Estendidas

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Grupo de Estudos Espíritas Cyro Pimentel Moura

Avanhandava, SP

 

"Quando a falta de amor criou a doença, só o amor pode curar" (Dra. Nise da Silveira)
Boa tarde.

Dia 11 de março iniciam as reuniões do Grupo de Estudos Espíritas Cyro Pimentel Moura, do Centro Espírita Francisco de Assis, Avanhandava, SP, para estudo do livro A Gênese - Allan Kardec - edição restaurada.
Reuniões :
Todas as segundas- feiras, às 20:00h.
Local: Seara Meimei - Rua Marechal Deodoro, 1200


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

 

 

(Informação recebida de Erondina Moura)

 

Programação no Grupo Espírita Amor e Luz

Mauá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

AVISOS

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Programação no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 Nota do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Espero que sim!

 

Você já pensou na dificuldade que têm as pessoas surdas para participar de palestras ou aulas sobre o espiritismo?

Mestra em educação, Heliane Alves Costa foi entrevistada pelo Correio Fraterno para falar sobre os projetos de inclusão de surdos no movimento espírita e as diversas frentes que vêm se organizando pelo Brasil.

"Sao poucos os surdos que conhecem a doutrina, e poucos espíritas estão envolvidos nesse grande projeto de acessibilidade", revelou a psicopedagoga: www.bit.ly/2XwXfcl

Você ficou sabendo que foi lançado no final do ano passado o Dicionário Espírita em Libras, com mais de 350 verbetes de termos espíritas em português e sua tradução para Libras? O lançamento aconteceu na União Espírita Mineira, durante o 4º Encontro de Surdos e Ouvintes Espíritas, para romper barreiras e fazer a diferença.

A iniciativa é realmente muito interessante. O dicionário tem acesso gratuito e, no site do Correio Fraterno, você vai ficar por dentro de todos os detalhes e também assistir aos vídeos dos depoimentos de surdos que participaram do evento.

Conhecendo-os, podemos também ajudar a romper barreiras. Que tal na sua casa espírita? www.bit.ly/2XwXfcl

Abraço e até a próxima!

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

 

Jornal Momento Espírita do

CEAC Bauru, SP

 

Acesse:

https://ceac.org.br/ultima-edicao/

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 544

TRÊS LAGOAS/MS – 1º a 5/MARÇO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

ACLIMAÇÃO / ÁGUA FRIA / BALNEÁRIO MAR PAULISTA / BELA VISTA /

CASA VERDE / CENTRO / CHÁCARA MAFALDA / FREQUESIA DO Ó / IPIRANGA /

JABAQUARA / JAÇANÃ / JAGUARÉ / JD IMPERADOR / MIRANDÓPOLIS /

MORUMBI / PQ PERUCHE / PENHA / PIRITUBA / PRAÇA DA ÁRVORE /

SANTANA / TATUAPÉ / VL ARICANDUVA / VL CELMENTINO / VL DIVA /

VL JOANIZA / VL LEOPOLDINA / VL MORAES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARARAS / ARUJÁ / BARUERI / BAURU /

BILAC / BIRIGUI / CARAPICUIBA / CONCHAL / COTIA / DUARTINA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCO DA ROCHA / GUARULHOS / ITAJOBI / ITU / JUNDIAÍ / LENÇPOIS PAULISTA /

MACATUBA / MAUÁ / NEVES PAULISTA / NIPOÃ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PEDREIRA / PIRACICABA / PONGAÍ /

RIBEIRÃO PRETO / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO /

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO SEBASTIÃO / SOROCABA / SUMARÉ / TAUBATÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > CENTRO / COLÉGIO / MARACANÃ / MEIER / PECHINCHA /

QUIRINO / TIJUCA / VL VALQUEIRE

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > CABO FRIO / MARICÁ / NOVA IGUAÇU /

SÃO PEDRO DA ALDEIA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > COLATINA / SÃO MATEUS / SERRA /

VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / FRUTAL / GUAXUPÉ /

ITAPECERICA / ITAÚNA / JUIZ DE FORA / MONTE CARMELO / MURIAÉ /

PATROCÍNIO / PEDRO LEOPOLDO / POÇOS DE CALDAS / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > ARAPONGAS / CURITIBA / LONDRINA / MARILUZ /

MARINGÁ / PINHAIS / ROLÂNDIA / SÃO JOSÉ DOSPINHAIS

RIO GRANDE DO SUL > PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > ARARANGUÁ / BLUMENAU / BRUSQUE /

FLORIANÓPOLIS / GASPAR / INDAIAL / JARAGUÁ DO SUL / JOINVILLE / TIMBÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

GOIÁS > GOIÂNIA

MATO GROSSO > CUIABÁ

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE / DOURADOS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > ARAPIRACA/ MACEIÓ

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > CARUARU / OLINDA

SERGIPE > ARACAJU / ITABAIANA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > FORTALEZA

MARANHÃO > SÃO LUIS

PARAÍBA > CAMPINA GRANDE

RIO GRANDE DO NORTE > MACAIBA / PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > MACAPÁ

PARÁ > ANANINDEUA

RONDÔNIA > ARIQUEMES /PORTO VELHO

TOCANTINS > ARAGUAÍNA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

AUSTRIA > VIENA

BOLÍVIA > SANTA CRUZ DE LA SIERRA

DINAMARCA > LOSGTOR / SKANDERBORG

ESTADOS UNIDOS > NEWARK / NEW YORK

INGLATERRA > LONDRES

MOÇAMBIQUE > MAPUTO

SUÉCIA > ESTOCOLMO

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

AGENDA ESPÍRITA BRASIL

https://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Informações de O Clarim e RIE

Matão, SP

Olá! Boa tarde!

 

Confira os destaques das edições de março/2019 da Revista Internacional de Espiritismo e jornal O Clarim.

 

- Os atributos do homem de bem

Assunto é amplamente debatido no movimento espírita, mas como relacioná-lo ao pensamento de Sócrates?

 

- Saúde e espiritualidade

Excelente entrevista com Dr. Tácito Sgorlon, da Associação Médico-Espírita de Ribeirão Preto, explica a importância da saúde integral e da humanização no exercício da medicina.

 

- As armas e a lei

Posse ou porte de armas? É melhor caminho para nossa defesa pessoal? Qual a contribuição espírita sobre o tema?

 

- Automutilação, obsessão e suicídio

Como entender e, principalmente, ajudar e orientar os jovens nesse período tão complexo de suas vidas?

 

­- 150 anos

Desencarnação de Allan Kardec completa 150 anos. O que aprendemos neste século e meio?

 

 

Acesse a lista completa de matérias da RIE: https://www.oclarim.org/oclarim/2019/Marco/383/revista-internacional-de-espiritismo.html

E também do jornal O Clarim: https://www.oclarim.org/oclarim/2019/Marco/384/jornal-o-clarim.html

 

Conheça, assine e divulgue: https://www.oclarim.org/oclarim/assinaturas/assinar-rie-o-clarim.html

 

Formato impresso ou digital.

 

Um ótimo dia!

Abraços e até a próxima!

 

 

Cássio Carrara
Jornalista Responsável
[email protected]

www.oclarim.com.br
Telefone: (16) 3382-1066
WhatsApp: (16) 99270-6575
Facebook: casaeditoraoclarim
Instagram: o.clarim

 

 

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

Não rejeites a confiança

 

Do livro “Fonte Viva”,

Editora FEB

Médium Francisco Cândido Xavier

Ditado pelo Espírito Emmanuel

 

“Não rejeiteis; pois, a vossa confiança, que tem grande e  avultado galardão.”  Paulo (Hebreus, 10:35) 

 

Não lances fora a confiança que te alimenta o coração.

Muitas vezes, o progresso aparente dos ímpios desencoraja o fervor  das almas tíbias.

A virtude vacilante recua ante o vício que parece vitorioso.

Confrange-­se o crente frágil, perante o malfeitor que se destaca, aureolado  de louros.

Todavia, se aceitamos Jesus por nosso Divino Mestre, é preciso receber o  mundo por nosso educandário. E a escola nos revela que a romagem carnal é simples estágio do espírito no  campo imenso da vida. Todos os séculos tiveram soberanos dominadores.

Muitos se erigiram em pedestais de ouro e poder, ao preço do sangue e das lágrimas dos seus contemporâneos.

Muitos ganharam batalhas de ódio.

Outros monopolizaram o pão.

Alguns comandaram a vida política.

Outros adquiriram o temor popular.

Entretanto, passaram todos... Por prêmio terrestre às laboriosas empresas a que se consagraram, receberam apenas o sepulcro faustoso em que sobressaem na casa fria da morte.

Não rejeites a fé porque a passagem educativa pela Terra te imponha à visão aflitivos quadros no jogo das convenções humanas.

Lembra-­te da imortalidade — nossa divina herança! 

Por onde fores, conduze tua alma como fonte preciosa de compreensão e serviço! Onde estiveres, sê generoso, otimista e diligente no bem! 

A carne é apenas tua veste.

Luta e aprimora-­te, trabalha e realiza com o Cristo, e aguarda, confiante, o  futuro, na certeza de que a vida de hoje te espera, sempre justiceira, amanhã.

 

 

(Texto copiado de

http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf )

Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Tintoretto_-_Christ_at_the_Sea_of_Galilee_-_WGA22616.jpg

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Acidentes de trânsito

.

O número de acidentes de trânsito tem sido gritante. Mal desperta o dia e as notícias pululam, dando-nos ciência dos vários que já aconteceram.

No quadro de tanta tragédia, o que estarrece é que expressivo número deles tem vitimado a juventude.

A juventude que deixa para trás uma existência cheia de promessas de aprimoramento e de libertação positiva.

São muitas as lágrimas vertidas sobre os caixões desses corpos jovens. Lágrimas de pais em desconsolo, noivos em desespero, irmãos sem poder entender o drama.

Num primeiro momento, buscam-se respostas. Por que tão jovem? Por que tão bruscamente?

E elas quase sempre apontam o pensamento simplista de que tudo acontece porque está escrito.

Era o destino daquelas criaturas romper os vínculos da reencarnação dessa forma violenta.

No entanto, isso não é totalmente verdadeiro.

Porque há os que se acidentam por estarem embriagados. Outros, por perderem o controle graças à atuação de substâncias químicas.

Outros mais, por se deixarem empolgar pelo excesso de velocidade, desatentos às limitações do conjunto de engrenagens mecânicas que têm sob seu comando.

Vários se atiram em manobras arriscadas, em nome do espírito de aventura, ou por mero exibicionismo.

Como se vê, não está tudo escrito. O homem constrói o seu dia, utilizando o seu livre-arbítrio, a sua vontade.

Dessa forma, nos compete dirigir com prudência. Não transformarmos a nossa viagem de lazer ou de negócios, em uma tragédia de sombras.

Conduzir a moto ou o carro que o progresso terreno nos confiou, com cuidado.

Não tornarmos nosso veículo uma arma letal.

Em qualquer faixa de idade em que nos encontremos, evitemos promover acidentes pelas estradas.

Busquemos, no respeito às normas de trânsito, a garantia para a nossa tranquilidade íntima. Para que não soframos remorso no amanhã.

Recusemo-nos adotar comportamentos que ponham em risco a nossa vida e as dos que trafegam pelas mesmas vias.

Assim, se viermos a nos envolver em algum acidente, saberemos que não o provocamos.

E estaremos em paz porque não fomos instrumento de resgate alheio. Nem plantamos dores em nenhum coração.

Examinemos prudentemente os nossos impulsos, toda vez que nos encontremos dirigindo qualquer veículo.

Antes de assumirmos a direção, antes de transitarmos pelas ruas ou estradas, paremos um instante.

Dirijamos nosso pensamento ao Senhor da Vida. Entreguemo-nos a Ele com o vigor da nossa sinceridade.

Depois, sigamos confiantes para os nossos destinos.

Se nas rodovias encontrarmos acidentes, oremos pelos envolvidos.

Pelos que provocaram a tragédia. Pelos que foram vitimados. Pelos familiares que sofrem profundo choque emocional de demorada recuperação.

Se formos surpreendidos com a morte dos nossos amores, não reclamemos de Deus.

Não nos desesperemos. Busquemos a prece uma vez mais e adquiramos serenidade na aceitação.

Nada que façamos ou digamos os fará retornar ao corpo físico que acabaram de abandonar.

No entanto, poderemos nos encontrar com eles toda vez que sonharmos, que pensarmos neles ou que a Deus entregarmos o nosso coração em preces.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Acidentes automobilísticos,
 do livro 
Caminhos para o amor e a paz, pelo Espírito Ivan de Albuquerque,
 psicografia de Raul Teixeira, ed. FRÁTER.
Em 1º.3.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Uma colisão de tráfego em 1952.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Traffic_collision#/media/File:Accident_at_Station_7.jpg

Acidente em rodovia. Foto Ismael Gobbo

A movimentada Av. Brasil e  o Cemitério Memorial do Carmo à direita.

Bairro do Caju, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Dentro do túnel sob a  Ponte de l’Alma,  em Paris, França, ocorreu o acidente onde faleceu a Princesa de Gales,

Diana,  em 31 de agosto de 1997.  Devido a proximidade os fãs de Diana colocam flores e lembranças

e fazem orações nesse monumento chamado de “Flamme de la liberte”,  datado de 1989,  uma réplica da

chama carregada pela  Estátua da Liberdade,  de Nova Iorque, EUA.  Foto Ismael Gobbo 

 

Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]