Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 24 de setembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/24-09-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/23-09-2019.htm

21-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/21-09-2019.htm

20-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/20-09-2019.htm

19-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/19-09-2019.htm

18-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/18-09-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

O menino Samuel em prece. Pintura de Joshua Reynolds.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Infant_Samuel_at_Prayer_-_Sir_Joshua_Reynolds.png

 

 

 

Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.
E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.
E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
1 Samuel 1:1-8

LEIA MAIS:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/1

Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_on_the_Mount_of_Olives_(Caravaggio)

Oliveiras no Jardim do Getsêmani localizado no sopé do  Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/21-04-2015_arquivos/image003.jpg

Escultura de pequena dimensão incrustada em parede da Igreja de Todas as Nações, ou Basílica da Agonia,  no

Jardim do Getsêmani,  que fica no sopé do Monte das Oliveiras. Local onde Jesus costumava orar. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/18-06-2019_arquivos/image008.jpg

Velha rezando. Óleo sobre tela de Theophile Marie François Lybaert

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Theophile_Lybaert_-_Old_Flanders.jpeg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image012.jpg

Escada de Jacó. caneta e tinta e cor de água por William Blake.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blake_jacobsladder.jpg

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

 

Ligados ainda no Setembro Amarelo, o mês de prevenção do suicídio, que já entra praticamente em sua última semana, entrevistamos a atriz Alice Guêga, a Naná do filme Divaldo, o mensageiro da paz.

Naná é a irmã mais velha de Divaldo Franco que se suicidou quando ele ainda era criança e, depois, ajudou-o a voltar à realidade, aparecendo pra ele no momento em que estava prestes a cometer o suicídio.

Do fundo do poço à recuperação - Laura Maffei

 

Vale a pena ler o que Alice sentiu ao interpretar essa personagem, porque também ela já havia tido ideias suicidas no passado:

www.bit.ly/2moQQ4V

"Quando o filme Nosso Lar entrou em cartaz nos cinemas, fui assistir sozinha, descobrindo o Vale dos Suicidas e o umbral, lugares de que eu nunca tinha ouvido falar. Naquela época, eu estava passando por várias questões pessoais e tinha pensamentos suicidas. Por conta do filme, criei uma certeza na vida."

O suicídio está presente na vida das famílias muito mais do que se imagina. Está aí um tema que precisa ser realmente discutido. Afinal, prevenção se faz com informação: www.bit.ly/2moQQ4V

Espero que goste da entrevista!

Até a próxima,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

Seminário na União Espírita Paschoal Grossi

Araraquara, SP

 

(Informação em

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1684309518371548&set=gm.971867709831581&type=3&theater)

 

Palestra Lítero Musical no G.S. Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco

Mata de São João, Bahia

,

21 de setembro de 2019

O Encontro Fraterno com Divaldo, em sua 22ª edição, conta com a participação de 660 pessoas. Além dos expositores e inscritos, há uma grande equipe de trabalhadores sustentando a realização do evento em vários setores, que sob a liderança de Telma Sarraf, Vice-Presidente da Mansão do Caminho, atendem com cuidado, atenção, dedicação e carinho. Além de uma livraria, há setores que disponibilizam diversos materiais para serem comercializados. São doações que geram recursos para as obras sociais da Mansão do Caminho.

Envolvidos em alegria e confraternizando, os participantes do Encontro Fraterno com Divaldo Franco foram recepcionados na bela e tranquila manhã de sábado, 21 de setembro, com envolvente momento artístico, produzindo harmonia, paz nos corações e aspirações de superação.

O tema da manhã foi a angústia. Cristiane Lenzi Beira, psicóloga, descreveu essa sensação psicológica, como sendo algo que sufoca, é um aperto no peito, que gera insegurança, ansiedade. Narrando a sua própria experiência ao experimentar a angústia, Cristiane disse que, como qualquer semente, para germinar, passa por um processo, algumas fases, sendo necessário transitar por um período, fechada em sua cova, para então germinar, brotar, se apresentar débil e exigindo cuidados até tornar-se o que verdadeiramente é.

O ser humano também experimenta essas fases, e a superação da angústia, como na semente, começa no interior, dentro da criatura. A angústia faz parte do crescimento, ela provoca um pouco de solidão, quando há a oportunidade para poder identificar-se, isso é natural. Assim, é necessário suportar essas fases naturais do crescimento da criatura humana, evitando, contudo, permanecer estacionado no interior, negando-se a desabrochar, a germinar, sair, por assim dizer, da cova onde estava.

A criatura humana, em sua individualidade, deve ser o que é preciso ser, evitando ser o que os outros pensam. Em cada situação, Deus tem um propósito específico, visando sempre o enriquecimento, melhor se equipando, a criatura, de aspectos emocionais e psicológicos. A angústia é um convite para o autodesenvolvimento, para aproximar-se mais de sua natureza.

Todos os que sentem angústia devem buscar apoio, ajuda, contato humano, envolvendo-se em atividades extras, nobres. A angústia não precisa ser triste, é somente uma oportunidade de crescimento. Como tudo em a natureza, transita em fases duras, difíceis, buscando a plenitude, sabendo que a solução deve ser buscada no interior, dentro de si. Assim como a metamorfose é um processo de crescimento, de transformação e de aperfeiçoamento, o homem também experimenta semelhante processo, pois que sentir angústia é natural.

A sensação de ser pequeno ante um processo é somente uma interpretação, é um ponto de vista, não é real, é somente uma descrição de como está sentindo, sendo necessário aprender a dulcificar o processo, desenvolvendo a essência. É importante sair do seu ponto de vista egoico, transitando para a frequência cósmica, isto é, deixar de se sentir vítima, olhando-se para si exclusivamente, para começar a compreender que deve mudar o seu padrão de frequência, interagindo com o meio, sentir-se no contexto, fazendo parte, integrando-se. Há que se realizar um esforço para sair das vibrações baixas, alcançando as altas frequências. Assim como as sementes precisam desabrochar, crescer, evoluir com equilíbrio, contado com qualquer ajuste realizado internamente para produzir resultados positivos, tal é o homem que deve experimentar com lucidez a angústia, compreendendo-a como mecanismo de crescimento de transformação, atingindo novo patamar.

Um bom método é dialogar com a angústia, olhar para dentro de si com coragem e determinação visando identificar a essência, avançando, sendo resiliente, sem se deixar envolver pela tristeza. Embora esteja aflito, continuar com o dinamismo, empregando a flexibilidade, não sendo resistente, rígido para poder desenvolver-se, transformar-se.

Todos devem aproveitar os acontecimentos, passando por eles, transformando-se, crescendo, fazendo bom uso da angústia, sabendo que o adversário é interno, enfrentando-o através do diálogo sincero e corajoso, fazendo algo por si mesmo, exercendo o autocontrole, realizando reflexões otimista, realizando ações enobrecedoras. Busque apoio se necessário, cuide com mais intensidade o seu coração, sua alma (SELF) e menos o seu umbigo (EGO).

Após uma pausa para a realização da foto de todos os envolvidos no Encontro Fraterno, e que é tradicional, o evento teve continuidade com as abordagens realizadas por Divaldo Franco, o Mensageiro da Paz. Afirmando que a angústia foi muito bem desenhada por Cristiane, ressaltou que há temas que se encontram no campo do sentir, e não do de expor. Se utilizando da mitologia grega, o Arauto do Evangelho conduziu os presentes ao entendimento de que a angústia é a busca, é a insatisfação do que somos, anelando soluções, é um contínuo processo de crescimento espiritual. A angústia é uma emoção que o indivíduo sente ao estar frente a um acontecimento, uma circunstância, ou como consequência de lembranças traumáticas.

Na sua elucidação, Divaldo discorreu sobre as angústias que foram experimentadas pelos libertos dos campos de concentração nazista, ao final da II Guerra Mundial. Perguntavam-se, os libertos, por que haviam sobrevivido? Por que não haviam morrido, enquanto muitos haviam sido exterminados? Na angústia os personagens não são reais, são representações criados por ela. Compreendendo que Deus administra o Universo, e Deus sendo amor, tudo o que ocorre é estímulo para o desenvolvimento humano.

A angústia é um estado transitório anunciando a mudança que se avizinha. Na angústia, as sensações se tornam agudas. Neste estado emocional, conforme o grau em que se apresenta, o indivíduo sente que a vida perde o sentido, torna-se vazia, os anseios se ausentam, os prenúncios de acontecimentos futuros vão se avolumando, criando um quadro de expectativa quase que sufocante. Somente pelo amor, através de suas inúmeras manifestações, é possível conquistar a angústia.

Divaldo Franco, Professor por excelência, apresentando alguns casos, foi elucidando as ocorrências da angústia, descortinando um panorama amigável, colaborando para o entendimento dessa problemática emocional, utilizando-se, também, de cenas jocosas, desanuviando mentes, asserenando corações, conduzindo ao entendimento de que o ser humano é vida, não é homem nem mulher, é vida, enfatizou. A angústia não é um estado mórbido, mas um processo de amadurecimento da alma, plenificando-a, tanto quando a vida. A criatura humana possui tudo o que necessita, e ao se analisar, inventariando o que tem e o que é, irá perceber que é muito mais do que tem. Derramando bênçãos sobre todos, Divaldo Franco encerrou a atividade declamando o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues. Corações em júbilo saudaram o orador de escol com prolongado aplauso, colocando-se em pé para saudar com reverência o amigo anfitrião.

 

A noite já se fazia presente em Mata de São João, e no interior do Hotel Iberostar Praia do Forte os participantes do Encontro Fraterno com Divaldo Franco se movimentavam, buscando os seus lugares para mais uma excelente oportunidade de riquíssimo aprendizado. Ansiavam por vivenciar mais uma experiência, agregando-a ao patrimônio íntimo, capacitando o Espírito. Estava por começar o Momento interativo-terapêutico que recebeu o título: Ansiosa solicitude pela vida – Meus anseios. Logo após o harmonioso momento artístico, Divaldo Franco, Juan Danilo Rodríguez, Cristiane Beira e Simão Pedro de Lima se prepararam para conduzir esse especialíssimo momento, que se constituiu em enlevo, fortes emoções, que sensibilizou todos, a começar pela prece, O pai Nosso, proferido no idioma Guarani, pela representante paraguaia Ângela Spran. Foi uma homenagem aos povos selvícolas guaranis do Paraguai e do Brasil.

Divaldo, em gratidão, chamou ao palco todos os integrantes da Diretoria do Centro Espírita Caminho da Redenção, homenageando-os, reconhecendo os serviços que prestam, bem como os esforços que realizam para bem conduzir a instituição. São eles: Demétrio Lisboa, Telma Sarraf, João Neves, Divaldo Franco, Mário Sergio de Almeida, Nilo Calazans – ausente por estar em recuperação da saúde -, e Rose Mussi. A Mansão do Caminho é um dos nove departamentos do Centro Espírita. Divaldo Franco agradeceu publicamente pelos ingentes esforços em construir um mundo melhor. Em reconhecimento e, também, homenageando a diretoria, o público dedicou-lhes uma intensa salva de palmas, pondo-se de pé.

O momento interativo, que começou a ser preparado no primeiro dia do encontro, quando todos tiveram a oportunidade de escrever, em um pequeno cartão, as suas respostas para a seguinte indagação: Quais os impedimentos para alcançar a vida plena que anseia? Na entrada deste evento, cada participante recebeu um pequeno envelope onde estava contida, por assim dizer, a resposta da Benfeitora Joanna de Ângelis, pinçada de suas obras, atendendo as indagações de cada um. Representando as demais, foram sorteadas quatro perguntas. Seus formuladores se apresentaram no palco, levando consigo as respostas envelopadas, que foram interpretadas por Juan Danilo, Simão Pedro, Cristiane Beira e Divaldo Franco.

Divaldo Franco e os convidados acima nominados destacaram que cada ser humano é a soma de suas construções mentais, cabendo a cada um identificar se estão edificadas na rocha ou na areia; os processos de ira e de raiva devem ser tratados com serenidade; todo o anelo deve começar hoje, sem diminuir-se, todos possuem capacitação para avançar, centrado no mundo material para alcançar o espiritual; é necessário destruir as velhas construções mentais para poder erigir as novas, sem se deixar influenciar pelas dúvidas; crer em seu melhor, acreditando ser capaz para superar quaisquer obstáculos; a paz é construída na intimidade de cada indivíduo, é uma atitude ante os problemas e os conflitos; sentir-se em paz é estar quites com a consciência e com a vida; o autoconhecimento é fundamental para avançar na direção da eliminação dos impedimentos que obstaculizam uma vida plena; a paz não significa a ausência de conflitos, mas vivenciá-los com serenidade; é necessário o aprofundamento do conhecimento do mundo íntimo para poder identificar qual é, verdadeiramente, o principal fator que precisa ser identificado, especificamente; com o coração plenificado se possui paz para poder superar algumas sombras, trabalhando a sensibilidade;

Iluminar-se com a verdadeira fé, a que é raciocinada, a que dá confiança e certeza, dando atenção para a intuição, agindo com coragem; construir a fé a ponto de repetir as inúmeras manifestações de fé que se encontram no Evangelho de Jesus; é importante identificar qual o melhor caminho, mas, mais importante é decidir como irá percorrer esse caminho; tranquilidade, paz e confiança são importantes para desenvolver a confiança interna no trabalho que realiza, embora se encontre no meio da balbúrdia, isto é a paz interior, sem ela há desespero; as dificuldades são mecanismos para desenvolver a segurança; o perdão mais profundo é para consigo mesmo, ele é o mais importante; compreender qual é a relação, a importância, que o outro tem na sua existência, o que ele significa; não é possível obrigar alguém a gostar de nós; cada um precisa da sua própria aprovação, a aprovação do outro não é importante; o amor não tem correspondência, simplesmente ame, se somos amados é de menor importância; para construir um projeto de vida, trace primeiro as suas linhas gerais, na segunda fase, a da execução, especifique até chegar na essência, detalhando como fazer; perdoar é saber tolerar as ofensas até tornar-se não ofendível;

Quando fizer algo, faça-o bem, determinando por onde começar; fazer o bem é um exercício, simplesmente comece a fazer; aprende-se a fazer o bem no processo de fazer o bem conforme vai acontecendo; entre em ação já; transformar-se pela renovação dos próprios conceitos; caminhar com os valores da alma; a mudança somente acontece quando se renova a consciência; a Lei Natural é a Lei de Deus; a felicidade é cumprir a Lei Divina; conhecer para poder tornar-se mais capaz para oferecer as melhores orientações; quem resolve mudar já iniciou o processo de mudança, necessita somente de perseverar na mudança; o anseio por uma vida plena se concretizará.

Assim, com essas observações que orientam, cada participante pode se identificar com uma ou outra, ou com muitas delas, planejando eliminar os impedimentos para alcançar uma vida plena, colocando o planejamento em execução. Cumprido o programa, a atividade foi encerrada, e pensativos, os participantes, reflexivos, começaram a se recolher, preparando-se para um novo dia que será vivido com a amorosidade divina a envolver cada criatura.

Fotos: Jorge Moehlecke

Texto: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco

Mata de São João, Bahia,

 

22 de setembro de 2019

 

As condições climáticas se apresentavam em equilíbrio e suavidade. Assim, também, se encontravam os 652 participantes do Encontro Fraterno com Divaldo Franco – 2019. Todos se preparavam para o encerramento que teve início com a prece proferida pelo Padre Olavo Amaranto, um dos participantes. As conquistas individuais, as superações foram relatadas, segredadas, por inúmeros participantes desta e das edições anteriores desse encontro de almas em busca do equilíbrio espiritual através do autoconhecimento e do emprego das ferramentas psicológicas colocadas à disposição dos que querem fazer uso delas, atestando a excelência desse trabalho.

Cristo dá vida, nele, os cristãos, precisam se apoiar. Divaldo Franco solicitou que cada um fizesse a sua análise e avaliação deste período de quatro dias de contato com as máximas do Cristo e que chegaram, e chegam, à humanidade através de emissários e de estudiosos da psique humana, permitindo identificar o que é uma vida plena. O Arauto do Evangelho do Cristo e da Paz, com didatismo impressionante, disse que: 1º. Jamais desista de você! Superar-se a cada momento, a cada fase da vida, renovando-se, sendo resiliente, empregando coragem, vontade e inteligência para se reconstruir ainda melhor, a cada dia, confiando nas reservas de energia que Deus colocou em cada uma de suas criaturas. Não duvide, não desista. 2º. Ame-se! O amor possui mecanismos inimagináveis, todos disponibilizados por Deus através da Lei Divina, permanente e imutável. Tudo o que o homem precisa é aprender a amar. Jesus é a estrela de primeira grandeza que nos ama, e há dois mil anos espera por nós.

Após narrar comovente história, onde a presença e a força do amor restituiu a saúde à pessoa amada, em inegável ação curativa, Divaldo Franco solicitou à Demétrio Lisboa, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção que dirigisse algumas palavras aos presentes. Demétrio, muito sensibilizado, agradeceu a presença de todos, destacando que identifica e sente Jesus através dos gestos carinhosos e afetuosos de todos os que colaboram com a Mansão do Caminho, dizendo que jamais se sentiu tão bem como neste período em que esteve reunido com irmãos que se solidarizaram para auxiliar através do intercâmbio espiritual e dos recursos financeiros, tão necessários, também.

Divaldo Franco sonha concretizar o plano educacional da Mansão do Caminho, ou seja, receber a criança ainda antes do parto, educá-la em todos os níveis escolares, concluindo seus estudos em Faculdade própria, dando oportunidade ao educando, do parto à faculdade, capacitar-se para o desempenho de uma carreira profissional qualificada.

Telma Sarraf, Vice-Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção e diretora do setor de eventos, reuniu no palco quase sessenta colaboradores para homenageá-los, destacando o esforço, o destemor e a dedicação que cada um realizou em prol de sua atividade, alcançando um resultado excelente, desde o planejamento, treinamento e execução desse magno evento. Com exceção do Estado de Roraima, todos os demais Estados Brasileiros estiveram representados. Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, Itália, Paraguai e Uruguai estiveram também representados no Encontro Fraterno/2019.

O próximo Encontro Fraterno com Divaldo Franco está agendado para o período de 24 a 27 de setembro de 2020. Com gratidão, os participantes homenagearam Divaldo Franco, externando o amor que sentem por ele.

O Movimento Você e a Paz, em Salvador/BA, ocorrerá nos dias 11, 13, 15 e 19 de dezembro de 2019.

Fotos: Jorge Moehleck

Texto: Paulo Salerno

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Marcha Pela Vida Brasil, edição São Paulo

 

Numa tarde fria e chuvosa de domingo, dia 22 de setembro, foi realizada a  "Marcha Pela Vida Brasil, edição São Paulo", na capital paulista. A concentração ocorreu na Avenida Paulista, caminhando depois em direção ao estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo da Marcha é sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal que estão julgando leis com relação à preservação da vida, inclusive relacionadas com aborto. Daí o intento da chamada "Salvemos as Duas Vidas". No grupo estavam presentes representantes de diversas religiões, inclusive a USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, representada por Lirálcio Ricci, que divulgou o evento entre os espíritas. Os presentes, muitos jovens, com camisetas com a legenda do evento e balões azuis e participação de caminhões de som. No ponto de partida na Avenida Paulista houve a presença de Cesar Perri, ex-presidente da USE-SP e da FEB, junto a Lirálcio Ricci.

 

 

("Marcha Pela Vida Brasil, edição São Paulo" na capital paulista: preparativos; Lirálcio Ricci da USE-SP e Cesar Perri; Liralcio da USE-SP no encerramento junto à Assembléia Legislativa)

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Encerramento da Semana Espírita de Guarulhos


A 46a. Semana Espírita de Guarulhos foi encerrada na noite do dia 21 de setembro com palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB), que abordou o tema "Pelos caminhos de Jesus". O evento aconteceu no Centro Espírita Discípulos do Evangelho, com grande público e presença de representantes dos vários centros da cidade e da diretoria da USE Intermunicipal de Guarulhos, promotora da Semana Espírita. Houve apresentação musical da Juventude Espírita Chama e atuação no cerimonial do comunicador José Augusto Pinheiro.

(Semana Espírita de Guarulhos: Cesar Perri proferindo palestra de encerramento; público presente no Centro Espírita Discípulos do Evangelho; Dirigentes da USE Intermunicipal de Guarulhos no encerramento; Dirigentes da USE Intermunicipal de Guarulhos com Cesar Perri)

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Visite A Página da FEESP

São Paulo, SP

 

Acesse :

https://www.facebook.com/FEESPoficial/

 

 

Informações do Site Espírita

Acesse nos links

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas

 

O Movimento Espírita Brasileiro.... Segue com força total..... Nada pode parar.... Pois os verdadeiros inimigos

do Espiritismo são os próprios espíritas... 

 

Primeiramente... Estamos trazendo um dos maiores Divulgadores do Movimento Espírita da ATUALIDADE.... Paulo Neto.... O GRANDE COMPILADOR DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC.... E OUTRO.... Divulgador Espírita... Hugo Alvarenga Novaes....

 

No grande trabalho realizado.... Através da obra.... Kardec, a lógica da reencarnação (Argumentos a favor da tese da pluralidade das existências)

 

No Link ou em anexo a obra....

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Paulo%20Neto/Paulo%20Neto%20-%20Kardec,%20a%20l%C3%B3gica%20da%20reencarna%C3%A7%C3%A3o.htm

 

Segundo... Estamos trazendo novamente.... APP ESPIRITISMO.... Um aplicativo... Que possui um grande conteúdo doutrinário... Que traz um grande diferencial dentro do Movimento Espírita Brasileiro e do Mundo.... Pedimos aos amigos... Que possam compartilhar e espalhar.... DEVO SER ATIVADO E USADO NO CELULAR-------------- AGRADECENDO AO GRANDE DIVULGADOR ESPÍRITA -- Marcílio Franco da Costa Pereira.

 

No Link ou em anexo o APP....

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Aplicativo%20Espiritismo/Aplicativo%20Espiritismo%20Gratis%20APP.htm

 

Terceiro - Uma mensagem PPS... Para que possamos refletir... 

 

E PARA DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA.....-------------------------------

 

Palestra de Paulo Neto - Possessão

Realizada em 03/04/2018

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=FYB5M39tk1I

 

“Lícito mas não convém” no Encontro da Primavera em São Paulo - 03/03, 02/03, 01/03 ------ Seguindo a sequência no link:

O Encontro Espírita da Primavera aconteceu no dia 14 de setembro de 2019 (sábado), das 8h30 às 15h30, no Teatro APCD em São Paulo; evento promovido pela USE Regional de São Paulo. Teve como tema central

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=QpFSJ12WGAM&list=PLbBAXq8ij9Ewft0wGV2AX2cz6z0cQU_iW&index=126

 

Programa “Falando de Espiritismo, EM 26/08/19

Rádio Rio de Janeiro: Martha Baptista recebe o Doutor Américo Domingos Nunes Filho para abordar o tema: O Porque espiritual da doenças.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=wjzviI3lkNA&t=77s

 

Cesar Perri, falando sobre “Quem são os Espíritos, como são e como vivem” 09/09/2019

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=r21h5O7XCN0&t=39s

 

E A LUTA SEGUE

 

FIQUEM COM DEUS

 

WANDERLEI

 

 

Cruzada Paulo de Tarso – Reforço Escolar gratuito

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação em https://www.facebook.com/vitorhugosoares.soares/posts/2047158878717002)

 

II Jornada Espírita de

Uberaba, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Evento programado para a Sociedade Espírita Fonte Viva

Ribeirão Preto, SP

 

 

 

 

(Informação de   Mário Gonçalves publicou no grupo Ribeirão Preto e região / Espírita)

 

 

18o. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

 

(Informação recebida de Júlia Nezu)

 

 Sessão Solene em homenagem a Allan Kardec

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 573

TRÊS LAGOAS/MS – 23 A 30/SETEMBRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

 

CAPITAL

Aclimação / Bela Vista / Belenzinho / Carandiru / Casa Verde / Centro /

Chácara Mafalda / Consolação / Indianópolis / Itaim Paulista / Itaquera /

Jabaquara / Jaçanã / Jaguaré / JD Brasil / Morumbi / Parada Inglesa /

PQ do Carmo / PQ Edu Chaves / PQ Guarani / PQ Peruche / PQ São Luiz /

PQ Vitória / Pinheiros / São João Clímaco / VL Aurora / VL Buenos Aires /

VL Dalila / VL Gustavo / VL Industrial / VL Mariana / VL Mazzei

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / Araçatuba / Araraquara / Assis / Atibaia / Auriflama /

Avanhandava / Avaré / Bauru / Bilac / Birigui / Boituva / Campinas / Carapicuiba /

Cardoso / Cerquilho

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Getulina / Guarujá / Guarulhos / Itatiba / Itu / Jales / Lins /

Marília / Matão / Mauá / Neves Paulista / Nova Odessa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Palmares Paulista / Palmeira do Oeste / Palmital / Pedreira / Penápolis / Piracicaba /

Porto feliz / Ribeirão Pires / Riolândia / Santa Fé do Sul / Santo Anastácio /

Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São José do Rio Preto / São Manuel /

Taboão da Serra

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Centro / Colégio / Copacabana / Meier / Pavuna

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Araruama / Belford Roxo / Cabo Frio / Campos de Goytacazes /

Niterói / Petrópolis / Rio das Ostras / São Gonçalo / Valença / Volta Redonda

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Castelo / Linhares / Vitória

 

MINAS GERAIS > Barbacena / Barroso / Belo Horizonte / Guaxupé /

Limeira do Oeste / Monte Carmelo / Sete Lagoas / Uberlândia

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Apucarana / Bela Vista do Paraíso / Cambé / Cornélio Procópio /

Curitiba / Ibiporã / Londrina / Ponta Grossa / Rolândia / São Mateus do Sul

 

RIO GRANDE DO SUL > Bento Gonçalves

 

SANTA CATARINA > Balneário Camboriu / Balneário Piçarras /

Biguaçu / Penha /  Rio do Sul

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília  

 

GOIÁS > Goiânia

 

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande / Paranaíba

 

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

 

ALAGOAS > Maceió

 

BAHIA > Teixeira de Freitas

 

PERNAMBUCO > Caruaru / Garanhuns / Paulista / Recife

 

SERGIPE > Aracaju / Campo de Brito

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

PARAÍBA > João Pessoa

 

PIAUÍ > Teresina

 

RIO GRANDE DO NORTE > Ceará Mirim / Mossoró / Natal

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

ACRE > Rio Branco

 

AMAPÁ > Macapá

 

PARÁ > Belém

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

 

=INTERNACIONAL=

 

ESTADOS UNIDOS > Baltimore / Boca Raton / Dallas / Deerfield Beach / Fort Myers /

Las Vegas / Margate / Miami / Mount Vernon / New York

 

PORTUGAL > Amadora / Caldas da Rainha / Marinha Grande / Santarém

 

SUIÇA > Winterthur / Zurique

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

 

Boletim O Mensageiro da C.E.B. – Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 345 - 20 de janeiro de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/papoespritadivaldoe1568837096351.jpg

Papo Espírita conta os bastidores do filme sobre Divaldo

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/livrodanielae1568161660309.jpg

Daniela Migliari lança o livro Divaldo, o Mensageiro da Paz

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/papospotify.jpg

Podcasts do programa Papo Espírita estão agora no Spotify

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/amedf.jpg

AME faz palestra sobre o poder curativo do amor neste sábado (21)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/bibliotecacanguru1.jpg

Biblioteca Canguru distribui livros a famílias assistidas pela Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156902796530383500/lancamentolivrolicoes_e_casos.jpg

Lições e Casos de Jesus e Chico Xavier será lançado nesta quarta (25)

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/registra_exibicao.php?id=13662|285154|596

 

 

Revista eletrônica semanal – O Consolador

Londrina, PR

 

Clique :

www.oconsolador.com.br

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse os links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Suicidas

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Escrínio de Luz. Lição nº 37. Página 95.

 

Não condenes as vítimas da loucura e do sofrimento que se retiram do mundo pelas portas do suicídio.

Ninguém lhes viu talvez a luta insana.

E não sabes até que ponto sorveram o veneno da angústia na taça de fel!

Faze silêncio, diante dos que caíram no paroxismo da desesperação e da dor.

Na batalha do mundo, quantos despem o manto da carne, roídos no âmago da alma pelas chagas de aflitivas desilusões!...

Quantos procuram fugir ao nevoeiro do vale, arrojando-se às trevas do despenhadeiro cruel!...

E, pedindo a paz do Senhor para os que descem à sombra da rendição antes do triunfo, ora também pelos que armam as garras da treva contra si próprios no pelourinho da maldade e da calúnia:

- Pelos que perturbam o caminho alheio, aniquilando a própria existência;

- Pelos que rendem culto à perversidade, consumindo-se na ilusão de que destroem o próximo;

- Pelos que se afogam no charco da viciação;

- Pelos que se entregam à inércia e pelos que perseguem e chicoteiam os semelhantes, cavando para si mesmos o túmulo de lodo em que hão de parecer!

Saibamos utilizar dificuldades na sublimação de nosso futuro.

A Terra é um santuário de regeneração e de esperança para quantos lhe abraçam as lições com ânimo forte, conscientes da misericórdia em que se fundamenta a Divina Justiça.

Dores, aflições, provas e desencantos representam o material educativo do templo em que nos asilamos, à procura de fortaleza moral e de créditos imprescindíveis à continuidade de nossa viagem para Deus.

Não te confies ao cansaço ou ao desalento, na solução dos problemas que te afligem a marcha.

Renova-te na fé viva e no trabalho constante, inspirando-te na excelsitude do Sol que te acompanha, cada manhã, prometendo-te, cada noite, o esplendor de um outro dia, que raiará sempre mais belo.

Caminha para diante, regozija-te com o sofrimento que te ajusta as contas e abençoa os obstáculos que te fazem mais experiente e mais nobre!...

E unido à tarefa que o Senhor te confiou, qualquer que ela seja, aprendendo e servindo, amando e lutando na construção do Bem Infinito, encontrarás, mesmo na Terra, o manancial da Vida Abundante que te alimentará o coração na conquista da Vida Imperecível.

 

 

 (Recebido do divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018_arquivos/image008.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

DSC03357

Geena, ou  Vale de Hinom, em Jerusalém, local provável  onde Judas teria se enforcado. Também  onde

o lixo era incinerado. No anfiteatro Sultan's Pool, centro da foto,  Roberto Carlos realizou show em 2011. Foto Ismael Gobbo

 

 

Judas e Maria

 

 

Depois de ter passado muito tempo sobre os quadros sombrios da crucificação no Calvário, Judas, o traidor do Cristo, agora cego no Além, estava solitário e profundamente triste...

Era triste também a paisagem, o céu se mostrava nevoento...

Cansado de remorso e sofrimento, sentou-se e as lágrimas brotaram quentes de seus olhos melancólicos...

Naquele instante, nobre mulher, vinda de planos superiores, envolta em celestes esplendores, que ele quase nem conseguia perceber, chega e afaga a cabeça do infeliz.

Em seguida, num tom de carinho profundo, quase que em oração, ela diz:

Meu filho, por que choras?

Por acaso não sabes? - Responde o interpelado, claramente transtornado. Sou um morto-vivo. Matei-me e novamente estou de pé, sem consolo, sem lar, sem amor, sem fé...

Não ouvistes falar de Judas, o traidor?

Fui eu que aniquilei a vida do Senhor...

A princípio, julguei poder fazê-lO Rei, mas apenas Lhe impus sacrifício, martírio, sangue e cruz.

E, em flagelo e aflição eis a que minha vida se reduz agora, nobre senhora...

Afasta-te de mim, deixa-me padecer neste inferno sem fim... Nada me perguntes, retira-te, pois nada sabes do remorso que me agita.

Nunca penetrarás minha infinita dor... O assunto que lastimo é unicamente meu...

No entanto, a dama calma respondeu:

Meu filho, sei que sofres, sei que lutas. Sei a dor que te causa o remorso que escutas.

Venho apenas falar-te que Deus é sempre amor em toda parte... E acrescentou serena:

A bondade do céu jamais condena. Venho como mãe, buscando um filho amado.

Sofre com paciência a dor e a prova. Terás, em breve, uma existência nova... Não te sintas sozinho ou desprezado.

Judas interrompeu-a e bradou, rude e irritado:

Mãe? Não quero ouvir falar de mãe. Depois de me enforcar num galho de figueira, para acordar na dor, sem poder fugir à verdadeira vida, fui procurar consolo nos braços de minha pobre mãe, que teve medo de meus sofrimentos e expulsou-me depressa.

Por favor, não me fales de mães, nem me fales de amor. Sou apenas um ser solitário e sofredor...

Ainda assim - disse a dama docemente - por mais que me recuses, não me altero. Eu te amo, meu filho, e quero te ver feliz.

Terás, filho, o coração banhado pelas águas do esquecimento numa nova existência de esperança.

Eu te levarei e te conduzirei ao regaço de outra mãe. Pensa nisso e descansa.

E Judas, naquele instante, como quem esquece a própria dor ou como quem se desgarra de pesadelo atroz, perguntou:

Quem és, que me falas assim, sabendo-me traidor? És divina mulher, irradiando amor ou anjo celestial envolto em luz?

No entanto, ela a olhá-lo frente a frente, respondeu simplesmente:

Meu filho, eu sou Maria, sou a mãe de Jesus.

*   *   *

Maria de Nazaré, a sublime mãe de Jesus, administra uma instituição no mundo espiritual.

O objetivo da instituição é atender aos sofredores que buscam consolo e orientação, após a morte do corpo físico.

Ela, portanto, continua a velar por nós como fez com Judas, o traidor de seu próprio filho.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Retrato de
mãe, do livro Momentos de ouro, por Espíritos diversos, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. GEEM.
Em 11.2.2014.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

DSC03178

Estátua representando  Maria no pátio da  Basílica da Anunciação em  Nazaré, Israel.  Foto: Ismael Gobbo

 

 

OUÇA AVE MARIA (Roberto Carlos)

Ao vivo – Jerusalém, Israel

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=flbfqKFivWI

 

 

IMG_4921

Pietá de Michelangelo. Basílica de S. Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

A primavera dos sentimentos

 

A primavera é uma estação que costuma alegrar e inspirar grande número de pessoas. Poucos lhe são indiferentes.

É lembrada como a estação das flores, pois essas costumam ser exuberantes nessa época, alegrando nossos olhos com um espetáculo de cores.

O ar se enche do aroma das flores e nos provoca sensações de bem-estar, não raro nos trazendo boas lembranças de outras primaveras, pois o sentido do olfato tem uma forte ligação com a memória.

Os pássaros iniciam a época de seu acasalamento e, a cantar, convidam um parceiro para dar continuidade à sua espécie, perpetuando a vida.

No ar, o pólen das flores busca espécimes similares para que o espetáculo visual tenha continuidade.

Sem dúvida é uma estação na qual há uma verdadeira explosão de vida na natureza!

E nós, seres humanos nos contagiamos com tal exuberância. As novas temperaturas convidam a sair, ao contrário do frequente ensimesmamento do inverno.

Cuidamos de nossos jardins, podamos nossas árvores para que seus brotos sejam mais fortes e esperamos.

Mas, não raro, passadas as primeiras semanas, as cores da natureza já não chamam mais nossa atenção pois deixam de constituir novidade.

Voltamos à rotina. É necessário que um novo inverno nos faça desejar novamente a primavera.

Assim também nos comportamos em nossas relações afetivas. Quando conhecemos alguém que desperte em nós o amor, sentimos, inicialmente, uma imensa alegria, e passamos a nos comportar de maneira diferente.

Tal qual na primavera, nossos sentimentos parecem flores a se abrir. Nossas atitudes em relação à pessoa amada são delicadas.

Nossa voz possui um tom de ternura tal qual o canto de um pássaro.

Quando amamos, emitimos pensamentos que modificam nossa fisionomia, estampando em nossa face um sorriso constante. Da mesma forma que o perfume das flores nos atrai, os pensamentos nobres atraem pessoas à nossa volta.

Ao emitirmos bons pensamentos modificamos a energia que nos rodeia. A energia na qual nosso corpo está imerso.

Não é à toa que a ciência tem demonstrado que quem ama mantém a saúde, atrasa o envelhecimento de suas células, e vive mais.

No entanto, frequentemente, deixamos o tempo transformar o sentimento em algo rotineiro, esquecemo-nos de adubá-lo e de regá-lo, pois já não nos é mais uma novidade.

Permitimos o calor das discussões e, depois delas, o esfriamento da distância e da desatenção.

Então, tal qual em relação às estações, aguardamos por uma nova primavera embora não nos esforcemos por ela, esquecidos de que somos plenamente responsáveis por nossos sentimentos.

O amor verdadeiro é sólido, dá abrigo e segurança qual frondosa árvore sob a qual nos abrigamos. As intempéries não mais a vergam.

Mas essa árvore foi um dia uma semente que germinou em solo fértil, que foi regada pelas chuvas, que se enraizou progressivamente até se tornar sólida e bela.

Lembremos sempre que o amor não prescinde de cuidados, de pequenas atenções, de carinho, pois se amamos mas não exteriorizamos este sentimento, de forma equilibrada e constante, algum dia ele poderá ser esquecido.

Pensemos nisso!

            Redação do Momento Espírita.
Em 23.9.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Primavera. Claude Monet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Claude_Monet_-_Springtime_-_Google_Art_Project.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/proxy/zwCNky46jiGKobW9E1cg0c4uKHFADpbv9bPCZdSAObx64QqkeOcRmtDpZQ9vv7rJeI3d6KEcvO7cy0gmt0hDAlerlhb_K0BTcz7n1Bdo3dGkP43UhEbf5eS7gEkYKLpc6scrXmoo=s0-d

Menina em gramado com flores. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/27-01-2018_arquivos/image008.jpg

Flor da Noite. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/27-01-2018_arquivos/image015.jpg

Cerejeira em flor. Jardim Japonês. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]