Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 09 de dezembro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/09-12-2020.htm

            

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-12-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/08-12-2020.htm

07-12-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/07-12-2020.htm

05-12-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/05-12-2020.htm

04-12-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/04-12-2020.htm

03-12-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 10 - 1867

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

François Ponsard. Fotografia: Nadar. BNF Gallica

Copiada de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10535867b.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/27-11-2020_arquivos/image009.jpg

GALILEU. Drama em 3 atos de François Ponsard. Em versos.

Galilée : drame en 3 actes, en vers / par François Ponsard,... Ponsard, François (1814-1867). Auteur du texte

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2065166/f49.image

 

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84055114/f1.highres

Galileo, drama de François Ponsard: comunicados à imprensa] 

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84055114.item

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8437721n/f1.highres

Teatro francês. Primeira apresentação de Galileo, de François Ponsard.  BNF.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8437721n.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/21-11-2016_arquivos/image011.jpg

Ptolomeu e Copérnico em óleo sobre tela de Claude Callot (1686)

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ptolemeusz_i_Kopernik.jpg

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/Ptolemy_16century.jpg

Ptolomeu

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu

 

Cláudio Ptolemeu, ou apenas Ptolemeu ou Ptolomeu (em latimClaudius Ptolemaeus; em gregoΚλαύδιος Πτολεμαῖοςromaniz.: Klaúdios Ptolemaios; 90 – 168), foi um cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemáticaastronomiageografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.

Na época de Ptolomeu os estudos tendiam a mesclar ciência e misticismo. A Astrologia ocupava-se dos estudos da localização e movimento dos corpos celestes, mas também da associação da localização dos mesmos com a adivinhação. Por essa razão, séculos mais tarde, houve a necessidade de separar o componente científico da mística e criou-se o termo "Astronomia" para referir o estudo apenas do componente científico. Foi exatamente o mesmo que aconteceu com a Química que se separou da Alquimia pelas mesmas razões. Na concepção atual, por outro lado, a astronomia, uma ciência, é estudada de forma completamente distinta da astrologia, uma crença.

O grande mérito de Ptolomeu foi, baseando-se no sistema de mundo de Aristóteles, fazer um sistema geométrico-numérico, de acordo com as tabelas de observações babilônicas, para descrever os movimentos do céu.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/21-11-2016_arquivos/image013.jpg

Uma ilustração do sistema ptolomaico Geocêntrico pelo cosmógrafo e cartógrafo português Bartolomeu Velho, 1568.Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolomeu_Velho_1568.jpg

 

Geocentrismo:

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão; e entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego de Alexandria Ptolemeu (90-168 d.C.) que, na sua obra "Almagesto",[1] deu a forma final a esta teoria,[2] que se baseia na hipótese de que o planeta Terra estaria fixo no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor.[3] O geocentrismo antigo não se confunde com um perspectivismo, pois a antiga crença não envolvia apenas um mero ponto de observação, mas a ideia de que o universo era relativamente limitado, com o Planeta Terra ao seu centro.[4]

A visão geocêntrica predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543),[2] de uma hipótese igualmente antiga, a hipótese heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geocentrismo

Nicolau Copérnico. Gravura em cobre de Theodor de Bry.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

 

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

Arquivo: Heliocentric.jpg

Universo Heliocêntrico.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo

 

 

Na astronomiaheliocentrismo é a teoria que coloca o Sol, em sua apresentação inicial, estacionário no centro do universo; ou em sentido estrito, situado aproximadamente no centro do Sistema Solar, no caso do heliocentrismo renascentista.[1] A palavra vem do grego (ήλιος Helios = sol e κέντρον kentron = centro).

Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo. Apesar de as discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da Antiguidade Clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, o tema ganhou notoriedade explícita ao suscitar e estabelecer o divórcio entre o pensamento dogmático religioso e o pensamento científico; a ele e ao julgamento de Galileu Galilei perante a Inquisição remontando as origens da ciência em acepção moderna. Àquela época, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemático preditivo consistente e completo de um sistema heliocêntrico. Ainda sem a acurada precisão e um pouco confuso, contudo, o modelo de Copérnico foi mais tarde reestruturado, expandido e aprimorado por Johannes Kepler. A explicação física causal para o modelo de Kepler foi fornecida por Isaac Newton via lei da gravitação universal, sendo o modelo então estabelecido de grande valia até hoje.

Todos os cálculos necessários ao lançamento de satélites e veículos espaciais fundamentam-se, até hoje, nos conhecimentos acerca do heliocentrismo estabelecidos à época de Galileu, Kepler e Newton.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/Jupiter_and_the_Galilean_Satellites.jpg

 

Este "retrato de família", uma composição do sistema jupiteriano, inclui a borda de Júpiter com sua Grande Mancha Vermelha e as quatro maiores luas de Júpiter, conhecidas como satélites galileus. De cima para baixo, as luas mostradas são Io, Europa, Ganimedes e Calisto. A Grande Mancha Vermelha, uma tempestade na atmosfera de Júpiter, tem pelo menos 300 anos. Os ventos sopram no sentido anti-horário em torno da Grande Mancha Vermelha a cerca de 400 quilômetros por hora (250 milhas por hora). A tempestade é maior do que um diâmetro da Terra de norte a sul e mais de dois diâmetros da Terra de leste a oeste. Nesta vista oblíqua, a Grande Mancha Vermelha parece mais longa na direção norte-sul. Europa, a menor das quatro luas, é aproximadamente do tamanho da lua da Terra, enquanto Ganimedes é a maior lua do sistema solar. O norte está no topo desta imagem composta, na qual o planeta massivo e seus maiores satélites foram todos dimensionados para um fator comum de 15 quilômetros (9 milhas) por elemento da imagem. O sistema Solid State Imaging (CCD) a bordo da espaçonave Galileo da NASA obteve as imagens de Júpiter, Io e Ganymede em junho de 1996, enquanto as imagens da Europa foram obtidas em setembro de 1996. Porque o Galileo se concentra em imagens de alta resolução de áreas regionais em Calisto, em vez de cobertura global , o retrato de Callisto é do sobrevoo da espaçonave Voyager da NASA em 1979.  NASA.

Copiado de:

https://en.wikipedia.org/wiki/Galilean_moons#:~:text=The%20Galilean%20moons%20(or%20Galilean,of%20Jupiter%20in%20March%201610.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/15-08-2020_arquivos/image013.jpg

Busto de Aristóteles em mármore. Cópia romana de um original grego de Lisipo (330 a.C). O manto

 em alabastro é uma adição moderna. Da coleção Ludovisi.

Em exposição no Coliseu de Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo em 23-12-2012.

 

Aristóteles (em grego clássicoἈριστοτέληςtransl.: AristotélēsEstagira384 a.C. — Atenas322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.[2] Seus escritos abrangem diversos assuntos como: a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia, a linguística, a economia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles 

 

 image010

Galileu diante da Inquisição Romana em pintura de Cristiano Banti.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Galileo_facing_the_Roman_Inquisition.jpg

 

 

Galileu Galilei

Galileu Galilei (em italianoGalileo GalileiPisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[2]) foi um físicomatemáticoastrônomo e filósofo florentino.

Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu grande parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de sua morte, integrantes do Grão-Ducado da Toscana.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

 

Basílica de Santa Cruz  invadida pelas águas do Arno. Florença, Itália.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Alluvione_di_Firenze_del_4_novembre_1966

 

enchente de Florença em 4 de novembro de 1966 é parte de uma série de transbordamentos do rio Arno que mudaram a face da cidade de Florença ao longo dos séculos . Ocorreu na madrugada de sexta-feira, 4 de novembro de 1966, foi uma das inundações mais graves ocorridas na Itália , após uma onda excepcional de mau tempo que causou graves danos não só em Florença, mas também em Pisa , na maior parte da Toscana e, mais geralmente, em todo o país .

Leia mais:

https://it.wikipedia.org/wiki/Alluvione_di_Firenze_del_4_novembre_1966

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/01-07-2019_arquivos/image013.jpg

Basílica de  Santa Cruz. Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Basílica de Santa Cruz (em italiano Basilica di Santa Croce) é a principal igreja franciscana em Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Está situada na Piazza di Santa Croce, a lesta da basílica de Santa Maria del Fiore. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como MichelângeloGalileo GalileiMaquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Cruz

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/01-07-2019_arquivos/image014.jpg

Túmulo de Galileu Galilei dentro da Basílica de Santa Cruz. Florença, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileos_tomb.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/02-07-2019_arquivos/image018.jpg

O nascer da Terra visto da Lua. Missão Apollo 8. Nasa.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NASA-Apollo8-Dec24-Earthrise.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/15-05-2019_arquivos/image012.jpg

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.

Fonte: 

https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

 

Conto de Natal

 

Pelo Espírito Francisca Clotilde.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Antologia dos Imortais. Lição nº 01. Página 299.

 

A noite é quase gelada.

Contudo, Mariazinha

É a menina de outras noites

Que treme, tosse e caminha...

 

Guizos longe, guizos perto...

É Natal de paz e amor.

Há muitas vozes cantando:

- “Louvado seja o Senhor!...”

 

A rua parece nova

Qual jardim que floresceu.

Cada vitrina enfeitada

Repete: “Jesus nasceu!...”

 

Descalça, vestido roto.

Mariazinha lá vai...

Sozinha, sem mãe que a beije,

Menina triste sem pai.

 

Aqui e ali, pede um pão...

Está faminta e doente.

- “Vadia, saia depressa!”

- É o grito de muita gente.

 

- “Menina ladra!” - outros dizem.

- “Fuja daqui, pata feia!

Toda criança perdida

Deve dormir na cadeia.”

 

Mariazinha tem fome

E chora, sentindo em torno

O vento que traz o aroma

Do pão aquecido ao forno.

 

Abatida, fatigada,

Depois de percurso enorme,

Estira-se na calçada...

Tenta o sono, mas não dorme.

 

Nisso, um moço calmo e belo

Surge e fala, doce e brando:

- Mariazinha, Você

Está dormindo ou pensando?

 

A pequenina responde,

Erguendo os bracinhos nus:

- Hoje é noite de Natal,

Estou pensando em Jesus...

 

- Não lhe lembra mais alguém?

Ela, em lágrimas, disse:

- Eu penso também, com saudade,

Em minha mãe que morreu...

 

- Se Jesus aparecesse,

Que é que você queria?

- Queria que Ele me desse

Um bolo da padaria...

 

Depois de comer, então

- E a pobre sorriu contente

- Queria um par de sapatos

E uma blusa grande e quente.

 

Depois... queria uma casa,

Assim como todos têm...

Depois de tudo... eu queria

Uma boneca também...

 

- Pois saiba, Mariazinha,

Eu lhe digo que assim seja!

Você hoje terá tudo

Aquilo que mais deseja.

 

- Mas, o Senhor quem é mesmo!...

E Ele afirma, olhos em luz:

- Sou seu amigo de sempre,

Minha filha, eu sou Jesus!...

 

Mariazinha, encantada,

Tonta de imensa alegria,

Pôs a cabeça cansada

Nos braços que Ele estendia...

 

E dormiu, vendo-se outra,

Em santo deslumbramento,

Aconchegada a Jesus,

Na glória do firmamento.

 

No outro dia, muito cedo,

Quando o lojista abre a porta,

Um corpo caiu, de leve...

A menina estava morta.

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Arquivo: Monet Snow em Argenteuil 1875.jpg

Cena da neve em Argenteuil. Óleo sobre tela de Claude Monet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monet_Snow_at_Argenteuil_1875.jpg

Praça com enfeites de Natal. Mérida, Espanha. Foto: Ismael Gobbo

Enfeites de Natal em Mérida, Espanha. Foto: Ismael Gobbo

Presépio no interior da Holy Trinity Church. Stevenage, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo. 2012.

Noite nevada  na Igreja “Holy Trinity Church”. Stevenage, Reino Unido. Fotos Ismael Gobbo

Arquivo: Leemputten shepherdess.jpg

Uma pastora com seu rebanho, pastando. Óleo sobre tela de Cornelis van Leemputten (1841-1902)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leemputten_shepherdess.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/20-12-2018_arquivos/image040.jpg

Adoração dos pastores. Óleo no painel de Giorgione.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giorgione_-_Adoration_of_the_Shepherds_-_National_Gallery_of_Art.jpg


Algumas crianças olhando para uma seleção de Cartões de Natal durante a temporada de férias de 1910.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmas_Shopping,_1910.JPG


Mercado de Natal em Nürnberg , Alemanha. Litografia do século XIX. Germanisches Nationalmuseum , Nürnberg , Alemanha. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmarkt.jpg

Santo Tomás de Villanueva dividindo suas roupas entre meninos mendigos.

Óleo sobre tela de Bartolomé Steban Murillo. Imagem/fonte:

https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Bartolom%C3%A9_Esteb%C3%A1n_Murillo_-_Saint_Thomas_of_Villanueva_Dividing_His_Clothes_Among_Beggar_Boys_-_Google_Art_Project.jpg

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Christmascarol1843_--_137.jpg

Natal de Carol por Charles Dickens

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmascarol1843_--_137.jpg

 

 

File:Charles Dickens-A Christmas Carol-Title page-First edition 1843.jpg

Charles Dickens : A Christmas Carol . Em prosa. Sendo uma história fantasma de Natal . Com ilustrações de John Leech . Londres: Chapman & Hall, 1843. Primeira edição. Folha de rosto.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol

 

A Christmas Carol é um livro da autoria de Charles Dickens. Com várias traduções em Português, sendo uma delas Um Conto de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dickens. O autor descreveu-o como o seu "livrinho de Natal", e foi primeiramente publicado em 19 de dezembro de 1843,[1] com ilustrações de John Leech.[2] A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias apenas numa semana.[3]

 

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/Let_the_Little_Children_Come_unto_Jesus.jpg

Jesus Cristo com as crianças / Deixe as criancinhas virem a mim / Suportem as crianças.

Óleo sobre cobre de Carl Bloch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Let_the_Little_Children_Come_unto_Jesus.jpg

 

Arte Poética Castro Alves

Neste sábado – Evento Virtual

ARTE POÉTICA CASTRO ALVES
(30o. Concurso de Poesia com Temática Espírita) Evento Virtual
Entrega do Prêmio Castro Alves 

Neste Sábado dia 12 de dezembro ás 15 horas. E o resultado após o evento estará no site do Gryupo da Paz  - grupodapaz.com.br -   

 

Apresentação Musical de Moacyr Camargo 

Palestra de Adeilson Sales com o tema  (A importância da poesia na mensagem espírita) 
Leitura das poesias Guiomar Sant'Anna e  José Damião
Palavras de Altamirando Carneiro -  Declamação de uma poesia mediúnica

A Festa será virtual  nos Canais  do 

 

Facebook. do Grupo da Paz 

https://www.facebook.com/grupodapazespiritas

 

VideosGrupodaPaz no YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCZPWEg6jyf2ivScJZI9qZJw 

Transmissão será no stremyard . para YouTube e Facebook do Grupo da Paz.  

 

 

(Informações em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Programação da Rádio Ilumina – Sergipe

Com Ma. Vitória abordando Anália Franco

Estimado amigo Ismael, bom dia.

 

Segue para divulgação no seu Blog uma Pesquisa importante efetuada pela jovem Ma. Vitória, abordando a paulista Anália Franco, considerada "A dama da Educação brasileira". Agradeço pela acolhida.

 

Votos de paz e luz!

Emmanuel Correia.

(Recebido em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

Informações do Site Espírita Irmãos W

Olá  

  

Caros amigos  

  

Saudações Kardequianas  

 

ATUALIZAÇÃO DO SITE.  (BIOGRAFIA + MANUSCRITOS DE KARDEC)

 

Estamos com força total na divulgação do espiritismo. Cristo segue a frente.

 

Estamos trazendo um grande gigante do Espiritismo vindo do passado para tentar exemplificar a grandeza aos espíritas do Brasil.... ARISTOTELINO PRAEIRO... O PEREGRINO DO PANTANAL. OS FUNDADORES DO ESPIRITISMO NO BRASIL

 

A EVOC – ESTA FAZENDO O LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA. 

 

E o Site Autores Espíritas Clássicos está replicando – Trazendo novas apresentações da biografia de Aristotelino Praeiro. 

 

Quem foi Aristotelino Praeiro??? 

 

Aristotelino Praeiro nos remeteu ao pensador Bertold Brechet: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.” 

 

Praeiro foi indispensável no seu tempo e inolvidável na lembrança perene do mato-grossense! Era fisicamente de baixa estatura, porém um gigante no Espírito. Ser verbo era cadenciado de citações moralmente ricas. Era criterioso e pacato a um só tempo, um orador sem pompas e servia de padrão pela conduta inatacável. 

 

O magnífico espírita, nomeado como “Um Peregrino do pantanal”, viveu no corpo físico e hoje vive no além envolto na luminosa esfera dos Espíritos bons. 

Jorge Hessen 

 

O TRABALHO  

- Montagem da Biografia (Jorge Hessen - Praeiro, Peregrino da terra do pantanal) (Biografia Espírita Completa) 

- Montagem das páginas e contextualização dos assuntos. 

- Imagens e fotos sobre o trabalho do O peregrino do pantanal 

 

SEGUEM TODOS OS MATERIAIS EM ARQUIVO ANEXO 

 

Autores Espíritas Clássicos  

Acesse o link:  

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Praeiro/Jorge%20Hessen%20-%20Praeiro,%20Peregrino%20da%20terra%20do%20pantanal.htm 

 

 

 

 

E estamos trazendo por último os MANUSCRITOS DE ALLAN KARDEC ORIGINAIS



Devido a grande importância para compreensão do mestre de Lyon que nos legou a Codificação Espírita que foi ditada pela Espiritualidade superiora. Fizemos a montagem em PDF dos manuscritos de Kardec. Aonde a tradução vem no final de cada arquivo em PDF. 

 

Sendo assim. Em cada manuscrito possamos aprender a conhecer o perfil psicológico de Allan Kardec, a contextualização histórica, as lutas sofridas pelo mestre de Lyon etc..

Acesse o link:

https://projetokardec.ufjf.br/ 

 

SEGUEM TODOS OS MANUSCRITOS EM ANEXO------------------------------ 

 

PARA DIVERSÃO DESTA SEMANA 

 

Jorge Hessen - Movimento Espírita Pós Kardec (Episódios e Declínio Doutrinário na França) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=zpr6sEOqwsY&list=PLbBAXq8ij9EyQ4cHCMjhYOcNp5pzhHIcI 

 

Palestra Espíritas de Jorge Hessen - Falsos espíritas - Rádio Brasil espírita - Programa: Espiritismo sem Máscaras - Apresentação: Márcio Eduardo 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RPUuUJBJq4w&t=87s 

 

Palestra Espírita - Tema: Culpa e consciência sob a ótica Espírita, com Jorge Hessen 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=oPMyjfHFL8M 

 

Palestra espírita - Suicídio: Pandemia Silenciosa! 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=E8ZZ_oR-qFU&t=98s 

 

Live Espírita - O que o espiritismo 

Palestrante : Ery Lopes - Live Espírita realizada em 12 setembro de 2020 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=DnEqzXm8EpE&t=124s 

 

PALESTRAS DIVERSAS --------------

 

Participação de Antonio Cesar Perri Diretor da FEB - NO PROGRAMA MAIS VOCÊ 

ANA MARIA BRAGA -------------------------------- 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=uIXY_FcNfh4&feature=youtu.be 

 

Pocast da Entrevista - Bruno Tavares / Paulo Cândido  

Acesse o link: 

https://open.spotify.com/episode/5QquGBj1aSvJJWE73F6nCc?si=O7oIC6_pRKqJ2ZBkIUm5fw 

 

Bruno Tavares - Rumo Ao Campo 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=oQrnTELwFDI&feature=youtu.be 

 

Estudo do livro:O QUE É O ESPIRITISMO? #31 

Tema: ESQUECIMENTO DO PASSADO - facilitadores: Allê De Paula e convidado (s) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=yb2DUX57OTo&feature=youtu.be 



Palestra -  QUEM FOI GABRIEL DELANNE

Estudo aos Domingos - Thiago MaiorPalestra com Jáder Sampaio

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=Yj7Yfpna32k&feature=youtu.be

 

 E A LUTA SEGUE 

 

WANDERLEI 

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

 

Jesus, a Luz do Mundo

 

O Grupo da Fraternidade Espírita Jeronymo Ribeiro, de Vitória (ES), promoveu palestra virtual com Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB), na noite do dia 6 de dezembro. O tema abordado foi “Jesus, a luz do mundo”.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/8AUl9JvQ0as

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) vai realizar uma conferência, com Paula Tolentino, professora, subordinada ao tema "A Força de Vontade", na 6ª feira, 11 de Dezembro de 2020, pelas 21h00.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com). 

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

(+351) 914 269 532

 

(Recebido em email de António Luís [[email protected]])

 

Artigo publicado pelo Jornal de Estudos Espírita - JEE

Acesse no link

Boa noite a Todos,

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Uma revisão na história da 5a edição de A Gênese Parte I – Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869" de Autoria de Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias.

 

O tema envolvendo a validade da 5a edição da obra A Gênese se tornou muito debatido nos últimos anos. Livros sobre o assunto foram publicados, assim como matérias e artigos de opinião. Entretanto, ainda não tinha sido publicado na literatura espírita, um artigo de caráter verdadeiramente científico sobre este tema. O artigo passou pela análise de pareceristas anônimos que não somente fizeram muitas orientações, críticas e recomendações, mas também reconheceram o mérito de estudo e pesquisa do presente trabalho.

 

O artigo de Ribeiro Jr., Bastos e Farias apresenta um histórico da questão em torno da obra A Gênese, o surgimento das dúvidas em torno da validade da sua 5a edição, apresenta a descoberta de uma 5a edição datada de 1869 (contra a de 1872 que era a única conhecida), e apresenta e analisa as questões legais (as leis) em torno do trabalho de edição e publicação de livros válidos à época de Kardec, incluindo a questão de como fica a "herança" dos compromissos assumidos com editoras na publicação de livros e obras. O artigo ainda propõe 3 hipóteses para a questão da legitimidade da 5a edição de A Gênese, e propõe uma delas como a mais provável (o Leitor é convidado a ler o artigo para conhecer as hipóteses e a que os Autores escolheram). Um detalhe relevante, é que este artigo é o primeiro de vários que eles irão desenvolver sob outros aspectos.

 

Embora saibamos que muitos irmãos espíritas tem opinião formada sobre o assunto, cabe dizer que a fé raciocinada pede critério de estudo e análise. O presente artigo se apresenta, portanto, como um verdadeiro exemplo de como trabalhar assuntos delicados e controversos, mas com a devida seriedade e caráter científico (não apenas seriedade) que sabemos que Kardec sempre apreciou. Cumpre esclarecer que não é esse artigo ou algum livro que ditará a verdade final sobre esse e muitos outros assuntos e descobertas importantes no meio espírita, mas sim a leitura, avaliação e citação desses trabalhos pela comunidade espírita.

 

O artigo pode ser acessado gratuitamente através do link: http://dx.doi.org/10.22568/jee.v8.artn.010209 Apenas lembramos que a reprodução em parte ou em todo requer a autorização dos Autores. O artigo pode ser citado da seguinte forma: A. R. Jr., C. S. Bastos, L. Farias, Jornal de Estudos Espíritas 8, 010209 (2020), DOI: 10.22568/jee.v8.artn.010209.

Se você gostou do artigo ajude a divulgar o link acima. Se conhecer pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações, peça para escreverem para o editor em [email protected]   Se ainda não conhece o JEE, navegue pelo site, conheça a proposta, e acesse gratuitamente os artigos já publicados. O acesso é aberto/gratuito.

 

Esperamos que este e outros estudos ajudem o movimento espírita a perceber como o conhecimento espírita deve avançar.

 

Abraço fraterno,

Alexandre Fontes da Fonseca

 

(Recebido em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

Site da Agenda Espírita Brasil

 

Clique aqui:

https://www.agendaespirita.com.br/

 

 

 

 

Compartilhando...

 

Dona Libertina, uma índia Xakriabá, da região de Minas Gerais, foi convidada por uma Faculdade de Arquitetura para ensinar como se constroem as casas em sua tribo.

Ela iniciou explicando que o processo dura, em média, trinta dias.

Conforme suas palavras, a construção é feita através de duas mãos cheias de barro.

A surpresa para os alunos foi saber que a durabilidade da casa é curta, ou seja, em torno de quatro a cinco anos.

Se o barro for tirado em dia de lua boa, uns seis anos. - Finalizou ela.

Por que não construir uma casa que dure toda a vida? -Indagaram, curiosos.

Foi, então, que se manifestou a sabedoria de Dona Libertina: De forma alguma. Isso seria muito arriscado!

A casa precisa se desfazer, no máximo, em seis anos, para que eu possa continuar ensinando aos meus filhos e netos como se constrói um abrigo para a família.

O fato nos remete a um profundo ensinamento.

O conhecimento precisa ser constantemente compartilhado.

Dependemos do conhecimento que foi adquirido e construído pelas pessoas que nos precederam.

Sendo repassado de geração em geração, recebe aprimoramentos e, dessa forma, se processa o progresso da Humanidade.

Graças à dedicação de pesquisadores e estudiosos, a ciência produz saberes que vão se acrescentando aos anteriores, num constante crescendo.

Esse conhecimento científico é repassado nas escolas, nas universidades, pelos livros e devotados professores.

Mas, outra espécie de conhecimento é igualmente valiosa. É aquela produzida no dia a dia, pela observação atenta da natureza e do comportamento humano.

É a conhecida sabedoria popular.

Pensemos em quanto aprendizado adquirimos ao longo de nossas vidas, fruto da observação de nossos avós, de nossos pais, do zeloso agricultor que cuida da semente até se transformar em uma nova planta.

Para fazer girar essa roda do conhecimento é preciso a humildade de reconhecer que sempre é tempo de aprender algo mais. Também de ensinar, de oferecer o que tenhamos aprendido.

Acaso pensamos, algum dia, em quantas coisas sabemos e que podemos dividir com outras pessoas?

Contribuir nesse movimento de produção e divulgação do conhecimento é gratificante, gerando sentimentos de alegria e gratidão.

Jesus, nosso Modelo e Guia, veio até nós, tomou um corpo de carne para nos ensinar as grandiosas lições da vida que nunca morre, do Pai que a todos ama.

Em certo momento, disse aos Seus discípulos: Já não vos chamo servos, porque um servo não sabe o que faz o seu senhor.

Mas vos chamo amigos porque tudo que ouvi de meu pai, compartilhei convosco.

Falou das bem-aventuranças, da boa semeadura.

Muito antes que pensássemos em ecologia, Ele nos convidou a olhar a natureza e a respeitá-la.

Por isso, se serviu de figuras simples como o grão de mostarda para falar da fé; da erva do campo e das aves do céu para lecionar sobre a Providência Divina.

A sabedoria de compartilhar.

Pensemos nisso e aprendamos com o Mestre dos mestres.

Redação do Momento Espírita, com base em fato
narrado por Célia Xakriabá, em entrevista
 a Heloísa Vilela e transcrição do Evangelho
 de João, cap. 15, versículo 15.
Em 8.12.2020.

 

(Copiado do site Feparana)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Raphael_-_The_visitation.jpg

Visitação. Óleo sobre tela. Rafael Sanzio e oficina. 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_visitation.jpg

A Natividade. Óleo sobre tela de Tintoretto. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jacopo_Tintoretto_(Jacopo_Robusti)_-_The_Nativity_-_46.1430_-_Museum_of_Fine_Arts.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/05-10-2020_arquivos/image015.jpg

Quadro intitulado: Madona com a Almofada Verde.

Andrea di Bartolo dito Solario. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Madona com a Almofada Verde, uma imagem devocional da Virgem amamentando Jesus, é assim chamada desde o século XVII devido ao motivo da almofada verde colocada em um pedestal de mármore em primeiro plano. Este detalhe, perfeitamente integrado aqui dentro do grupo sagrado, é realmente notável; Com seu conforto macio e acolchoado, ele realmente acompanha este cenário de ternura e bem-estar familiar.

Leia mais:

https://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/madonna-green-cushion

 

Arquivo: Sagrada Familia del pajarito (Murillo) .jpg

A sagrada Família com um pássaro. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sagrada_Familia_del_pajarito_(Murillo).jpg

 

File:Sir John Everett Millais 002.jpg

Jesus em casa com a família. Óleo sobre tela de Sir John Everett Millais. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sir_John_Everett_Millais_002.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/09-05-2015_arquivos/image004.jpg

Jesus e sua mãe na fonte. Aquarela de James Tissot.   Imagem/fonte:

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/Brooklyn_Museum_-_Jesus_and_his_Mother_at_the_Fountain_%28J%C3%A9sus_et_sa_m%C3%A8re_%C3%A0_la_fontaine%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg 

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]