Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/04-11-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/02-11-2019.htm

01-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/01-11-2019.htm

31-10-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/31-10-2019.htm

30-10-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/30-10-2019.htm

29-10-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Voltaire. Óleo sobre tela de Nicolas de Largillière

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nicolas_de_Largilli%C3%A8re

 

Voltaire

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire (Paris21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritorensaístadeísta e filósofo iluminista francês.[1]

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras[2] em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatropoemasromancesensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.[2]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

A jornada de Abraão de Ur a Canaaã. Óleo sobre tela de József Molnár. 1850.

Imagem/fonte: https://no.wikipedia.org/wiki/Fil:Moln%C3%A1r_%C3%81brah%C3%A1m_kik%C3%B6lt%C3%B6z%C3%A9se_1850.jpg

 

Cópia da Estátua de Michelangelo executada  em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Exposta na Galeria Prestes Maia,  São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo

Jesus,  em quadro de Maria Tereza Braga, e,  Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

O Livro dos Espíritos, lançado por Allan Karde aos 18 de abril de 1857.

 

Carta às mães que perderam seus filhos

 

Mãezinha querida... Seu coração está em pedaços...

Não há dor maior do que a perda de um filho...

Aprendemos a amá-los de uma forma tão grandiosa, tão completa, que não conseguimos mais enxergar o mundo sem a sua presença ao nosso lado.

Descobrimos um tipo de amor que nos faz crescer e nos faz amar a vida como nunca antes havíamos amado.

E subitamente são levados... Aos poucos meses, nos primeiros anos... Ou um pouco mais tarde. Levados de nosso regaço através da morte tão cruel.

Mãezinha querida... Seu coração pede consolo, pede uma razão para continuar vivendo...

E essa razão estará sempre em seu amor por eles.

Primeiramente pelo amor aos que ficaram e respiram também o ar de seu amar: filhinhos, esposo, pais, amigos queridos.

Mas também pelo amor aos que partiram porque, mãezinha querida, eles continuam a existir e a amá-la como antes o faziam.

A morte não mata o espírito e também não mata o amor.

“Um pai, uma mãe, nunca deveriam enterrar seus filhos” – diz o pensamento popular, fazendo menção à ordem natural da vida para os que deveriam partir antes.

Porém, a verdade é que você não enterrou seu filhinho, mãe: o que ali foi deixado sob a terra era apenas sua vestimenta corporal para esta breve encarnação.

Seu filho, sua filha continuam existindo. E todo amor que construíram no aconchego de seu lar não foi perdido: será a semente de um novo amanhã, quando voltarão a se encontrar.

Os planos maiores do Universo – ainda desconhecidos por nós – definiram que precisavam ir mais cedo, por razões especiais.

Voltaram para a verdadeira vida, o mundo espiritual, onde estão recebendo todo auxílio necessário para que sejam bem recepcionados em sua nova realidade.

Deus está com seus filhos nos braços, mãezinha. Segura-os através de Seus tantos trabalhadores do bem, que estão encarregados de receber as almas após a desencarnação.

Você não perdeu seus filhos, embora a realidade pareça mostrar isso diariamente, pelo buraco que suas ausências na Terra deixaram.

Não... Você não perdeu seus filhos. A desencarnação é apenas o final de uma etapa e começo de outra.

Não perdemos as pessoas, assim como não se perde o amor semeado no coração.

Quando a saudade apertar e o ar parecer faltar, lembre, mãezinha, dos momentos felizes com eles, lembre de abraçá-los com carinho em suas orações aos céus.

Eles receberão seu abraço e ficarão felizes por saber que em sua alma não há revolta, não há ódio ou rancor, há apenas a natural e saudável saudade.

Através da oração você poderá manter um contato constante com eles, pois a prece une os “dois mundos”.

Diga que os ama muito, que sente falta, é certo, e que é este amor que lhe sustenta os dias na Terra, esperando o sonhado momento do reencontro.

Mãezinha querida... Você não está sozinha neste momento difícil: Deus está com você. Conte com Ele.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v.24, ed. FEP.
Em 2.11.2019.

 

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Jefferson Luiz Ribeiro

(26/03/1961 – 21/02/1975)

Veja biografia com mensagem abaixo psicografada pelo médium Dr. Alexandre Sech

 

Homenagem

 

Jefferson Luiz Ribeiro

(26/03/1961 – 21/02/1975)

 

Biografia elaborada por
 Ismael Gobbo

Jefferson Luiz Ribeiro, filho primogêntio de Carlos Alberto Ribeiro e de Clarice Antônio Ribeiro, nasceu em Araçatuba-SP, no dia 26 de março de 1961.

A existência atual de Jefferson foi curta, porém extremamente exemplar e produtiva em tudo o que fez, em especial no movimento espírita jovem, no qual angariou reconhecidos méritos para figurar ao lado de outros vultos espíritas da região de Araçatuba que são homenageados nesta obra.

Não era um menino comum, revelando, desde muito cedo, precocidade intelectual e moral elevada. Participativo, decidido e amoroso, tinha plena consciência daquilo que teria de fazer no breve lapso de tempo que a vida terrena estava a lhe reservar.

Fez o curso primário no Grupo Escolar “Cristiano Olsen” e, no ano em que desencarnou, estava prestes a iniciar a 8ª série, no Instituto de Educação “Manoel Bento da Cruz”. Sempre foi ótimo aluno e se fez destacar em meio aos demais companheiros, criando um clima de expectativa para pais e mestres, que anteviam para aquele jovenzinho de cabelos dourados, olhos azuis, espigado, altivo e sem acanhamento, dias de muita prosperidade naquilo que viesse a buscar.

Jefferson se preocupou igualmente com a sua instrução espiritual, buscando se aproximar daqueles núcleos que pudessem lhe atender esse imperioso desejo que tinha de receber e também se doar na tarefa da evangelização.

Embora nascido em lar espírita, ainda em tenra idade, freqüentou as aulas da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Independente de Araçatuba, dirigida pela evangelizadora Yvone.

Quando a família se mudou para a Rua Wandenkolk, no Bairro Paraíso, começaram a freqüentar o Centro Espírita “Luz e Fraternidade”, dirigido por Rolandinho, onde Jefferson foi encaminhado para as aulas da Pré-Mocidade, que eram ministradas nas tardes de sábado.

Ali, além dos ensinamentos que recebia sob a direção da evangelizadora Célia Maria Rey de Carvalho, Jefferson teve a oportunidade de colocar em prática todos os seus sentimentos de amor e caridade para com o próximo, pela ajuda que começou a prestar na Casa da Sopa Emília Santos, que até hoje funciona ao lado do Centro, nas pregações do Evangelho, nas preces e na distribuição de sopa, que se dão diariamente, tanto no almoço como no jantar.

Nas reuniões festivas que se realizavam na Instituição “Nosso Lar” durante o ano todo, Jef­fer­son chamava atenção pelas suas participações artísticas nos jograis, canto-coral e poesias, pelo seu jeitinho desi­ni­bi­do, sua voz vibrante, seu interesse em participar.

A seu respeito, assim se expressa D. Auzília Chessa Gobboi, que era responsável pelo Departamento Artístico da Instituição “Nosso Lar” e também a zeladora da Casa da Sopa “Emília Santos”: “A lembrança que tenho do Jefferson era de um menino alegre, educado e prestativo. Aos domingos, na Instituição “Nosso Lar”, estava sempre ao lado das demais crianças e jovens para os ensaios artísticos que antecediam as várias apresentações que se davam ao longo do ano. Certa vez, lembro-me, em meio a uma festividade, Jefferson demonstrou toda sua desinibição e altivez, ao dizer-me: “Eu quero ir falar lá na frente”. Levantou-se, foi lá, deu o seu recado e foi muito aplaudido. Na Casa da Sopa, além de nos auxiliar nas pregações que antecediam as refeições, também o fazia nos encontros que ali freqüentemente se realizavam, não se furtando a prestar sua ajuda na preparação dos lanches, guloseimas e sucos, servindo os convidados, com alegria, otimismo e entusiasmo, ao lado de companheiros valorosos como Sérgio, Tuca, Gleiner e Paulo, quando dizia, em tom de brincadeira: “Se não fosse eu a animar isso aqui, não sei o que seria”. Jefferson era muito jovem, mas apesar de seu pouco tempo de vida entre nós, trouxe-nos exemplo de amor, alegria e confiança, qualidades que muitas pessoas com muito mais idade não conseguem demonstrar”.

Jefferson tinha uma ligação muito extremosa com Ironi Rosa Protteti, uma das fundadoras do Centro Espírita “Bezerra de Menezes” e idealizadora do Solar “Bezerra de Menezes”, que era um departamento do Centro. Sua mãe, Clarice, colaborava na preparação de roupas para o Bazar que o Centro mantinha e Jefferson fazia a ponte entre a mãe e a instituição, levando e trazendo materiais. Conta-nos Clarice que em certas ocasiões, devido os seus inúmeros afazeres, tinha certa dificuldade em atender os pedidos que a amiga Rosa lhe endereçava. Quando isso acontecia, o menino Jefferson carinhosamente se aproximava da mãe e falava: “Mamãe, a senhora vai fazer, não vai? Faça, mamãe, é para ajudar a tia Rosa...”. Diante da súplica do filho querido, Clarice não tinha como deixar de atender a companheira querida que foi um marco no movimento espírita de Araçatuba.

E foi no Solar “Bezerra de Menezes”, que Jefferson teve oportunidade de realizar um dos trabalhos mais relevantes da sua existência, pela sua decidida disposição em ministrar aulas de evangelização às dezenas de crianças que ali recebiam amorosamente o amparo material e espiritual sob a carinhosa e firme direção de Rosa Protteti. Para lá ele acorria todos os sábados, depois de assistir às suas aulas da pré-mocidade, na companhia do amigo inseparável Sérgio, numa longa viagem de bicicleta que cortava a cidade de ponta-a-ponta.

Era 15 de fevereiro de 1975, um sábado de trabalho como tantos outros. Jefferson estava no Solar, em meio à criançada. Em dado momento, uma delas pede a Jefferson que lhe apanhe uma fruta em árvore que avançava sobre frágil cobertura de telhas de amianto. Jefferson conta, em carta psicografada, abaixo reproduzida, que, à medida que subia, pressentia o perigo, mas uma força superior o impelia a subir cada vez mais. Instantes depois, rompe-se o galho, Jefferson passa pelo telhado, que não lhe resiste o peso, e cai de cabeça ao solo. Ferido gravemente, é colocado no ônibus coletivo, onde sofre convulsão, e nele mesmo é conduzido para a Santa Casa, onde permanece em observação. Detectado um grande hematoma no cérebro, é levado para a sala de cirurgia na segunda-feira, submetendo-se a cirúrgia de cinco horas. No mesmo dia, ocorrem-lhe complicações; uma hemorragia estomacal o leva ao estado de coma, situação que perdura até o dia 21 de fevereiro , quando ocorreu a sua desencarnação.

Trinta e seis dias depois de retornar à pátria espiritual, precisamente no dia 27 de março de 1975, o espírito Jefferson manifesta-se mais vivo do que nunca, através da psicografia do médico e médium Alexandre Sech, de Curitiba, que, na oportunidade, visitava Araçatuba, dando-nos pela sua mensagem, um atestado eloqüente do seu excelente preparo espiritual, uma alma que daqui partiu sem mácula, consciente, serena, tranqüila.

“Meus queridos pais e irmãos,

Nem sempre as coisas são como projetamos e queremos. Às vezes, temos que ceder em face do imperativo da Lei Maior. Somos frutos de um passado remoto e carregamos conosco a responsabilidade de nossos atos pretéritos.

Alcancei o ninho doméstico, que me serviu de lar na Terra, até bem pouco tempo, depois de me ter preparado para o evento aqui na Espiritualidade. Quando me vi cercado por aqueles que seriam os parentes consangüíneos, sorridentes e felizes, meu coração disparava de felicidade.

Sabia que minha passagem na Terra era rápida e representava um curso intensivo na Universidade da dor. Dor, para mim, que partiria para o Além, deixando na Terra os corações queridos; dor para os que ficaram e ainda hoje choram a minha ausência. Mas teria que ser assim para benefício espiritual de todos nós. Se tivesse ficado na carne, ontem teria completado 14 anos e estaria me preparando para participar da Concentração. Sei que muitos não gostariam que eu fosse, porque me consideravam novo demais e que se continuasse assim poderia ficar fanático. Eu, porém, desde cedo sentia que a minha volta seria para breve; por isso, desde cedo, procurei dedicar-me ao trabalho na Seara do Mestre Jesus.

Para o Espírito, a idade física não conta. Tive a felicidade de contar com a orientação doutrinária desde pequeno, o que despertou em minha consciência espiritual as minhas experiências e aquisições anteriores. Tinha ansiedade de viver bem, aproveitando o ensejo da reencarnação, ensinando aos outros o que sabia, porque meu tempo estava contado.

Naquela tarde de sábado, no Solar, alguém pediu que eu lhe tirasse uma fruta da árvore e eu fui. Na subida, pressenti o perigo, mas uma força determinava que eu subisse mais. Quando perdi o equilíbrio, por momentos, revi meu passado, que logo se obscureceu com a pancada do meu corpo no chão. A cabeça foi atingida e senti como um choque no cérebro. Tonto, me levantei e pensei que não tivesse sido nada. O que eu estranhava, porém, é que estava vendo mais pessoas do que as que me cercavam. Via amigos espirituais, que, desde então, começaram a atender-me, preparando-me para a volta...

Após a convulsão no ônibus, comecei a entontecer e caí num redemoinho, acompanhando, de quando em vez, com o pensamento, as súplicas que eram feitas por vocês a Jesus. Queria responder-lhes, mas meu cérebro se achava inundado e funcionava como máquina que tem parte de si avariada. Acompanhei seus rogos e pedidos e comecei a assustar-me quando o Ivan de mim se aproximou, confortando-me com sua palavra. Depois, dormi e só fui acordar em quarto de hospital, onde sempre estive cuidado por mãos generosas.

Uma vez, durante o sono, fui visitado por vocês, que me ficaram vendo através de uma janela de vidro, para terem certeza de que eu estava bem. Lembram-se? Eu queria levantar-me e fazer alguma coisa, mas só hoje é que o Ivan me trouxe até aqui para eu lhes mandar este recado que ele escreve por mim.

Ontem, de onde estive, senti o peso da saudade e a lágrima fortuita quando lembraram do meu aniversário Quero dizer-lhes que não se lamentem, nem se entristeçam, porque tudo aconteceu conforme tinha que ser.

Peço ao papai que não se deixe abater pelo desânimo e pela descrença de tudo... Agora, seu caminho de realizações se abre e estou sabendo que poderei, de futuro, ajudá-lo. Não mais como pai e filho será o nosso relacionamento, mas como de irmãos, conforme já fomos, segundo me explicam agora. À mamãe, peço que não deixe as atividades do bazar porque muita felicidade é feita de pequenas coisas. Quanto mais se faz, mais se recebe; quanto mais se dá, mais se tem. É da Lei Divina que se multipliquem os talentos. Ao querido irmão Wlamir, meu ósculo de gratidão e meu conselho de que estude e atenda o que lhe for ensinado.

Para que eu aqui viesse, muitos tiveram que trabalhar e interceder a meu favor. Para lhes escrever esta cartinha, minha cabeça, estranhamente, ficou penetrada pela cabeça do Ivan, que dela tira as idéias e recordações e por mim escreve. Sou eu, mas não sozinho que consigo escrever.

Em breve, conseguirei alta definitiva e, então, poderemos estar juntos novamente. Antes, passarei por uma fase de adaptação maior para render o que posso. Não chorem, nem se entristeçam, volto a pedir. A vida verdadeira é a do Espírito liberto da matéria, depois de ai cumprir sua tarefa. Que ninguém apresse a volta, porque senão voltará mais tarde de forma aparentemente apressada.

Que Jesus nos ilumine e fortifique para podermos andar na trilha certa e sempre de ânimo elevado é o que roga o Jefferson. Araçatuba, 27-3-1975”.

A mensagem reproduzida, plena de esclarecimentos e conforto, foi publicada com aprofundada análise e preciosos comentários de Antônio César Perri de Carvalho, no jornal “O Clarim”, de 15 de janeiro de 1976.

Dona Cynira de Barros Macedo Carmini, mãe de Marco Antônio, o “Tuca”, nos fala de uma conversa entre seu filho e Jefferson na semana do acidente, em que este tem e externa premonição muito clara dos acontecimentos que estavam prestes a acontecer-lhe: “Em 1975, meu filho Marco Antonio (Tuca) e o Jefferson estudavam no Instituto de Educação “Manoel Bento da Cruz”, e, no início do ano letivo, eles aguardavam no pátio a chamada dos alunos para formação das classes. Como demorasse, Jefferson e Tuca foram sentar-se em um tronco de árvore cortada, que estava um pouco afastada do barulho que ali se fazia. Lá ficaram conversando sobre assuntos da pré-mocidade espírita que freqüentavam. Em dado momento, Jefferson, muito sério, diz a Tuca: “Nossas mães se preocupam tanto conosco; você já pensou se um de nós desencarnar logo, como elas sofreriam?”. Ao que Tuca lhe respondeu: “Ora, Jefferson, deixe de bobagem, somos muito jovens e saudáveis”. No sábado seguinte , após a pré-mocidade, Jefferson foi até o Solar “Bezerra de Menezes” para dar evangelização para as crianças ali internadas, quando ocorreu-lhe a queda e a desencarnação, dias após, como previra, deixando a todos e principalmente aos seus pais e familiares uma grande dor e muitas saudades. Que Deus o abençoe pela bondade e fé com que trabalhou nos poucos anos que ficou encarnado entre nós”.

Interessante é o relato que nos faz Clarice, mãe de Jefferson, sobre o encontro que o Dr. Alexandre Sech tivera com Jefferson na jornada sobre mediunidade, realizada em Araçatuba no ano anterior: “Eu recebi uma carta do Dr. Alexandre Sech, na qual ele contava que, ­quando esteve aqui em Araçatuba, em 1974, Jefferson levou-lhe o livro “Segue-me” para receber autógrafo. O Dr. Sech diz, na sua missiva, que, no momento em que o Jefferson se aproximou dele, os amigos espirituais lhe chamaram a atenção, dizendo que aquele menino tinha um trabalho muito grande no campo da evangelização infantil. Quando ele soube da desencarnação do Jefferson, o fato voltou a lhe chamar atenção, porque ele acreditava que ele tivesse um grande trabalho pele frente, aqui na Terra. Como vemos, a obra continuaria, porém noutra esfera de trabalho”.

Efetivamente, o labor de Jefferson continua intenso na espi­ri­tua­lidade, conforme já revelaram outras entidades desencarnadas, trabalhando ao lado de outros espíritos valorosos, entre os quais o também jovem Ivan de Albuquerque(*), seu anfitrião no regresso à pátria espiritual, uma prova de que “o conceito universal de idade espiritual prevalece sobre o de idade física”, conforme a doutrina espírita tem nos ensinado e Jefferson deixou patente em sua esclarecedora mensagem.

 

(Copiado do site http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/jefferson_luiz_ribeiro.htm)

 

Jefferson, sentado, ao lado dos irmãos.

Clarice, na extrema esquerda, de pé, mãe de Jefferson, ao lado do pai desta, João Antonio, conhecido vulto do

movimento espírita de Araçatuba, deserncarnado com 48 anos de idade.

Clarice Ribeiro, mãe de Jefferson, grande oradora espírita, mãe extremosa e esposa exemplar.

Foto Ismael Gobbo

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

Efeméride: Desencarnação de Eurípedes Barsanulfo

 

Eurípedes Barsanulfo nasceu no dia 1º de maio de 1880, na cidade de Sacramento (MG), sendo o terceiro dos quinze filhos do casal Hermógenes Ernesto de Araújo (Sr. Mogico) e D. Jerônima Pereira de Almeida (D. Meca). Foi educador, político e jornalista, além de destacar-se como médium. Eurípedes fundou a primeira escola espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec, que ofereceu educação gratuita para crianças e órfãos sem condições de arcar com as despesas educacionais. Barsanulfo desencarnou no dia 1º de novembro de 1918, aos 38 anos.
Leia 
aqui sua biografia!

 

Acesse a página da AEAK- Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Clique:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/2521034171326917/

 

 

(Com informações de Roseli Adorni)

 

Informações de Site Espírita

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas....

 

Estamos trazendo esta semana Leopoldo Machado.

 

Caravana da Fraternidade, Pacto Áureo, Obras raras de Leopoldo Machado etc.

 

O Espiritismo do Brasil nas décadas de 40/50 era um paraíso de gigantes... Como demonstram um vídeo raro no 1º Congresso de Mocidades Espíritas que antecedeu a Caravana da Fraternidade... (Logo abaixo)

 

Primeiramente... Reflexão sobre os 70 anos do Pacto Áureo em São Paulo... Trata-se de análise sobre o histórico Acordo assinado no dia 5 de outubro de 1949 entre o presidente da FEB e representantes de algumas federativas estaduais do Sul e do Sudeste e que redundou na criação o Conselho Federativo Nacional da FEB.

FOI PUBLICADO Jornal da USE - Dirigente Espírita - Novembro/Dezembro 2019 (Reflexão sobre os 70 anos do Pacto Áureo em São Paulo)

ARQUIVO EM ANEXO ----------

 

Segundo... Obras raras de Leopoldo Machado, Biografia Completa de Leopoldo Machado com histórico sobre Caravana da Fraternidade, Pacto Áureo e outros temas.

ARQUIVO EM ANEXO ---------

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Leopoldo%20Machado/Leopoldo%20Machado.htm

 

E PARA DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA---------

 

Leopoldo Machado e Lins de Vasconcelos de 1948 no 1º Congresso de Mocidades Espíritas

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=oSYdsmPba2o&list=PLbBAXq8ij9EzEdUyAvkwVhozg2pa0e2xG&index=17

 

Parte da palestra do filósofo espírita Canuto Abreu em 18/04/1957

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=XyJACTlSAbs&list=PLbBAXq8ij9EzEdUyAvkwVhozg2pa0e2xG&index=25&t=2s

 

HERCULANO PIRES 100 ANOS - Ouça-o em 1957 em palestra sobre os 100 ANOS de O Livro dos Espíritos!

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=h07ig6YxesQ&list=PLbBAXq8ij9EzEdUyAvkwVhozg2pa0e2xG&index=68&t=23s

 

A LUTA SEGUE

 

WANDERLEI

 

 

Seminário sobre Mediunidade- USE Sorocaba

Sorocaba

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Palestra programada para o Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Programação comemorativa de Aniversário da

USE Intermunicipal de Araraquara

 

(Informação em

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2898510840170812&set=gm.802793656819909&type=3&theater)

 

Bazar de Artesanato da AEVV

Araçatuba, SP

 

(Informação recebida de Adriana Gonçalves Leite)

 

2º. Festival da Primavera Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

Acesse aqui:

https://shoutout.wix.com/so/48MuVWO6X?cid=5955d9f8-8c7f-4101-9125-9346b84ddfb4#/main

 

 

Filme: Bate Coração

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Lançamento de livro: Candeia

 

Lançamento de Haroldo Dutra Dias chegando! 😲

 

Confira já, faça o pedido na pré-venda e saia na frente! 💨

 

Haroldo dispensa apresentações. 🤩

 

Seu novo livro convida o leitor a viajar no tempo para compreender os ensinamentos do Mestre. São páginas de luz que orientam, consolam e tocam o coração de todos. 😊

 

Este lançamento é uma publicação do Jardim das Oliveiras. 🌼

 

Toda a renda será revertida para essa respeitada instituição dirigida pelo igualmente conhecido Alberto Almeida. 👏

 

Adquira já: E o verbo se fez parábola.

🪔

 

Saiba mais sobre a obra, aprecie a amostra digital e assista ao vídeo de apresentação do Haroldo sobre o lançamento – acesse: bit.ly/2NwTIGT

 

 

Abraços, 

 

Ricardo 

 

 

 

 Publicação da Editora Lorenz

 

Acompanhe este belíssimo romance, que vai tocar o seu coração, sobre um simples camponês português que vem ao Brasil e aqui faz fortuna na época do Império; entretanto,  tocado pela mensagem amorosa do Cristo, deixa a sua riqueza para dedicar-se à pobreza e aos mais necessitados. Fabiano de Cristo era José de Anchieta que reencanara para dar prosseguimento ao seu trabalho de amor ao próximo em terras brasileiras.

 

 

Informações e pedidos: [email protected]

(21) 2450-4768 (21) 9848.54539 (zap)

 

 

 

Querido ileitor (1)_Easy-Resize.com.jpg

 

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

WWW.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 579

TRÊS LAGOAS/MS – 4 A 11/NOVEMBRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

 

CAPITAL

Balneário Mar Paulista / Bela Vista / Campo Belo / Cangaíba / Carandiru /

Casa Verde / Cidade Patriarca / Indianópolis / Itaim Paulista / Itaquera/

Jaçanã / JD Brasil / JD Clíper / JD Joamar / JD Rosana / JD São Paulo / Lapa /

Liberdade / Morumbi / Parada Inglesa / PQ da Pedra / PQ Edu Chaves /

PQ Vitória / Patriarca / Penha / Santana / Saúde / Tatuapé / VL Aurora /

VL Constança / VL do Castelo / VL Formosa / VL Gustavo / VL Maria Alta /

VL Mariana / VL Mazzei / VL Medeiros / VL Munhoz / VL Taalarico

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Águas da Prata / Americana / Araçatuba / Araraquara / Arujá / Assis / Bilac /

Botucatu / Cajobi / Cândido Mota / Cardoso / Catanduva / Embu das Artes

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Ferraz de Vasconcelos / Franca / Getulina / Guararema /

Guarulhos / Indiaporã / Itatiba / Itu / Jales / Jeriquara / Limeira / Marília /

Mogi Guaçu / Monte Alegre / Neves Paulista

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Pedranópolis / Penápolis / Regente Feijó / Ribeirão Pires / Ribeirão Preto / Rio Claro /

Riolândia / Sabino / Santa Fé do Sul / Santa Rosa do Viterbo / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São Carlos / São Joaquim da Barra /

São João da Boa Vista / São José do Rio Pardo / São José do Rio Preto /

São José dos Campos / São Vicente / Serrana / Sorocaba

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Barra da Tijuca / Bento Ribeiro / Colégio /Maracanã /

Meier / Rio Comprido / Vila Isabel

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Araruama / Armação dos Búzios / Cabo Frio / Mesquita /

Niterói / São Pedro da Aldeia / Valença

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Vila Velha / Vitória

 

MINAS GERAIS > Araxá / Mercês / Monte Carmelo / Poços de Caldas /

Uberlândia

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Balsa Nova / Cambé / Cascavel / Curitiba / Francisco Beltrão /

Foz de Iguaçu / Londrina / Pato Branco / Rolândia

 

RIO GRANDE DO SUL > Alegrete / Cachoeira do Sul / Nova Prata /

Porto Alegre / Rosário do Sul / Santa Maria / Sapucaia do Sul / Uruguaiana

 

SANTA CATARINA > Balneário Camboriú / Balneário Piçarras / Barra Velha /

Biguaçu / Blumenau / Brusque / Florianópolis / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

 

DISTRITO FEDERAL > Brasília / Samambaia / Santa Maria

 

GOIAS > Goiânia / Nova Gama / Pedregal / Valparaiso

 

MATO GROSSO DO SUL > Aparecida do Taboado / campo Grande  / Paranaíba /

Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

 

 

BAHIA > Salvador

 

SERGIPE > Aracaju / Estância

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Eusébio / Fortaleza

 

PARAÍBA > João Pessoa

 

RIO GRANDE DO NORTE > Natal

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

 

AMAZONAS > Manaus

 

PARÁ > Belém

 

RONDÔNIA > Ji Paraná

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

 

=INTERNACIONAL=

 

ARGENTINA > Córdoba

 

BELGICA > Bruxelas 

 

ESTADOS UNIDOS > Long Island / Miami / Mount Vernon /

Newark

 

INGLATERRA > Londres

 

JAPÃO > Inazawa Shi

 

PORTUGAL > Lisboa

 

SUIÇA > Baden / Basel / Berna / Genebra / Zurique

 

URUGUAI > Artigas / Montevidéu

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

Divina benção

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Através do Tempo. Lição nº 45. Página 126.

Psicografia em Reunião Pública em 30.05.1959, na Comunhão Espírita Cristã, na cidade de Uberaba, Minas Gerais.

 

Se procuras no Evangelho

A luz da felicidade,

Exalta quanto puderes

A benção da caridade.

 

Todo ensino da virtude

Faltará sempre à verdade,

Se fugimos de exercer

A benção da caridade.

 

Desse modo, cada dia,

Em toda dificuldade,

Cultiva, seja onde for,

A benção da caridade.

 

Há gestos nos que mais amas

Que te fira ou desagrade?

Conserva por diretriz

A benção da caridade.

 

Se és constrangido a sofrer

A alheia agressividade,

Oferece à ignorância

A benção da caridade.

 

Padeces, caminho a fora,

Malícia, intriga, maldade?

Olvida o charco e semeia

A benção da caridade.

 

Calunia? Maledicência?

Que a treva te não degrade.

Estende na sombra, em torno,

A benção da caridade.

 

Há quem surja vomitando

Pedra, lodo e crueldade?

Entrega às chagas da injuria

A benção da caridade.

 

Socorre toda aflição

Que chora na tempestade,

Mas alonga ao próprio crime

A benção da caridade.

 

Não te esqueças que Jesus

- Sol de amor que nos invade -

Passou no mundo espalhando

A benção da caridade.

 

E, um dia, depois da morte,

No clima da eternidade,

Brilhará também contigo

A benção da caridade.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Um mendigo na década de 1880 em fotografia de Antoin Sevruguin . Teerã, Irã.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Begging#/media/File:Bettler_in_Teheran_Sevruguin_02.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]