Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 15 de junho de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/15-06-2020.htm

 
No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/13-06-2020.htm

12-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/12-06-2020.htm

11-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/11-06-2020.htm

10-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/10-06-2020.htm

09-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/09-06-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Arquivo: Nicholas Patrick Wiseman.jpg

Nicholas Patrick Wiseman , retrato de três quartos, sentado na poltrona, três quartos à esquerda, em roupão de escritório. Cardeal, Arcebispo de Westminster, Inglaterra.

Daguerreótipo de Mathew Brady Studio.

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Copiado de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicholas_Patrick_Wiseman.jpg

 

Nicholas Patrick Stephen Wiseman [3] (3 de agosto de 1802 - 15 de fevereiro de 1865) foi um cardeal da Igreja Católica que se tornou o primeiro arcebispo de Westminster após o restabelecimento da hierarquia católica na Inglaterra e no País de Gales em 1850. [4]

Nascido em Sevilha, de pais irlandeses, Wiseman foi educado em uma escola em Waterford antes de frequentar o St. Cuthbert's College em Ushaw . De lá, ele foi para o Colégio Inglês, em Roma, onde posteriormente se tornou Reitor. Enquanto em Roma, ele foi designado para pregar aos católicos ingleses de lá. Como reitor, ele era o representante dos bispos ingleses. Durante uma visita à Inglaterra em 1836, ele ajudou a fundar a Dublin Review . Em 1840, ele foi nomeado presidente do Oscott College .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Wiseman

 

File:Cardinal-wiseman-detail.jpg

Nicholas Cardinal Wiseman, retrato (detalhe de arquivo: Cardinal-wiseman.jpg ). Antes de 1865.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cardinal-wiseman-detail.jpg

File:Fabiola or the Church of the Catacombs 1893.jpg

Fabíola ou Igreja das Catacumbas. Autoria de Cardeal Wiseman

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fab%C3%ADola

 

 

Fabíola ou A Igreja das Catacumbas (no original inglêsFabiola or, the Church of the Catacombs) é o título de um romance religioso do cardeal anglo-hispânico Nicholas Wiseman, publicado em 1854.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fab%C3%ADola

 

Acesse aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k658505.pdf

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c5/Casa_fabiola_2017001.jpg/1024px-Casa_fabiola_2017001.jpg

Foto do Local de nascimento do Cardeal Wiseman, 5 Calle Fabiola, Sevilha, Espanha.

Imagem copiada de https://en.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Wiseman

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image051.jpg

São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image052.jpg

Catacumba de São Calixto,  em Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

Vista do Monte Palatino tendo em primeiro plano o local onde se situava o  Circus Maximus. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Monte Palatino (em latimCollis Palatium ou Mons Palatinus; em italianoPalatino) é a mais central das sete colinas de Roma e uma das mais antigas partes da cidade. Ela tem uma elevação de 40 metros[1] acima do Fórum Romano, para o qual tem vista em um dos seus lados. De outro, domina o vale ocupado pelo Circo Máximo. A partir da época de Augusto, os palácios imperiais de Roma passaram a ser construídos ali.

O seu nome é a origem etimológica da palavra "palácio", com cognatos em várias línguas (em italianopalazzo, em francêspalais, em inglêspalace, em alemãopalast, em tcheco/checopalác)[2].

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Palatino

Local onde se situava o Circus Maximus. À esquerda o Monte Palatino. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Circo Máximo (em latimCircus Maximus) é um antigo circo — um estádio utilizado para corridas de bigas — e a maior arena de entretenimento de Roma. Situada no vale entre o Aventino e o Palatino, media 621 metros de comprimento e 118 metros de largura e podia acomodar mais de 150 000 espectadores[nota 1]. Em sua forma mais completa, tornou-se o modelo para todos os demais circos do Império Romano. Atualmente o local é um parque público.

Leia mais:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Circo_M%C3%A1ximo

Basílica de São Pedro à noite. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Basílica de São Pedro (em latimBasilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.[1][2][3] Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60.000 devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santosmártires e anjos.[4] Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como BramanteMichelângelo,[5] Rafael e Bernini.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro

image001

Jesus morto nos braços de sua mãe,  Maria. Estatua  Pietá de Michelangelo. Basílica de São Pedro, Vaticano.

 Foto Ismael Gobbo

 

Pietà [pjeˈta] (em português Piedade) de Michelangelo é talvez a pietà mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Fica na basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

O tema retornaria anos mais tarde para as preocupações de Michelangelo, que esculpiu, no final da vida, a Pietà Rondanini, num estilo muito diferente dessa.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_(Michelangelo)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/16-10-2017_arquivos/image015.jpg

Estátua inacabada “Pietà Rondanini de Michelangelo . Castelo Sforzesco. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

Pietà Rondanini é uma escultura em mármore trabalhada por Michelangelo por volta da década de 1550 até os seus últimos dias de vida, em 1564. Encontra-se no Museu da Pietà Rondanini,[1] Castello SforzescoMilão. Dada como inacabada, retoma o tema da Virgem Maria diante da morte de Jesus Cristo, que o artista havia elaborado anos antes em sua famosa Pietà de 1499.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_Rondanini

Praça de São Pedro vista da cúpula da Basílica de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

Praça de São Pedro (em italiano Piazza di San Pietro) situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto no centro.[1]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_de_S%C3%A3o_Pedro

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/17-01-2020_arquivos/image030.jpg

Abadia de Westminster. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo.

 

A Abadia de Westminster , formalmente denominada Igreja Colegiada de São Pedro em Westminster, é uma grande igreja em arquitetura predominantemente gótica na cidade de WestminsterLondresInglaterra, a oeste do Palácio de Westminster. É um dos edifícios religiosos mais notáveis ​​do Reino Unido e o local tradicional de coroação e sepultamento dos monarcas ingleses e, posteriormente, britânicos. O edifício em si era uma igreja monástica beneditina até a dissolução do mosteiro em 1539. Entre 1540 e 1556, a abadia tinha o status de catedral. Desde 1560, o prédio não é mais uma abadia ou catedral, tendo o status de "Royal Peculiar " da Igreja Anglicana - uma igreja responsável diretamente pelo soberano.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abadia_de_Westminster

 

Palácio de Buckingham. Londres, Reino Unido. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo.

 

Palácio de Buckingham é a residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino Unido em Londres. Localizado na Cidade de Westminster, o palácio é frequentemente o centro de ocasiões de estado e hospitalidade real. Ele já foi o foco do povo britânico em tempos de alegria nacional.

Originalmente conhecido como Casa Buckingham, o prédio que hoje forma o núcleo do palácio era uma grande casa de cidade construída em 1703 para John Sheffield, 1.º Duque de Buckingham e Normanby, em um local que era propriedade privada por pelo menos 150 anos. Foi subsequentemente comprado em 1761 pelo rei Jorge III como residência particular para a rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz e ficou conhecido como "A Casa da Rainha". Buckingham foi ampliado durante o século XIX, principalmente pelos arquitetos John Nash e Edward Blore, que criaram três alas ao redor de um pátio central. O Palácio de Buckingham finalmente tornou-se a residência oficial do monarca britânico em 1837 com a ascensão da rainha Vitória. As últimas grandes adições estruturais foram realizadas ao final do século XIX e início do XX, incluindo a fachada leste, que contém a famosa varanda em que a família real tradicionalmente reune-se para saudar a multidão reunida no lado de fora. Contudo, a capela do palácio foi destruída por um bombardeio alemão durante a Segunda Guerra Mundial; a Queen's Gallery foi construída em seu lugar e aberta ao público em 1962 para exibir obras de arte da Royal Collection.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Buckingham

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Buckingham_Palace_ILN_1842.jpg

O Palácio de Buckingham em 1842, antes da construção do edifício desenhado por Edward Blore.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Buckingham

File:Buckingham Palace Grand Staircase The Graphic 1870.jpg

Palácio de Buckingam. Londres, Reino Unido.

Desenho de 1870 mostrando convidados a subir a Grande Escadaria.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Buckingham

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/21-02-2020_arquivos/image017.jpg

O Palácio de Buckingham  e seus jardins floridos. Londres, Reino Unido. Foto: Matheus Gobbo

Vista panorâmica de Londres, Reino Unido, a partir da London Eye. Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.

 

 

London Eye, também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação. Situada na cidade de Londres, da Inglaterra, foi inaugurada na passagem entre o dia 31 de dezembro de 1999 e 1 de janeiro de 2000 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. Desde 2006, a roda gigante deixou de ser a maior do mundo, após a inauguração da Estrela de Nanchang (160 m), localizada na cidade de Nanchang, China. Atualmente, a maior roda gigante do mundo é a High Roller (167 m), localizada em Las Vegas, USA.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/London_Eye

Kensigton Gardens. Londres, Reino Unido. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo

 

No campo social

 

“Ele  respondeu  e  disse-­lhes:  —  “Dai-­lhes  vós  de  comer.” (Marcos, 6:37) 

 

Diante da multidão fatigada e faminta, Jesus recomenda aos apóstolos:

 — “Dai-­lhes vós de comer.”

A observação do Mestre é importante, quando realmente poderia ele Induzi­  los a recriminar a multidão pela imprudência de uma jornada exaustiva até o monte, sem a garantia do farnel.

O Mestre desejou, porém, gravar no espírito dos aprendizes a consagração  deles ao serviço popular. Ensinou que aos cooperadores do Evangelho, perante a turba necessitada, compete tão­ somente um dever  —  o da prestação de auxílio desinteressado e fraternal.

Naquela hora do ensinamento inesquecível, a fome era naturalmente do  corpo, vencido de cansaço, mas, ainda e sempre, vemos a multidão carente de amparo, dominada pela fome de luz e de harmonia, vergastada pelos invisíveis azorragues da discórdia e da incompreensão.

Os colaboradores de Jesus são chamados, não a obscurecê-­la com o  pessimismo, não a perturbá-­la com a indisciplina ou a imobilizá-­la com o desânimo, mas sim a nutri-­la de esclarecimento e paz, fortaleza moral e sublime esperança.

Se te encontras diante do povo, com o anseio de ajudá­-lo, se te propões contribuir na regeneração do campo social, não te percas em pregações de rebelião e desespero. Conserva a serenidade e alimenta o próximo com o teu bom exemplo e com a tua boa palavra.

Não olvides a recomendação do Senhor: — “Dai-­lhes vós de comer.”

 

Do Livro Fonte Viva

Ditado pelo espírito Emmanuel

Psicografia de Francisco Cândido  Xavier

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019_arquivos/image057.jpg

Multiplicação dos pães em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Miracle_of_the_Loaves_and_Fishes_(La_multiplicit%C3%A9_des_pains)_-_James_Tissot.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/26-11-2018_arquivos/image013.jpg

Estrada de subida ao Monte das Bem-aventuranças às margens do Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Pieter_Bruegel_the_Elder_-_Caritas_%28Charity%29_-_Google_Art_Project.jpg/800px-Pieter_Bruegel_the_Elder_-_Caritas_%28Charity%29_-_Google_Art_Project.jpg

Caritas (Caridade). Pieter Bruegel, o Velho.

Caritas , Os Sete Atos da Misericórdia, desenho a caneta e tinta de Pieter Bruegel, o Velho , 1559. No sentido anti-horário, do canto inferior direito: alimentar os famintos, dar bebida aos sedentos, resgatar os cativos, enterrar os mortos, abrigar os mortos, confortar os doentes e vestir os nus

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Works_of_mercy

 

Fatos e Personalidades: Implantada na FEB a

Evangelização Espírita Infantil

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/Post_evangeliza%C3%A7%C3%A3o-infatil.jpg

 

No dia 14 de junho de 1914 foi introduzido na FEB o Ensino da Doutrina Espírita ou Curso Infantil de Doutrina Cristã, considerando-se o nascimento da Evangelização Espírita Infantil. Atualmente nas casas espíritas temos a Evangelização Infantojuvenil que é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.
Evangelize, coopere com Jesus!

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/06/14/fatos-e-personalidades-implantada-na-feb-a-evangelizacao-espirita-infantil/)

 

Informações do Site Espírita Irmãos W

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas

 

Primeiramente estamos trazendo um trabalhador espírita da velha guarda o Prof. Jorge Leite de Oliveira vindo da Federação Espírita Brasileira (FEB)

 

O site que administra se chama Jorge, O sonhador - Crônicas no estilo Machado de Assis, poemas, traduções e mensagens. Que traz temas imorredouros ligados ao Espiritismo e realiza a tradução de textos das obras da Codificação Kardequiana. Um belo trabalho que ainda vamos TRAZER apresentação do autor.

 

Jorge Leite – O Sonhador

Link de acesso:

https://jojorgeleite.blogspot.com/

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

Atualização do site------------------ André Dumas 

 

Estamos trazendo a última fase do Espiritismo na França de Kardec com André Dumas. Um dos últimos dirigentes da União Espírita Francesa.

 

André Dumas esteve envolvido com Movimento Espírita Mundial desde os seus dezoitos anos. Na linha do tempo se aproxima do ano de 1926.

 

Por quatro décadas, ele foi diretor da "Éditions Jean Meyer", a mais importante editora espírita de língua francesa do mundo e da "Revue Spirite", a revista fundada por Allan Kardec. E secretário geral da Maison des Spirites. Em 1937, ele participou do Congrès Spirite International, realizado em Glasgow, defendendo ardentemente a tese reencarnacionista, contra a oposição anglo-saxônica. Lá ele foi nomeado vice-presidente e, no período seguinte, presidente da Fédération Spirite Internationale até 1954.

 

André Dumas era a favor de um espiritismo científico e de forte conteúdo humanístico e social. Ele escreveu extensivamente e com grande erudição para defender o evolucionismo como uma concepção geral da vida e do Universo. Ele disse que "a unificação do evolucionismo biológico e do evolucionismo espiritual, não dogmático ou religioso, é a única maneira que pode levar a uma compreensão autêntica da realidade".

 

Na realidade quando Jean Meyer assumiu o Movimento Espírita junto das mãos de Paul Leymarie na Dec/20. Ele imprimiu a tônica na linha dos espíritas científicos através do surgimento da Metapsíquica que seria a positivação da fenomenologia espírita que foi elaborado pelo Codificador do Espiritismo Allan Kardec.

 

As dicotomias entre os espíritas científicos e os espíritas tradicionais geraram o afastamento das propostas de Kardec no âmbito da revivescência da religião divina dentro do coração da humanidade. Ou seja. O Espiritismo ficou preso a pesquisas sem fim na comprovação da imortalidade humana e não avançou nas questões éticas de Cristo/Kardec.

 

O trabalho de André Dumas deve ser avaliado em seu todo. Pois ele lutou por décadas a fio pelo ideário espírita e deve ser valorizado dentro da historiografia do Espiritismo.

 

O Trabalho:

- Montagem da Biografia de André Dumas

- André Dumas - Allan Kardec sua Vida e sua Obra (Biografia de Allan Kardec que foi trazida de Portugal pelo SITE PENSE)

 

Materiais em anexo ou no link

 

André Dumas

Link de acesso:

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Andr%C3%A9%20Dumas/Andr%C3%A9%20Dumas.htm

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA

 

- A pandemia e suas repercussões no Centro Espírita

Palestra realizada por Antonio Cesar Perri de Carvalho. Exibida no dia 10/06/2020, no Ciclo de Palestras virtual “Falando sobre Espiritismo”, promovido pela USE Regional de Ribeirão Preto.

 

Link de acesso:

https://youtu.be/EWJ-uRIvoLk

 

- Jesus, o Cristo

Palestra a distância proferida por Antonio Cesar Perri de Carvalho, falando sobre "Jesus, o Cristo", no dia 08/06/2020, para o Instituto Espírita de Educação de São Paulo.

 

Link para acesso:

https://youtu.be/Of-MeTux5d4

 

IDIOMA INGLÊS

Finalmente anunciamos o lançamento do filme-documentário The Downfall of the Original French Spiritist Movement post-Kardec, a versão em inglês de Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec, produzido pela Luz Espírita com a coprodução de Autores Espíritas Clássicos e EspiritArt.

 

Link para acesso:

https://www.youtube.com/watch?v=HtSa5K5OyMA&feature=emb_logo

 

IDIOMA EM PORTUGUÊS

Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec

Uma produção histórica que põe em pauta uma das questões mais curiosas — e um tanto controversa — acerca dos desdobramentos da continuação da obra de Allan Kardec, logo após a sua desencarnação (31 de março, 1869), cujo resultado foi, já no começo do século XX, o enfraquecimento e, por fim, desaparecimento quase que absoluto do Espiritismo, tanto na França — seu berço — quanto no restante da Europa e, por conseguinte, em outras regiões do mundo — com exceção do Brasil, onde, aliás, a Doutrina Espírita floresceu vertiginosamente.

 

Link para acesso:

https://www.youtube.com/watch?v=Ywf8Ftu2eUo&t=1531s

 

A LUTA SEGUE

WANDERLEI

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Andr%C3%A9%20Dumas/André%20Dumas..jpg

André Dumas

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Andr%C3%A9%20Dumas/Andr%C3%A9%20Dumas.htm

 

Roteiro Europa

Divaldo Pereira Franco

 

 

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/embed/JnviuwdJa5w?hl=en&cc_lang_pref=en&cc_load_policy=1&fbclid=IwAR2CuoZALgRnfiBnij4kDgCnbXMzdZ7Viy6UzRPlY23ORmbK0m3ZvJO8nrQ

 

 

 

 Palestra por Francisco Gabilan

Acesse no link

 

Clicar aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=YSYtEYg7GO0

 

 

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=h9zDTWtXiqM

 

RBN- Rádio Boa Nova: entrevista com Clara Gonzalez

Saudações Fraternas!

 

Esperamos que esteja bem e com saúde.

 

Você já deve ter ouvido que a pandemia do Coronavírus e suas consequências (desencarnações, desemprego, crise financeira, isolamento social e outros) têm afetado sensivelmente a saúde mental  das pessoas, elevando os casos de tentativas de suicídio, inclusive em crianças e jovens.

O fato chama a atenção e é alvo de preocupação do Governo e de instituições ligadas à infância e à  adolescência.

 

Isso, porém, afeta a todos nós...É preciso conhecer para prevenir.

 

Em entrevista concedida ao jornalista José Damião, da RBN - Rádio Boa Nova, que foi ao ar no último sábado, dia 6 de junho, a nossa autora Clara Gonzalez* – pedagoga com décadas de experiência na Educação - fala mais uma vez sobre o tema “Suicidio”, alertando a todos sobre os motivos e as formas de prevenção.

 

Ouça agora a entrevista: 

https://www.mixcloud.com/RadioBoaNova/suic%C3%ADdio-na-inf%C3%A2ncia-e-na-adolesc%C3%AAncia-sensibilidade-06062020/#repost

 

Se gostou e acha que pode ser útil a alguém, divulgue!

 

E para saber mais sobre o assunto, consulte as obras:

 

 - “Comportamento Suicida na Infância e na Adolescência-Conhecer para Prevenir”

http://www.allankardec.org.br/obras/comportamento-suicida-na-infancia-e-na-adolescencia/

 

- “Apelo aos Pais - Importância da Educação Espírita-Cristã de Crianças e Jovens”

http://www.allankardec.org.br/obras/apelo-aos-pais-importancia-da-educacao-espirita-crista-de-criancas-e-jovens/

 

Conheça melhor Clara Gonzalez: http://www.allankardec.org.br/autores/clara-gonzalez/

 

 

 

BUSS. Newsletter

Acesse no link

 

 

Clique:

https://www.facebook.com/elsa.rossi.1/posts/10158380395249183?from_close_friend=1

 

 

 

 

 

Sociedade Espírita de

Virginia, EUA

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/c5147bac-4755-4953-999a-d5019f03df6b.jpg

 

Join us Online:

Attachment and Detachment

with Angie Stewart

 

Friday, June 12 at 7:00pm ET

Kardec Radio's Facebook Page

 

The Spiritism for Kids lesson will be LIVE

at the Spiritist of Society Facebook Page at 7:00pm 

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Join us on Facebook

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/9470da08-0e61-4a59-9641-cb5e65c84ea7.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/582c40dc-96a6-4a83-8eb8-9dcd0d0f8613.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1. Let us rest assured that God oversees our lives. 

2. Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3. This is a time to revisit our priorities in life. 

4. Stay positive always.

5. Reinforce your prayers in frequency and depth.

6. We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7. Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

 Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/01_boletim.jpg

Edição 383 - 12 de junho de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0001__casais2e1591920873408.jpg

Do amor: Casais contam como o Espiritismo tem auxiliado neste momento

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0003__papoespritaracismoe1591873156620.jpg

Papo Espírita: “O Espiritismo é contra o racismo porque é imoral”

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0005__namoroeespiritismoe1591976287324.jpg

Namoro e Espiritismo: 'ficar' ou não 'ficar'?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0007.jpg

Jovens da Comunhão lançam programa Partiu Falar de Espiritismo

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0009__grupodeirradiaoe1591650859827.jpg

Grupo de Irradiação Francisco de Assis há quatro anos reúne vibrações pelo planeta

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0002__livealbertoalmeidae1591912641417.jpg

Live com Alberto Almeida vai abordar a criança interior no isolamento

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0004__marciae1591835483256.jpg

Onde foi parar minha alma gêmea?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0006__live.jpg

Schubert: a pandemia vem mostrar a necessidade de mudança do padrão vibratório da Terra

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0008_.jpg

O espírito, quando reencarna, identifica-se com a matéria?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159199743086567800/0010_.jpg

José Medrado fala sobre conflitos familiares em tempo de pandemia

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/registra_exibicao.php?id=13662|287052|596

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Centros com portas abertas ao mundo

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Com o advento da pandemia e a adoção de medidas de quarentena e de isolamento social já ultrapassando três meses aconteceu algo inimaginável: os centros espíritas com as portas cerradas!

Por outro lado, empregando-se vários recursos de comunicação pela internet abriram-se outras “portas” para a sociedade e sem barreiras físicas.

Anteriormente alguns centros já empregavam palestras, que simultaneamente às reuniões físicas, também eram transmitidas ao vivo e várias páginas eletrônicas dispunham de palestras gravadas.

Frente à inesperada emergência sanitária as instituições espíritas rapidamente precisaram buscar formas de comunicação empregando as páginas eletrônicas e as redes sociais. Mesmo que improvisada para alguns, ocorreu uma modernização acelerada para se atender às necessidades do público que estava habituado à frequência presencial e também dos colaboradores dos centros espíritas. Sim, porque os trabalhadores/voluntários também se sentiram atingidos e demonstram a carência da falta dos encontros físicos.

Há décadas habituado em atuação em instituições variadas e com viagens constantes para palestras e atividades em diversas regiões, aconteceu um fato nunca vivido: permanecer no lar! Nessa condição, restrito ao número reduzido de familiares da própria coabitação, face as orientações sanitárias relacionadas com os chamados grupos de riscos.

O ambiente do lar se transformou numa central de veiculação de informações via internet. Ainda bem que os avanços tecnológicos estão favorecendo esse novo cenário. Equipamentos como computador, tablet, fone celular acoplados ao wi-fi passam a ser peças indispensáveis.

Assim, têm surgido atividades intensas ao longo de cada semana para se atender às solicitações vindas de várias partes do país: das webtvs, web rádios e das instituições espíritas em geral.

Há uma variedade de formas de comunicação a distância: as palestras ao vivo e as gravadas, as lives pela rede social, as entrevistas, reuniões de estudo e de vibrações...

Fato inusitado foi o lançamento on line de livro através do Grupo de Estudos Espírita Hermínio Miranda, de Fortaleza, onde juntamente com os organizadores da obra, participamos do lançamento do livro “Dimensões identitárias e assistenciais do espiritismo”. A comercialização? Pela internet!

Entre várias instituições de diferentes regiões, na rotina temos colaborado com instituições em que atuamos, como a Sociedade Espírita Irmã Rosália, da época em que residimos em Brasília, e as atuais, em São Paulo. Para o Grupo Espírita Casa do Caminho, surgem as colaborações para palestras on line para as diversas reuniões sobre Evangelho e para o grupo mediúnico que realiza semanalmente reuniões de vibrações a distância, incluindo um momento de comentários evangélicos.

O grupo que, juntamente com a família, fazíamos o estudo presencial de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, transformou-se em virtual. Dessa maneira, semanalmente é feito o estudo a distância, mantendo-se bom nível de participação dos integrantes do grupo.

Essa nova experiência vivida, forçada pelas circunstâncias da pandemia, com certeza estimulará o aperfeiçoamento e a ampliação das formas de comunicação e, sem dúvida, ampliará a difusão do pensamento espírita.

Em nossa ótica, imaginamos que após se vencer esse período crítico, estaremos frente ao chamado “novo normal”, ensejando muitas transformações nas instituições espíritas. Entre essas a ampliação da rede de comunicação para as necessidades do atendimento fraterno, palestras, estudos, seminários e várias atividades, incluindo a administrativa.

Abre-se um novo cenário para a difusão do pensamento espírita.

Fontes:

Palestra evangélica: http://grupochicoxavier.com.br/bem-aventurados-os-aflitos-2/

Palestra com fundamentação histórica:

 http://grupochicoxavier.com.br/paulo-entre-os-poderes-politicos-e-religiosos/

Reunião de estudo:

http://grupochicoxavier.com.br/aflitos-em-temas-da-atualidade/

Reunião de vibrações:

http://grupochicoxavier.com.br/solidariedade-e-focalizada-em-reuniao-de-vibracao-virtual/

Entrevista: http://grupochicoxavier.com.br/roda-viva-entrevista-com-cesar-perri/

Lançamento de livro:

 http://grupochicoxavier.com.br/lancamento-on-line-de-livro-sobre-assistencia-e-espiritismo/

 

(*) Foi dirigente espírita em Araçatuba, presidente da USE-SP e da FEB.

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/centros-com-portas-abertas-ao-mundo/

 

 

 

Saibamos agradecer

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Taça de Luz. Lição nº 23. Página 73.

Psicografia em Reunião Pública, em 1954, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

 

Aprendamos a agradecer no círculo das criaturas limitadas que ainda somos, a fim de recebermos o socorro dos Mensageiros Divinos cuja sublimidade ainda não conseguimos compreender.

Cada coração que palpita conosco, amparando-nos a jornada é Alguém da Vida Superior induzindo-nos à felicidade.

A ternura de nossa mãe...

A benevolência de nosso pai...

O devotamento da esposa...

A assistência do companheiro...

O carinho do irmão...

A devoção do mestre...

A generosidade do amigo...

A direção do chefe...

O concurso do servidor...

A paciência do médico...

A tolerância do enfermeiro...

Não somente essas forças te assistem, cada hora, assegurando-te interesse e estímulo à existência...

Para estender a caridade sem ruído, como quem sabe que ajudar aos outros é enriquecer a própria existência;

Para persistir nas boas obras sem reclamações e sem desfalecimentos, em todos os ângulos do caminho;

Para negar a nossa antiga vaidade e tomar, sobre os próprios ombros, cada dia, a cruz abençoada e redentora de nossos deveres, marchando, com humildade e alegria ao encontro da vida sublime...

A indicação honrosa nos felicita.

Nossa presença nos estudos do Evangelho expressa o apelo que flui do Céu para as nossas consciências.

Chamados para a luz e escolhidos para o trabalho.

Eis a nossa posição real nas bênçãos do “hoje”.

E se quisermos aceitar a escolha com que fomos distinguidos, estejamos certos igualmente de que, em breve, “amanhã” comungaremos felizes com o nosso Mestre e Senhor.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/19-07-2019_arquivos/image021.jpg

Uma menina lê para um convalescente enquanto uma enfermeira traz o remédio do paciente.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_girl_reads_to_a_convalescent_while_a_nurse_brings_in_the_p_Wellcome_V0017068.jpg

 

Os heróis também precisam de ajuda

 

Vivemos, na Terra, um momento jamais imaginado, com a invasão de um inimigo, que exige um imenso exército de soldados especiais para o seu combate.

O front é constituído por profissionais da saúde de todos os setores.

E devem estar a postos, incansáveis, diligenciando a acolhida dos pacientes, o atendimento, a medicação.

Colaborando com as medidas legais, somos convidados a permanecer em nossos lares. O intuito é evitar a contaminação em massa.

Nesse panorama, algumas pessoas se sobressaem, com sua criatividade, auxiliando um tanto mais, como o escoteiro canadense Quinn Callander.

Para todos os que, por sua atividade, precisam fazer uso constante da máscara, alguns inconvenientes se apresentaram.

Por exemplo, a pele atrás das orelhas começou a ficar esfolada.

O jovem decidiu auxiliar. Servindo-se de uma impressora três D, criou uma pequena peça, leve e muito útil, para proteger os usuários desse desconforto.

Trata-se de um dispositivo plástico, com ganchos nas pontas onde se prendem as alças das máscaras. Parece uma extensão da própria máscara. Isso confere alívio e conforto.

De imediato, o engenhoso modelo foi compartilhado para quem o desejasse copiar e os hospitais receberam muitas doações.

*   *   *

Um jovem criativo, uma máquina avançada, uma ideia que se torna realidade, oferecendo conforto a quem está na tarefa de aliviar o sofrimento alheio.

Enquanto nos encontramos isolados em nossos lares, atendendo às normativas sanitárias, em total colaboração, não podemos esquecer dos tantos profissionais em trabalho constante.

São médicos, enfermeiros, faxineiros, garis, cozinheiros, higienizadores, motoristas, auxiliares variados.

Podendo colaborar, de alguma forma, que o façamos. Seja confeccionando máscaras para os hospitais, ou espalhando mensagens sobre a correta higienização das mãos.

Elaborando recados de esperança para um mundo em aflição. Um mundo amedrontado, que não tem certeza do que lhe trará o amanhã.

Não esquecer a comunicação contínua com pais e avós idosos a fim de saber de que necessitam, se estão bem, inclusive emocionalmente.

Organizar ou aderir a grupos virtuais de oração e de meditação, contribuindo com a boa palavra, a boa vibração.

Orar em prol da Humanidade, pelos que sucumbem e pelos seus familiares, que permanecem, com a alma estraçalhada pela partida do ser amado.

Nessa contingência, todo auxílio é bem-vindo. E precioso. Um telefonema, uma mensagem de voz, um texto encorajador.

São luzes de amor, de paz e fraternidade que devem brilhar em todas as direções.

E nós as devemos promover. Afinal, os braços de Deus contam com os nossos para a distribuição das Suas bênçãos.

Bênçãos cantadas, musicadas, bênçãos de todas as formas, para muitos ou para poucos.

Que possamos consolar um coração, acalmar uma dor, secar uma lágrima e nosso dia terá sido especial.

Pensemos a respeito e nos disponhamos, dentro das nossas possibilidades, a fazer algo, diante do panorama de necessidades tão variadas que se faz presente.

Redação do Momento Espírita.
Em 13.6.2020.

(Copiado do site Feparana)

 

 

 

VEJA MATÉRIA E  FOTOS DE QUIIN CALLANDER

https://www.washingtonpost.com/lifestyle/2020/04/16/nurses-doctors-are-posting-photos-their-faces-bruised-by-masks-boy-stepped-help/

 

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/05-01-2019_arquivos/image009.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/05-01-2019_arquivos/image008.jpg

Velha orando. Óleo sobre tela por Theophile M. Lybaert. 1915.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Theophile_Lybaert_-_Old_Flanders.jpeg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]