Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 14 de abril de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/14-04-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/13-04-2020.htm

11-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/11-04-2020.htm

10-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/10-04-2020.htm

09-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/09-04-2020.htm

08-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/08-04-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Página do Le Sauveur des peuples : journal du spiritisme : propagateur de l'unité fraternelle / directeur-gérant A. Lefraise

Ce document est disponible en mode texte 28 août 1864

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5847595d/f3.image.texteImage

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/28-02-2020_arquivos/image008.jpg

Página do jornal La Vérité de 10 de abril de 1864.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5811727k/f5.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/13-01-2020_arquivos/image013.jpg

Capa da Revista:  Anais do Espiritismo na Itália. 1883. Turim.

Fonte: http://www.iapsop.com/archive/materials/annali_dello_spiritismo_in_italia/

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/01-12-2018_arquivos/image009.jpg

Émile Deschanel

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10535717w.item

 

 


Émile Deschanel

Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa.  https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/

 

 

 

ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO CONTUMAZ E AGRESSIVO DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS NA FRANÇA.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/06-12-2018_arquivos/image009.jpg

Louis Figuier. Louis Figuier: [fotografia, tiragem de comunicação] / [Atelier Nadar].

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Figuier02.jpg

 

Louis Figuier (15 de fevereiro de 1819 - 8 de novembro de 1894) foi um cientista e escritor francês. Ele era sobrinho de Pierre-Oscar Figuier e tornou-se professor de química na L'Ecole de pharmacie de Montpellier. Embora suas obras sejam altamente respeitadas, muitas vezes não é mencionado que ele era de fato um racista convicto da época (veja The Human Race). Figuier desempenhou um papel fundamental na perpetuação do equívoco descaradamente míope de que as pessoas de origem negra eram mentalmente inferiores, não eram totalmente humanas, tinham um mau cheiro e eram promíscuas. Sua citação desses conceitos mal formados é claro e não é verdade, mas ele continua sendo celebrado em suas "conquistas".

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_Figuier

 

 

Louis Figuier foi um cientista que combateu o Espiritismo a partir de suas idéias materialistas e que recebeu as respostas de Allan Kardec.

 

IMG_1635

Placa em avenida de Lião, França, homenageando Allan Kardec.

Foto Ismael Gobbo

 

COM ESTA POSTAGEM INICIAMOS O REPASSE DO VOLUME 8 DA REVISTA ESPÍRITA, DE ALLAN KARDEC. FONTE: SITE FEBNET DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.

 

 

 

O efeito da cólera

 

Pelo Espírito Meimei.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Pai Nosso. Sexta Parte - Lição nº 28. Página 74.

 

Um velho judeu, de alma torturada por pesados remorsos, chegou, certo dia, aos pés de Jesus, e confessou-lhe estranhos pecados.

Valendo-se da autoridade que detinha no passado, havia despojado vários amigos de suas terras e bens, arremessando-os à ruína total e reduzindo-lhes as famílias a doloroso cativeiro. Com maldade premeditada, semeara em muitos corações o desespero, a aflição e a morte.

Achava-se, desse modo, enfermo, aflito e perturbado...

Médicos não lhe solucionavam os problemas, cujas raízes se perdiam nos profundos labirintos da consciência dilacerada.

O Mestre Divino, porém, ali mesmo, na casa de Simão Pedro, onde se encontrava, orou pelo doente e, em seguida, lhe disse:

- Vai em paz e não peques mais...

O ancião notou que uma onda de vida nova lhe penetrara o corpo, sentiu-se curado, e saiu, rendendo graças a Deus.

Parecia plenamente feliz, quando, ao atravessar a extensa fila dos sofredores que esperavam pelo Cristo, um pobre mendigo, sem querer, pisou-lhe num dos calos que trazia nos pés. O    enfermo restaurado soltou um grito terrível e atacou o mendigo a bengaladas.

Estabeleceu-se grande tumulto.

Jesus veio à rua apaziguar os ânimos.

Contemplando a vítima em sangue, abeirou-se do ofensor e falou:

- Depois de receberes o perdão, em nome de Deus, para tantas faltas, não pudeste desculpar a ligeira precipitação de um companheiro mais desventurado que tu?

O velho judeu, agora muito pálido, pôs as mãos sobre o peito e bradou para o Cristo: - Mestre, socorre-me!... Sinto-me desfalecer de novo... Que será isto?

Mas, Jesus apenas respondeu, muito triste: - Isso, meu irmão, é o ódio e a cólera que outra vez chamaste ao próprio coração.

E, ainda hoje, isso acontece a muitos que, por falta de paciência e de amor, adquirem amargura, perturbação e enfermidade.

 

 

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Velho triste (no portão da eternidade). Óleo sobre tela de Vincent van Gogh

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Trauernder_alter_Mann.jpeg

 

O Espiritismo na zona rural fluminense

 

Jader dos Reis Sampaio

 

Escrevo essas recordações para tornar público um ponto no tempo do movimento espírita. Alguns dos participantes ainda estão encarnados, outros já nos antecederam na grande viagem. A memória é uma fonte “traidora” e vai se esfumando com o tempo. Algumas coisas ficam bem marcadas, enquanto outras vão se apagando lentamente, até que quem recorda não tenha mais certeza do que realmente aconteceu.

 

No final dos anos 1970, início dos anos 1980, havia uma proximidade muito grande entre a Associação Espírita Célia Xavier-MG e a recém-nascida Sociedade Espírita Fraternidade, de Niterói-RJ. Raul Teixeira vinha pelo menos semestralmente a Belo Horizonte, fazer palestras, seminários e cursos com os espíritas do Célia Xavier, que geralmente eram abertos ao público. Ele também fazia viagens, por diversas cidades do interior mineiro, que acompanhávamos, de carro. Era um bom grupo e ficou um bom relacionamento dessas viagens.

 

Em um dos primeiros anos de funcionamento da Sociedade Espírita Fraternidade, fez-se uma coisa excepcional. Os jovens da mocidade da SEF vieram a Belo Horizonte acompanhar as nossas festividades do Natal. Fazíamos uma festa para a distribuição de cestas de alimentos, com um teatro e música para os acompanhantes que vinham buscar o farnel.

 

Já não me recordo bem se estávamos no Lar Espírita ou se ainda o fazíamos no antigo auditório da sede da AECX. O importante é que se estabeleceram laços entre os membros das mocidades. Eu já conhecia o Luiz Carlos Teixeira da Veiga, de outras palestras em que ele veio a BH com o Alexandre Rocha, mas me recordo que nesse evento ele namorava a Gilda. Luiz Carlos se formou posteriormente em Serviço Social, informação dada pelo Alexandre Rocha.

 

Os anos se passaram e fui ao Rio de Janeiro com meu amigo Ivan, que frequentava a mocidade AECX, se a memória não me trai. Eu geralmente ficava na casa de minha tia, em Manguinhos, mas fomos convidados a visitar o Luiz Carlos e a Gilda, que haviam se casado.

 

Foi um final de semana excepcional. Eles nos acolheram, levaram à praia no domingo de manhã, fomos à mocidade da Sociedade Espírita Fraternidade e para variar, falei bastante, porque quando mais jovem eu era tão falante quanto a Emília, personagem de Monteiro Lobato. Na casa deles, reencontrei com o amigo Alexandre Rocha, que iniciava a criação da editora Arte e Cultura, que hoje é a Lachâtre. Luiz Carlos me mostrou alguns livros espíritas e espiritualistas que pretendiam traduzir e publicar, clássicos em sua maioria. Ele me mostrou um dos livros de De Rochas, possivelmente “As Vidas Sucessivas”, e me mostrou um livro de Carl Reichenbach, sobre as forças ódicas, que creio que não foi traduzido e publicado até hoje.

 

Convivíamos e conversávamos muito. Fazíamos planos, projetos para o futuro. Quem diria que uma visita de final de semana pudesse influenciar o futuro? O terceiro membro do conselho editorial da Arte e Cultura era o Hermínio Miranda, que só viria a conhecer rapidamente alguns anos depois.

A história que gostaria de contar foi de um convite para assistir a uma palestra do Luiz Carlos na região dos lagos, em zona rural. Estávamos no Rio de Janeiro, gostávamos de espiritismo, então aceitamos com muito gosto o convite.

 

Se me recordo bem, foi um jovem pertencente à comunidade quem o convidou. Entramos na Brasília (marca de automóvel) que eles tinham e ganhamos estrada. Acho que Gilda dirigiu na ida, fomos pelo asfalto, depois entramos na estrada de terra, e chegamos a uma fazenda.

 

Foi uma experiência muito diferente. Os participantes da reunião chegavam de todos os lados, pelas trilhas abertas no meio dos pastos e mata. Um senhor, dirigente da reunião, nos acolheu com gentileza e alacridade. Ele se admirou do caderno universitário que eu carregava comigo, para anotar uma síntese das palestras. A frase foi algo assim:

 

- Puxa! Ele trouxe até um caderno para anotar!

 

Eu me senti um pouco deslocado, fora dos padrões locais, mas nunca me importei muito com isso. 

Começou a reunião, e com ela uma prece, e depois da prece uma leitura de uma lista de pessoas para serem atendidas pelos espíritos. Era uma espécie de irradiação, que pelo que entendi, fazia parte do trabalho público do grupo. Havia algumas dezenas de participantes. 

 

A leitura foi se estendendo, seu conteúdo faz parte da memória que se “esfumaçou”, mas o nome completo e o motivo da pessoa estar na lista era falado em voz alta. Passaram-se cinco, dez, vinte, trinta minutos, e a leitura continuava. Era uma prova de resistência espiritual, talvez um dos exercícios de disciplina espiritual de Inácio de Loyola. Todos acompanhando a leitura no mesmo tom. Acho que após quase uma hora de reunião, passaram a palavra ao expositor “que veio de longe”. O público (eu pelo menos) já estava bastante cansado com a leitura. O que Luiz Carlos iria fazer?

 

Ele foi sensato e fez bonito. Fez uma saudação, uma introdução rápida e contou a história “Há um século”, de Irmão X, psicografia de Chico Xavier. Luiz Carlos falava bem, envolvia seus ouvintes e dava um toque de emoção discreto ao que falava. Encerrou sua fala com vinte ou trinta minutos, e devolveu o público refeito da maratona de irradiações para o dirigente da reunião.

 

Despedimo-nos, acho que foi servido um lanche, em clima de fraternidade. Luiz Carlos tomou o volante e foi dirigindo, até que passou uma marcha e o câmbio travou. Estávamos no meio da estrada 

de terra, e não sabíamos o que fazer. 

 

Em uns quinze minutos, alguém havia avisado aos moradores da fazenda e surgiu uma Kombi. A van veio com uma corda mediana, que uniu a Brasília à Kombi. Os passageiros passamos para a Kombi e um motorista foi na Brasília, dirigindo. Enquanto estava plano, o arranjo funcionava. Quando entrávamos em uma subida mais inclinada, a corda se rompia. Então surgiu o plano B. Quando começava a subida, os homens desciam da Kombi e empurrávamos a Brasília para que a corda continuasse íntegra.

 

E foi assim até chegarmos a uma cidade próxima, se não me engano, Araruama. A Brasília ficou em uma oficina mecânica e terminamos de chegar em Niterói.

 

Rimos bastante, e a amizade foi se consolidando. Fiquei admirado com a disposição dos espíritas da fazenda para prestar socorro da forma possível. Tive uma experiência que nos mostra como o isolamento dos grupos espíritas faz com que sua prática fique muito singular, diferente mesmo do que é realizado nos outros centros espíritas. Daí a importância do intercâmbio, que muitas sociedades espíritas evitam, trabalhando isoladas e até se acreditando superiores, sem qualquer parâmetro de comparação.

 

Alguns anos depois o Luiz Carlos desencarnou. Nunca trocamos cartas, como o fazia com outros espíritas de então. Não fiquei sabendo. Em uma das vindas de Raul Teixeira, pedi notícias a um dos jovens que trabalhava na venda de livros sobre ele e sobre a Gilda. 

 

- Ele desencarnou! Me informou, lacônico e sem sensibilidade.

 

Creio que foi um tumor. E ele devorou a saúde de um jovem trabalhador espírita, de muito potencial. Saí de perto para ficar sozinho e recordar dele. Uma lágrima escorreu. Tomara que esteja bem no mundo espiritual, pelo bem que fez a muita gente durante sua curta estada na Terra.

 

 

Foto: Fachada da Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ

 

 

 

Publicado originalmente em:

https://espiritismocomentado.blogspot.com/2020/04/o-espiritismo-na-zona-rural-fluminense.html?spref=fb&fbclid=IwAR2nSAjUCRco49ZQRUEWkPYHOc_Pj-QB00eHTGEJlELs6rnpmuos0v2Bmn4

 

ESPIRITISMO COMENTADO

ACESSE:

http://espiritismocomentado.blogspot.com/

 

 

 

GEECX – Cinco anos no estudo e difusão do Evangelho

 

O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier - GEECX foi fundado em 29 de março de 2015, em Brasília (DF), no lar de um dos integrantes.

O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier tem como objetivo “promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação Allan Kardec”, priorizando “o estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo”, pois, conforme salientou Kardec – na introdução de O evangelho segundo o espiritismo – “Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo”. Desde o início valoriza as obras do espírito Emmanuel que comentam o Novo Testamento, psicografadas por Chico Xavier.

Integrado por companheiros egressos do antigo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho, da FEB; outros à distância e valores que se agregaram de alguns Estados, tendo como ponto em comum as experiências e o interesse no estudo do Evangelho à luz do Espiritismo. 

O GEECX manteve reunião de estudos na sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, com apoio da Sociedade Divulgadora do Espiritismo Cristão - SODEC, em Brasília, durante três anos. Desde o início empregou as redes sociais. No ano de 2018 passou a ter atuação presencial em São Paulo junto ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro. Mantém página eletrônica, com farto subsídio para o estudo do Evangelho; página no Facebook e informativo digital semanal; integrantes do GEECX mantiveram programas semanais sobre O evangelho segundo o espiritismo pela web rádio Fraternidade (de Uberlândia) e pela TV Mundo Maior, de Guarulhos.

Membro do GEECX, Perri elaborou livros sobre análise do Novo Testamento na ótica espírita e o estímulo ao estudo e prática nos centros e no movimento espírita: Epístolas de Paulo à luz do espiritismo (O Clarim, 2016); Centro espírita. Prática espírita e cristã (USE-SP, 2016); Cristianismo nos séculos iniciais. Aspectos históricos e visão espírita (O Clarim, 2018); Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões (EME/USE-SP, 2019).

O GEECX completou cinco anos de funcionamento, sempre voltado a estudos e difusão relacionados com o Evangelho à luz do Espiritismo.

Informações:

www.grupochicoxavier.com.br;

https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier/;

[email protected]

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/geecx-cinco-anos-no-estudo-e-difusao-do-evangelho/

 

 

(GEECX-Fundação; idem  2016; idem fev. 2017; idem TVMundo Maior; CCDPE-GEECX).

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Informações do Site Espírita

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas

 

Primeiramente:

 

Já está aberta a 6ª edição da Pesquisa Nacional Espírita, a enquete online especialmente relacionada ao comportamento e às atividades dos espíritas e instituições do genero. Todos os espíritas estão convocados para responder ao questionário e ajudar no estudo, que visa oferecer melhores parâmetros para ações concretas em favor do melhoramento do Movimento Espírita.

 

O tempo de preenchimento é de até 15 minutos e o formulário está disponível até 30 de junho de 2020. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo email: [email protected].

 

Já destacamos aqui essa interessante iniciativa de Ivan Franzolim, um grande ativista do Espiritismo em São Paulo. Para compreender melhor os propósitos e a dimensão desse trabalho, reveja o vídeo que a Luz Espírita gravou com o idealizador:

 

LINK PARA PREENCHIMENTO DA PESQUISA - ON LINE--------------------------------------------

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuuBx73PiDtnDBPy-dgZt_SUVdnJ33qypAFiVuT81jxSDwTg/viewform

 

SEGUE O VÍDEO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=OSKkts44Gwc&feature=emb_logo

 

-----------------------------------------------------------------

 

Segundo: NO SETOR LABORATÓRIOS DO ESPIRITISMO NO SITE

 

Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni

 

Estamos atualizando um dos Focos de Pesquisas sobre o Espiritismo que tem mais 100 anos... Uma escola de gigantes na Comprovação da Imortalidade da Alma... Filhos legítimos da escola de Allan Kardec que sobreviveram até os nossos tempos.... E possuem catálogos para pesquisadores espíritas de todo mundo... (Seguem em anexo)

 

Atualização na página do SITE--------------------

 

- Estamos trazendo a apresentação desta revista centenária italiana. (Na página)

- A Revista Luce e Ombra com diversos anos para baixar (1902 a 1919) (Link na página)

- Apresentação da Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni que foi herdeira da vasta bibliografia de Ernesto Bozzano. (Na página)

- Catalogo da Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni (Em anexo)

- Apresentação de Silvio Ravaldini da Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni ex-presidente desta fundação. (Na página)

 

Apresentação do site:------ Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Laboratorios%20do%20Espiritismo/Fundazione%20Biblioteca%20Bozzano%20de%20Boni/Fundazione%20Biblioteca%20Bozzano%20de%20Boni.htm

 

Silvio Ravaldini Fenomeni della Medianità - Documentario La Morte non Esiste Completo (Youtube)

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=radGO0oy2fA&t=1s&list=PLbBAXq8ij9EwkXY5oRbROx3KFmMD4XuH1&index=5

 

Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni

Link:

https://www.bibliotecabozzanodeboni.com/

 

Vamos apoiar esta grande instituição sobrevivente das grandes destruições ocorridas na Europa.... Uma escola de gigantes!!! E nem o regime brutal do fascismo conseguiu destruir!!!

 

A luta segue

 

Wanderlei

 

 

Agenda Espírita Brasil

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.agendaespiritabrasil.com.br/2017/07/09/o-maior-tratado/?utm_source=ReviveOldPost&utm_medium=social&utm_campaign=ReviveOldPost

 

 

 

Comunhão. Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_comunhao_cabecalho.jpg

Ano 11. nº 161, abril de 2020. Publicação da Assessoria de Comunicação Social da Comunhão Espírita de Brasília

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_1.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_2.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_3.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_4.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_5.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_6.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_7.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_8.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_9.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_10.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_abril_2020_materia_11.jpg

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158678389205546300/mural_digital_comunhao_rodape.jpg

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Rádio Portal da Luz

Dourados, MS

Olá vcs já conhecem a Web Rádio Portal da Luz de Dourados-MS?? 

 

Programação Espírita - http://www.radioportaldaluz.com

 

 

PRECISAMOS DE SUA AJUDA 

 

AJUDEM-NOS A CHEGARMOS A 10 MIL INSCRITOS

 

Inscreva-se em nosso Canal  Youtube:

 

https://www.youtube.com/user/luigiangelms?sub_confirmation=1

 

Ouçam nos aplicativos de celular:

Tunein:

https://tunein.com/radio/Web-Rdio-Portal-da-Luz-s263353/

Radiosnet:

http://www.radios.com.br/aovivo/radio-portal-da-luz/30703

AJUDEM-NOS A DIVULGAR O AMOR – www.radioportaldaluz.com

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Informações da Sociedade Espírita de

Virgínia, EUA  

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/c5147bac-4755-4953-999a-d5019f03df6b.jpg

 

Join us Online:

Spring into the Future 

 

Friday, April 10 at 7:00pm ET

with Leo Vieira

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Join us on Facebook

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/bfffce04-2c18-4f76-8b95-a33c57b55553.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Thought & Life Study Session ONLINE

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/60781196-2cf9-4232-87e7-9c4e88af463c.jpg

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/18f871b4-165f-429d-8ce8-91299eb85db9.jpg

 

General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1. Let us rest assured that God oversees our lives. 

2. Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3. This is a time to revisit our priorities in life. 

4. Stay positive always.

5. Reinforce your prayers in frequency and depth.

6. We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7. Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

 

 

Filme- Lançamento nacional

"Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz".

Olá  amigo Ismael

Boa tarde,


Estamos reforçando a divulgação do lançamento Nacional do filme " Predestinado, Arigó e o espirito do Dr. Fritz". Encaminhamos o release com todo o material de divulgação do filme e um email marketing com informações e links para o trailler e os canais de divulgação.

Sabemos que o momento é de reclusão, mas acreditamos que enfrentaremos juntos esse período com  muita fé, serenidade, fraternidade e muita união ficando em casa em benefício daqueles que tem a sua imunidade comprometida.Que Deus ampare a  nossa Humanidade. 


A nossa vida deve continuar, por esse motivo a distribuidora não desistiu do lançamento que tem a sua data mantida para 18//06/2020. Mas caso a situação não se normalize eles podem adiar por alguns meses, mas o filme será lançado e com certeza levará uma grande mensagem de consolo e esperança para todos.

Peço a gentileza que publique uma nota jornalística, uma matéria, uma foto, o trailler ou qualquer notícia sobre o filme no site, portal  e nas redes sociais sobre a chegada do filme em breve. 

 

Estamos levantando as publicações e notamos que temos poucas  notícias postadas.

 

 Pedimos a colaboração de todos, e quando postarem peço a gentileza que enviem o link da divulgação ou a data da próxima  publicação. Encaminhe o link ou postagem no meu email: [email protected] que nós vamos divulgar .

Quem conhece a vida de Arigó sabe da importância dessa mensagem nesse momento, e para quem ainda não conhece tenha a certeza que irá se surpreender com as suas histórias.

Um homem de Bem que trabalhou pelo Cristo e curou mais de 2 milhões de pessoas em um momento em que a espiritualidade revelou de forma autêntica a existência da medicina espiritual e a interferência dos espíritos no corpo físico através das cirurgias espirituais. Á partir desse trabalho, e após vencer as perseguições, Arigó abriu caminhos para que pudéssemos realizar com  mais liberdade essas tarefas.

Foi um grande Servidor do Cristo e merece todo nosso reconhecimento e gratidão. Conto com vocês e fico no aguardo dos links.  Segue alguns depoimentos de quem conviveu com Arigó:

 

Muita Paz e gratidão.

 
“Sua técnica operatória, que não segue as normas cirúrgicas habituais, é realizada com estranha segurança e admirável perícia. A anestesia do paciente é complexa, sem que nada no ambiente demonstre a existência de fatores ou condições anestésicas. A assepsia também se realiza de maneira invisível, mas com precisão rigorosa. O fato espírita se impõe maciçamente, com evidência esmagadora”.
Fonte: “Arigó: um caso de fenomenologia paranormal” - José Herculano Pires

“Deus deu a muitos o dom da oratória, a muitos outros o dom da escrita e foi por aí afora distribuindo a ciência, a eletrônica, o amor ao próximo, a pregação. Chegou em Zé Arigó e deu o dom da cura.”
Fonte: “Cirurgias espirituais” (pág. 183) – Leida Lúcia de Oliveira. Depoimento Padre Virgílio Rodrigues da cidade de Congonhas.
 
“Arigó continuou a exercer a medicina, sem jamais aceitar pagamento pelos seus serviços.”
Fonte: Jornalista Jorge Rizzini
 

Não consegue visualizar? Acesse este link.

 

 

MINAS GERAIS, SÉCULO PASSADO: A TERRA DE CHICO XAVIER É PALCO DE MAIS UMA HISTÓRIA SURPREENDENTE. 'PREDESTINADO: ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR. FRITZ' GANHA TRAILER E PÔSTER OFICIAIS

Dirigido por Gustavo Fernandez, com Danton Mello e Juliana Paes, longa conta a história do médium José Arigó e chega aos cinemas dia 18 de junho.

Assista ao trailer: https://youtu.be/51LaCnu-xNg

 

 

“Predestinado – Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”, estrelado por Danton Mello e Juliana Paes, divulga primeiro trailer. O longa conta a história do médium mineiro, José Pedro de Freitas, o Zé Arigó, que se tornou esperança de cura para milhões de pessoas a partir do final da década de 50 até 70, do século passado. Com direção de Gustavo Fernandez e roteiro de Jaqueline Vargas, o filme é produzido pela Moonshot Pictures de Roberto d’Avila, pela FJ Produções de Fabio Golombek e pela The Calling Production de James Guyer e coproduzido pela Paramount Pictures e Camisa Listrada BH. O filme chega aos cinemas do Brasil no dia 18 de junho com distribuição da Imagem Filmes.

 

Zé Arigó recebeu orientações de Chico Xavier para o exercício da sua mediunidade. Foi um ‘Homem de Bem’, a seriedade do seu trabalho, a sua dedicação e o compromisso que tinha com a espiritualidade salvou centena de milhares de pessoas. Atraiu atenção do mundo todo entre as décadas de 50 e 70 do século passado, como o primeiro médium a fazer cirurgias espirituais, ficando conhecido em todo o Brasil e no mundo.

 

Sua dedicada vida e trabalho, ao bem do próximo, foi exaustivamente pesquisada e registrada em documentários, programas de TV, revistas e centenas de trabalhos de pesquisadores internacionais reconhecidos, incluindo o famoso filósofo Herculano Pires, que escreveu um livro baseado nas suas pesquisas, comprovando a idoneidade da tarefa do paranormal mineiro.

 

“Com esse filme vamos poder deixar registrado o grande trabalho que ele fez, sua vida simples, difícil e o bem que fez para tanta gente”, conta Danton Mello, que faz o papel do médium.

 

Rodado em Congonhas,cidade natal do médium, Cataguases e Rio Novo, em Minas Gerais, o longa conta a vida de José Arigó, desde os pequenos sinais de mediunidade precoce na infância, sua adolescência dedescobertas, até adulto, quando as visões e vozes do mundo espiritual o fizeram aceitar seus dons e dar vazão às fantásticas cirurgias espirituais e processos de cura do médico espiritual, Dr. Fritz.

“Predestinado – Arigó e o Espírito do Dr. Fritz” conta ainda com o talento dos atores Marcos Caruso, Alexandre Borges, Marco Ricca, Cássio Gabus Mendes, João Signorelli e James Faulkner, no elenco.

 

Links
Trailer: 
https://youtu.be/51LaCnu-xNg
Download Trailer: 
http://bit.ly/TrailerPredestinado
Download Posts Redes Sociais: 
http://bit.ly/PostsPredestinado
Fotos: 
http://bit.ly/FotosPredestinado

Créditos fotos:Cherri
Facebook: 
fb.com/imagemfilmes
Instagram: 
@imagemfilmes

 

SINOPSE:

A mão invisível: O além e a cura.

A impressionante história do espírito do médico alemão Dr. Fritz, falecido durante a Primeira Guerra Mundial, e o médium brasileiro José Arigó (Danton Mello), o homem simples de Minas Gerais que se tornou uma esperança de cura para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Mesmo atacado violentamente por céticos e incrédulos da época, Arigó tudo superou com o apoio de sua esposa Arlete (Juliana Paes), e juntos, amparados pelo amor e pelo plano espiritual, conseguiram salvar milhares de vidas através das impressionantes cirurgias espirituais.

Combatido por muitos e amado por milhões.

Assim era o médium Arigó: Predestinado!O auxílio, sem receber nada em troca, até hoje reconhecido como um dos maiores fenômenos paranormais da história do planeta.

 

Elenco
Danton Mello
Juliana Paes
Marcos Caruso
Alexandre Borges
Marco Ricca
Cássio Gabus Mendes
João Signorelli
James Faulkner

 

Ficha técnica
Produtor: Roberto d’Avila, Fabio Golombek e James Guyer
Diretor: Gustavo Fernandez
Roteirista: Jaqueline Vargas
Direção de Fotografia: Uli Burtin
Direção de Arte: Antônio de Freitas
Trilha Sonora: Gus Bernardo
Produtoras: Moonshot Pictures, FJ Produções e The Calling Production
Coprodutoras: Paramount Pictures e Camisa Listrada BH
Distribuidora: Imagem Filmes

SOBRE A IMAGEM FILMES
Fundada em 1998, a Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como distribuidora de filmes independentes. Comprometida com a qualidade e variedade de produções, a empresa trabalha nos segmentos de cinema, vídeo e televisão, e é responsável pelo lançamento de grandes produções nacionais, onde destacam-se: Maria do Caritó, "Ela disse, Ele disse, 'Sai de Baixo - O Filme', '10 Segundos para Vencer', 'É Fada!' e 'O Nome da Morte'. Além das produções internacionais, como o premiado 'VICE' e os recentes 'Hellboy', 'Encantado', 'Fúria em Alto Mar' e 'Paddington 2'.

SOBRE A PARAMOUNT PICTURES
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Turma da Mônica - Laços” (2019), entre outros.

SOBRE A MOONSHOT PICTURES
A Moonshot Pictures é uma produtora especializada em produção audiovisual para cinema e televisão que atua no mercado desde 2001. A produtora tornou-se referência graças aos olhares atenciosos e criativos do produtor e diretor Roberto d’Avila, que conta com mais de 20 filmes produzidos, entre eles, 'Última Parada 174', 'O Mistério da Estrada de Sintra' e o mais recente 'Querida Mamãe'.  Também se destacou em produções de televisão, como ‘Sessão de Terapia’, 'The Taste Brasil', 'Cozinheiros em Ação', 'Desafio da Beleza', 'Santo Forte', '9mm: São Paulo' e 'Brazil’s Next Top Model'.

SOBRE A FJ PRODUÇÕES
Com sede em Los Angeles e São Paulo, a FJ Produções foi fundada pelo premiado produtor de TV e cinema Fábio Golombek há 25 anos. A FJ produziu mais de vinte filmes, como “Amor Por Acaso” (PlayArte 2010), “A Brasileira” (H2O-2013), “Um Domingo de Chuva” ("Like Sunday, Like Rain" - Monterrey Media-2014) e “O Experimentador” ("The Experimenter"- Magnolia Pictures-2015). Fabio é membro da Producers Guild of America (PGA), IDA e Associação Nacional de Produtores Latinos Independentes (NALIP).

SOBRE A THE CALLING PRODUCTION
Fundada em 2005 por James Guyer, a The Calling Production é especializada em trazer histórias únicas da vida real ao cinema. Em desenvolvimento estão: o Finding Chicxulub, a odisseia que provou que a cratera de Yucatán, se originou do impacto cataclísmico do meteoro há 65 milhões de anos, transformando para sempre a evolução da Terra, e Return From Tomorrow, o relato pungente de um soldado do Exército que morre de pneumonia, encontra seres não físicos díspares, viaja por diferentes dimensões de tempo e espaço, une-se ao amor puro e, nove minutos depois, contra seu desejo de permanecer, volta à vida.




Zook Comunicação

Assessoria de imprensa segmentada

Divulgação promocional

 

Informações: [email protected]

Agendamento de palestras/filme: [email protected]                                                                     Contato: (11) 98912-9798 

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

Perante os parentes

 Certamente desejamos um mundo melhor.

Levantamos bandeiras de tolerância entre raças; de respeito entre diferentes crenças; de igualdade nos direitos de homens e mulheres.

Possivelmente não admitamos o preconceito em qualquer uma de suas nuances. Defendemos que cada um é livre para fazer suas escolhas em qualquer área da vida e que ninguém tem o direito de julgar ao outro.

Como brasileiros, nos orgulhamos de ser um povo receptivo, caloroso, que aceita bem a diversidade. Somos uma nação feita de muitos povos, de muitas diferenças, de culturas múltiplas e estamos aprendendo a conviver com isso.

No entanto, necessário nos perguntarmos: Como anda nossa relação com aqueles que conhecemos como parentes?

Os parentes são os marcos vivos das primeiras grandes responsabilidades do Espírito encarnado.

Curioso é perceber que muitos somos ferrenhos defensores da igualdade, do respeito, da tolerância nas questões do mundo, porém falhamos nesses mesmos quesitos na esfera parental.

Falta-nos a paciência para esse ou aquele familiar. Falta-nos a devida consideração com as diferenças de pensamento, de crença e de opções de vida com esses que são os mais próximos.

E como julgamos! Indiscriminadamente. Falamos da vida do outro e não percebemos o veneno nas palavras.

É mais ou menos como se fossemos ativistas na área do meio ambiente, preocupados com a poluição dos nossos mares, rios e florestas, e em nossa casa estivéssemos jogando nosso lixo pela janela, no terreno do vizinho – ou mesmo em nosso próprio chão.

Recordemos: na parentela corporal, estão nossos maiores compromissos encarnatórios.

Ali estão nossos maiores testes de paciência, de compreensão, de perdão.

Por isso, não podemos nos descuidar do círculo familiar no qual a reencarnacão sabiamente nos inseriu.

Se esse ou aquele Espírito faz parte de nossa vida, seja diretamente, pelos laços consanguíneos, ou de maneira indireta, pelas novas ligações que fazemos com os chamados agregados, entendamos que são nossa responsabilidade primeira.

*   *   *

Todos que fazem parte de nossa grande família, estão ao nosso redor porque ali precisam estar. Seja para que os amparemos nas dificuldades, para que sejamos agentes do bem em suas vidas, ou para que eles nos auxiliem quando das nossas necessidades.

Por vezes, em nome de nossas opiniões próprias, do nosso chamado jeito de ser, portamo-nos de forma esdrúxula, inadequada, exigindo que nos aguentem.

Não são relações fáceis, na maioria das vezes, o que é absolutamente normal em meio a tanta diversidade.

Estamos aqui para aprender a conviver em paz com o diferente, a dividir o espaço com aqueles que, como nós, ainda cedem facilmente ao egoísmo destruidor.

É uma luta diária, um aprender sem fim, uma experiência rica que, se soubermos bem aproveitar, nos fará muito maiores após mais esta estadia aqui na Terra.

A família é o teste permanente de nossas relações com a Humanidade.

Sejamos bons no micro para sermos grandes no macro.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 19,
do livro 
Conduta Espírita, pelo Espírito André Luiz,
psicografia de Waldo Vieira, ed. FEB.
Em 13.4.2020.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

“Las Meninas”. As Meninas.   Óleo sobre tela de Diego Velázquez.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Las_Meninas

Brincando com criança , da dinastia Song, artista chinês Su Hanchen, c. 1150 D.C.

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_childhood

 

 

A história da infância tem sido um tópico de interesse na história social desde o livro altamente influente Centuries of Childhood , publicado pelo historiador francês Philippe Ariès em 1960. Ele argumentou " infância " como um conceito criado pela sociedade moderna. Ariès estudou pinturas, lápides, móveis e registros escolares. Ele descobriu antes do século XVII que as crianças eram representadas como mini- adultos .

Outros estudiosos enfatizaram que a educação infantil medieval e moderna não era indiferente, negligente nem brutal. Wilson argumenta que, no contexto de pobreza pré-industrial e alta mortalidade infantil (com um terço ou mais dos bebês morrendo), as práticas reais de criação dos filhos representavam um comportamento apropriado nas circunstâncias. Ele aponta para o cuidado extensivo dos pais durante a doença e a tristeza pela morte , sacrifícios dos pais para maximizar o bem-estar da criança e um amplo culto da infância na prática religiosa. [1]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_childhood

Uma família de Alexandria, no Egito Romano, no século III ou IV. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia#/media/Ficheiro:Galla_Placidia_(rechts)_und_ihre_Kinder.jpg

File:Marie Antoinette and her Children by Élisabeth Vigée-Lebrun.jpg

Maria Antonieta e seus filhos. Óleo sobre tela de Élisabeth Louise Vigée Le Brun 

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marie_Antoinette_and_her_Children_by_%C3%89lisabeth_Vig%C3%A9e-Lebrun.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/19-10-2017_arquivos/image035.jpg

Cena de Família.em quadro de Almeida Júnior.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/01-08-2014_arquivos/image004.jpg

O Cristo na casa de seus pais. Óleo sobre tela de John Everett Millais

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg

 

156 anos de O Evangelho e reflexos do histórico Congresso

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Agora em abril completa-se 156 anos do lançamento de O evangelho segundo o espiritismo, pelo Codificador.

Ainda repercutem as comemorações do Sesquicentenário desta obra básica de Allan Kardec que suscitaram amplas ações nos Estados do país e em nível nacional ao longo do ano de 2014. Particularmente, com um grupo de idealistas vivemos momentos marcantes.

Um evento histórico naquela ocasião foi o 4o Congresso Espírita Brasileiro, efetivado especialmente como parte das comemorações pela efeméride. A Federação Espírita Brasileira, através de seu Conselho Federativo Nacional, promoveu de 11 a 13 de abril de 2014 este Congresso, com várias maneiras de inovações.

Pela primeira vez um evento nacional saiu da tradição da centralização na capital federal. O 4o Congresso Espírita Brasileiro foi descentralizado e realizado simultaneamente em quatro capitais, com o objetivo de facilitar maior presença de pessoas das diferentes regiões do país. Assim, Campo Grande, Vitória, João Pessoa e Manaus foram sedes do Congresso nos mesmo período.

O tema central “150 anos de esclarecimento e consolação” foi comum para os quatro eventos. Previamente, nas reuniões das Comissões Regionais do CFN, foram coletadas sugestões para o rol de expositores atuarem em suas regiões. Assim, foram valorizados expositores provenientes das regiões do país.

Nas quatro cidades sedes, no dia anterior ao Congresso, ocorreram as reuniões regionais do Conselho Federativo Nacional, coordenadas por vice-presidentes da FEB. O presidente da FEB compareceu nas quatro cidades. Em Manaus acompanhou a abertura da reunião da Comissão Regional Norte do CFN. No dia 11 de abril, pela manhã, em Campo Grande (MS) fez abertura simultaneamente, on line, de todos os locais do Congresso Brasileiro e proferiu a palestra local de abertura. No dia 12, compareceu ao evento em Vitória (ES) onde proferiu palestra à tarde. Finalmente, na manhã do dia 13 de abril proferiu a palestra de encerramento do Congresso em João Pessoa (Pb).

Os quatro eventos contaram com número muito expressivo de participantes, superando muito o número de inscritos, como nos eventos anteriores, de forma centralizada em Brasília.

Um fato inovador em congressos brasileiros é que todos os inscritos receberam de volta o numerário investido nas inscrições, reavendo o mesmo valor em livros editados pela FEB e disponibilizados nas livrarias montadas nos Congressos.

Na oportunidade, a FEB lançava edições especiais de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, inclusive, uma edição histórica bi-língue da 1a edição de Imitação do Evangelho segundo o Espiritismo, a de abril de 1864, com tradução feita por Evandro Noleto Bezerra1; o livro O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o estudo2 e O evangelho por Emmanuel (Vol.1).

Por decisão do CFN da FEB atuou como coordenador geral do 4o Congresso Brasileiro, o assessor do presidente da FEB e ex-presidente da USE-SP José Antonio Luiz Balieiro (desencarnou em 2018), que coordenou numerosa equipe. Este companheiro se esmerou e compareceu previamente ao Congresso nas quatro cidades sedes, dialogando e colaborando com as Federativas Estaduais. Uma das orientações era a racionalização de gastos com auditórios, buffets e detalhes que oneram as atividades. Um trabalho hercúleo que foi possível com o envolvimento de uma equipe disposta e sintonizada, envolvendo as Federativas Estaduais das sedes. Ao final do evento e tudo funcionou a contento, o coordenador Balieiro, prestou contas na reunião do CFN de novembro de 2014; estava exultante pois os eventos foram auto-suficientes, gerando ainda um saldo, e com isso superou a situação de eventos anteriores que eram mantidos pela Instituição.

A revista Reformador, em agosto de 2014 trouxe informações gerais sobre o evento nacional3 e sobre as Comissões Regionais, e, em janeiro de 2015, trouxe a síntese da Reunião do CFN da FEB, com aprovação do Relatório sobre o 4o Congresso Espírita Brasileiro.4

Entre os esforços para o estímulo à difusão e estudo da importante Obra Básica de Kardec, o livro de estudo sobre o Evangelho2, lançado naquela oportunidade, com vários co-autores que refletem as ações em equipe implementadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho da FEB (NEPE), desde março de 2013, como reuniões de estudo, seminários e vídeo aulas. Uma resenha completa sobre a obra foi publicada na revista Reformador.5 Essas ações foram encerradas após março de 2015.

Passados seis anos das comemorações do Sesquicentenário de O evangelho segundo o espiritismo, por onde viajamos encontramos repercussões agradáveis sobre aqueles momentos históricos, e, até pesquisa acadêmica sobre o estudo do Evangelho.6

Aos 156 anos de O evangelho segundo o espiritismo é indispensável que seu conteúdo seja sempre estudado e valorizado. Para atendimento das reais finalidades dos centros espíritas, nas tarefas de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação, essa obra do Codificador é fundamental. E, sem dúvida, precisa ser levada aos frequentadores, ao nível do público alvo de cada instituição.

Referências:

1)      Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. Imitação do evangelho segundo o espiritismo. Ed.Hist.Bilingue. Brasília: FEB. 2014.

2)      Carvalho, Antonio Cesar Perri; Carvalho, Célia Maria Rey (Org.). O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo. 1.ed. Brasília: FEB. 2014.  

3)      4o Congresso Espírita Brasileiro. Reformador. Ano 132. N. 2223. Junho de 2014.  P.371-375.

4)      FEB sediou reuniões simultâneas do CFN, de jovens e de cursos de gestão. Reformador. Ano 133. N. 2230. Janeiro de 2015. P. 56-59.

5)      Oliveira, Jorge Leite. O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo. Reformador. Ano 132. N. 2224. Julho de 2014. P. 423-425.

6)      Torres, Natália Cannizza. “Jesus a porta, Kardec a chave”: a apropriação do Novo Testamento pelo segmento espírita. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. 2019. 91p. Disponível no site: https://repositorio.ufscar.br

 

(*) Foi presidente da Federação Espírita Brasileira (interino, 2012/2013 e efetivo 2013/2015) e da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (1990/1994 e 1977/2000).

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/156-anos-de-o-evangelho-e-reflexos-do-historico-congresso/

Chico Xavier lendo o Evangelho. Peregrinação com o casal Zilda e Weaker Batista. Foto Perri.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]