Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 18 de agosto de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

            http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/18-08-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

17-08-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/16-08-2020.htm

15-08-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/15-08-2020.htm

14-08-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/14-08-2020.htm

13-08-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/13-08-2020.htm

12-08-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/12-08-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 9 - 1866

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Vista geral de Milianah, Argélia, fotografada: Província de Argel por Félix-Jacques-Antoine Moulin, 1856-1857. Gallica (BnF).

Copiado de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10537612z/f302.item

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c8/Schiavonetti_Soul_leaving_body_1808.jpg/800px-Schiavonetti_Soul_leaving_body_1808.jpg

A alma deixando o corpo (ilustração de L. Schiavonetti, 1808).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_da_consci%C3%AAncia

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/22-02-2020_arquivos/image011.jpg

Ilustração do frontispício da segunda edição do Charles Lafontaine de A arte de magnetismo de magnetização ou animal (1847). A primeira edição contém a frase"Estado de insensibilidade e catalepsia" debaixo da imagem.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Leonard_Lafontaine#/media/Ficheiro:Lafontaine_catalepsia.jpg

 

 

Catalepsia

Catalepsia (do grego κατάληψις "apreensão, apreensão") é uma condição nervosa caracterizada por rigidez muscular e fixidez da postura independentemente de estímulos externos, bem como diminuição da sensibilidade à dor . [1]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Catalepsy

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/23-08-2018_arquivos/image012.jpg

Rigidez do corpo produzido por Catalepsia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rigidity_of_the_body_produced_by_catalepsy.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/11-01-2019_arquivos/image015.jpg

Hugues Felicité Robert de Lamennais em óleo sobre tela por Ary Scheffer

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hugues_Felicit%C3%A9_Robert_de_Lamennais.PNG

 

 

Hughes Félicité Robert de Lamennais (Saint-Malo19 de junho de 1782 - Paris27 de fevereiro de 1854), foi um filósofo e escritorpolítico francês.[1]

Nascido em uma família de armadores de Saint-Malo, foi educado por seu irmão João e tornou-se padre[1] escritor brilhante, tornou-se uma figura influente e controversa na história da Igreja católica francesa. Juntamente com seu irmão Jean, concebeu a ideia de reviver o Catolicismo Romano como uma chave para a regeneração social. Chegaram a esboçar um programa de reforma, sob o título "Reflexão do estado da Igreja…", no ano de 1808.

..............................

.....................

................

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

 

 

LAMENNAIS  EM VIDA  FOI UM CONTEMPORÂNEO DE ALLAN KARDEC QUE,  DEPOIS DE DESENCARNADO,  DITOU MENSAGENS QUE FORAM INSERIDAS EM  OBRAS DA  CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO.

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c6/C_croisade7_prisonnier1.jpg/791px-C_croisade7_prisonnier1.jpg

Luís IX foi feito prisioneiro na Batalha de Fariskur , durante a Sétima Cruzada ( Gustave Doré ).

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_IX_of_France

 

 

 

Louis IX da França

Luís IX (25 de abril de 1214 - 25 de agosto de 1270), comumente conhecido como São Luís ou Luís, o Santo , é o único rei da França a ser canonizado na Igreja Católica . Luís foi coroado em Reims aos 12 anos, após a morte de seu pai Luís VIII ; sua mãe, Blanche de Castela , governou o reino como regente até que ele atingiu a maturidade. Durante a infância de Luís, Blanche enfrentou a oposição dos vassalos rebeldes e obteve a vitória definitiva na Cruzada pelos Albigenses , iniciada 20 anos antes.

Já adulto, Luís IX enfrentou conflitos recorrentes com alguns dos nobres mais poderosos de seu reino, como Hugo X de Lusignan e Pedro de Dreux . Simultaneamente, Henrique III da Inglaterra tentou restaurar as possessões continentais angevinas , mas foi prontamente derrotado na Batalha de Taillebourg . Luís anexou várias províncias, principalmente partes da Aquitânia , Maine e Provença .

Luís IX é um dos monarcas europeus mais notáveis ​​da Idade Média . Seu reinado é lembrado como uma época de ouro medieval em que o Reino da França atingiu um pico econômico e político. Seus companheiros governantes europeus o estimavam muito, não apenas por sua preeminência militar e a riqueza de seu reino, mas por sua reputação de justiça e integridade moral: muitas vezes ele era chamado para arbitrar suas disputas. [1]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_IX_of_France

A coroação de São Luis.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7100190w.item

História de São Luis.

Acesse edição em francês aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5575244j.texteImage

Blanche de Castela. Mãe de Luis IX.

 

Blanche de Castela ( espanhol : Blanca ; 4 de março de 1188 - 27 de novembro de 1252) foi rainha da França por casamento com Luís VIII . Ela atuou como regente duas vezes durante o reinado de seu filho, Luís IX : durante sua minoria de 1226 a 1234, e durante sua ausência de 1248 a 1252. Ela nasceu em Palência , Espanha, em 1188, a terceira filha de Alfonso VIII , rei de Castela e Eleanor da Inglaterra.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Blanche_of_Castile

 

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Perante Jesus. Lição nº 15. Página 71.

 

Tudo na Terra subsiste por atos sucessivos e inevitáveis de fé.

O verme confia no Sol que ele não entende e fecunda o solo em que se refugia.

A gleba confia no verme que não pode realmente definir e habilita-se aos tesouros da sementeira.

O homem do campo aplica-se à lavoura, contando com os favores climatéricos que ainda não pode governar com segurança e o tempo lhe responde ao suor com a bênção da colheita.

O artífice devota-se ao burilamento dos metais, confiando nas leis que lhes presidem a estrutura e, aproveitando os recursos da natureza que mal conhece, plasma em benefício da civilização, a utilidade e a obra-prima.

Todas as operações da existência humana, por mínimas se mostrem, baseiam-se em atitudes de fé, sem as quais, toda a vida sofreria perturbação.

O homem confia no estômago que não vê e alimenta-se, garantindo a si próprio a saúde e a robustez; confia no motor cuja capacidade não lhe e de todo perceptível e movimenta-se com exato na solução de problemas imediatos; confia no laboratório que lhe fabrica o comprimido balsâmico e alivia a dor que lhe assalta o mundo físico.

Acima de tudo, para armar-se da experiência, confia em legisladores que, às vezes, nunca viu e desfruta a estabilidade social em decretos que jamais soletrou.

A pretexto de não conseguires superar, de improviso, as barreiras vibratórias que, por enquanto, te separam o entendimento das realidades imarcescíveis da alma, não te admitas sem fé na Providência Divina.

Qual acontece ao lavrador que planta e colhe em benefício de todos, cultiva o bem onde estiveres e como puderes, hoje e sempre, com segura fé na Justiça Indefectível, porque das sementes felizes ou infelizes que a criatura estiver lançando ao campo da vida, dessas mesmas sementes nascerá, o fruto doce ou amargo que ela própria colherá.

 

 (Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/26/Jes%C3%BAs_y_el_centuri%C3%B3n_%28El_Veron%C3%A9s%29.jpg/1024px-Jes%C3%BAs_y_el_centuri%C3%B3n_%28El_Veron%C3%A9s%29.jpg

Jesus curando o servo do centurião. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_servo_do_centuri%C3%A3o

 

 

E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.
Mateus 8:5-13

 

(Copiado de https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/8/5-13)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Pellegrini_-_La_Fede-002rgb.jpg

A Fé. Autoria do pintor italiano Giovanni Antonio Pellegrini.

Imagem/fonte: https://it.m.wikipedia.org/wiki/File:Pellegrini_-_La_Fede-002rgb.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/97/La_Fede_%28Moretto%29.jpg/759px-La_Fede_%28Moretto%29.jpg

A Fé. Pintura do pintor italiano Moretto. (Alessandro Bonvicino, Il  Moretto)

Imagem/fonge: https://it.wikipedia.org/wiki/File:La_Fede_(Moretto).jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Piero_del_Pollaiolo_faith.jpg

Fé. Gênero Alegoria. Têmpera na madeira de Piero del Pollaiolo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Piero_del_Pollaiolo_faith.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/14/Eustache_Le_Sueur_003.jpg/800px-Eustache_Le_Sueur_003.jpg

Jesus curando o cego perto de Jericó. Óleo no painel de Eustache Le Sueur.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_cego_perto_de_Jeric%C3%B3

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/13-06-2017_arquivos/image056.jpg

Estrada na chegada de Jericó. Palestina. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/13-06-2017_arquivos/image057.jpg

Vista parcial de Jericó, Palestina, a partir do teleférico. Foto Ismael Gobbo.

DSC04275

O chamado Monte da Tentação em Jericó, Palestina. Foto Ismael  Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/25-02-2017_arquivos/image009.jpg

Boutique em recinto escavado no Monte da Tentação. Jericó, Palestina. Foto Ismael Gobbo.

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Movimento Você e a Paz

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/08/logo-completo-.png

Este ano o “Movimento Você e a Paz”  reunirá as pessoas de uma forma diferente, mas com o mesmo carinho nos corações celebrando a paz. Participe! Assista a live “Movimento Você e a Paz” junto à sua família no dia 30 de agosto, às 19h, pelo YouTube. Mais informações: www.vocepaz.com.br

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/08/17/movimento-voce-e-a-paz/)

 

 

Vídeo com Miriam Masotti Dusi e Maria Euny Masotti –

 Mini-seminário “Educação e Família”

Fraternity Spiritist Society- Londres, Reino Unido.

 

Acesse aqui:

https://www.facebook.com/groups/1948157488793925/permalink/2780973468845652/

 

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

43ª. Jornada de Confraternização Espírita de Assis- Virtual

 

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Informes e programação da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Acesse aqui:

https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR#view=home&op=translate&sl=en&tl=pt&text=THE%20GOLDEN%20RULE

 

 

 

(Com informações de Roseli Adorni)

 

Vídeo com Adam Osborne. (em inglês)

“The Golden Rule”

 

ACESSE AQUI:

https://www.facebook.com/watch/live/?extid=jkXx7dyzfHf96yCN&v=426708381583196&ref=watch_permalink

 

 

ADE Japão. Convite para Palestra Virtual

 

ADE-JAPÃO , Convida.

Palestra Virtual com o Japão

Tema: Paternidade e maternidade é missão

Quando: dia 20 Setembro

10:00h Horário de Tóquio

Dia 19 Setembro

22:00h Horário de Brasília

Palestrante : Deusa Samu

Psicóloga clínica e hospitalar, pós graduação em Tanatologia pela FMUSP e comunicadora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior SP

Onde: Sala de reunião no Zoom

ADE-Japão

https://us02web.zoom.us/j/5088122252

ID da reunião: 508 812 2252

 

 

(Com informações de Adalberto Prado de Morais)

 

EMMANUEL. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier

 

Sinopse

Na sua vivência prolongada no movimento espírita, o autor visitou Chico Xavier durante décadas e conheceu pessoas vinculadas ao médium, de Pedro Leopoldo, de Uberaba e de visitas constantes que ele fazia a São Paulo. Oferece uma visão abrangente da trajetória espiritual do orientador de Chico, “verdadeiro pai na vida espiritual” do médium, para melhor se entender o papel do exegeta do Novo Testamento à luz do Espiritismo. É uma contribuição para a reflexão e compreensão da Boa Nova com vistas à educação espiritual.

Autor

Antonio Cesar Perri de Carvalho; completou, em 2020, 56 anos de atividades espíritas. Em Araçatuba (SP) foi fundador de mocidade e centro espírita, e dirigente de órgãos de unificação. Ocupou vários cargos e foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira. Foi membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional. Expositor, colaborou com centros de Brasília e atualmente em São Paulo, onde reside. Autor de 30 livros espíritas e articulista da Revista Internacional de Espiritismo e de várias revistas. Professor aposentado da UNESP, atuou no MEC e em várias universidades.

Edição impressa do livro:

Título: Emmanuel: trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier

Editora: Casa Editora O Clarim

Quantidade de páginas: 208

Código do livro: 06107

Encomendas:

 https://www.oclarim.com.br/produto/5856/emmanuel+trajetoria+espiritual+e+atuacao+com+chico+xavier

 

Edição como e-book:

 Formato: eBook Kindle

 Número de páginas: 181 páginas

Editora: Casa Editora O Clarim;

Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Encomendas:

 https://www.amazon.com.br/Emmanuel-Trajet%C3%B3ria-espiritual-atua%C3%A7%C3%A3o-Xavier-ebook/dp/B08FTKBXQV/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=emmanuel+trajet%C3%B3ria+espiritual&qid=1597410867&sr=8-1

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação do Site Espírita Irmãos W

Olá 

 

Caros amigos 

 

Saudações Kardequianas 

 

Primeiramente está se aproximando a 3ª EDIÇÃO DA SEMANA MARIA VIRGINIA E J. HERCULANO PIRES... Que vai ocorrer entre os dias 25/09/20 a 29/09/20... Na cidade de São Paulo e que vai ter transmissão ao vivo... Via Facebook, Youtube etc... 

 

Estamos enviando os cartazes em anexo para que os amigos divulguem... E VAMOS NAS PRÓXIMAS SEMANAS... TRAZER INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE ESTE ENCONTRO DE GIGANTES DO ESPIRITISMO. 

 

------------------------------------------ 

 

O Carlos Seth Bastos do site CSI do Espiritismo nos autorizou a divulgar os materiais de suas vastas pesquisas da historiografia espírita. Como ninguém divulga espiritismo sozinho. Hoje se cria uma picada e amanhã uma viela e depois de amanhã uma estrada. E assim que se faz uma pesquisa colaborativa.  



O mais importante e poder levar informações corretas sobre Espiritismo para poder engrandecer a nossa doutrina contra salteadores e mercadores que querem destruir a nossa amada doutrina. 

 

Atualização: SR. D'AMBEL (OS MÉDIUNS DOS CÍRCULOS DE ALLAN KARDEC) 

 

O médium Sr. D'Ambel... Vice-presidente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), Secretário de Allan Kardec. O Médium de Erasto. Este carteiro/médium da Espiritualidade. O Sr. D'Ambel aparece na R.E. apenas de junho de 1861 a julho de 1865, totalizando 4 anos e 1 mês, com cerca de 28 comunicações, 19 de Erasto e 9 de outros Espíritos.  



Antes disso, em 7 de julho de 1864, surge o L'Avenir, inicialmente saudado na RE e também em Londres, mas que parece se tornar uma dissidência de Kardec no meio de sua missão. 



Na realidade o carteiro Sr. D'Ambel acabou se afastando das orientações de Allan Kardec o grande mestre de Lyon. E fascinado pelas suas faculdades mediúnicas acabou sendo presa de fascinadores e inimigos do Espiritismo do mundo espiritual que induziram ao suicídio. Na França de Kardec os inimigos do Espiritismo exploram de todas as formas as misérias materiais e espirituais do carteiro Sr. D'Ambel.  



Allan Kardec ficou chocado com este episódio do suicídio do carteiro Sr. D'Ambel. E os inimigos do Espiritismo buscaram explorar os fatos para tentar destruir as propostas da 3 revelação. 



Um grande ALERTA para os carteiros/médiuns da atualidade. Que não somos donos de nossas faculdades e aqueles que se desvirtuam do caminho em seu egocentrismo vão adentrar a caminhos obscuros de mistificações espirituais. Sendo assim o estudo e o conhecimento das obras de Allan Kardec aliado a pureza de coração vai nos trazer a vacina contra espíritos mentirosos e inimigos do Espiritismo. 

 

O TRABALHO: 

 

- Compilação dos materiais do CSI DO ESPIRITISMO (Com documentos raros sobre o Espiritismo) (EM ANEXO)

 

- Atualização do L'Avenir - Moniteur du Spiritisme (Fr) (1864 a 1866) – Um resgate histórico para se conhecer as fantasias.  (BAIXAR NO FINAL DA PÁGINA)

O Sr. D'Ambel, na palavra ao leitor do L'Avenir de 1º de março de 1866, inicia a publicação do polêmico "O Livro de Erasto", em 5 partes, terminado na edição de 12 de abril de 1866. (Estas mensagens mistificadoras O Livro de Erasto destoa totalmente o sentido com a qual Allan Kardec separa e publica as psicografias Sr. D'Ambel nas obras da Codificação espírita)  



Acesse o Link do Sr. D' Ambel: 

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/D'Ambel/D'Ambel.htm



 "Se o Espiritismo pudesse ser retardado em sua marcha, não o seria pelos ataques abertos de seus inimigos declarados, mas pelo zelo irrefletido dos amigos imprudentes" 

Allan Kardec - Revista Espírita, junho de 1862 - Ensinos e dissertações espíritas - O Espiritismo filosófico 

 

Finalizando:

 

Canal do Youtube: Allê de Paula - Espiritismo/Kardec (Resenha Espírita 42 - Historiografia Espírita) (Carlos Seth do CSI do Espiritismo e Adair Ribeiro do AllanKardec.online) 

Acesse o link: 

https://www.facebook.com/alledpaula/videos/2721706948106050/ 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

Jorge Hessen - Palestra Espírita 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=6Kw90mfYQ5o&t=978s 

 

Lei de Liberdade, Responsabilidade e de Causa-Efeito m Nossas Vida - Jorge Hessen © TV Chico Xavier 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=NM5VX6nrsf8 

 

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS 

Em palestra, destinada ao público geral da Sociedade Espírita Irmã Rosália, Célia Maria Rey de Carvalho fala sobre o capítulo 5 “Bem-aventurados os aflitos”, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. 

Acesse o link: 

https://youtu.be/O71AcDAw0J0 

 

“Paulo entre os poderes políticos e religiosos” 

Tema não usual sobre Paulo de Tarso foi abordado por Antonio Cesar Perri de Carvalho em palestra virtual transmitida pela Sociedade Limeirense de Estudos Espíritas, de Limeira (SP), na noite do dia 11 de junho. 

Acesse pelo Facebook da SLEE: 

https://www.facebook.com/298722593560246/videos/726109148163108/ 

 

A pandemia e suas repercussões no Centro Espírita 

Palestra realizada por Antonio Cesar Perri de Carvalho. Exibida no dia 10/06/2020, no Ciclo de Palestras virtual “Falando sobre Espiritismo”, promovido pela USE Regional de Ribeirão Preto. 

Link para acesso: 

https://youtu.be/EWJ-uRIvoLk 

 

Jesus, o Cristo 

Palestra a distância proferida por Antonio Cesar Perri de Carvalho, falando sobre "Jesus, o Cristo", no dia 08/06/2020, para o Instituto Espírita de Educação de São Paulo. 

Link para acesso: 

https://youtu.be/Of-MeTux5d4 

 

A LUTA SEGUE 

 

WANDERLEI 

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

Retrato de Allan Kardec. Litografia de Aug. Bertrand. Século XIX. Imagem copiada de

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/Porta%20Retratos/Porta-Retrato%20(Litografia%20de%20Allan%20Kardec).htm

 

Eventos programados pela BUSS

Londres, Reino Unido

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Boletim eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

Site da FEB

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_02.png

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_03.png

Facebook

Twitter

G+

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_07.png

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_08.png

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/Noticia_1.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/Noticia2.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/FEBTV.jpg

feb_radio

Feb_Editora

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/Noticia3.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/not%C3%ADcia3.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/banner_livraria_feb.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/Efem%C3%A9rides_Esp%C3%ADritas_.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/Coluna_Esp%C3%ADrita.jpg

FEB_Site

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_20.png

Facebook

Twitter

G+

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_24.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/2%C2%BA_EMAIL_AGOSTO_25.jpg

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-08-15/images/spacer.gif

Visualize no seu navegador esse e-mail

Clique aqui para sair da lista de endereçamento

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/00_boletim_2.jpg

Edição 392 - 14 de agosto de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0001__finaldesemanae1596055347174.jpg

Final de semana será com bate-papo sobre jovens, fé e muita música

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0003__paie1597153028572.jpg

Alberto Almeida: um dia é pouco para a gratidão e o amor que devemos aos pais

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0005__flowerpot2756428_19201e1597263079448.jpg

A esperança é o que nos move

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0007__paznaalmae1597256799702.jpg

Mensagem do dia: Nossa caminhada na Terra é passageira

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0002__novomaysee1597338453460.jpg

Conversando com Mayse está de volta no YouTube da Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0004__flor2e1597064688446.jpg

Palestra virtual desta quarta-feira (5) abordou o tema Julgamentos

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0006_livrosexualidadee1596742393985.jpg

Comunhão indica: Livro “Desafios da sexualidade”, de Alexandre Perez

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159744210714605300/0008__partiufalardeespiritismo2e1597172729758.jpg

Afinal, para que serve a reencarnação?

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

 

Boletim do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VI

Agosto de 2020 – 3a semana

 

Significado racional do que é anjo na Bíblia; Seriado sobre Kardec focalizou ações e pensamentos em São Paulo; Exemplos de vida de Chico Xavier; Misericórdia em tempos atuais; Informação relevante sobre Boletim do GEECX; Falsos profetas; O Reino não é deste mundo; Emmanuel: livro novo lançado; Guias espirituais

 

 

Artigo – Significado racional do que é anjo na Bíblia:

http://grupochicoxavier.com.br/significado-racional-do-que-e-anjo-na-biblia/

 

Notícias:

- Seriado sobre Kardec focalizou ações e pensamentos em São Paulo:

http://grupochicoxavier.com.br/seriado-sobre-kardec-focalizou-acoes-e-pensamentos-em-sao-paulo/

 

- Exemplos de vida de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/exemplos-de-vida-de-chico-xavier/

 

- Misericórdia em tempos atuais:

http://grupochicoxavier.com.br/misericordia-em-tempos-atuais/

 

- Informação relevante sobre Boletim do GEECX:

http://grupochicoxavier.com.br/informacao-relevante-sobre-boletim-do-geecx/

 

 

Estudo do Evangelho:

 

- Falsos profetas:

http://grupochicoxavier.com.br/falsos-profetas-2/

 

- O Reino não é deste mundo:

http://grupochicoxavier.com.br/o-reino-nao-e-deste-mundo/

 

 

Bibliografia – Emmanuel: livro novo lançado:

 

http://grupochicoxavier.com.br/emmanuel-livro-novo-lancado/

 

 

Mensagem – Guias espirituais:

 

http://grupochicoxavier.com.br/guias-espirituais/

 

o0o

 

Espiritismo sem Evangelho é apenas sistematização de idéias para transposição da atividade mental, sem maior eficiência na construção do porvir humano – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Luz no Caminho. Cap.Irmanemo-nos em Jesus. São Paulo: CEU).

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

Publicações da Editora Lorenz

 

Acesse nossa loja:

 

https://editoralorenz.lojaintegrada.com.br/colecao-herois-da-humanidade-5-livros

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Jornal Opinião da CCEPA

Clique no link

 

Acesse aqui:

http://ccepa-opiniao.blogspot.com/2020/08/jornal-ccepa-opiniao-287-agosto2020.html

 

 

 

(Com informações em email de Salomão J. Benchaya [[email protected]])

 

Certezas da vida

 

Possivelmente já tenhamos ouvido a expressão: A única certeza que temos na vida é que vamos morrer.

Esta frase nos fala da naturalidade do fenômeno da desencarnação, que acontecerá com todos, cedo ou tarde.

Ela carrega um sentido de inevitabilidade pessimista, isto é, de que a única certeza que teríamos na existência terrestre seria de algo terrível.

Precisamos rever esses conceitos.

Primeiramente retirar da morte do corpo esse peso tão grande, esse fardo de fim definitivo que ela carrega.

Não há fim de tudo. Somente fim de uma etapa, de um capítulo do grande livro da existência de cada Espírito.

Em segundo lugar, o que também é preocupante na expressão, é essa visão de que não temos certezas na vida.

Essa mentalidade gera insegurança, medo, causadores de muitos dos transtornos psicológicos que jorram aos borbotões pelos consultórios especializados.

Não, essa não é a única certeza que temos.

Quando passamos a enxergar a existência e a nós mesmos, sob o ponto de vista espiritual, além da casca material, ganhamos muitas outras certezas.

A certeza de que a encarnação é uma oportunidade sem igual de crescer, de aprender, de amadurecer a alma.

A certeza de que o amor que cultivamos será colhido em algum momento, seja no hoje ou no amanhã.

A certeza de que os laços de amor que criamos ou fortificamos permanecem conosco para sempre. Nada se perde.

A certeza de que não há injustiçados nesse mundo, embora ainda haja tanta injustiça.

A certeza de que há uma inteligência maior no leme, no comando de tudo e que não precisamos nos desesperar quando as coisas saem do nosso controle.

A certeza da vida, antes da certeza da morte. A certeza de que cada minuto importa, de que cada dia é um tesouro inestimável.

*  *   *

Ante a fragilidade da vida material, da vida do corpo, percebamos a resistência e a exuberância da vida da alma.

Um vírus imperceptível pode nos fazer adoecer e pode nos levar a passar pelo umbral da morte a qualquer instante.

No entanto, que isso não revele nossa fraqueza e sim nossa grandiosidade.

Somos Espíritos e temos um corpo, lembrando de que esse temos não traduz posse, pois não há propriedade absoluta no campo da materialidade.

Somos Espíritos e essa essência só avança, não retrograda e não tem fim.

Estamos aqui de passagem. A Terra é escola, é hospital, é campo de semeadura.

Que possamos usar o tempo que temos para nos educar, para nos curar e para trabalhar sempre pelo bem.

Não nos deixemos desanimar perante as crises, perante os momentos de sofrimento. São as provas escolares apenas, que se realizam a cada término de período letivo.

Passemos bem pelas avaliações, sejamos alunos aplicados neste mundo de provas e expiações e logo poderemos merecer fazer parte de uma escola melhor, da escola da regeneração.

Esta é mais uma certeza que temos: de que a dor não dura para sempre e de que podemos ser hoje melhores do que fomos ontem.


Redação do Momento Espírita.
Em 17.8.2020.

 

(Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/01-02-2018_arquivos/image015.jpg

O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image047.jpg

O servo ocioso. Óleo sobre tela por Nicolaes Maes.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_idle_servant.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/17/Jacob_Willemsz._de_Wet_d._%C3%84._002.jpg/1024px-Jacob_Willemsz._de_Wet_d._%C3%84._002.jpg

Parábola dos trabalhadores da Vinha. Pintura de Jacob Willemszoon de Wet 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_Workers_in_the_Vineyard

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/Caravaggio_-_Sette_opere_di_Misericordia.jpg

As Sete Obras de Misericórdia. Óleo sobre tela de Caravaggio

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Seven_Works_of_Mercy_(Caravaggio)

 

Publicação Amor Infinito

Questão 87 de O Livro dos Espíritos

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Conferências públicas pela FEB- Federação Espírita Brasileira

iniciadas no Rio de Janeiro aos 17 de agosto de 1885

 

....................

................

...........

 

17 de agosto de 1885, em uma sala na rua da Alfândega, a FEB inaugurou o ciclo de conferências públicas que se destacará, tendo entre os seus oradores os nomes de Elias da Silva, Bittencourt Sampaio e outros pioneiros do Espiritismo no país. O aumento do afluxo de público fará com que essas palestras se transfiram para o Salão da Guarda Velha (na rua de igual nome, atual Av. 13 de Maio) onde, a 16 de agosto de 1886, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes proclamará publicamente as suas convicções espíritas diante de mais de mil pessoas (1.500 ou duas mil, conforme as fontes).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_espiritismo_no_Brasil

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/40/Augusto_Elias_da_Silva.jpg/200px-Augusto_Elias_da_Silva.jpg

Augusto Elias da Silva

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Elias_da_Silva

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5c/Bittencourt_Sampaio.jpg/800px-Bittencourt_Sampaio.jpg

Bittencourt Sampaio

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Leite_de_Bittencourt_Sampaio

File:BezerradeMenezes2.jpg

Bezerra de Menezes

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes

Ficheiro:Port of Rio de Janeiro city - 1866.jpg

Porto da cidade do Rio de Janeiro. 1866.

Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Port_of_Rio_de_Janeiro_city_-_1866.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]