Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 26 de novembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/26-11-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/25-11-2019.htm

23-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/23-11-2019.htm

22-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019.htm

21-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/21-11-2019.htm

20-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/20-11-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Francis Bacon

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon

 

 

Francis Bacon, 1°. Visconde de Alban,[1] também referido como Bacon de Verulâmio (Londres22 de janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626) foi um político, filósofo, cientista, ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio) e visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna.

Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Em 1584 foi eleito para a câmara dos comuns.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon

René Descartes

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes

 

 

René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofofísico e matemático francês.[1] Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.[2] Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes

 

Obras de Descartes publicadas por Victor Cousin

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94258n/f6.image

Victor Cousin.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Cousin

Leia no link

Etienne Bonnot de Condillac

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Bonnot_de_Condillac

 

Étienne Bonnot, abade de Condillac (Grenoble30 de setembro de 1714 – Beaugency3 de agosto de 1780) foi um filósofo francês, e o maior expoente de uma teoria radicalmente empirista do funcionamento da mente a que se costuma referir desde então como sensualismo. Enquanto o empirismo de John Locke seguia a rejeição dos princípios inatos e das ideias inatas, Condillac foi além e rejeitou também as habilidades inatas. Em sua versão do empirismo, a experiência não apenas nos dá "ideias" ou os dados brutos para o conhecimento, ela também nos ensina a prestar atenção, lembrar-se, imaginar, abstrair, julgar e raciocinar. Ela forma nossos desejos e nos ensina o que querer. Ademais, ela nos dá as melhores lições para a performance destas operações, de modo que um estudo de como aprendemos a realizá-las originalmente também nos diz como essas operações devem ser realizadas. A busca desta tese levou Condillac a articular uma psicologia do desenvolvimento, com implicações pedagógicas e metodológicas explícitas. Suas preocupações também levaram-no a se dedicar à teoria da percepção, e a propor teses importantes e originais sobre nossa percepção de forma espacial. Ele deu melhor que qualquer outro até então uma explicação precisa, cuidadosa e investigativa sobre o que cada um dos órgãos dos sentidos nos provê, e apresentou uma explicação muito nuançada de como estes dados brutos são trabalhados para compor nossas crenças a respeito do mundo em nosso entorno.[1]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Bonnot_de_Condillac)

 

Retrato de Immanuel Kant. Óleo sobre tela de Johann Gottlieb  Becker.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

 

Immanuel Kant (Königsberg22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano. Amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna, Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René DescartesBaruch Espinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David HumeJohn Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).

Nascido de uma modesta família de artesãos, depois de um longo período como professor secundário de geografia, Kant veio a estudar filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg e em 1755 começou a lecionar ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciências naturais e exatas.

Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX.

Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do Sistema Solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

 

Aprender e refazer

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Justiça Divina. Lição nº 37. Página 91.

Reunião pública de 09-06-1961.

Estudos e Dissertações em torno da substância religiosa de O Céu e o Inferno de Allan Kardec.

1ª Parte, Capítulo IX, Item 21.

 

Todos os Espíritos desencarnados, que se atrasam em pesadelos da revolta, acordam, um dia.

Surge-lhes o arrependimento, no âmago do ser, em lágrimas jubilosas, quais se fossem prisioneiros repentinamente libertos.

Derruída a masmorra de trevas em que jaziam encadeados, respiram, enfim, a grande emancipação, junto dos amigos que lhes estendem os braços.

Observam, porém, a sombra que ainda carregam, contrastando com a luz em que se banham, transfigurados, e que suspiram por merecer; sentem-se, aí, na condição de pássaros mutilados, a reconhecerem o valor da experiência física em que lhes cabe refazer as próprias asas, e volvem, ansiosos, à procura do antigo ninho de serviço e de amor, que os alente e restaure.

Quase sempre, contudo, ensejos passaram, paisagens queridas alteraram-se totalmente, facilidades sumiram e afetos abandonados evoluíram noutros rumos...

Ainda assim, é necessário lutar na conquista do recomeço.

Personalidades do poder transitório, que abusaram do povo, assistem às privações das classes humildes, verificando o martírio silencioso dos que se levantam cada dia, para a contemplação da própria miséria;

Avarentos que rolaram no ouro regressam às paredes amoedadas dos descendentes, acompanhando os mendigos que lhes recorrem à caridade, anotando quanto dói suplicar migalha a corações petrificados no orgulho;

Escritores que se faziam especialistas da calúnia ou do escândalo tornam à presença dos seus próprios leitores, examinando os entorpecentes e corrosivos mentais que segregavam, impunes;

Pais e mães displicentes ou desumanos voltam ao reduto doméstico dos rebentos desorientados, considerando as raízes da viciação ou da crueldade, plantadas por eles mesmos;

Malfeitores, que caíram na delinquência, socorrem as vítimas de criminosos vulgares, avaliando os processos de sofrimento com que supliciavam a carne e a alma dos semelhantes...

Mas isso não basta...

Depois do aprendizado, é preciso retomar o campo de ação, renascer e ressarcir, progredir e aprimorar, solvendo débito por débito perante a Lei.

Companheiro do mundo, se o conhecimento da reencarnação já te felicita, sabes que a existência na Terra é preciosa bolsa de trabalho e de estudo, com amplos recursos de pagamento.

Assim pois, seja qual seja a provação que te assinala o caminho, sofre, amando, e agradece a Deus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Depois do Dilúvio. Óleo sobre tela por George Frederic Watts

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Watts_%E2%80%93_After_the_Deluge.jpg

 

 Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

Palestra programada para o Núcleo Espírita  Chico Xavier

Niterói, RJ

Prezado(a),

No próximo domingo, 1/dez às 18h, contaremos com a presença de Hélio Ribeiro, presidente da Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro e da Casa de Batuíra - Grupo de Apoio ao Menor. 

Na ocasião lançará no NECX seu novo livro mediúnico "Orientações espirituais sobre a dependência química". 

Prestigie e divulgue!

 

HR.png

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 Coral “Vozes do Caminho” se apresentou no Fraternidade Espírita Gina. São Paulo, SP.  Acesse os vídeos no link abaixo

 

 

Acesse aqui:

https://www.facebook.com/groups/572916186200419/permalink/1388413494650680/

 

 

 

 

38ª. Feira do Livro Espírita

Catanduva, SP  

 

 

 

(Informação recebida em email de Ricardo [Candeia | InterVidas] [[email protected]])

 

Palestra sobre Educação do Ser na FEESP

Na tradicional reunião pública dos domingos pela manhã na sede da Federação Espírita do Estado de São Paulo, em São Paulo, no dia 24 de novembro, a palestra foi proferida por Célia Maria Rey de Carvalho (ex-diretora da FEB e da USE-SP). Perante auditório lotado a visitante abordou o tema "Educação do Ser". Houve apresentação da pianista Denise Perez Manzo. O esposo Cesar Perri foi convidado para compor a mesa e proferir a prece de abertura. Entre os presentes, os amigos Osvaldo Magro Filho (de Araçatuba) e Sheila Maria (do CCDPE, São Paulo).

 

 

(FEESP: a oradora Célia Maria Rey de Carvalho proferindo palestra; casal Célia e Cesar com dirigentes da FEESP e Osvaldo Magro Filho (E); mesas com dirigentes da FEESP e Cesar Perri; pianista Denise Manzo)

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Acesse o site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

FEB- Federação Espírita Brasileira

Ata da Reunião Ordinária do CFN – 2019

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2019/11/ata.pdf

 

Federação Espírita Brasileira- FEB. Brasília,  DF.  Foto Ismael Gobbo.

 

Kardec Rádio

EUA

 

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

 

 

Palestra com Vania Mugnato de Vasconcelos

Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Aproxima-se a data do Centenário do CEAC

Bauru, SP

 

 

(Recebido em email de  Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

Publicações da Casa Editora “O Clarim”

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

 

O Som da Nova Era: O Clarim e seus maestros

 

 

Cássio Leonardo Carrara

Doutrinário

 

Como definir uma trajetória marcante de vida? E de que forma o exemplo pode inspirar a continuidade de um nobre trabalho?
Conheça a vida, a obra e o legado de Cairbar Schutel, em seu trabalho exemplar no jornal O Clarim, Revista Internacional de Espiritismo e livros publicados. Um resgate de episódios e personagens notáveis da Casa Editora O Clarim, que passaram por guerras, crises econômicas e superaram a intolerância e o preconceito, mantendo vivo e dando continuidade ao trabalho de Schutel por mais de um século

 

de RS 30,00 por R$ 22,50

Comprar

Assine a Revista Internacional de Espiritismo e o jornal O Clarim:

assinaturas.oclarim.com.br

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 582

TRÊS LAGOAS/MS - 25/NOVEMBRO a 2/DEZEMBRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

 

CAPITAL

Água Branca / Bela Vista / Campo Grande / Canindé / Casa Verde /

Chora Menino / Cidade Líder / Cidade Patriarca / Ipiranga / Itaquera /

Jabaquara / Jaçanã / JD Brasil / JD Previdência / Lapa / Liberdade / Morumbi /

Para Inglesa /PQ da Mooca / PQ Paulistano / PQ São Luis /PQ Vitória /

Santana / Saúde / Tatuapé / VL Aricanduva / VL Carrão / VL Clementino /

VL Gustavo / VL Maria Alta / VL  Matilde / VL Munhoz

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Araçatuba / Araraquara / Bauru / Bertioga / Bilac / Boituva / Cajuru /

Cândido Mota / Cardoso / Catanduva / Cubatão / Embu das Artes

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Getulina / Guarulhos / Ibitinga / Ibiúna / Indiaporã / Ita / Itanháem / Itatiba /

Jandira / Lins / Marília / Mogi Mirim / Monte Alegre / Novo Horizonte

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Palmital  / Pederneiras / Penápolis / Peruíbe / Piratininga / Ribeirão Pires /

Ribeirão Preto / Riolândia / Santa Rita do Viterbo / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São José do Rio Preto /

São Simão / São Vicente / Serrana / Taboão da Serra / Taubaté

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Colégio / Meier / Rio Comprido / Tijuca/ VL Valqueire

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Mesquita / Niterói / Nova Iguaçu / Petrópolis /

Rio das Ostras / São Pedro da Aldeia

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Vila Velha / Vitória

 

MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Juiz de Fora / Monte Carmelo / Sacramento

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Balsa Nova / Cambé / Curitiba / Londrina

 

RIO GRANDE DO SUL > Porto Alegre / Santo Ângelo

 

SANTA CATARINA > Balneário Piçarras / Barra Velha / Blumenau /

Florianópolis / Guaramirim / Itajaí / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

 

DISTRITO FEDERAL > Brasília

 

GOIÁS > Goiânia / Luziânia

 

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande / Paranaíba / Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

 

BAHIA > Salvador

 

PERNAMBUCO > Paudalho

 

SERGIPE > Aracaju / Itabaiana

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza

 

PARAÍBA > Campina Grande / João Pessoa

 

RIO GRANDE DO NORTE > Apodi / Mossoró

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

 

AMAZONAS > Manaus

 

PARÁ > Belém / Bragança / Parauapeba

 

RONDÔNIA > Ji Paraná

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

 

=INTERNACIONAL=

 

ESPANHA > Reus

 

ESTADOS UNIDOS > Newark / New York

 

FRANÇA > Paris

 

INGLATERRA > Maidenhead

 

PORTUGAL > Caldas da Rainha / Lisboa

 

SUIÇA > Berna / Genebra / Zurique

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Jornal Mundo Maior

Leia nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Revista eletrônica seminal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para colaborar e divulgar a nota abaixo.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de:

 

absorvente íntimo,

aparelho de barbear descartável,

leite,

açúcar,

bermudas masculinas,

chinelas,

escova de dente,

detergente,

suco em pó,

óleo vegetal,

ovos,

farinha de trigo,

fermento,

lençol de solteiro com elástico,

carnes e frango,

bolacha,

alho,

chás,

frutas,

cuecas,

calcinhas,

desinfetante,

água sanitária,

copos 200 ml e

desodorante spray

 

para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, instagram: @oficialbatuira, site:

www.batuira.org.br e twitter: @batuirago

 

 

 

A exata dimensão do amor ao próximo

 

 

A recomendação de Jesus é clara: Ama o teu próximo como a ti mesmo.

A questão nos leva, de imediato, a considerar que é preciso que tenhamos autoamor.

Quando nos queremos bem, nada de mal desejamos para nós. Cuidamos do nosso corpo, nosso instrumento de trabalho, imprescindível enquanto nos encontramos nesta Terra.

Quando nos amamos, nos preocupamos em criar novas amizades, em preservar as antigas. Sobretudo, buscamos desfrutar do seu convívio, porque elas nos fortalecem o ânimo, nos transmitem novas energias.

Quando nos amamos, buscamos exercer a profissão que mais nos seja cara ao coração, que nos confira satisfação, que nos conduza à realização pessoal. Aquela que nos propicie prazer.

Prazer de auxiliar o outro, prazer em ser útil, em produzir algo bom, belo. Alegria em deixar nossa marca no mundo, nos corações e nas mentes.

Com tudo isso, naturalmente se torna mais fácil amarmos ao nosso semelhante, nesse desejo natural de que ele seja tão feliz quanto nós mesmos.

É natural que, por vezes, nos indaguemos até onde se estende a dimensão desse amor.

E foi numa dessas idas à zona rural, visitando um sítio, que pudemos perceber a sabedoria de quem já elucidou essa questão, de uma forma natural e espontânea.

A senhora que nos recebeu o fez com um abraço sincero, envolvendo-nos em uma vibração positiva intensa.

Adentramos a casa, acolhedora. O fogão a lenha, apesar do verão, estava aceso e sobre ele fumegavam as panelas.

Havíamos chegado na hora do almoço. Sobre a mesa de madeira estavam os pratos, talheres, copos, as travessas com várias saladas.

Os pratos quentes nos devíamos servir diretamente nas panelas, ainda sobre o fogão. Algo que nos fez lembrar os dias idos da infância.

Dias em que nos sentávamos à mesa com pais, irmãos, avós, numa conversa alegre, em que nem sabemos como nos entendíamos porque falávamos todos ao mesmo tempo, nessa ânsia de relatar algo antes do outro. E rir, sorrir, chorar, tudo junto.

Ao agradecermos a mesa farta, elogiamos o sabor especial das hortaliças.

Então, a dona da casa nos disse que cultivava orgânicos, dizendo dos cuidados com a semeadura, a cultura, que é feita sem utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, pesticidas e reguladores de crescimento.

Quando comentamos da qualidade, lhe dissemos do preço mais elevado desses produtos.

Prontamente, ela respondeu: Eu vendo pelo mesmo preço dos demais produtos.

Entendo que os orgânicos são melhores para a preservação da saúde. Se desejo isso para mim, para minha família, desejo que todos possam ter o mesmo acesso a eles.

E concluiu: Faço questão de levá-los, diretamente, nos lares, a quem os deseja. Recebo os pedidos e vou eu mesma entregá-los.

Havia luz no seu olhar. Esse brilho do coração.

Entendemos: ela descobrira a exata dimensão do amor ao próximo.

Dar de si, do seu trabalho, sem cobrar a mais, simplesmente pela satisfação de ofertar ao outro o que desfruta ela mesma e sua família.

Singular e belo exemplo.

Redação do Momento Espírita.
Em 25.11.2019.

 

 

 

 (Copiado do site Feparana)

 

Fogão Caipira. Bichinho (Tiradentes), MG. Foto Ismael Gobbo.

Horta. Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]