Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/19-02-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/18-02-2020.htm

17-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/17-02-2020.htm

16-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/16-02-2020.htm

14-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/15-02-2020.htm

13-02-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

 (Copiado do site Febnet)

Vista de Antuérpia, Bélgica, a partir da margem esquerda de Scheldt (ca. 1890-1900)

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antwerp,_Belgium,_from_the_left_bank_of_the_Scheldt_(ca._1890-1900).jpg

Index Librorum Prohibitorum

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

 

 

Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos era uma lista de publicações consideradas heréticas, anticlericais ou lascivas e proibidas pela Igreja Católica.[1] A primeira versão do Index foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 e uma versão revista desse foi autorizada pelo Concílio de Trento. A última edição do índice foi publicada em 1948 e o Index só foi abolido pela Igreja Católica em 1966 pelo Papa Paulo VI.[2][3] Nessa lista estavam livros que iam contra os dogmas da Igreja e que continham conteúdo tido como impróprio.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

 

Papa Paulo IV

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_IV

 

Papa Paulo IV:

....................

............

.......

Em 30 de abril de 1555, após apenas 21 dias de pontificado, morria em Roma o Papa Marcelo II. Apesar da oposição dos cardeais ligados ao imperador Carlos V, o Colégio dos Cardeais se reuniu novamente em conclave em 15 de maio de 1552 para eleger um sucessor, tendo sido eleito papa Giovanni Pietro Caraffa, que escolheu o nome de Paulo IV, numa vitória dos cardeais contrários ao luteranismo.[5]

Como papa, dedicou-se à Inquisição romana, fundada por Paulo III, e à reconstrução administrativa e moral de Roma. Tomou medidas que constituíram significativos excessos de severidade e também contribuíram para tornar mais insolúveis os conflitos e para aumentar a antipatia contra ele em alguns setores da Igreja, inclusive entre os seus antigos colaboradores. Exerceu com rigor a censura dos livros e publicou o primeiro índex dos livros proibidos.[6] Sua má condução da política externa pontifícia, que na época estava a cargo do cardeal Carlos Carafa, seu sobrinho, levou a um conflito aberto com Carlos V em 1556. Não reconheceu o título imperial de Fernando I em 1558 e rompeu com Elisabeth I da Inglaterra, aumentando o isolamento político que afetava Roma.[7]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_IV

 

Retrato de René Descartes, por Frans Hals. Óleo sobre tela.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frans_Hals_-_Portret_van_Ren%C3%A9_Descartes.jpg

René Descartes foi um dos mais notáveis a ir para o Index

 

 

 

.....................

.............

..........

 

O objetivo do Index Librorum Prohibitorum inicialmente era reagir contra o avanço do protestantismo, sendo criado em 1559 no Concílio de Trento (1545-1563), e ficando sob a administração da Inquisição ou Santo Ofício. Esta lista continha os títulos de livros ou de obras que se opusessem à doutrina da Igreja Católica e deste modo tinha o objetivo de prevenir a corrupção dos fiéis.

O Direito Canônico recomenda ainda que os trabalhos sobre a Sagrada Escritura, Teologia, Direito Canônico, História da Igreja e quaisquer escritos que dizem respeito especialmente à religião ou aos bons costumes sejam submetidos ao juízo do Ordinário local.[4] Se essa pessoa dava o nihil obstat ("nada impede") os subalternos do Ordinário local forneciam o imprimatur ("deixe estar impresso").[5]

O índice foi atualizado regularmente até a trigésima-segunda edição, em 1948, tendo os livros sido escolhidos pelo Santo Ofício ou pelo Papa. A lista não era simplesmente reativa, os autores eram encorajados a defender os seus trabalhos. Em certos casos eles podiam re-publicar com omissões se pretendessem evitar a interdição. A censura prévia era encorajada.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

 

800px-Galileos_Dialogue_Title_Page

Dialogo de Galileo Galilei

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/Dialogue#/media/File:Galileos_Dialogue_Title_Page.pngB

 

 

Galileu Galilei (em italianoGalileo Galilei Pisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[2]) foi um físicomatemáticoastrônomo e filósofo florentino.

Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu boa parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de seu falecimento, integrantes do Grão-Ducado da Toscana.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

 

 

Index Librorum Prohibitorum

.......................

..................

.....

Em determinados momentos da história obras de cientistasfilósofosenciclopedistas ou pensadores como Galileu GalileiNicolau CopérnicoGiordano BrunoNicolau MaquiavelErasmo de RoterdãoBaruch de EspinosaJohn LockeBerkeleyDenis DiderotBlaise PascalThomas HobbesRené DescartesRousseauMontesquieuDavid Hume ou Immanuel Kant tenham pertencido a esta lista, tendo algumas dessas sido removidas mais tarde.

Alguns famosos romancistas ou poetas incluídos na lista são: Laurence SterneHeinrich HeineJohn Milton, Alexandre Dumas (pai e filho), VoltaireJonathan SwiftDaniel DefoeVitor HugoEmile ZolaStendhalGustave FlaubertAnatole FranceHonoré de BalzacJean-Paul SartreNíkos Kazantzákis, e o sexologista holandês Theodoor Hendrik van de Velde, autor do manual sexual "Ideal Marriage: Its Physiology and Technique".

Teve um grande efeito por todo o mundo católico. Por muitos anos, em áreas tão diversas como QuebecPortugalBrasil ou Polônia, era muito difícil de encontrar cópias de livros banidos, especialmente fora das grandes cidades.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

Via Ápia. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Via Ápia (em latim Via Appia, em italiano Via Appia Antica) é uma das principais estradas da antiga Roma. Recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção em 312 a.C. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Cápua, numa distância de 300 quilômetros.

Posteriormente foi ampliada para passar por BeneventoTaranto, até Brindisi (264 a.C.) (no "calcanhar" da península Itálica), chegando a uma extensão de 600 quilômetros. Era chamada, em latim, de Regina Viarum (rainha das estradas).[1][2][3]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Via_%C3%81pia

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/19-06-2019_arquivos/image031.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/19-06-2019_arquivos/image032.jpg

Coliseu, Roma, Itália. Fotos Ismael Gobbo

 

Coliseu (em italianoColosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latimAmphitheatrum Flavium; em italianoAnfiteatro Flavio), é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia,[1] é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano[2] em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito.[3] Outras modificações foram feitas durante o reinado de Domiciano (81-96).[4] Estes três imperadores são conhecidos como a dinastia flaviana e o anfiteatro foi nomeado em latim desta maneira por sua associação com o nome da família (Flavius).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/21-02-2019_arquivos/image010.jpg

A família flaviana representada no triunfo de Tito. Óleo sobre tela de Lawrence Alma Tadema. 1885.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Triumph_of_Titus_Alma_Tadema.jpg

 

 

 

Os flavianos inciaram também reformas culturais e econômicas. Sob Vespasiano, novos impostos foram criados para restaurar as finanças imperiais; Domiciano revalorizou a moeda romana aumentando seu conteúdo de prata. Um grande programa de obras públicas foi iniciado para celebrar a ascensão da dinastia, levando à construção de muitos marcos ainda hoje conhecidos na cidade de Roma, incluindo o mais espetacular de todos, o Anfiteatro Flaviano, que ficou conhecido como Coliseu.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_flaviana

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/21-02-2019_arquivos/image013.jpg

As festas romanas do Coliseu. Óleo sobre tela de Pablo Salinas (década de 1900)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/15-10-2014_arquivos/image023.jpg

Pirâmide Caio Céstio (18 – 12 a.C)  e Porta São Paulo,  na Muralha Aureliana, saída para

a Via Ostiense ligação de Roma a Óstia. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/21-02-2019_arquivos/image017.jpg

Rio Tibre, Ponte Vittório Emanuele II e Vaticano ao fundo. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tibre (em italianoTevere; em latimTiberis) é um rio no território italiano, com nascente na Emília-Romanha. Atravessa a Toscana (Sansepolcro), a Úmbria (Città di Castello), depois o Lácio (Orte e Roma) e deságua no mar Tirreno.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tibre

 

 

Derrotando o egoísmo

 

Ajuda a quem te calunia, oferecendo, em silêncio, novos recursos de apreciação a teu respeito, através dos bons exemplos.

Ampara aquele que te persegue sem razão, endereçando-lhe vibrações de amor, em tuas preces mais íntimas.

Sê útil ao companheiro que não te compreende, mantendo-te invariavelmente disposto a socorrê-lo em suas necessidades.

Esquece-te para servir.

Renuncia a ti mesmo, a fim de que o ideal do bem supere o círculo de tua personalidade.

Ajusta-te aos desígnios da união fraterna para registrares, em teu caminho, os anseios e as esperanças de todos os que te cercam.

Considera como teu o sofrimento de teu irmão!…

Compadece-te das vítimas infelizes do ódio e da maldade e, sem o veneno da queixa no teu pensamento ou nos teus lábios, segue distribuindo os dons da bondade pura.

Quando pudermos esquecer o centro escuro de nosso “eu”, envolvendo-o na claridade sublime da vontade de Deus, que deseja o bem e a paz, o progresso e a alegria para todas as criaturas, teremos vencido em nós o egoísmo – velho monstro de mil garras – que nos retém no inferno da crueldade, estabelecendo o céu em nosso próprio coração.

*   *   *

Não há outro caminho para a verdadeira felicidade, senão o do amor ao próximo, a si mesmo e ao Pai.

Qualquer outra estrada frustrará o caminhante.

Esquecer-se para servir não significa deixar de se amar. Pelo contrário, quando passamos a sentir nossa essência divina, servimos com alegria e o serviço nos completa a alma.

Realizamos uma espécie de autoconquista, em que nos percebemos capazes, nos percebemos úteis.

Todo instrumento do bem, ao mesmo tempo que serve, também se embeleza e se autoburila.

Esquecer-se para atender o outro não significa auto-abandono, descaso consigo mesmo.

Esquecer-se significa deixar de lado nossos desejos materialistas, imediatistas e personalistas.

Esquecer-se é deixar de atender apenas as nossas vontades, os nossos interesses e olhar para os lados, perceber a vida que pulsa e que pede nosso auxílio e colaboração.

Não crescemos sozinhos. Amparamo-nos uns nos outros para ascender.

O caso do jovem Jaqueciel de Souza, de 17 anos, ficou conhecido nas redes sociais.

Ele nasceu com paralisia cerebral e tem dores diariamente.

Depois que a família simples pediu ajuda nas redes sociais para conseguir uma cama hospitalar, a fim de que ele tivesse um mínimo de conforto, uma grande mobilização dominou a região de Lima Duarte, em Minas Gerais.

Sensibilizados, militares do Exército se uniram a voluntários do Projeto Mãos Amigas e juntos fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro e comprar a cama.

A entrega foi emocionante. Eles montaram a nova cama e colocaram o rapaz nela com cuidado e respeito.

*   *   *

E se todos olhássemos para os lados e percebêssemos o que falta para o outro? Como podemos atender? Como podemos ajudar?

Derrotaremos o egoísmo com a vontade e sensibilidade.

Basta querer, e querer agora.

Redação do Momento Espírita, com base no
cap. 40, do livro 
Escrínio de Luz, pelo
Espírito Emmanuel, ed. O Clarim.
Em 18.2.2020.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/17-06-2017_arquivos/image087.png

 Moeda de César em pintura de Domingos Sequeira.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeda_de_C%C3%A9sar_(1790)_-_Domingos_Sequeira_(Colec%C3%A7%C3%A3o_Fam%C3%ADlia_Loureiro_Borges).png

 

* Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram. Mateus  22: - 21-22.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/03-08-2018_arquivos/image008.jpg

 Mammon.

 Ilustração do Dictionnaire infernal de Jacques Auguste Simon Collin de Plancy por Louis Le Breton, 6eme édition, 1863.

.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0f/Ill_dict_infernal_p0455_mammon.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/03-08-2018_arquivos/image009.jpg

Caridade. Óleo sobre tela de Walter Gay

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg

 

Um certo devoto

 

Pelo Espírito Maria Dolores.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Assembléia de Luz. Lição nº 25. Página 70.

 

Um homem que se entregara à devoção

Havia muito tempo andava em ansiosa espera,

Queria ver Jesus...

Por isso, quase sempre, em profunda oração,

Vivia em súplica sincera...

Até que, certa noite,

Viu, reverente, o Mestre

Que o abraçava e prometia,

Com palavras de aviso terno e exato,

Visitá-lo no dia imediato.

 

O devoto acordou... Amanhecia...

Antes que o Sol surgisse, inteiramente,

Apresentando a Terra em novas cores,

O amigo de Jesus, agindo como em festa,

Varre a casa modesta,

Depois, ei-lo a enfeitá-la,

Desde a pequena sala

Ao fogão da cozinha limpa e estreita,

Com dezenas de flores,

Estampando na face a alegria perfeita.

 

Logo pela manhã,

Bateu-lhe à porta um pobre em roupa esfarrapada,

Mostrando pés e mãos em estranhas feridas,

A rogar-lhe uns minutos de pousada,

Através de expressões enternecidas,

Alegando sofrer tribulações

De comprida jornada.

Mas o devoto respondeu:

- Amigo, segue adiante,

O seu caso é comum,

Espero por alguém muito importante,

Não tenho tempo algum.

O mendigo saiu, cambaleante,

Depois de agradecer.

 

Em seguida apareceu

Triste rapaz errante,

Demonstrando, no todo, traço a traço,

Febre, penúria e dor, indigência e cansaço,

Suplicando socorro ao devoto feliz...

Ele, porém, lhe diz;

- Põe-te à frente, rapaz, não tenho neste mundo,

A obrigação de abrir a porta de meu lar

A qualquer vagabundo...

 

Logo após, um menino pobre e triste

Surgiu descalço e só,

Corpo todo a encobrir-se sob o pó

Das veredas difíceis que trilhara...

Pedia pão e abrigo,

Mas falou o devoto em voz segura e clara:

- Hoje, espero um amigo,

Não posso recolhê-lo,

Peça pão ao vizinho

E segue o teu caminho...

Aliás, para mim, é simples desmazelo

Dos lares sem amor

Que deixam a criança, um garoto qualquer,

Pedir, pedir, pedir e andar como quiser

Para depois fazer-se malfeitor...

 

Mais tarde, ao fim do dia,

Um velhinho doente, arrimado a um bordão,

Respeitoso, rogava compaixão,

Receava dormir exposto à noite fria

E sair, ao relento,

Aumentando a fadiga e o sofrimento.

O devoto, no entanto, informou da janela:

- Não posso dar-te asilo,

Não bata à minha porta nem te escores nela...

Aguardo alguém; contudo, segue em frente,

Neste mesmo lugar encontrarás mais gente

Que possa agasalhá-lo.

Desculpa-me a recusa,

É um amigo importante esse alguém de quem falo...

Espero que terás leito e pousada

Na primeira pensão, à direita da estrada.

 

O dia terminou, e a noite veio escura,

O devoto chorou, tomado de amargura,

Mas dormiu e sonhou que reencontrava o Cristo.

 

Assombrado, gritou: - Por que, por que, Senhor,

Não me queres a fé, nem me aceitas o amor?

Preparei minha casa com cuidado

A fim de demonstrar-te todo o meu carinho,

E não quiseste vir ao meu recanto...

 

- Como não? - disse o Mestre em doce explicação.

- Hoje, por quatro vezes fui à tua casa, em vão.

Por muito que te achasse, eu me via sozinho...

 

Finda uma pausa, o Mestre esclareceu:

- Recorda, amigo meu,

O mendigo, o rapaz, o menino e o velhinho...

Sei que teu coração não percebeu,

Mas nos quatro viajores do caminho

Estava eu a estender-te clarão renovador

E te buscar em meu imenso amor...

 

Nisso, o devoto em pranto

Voltou ao corpo e veio a despertar...

E, relembrando o ensino, trêmulo de espanto,

Começou a pensar...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/21-10-2019_arquivos/image007.jpg

O Mendigo Cego.  Óleo sobre madeira de  mogno de Jozef Laurent Dyckman

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jozef_Laurent_Dyckmans_-_The_Blind_Beggar.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/21-10-2019_arquivos/image008.jpg

Pedinte mendigo. 1904.

Placa em bronze exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

O jovem mendigo. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_-_The_Young_Beggar.JPG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/19-04-2019_arquivos/image071.jpg

A luz do mundo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hunt_Light_of_the_World.jpg

 

Visite o site do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

Bruxelas, Bélgica

 

Acesse aqui:

http://bruxelles.cesak.org/

 

 

 

Eventos Espíritas programados para o

Reino Unido

 

Reino Unido- Primeiro Semestre com eventos variados!

22-Fevereiro - BUSS - reunião com Diretores, Trabalhadores e Voluntários dos grupos de UK.

 

29-Fevereiro - ASSISI. Seminário do Passe - das 9am até as 19hrs

Março - FRATERNITY - várias palestras - 28 anos fundação!

 

 

Abril - Jung e Kardec - Espiritismo e Psicologia - qual a conexão?

 

16-17 Maio - 3o Congresso Espírita Britânico - evento nacional, congressistas de vários países europeus!

 

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

BUSS is an integrated member of the International Spiritist Council.

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Site da Federação Espírita Amazonense

Acesse no link

Clique:

http://site.feamazonas.org.br/

 

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (20)

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=QmSeavSXBbQ&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=21&t=543s

 

 

 

Programação na Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

Amigo(a) ISMAEL,

http://sef.org.br/sef/images/2020/Seminario-MAR-2020-SEF-NOVO-450x519.jpg

·                    Evento comemorativo dos 40 anos da SEF e lançamento do livro  “Somos pequenos deuses na terra”.

 

·                    Dia 7 de março, das 16h às 19h.

 

·                    VICENTE PESSOA

o        Médico Infectologista.

o        Vice presidente da Associação Médico-Espírita de Goiânia

 

·                    THIAGO BARBOSA

o        Historiador e Sociólogo,

o        Coopera com a Sociedade Espírita Sorella, espiritismo.net no Rio de Janeiro e Sociedade Espírita Primavera, Juiz de Fora.

 

·                    Participação especial de João Sérgio Boschiroli, tradutor da obra.

 

Inscrições no link: http://sef.org.br/seminario

LOCAL: SEF

R. Passo da Pátria, 38, São Domingos, Niterói

Tel:.: 2717-8235

Atenciosamente,

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_sef_334x111.png

http://sef.org.br/sef/images/2020/Logo_Frater_2.png

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=statistics&mailid=150&subid=5424https://open-click.smtplw.com.br/openings/m/f84d9e577b98e08ffcb4d2fbfcfbdb92-1582045837.19/a/f84d9e577b98e08ffcb4d2fbfcfbdb92/r/Njk2NzZmNjI2OTQwNzU2ZjZjMmU2MzZmNmQyZTYyNzI=/v/4d47306cd6f0aeabd0c79c1ee00dea89903d9b17

 

 

Formação de Evangelizadores Espíritas- EAD

 

 

Abertas as inscrições para as novas turmas da Formação de Evangelizadores – EAD!
Participem: 
ead.febnet.org.br

 

(Informação copiada em https://www.febnet.org.br/portal/2020/02/17/formacao-de-evangelizadores-espiritas-ead/)

 

Jesus- Luz do mundo

 

 

 

 

“Jesus – Luz do mundo”, este será o tema abordado pelo conferencista Divaldo Franco no dia 20 de fevereiro, às 19h, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/2RNZTKu ou pela leitura do QR Code constante no cartaz. Informações: www.feec.org.br

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/02/14/jesus-luz-do-mundo-2/)

 

40ª. Confraternização Espírita do Maranhão

 

 

Estão abertas as inscrições para a 40ª Confraternização Espírita do Maranhão (Conesma), que se realizará de 23 a 25 de fevereiro em São Luís (MA) com a temática “A conexão sobre as três revelações”, que envolve as contribuições de Moisés, Jesus Cristo e Allan Kardec para o entendimento do que é a verdadeira felicidade para o mundo. Haverá palestras com Jorge Elarrat, Denise Lino e Heloísa Pires. Também incluirá espaços e atividades específicas para crianças, por meio da Conesminha, e para jovens, que poderão participar da CONEJ (Confraternização Espírita Jovem). Inscrições e mais informações pelo site www.conesma.femar.org.br

 

(Copiado de   https://www.febnet.org.br/portal/2020/02/17/40a-confraternizacao-espirita-do-maranhao-2/)

 

Site da União Espírita Paraense

 

Acesse:

http://www.paraespirita.com.br/portal/

 

 

 

Encontro de Artistas Espíritas do Pará

 

 

Ocorrerá em 22 de fevereiro, das 8h30 às 12h30, o II Encontro de Artistas Espíritas do Pará com o tema “O artista Espírita e seu papel no mundo”. Terá palestra por videoconferência com Guana Quelemos e uma Roda com Arte, mediado por Paulo Rabelo e a participação de Carmem Ribas, Celia Rosa e Mariza Azevedo. Para realizar a sua inscrição, acesse o link: http://bit.ly/2ttfpBN
Mais informações no site da União Espírita Paraense: 
www.paraespirita.com.br/

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/02/14/encontro-de-artistas-espiritas-do-para/)

 

5o. Evento Comemorativo Pelo Aniversário de Chico Xavier no AKDS.  Nova Iorque, Estados Unidos

5º Evento Comemorativo Pelo    Aniversário de                   

Chico Xavier no AKDS                        

“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”

https://static.wixstatic.com/media/938ff2_ad134c5531914cbe89e22626a4e225ed~mv2.png/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.png

https://static.wixstatic.com/media/938ff2_821d6e2e43974a4aa994a71ab0fddf02~mv2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

27 de Março de 2020 (Sexta-Feira)

Das 19hs às 22hs

 

Convite com brinde $15

Convite com brinde+camisa do AKDS $30

30-03 38th Avenue 2nd Floor Long Island City, NY

718 390 8840

Share Via:

Check out our website

 

Copiado de

https://shoutout.wix.com/so/fbN1Bh8yk?cid=cbcc01b8-c97a-4187-90f6-45605a47fb95#/main

 

 

Grande Encontro  em Bebedouro em gratidão a Kardec

 

A tradicional Confraternização Regional da Família Espírita, promovida pela USE Regional de Ribeirão Preto, será realizada neste ano na cidade de Bebedouro. O tema central é "Obrigado, Kardec!" com atividades no período do carnaval, dias 22 e 23 de fevereiro. O evento será iniciado na manhã do dia 22 com palestra e pinga-fogo com Antonio Cesar Perri de Carvalho, seguindo-se atividades com os expositores Eliseu Florentino da Mota Júnior, Marlene Gonçalves, Antonio Carlos Navarro, Rosana de Souza Ormundo e Ditinha Calixto, todos trabalhadores do Estado de São Paulo. 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Juselma Coelho no Grupo Espírita Allan Kardec de

Luxemburgo

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

18º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Eduardo Greco [[email protected]])

 

Palestra no

Grupo Socorrista Maria de Nazaré. Boituva, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Os tormentos voluntários

 

23. Vive o homem incessantemente em busca da felicidade, que também incessantemente lhe foge, porque felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, malgrado as vicissitudes que formam o cortejo

inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis; em vez de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo o que o agitará e turbará, e, coisa singular! o homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar. Haverá maiores do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso; estão perpetuamente febricitantes. O que não têm e os outros possuem lhes causa insônias. Dão-lhes vertigem

os êxitos de seus rivais; toda a emulação, para eles, se resume em eclipsar os que lhes estão próximos, toda a alegria em excitar, nos que se lhes assemelham pela insensatez, a raiva do ciúme que os devora. Pobres insensatos, com efeito, que não imaginam sequer que, amanhã talvez, terão de largar todas essas frioleiras cuja cobiça lhes envenena a vida! Não é a eles, decerto, que se aplicam estas palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados”, visto que as suas preocupações não são aquelas que têm no céu as compensações merecidas. Que de tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe contentar-se com o que tem, que nota sem inveja o que não possui, que não procura parecer mais do que é. Esse é sempre rico, porquanto, se olha para baixo de si, e não para cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele. É calmo, porque não cria para si necessidades quiméricas E não será uma felicidade a calma, em meio das tempestades da vida?

Fénelon. (Lyon, 1860.)

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB. Bem-aventurados os aflitos, Cap. V, 23)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/03-08-2018_arquivos/image007.jpg

O tesouro escondido. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Hidden_Treasure_(Le_tr%C3%A9sor_enfoui)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/24-01-2018_arquivos/image008.jpg

A morte e o avarento. Parte de um tríptico de Hieronymus Bosch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/16-01-2020_arquivos/image049.jpg

A cólera do alcoólico. Pastel sobre tela do Professor Humberto Viggiano. Foto Ismael Gobbo

Quadro exposto no Museu Penitenciário Paulista. São Paulo, Brasil.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/16-01-2020_arquivos/image050.jpg

Hábitos Perigosos. Pastel sobre tela do Professor Humberto Viggiano. Foto Ismael Gobbo

Quadro exposto no Museu Penitenciário Paulista. São Paulo, Brasil

File: The Drunkard's Progress 1846.jpg

"O progresso do bêbado", 1846, demonstrando como o alcoolismo pode levar à pobreza, ao crime e, eventualmente, ao suicídio. https://en.wikipedia.org/wiki/Suicide#/media/File:The_Drunkard%27s_Progress_1846.jpg

·                    Passo 1. Um copo com um amigo.

·                    Passo 2. Um copo para manter o frio fora.

·                    Etapa 3. Um copo demais.

·                    Passo 4. Bêbado e desregrado.

·                    Etapa 5. A cimeira alcançada. Companheiros joviais. Um bêbado confirmado.

·                    Etapa 6. Pobreza e doença.

·                    Passo 7. Esquecido por amigos.

·                    Passo 8. Desespero e crime.

·                    Passo 9. Morte por suicídio

 

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

 

 

 

(Recebido em email de Izabel Vitusso)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]