Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/06-02-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/05-02-2020.htm

04-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/04-02-2020.htm

03-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/03-02-2020.htm

01-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/01-02-2020.htm

31-01-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/31-01-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Copiado do site Febnet)

Tonneins e Marmande. França. Cartões postais antigos.

Tonneins, sd ; Marmande, sd, cartes postales anciennes

Archives départementales de Lot-et-Garonne : 7 Fi 311/19 et 7 Fi 161/96

Fonte: https://atlaspaysages.lotetgaronne.fr/spip.php?page=document&id_document=2038

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image008.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019_arquivos/image010.jpg

Jesus e a mulher cananéia. Óleo sobre tela de Michael Angelo Immenraet

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Angelo_Immenraet_-_Jesus_and_the_Woman_of_Canaan.jpg

 

Exorcismo da filha da mulher siro-fenícia é um dos milagres de Jesus nos Evangelhos e é contado no Evangelho de Marcos no capítulo 7 ( Marcos 7: 24-30 ) e no Evangelho de Mateus no capítulo 15 ( Mateus 15:21). -28 ). Em Mateus, a história é contada como a cura da filha de uma mulher cananéia . [1] De acordo com ambos os relatos, Jesus exorcizou a filha da mulher enquanto viajava na região de Tiro e Sidom , devido à  demonstrada pela mulher.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/15-10-2018_arquivos/image009.jpg

Uma pintura de Goya, com  São Francisco Bórgia,  fazendo um exorcismo. Óleo sobe tela por volta de 1788.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St._Francis_Borgia_Helping_a_Dying_Impenitent_by_Goya.jpg#/media/File:San_Francisco_de_Borja_y_el_moribundo_impenitente.jpg

O Eremita. Óleo sobre tela de Jhon Singer Sargent

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Singer_Sargent_-_The_Hermit.jpg

A luz. Foto Ismael Gobbo.

Luis XIII da França com vestimenta de coroação. Óleo sobre tela de Philippe de Champaigne.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIII_de_Fran%C3%A7a

 

Luís XIII (Fontainebleau27 de setembro de 1601 – Paris14 de maio de 1643), também chamado de Luís, o Justo, foi o Rei da França e Navarra de 1610 até sua morte. Era filho do rei Henrique III & IV e de Maria de Médici.

Luís ascendeu ao trono alguns meses antes de seu aniversário de nove anos, com sua mãe atuando como regente durante a minoridade. O mau gerenciamento do reino aliado às intrigas políticas de Maria e seus favoritos italianos levaram o jovem rei a tomar o poder em 1617, exilando-a e aos seus seguidores.

Taciturno e desconfiado, Luís muito dependia do Cardeal de Richelieu, seu principal ministro, para governar seus reinos. O rei e o cardeal são lembrados por estabelecerem a Academia Francesa e por colocarem um fim em uma revolta na vila francesa. Seu reinado também foi marcado por conflitos contra os Huguenotes e a Espanha.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIII_de_Fran%C3%A7a

Guerra Franco-Espanhola. Batlha de Rocroi.  Óleo sobre tela de François Joseph Heim. 1834.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Franco-Spanish_War_(1635%E2%80%931659)

 

 

Guerra Franco-Espanhola (1635-1659) foi um conflito militar que resultou do envolvimento francês na Guerra dos Trinta Anos . Depois que os aliados alemães da Suécia foram forçados a buscar um acordo com o Sacro Império Romano , o primeiro ministro francês, cardeal Richelieu , declarou guerra à Espanha porque o território francês era cercado por territórios de Habsburgo . O conflito foi uma continuação dos objetivos da Guerra da Sucessão de Mantuan (1628-1631), na qual a França invadiu o norte da Itália tentando tomar posse do território reivindicado pelos Habsburgos espanhóis.. Embora alguns pequenos ganhos territoriais tenham sido feitos pela França, a Guerra Franco-Espanhola terminou inconclusivamente em 1659 com o Tratado dos Pirenéus . [3] [4] [5] [6] [7] [8]

 

Leia mais:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Franco-Spanish_War_(1635%E2%80%931659)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image016.jpg

O infante Samuel em oração. Óleo sobre tela de Joshua Reynoldes

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Infant_Samuel_at_Prayer_-_Sir_Joshua_Reynolds.png

 

 

 

Samuel- Capítulo 3:

19 E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.

20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel fora confirmado como profeta do SENHOR

 

 

Um tanto mais

 

Você guarda a impressão de haver esgotado o estoque de todos os seus recursos, em determinada tarefa de amor, mas se você perseverar um tanto mais no devotamento, ninguém pode prever os louros de luz que brilharão em seu passo.

Você está doente e pretende obter licenças de longo prazo, mas se você continuar um tanto mais em serviço, ninguém pode prever o tesouro de forças novas que lhe aparecerá no caminho.

Você encontrou imensas dificuldades no exercício das boas obras e anseia fugir delas, mas se você persistir um tanto mais na construção da beneficência, ninguém pode prever o triunfo que as suas horas recolherão, nas fontes vivas da caridade.

Você acredita que não pode tolerar o amigo importuno, o filho teimoso, o irmão inconsciente, a esposa inconstante ou o marido insensato, mas se você suportar um tanto mais a luta em família, ninguém pode prever a extensão do júbilo porvindouro em seu ninho doméstico.

Você supõe que o azar é o seu clima e chora na bica do desespero, mas se você cultivar um tanto mais de fidelidade às próprias obrigações, ninguém pode prever a amplitude do seu êxito, no amanhã que vem perto.

Você experimenta enorme cansaço e não quer dar ouvidos ao companheiro de longa conversa, mas se você esticar um tanto mais o seu sacrifício, ninguém pode prever os prodígios da colheita de bênçãos que surgirão dos seus breves minutos de gentileza.

Observe que você mesmo para realizar isso ou aquilo, exige incessantemente dos semelhantes um tanto mais de bondade, um tanto mais de cooperação, um tanto mais de tempo, um tanto mais de carinho...

O gênio é a paciência que não se acaba.

É justo que você deseje um tanto mais de felicidade, mas para isso, é necessário que você ajude um tanto mais a felicidade dos outros.

Repare você as lições da vida e compreenderá que a vitória no bem é sempre trabalhar conforme o dever e servir... um tanto mais.

*   *   *

O mestre da Antiguidade, Confúcio, elaborando ideias a respeito da perseverança, afirma:

Se há pessoas que não estudam ou que, se estudam, não aproveitam, elas que não se desencorajem e não desistam.

Se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer as suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os, não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam.

Se há pessoas que não meditam ou que, mesmo que meditem, não conseguem adquirir um conhecimento claro do princípio do bem, elas que não se desencorajem e não desistam.

Se há pessoas que não distinguem o bem do mal ou que, mesmo que distingam, não têm uma percepção clara e nítida, elas que não se desencorajem e não desistam.

Se há pessoas que não praticam o bem ou que, mesmo que o pratiquem, não podem aplicar nisso todas as suas forças, elas que não se desencorajem e não desistam.

O que outros fariam numa só vez, elas o farão em dez. O que outros fariam em cem vezes, elas o farão em mil, porque aquele que seguir verdadeiramente esta regra da perseverança, por mais ignorante que seja, tornar-se-á uma pessoa esclarecida; por mais fraco que seja, tornar-se-á necessariamente forte.


Redação do Momento Espírita com base no cap.71, do livro Ideal Espírita,
pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. CEC
e do texto 
A perseverança,  do livro A sabedoria de Confúcio, de Confúcio,
ed. José Olympio.
Em 5.2.2020.

 

(Copiado do site Feparana)

Confúcio. O mais célebre filosofo da China

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b5963108w.item

 

Confúcio (chinêspinyinKǒng ZǐWade-GilesK'ung-tzŭ, ou chinês: 孔夫子pinyinKǒng FūzǐWade-GilesK'ung-fu-tzŭ, literalmente "Mestre Kong")[nota 1] (tradicionalmente 27 de agosto de 551 a.C. – 479 a.C.),[1] foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.

A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoismo (道家), durante a Dinastia Han[2][3][4] (206 a.C. – 220). Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo (儒家).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio

 

06/02/1832

Em Paris, França, a Professora Amélie-Gabrielle Boudet se casa com o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais tarde o Codificador do Espiritismo, com o pseudônimo de Allan Kardec. (Feparana)

 

A

Ilustração artística retratando Allan Kardec e sua esposa Amelie Gabrielle Boudet.

Do acervo do CEI-Conselho Espírita Internacional. Apresentada em 2004 no Congresso Espírita Mundial

Imagem copiada de: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9lie_Gabrielle_Boudet#mediaviewer/File:A._Kardec_et_A._Boudet.jpg

 

Vídeo com Simoni Privato Goidanich

Acesse no link

 

 

Qual é a relação entre a obra "A gênese, os milagres e as predicoes segundo o espiritismo" e o roustainguismo? O que ensina o espiritismo,  com base em uma lógica rigorosa e em conformidade com o controle universal do ensino dos Espíritos, acerca do roustainguismo? O espiritismo refuta o roustainguismo?

 

https://youtu.be/UFe6MORS1pY

 

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado deste estudo e divulgado os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

 

Facebook: https://www.facebook.com/olegadodeallankardec/

 

Instagram: https://www.instagram.com/olegadodeallankardec/

 

¿Cuál es la relación entre la obra "La génesis, los milagros y las predicciones según el espiritismo" y el roustainguismo? ¿Qué enseña el espiritismo, sobre la base de una lógica rigurosa y de acuerdo con el control universal de la enseñanza de los Espíritus, acerca del roustainguismo? ¿El espiritismo refuta el roustainguismo?

Agradecemos a todas las personas que han participado en este estudio y divulgado los videos.

Mucha paz, salud y felicidad a todos. 

 

 

Simoni

 

Site do Departamento de Infância e Juventude da FEB

 

Clicar aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/2020/02/04/site-do-departamento-de-infancia-e-juventude-da-feb/

 

 

Palestra na Associação Espírita Semeador

Catanduva, SP

 

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.candeia.com/accounts/3442/messages/2334/openings/22032?envelope_id=1121

http://usecatanduva.com.br/palestra/adeilsonsalles/2020/imgs_0.jpg

 

http://usecatanduva.com.br/palestra/adeilsonsalles/2020/imgs_1.jpg

 

http://usecatanduva.com.br/palestra/adeilsonsalles/2020/imgs_2.jpg

 

(Informação recebida em email da Use Intermunicipal de Catanduva, SP)

 

Palestra com Edson Sardano

São Caetano do Sul, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Leia o boletim da AME-Brasil

Acesse no link

 

Clique aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2018/news/janeiro_2020.html

 

 

 

Para acessar o site da Federação Espírita do Estado da Bahia

Salvador

 

CLIQUE:

https://www.feeb.org.br/

 

 

Curso de capacitação para atendimento a pessoas com ideação suicida.

 

A Comunhão Espírita de Brasília juntamente com a Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), convidam os atendentes fraternos das casas espíritas do DF para o Curso de capacitação para atendimento a pessoas com ideação suicida, ministrado por José Carlos de Souza. Tem como objetivo capacitar o atendente fraterno a reconhecer o comportamento suicida e a desenvolver formas adequadas de manejo da situação, auxiliando na reversão do pensamento e comportamento autodestrutivo. Será realizado em cinco encontros, na Comunhão Espírita de Brasília, no horário de 9h as 13h, com início no dia 8 de fevereiro. Não há necessidade de inscrição. Outras informações: (61) 3344-8237 (FEDF) ou (61) 3048-1802 (Comunhão).

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/02/03/curso-de-capacitacao-para-atendimento-a-pessoas-com-ideacao-suicida/)

 

Agenda de palestras de Manolo Quesada

Fevereiro/2020

 

 

(Recebido em email de de Manolo Quesada)

 

Palestras Espíritas programadas para o

Grupo Socorrista Maria de Nazaré. Boituva, SP

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP  

 

 

(Recebido em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra no Núcleo Espírita Amor e Luz

Carapicuiba, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Gabilan)

 

Anote na agenda: Inscrições para Estudos da FEB

 

 

Participe dos diversos estudos oferecidos pela Federação Espírita Brasileira que contemplam Evangelização infantil, juvenil, Estudo sistematizado, Obras básicas, Estudo aprofundado, Temas familiares, Mediunidade, Obras de André Luiz, Esperanto, além de O Evangelho Redivivo.

Anote a data de inscrição: dias 15 e 16 de fevereiro, das 16h às 19h, na sede da FEB, em Brasília. Lembramos, ainda, que as atividades de estudo terão início no dia 2 de março!

 

Obtenha aqui mais informações sobre os Estudos da FEBBaixar

 

 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/01/24/anote-na-agenda-inscricoes-para-estudos-da-feb/)

 

18º. Congresso Estadual da USE/SP

Atibaia, SP

https://mcusercontent.com/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/7ae0d8a5-873f-47d8-bf03-f28565996bf6.png

 

Eulália Bueno e Artur Valadares também estarão no 18º Congresso Espirita da USE.

 

https://mcusercontent.com/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/2edfdb4b-fa1a-4e01-8d96-e4844ce6ba25.png

https://mcusercontent.com/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/1aee5c66-da68-4663-ba9e-e6d2589c2467.png

Conheça um pouco dos nosso palestrantes.
Clique na imagem acima assista.

 


Garanta já sua inscrição!!! Vagas limitadas.

Mantivemos o preço do ano passado até este mês.
Condições especiais em 5 vezes sem juros ou em até 12 vezes no pagseguro. Caravanas podem fazer diretamente na USE SP. Inscrições em quartos single, duplo ou compartilhado.
 
 
USE SP - (11) 2950 6554 das 9h às 21h / 13h às 17H ou pelo email
[email protected]

 

 

 


Baixe o app do 18º Congresso e conheça a programação completa.

 

https://gallery.mailchimp.com/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/c0036bb0-a984-4c47-b305-1be17b8294ec.png

Clique Aqui e baixe o App

https://gallery.mailchimp.com/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/759835de-b3c1-4672-8efa-a828951715c3.png

 

Construímos tudo o que você precisa saber para se manter conectado e em sintonia com o nosso evento.
 
Com este aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS você será capaz de fazer a sua inscrição, assistir o evento AO VIVO, conferir os nossos vídeos, ficar por dentro do que está acontecendo através de notícias e fotos, verificar a programação, os palestrantes, a lista de participantes, etc.
 
Mergulhe nesta experiência unindo-se a nós. Confira!

 

 

 

Campanha da SEF- Sociedade Remanso Fraterno.

Livros didáticos para crianças. Niterói, RJ

Olá ISMAEL,

Estamos na reta final da campanha para comprar livros didáticos para as crianças do Remanso Fraterno.

Continue nesta luta conosco! Compartilhe com seus amigos!

Clique aqui e faça a sua doação.

Vamos bater a meta da "Vakinha"!!!

http://sef.org.br/sef/images/2020/Vakinha-livros-65-fev-2020.jpg


Atenciosamente,  

Logo SEF

 Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail: [email protected]

 Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura 

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=statistics&mailid=146&subid=5424https://open-click.smtplw.com.br/openings/m/f84d9e577b98e08ffcb4d2fbfcfbdb92-1580933454.57/a/f84d9e577b98e08ffcb4d2fbfcfbdb92/r/Njk2NzZmNjI2OTQwNzU2ZjZjMmU2MzZmNmQyZTYyNzI=/v/4ac66b2c4587fd6d940551047e719266b23dbe5e

 

 

Espera servindo

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Instrumentos do Tempo. Lição nº 01. Página 13.

 

Na hora em que a vida te exija renovação, não admitas a rebeldia entre as sugestões que te ofertem conselho.

Espera servindo...

Os Mensageiros da Vida Maior, que se te fizeram tutores e avalistas nos recursos que despendes, jamais te abandonaram.

Por vezes, a fim de te recuperarem as forças, de modo a que não desperdices oportunidade e trabalho, são compelidos a providências em teu benefício, nem sempre agradáveis no imediatismo da experiência terrestre.

Em muitos episódios do caminho a percorrer nos campos do tempo, permitem que a enfermidade te incomode por dias determinados, para que atravesses incólume certas fases da estrada, inçadas de tentação suscetíveis de te arrojarem a processos obsessivos; impõem-te contratempos em viagem, premunindo-te contra desastre iminente; não te favorecem a obtenção das posses que ambicionas, defendendo-te contra abusos prováveis que te fariam perder valiosos ensejos de sublimação e progresso; não te suprimem os problemas domésticos de maneira a que observes com segurança onde os pontos a corrigir nas dificuldades caseiras; não te forram contra o grande prejuízo para que não tombes sob perdas fatais; não te concedem este ou aquele entretenimento para que te afastes, a tempo, de riscos que, de imediato, não vês; não te retiram das obrigações consideradas de sacrifício para te livrarem do perigo de queda em assuntos de delinquência, e, muitas vezes, te separam deste ou daquele apoio afetivo, a fim de que os pesados tributos da paixão não te estraguem a vida.

Nos dias nublados de mudança e desencanto, recorda que o auxílio da Vida Superior está chegando às tuas áreas de atividade e expectativa.

Não respondas ao Céu com o barulho da aflição.

Ruído e desequilíbrio impedem o amparo do amor e a mensagem da paz.

Espera servindo...

Na luz da esperança e pelas bênçãos do teu próprio serviço, Deus te socorrerá.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Esperança. Óleo sobre tela de George Frederic Watts

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Assistants_and_George_Frederic_Watts_-_Hope_-_Google_Art_Project.jpg

Flores. Santiago, Chile. Foto Ismael Gobbo.

 

Da prece pelos mortos e Espíritos sofredores

 

18. Os Espíritos sofredores reclamam preces e estas lhes são proveitosas, porque, verificando que há quem neles pense, menos abandonados se sentem, menos infelizes. Entretanto, a prece tem sobre eles ação mais direta: reanima-os, incute-lhes o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparação e, possivelmente, desvia-lhes do mal o pensamento. É nesse sentido que lhes pode não só aliviar, como abreviar os sofrimentos. (Veja-se: O céu e o inferno, 2a Parte, Exemplos.)

19. Pessoas há que não admitem a prece pelos mortos, porque, segundo acreditam, a alma só tem duas alternativas: ser salva ou ser condenada às penas eternas, resultando, pois, em ambos os casos, inútil a prece. Sem discutir o valor dessa crença, admitamos, por instantes, a realidade das penas eternas e irremissíveis e que as nossas preces sejam impotentes para lhes pôr termo. Perguntamos se, nessa hipótese, será lógico, será caridoso, será cristão recusar a prece pelos réprobos? Tais preces, por mais impotentes que

fossem para os liberar, não lhes seriam uma demonstração de piedade capaz de abrandar-lhes os sofrimentos? Na Terra, quando um homem é condenado a galés perpétuas, quando mesmo não haja a mínima esperança de obter-se para ele perdão, será defeso a uma pessoa caridosa ir carregar-lhe os grilhões, para aliviá-lo do peso destes? Sendo alguém atacado de mal  incurável, dever-se-á, por não haver para o doente esperança nenhuma de cura, abandoná-lo, sem lhe proporcionar qualquer alívio? Lembrai-vos de que, entre os réprobos, pode achar-se uma pessoa que vos foi cara, um amigo, talvez um pai, uma mãe, ou um filho, e dizei se, não havendo, segundo credes, possibilidade de ser perdoado esse ente, lhe recusaríeis um copo de água para mitigar-lhe a sede? um bálsamo que lhe seque as chagas? Não faríeis por ele o que faríeis por um galé? Não lhe daríeis uma prova de amor, uma consolação? Não, isso cristão não seria. Uma crença que petrifica o coração é incompatível com a crença em um Deus que põe na primeira categoria dos deveres o amor ao próximo. A não eternidade das penas não implica a negação de uma penalidade temporária, dado não ser possível que Deus, em sua justiça, confunda o bem e o mal. Ora, negar, neste caso, a eficácia da prece, fora negar a eficácia da consolação, dos encorajamentos, dos bons conselhos; fora negar a força que haurimos da assistência moral dos que nos querem bem.

20. Outros se fundam numa razão mais especiosa: a imutabilidade dos decretos divinos. Deus, dizem esses, não pode mudar as suas decisões a pedido das criaturas; a não ser assim, careceria de estabilidade o mundo. O homem, pois, nada tem de pedir a Deus, só lhe cabendo submeter-se e adorá-lo. Há, nesse modo de raciocinar, uma aplicação falsa do princípio da imutabilidade da Lei divina, ou melhor, ignorância da lei, no que concerne à penalidade futura. Essa lei revelam-na hoje os Espíritos do Senhor, quando o homem se tornou suficientemente maduro para compreender o que, na fé, é conforme ou contrário aos atributos divinos. Segundo o dogma da eternidade absoluta das penas, não se levam em conta ao culpado os remorsos, nem o arrependimento. É-lhe inútil todo desejo de melhorar-se: está condenado a conservar-se perpetuamente no mal. Se a sua condenação foi por determinado tempo, a pena cessará, uma vez expirado esse tempo. Mas quem poderá afirmar que ele então possua melhores sentimentos? Quem poderá dizer que, a exemplo de muitos condenados da Terra, ao sair da prisão, ele não seja tão mau quanto antes? No primeiro caso, seria manter na dor do castigo um homem que volveu ao bem; no segundo, seria agraciar a um que continua culpado. A Lei de Deus é mais previdente. Sempre justa, equitativa e misericordiosa, não estabelece para a pena, qualquer que esta seja, duração alguma. Ela se resume assim:

21. “O homem sofre sempre a consequência de suas faltas; não há uma só infração à Lei de Deus que fique sem a correspondente punição. “A severidade do castigo é proporcionada à gravidade da falta.

Indeterminada é a duração do castigo, para qualquer falta; fica subordinada ao arrependimento do culpado e ao seu retorno à senda do bem; a pena dura tanto quanto a obstinação no mal; seria perpétua, se perpétua fosse a obstinação; dura pouco, se pronto é o arrependimento. “Desde que o culpado clame por misericórdia, Deus o ouve e lhe concede a esperança. Mas não basta o simples pesar do mal causado; é

necessária a reparação, pelo que o culpado se vê submetido a novas provas em que pode, sempre por sua livre vontade, praticar o bem, reparando o mal que haja feito. “O homem é, assim, constantemente, o árbitro de sua própria sorte ; pertence-lhe abreviar ou prolongar indefinidamente o seu suplício; a sua felicidade ou a sua desgraça dependem da vontade que tenha de praticar o bem.” Tal a lei, lei imutável e em conformidade com a bondade e a Justiça de Deus. Assim, o Espírito culpado e infeliz pode sempre salvar-se a si mesmo: a Lei de Deus estabelece a condição em que se lhe torna possível fazê-lo. O que as mais das vezes lhe falta é a vontade, a força, a coragem. Se, por nossas preces, lhe inspiramos essa vontade, se o amparamos e animamos; se, pelos nossos conselhos, lhe damos as luzes de que carece, em lugar de pedirmos a Deus que derrogue a sua lei, tornamo-nos instrumentos da execução de outra lei, também sua, a de amor e de caridade, execução em que, desse modo, Ele nos permite participar, dando nós mesmos, com isso, uma prova de caridade. (Veja-se O céu e o inferno, 1a Parte, caps. IV, VII, VIII.)

 

(Copiado de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec, Cap. XXVII, Pedi e Obtereis, Febnet)

Seminário Teórico-prático sobre mediunidade. SAKEE, Birigui, SP. 2011.

Dia de Todas as Almas. Óleo sobre tela dde Jakub  Schikaneder

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jakub_Schikaneder_-_All_Souls%27_Day.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/02-11-2016_arquivos/image047.jpg

Dia dos Mortos.  Óleo sobre tela de William-Adolphe Bouguereau.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/William-Adolphe_Bouguereau_%281825-1905%29_-_The_Day_of_the_Dead_%281859%29.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]