Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 28 de abril de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/28-04-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/27-04-2020.htm

25-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/25-04-2020.htm

24-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/24-04-2020.htm

23-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/23-04-2020.htm

22-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/22-04-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/01-11-2018_arquivos/image011.jpg

Retrato imaginário de Homero executado em mármore do Monte Pentélico, Grécia. Séc. I- II d.C. Encontrado em Roma.

Exposto no Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homero (em gregoὍμηροςtransl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas os estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica,[1] e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído".[2] Para o historiador e filósofo Richard Tarnas, Homero - independentemente da polêmica sobre sua existência histórica - foi "uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga".[3]

Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século VIII a.C. Mas a sua origem é tão controversa que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta.[4]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Homero

Helena de Tróia. Pintura de Evelyn de Morgan.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Il%C3%ADada

 

Ilíada

Ilíada (em grego antigo: Ἰλιάς, IPA[iːliás]) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia, conflito empreendido para a conquista de Ílio ou Troia, cuja gênese radica na ira (μῆνις, mênis) da Aquiles.[1][2]

Ilíada é atribuída a Homero, que se julga ter vivido por volta do século VIII a.C.,[2] na Jônia (atualmente região da Turquia), e constitui o mais antigo e extenso documento literário grego (e ocidental) existente. Ainda hoje, contudo, se discute a verdadeira autoria e a existência real de Homero (nascido ou em Quios, Grécia ou em Esmirna, Turquia).[3]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Il%C3%ADada

https://lh3.googleusercontent.com/proxy/TEYLTcoWS9ao_PnXS7rjBIA-ETgfButx_Q07ba1UXtM0jlmLkdaZxD6v9wSvTdt3p3_vUfPSFFn5zwaRU2eOMotcbMttF_e1oucSeNSk3QFxVcgzUJUybAuPHZARqO8_wUiD-1DZ=s0-d

Purgatório. Dante, guiado por Virgílio, oferece consolação às almas dos invejosos. Óleo sobre tela de Hippolyte Flandrin.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hippolyte_Flandrin_-_Le_Dante,_conduit_par_Virgile,_offre_des_consolations_aux_%C3%A2mes_des_Envieux.jpg

 

 

Purgatorio ( pronunciado  [purɡatɔːrjo] ; Italiana para " Purgatório ") é a segunda parte de Dante 's divina comédia , seguindo o inferno , e que precede o Paradiso . O poema foi escrito no início do século XIV. É uma alegoria que conta a subida de Dante ao Monte do Purgatório , guiada pelo poeta romano Virgílio , exceto pelos últimos quatro cantos em que Beatrice assume o cargo de guia de Dante.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Purgatorio

 

Lago Avernus. Enéias e a sibila de Cumas. Óleo sobre tela de JMW Turner

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joseph_Mallord_William_Turner_004.jpg

 

 

Eneias ou Eneas (do latim Æneas, por sua vez do grego antigo Αἰνείας) é um personagem da mitologia greco-romana cuja história é contada na Ilíada, de Homero, e, sobretudo, na Eneida, de Virgílio.

Segundo a lenda, Eneias foi o mais famoso dos chefes troianos, filho da deusa Afrodite (a romana Vénus) e de Anquises, filho de Cápis, filho de Assáraco, rei da Dardânia.[1] Era casado com Creúsa,[2] filha do rei Príamo e de Hécuba.[3] Tinha um filho, Iulo (na literatura romana Ascânio).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eneias

File:Pierre Corneille 2.jpg

Retrato de Pierre Corneille.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Corneille

 

 

Pierre Corneille, mais conhecido por Corneille (Rouen6 de junho de 1606 — Paris1 de outubro de 1684) foi um dramaturgo de tragédias francês. Ele foi um dos três maiores produtores de dramas na França, durante o século XVII, ao lado de Molière e Racine.

Era chamado de "fundador da tragédia francesa", e escreveu peças por mais de 40 anos.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Corneille

 

 

Ato 3, Cena 6 (O Ballet no acampamento de Le Cid , em Le Cid ,em Le Cid, de Jules Massenet, como pode ser visto na edição de 5 de dezembro de 1885 da L'Illustration, que cobre sua estréia.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Jules_Massenet_-_Le_Cid_3e_Acte,_6e_Tableau_-_L%27Illustration.jpg

 

Le Cid é uma tragicomédia francesa de cinco atos,escrita por Pierre Corneille , apresentada pela primeira vez em dezembro de 1636 no Théâtre du Marais em Paris e publicada no mesmo ano. É baseado napeça de Guillén de Castro Las Mocedades del Cid . [1] A peça de Castro, por sua vez, é baseada na lenda de El Cid .

Um enorme sucesso popular, o Le Cid de Corneille foi objeto de uma polêmica acalorada sobre as normas da prática dramática conhecida como Querelle du Cid (discussão de The Cid ). A Académie Française, do cardeal Richelieu , reconheceu o sucesso da peça, mas determinou que ela era defeituosa, em parte porque não respeitava as unidades clássicas .

Hoje, Le Cid é amplamente considerado o melhor trabalho de Corneille e é considerado uma das maiores peças do século XVII.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Le_Cid

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image016.jpg

Retrato de Ludwig van Beethoven. Óleo sobre tela de Joseph Karl Stieler. 1820.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven

 

 

 

 

Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven

 

 

Vídeo com a

BEETHOVEN - Sinfonia nº 7 - Leonard Bernstein (2)

https://www.youtube.com/watch?v=J12zprD7V1k

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Laplace%2C_Pierre-Simon%2C_marquis_de.jpg

Retrato de Pierre-Simon de Laplace (1745-1827). Gravura de James Posselwith

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Laplace,_Pierre-Simon,_marquis_de.jpg

File: Portrait de Jean Racine d'Après Jean-Baptiste Santerre.jpg

Retrato de Jean Racine depois de Jean Baptiste Santerre.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portrait_de_Jean_Racine_d%27apr%C3%A8s_Jean-Baptiste_Santerre.jpg

 

Jean Baptiste Racine (La Ferté-MilonAisne22 de dezembro de 1639[1] — Paris21 de abril de 1699) foi um poeta trágicodramaturgomatemático e historiador francês. É considerado, juntamente com Pierre Corneille, como um dos maiores dramaturgos clássicos da França.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Racine

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/Pierre-Jean_B%C3%A9ranger.jpg

  Retrato de Pierre-Jean de Béranger(1780-1857) por Ary Scheffer, vers. 1830.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Jean_de_B%C3%A9ranger

 

Pierre Jean de Béranger (Paris19 de agosto de 1780 — Paris, 16 de julho de 1857), poeta, libretista e autor da letra de canções. Foi participante activo do movimento de convulsão social que se seguiu à Revolução Francesa e ao fim do Império, escrevendo algumas das canções mais emblemáticas do fervor revolucionário da época. No auge da sua fama, na década de 1830, comparou-se em popularidade a homens como Victor Hugo e Alphonse de Lamartine. Tendo a atravessado os tempos conturbados da Revolução Francesa e do consulado de Napoleão Bonaparte, deixou uma obra lírica vibrante que ainda hoje desperta o interesse do público erudito.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Jean_de_B%C3%A9ranger

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/14-05-2019_arquivos/image008.jpg

Voltaire.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire#/media/File:Atelier_de_Nicolas_de_Largilli%C3%A8re,_portrait_de_Voltaire,_d%C3%A9tail_(mus%C3%A9e_Carnavalet)_-002.jpg

 

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire (Paris21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritorensaístadeísta e filósofo iluminista francês.[1]

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras[2] em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatropoemasromancesensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.[2]          https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/Anne-Louis_Girodet-Trioson_006.jpg/807px-Anne-Louis_Girodet-Trioson_006.jpg

Chateaubriand meditando sobre as ruínas de Roma. Óleo  sobre tela de Anne-Louis Girodet de Roussy-Trioson

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-Ren%C3%A9_de_Chateaubriand

 

François-René de Chateaubriand (nome completo: François René Auguste de ChateaubriandSaint-Malo4 de Setembro de 1768 — Paris4 de Julho de 1848), também conhecido como visconde de Chateaubriand, foi um escritor, ensaísta, diplomata e político francês que se imortalizou pela sua magnífica obra literária de caráter pré-romântico. Pela força da sua imaginação e o brilho do seu estilo, que uniu a eloquência ao colorido das descrições, Chateaubriand exerceu uma profunda influência na literatura romântica de raiz europeia, incluindo a lusófona. 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-Ren%C3%A9_de_Chateaubriand

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/20-11-2019_arquivos/image012.jpg

Delphine de Girardin

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Louis_Hersent_-_Delphine_de_Girardin.jpg

 

 

 

Delphine de Girardin

Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).

O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cléopâtre (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.

Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861).

https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin


Delphine de Girardin faleceu aos 29 de junho de 1855. Embora desencarnada antes do surgimento da

Doutrina Espírita,ocorrido  em 18 de abril de 1857, na pátria espiritual integrou a  equipe  de espíritos

que ditaram mensagens  e  instruções que  Allan Kardec   estudou e inseriu  nas obras  da codificação.

“A desgraça real”,  por  exemplo,   foi  ditada  por  Delphine de Girardin  em  1861  e inserida em “O

Evangelho segundo o Espiritismo”,

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/27-10-2018_arquivos/image010.jpg

Cleópatra. Tragédia de  Delphine de Girardin.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8405482v.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/16-05-2019_arquivos/image011.jpg

Pintura mediúnica por Marilusa Moreira Vasconcelos trazendo assinatura de Leonardo da Vinci. Araçatuba, SP.

Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/16-05-2019_arquivos/image010.jpg

Pintura mediúnica pela médium Maria Gertrudes Coelho.

Imagem/fonte: http://centroespiritaacasadocaminho.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/13-01-2018_arquivos/image009.jpg

Pintura mediúnica pelo médium Orlando Padovan. Foto fornecida pelo médium

 

A hora vazia

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Irmãos Unidos. Lição nº 13. Página 72.

 

Quando as mãos repousam, a mente é defrontada pelo problema da hora vazia.

Se você procura a integração com o Divino Mestre, aprenda a utilizá-la.

Pense no irmão enfermo que reclama socorro espiritual e auxilie-o com as suas vibrações de carinho, se as circunstâncias lhe não favorecem a visita pessoal.

Plante uma árvore benfeitora.

Busque a companhia do livro edificante e tente fixar-lhe as lições.

Tome um lápis e faça anotações que lhe sirvam à memória ou escreva alguma frase consoladora que possa contribuir na sementeira de reconforto e bom ânimo.

Aproveite o ensejo para uma palestra em que você coopere na ressurreição do companheiro que caiu em desalento.

Comente a grandeza do bem, evitando, no entanto, o diapasão do discurso solene, a fim de que você alcance a intimidade dos ouvintes e consiga renová-los.

Medite, à frente da Natureza que oferece espetáculos prodigiosos da Sabedoria Divina, desde a casa minúscula da formiga até o firmamento cravejado de estrelas, recolhendo no imo do ser a essência imperceptível da instrução celestial.

Fixe a atenção em tudo o que seja útil e nobre, bom e belo, e não se desvie, porque no repouso dos braços, quando chega o problema da hora vazia, os semeadores do mal encontram larga oportunidade ao plantio da discórdia e da incompreensão, junto do qual, você, imperceptivelmente, começará perdendo o tempo, complicando as próprias lutas e sombreando o caminho terrestre, para depois perder inutilmente a própria vida.

 

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/01-04-2017_arquivos/image024.jpg

Noite estrelada sobre o Ródano. Óleo sobre tela por Vincent van Gogh

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Starry_Night_Over_the_Rhone.jpg

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

FEB e a divulgação doutrinária com acessibilidade

 

 

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/foto.jpeg

 

A tecnologia está inserida no nosso dia a dia, sendo a inclusão digital necessária para todos. Sempre com foco na acessibilidade e atenta às necessidades dos públicos, a Federação Espírita Brasileira iniciou a inserção do projeto #PraCegoVer nas redes sociais. Por meio desta ação é possível a disseminação da cultura da acessibilidade nas redes tendo por princípio a Audiodescrição de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual. Divulgação doutrinária ao alcance de todos!

 

http://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/print-e1588015554791.png

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/04/27/feb-e-a-divulgacao-com-acessibilidade/)

 

Jornal Opinião da CCEPA

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://drive.google.com/file/d/14DKIWrWh9C5QDUwOS1x0yqe0EPYOV100/view

 

 

 

Vídeo: As origens da Codificação Espírita

Acesse no link

 

Clicar aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=TAso5WFyeMQ&feature=share&fbclid=IwAR3j_VHIYymyTSLaQcNpDhsxf5nlY-sIH_ZWvISJOlWHj0VWeOw78Qsq4Zs

 

 

(Com informações de Elsa Rossi, Londres)

 

Informações da AEAK- Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Acesse:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155192497952683&set=gm.1494408580656153&type=1&theater

 

 

Kardec Rádio

EUA

Submit your art by June 30, 2020

http://r20.rs6.net/on.jsp?ca=77bda72a-5233-4cf7-9901-24bec9cae133&a=1106449308061&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/79b9bbcf-4ad7-46cb-b68c-ed920bd51a96.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina,  PR

 

Clique:

www.oconsolador.com.br

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

Informações do site Espírita “Irmãos W”

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas.

 

Buscamos fortalecer o Movimento Espírita com os grandes gigantes do passado que derramaram o sangue pela Causa Espírita e que estamos buscando das poeiras dos túmulos.

 

Agradecemos ao TRADUTOR ABILIO FERREIRA FILHO E O ERY LOPES (LUZ ESPÍRITA) POR MAIS ESTA EMPREITADA.

 

FINALIZAMOS A 02 OBRA RARA TRADUZIDA DO GIGANTE LÉON CHEVREUIL O ESPIRITISMO INCOMPREENDIDO (1931) (REFORMADA)

 

Leon Chevreuil o grande Presidente da Antiga União Espírita Francesa. Um dos mais antigos divulgadores do Espiritismo na França de Kardec.

Na Dec/30 ocorreu um grande vazio dentro do Movimento Espírita Francês devido a partida dos seus principais lideres. E já não ocorria mais surgimento de divulgadores espíritas. O Espiritismo na França estava morrendo.  (VEJAM NO DISCURSO ABAIXO)

 

"Pretendemos poder afirmar que a crença na sobrevivência repousa, hoje, em conhecimentos corretos; se ela conduz a humanidade a um ideal mais elevado, não é uma razão para acusar de misticismo uma filosofia firmemente apoiada em provas experimentais.
O Espiritismo é uma coisa séria que tem, atrás de si, um passado de longas provas e uma documentação formidável. Ele teve seus exploradores, seus historiadores, seus exegetas e seus filósofos, ainda em pequeno número, mas que não se pôde jamais refutar.

Esperamos que hajam continuadores na geração que está surgindo; mas que eles se guardem de todo entusiasmo, que eles não esqueçam que o Espiritismo abriu caminho entre os espinhos.

O neófito deve esperar encontrar o que faz sempre obstáculos às novas verdades, a oposição, a indiferença, a incredulidade, os sarcasmos e a má-fé. Lembramos que os homens, que são a honra da ciência, têm aí consagrado uma vida inteira, e observaram durante vinte anos ou mais antes de se declararem satisfeitos com as provas". LÉON CHEVREUIL

 

SEGUE A OBRA NO LINK OU ANEXO

 

Léon Chevreuil - O Espiritismo incompreendido (1931)

01 Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/Leon%20Chevreuil/L%C3%A9on%20Chevreuil%20-%20O%20Espiritismo%20incompreendido.htm

 

LUZ ESPÍRITA - ESPIRITISMO EM MOVIMENTO

02 LINK:

http://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=livro&livroID=173

 

                                                     PARA DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA

 

"Os desafios da prática mediúnica" - Wagner Gomes da Paixão

Exposição e entrevista - dia 22/4/2020.

Rede Amigo Espírita

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=kyEQIQCzagQ&feature=youtu.be

 

“Histórias do Movimento Espírita

 

“Histórias do Movimento Espírita” #01 com Vladimir Alexei

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=YK8dE9AqZVQ&t=2297s

 

“Histórias do Movimento Espírita” #02 com Vladimir Alexei

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=SfyLoZlwjQk&t=2428s

 

“Histórias do Movimento Espírita” #03 com Vladimir Alexei

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=QDBUrUU8q68&t=5s

 

Estudo e reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec", de Simoni Privato Goidanich.

 

40 O legado de AK: ataques roustainguistas à obra "A Gênese"

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=faGczAMOeNE

 

41 O legado de AK: ataques roustainguistas e esclarecimentos espíritas

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=eLIP8cIMLzg

 

42 O legado de AK: preconceito, interesses econômicos e de poder

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=RH2g03l6FQ0

 

A LUTA SEGUE

 

WANDERLEI

 

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

Filme: Divaldo, o Mensageiro da Paz

Assista nas plataformas legais

 

Amigos

Como temos tido muita pirataria e mesmo companheiros espíritas, divulgando o filme de forma gratuita, sugerimos a ampla divulgação das plataformas legais, dessa forma sendo éticos, morais e preservando os direitos da Mansão do Caminho.

 

Votos de Paz.

 

Maria Helena Marcon

Comunicação Social Espírita

Jornal Mundo Espírita

Programa Momento Espírita

Biblioteca Espírita Virtual

 

 

(Recebido em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

3º. Congresso Espírita Britânico

Londres, Reino Unido

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 376 - 24 de abril de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0001__papoespiritaliesdapandemia.jpg

As lições da pandemia: “Como imaginar que a transição planetária se daria portas adentro
da nossa casa?”

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0003__liverossandronovadata.jpg

Rossandro Klinjey: “Estamos sob a mesma tempestade, mas os barcos são diferentes”

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0005__mayse_repreise.jpg

Conversando com Mayse reprisa Você pode ser feliz hoje!

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0007__80milinscritosyoutubee.jpg

Você conhece os programas da Comunhão no YouTube?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0009__liveadilsone1587481435924.jpg

Coragem para fazer o melhor agora

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0002__pades_troca.jpg

Por onde começar a famosa reforma íntima?


http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0004__livepadesjesusme.jpg

Não existem pessoas erradas próximas a você

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0006__livrosempromooe1585322415687.jpg

Dia Mundial do Livro: “O livro espírita é um amigo disponível para dialogar conosco”,
disse Chico Xavier

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/0008__marceloe.jpg

A dinâmica da generosidade

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158776036023603600/02_valeriafeemt1300x300.jpg

Sábado (25) com palestras de Geraldo Campetti e Valéria Lima

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/registra_exibicao.php?id=13662|286759|596

 

 

Jesus e os outros

 

A Humanidade vive uma profunda crise ética.

As notícias publicadas nos mais diversos veículos de comunicação são desanimadoras.

A um olhar superficial, parece que o mal leva a palma do mundo.

A política afunda na corrupção.

A violência campeia solta pela sociedade.

A falta de pudor se afigura o signo das novas gerações.

A esperteza obtém mais resultados do que a lealdade.

A sonegação de tributos chega a ser apontada como legítima defesa.

Ante tanta sujeira e deslealdade, ser honesto parece algo exótico.

O homem menos refletido pode se perguntar: Compensa ser correto?Em um mundo desonesto e envilecido, não seria melhor também tirar vantagem?

Para ponderar sobre a questão, convém recordar as lições do Cristo.

Em determinada passagem do Evangelho, Pedro indaga ao Mestre  a respeito do destino e das tarefas de outro discípulo.

Jesus, de forma bem significativa, responde:

Que te importa a ti? Segue-me tu.

A lição é clara. Cada qual somente é responsável por bem desempenhar seu papel no mundo.

Evidentemente, devemos nos auxiliar uns aos outros. Afinal, o Messias exortou-nos ao amor recíproco.

Contudo, cada um vive o seu momento peculiar.

Do mesmo modo que não é possível colher frutos antes do tempo, um homem não pode apresentar virtudes que ainda não desenvolveu.

Mas, a criatura comprometida com os valores cristãos, não pode utilizar a venalidade alheia como desculpa.

Quem já se conscientizou da importância da honestidade, tem o dever de ser estritamente leal, até às últimas consequências.

Jesus afirmou que A cada um será dado segundo suas obras.

Assim, não importa que os outros vivam iludidos. O compromisso do cristão é com a própria consciência.

A dignidade é uma recompensa em si mesma. Por incitar ao cumprimento dos deveres, ela propicia a paz íntima duradoura. Um tesouro que ninguém pode roubar.

Você não é responsável pelo mundo, mas responde por todos os seus atos.

O seu viver digno e ético certamente contribuirá para a construção de uma sociedade melhor.

Por outro lado, de que lhe adiantaria tentar viver adaptado a um mundo corrupto?

Você já anseia por outros valores.

A falta de pudor e de comedimento, de dignidade e de brios não mais combinam com você.

Além disso, ao final de sua vida, você certamente se arrependeria de não ter sido fiel aos seus mais puros anseios.

Viva, pois, com dignidade.

Ante a desonestidade e a indignidade, ofereça seu viver ilibado.

Preserve a pureza de seus atos, independentemente do que façam os outros.

Uma das virtudes a serem adquiridas pelo Espírito em sua jornada pela eternidade é a tolerância.

E onde é possível ser tolerante, senão no meio da ignorância?

Entre Espíritos puros, você não teria ensejo de conquistar essa qualidade.

Assim, considere a sua vida na Terra como uma luminosa oportunidade.

Conviva tranquilamente entre os corruptos, sem se deixar iludir pela corrupção, sabendo que apenas lobos caem em armadilhas para lobos.

Perceba e tenha piedade dos erros alheios.

Mas, lembre que seu compromisso é com as leis divinas e com sua própria consciência.

Redação do Momento Espírita.
Em 27.4.2020.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Dinheiro de César. Entre 1600 e 1640. Por Rubens, atualmente no Fine Arts Museums of San Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_C%C3%A9sar_o_que_%C3%A9_de_C%C3%A9sar...#/media/Ficheiro:Rubens_tribute_money.jpg

 

Ismael, Esperanto e Espiritismo

 

 

http://3.bp.blogspot.com/_HGKqCnqQt3Q/TEITd84bpwI/AAAAAAAAGiI/7O1kgUEfjxA/s200/image019.jpg

Aylton Paiva – [email protected]

 

Ismael Gomes Braga foi dedicado espírita e esperantista, muito trabalhou e durante vários anos prestou sua cooperação ao Departamento de Esperanto da Federação Espírita Brasileira.

            Relata-nos Affonso Soares: “A conversão de Ismael ao  Espiritismo se deu em 1912, na cidade de Teixeira (MG) por ocasião de uma sessão das chamadas “mesas girantes”, e simbolicamente seria o fator decisivo para que ele superasse seu ceticismo em relação às novas ideias. Buscando por à prova o que realmente havia por trás da mesa que falava, Ismael pergunta-lhe, em Esperanto, quantos irmãos tinha – Kiom da fratoj mi havas? A resposta foi imediata: cinco, já evidenciando que a inteligência oculta conhecia o “estranho” idioma. Mas Ismael pensava oito, pois tinha cinco irmãos e três irmãs. Refaz a pergunta e a mesa insiste no número cinco. Já se preparava Ismael para deixar o que julgava brincadeira de mau gosto, quando se lembra que do prefixo “ge” , que em Esperanto exprime a união dos seres dos dois sexos. Refaz a pergunta, mas agora com a precisão do Esperanto: Kiom da gefratoj mi havas?(Quantos irmãos e irmãs eu tenho?)  e a mesa responde com oito pancadas. Ismael se rende à evidência e inicia o estudo do tema que lhe abriria vasto e fecundo campo. de trabalho além do proposto pela causa da língua internacional.

            Em 1937, sustentado pelo entusiasmo e descortino do então presidente da Federação Espírita Brasileira, Luiz Olímpio Guillon Ribeiro, dá corpo a um grandioso projeto de conscientização dos espíritas sobre o valor do Esperanto, movimentando os recursos que a Casa de Ismael colocava à sua disposição. Edita livros, intensifica a propaganda em Reformador, dirige cursos, profere palestras, até que em 1940 recebe do Espírito Emmanuel , por intermédio de Francisco Cândido Xavier a famosa mensagem “ A Missão do Esperanto”, pela qual o Alto sanciona as diretrizes da Federação com vistas à divulgação do Esperanto nos círculos espíritas.

            Seguem-se as traduções, invariavelmente modelares, de obras espíritas para o Esperanto, campo em que trabalhou com a valiosa parceira do erudito Professor Luis da Costa Porto Carreiro Neto. (1)

            Esperanto estas lalingvo de lafrateco!

            Esperanto é a língua da fraternidade!

            Spiritismo estasdoktrino de lasolidareco!

            Espiritismoé doutrina da solidariedade!

(1)   O Esperanto na visão espírita, Ismael  G. Braga, Ed. Lorenz, 1ª ed.  1998, págs. 6 e 7.

          

Ismael Gomes Braga

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ismael_Gomes_Braga.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]