Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 30 de junho de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/30-06-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/29-06-2020.htm

27-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/27-06-2020.htm

26-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/26-06-2020.htm

25-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/25-06-2020.htm

24-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/24-06-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 8 - 1865

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

Hotel e Pensão de Beau Séjour, Zimmerwald, datado de 1865

Autor: Daniel GuggisbergImagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Zimmerwald_beausejour.jpg

File:Halloween-card-mirror-2.jpg

Rituais de adivinhação como o descrito neste cartão de felicitações de Halloween do início do século XX , onde uma mulher olha para um espelho em uma sala escura para ter um vislumbre do rosto de seu futuro marido enquanto uma bruxa se esconde nas sombras, pode ser uma delas. origem da lenda Bloody Mary .

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Scrying

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/16-07-2019_arquivos/image015.jpg

Ciganos adivinhação. Fac-símile de uma xilogravura na "Cosmographie Universelle" de Sebastian Münster: in folio,

Basel, 1552

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Fortune-telling

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/16-07-2019_arquivos/image016.jpg

A Bola de Cristal. Óleo sobre tela de John William Waterhouse.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_William_Waterhouse_-_The_Crystal_Ball.JPG

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/Hildegard_von_Bingen.jpg

Iluminação de Liber Scivias , mostrando Hildegard de Bingen recebendo uma visão, ditando ao escriba e desenhando em uma tábua de cera. Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Vision_(spirituality)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/30-08-2019_arquivos/image012.jpg

O Círculo Mágico. Óleo sobre tela de John William Waterhouse.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Magia#/media/Ficheiro:John_William_Waterhouse_-_Magic_Circle.JPG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/07-02-2018_arquivos/image009.jpg

O episódio bíblico da Pesca Maravilhosa em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Miraculous_Draught_of_Fishes_(La_p%C3%AAche_miraculeuse)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

 

A Dupla Vista explica o episódio da pesca maravilhosa

Veja Aqui:

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Mod-6-Rot-1-A-pesca-maravilhosa.pdf

 

A vidente de Prevorst, uma pintura a óleo de 1892. Óleo sobre tela de Gabriel Von Max

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Friederike_Hauffe

 

Hauffe nasceu em Prevorst , uma pequena vila "Em Wirtemberg , perto da cidade de Löwenstein , naquelas montanhas cujo ponto mais alto, o Stocksberg, se eleva a 690 metros acima do nível do mar, cercado por colinas e vales por todos os lados, e em uma reclusão romântica ... `com] mais de 400 habitantes, o maior número deles mantendo-se cortando lenha, queimando carvão e coletando as produções da floresta". Seu pai era guarda florestal ou guarda florestal do distrito. Ela cresceu fisicamente saudável, ao contrário de suas irmãs que foram atingidas na infância por " gota ", segundo o médico Justinus Kerner em seu livro sobre ela.

Em uma idade muito precoce, foi alegado que ela tinha "sonhos premonitórios" e podia apontar "metais e água com a varinha de avelã". Mais tarde, ela não sabia com que idade os cuidados da avó e do avô Johann Schmidgall em Löwenstein . Ele reconheceu o que foi descrito como "sensibilidade às influências espirituais". Mais tarde, seus pais a levaram de volta à aldeia isolada de Prevorst, até que a família se mudou para Oberstenfeld . Ela morou lá dos 17 aos 19 anos. Aos 19 anos, seus pais combinaram que ela ficasse noiva de uma Gottlieb Hauffe, que pertencia à família de seu tio. Em 1821, no mesmo dia de seu casamento, ocorreu o funeral do ministro de Oberstenfeld, um homem de mais de 60 anos de idade que teve grande influência espiritual nela. [3]

Depois do casamento, ela morou em Kürnbach . Ela morreu em Löwenstein.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Friederike_Hauffe

 

No roteiro cristão

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Perante Jesus. Lição nº 01. Página 08.

 

Em verdade, Cristo avança...

E se realmente necessitamos da sabedoria que lhe erija um trono de glorificação no cérebro dos homens, não podemos prescindir do amor que lhe pavimente o caminho no reino das almas.

Há cultura da inteligência e há cultura do coração.

É por isso que, aceitando o campo vasto do Espiritismo Evangélico por abençoada escola de preparação, à frente do futuro, compreendemos que a fenomenologia possui o destacado lugar que lhe compete, nos arraiais doutrinários, e não ignoramos que as ilações filosóficas constituem complemento inalienável do esquema de ensinamentos que integram o patrimônio sublime da Nova Revelação.

Assinalamos, no entanto, por serviço urgente e inadiável a educação do homem interior, afeiçoando-o ao Evangelho Redivivo, nos padrões do Cristo, gerando energias do caráter e do sentimento, únicos moldes de elevação moral, suscetíveis de garantir a renovação do mundo.

Se o Mestre torna ao planeta, por intermédio de vozes inúmeras, que se fazem emissárias do seu Verbo de Luz, não podemos, indiscutivelmente, olvidar a construção dos caminhos espirituais, destinados a veicular-Lhe a Divina Influenciação.

 E por esse motivo que nos detemos no esforço de erguimento da alma popular a mais altos níveis, a fim de que a fortuna científica de alguns se descentralize, em benefício de todos, e para que a bênção do amor se incline ao fundo vale, onde se debatem as forças desvairadas da discórdia e da ignorância, desintegrando as nuvens de miséria e de dor que impedem a planificação da Terra melhor, sob a inspiração do nosso Divino Mestre.

Nesse sentido, urge nos convertamos, não somente em ouvintes atenciosos da palavra ou em pregoeiros da fraseologia brilhante, mas igualmente em trabalhadores ativos e sinceros, capazes de suportar a charrua pesada nas tarefas sacrificiais da nova sementeira, colaborando na edificação do homem renovado, efetivamente digno do título da humanidade que vaidosamente ostentamos.

A esfera de serviço agiganta-se, sob todos os aspectos, e Jesus, na vanguarda, pede mãos operosas e corações devotados ao Infinito Bem que extirpem da plantação espiritual do mundo os vermes destruidores do egoísmo e do orgulho, da maldade e do ódio, sem eliminar a vida promissora das vergônteas valiosas que enriquecerão a gleba planetária, no futuro grandioso, reclamando braços que não se recolham, desalentados e indolentes, diante da perturbação e do sofrimento, da dificuldade e da sombra, colocando, acima de tudo, a obra que nos compete desenvolver, e incentivando, com o milagre da boa vontade incessante, a criação da mente cristã, segura e compreensiva, apta a aplicar, com alegria, os sagrados princípios que a Boa Nova nos convida a materializar, na legítima consagração do reino do amor entre todas as criaturas.

A hora moderna, saturada de doutrinação verbalística, através da hipertrofia da inteligência, exige entendimento e ação, ensino e prática, teoria e exemplo, palavras e obras, conclusões e fatos, ideal e realização.

A crise de instrutores gera crises de ignorância, tanto quanto a preguiça do semeador faz a indigência do celeiro.

E para que não nos despenhemos nos precipícios da morte e da treva, plasmando com a nossa própria riqueza cerebral o catafalco de nossas grandezas, é imprescindível a concentração de grandes falanges de Servidores da Luz, no aperfeiçoamento do coração, a fim de que o Senhor encontre sendas libertas, nos campos do espírito em que nos agitamos, promovendo, com segurança, a nossa redenção.

Em toda parte, esperam por nós a educação e a assistência, solicitando-nos não apenas projetos salvacionistas, mas também atividade regeneradora e trabalho fecundo para que todos os nossos companheiros de peregrinação terrestre, nas diversas estações em que a nossa romagem se subdivide, encontrem na atuação de nossa fé o concurso da fraternidade real, sentida, vivida e intensamente aplicada, possibilitando a manifestação do Reino de Deus, entre nós, na exaltação do presente e na garantia do porvir.

Eis porque o Espiritismo para nós outros significa acesso à Boa Nova, compelindo-nos à melhoria da comunidade pelo aprimoramento de nós mesmos.

Nele encontramos a Doutrina de Luz, descerrando Templos de caridade e compreensão no espírito humano, arrebatando-nos a alma ao cárcere das trevas e conduzindo-nos ao trabalho salutar e santificante, através do qual traçaremos o roteiro iluminado em que o Mestre nos retomará ao seu regaço, reconquistando-nos para o engrandecimento do seu Reino de Amor, hoje e sempre.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Ficheiro:Christ in the House of Martha and Mary 1628 Jan Bruegel2 and Rubens.jpg

Cristo na casa de Marta e Maria. Óleo sobre carvalho de Jan Brueghel, o Jovem  e Peter Paul Rubens

Imagem copiada de

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christ_in_the_House_of_Martha_and_Mary_1628_Jan_Bruegel2_and_Rubens.jpg

 

Francisco Cândido Xavier

(02-04-1910 / 30-06-2002)

Francisco Cândido Xavier,[1] mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo2 de abril de 1910 — Uberaba30 de junho de 2002), foi um médiumfilantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.[4][5][6][7] [8][9] Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que publicou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.[1]

Chico Xavier alegava ter psicografado mais de 450 livros,[10][11] tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares[12][13] e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história,[14][15] mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.[4][5][12][13][14][1] Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.[4][13] Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.[13][16]

O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo.[12][13][14][17][18]

Chico recebeu várias homenagens e honrarias. Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz,[19] tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura;[20] em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier;[21] e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier

 

Parabéns, Francisco Cândido Xavier,

(Pedro Leopoldo, MG,  02-04-1910 / Uberaba, MG, 30-06-2002)

 

Leia o Especial do Centenário de Chico Xavier

Clicar:

 http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/04/este-email-especial-e-um-tributo-chico.html

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/02-04-2018_arquivos/image013.jpg

Chico Xavier psicografando.

cx-03

Primeira foto de Chico Xavier publicada em reportagem de Clementino Alencar em 1/5/1935
Fonte: Notáveis reportagens com Chico Xavier, Ide, Araras, 2002

cx-05

Francisco Cândido Xavier ladeado pelo repórter de O Globo, Clementino de Alencar

e seu irmão José Xavier no ano de 1935. Foto contida no livro Notáveis Reportagens com Chico Xavier, editada pelo IDE, Araras, SP

 

Biografia de Francisco Cândido Xavier

 

Filho do operário João Cândido Xavier e da doméstica Maria João de Deus. Nasceu a 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo. A desencarnação de dona Maria João de Deus, deu-se a 29 de setembro de 1915, quando o Chico tinha apenas 5 anos. Dos nove filhos (Maria Cândida, Luzia, Carmosina, José, Maria de Lourdes, Chico, Raimundo, Maria da Conceição e Geralda), seis foram entregues a padrinhos e amigos. Chico sofreu muito em companhia de sua madrinha, que era obsediada. Conta ele, que apanhava três vezes por dia, com vara de marmelo. O pai de Chico casou-se novamente; desta feita com Cidália Batista, de cujo casamento advieram mais seis filhos (André Luiz, Lucília, Neusa, Cidália, Doralice e João Cândido).* Por essa ocasião, deu-se o seu retorno à companhia do pai, dos irmãos e de sua segunda mãe dona Cidália, que tratava a todos com muito carinho. Sua escolaridade vai até o curso primário, como se dizia antigamente. Trabalhou a partir dos oito anos de idade, de 15h às 2h, numa fábrica de tecidos. Católico até o ano de 1927, o Padre Sebastião Scarzelli era seu orientador religioso. Com a obsessão de uma de suas irmãs, a família teve que recorrer ao casal de espíritas, Sr. José Hermínio Perácio e dona Carmem Pena Perácio, que após algumas reuniões e o esforço da família do Chico, viu-se curada. A partir daí, foi mantido o Culto do Evangelho no Lar, até que naquele ano de 1927, o Chico, respeitosamente, despediu-se do bondoso padre, que lhe desejou amparo e proteção no novo caminho. (...) No ano de 1927, funda em Pedro Leopoldo, junto com outras pessoas, o Centro E | A Polivalência de sua Obra Literária | É bastante diversificada a obra literária do Chico, senão vejamos: o primeiro livro publicado foi "Parnaso de Além Túmulo", escrito por 56 poetas desencarnados, compreendendo brasileiros e portugueses. Foi recebido no período de 1931 a 1932. Na época, sua idade era de apenas 21 anos. Com esta obra, Chico começa por onde a imensa maioria dos medianeiros psicógrafos principia. Detém em sua produção Prosa e Verso, que nós, na mera condição de leitor, classificamo-la como sendo: Reveladora: Com a publicação da obra Nosso Lar, o espírito André Luiz inicia primorosa coleção em que se ressalta, dentre tantas informações, o caráter revelador da obra, onde se tem registrado o cotidiano, o dia a dia da vida extrafísica. Identificadora: Assim chamamos a literatura poética, como no caso do "Parnaso". Se "estilo é maneira de exprimir os pensamentos, falando ou escrevendo" (Aurélio), no Parnaso figuram quase 6 dezenas de poetas da Língua Portuguesa, dentre os mais consagrados. Aí, a comparação entre o poeta, quando na vida física e quando retorna ao plano espiritual, torna-se inevitável. Mensagem: Chamamos livros de mensagens, aqueles compostos por mensagens avulsas, de temas variados, de espíritos diversos. (Ex: Mãos Unidas, Respostas da Vida, etc). Romanesca: Destacamos, neste gênero, os cinco romances de Emmanuel (mentor do médium): Há Dois Mil Anos (abrange o período histórico de 31 a 79 D.C), Cinqüenta Anos Depois (ano 131 - D.C), Ave Cristo (abrange o período 217 a 258 D.C), Paulo e Estevão (depois da morte de Jesus até aproximadamente anos 70 D.C) e Renúncia (cobrindo a segunda metade do século XVII, iniciado em 1662 - reinado de Luiz XIV de França). Há Dois Mil Anos foi escrito no curto espaço de 24/10/38 a 09/02/39, em intervalos das atividades profissionais do Chico. Chamamos a atenção para a chamada Cronologia Romana reconhecida por experts como autêntica. A obra suscitou o aparecimento do livro Vocabulário HistóricoGeográfico, de Roberto Macedo, versando sobre o vocabulário existente nos cinco romances supra citados. Histórico-Geográfico: A exemplo dos livros "A Caminho da Luz" e romances de Emmanuel (já citados), "Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" de Humberto de Campos. Conto: merecem destaque Jesus no Lar, de Neio Lúcio, Almas em Desfile e A vida Escreve, de parceria com o médium Waldo Vieira, de autoria espiritual de Hilário Silva e Contos e Apólogos, Reportagens de Além Túmulo, Contos Desta e Doutra Vida, autoria espiritual de Humberto de Campos, além de outros. Reportagem: Encontramos o trabalho de Humberto de Campos, que com vigor e talento, do plano da imortalidade envia-nos reportagens notáveis como a que realiza com o apóstolo Pedro, no livro Crônicas de Além-Túmulo, ou com Napoleão, no livro Cartas e Crônicas ou ainda quando entrevista a famosa atriz Marilyn Monroe, no livro Estante da Vida. LITERATURA INFANTIL Através de autores como Neio Lúcio, Casimiro Cunha e outros. LITERATURA JOVEM Livros de espíritos que ainda jovens retornaram ao plano espiritual, como a obra de Jair Presente, de Augusto César e outros, cuja característica principal são, as gírias praticadas pelos jovens, notadamente no período em que surgiram. LITERATURA UNIVERSITÁRIA De nosso conhecimento, coube à Professora Ângela Maria de Oliveira Lignani inserir a obra literária do Chico nos meandros universitários. A professora em questão logrou aprovação no Curso de Mestrado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Teoria da Literatura. Dissertação com 200 páginas, cujo título é "Psicografia e inscrições discursivas: a escrita de Chico Xavier". LITERATURA HUMORÍSTICA Lulu Parola, Cornélio Pires e outros trazem aos leitores rica obra com esta característica. LITERATURA CIENTÍFICA Por se compor de Ciência, Filosofia e Religião, invariavelmente, qualquer obra dita espírita mostra esta tendência, mas, especificamente podemos citar as de André Luiz como "Evolução em Dois Mundos" e "Mecanismos da Mediunidade". LITERATURA EVANGÉLICA O Evangelho é tema de vasta obra psicografada pelo Chico, especialmente de Emmanuel: Caminho, Verdade e Vida, Pão Nosso, Vinha de Luz, Fonte Viva, Livro da Esperança, Palavras de Vida Eterna, Segue-me, Bênção de Paz. | Ressonância de sua Obra | NO CINEMA Da mensagem publicada no livro "Somos Seis" resultou o filme Edifício Joelma. NO TEATRO Várias compilações de obras diversas resultaram na peça teatral "Além da Vida", apresentada por atores e atrizes profissionais. NA TELEVISÃO Tanto na extinta Rede Tupi (associada) quanto na Rede Globo, adaptou-se como novela o livro "Nosso Lar", sob o título de "A grande viagem", com amplo sucesso. NO RÁDIO Apresentação do chamado rádio-teatro, como o romance "Há Dois mil Anos", teatralizado na Rádio Mundial. Programas radiofônicos veiculando páginas espíritas. Nos mais diversos ambientes, deparamos afixadas páginas psicografadas pelo Chico, porém, nem sempre de origem identificada. NO JUDICIÁRIO Conforme se vê no livro Lealdade, organizado pelo laborioso tarefeiro espírita, Hércio Marcos, do IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras/SP, relatando que, com base em mensagem psicografada pelo Chico, o MM. Juiz da causa absolveu o réu no douto judiciário do estado de Goiás. NA MÚSICA Já nos idos de 1970, o astro da canção brasileira, Roberto Carlos, revelava no Programa Flávio Cavalcanti, a influência das obras do Chico nas letras das músicas que compõe. São inúmeras as letras psicografadas pelo Chico que foram e são musicadas, daí resultando belas canções, tais como: Alma Gêmea e Companheiro, letras de Emmanuel. A Prece, letra de João de Deus, Diretrizes adaptado do trecho de Bezerra de Menezes.. Fábio Júnior, Vanuza e Moacir Franco, sempre demonstraram grande carinho pelo Chico, inclusive, homenageando-o através de músicas de suas autorias. Inúmeros LP\'s (hoje em desuso) e incontáveis CD\'s enriquecem a fonografia patrícia, oriunda da obra do Chico. NA PINTURA Através do chamado processo ideoplástico a exuberante mediunidade do Chico tem proporcionado o surgimento de quadros maravilhosos, como o do Senador romano Publius Lentulus e o retrato de Maria (vide Anuário Espírita 1986). ABRANGENDO IRMÃOS DE OUTRAS TERRAS A monumental obra psicografada pelo Chico já teve livros traduzidos para o esperanto, o francês, o inglês, o espanhol, o japonês, o tcheco e o polonês. NA ASSISTÊNCIA SOCIAL Pelo fato de o Chico, invariavelmente, registrar em cartório a doação dos direitos autorais a que teria direito em favor de instituições beneficentes, que pela lei do homem lhe caberia sobre 412 obras, tal procedimento possibilita grande fonte de recursos a essas instituições mesmo depois de sua morte. E já são mais de 30 milhões de exemplares editados. CHICO SELA COMPROMISSO COM O ESPÍRITO EMMANUEL A data do início do mandato mediúnico do Chico é considerada 8 de julho de 1927, mas o reencontro com seu guia espiritual Emmanuel, deu-se nos fins de julho de 1931 (ver interessante diálogo que se estabeleceu entre os dois, conforme relata o livro "Chico Xavier Mandato de Amor", UEM, p. 30-31). QUEM ERA EMMANUEL Senador romano na época do Cristo, conhecido por Publius Lentulus. De lá para cá do nosso conhecimento, surge nas figuras do escravo Nestório, do Padre Manoel de Nóbrega (fundador de São Paulo) e do Padre Damiano, reencarnado na Espanha. O relacionamento entre os dois, "se perde na poeira dos sóis", segundo informação que o Chico nos prestava, por informação do mentor espiritual. JESUS – KARDEC – EMMANUEL Como é sabido, a interação Jesus-Kardec-Emmanuel é absolutamente harmônica. E desde aquele longínquo 31 de julho de 1931, Emmanuel já determinava: " - se algum dia eu conflitar com Jesus e Kardec, me abandone Chico". Nesse clima de absoluta interação é que para comemorar centenários respectivos, da obra que compõe o "Pentateuco Luz", no dizer de Nenê Aluotto, temos: - em 1959, surge o livro Religião dos Espíritos, em comemoração ao centenário do Livro dos Espíritos; - em 1960, o livro Seara dos Médiuns, em comemoração ao centenário do Livro dos Médiuns; - em 1961, o livro Justiça Divina, em comemoração ao centenário do livro Céu e Inferno; - em 1964, o livro da Esperança, em comemoração ao centenário do Evangelho Segundo o Espiritismo. Todos esses livros de autoria de Emmanuel. O Chico recebeu além desses, de espíritos diversos, o livro O Espírito da Verdade, ainda comemorativo ao centenário do Evangelho Segundo o Espiritismo. CHICO FALA DE SUA PRÁTICA MEDIÚNICA No livro Parnaso de Além Túmulo, Ed. FEB - 1972 - Comemorativa do 40º aniversário de lançamento, pág. 33, Chico diz a respeito: "A sensação que sempre senti, ao escrevê- las (referindo-se a poesias recebidas mediunicamente), era a de que vigorosa mão impulsionava a minha. Doutras vezes, parecia-me ter em frente um volume imaterial, onde eu as lia e copiava; e, doutras, que alguém mas ditava aos ouvidos, experimentando sempre no braço, ao psicografá-las, a sensação de fluidos elétricos que o envolvessem, acontecendo o mesmo com o cérebro, que se me afigurava invadido por incalculável número de vibrações indefiníveis. Certas vezes, esse estado atingia o auge, e o interessante é que parecia-me haver ficado sem o corpo, não sentindo, por momentos, as menores impressões físicas. É o que experimento, fisicamente, quanto ao fenômeno que se produz freqüentemente comigo." MÉDIUM COMPLETO Poder-se-á dizer que Chico foi um médium completo, tanto do ponto de vista moral quanto da técnica mediúnica. O saudoso professor Herculano Pires o chamava de "homem-psi". Elias Barbosa diz que dele poder-se-á dizer "do alto dos telhados", tratar-se do maior médium psicógrafo do mundo. O culto e saudoso professor Rubens Romanelli, dizia com relação a Chico Xavier: "Trata-se de um dos maiores autodidatas que já conheci". CURIOSIDADES ACERCA DA PROFÍCUA PRODUÇÃO PSICOGRÁFICA DE CHICO De uma certa feita na bela cidade triangulina de Uberlândia, o saudoso tarefeiro espírita Zenon Vilela passou para o papel, a seguinte informação: No ano de 1952, Chico psicografou 2 livros, em 2 dias: Roteiro, de Emmanuel, com 172 páginas e Pai Nosso, de Meimei, com 104 páginas. No ano de 1963, Chico psicografou 2 livros, em 2 dias: Opinião Espírita, com 204 páginas e Sexo e Destino, com 360 páginas. No dia 31 de março de 1969 (data comemorativa do falecimento de Kardec, mera lembrança nossa), Chico psicografou 2 livros, no mesmo dia: Passos da Vida, com 156 páginas e Estante da Vida, com 184 páginas. Chico é apontado como fenômeno na aceitação do leitor. Dos dez melhores livros do século, em pesquisa realizada por órgãos da imprensa espírita, sete são da psicografia do Chico. O primeiro lugar coube ao livro Nosso Lar, na 48ª edição, com mais de 1.200 milheiros de exemplares editados. Ao longo de seus 75 anos de mandato mediúnico tornaram-se incontáveis os títulos honoríficos a que fez jus: - dezenas de cidadanias; - mais de uma centena de biografias; - instituiu-se a Comenda da Paz Chico Xavier, por decreto estadual; - Comenda Chico Xavier instituída pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo; - o Mineiro do Século, por promoção da Telemar e da Rede Globo Minas, etc, etc; - pelos auditores independentes da Receita Federal, foram eleitas as 8 mais importantes figuras mundiais: Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Mandela, Sabin, Carlitos, Santos Dumont, Gandhi e Che Guevara. - O Maior Brasileiro da História por promoção da Revista Época - 2006. Por dados estatísticos fornecidos por órgãos da Imprensa Nacional, em seu velório que se iniciou no domingo, 30 de junho, até terça-feira, 2 de julho do ano de 2002, em certos momentos, a fila chegou à extensão de 4 km. E diante do esquife, a média era de 40 pessoas, a cada minuto. Era comovente a serenidade e o silêncio do povo, apesar de ter que esperar horas e horas seguidas na fila, sob o forte sol uberabense, para a despedida aos despojos físicos do médium. Foi sepultado com honras militares debaixo de uma chuva de pétalas de rosas. Eric Fronn nos ensina que "só o amor é justificativa à presença humana". O Chico "triplica" essa justificativa. Muitos o cognominam: "um homem chamado amor". Fonte: Portal www.100anoschicoxavier.com.br * Ver a síntese genealógica do Chico, no livro "Chico Xavier, Mandato de Amor" . UEM, p. 284)

 

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Francisco-Candido-Xavier.pdf)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/02-04-2018_arquivos/image016.jpg

A família de Chico Xavier. Pedro Leopoldo, MG. Chico, o terceiro a partir da esquerda,  ao lado do pai.

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques, de Pedro Leopoldo, MG.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/02-04-2018_arquivos/image017.jpg

Chico Xavier participando do Culto do Evangelho no Lar da família Perácio.

Imagem cedida por Oceano Vieira de Melo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/02-04-2018_arquivos/image018.jpg

ROSTO DA 1ª. EDIÇÃO  DO LIVRO PARNASO DE ALÉM TÚMULO, NO ANO DE  1932; 

E CAPA DO MESMO LIVRO NA EDIÇÃO DE 1939, QUE É A MAIS CONHECIDA. FEB

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/02-04-2018_arquivos/image019.jpg

Chico Xavier (D)  no ano de 1941,  na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, MG,

 recebendo visita de dama da sociedade paulista. Foto do arquivo de Geraldo Leão.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/02-04-2018_arquivos/image020.jpg

Chico Xavier,  aos 90 anos, trabalhando como sempre. Foto Ismael Gobbo

 

Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

 

Divaldo Franco e a caminhada pela paz

 

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/06/Divaldo.jpg

 

Construir a paz, promover o bem e valorizar a vida para a edificação do Mundo Novo é o que move a Federação Espírita Brasileira. Ao longo de 137 anos, a instituição contou com diversas personalidades que contribuíram para uma caminhada mais sólida e pautada na caridade, na paz e no bem. Pelo incansável trabalho espiritual e material em prol da divulgação do Espiritismo, com ideias, palavras e ações sempre calcadas no bem social, trazemos hoje nossa gratidão ao médium baiano Divaldo Pereira Franco.

Embaixador da ONU pela Paz, médium de centenas de obras espíritas-cristãs, expositor espírita consagrado no mundo, pai de seiscentas crianças adotadas, que educa com base nos ensinamentos cristãos-espíritas, Divaldo Franco é um dos maiores divulgadores da Doutrina Espírita há mais de setenta anos. É toda uma existência dedicada ao estudo e à prática do Evangelho, semeando a caridade e a paz por onde ele passa.

Nas mais de doze mil palestras realizadas pelo mundo, nos mais de 250 livros publicados, são incontáveis os lares consolados por ele e sua equipe de abnegados colaboradores. Há décadas, inúmeras famílias são alimentadas e educadas, com as rendas e doações obtidas por ele. Suas crianças recebem, em Salvador, BA, abrigo, vestuário, alimento, educação, carinho e respeito, ao entrar na Mansão do Caminho. Muitos são aqueles jovens que também obtiveram, ali, uma formação profissional e hoje constituíram famílias honradas, que lhe têm profunda gratidão.

Na instituição baiana Mansão do Caminho, que é referência de atendimento social, além dos filhos de Divaldo, 3.200 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, diariamente são atendidos. Todos os que vão ali recebem apoio em saúde, educação, cidadania e espiritualidade.

Você e a Paz é o nome do movimento criado por Divaldo há vários anos, que se tornou também um dos focos do seu trabalho. Esse movimento ganhou o mundo com o objetivo de conclamar as pessoas à convivência pacífica e pacificadora. Você e a Paz proporciona nossa reflexão e ação em em prol de uma Humanidade melhor. Grandes são os benefícios físicos e espirituais que a paz nos proporciona neste mundo em transição. Por este trabalho, o médium baiano recebeu, em 2005, o título de Embaixador da Paz no Mundo, concedido pela Embassade Universalle Pour la Paix em Genebra, na Suíça.

Lembra-nos o Espírito Agostinho que: “Para que a ação esteja revestida de mérito e santidade, o trabalho no bem com a sublimação da inteligência ser-nos-á testemunho de cada instante”. Com Divaldo, testemunhamos uma caminhada em que se semeia amor, paz, na vivência plena e diária do Evangelho de Jesus. A cada passo evidencia que é pelo fruto do trabalho silencioso, incessante e árduo que reconhecemos os trabalhadores de bem.

Firme nos propósitos da divulgação do Espiritismo, Divaldo Pereira Franco exercita o amor na tarefa mediúnica consoladora. Ciente da responsabilidade de seu compromisso no bem, ele segue empenhado na tarefa de servir ao próximo.

Que Deus revigore as forças e a saúde, bem como conserve na paz que o Cristo nos trouxe, esse querido médium, tribuno, semeador da caridade e da paz. 

Em nome da FEB e do Movimento Espírita, expressamos a você, Divaldo, todo o nosso reconhecimento, respeito e gratidão.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/06/25/divaldo-franco-e-a-caminhada-pela-paz/)

 

Palestra por Vanessa Anseloni. 11/07/2020. Transmissão pela Kardec Radio e Web Rádio fraternidade.

 

 

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Livro Novo: Páginas de Gratidão, de Chico Xavier

O livro “Páginas de Gratidão”, inédito e lançado pelo Grupo Espírita Emmanuel – GEEM, de São Bernardo do Campo, traz os discursos de Chico Xavier ao receber nos anos 1970 títulos de cidadania em seis cidades: São Bernardo do Campo, o então Estado da Guanabara (Rio de Janeiro), São Paulo, Campinas, Araguari e Belo Horizonte. O organizador Caio Ramacciotti, destaca que inspirado por Emmanuel, em cada solenidade legislativa Chico fazia revelações surpreendentes. Por exemplo, várias informações sobre o padre Manuel da Nóbrega e João Ramalho, no evento público de São Paulo; em Campinas destacou Carlos Gomes. Sobre esta última foi incluído no livro comentários do reconhecido historiador de Campinas-SP, Jolumá Britto, que na época enviou uma apreciação confirmatória de episódios citados por Chico, ao dr, Mário Tamassía, que era uma referência espírita de Campinas. O novo livro traz subsídios para os estudiosos da vida de Chico Xavier e contribuiu para a compreensão espiritual de episódios históricos das cidades citadas.

Informações: http://www.geem.com.br/paginas-de-gratidao

De: http://grupochicoxavier.com.br/paginas-de-gratidao-de-chico-xavier/

 

Capa do livro: Páginas de Gratidão do GEEM

 

 Palestra on line com Sérgio Thiesen

Inscreva-se e acesse. Veja abaixo os links

 

 Veja programações da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

 

ACESSE AQUI:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/3052986951464967/

 

 

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP  

Olá! Boa tarde!

Tudo bem com você? Espero que sim!


Entrevistamos na última edição do Correio Fraterno o psicólogo Fernando Porto, diretor do Departamento de Atendimento Espiritual da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Fernando Porto

 


Ele analisa a situação atual do movimento espírita e o impacto emocional no fechamento das casas espíritas.

Fernando destaca a importância da atenção dos dirigentes e lideranças espíritas sobre as mudanças que acontecerão na participação e frequência nas casas espíritas.

Fala também sobre mudanças dos hábitos e os problemas emocionais ocasionados pela crise: www.bit.ly/ImpactoFechamento

“O centro espírita tem por missão atender à necessidade geral dos indivíduos, particularmente aos espíritos combalidos pelas angústias do mundo, aos pobres de espírito destituídos do esclarecimento superior e ainda dos necessitados do pão material e espiritual. É para esses que ele se faz mais necessário”, comenta o entrevistado.

Acompanhe a entrevista e reflita também sobre o futuro e a ansiedade pelo retorno à rotina das palestras, passes e estudos nos centros espíritas: www.bit.ly/ImpactoFechamento

Espero que você goste!

Até a próxima,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

 

Evangelho Presente

 

LINK DA PÁGINA

https://www.youtube.com/channel/UC_OWurF14ZxqrZFhP3G6R_Q?view_as=subscriber

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Sirlei Nogueira)

 

FEB disponibiliza material gratuito para estudo do Espiritismo

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/inconveniencia.jpg

 

Confira a variedade de materiais para estudo e pesquisa que a Federação Espírita Brasileira oferece em seu Portal e aproveite a ocasião para conhecer e se aprofundar mais no estudo da Doutrina Espírita. São apostilas, livros, obras com conteúdo edificante que lhe trarão a oportunidade de ler no próprio site ou fazer o download para o seu computador. Faça-nos uma visita e descubra o que temos para você: https://www.febnet.org.br/portal/category/downloads/estudo/

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/06/24/feb-disponibiliza-material-gratuito-para-estudo-do-espiritismo/)

 

Publicação da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/79/original_topo-09-2019.jpg?1568138676

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/278/original_26_06-Reforma_Intima_-_Jun_2020.png?1592218274

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/279/original_24_06-Genese_da_Alma_-_Jun_2020.png?1592218292

Participe do sorteio no Instagram e concorra a
duas assinaturas digitais conjuntas!

Clique na imagem abaixo.

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/277/original_Sorteio_Instagram_-_Jun_2020.png?1592217970

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/274/original_Livros_Quarentena_-_Mai_2020.png?1591815694

Assine a Revista Internacional de Espiritismo e o jornal O Clarim:

Clique aqui e escolha o plano de sua preferência.

 

Em busca de Kardec - Documentário

 

Boa notícia! Estreia do nosso documentário Em busca de Kardec!

Atenção:
Como acessar o canal Prime Box Brasil:
Oi TV: Canal 85 (Satélite SES-6)
Claro TV: Canal 156; Canal 656 (HD)
CCS TV: Canal 41
Vivo TV: Canal 540 (satélite Amazonas); Canal 109 (satélite Intelsat 34) NET: Canal 156; Canal 656 (HD)
Sky: Canal 157
Para assistir pela intenet é preciso assinar o canal Prime Box:
https://boxbrazilplay.com.br/#/

 

 

 

 

(Informações recebidas de Dora Incontri e de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação BUSS

Londres, Reino Unido

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Informações da Sociedade Espírita de

Virginia, EUA

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/c5147bac-4755-4953-999a-d5019f03df6b.jpg

 

Join us Online:

The Art of Moving On

with Stevan Bertozzo

 

Friday, June 26 at 7:00pm ET

Kardec Radio's Facebook Page and YouTube Channel

 

The Spiritism for Kids lesson will be LIVE

at the Spiritist of Society Facebook Page at 7:00pm 

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Join us on Facebook

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/1540aa9f-33ea-4a01-b062-045b99938769.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/582c40dc-96a6-4a83-8eb8-9dcd0d0f8613.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1. Let us rest assured that God oversees our lives. 

2. Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3. This is a time to revisit our priorities in life. 

4. Stay positive always.

5. Reinforce your prayers in frequency and depth.

6. We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7. Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

 

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/01_boletim.jpg

Edição 385 - 26 de junho de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0001__arte_nova_volunta769rio__comunha771o_flavio.jpg

Voluntariado: “Meus problemas não eram nada diante de tantas dores no mundo”

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0003__papoespritacompulsoe1593102783159.jpg

Os perigos da compulsão durante a
pandemia

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0005__marcia2e1593089136913.jpg

Desafios do envelhecimento

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0007__fabiolae1592767634465.jpg

A importância da terapia complementar em tempos de pandemia

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0009__livejacobmagnetismoe1592402534207.jpg

Jacob Melo: “Somos seres magnéticos”

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0002__olivrodosespritosidiotiae1593092969243.jpg

Idiotismo e Loucura em O Livro dos Espíritos em Nossa Vida

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0004__camilamachado2e1592427821606.jpg

Partiu Falar de Espiritismo: um bate papo com os jovens por Camila Machado

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0006__padese1592920610909.jpg

Será que é tudo culpa do obsessor?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0008__livejooleale1592823824682.jpg

João Leal: Mantenha a máscara na sua face, mas abra o seu coração

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159319664548196600/0010__colunadivaldoimortalidadedaalmae1593090793625.jpg

Artigo de Divaldo Franco: Imortalidade da alma

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Trabalho e consciência

 

O sol apenas despertara a aurora e a brisa fresca da manhã trazia notícias de que a chegada do inverno estava próxima.

No parque, poucas pessoas faziam sua caminhada matinal.

A agitação das aves era notada por aqueles que sabem apreciar esses detalhes da natureza.

Numa árvore próxima a uma pequena ponte, um joão-de-barro construía sua morada.

Lá estava ele... esticando o pescoço o quanto dava para construir a parte superior do ninho.

Do pequeno monte de barro depositado na parte inferior do ninho, ele retirava porções mínimas com o bico e fazia os retoques nas laterais.

Um trabalho árduo, para quem não tem mãos, não tem ferramentas, não tem ajuda de ninguém... Tem apenas o bico e asas para voar em busca de matéria-prima.

Um pássaro muito pequeno, um exemplo de dedicação e de fidelidade ao instinto recebido do Criador.

O joão-de-barro não se importava com seus vizinhos, com os predadores, com as intempéries. Apenas construía seu ninho com esmero, sem preguiça.

No entanto, nem todos os pássaros são exemplos de dedicação semelhante.

O chupim, ou engana-tico, pássaro muito comum no Brasil, não constrói ninho. A fêmea procura um ninho de tico-tico ou de outra espécie, joga fora o ovo que encontra e coloca, no lugar, o seu próprio ovo.

A verdadeira dona do ninho não se dá conta e choca o ovo da invasora.

O filhote de chupim nasce maior do que sua mãe adotiva, que se desdobra para alimentá-lo até que tenha condições de buscar o próprio sustento.

Duas aves, duas situações bem diferentes. Uma trabalha, a outra engana, rouba e mata.

Assim também acontece entre nós.

Existem homens que trabalham com dedicação, seriedade, honestidade, honradez.

E existem outros que vivem do esforço alheio. Nada produzem. Nada edificam. Aproveitam-se do trabalho alheio e são hábeis para enganar.

São verdadeiros parasitas sociais. São hipócritas, malandros, e se dizem espertos.

Têm orgulho de lesar o erário, pessoas, fazer conluios, conchavos, negociatas...

Enchem os cofres com o dinheiro das drogas, das barganhas, das vilanias, das guerras.

São os chupins da Humanidade...

Pobres criaturas que pensam enganar a Lei Divina.

*   *   *

Ao contrário dos chupins que só têm o instinto animal, os seres humanos temos responsabilidade moral sobre todos os atos praticados, em sã consciência.

Assim, mais cedo ou mais tarde, teremos que devolver às soberanas leis que regem o Universo moral, tudo o que tenhamos retirado de forma ilícita.

Do tribunal chamado consciência, nada escapa, nada se perde.

Por isso nos perguntemos, com toda sinceridade: somos joão-de-barro, ou somos chupim?

Em prol da própria saúde mental, se a resposta pender para chupim, vale a pena uma mudança radical de atitude... Porque a vida não termina no túmulo, e todos receberemos conforme nossas obras.

*   *   *

Ninguém engana a própria consciência fugindo ao dever.

Na grande folha de pagamento do Código Divino, estão registrados todos os nossos serviços, nossos desserviços e nossas faltas.

E será segundo esses registros que responderemos no além-túmulo.

Pensemos nisso, mas pensemos agora!

Redação do Momento Espírita.
Em 29.6.2020.

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/25-04-2013_arquivos/image034.jpg

Casa de João-de-Barro, nas proximidades do Banco do Brasil, no Eixo Monumental, em Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

Homenagens pelas datas de Benedita e Chico Xavier

Antonio Cesar Perri de Carvalho

No dia 27 de junho transcorrem 137 anos de nascimento de Benedita Fernandes (1883-1947), pioneira da assistencial social espírita em Araçatuba e região.

Acometida da chamada “loucura”, perdeu contato com a família e vagou pelo Estado até chegar em Penápolis. Em função dos temores que ela provocava na população acharam prudente colocá-la numa cela da Cadeia Pública. Por coincidência o carcereiro era espírita e observou que ela seria portadora de uma cruel obsessão espiritual.

O carcereiro Padial e o dirigente espírita João Marchezi se dispuseram a tratá-la espiritualmente e ela recobrou a consciência. Em meados dos anos 1920 Benedita se estabeleceu em Araçatuba e começou a trabalhar como lavadeira no então Patrimônio de Dona Ida, atual bairro Santana. Grata pela cura obtida resolveu se dedicar com as companheiras lavadeiras a atender crianças abandonadas e aqueles que eram rotulados de “loucos”. A todos atendia com carinho e autoridade e, como médium, conseguia equilibrá-los.

Aos 06/03/1932 ela fundou a Associação das Senhoras Cristãs. Dessa Associação, contando com o apoio dos espíritas, maçons, autoridades e população em geral, surgiram várias obras assistenciais e principalmente o Sanatório, depois conhecido como Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes.

Benedita tornou-se um ícone, como pioneira da assistencial social espírita e merecendo o respeito da comunidade. Era muito prestativa, atendendo as pessoas com a aplicação do chamado passe. Nessa condição certa feita foi levada à residência de uma bisavó nossa, atendendo-a e suscitando respeito e admiração em nossa família.

Em função de mudanças na política governamental de saúde mental, o Hospital foi encerrado e substituído pelos CAPS, sendo que o Centro de Apoio Psicossocial, com o nome dela e contando com o apoio de voluntários vinculados à Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. Com Contratos de Gestão com a Prefeitura Municipal de Araçatuba surgiram: CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil, CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial Adulto e duas Residências Terapêuticas.

No final de 2020, será lançado o filme “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação”, com roteiro e direção de Sirlei Nogueira (de Araçatuba, SP); co-produção: Lalucci Filme e Cocriação Editora; direção de produção Samuel Lalucci. O filme se baseia nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade (Ed.Cocriação/USE Regional de Araçatuba). Conta com um clipe especial, com música tema de Paula Zampp e maestro Mário Henrique; intérpretes Paula Zampp e Gabriel Rocha. Atua como atriz principal Sílvia Tiodoro, que interpreta Benedita. Há entrevistas e depoimentos de várias pessoas, inclusive conosco como autor do livro.

No dia 30 de junho completa-se 18 anos da desencarnação de Chico Xavier (1910-2002). Com uma longa vida dedicada ao próximo e intermediário de centenas de espíritos, tornou-se o principal médium da história do Espiritismo.

Mais de quatro centenas de livros psicográficos em vários estilos. Podemos destacar: os romances históricos, comentários doutrinários, sobre as obras de Kardec, descrições sobre o mundo espiritual, comentários sobre o Novo Testamento, crônicas, poesias e as famosas cartas familiares.

As obras de Chico Xavier ensejaram a elaboração de peças teatrais, filmes, documentários e pesquisas. Inúmeras entrevistas estão disponíveis em textos e gravações.

O exemplo de vida e suas obras mediúnicas representaram um autêntico “divisor de águas” no movimento espírita brasileiro e Chico Xavier passou a ser uma referência para o povo brasileiro.

Ao longo de duas décadas nós tivemos o privilégio de visitá-lo e de acompanhar suas atividades na Comunhão Espírita Cristã e no Grupo Espírita da Prece. Sempre atencioso conosco e familiares, entre outros comentários, com constância fazia referência ao espírito Benedita Fernandes.

Aliás, uma mensagem que muito nos marcou na nossa juventude, foi a de autoria do espírito Hilário Silva intitulada “Num domingo de calor”. Eis uns trechos:

"Benedita Fernandes, abnegada fundadora da Associação das Senhoras Espíritas Cristãs, de Araçatuba, no Estado de São Paulo, foi convidada para uma reunião de damas consagradas à caridade, para exame de vários problemas ligados a obras de assistência. E porque se dedicava, particularmente, aos obsidiados e doentes mentais, não pode esquivar-se. [...] Entretanto, a presença da conhecida missionária causava espécie. O domingo era de imenso calor e Benedita ostentava compacto mantô de lã, apenas compreensível em tempo de frio. Benedita Fernandes, embora constrangida, obedeceu com humildade e só aí as damas presentes puderam ver que a mulher admirável, que sustentava em Araçatuba dezenas de enfermos, com o suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes.”

(Psicografia pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da noite de 27/7/63).

Fontes:

Carvalho, Antonio Cesar. Benedita Fernandes. A dama da caridade. Araçatuba: Ed.Cocriação/USE Regional de Araçatuba. 2017.

Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões. 1.ed. Capivari: EME; São Paulo: USE-SP. 2019. 224p.

 

(Foi dirigente espírita em Araçatuba, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira).

De:

http://grupochicoxavier.com.br/lembrancas-das-datas-de-benedita-e-chico-xavier/

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/04-06-2016_arquivos/image052.jpg

Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

Revista Espírita. Fundada por Allan Kardec em 01/01/1858

Abaixo a edição do 1º. Trimestre de 2020. Assine a Revue Spirite

 

 

(Informação recebida em email de Charles Kempf)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]