Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 12 de março de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:



http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/11-03-2019.htm

09-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/09-03-2019.htm

08-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/08-03-2019.htm

07-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/07-03-2019.htm

06-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/06-03-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

Texto copiado do site Febnet)

 

O Angelus. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)#/media/File:JEAN-FRAN%C3%87OIS_MILLET_-_El_%C3%81ngelus_(Museo_de_Orsay,_1857-1859._%C3%93leo_sobre_lienzo,_55.5_x_66_cm).jpg

Jesus no Monte das Oliveiras. Obra de Vasilij G. Perov.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Vasilij_Grigor%27evi%C4%8D_Perov#/media/File:Perow_gefsiman.jpg

Entardecer no Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

Quadro “A virgem Maria em prece”. Óleo em madeira de tília de Albrecht Durer.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Durer,_madonna_in_preghiera.jpg

 

Um Brasil de muitas cores

 

Quero meu Brasil verde e amarelo. Verde de esperança de ver seus filhos progredirem em seu solo. De vê-los crescer em tecnologia, de programarem o futuro, com alegria.

Esperança de ver seus filhos conquistando o mundo, dizendo do quão grande e rica é esta nação de tantas raças.

Esperança de ver as crianças na escola, ilustrando as mentes e exercitando o respeito pelos professores, pelos colegas.

Esperança de despertar nas manhãs com o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhando nas praças tomadas pelas gentes em passeios, exercícios, caminhadas.

Verde que assinale a proliferação das matas conservadas e respeitadas, onde vivam em abundância a fauna e a flora diversificadas.

Onde o colorido das aves acrescente mais beleza ao panorama e os cantos diversos encham os ares de sinfonias.

Esperança de que as espécies se multipliquem de forma natural, sem a ação predatória do homem insano e irreverente.

Que as aves possam construir seus ninhos no alto das árvores, sem temor de os verem destroçados pela cobiça dos que somente desejam ter suas próprias posses aumentadas.

Quero meu Brasil com o amarelo deslumbrante do astro rei nos céus.

Também como símbolo de riqueza nacional, sem agressão ao solo nem aos seus filhos, cujas vidas são mais preciosas do que qualquer minério ou pedra de qualidade.

Amarelo que tremule na bandeira nacional, atestando da nossa soberania, do respeito ao torrão pátrio pelos que aqui vivemos, como seus filhos, sem exploradores vindos de outras bandas.

Desejo um Brasil também azul e branco.

Azul da cor do céu que se apresenta maravilhoso de norte a sul, com variantes excepcionais, somente dignas de um Criador, infinito em Sua criatividade.

Azul da cor das águas dos rios sem poluição, sem detritos, correndo livremente.

Rios que atravessem as artérias do território cantando a independência de um povo que deseja Ordem e Progresso.

Um povo que não quer ser subjugado, que deseja trabalhar de forma honrada a fim de assegurar o pão nosso de cada dia na própria mesa.

Um povo que deseja um lar, uma família, leis justas para lhe garantir a propriedade, o emprego, o ensino.

Um povo que não alimenta preconceito, que respeita seu irmão, não importando a cor da pele, a configuração dos olhos ou das maçãs do rosto.

Um povo que ama a liberdade, que tem o samba no pé e os versos do hino pátrio no coração.

Finalmente, um Brasil de paz. Paz no coração das gentes, que somente anseiam estudar, construir, progredir.

Um Brasil de paz que seja exemplo para o mundo. Um Brasil em que todos se abracem como irmãos e desejem se auxiliar no combate à miséria, à fome, à injustiça.

Um Brasil em que todos sejam iguais perante a lei, perante a sociedade, perante a escola.

Um Brasil verde, amarelo, azul e branco. Este é o Brasil que todos desejamos.

Um Brasil para ter filhos e vê-los crescer, livres da violência e das drogas. Filhos que se tornem cidadãos produtivos e nobres.

Um Brasil que todos juntos podemos construir, desde agora.

Mãos à obra. O tempo urge. O dia é hoje.

Redação do Momento Espírita.
Em 11.3.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Bandeira brasileira na Praça dos Três Poderes. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo.

Rio Tietê em Itapura, SP. Foto Ismael Gobbo.

Estátua “Vitória”.  Escultora Odette Eid. Av. Santos Dumont, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Roda de Conversa no C.E. O Clarim

Matão, SP

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

 

 

(Com informações de O Clarim e de Orson Peter Carrara)

 

Palestra na Casa da Caridade “Vovô Pedro”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Divaldo Franco. Seminário em

Franca, SP

 

08-03-2019

 

Texto: Djair de Souza Ribeiro,  Fotos: Edgar Patrocínio

“Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra".

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, q.625.

 

A Fundação Educandário Pestalozzi, criada (1944) a partir do ideal da professora Maria Aparecida Novelino e de seu marido o médico Dr. Tomás Novelino ofereceu as dependências de seu ginásio esportivo para acomodar as mais de 1.100 pessoas que se reuniram para ouvir Divaldo Franco apresentar o seminário “Jesus e a Atualidade”.

Divaldo inicia o Seminário fazendo referência ao filósofo latino Marco Túlio Cícero (106 aC-43aC), citando-o pela frase: “A história é a pedra de toque1 que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”.

A história da humanidade – com seus erros e acertos - é um documento vivo a retratar o processo evolutivo da Sociedade humana. Ações tidas como heroicas, benfazejas na época em que foram realizadas, são mais tarde – pela sucessão do tempo – evidenciadas com equívocos desastrosos uma vez apuradas as consequências de tais atitudes.

Grandes revoluções, detentoras de planos e projetos maravilhosos, apresentam resultados frustrantes e decepcionantes, pois aqueles que as conceberam tinham a alma avassalada por propósitos enganosos por serem inferiores, o que os impossibilitavam de realizar ações de desenvolvimento ou de libertação.

O mundo dos dias de hoje está repleto de enganosas passagens prometendo a felicidade: Fama e visibilidade, beleza física, poder, fortuna. São, contudo, “portas” ilusórias, permitindo a entrada da criatura, sem, contudo oferecer-lhe uma saída que não seja a dor e o sofrimento.

“Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho. Porque estreita é a porta e difícil o caminho que conduzem à vida, apenas uns poucos encontram esse caminho! Pelo fruto se conhece a árvore”. (Mateus 7:13 e 14)

A partir dessa constatação, Divaldo nos conduz a uma jornada pelos fatos mais marcantes da humanidade ressaltando a necessidade de conhecermos as pretéritas ocorrências da Sociedade para reflexionarmos a respeito dos fatos históricos, a fim de melhor podermos compreender a realidade dos dias atuais.

Jesus, Modelo, Guia, Mestre, Irmão, mas acima de tudo o Amigo incondicional de todos nós e que dividiu a história da Humanidade em antes e depois Dele.

Carl Gustav Jung utiliza-se das qualidades de Jesus como referência para o biótipo numinoso2 nível que lograríamos alcançar ao final do largo processo de Individuação3.

Não é, portanto, sem justificativa que Jesus declara: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12.

Discorrendo sobre as circunstâncias que precederam a vinda de Jesus bem como aquelas outras que predominaram enquanto o Mestre aqui conosco esteve, Divaldo inicia sua narrativa dos fatos históricos pela fundação de Roma e posteriormente dos seus 2 triunviratos focando maiores detalhes em torno do período em que Caio Júlio Cesar militar romano conduziu a transformação da República Romana para o Império Romano um gigante da sociedade patrícia, mas que mesmo assim foi traído por parte do Senado e morto a punhaladas.

Júlio Cesar é sucedido pelo segundo triunvirato formado por Marco Antônio, Marco Emílio Lépido e Caio Júlio Cesar Otaviano Augusto, que encerra o triunvirato - após as mortes dos outros dois integrantes - restabelecendo a República Romana e governando com reconhecidos valores morais buscando, dessa forma, reparar os equívocos e excessos perpetrados por Júlio Cesar.

Foi um período de muita paz e progresso para os Romanos. Sabiamente Otaviano Augusto compreendera que um povo só é feliz quando está em paz. Porém, a paz somente é possível quando existe moralidade a começar pelos seus governantes para servir de modelo aos governados.

Após essa jornada pelos fatos históricos que forneceu a oportunidade de nos situarmos no ambiente sócio e político que predominava no início da Era Cristã, Divaldo envereda agora pelos fatos envolvendo a chegada de Jesus ao Mundo.

Foi durante o governo de Otaviano Augusto que nasce na humilde aldeia de Belém Aquele que seria o Modelo e Guia de toda a humanidade: Jesus.

Com prodigiosa memória, Divaldo narra com incrível nível de detalhamento as circunstâncias envolvendo Jesus, extraídas da leitura por ele realizada em 62 obras biográficas, entre as quais destaca “Vida de Jesus” do autor brasileiro Plinio Salgado.

Em seguida Divaldo nos transporta em pensamento até a Palestina da época de Jesus narrando:

As cenas envolvendo o nascimento de Jesus na aldeia de Belém, esclarecendo sobre o equívoco na sua datação.

Discorre sobre a construção do segundo Templo e informa-nos de Herodes, o Grande e suas loucuras para preservar o poder.

Fala-nos sobre a primeira vez que Jesus falou em uma Sinagoga e a tentativa de seus irmãos – filhos de José com a primeira esposa – para calá-Lo.

Descreve com rara emoção os fatos e acontecimentos envolvendo a convocação dos Apóstolos.

E a digressão histórica segue com Divaldo extasiando-nos a todos com as poéticas narrativas que transportou nossa mente à Palestina dos tempos Evangélicos com suas paisagens, das flores e dos perfumes, a brisa suave e o Mar da Galileia.

Encerrada a excursão referente aos fatos históricos Divaldo vem agora nos falar de Jesus em ação.

Divaldo nos fala do homem Jesus que revoluciona a humanidade ao nos falar de um sentimento antes nunca abordado pelos expoentes das diversas religiões: o AMOR.

Jesus vem nos apresentar a proposta superior para a vivência da vida em sua plenitude mediante a eleição de um propósito superior para a vida: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Em Jesus sempre encontraremos a pedagogia mais segura para o comportamento ideal diante das situações agressivas destes e de todos os dias tumultuosos.

Divaldo foca as palavras de Jesus no Sermão da Montanha e nas Bem-aventuranças base dos ensinamentos do Mestre (“Se o Evangelho de Jesus é o coração da Bíblia, o Sermão da Montanha é a alma do Evangelho”. Huberto Rohden). Revelando a importância do Sermão da Montanha para a Humanidade, o Mahatma Gandhi afirmou: “Se se perdessem todos os livros sagrados da humanidade, e só se salvasse O Sermão da Montanha nada estaria perdido”. 

É no evento das Bem-aventuranças que Jesus nos ilumina com as qualidades que devemos desenvolver para obtermos o Reino dos Céus:

·         Humildade (Bem-aventurados os humildes porque será deles o reino dos céus); MANSUETUDE (Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra); MISERICÓRDIA (Bem-aventurados os misericordiosos porque obterão misericórdia);

·         Paz (não violência) (Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus);

·         Pureza de coração (Bem-aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus)

·         Desenvolvimento da Resignação (Bem-aventurados os que choram porque serão consolados; Bem-aventurados os que têm fome de justiça porque serão saciados; Bem-aventurados os perseguidos porque será deles o Reino dos Céus).

Divaldo vai repassando várias passagens do Evangelho elaborando os detalhes e esclarecendo pormenorizadamente as ações de Jesus, iluminando-nos.

Divaldo arremata. Jesus segue sendo o Caminho para a Verdade e para a Vida, para os enfrentamentos de múltiplos desafios da atualidade.

Jesus nos mostra uma vida rica de lições que, observadas e seguidas, possibilitarão o triunfo do ser humano durante a jornada da sua reencarnação.

 

1 Pedra de toque: Originalmente era uma pedra dura usada para determinar a pureza do ouro e da prata. Figuradamente significa algo que serve para avaliar a verdadeira natureza de algo. Separar o falso do verdadeiro.

2 Numinoso. Termo criado pelo teólogo alemão Rudolf Otto (1869-1937) em a obra O Sagrado e cuja aplicação foi popularizada por Carl Gustav Jung; Originada do latim Numem – luz, energia luminosa – é empregada como referência ao estágio superior que a Consciência atinge: Transcendência do Eu. Veja a obra Triunfo Pessoal de Joanna de Ângelis, capítulo 11, A Individuação.

3 Individuação é a unificação do Ego com o Inconsciente em um processo de conquista da totalidade da nossa personalidade, ou seja, de nos conhecermos e de nos tornarmos inteiro. Caminhamos para a integração quando começamos o nosso processo de autoconhecimento. Veja a obra Triunfo Pessoal de Joanna de Ângelis, capítulo 11, A Individuação, Item O Numinoso.

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Orador Orson Peter Carrara em

Niterói, RJ

 

 

(Com informações de Orson Peter Carrara)

 

Site da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.feemt.org.br/

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF  

 

Acesse aqui:

https://www.febnet.org.br/

 

 

 

Seminário “Visão Filosófica do Espiritismo”

Araraquara, SP  

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

 

(Informação de Sandra Fiore)

 

Programação no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP  

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Palestras: filme e livro sobre Paulo de Tarso

São Paulo, SP

 

Palestras públicas conjuntas no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, em São Paulo, por: André Marouço, produtor do filme “Paulo de Tarso e a História do Cristianismo Primitivo Segundo o Espiritismo”, a ser lançado nos cinemas neste ano, e, Antonio Cesar Perri de Carvalho, autor do livro “Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo” (O Clarim). Domingo, dia 17 de março, das 10 às 12 horas, com apresentação musical prévia por Lirálcio Ricci às 9h30. Em seguida haverá um almoço beneficente. Local: CCDPE – Alameda dos Guaiases, 16 – Planalto Paulista, São Paulo.

 

 

André Marouço e César Perri.

 

Convite aos Trabalhadores Espíritas da Europa.

Evento no Reino Unido

 

Todos os Trabalhadores e/ou Dirigentes de Grupos, interessados serão benvindos, mediante inscrição prévia, no evento em Abril, a ser realizado no Reino Unido..

Gratidão

Elsa Rossi

 

 

 Jornada Allan Kardec. Os 150 anos da desencarnação

de Allan Kardec. Paris, França.

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

Cemitério Père Lachaise em 1815. No canto superior direito o túmulo de Heloise e Abelard.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_du_P%C3%A8re-Lachaise#/media/File:Courvoisier_-_View_of_Pere_Lachaise_Cemetery_from_the_Entrance.jpg

 

Túmulo concebido em forma de Dólmen druida do Codificador do Espiritismo Allan Kardec.

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

9º. Congresso Espírita Mundial

México

 

 

(Com informações de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR  

 

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF  

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/logo_mensageiro_600x150.jpg

 

Edição 322 - 08 de março de 2019 - Brasília/DF

 

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/campetti.jpg

Geraldo Campetti faz palestras neste fim de semana na Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/bandaceleste.jpg

Domingo com Arte apresenta Grupo Celeste no dia 10

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/maysefinal3.jpg

“Você está realmente vivo?”, pergunta Mayse Braga em palestra na Comunhão

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/denizard.jpg

Pinga-Luz traz o tema das relações saudáveis neste sábado (9)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/papo_espirita_52_mentores.jpg

Mentores espirituais: o que eles podem e não podem fazer por nós?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155209759162631600/trabalhovoluntrioascom.jpg

DPS abre inscrições para o aperfeiçoamento do trabalho voluntário

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/registra_exibicao.php?id=13662|283137|596

 

 

Jornal Mundo Espírita digital

Acesse no link

 

Queridos companheiros, amigos, leitores

 

A mais recente edição do JORNAL MUNDO ESPÍRITA, ou seja, de março 2019, já se encontra no site http://www.mundoespirita.com.br, em sua forma on-line.

 

Oferecemos a edição digital, para que possa apreciar a leitura, folheando o jornal como se o dispusesse em sua forma impressa. Basta clicar em http://www.feparana.com.br/jornal/home/

 

Desejamos-lhe uma agradável e instrutiva leitura.

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 546

TRÊS LAGOAS/MS – 12 A 19/MARÇO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELEM / CARANDIRU / CENTRO / CHÁCARA MAFALDA / INDIANÁPOLIS /

ITAIM BIBI / ITAQUERA / JABAQUARA / JAÇANÃ / JD DA GLÓRIA /

JD MALIA / LAPA / MORUMBI / MOOCA / PQ PERUCHE / PLANALTO PAULISTA /

SANTANA / TATUAPÉ / VL ARICANDUVA / VL CÍSPER / VL MAZZEI /

VL RÉ / VL TALARICO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / APARECIDA D’OESTE / ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARUJÁ /

AVANHANDAVA / BARRETOS / BARUERI / BAURU / BERTIOGA / BILAC /

BIRIGUI / CÂNDIDO MOTA / CARAPICUIBA / ECHAPORÃ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GÁLIA / GARÇA / GUARUJÁ / GUARULHOS /

INDAIATUBA / ITAGUÁ / ITAPIRA / ITU / JALES / LUPÉRCIO / MACATUBA /

MARÍLIA / MAUÁ / MINEIROS DO TIETÊ / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

PANORAMA / PARANAPUÃ / PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PIRACICABA / PONGAÍ /

POPULINA / PROMISSÃO / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / RIOLÂNDIA / SABINO /

SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO CARLOS /

SÃO JOAQUIM DA BARRA / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO VICENTE /

TEODORO SAMPAIO / VOTUPORANGA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > COLÉGIO / HUMAITÁ / JACAREPAGUÁ / MEIER / PECHINCHA /

TIJUCA / VAZ LOBO / VL VALQUEIRE

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / BARRA MANSA / CABO FRIO / DUQUE DE CAXIAS/

MESQUITA / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / RIO DAS OSTRAS /

SAGUAREMA / SÃO PEDRO DA ALDEIA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

MINAS GERAIS > ARAGUARI / CAPIM BRANCO / CAXAMBU /

COROMANDEL / ESTRELA DO SUL / JUIZ DE FORA / MONTE CARMELO / MURIAÉ /

PATROCÍNIO / POÇOS DE CALDAS / SACRAMENTO / SETE LAGOAS / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CURITIBA / FOZ DE IGUAÇU / GUARAPUAVA / IBIPORÃ /

JACAREZINHO / LAPA / LONDRINA / MARILUZ / PINHAIS / PONTA GROSSA /

PORTO UNIÃO / SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / UMUARAMA

RIO GRANDE DO SUL > NOVO HAMBURGO / PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > BARRA VELHA / FLORIANÓPOLIS / GASPAR /

JARAGUÁ DO SUL / JOINVILLE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / GUARÁ I / GUARÁ II /

TAGUATINGA SUL

GOIÁS > ANAPÓLIS / LUZIÂNIA / PLANALTINA DE GOIÁS

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > JEQUIÉ / SALVADOR

PERNAMBUCO > RECIFE

SERGIPE > ARACAJU / ITABAIANA / LAGARTO / SIMÃO DIAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > FORTALEZA

PARAÍBA > CAMPINA GRANDE

PIAUÍ > PEDRO II / PIRIPIRI / TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > MANAUS

RONDÔNIA > PORTO VELHO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

ESTADOS UNIDOS > DANBURY / NEWARK / NEW YORK / QUEENS NY /

FRANÇA > PARIS

INGLATERRA > BETHNAL GREEN / BOURNEMOUTH / LONDRES /

PLAISTOW / STOCKWELL

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

AGENDA ESPÍRITA BRASIL

https://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Teatro: Do abismo às estrelas

São Paulo0, SP

Sinopse

Um romance do imortal literato francês Victor Hugo que retorna pela psicografia de Divaldo Franco nos convidando a meditações profundas em torno dos problemas da vida.

Na peça, o público conhecerá a história de uma jovem médica que vivencia suas escolhas, contradições e consequências, em dois momentos de sua vida.

Entre outros temas, o enredo aborda a prática do aborto e da eutanásia durante  a 1ª Guerra Mundial.

Ficha técnica

Texto: Lurimar Vianna, adaptação da obra de Victor Hugo, por Divaldo Franco.

Direção: Renato Scarpin

Elenco: Carô Carvalho, Cláudia Gianini, Débora Munyz, Fernanda Guerra, Hudsonn Moreira, Maritta Cury e Vandir Pereira.

Voz em off: Divaldo Franco

Iluminação: Vanderlei Conte

Cenografia: Fábio Jerônimo

Sonorização: Na Luz Mídias

Fotos: Manacá Fotografia (Débora Freitas e Wellington Santos)

Visagismo: Cabelaria

Consultor Literário: Washington Luiz Nogueira Fernandes

Assessoria de Imprensa: Amália Pereira

Produção: Lurimar Vianna (Cia Áquila Prisca) e Maritta Cury

 

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Valor ingresso: 60,00 

 

Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

 

(Com informações de Aquila Prisca [[email protected]])

 

Vivamos calmamente

 

Do livro “Fonte Viva”,

Editora FEB

Médium Francisco Cândido Xavier

Ditado pelo Espírito Emmanuel

 

“Que procureis viver sossegados.”  Paulo (I Tessalonicenses, 4:11) 

 

Viver sossegado não é apodrecer na preguiça.

Há pessoas, cujo corpo permanece em decúbito dorsal, agasalhadas, contra o frio da dificuldade, por excelentes cobertores da facilidade econômica, mas torturadas mentalmente por indefiníveis aflições. Viver calmamente, pois, não é dormir na estagnação.

A paz decorre da quitação de nossa consciência para com a vida, e o  trabalho reside na base de semelhante equilíbrio.

Se desejamos saúde, é necessário lutar pela harmonia do corpo.

Se esperamos colheita farta, é indispensável plantar com esforço e defender  a lavoura com perseverança e carinho.

Para garantir a fortaleza do nosso  coração, contra o assédio do  mal, é imprescindível saibamos viver dentro da serenidade do trabalho fiel aos compromissos assumidos com a ordem e com o bem.

O progresso dos ímpios e o descanso dos delinqüentes são paradas de introdução à porta do inferno criado por eles mesmos.

Não queiras, assim, estar sossegado, sem esforço, sem luta, sem trabalho, sem problemas... Todavia, consoante a advertência do apóstolo, vivamos calmamente, cumprindo com valor, boa-­vontade e espírito de sacrifício, as obrigações edificantes que o mundo nos impõe cada dia, em favor de nós mesmos.

 

 

 (Texto copiado de

http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf )

O Semeador. Pintura de Jean-François Millet. Por volta de 1865.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_The_Sower_-_Walters_37905.jpg

As respigadoras. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_Gleaners_-_Google_Art_Project_2.jpg

 Meio-dia, descanso do trabalho após o painço*. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Noon,_rest_from_work_-_Van_Gogh.jpeg

 

Planta gramínea (Setaria italica). O grão dessa planta.Milho miúdo.

 

 

A Cláusula Filioque e o Monopatrismo

          

* Ricardo Lebourg Chaves

 

 

Não podemos negar, de certa maneira, que a história primitiva e medieval da cristologia está realmente repleta de contradições teóricas bem como de divergências doutrinárias, filosóficas e teológicas, as quais, muitas vezes, modificaram as verdadeiras revelações ensinadas pelo Cristo. É nesse contexto de incongruências filosóficas que surgem, sem dúvida alguma, as doutrinas antagônicas do filioquismo e do monopatrismo.

Conforme a milenar e tradicional cultura romano-cristã, a Doutrina do Filioque começou a ser discutida durante o cristianismo primitivo e se prolongou por vários séculos na história da cristandade ocidental e oriental. Segundo essa polêmica e confusa doutrina, o Espírito Santo procede “substancialmente” do Pai e do Filho, ou seja, o Espírito Santo é originário da mesma “substância” divina pertinente à primeira e à segunda pessoa da Santíssima Trindade. Não obstante a Cláusula Filioque não constar da versão original grega do Evangelho Cristológico, a igreja de língua latina ocidental foi a grande responsável pela inclusão do Filioque no Credo Niceno ou Símbolo Niceno, o qual foi proclamado no ano 325 d.C. Assim, a Doutrina do Filioque foi ratificada, naquela época, por vários santos da Igreja Católica como, por exemplo, Santo Agostinho de Hipona, Santo Hilário, Santo Ambrósio e São Cirilo de Alexandria.

Embora tenha se tornado, realmente, um significativo dogma da Igreja católico-romana, o filioquismo foi objeto de severas críticas teológicas por parte de vários pensadores adstritos ao cristianismoprimitivo e medieval. Assim, o teólogo Fócio I, Patriarca de Constantinopla, foi, sem dúvida alguma, o maior crítico da Cláusula Filioque, uma vez que foi o grande mentor e divulgador da doutrina do monopatrismo. Segundo Fócio I, portanto, o Espírito Santo procede apenas da “substância” de Deus-Pai em razão dos ensinamentos evangélicos do apóstolo João, confira: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim” (Jo15:26). Por conseguinte, o Espírito Santo, para Fócio I, não procede e, por isso mesmo, não é também da mesma “substância” do Cristo-Filho.

Como foi dito, as divergências teológicas e filosóficas no que concerne às doutrinas do filioquismo e do monopatrismo prolongaram-se por vários séculos na história do cristianismo, o que contribuiu, sobremaneira, para o Grande Cisma do Oriente, o qual ocorreu no ano de 1054 da Era Cristã. Ressalte-se, em última análise, que a história cristológica revela-se, lamentavelmente, adulterada pelos concílios ecumênicos da Igreja de Roma de tal maneira a modificar, significativamente, as verdadeiras revelações trazidas e ensinadas pelo Cristo. Assim, o cristianismo da pós-modernidade se tornou dogmaticamente contraditório e, sobretudo, muito confuso para o povo cristão do Ocidente e do Oriente.     

 

* Ricardo Lebourg Chaves

Advogado, professor de direito e cristão gnóstico

[email protected]

 

 

(Recebido em email de José Reis Chaves, pai de Ricardo Lebourg Chaves)

Santo Agostinho de Hipona. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_-_St_Augustine.JPG

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]