Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 11 de março de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/11-03-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/10-03-2020.htm

09-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/09-03-2020.htm

07-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/07-03-2020.htm

06-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/06-03-2020.htm

05-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/05-03-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

 

 

Página do jornal Le Siècle da 7 de agosto de 1864 e recorte noticiando o suicídio de um jovem de

19 anos com um tiro na boca. Alguns detratores atribuiram o fato por ele ter estudo o Espiritismo outros que o conheciam atestaram que a motivação era bem outra, ou seja, por motivos pessoais. Na Revista Espírita de setembro de 1864, acima repassada, Allan Kardec comenta o fato e a real motivação do ato praticado pelo jovem com base em depoimento daqueles que o conheciam. Jornal Le Siècle. Fonte:  https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k729904p/f2.item.zoom

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/15-01-2018_arquivos/image007.jpg

O Rio Sena e a Ponte de Bercy. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

O suicídio (o homem suicida). Óleo sobre tela de Édouard Manet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%89douard_Manet_-_Le_Suicid%C3%A9_(ca._1877).jpg

 

Sobre o suicídio.

O Evangelho Segundo o Espiritismo. CAP. V- 16 e 17.

 

16. A incredulidade, a simples dúvida sobre o futuro, as ideias materialistas, numa palavra, são os maiores incitantes ao suicídio; ocasionam a covardia moral. Quando homens de ciência, apoiados na autoridade do seu saber, se esforçam por provar aos que os ouvem ou leem que estes nada têm a esperar depois da morte, não estão de fato levando-os a deduzir que, se são desgraçados, coisa melhor não lhes resta senão se matarem? Que lhes poderiam dizer para desviá-los dessa consequência? Que compensação lhes podem oferecer?  Que esperança lhes podem dar? Nenhuma, a não ser o nada. Daí se deve concluir que, se o nada é o único remédio heroico, a única perspectiva, mais vale buscá-lo imediatamente e não mais tarde, para sofrer por menos tempo. A propagação das doutrinas materialistas é, pois, o veneno que inocula a ideia do suicídio na maioria dos que se suicidam, e os que se constituem apóstolos de semelhantes doutrinas assumem tremenda responsabilidade. Com o Espiritismo, tornada impossível a dúvida, muda

o aspecto da vida. O crente sabe que a existência se prolonga indefinidamente para lá do túmulo, mas em condições muito diversas; donde a paciência e a resignação que o afastam muito naturalmente de pensar no suicídio; donde, em suma, a coragem moral.  17. O Espiritismo ainda produz, sob esse aspecto, outro resultado igualmente positivo e talvez mais decisivo. Apresenta-nos os próprios suicidas a informar-nos da situação desgraçada em que se encontram e a provar que ninguém viola impunemente a Lei de Deus, que proíbe ao homem encurtar a sua vida. Entre os suicidas, alguns há cujos sofrimentos, nem por serem temporários e não eternos, não são menos terríveis e de natureza a fazer refletir os que porventura pensam em daqui sair, antes que Deus o haja ordenado. O espírita tem, assim, vários motivos a contrapor à ideia

do suicídio: a certeza de uma vida futura, em que, sabe-o ele, será tanto mais ditoso, quanto mais inditoso e resignado haja sido na Terra; a certeza de que, abreviando seus dias, chega, precisamente, a resultado oposto ao que esperava; que se liberta de um mal, para incorrer num mal pior, mais longo e mais terrível; que se engana, imaginando que, com o matar-se, vai mais depressa para o céu; que o suicídio é um obstáculo a que no outro mundo ele se reúna aos que foram objeto de suas afeições e aos quais esperava

encontrar; donde a consequência de que o suicídio, só lhe trazendo decepções, é contrário aos seus próprios interesses. Por isso mesmo, considerável já é o número dos que têm sido, pelo Espiritismo, obstados de suicidar-se, podendo daí concluir-se que, quando todos os homens forem espíritas, deixará de haver suicídios conscientes. Comparando-se, então, os resultados que as doutrinas materialistas produzem com os que decorrem da Doutrina Espírita, somente do ponto de vista do suicídio, forçoso será

reconhecer que, enquanto a lógica das primeiras a ele conduz, a da outra o evita, fato que a experiência confirma.

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec. Lançado em 15 de abril de 1864 em Paris, França.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/26-06-2019_arquivos/image015.jpg

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/02-03-2020_arquivos/image021.jpg

Pluralidade dos mundos habitados.Camille Flammarion

Acesse a edição em francês aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k246240/f5.image.texteImage

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/03-06-2016_arquivos/image040.jpg

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

 

 

                                        “Le Sauveur des Peuples. Journal du Spiritisme”. Bordéus, França. 28/08/1864.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5847595d/f1.image.texteImage

Vista da Cartuxa de Bordéus: [desenho] ​​/ J. Daubigni del.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b77419233.item

 

Grande Chartreuse (em portuguêsGrande Cartuxa) nome porque é conhecido o Monastère de la Grande-Chartreuse, é o primeiro mosteiro e a casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, criado em 1084 e situado na comuna francesa de Saint-Pierre-de-Chartreuse, junto ao monte SOM, a norte de Grenoble, na Isère.

A implantação dos Cartuxos no Maciço da Chartreuse, nome que os monges adoptaram para a sua ordem, remonta ao fim dos anos 1080. Segundo as regras cartuxas, o mosteiro não se visita, mas existe um museu de mostra determinados momentos da vida do mosteiro.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Chartreuse

O Cais de Joliette e os mensageiros maritimos. Marseille. França.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Histoire_de_Marseille#/media/Fichier:Marseille_-_Quai_de_la_Joliette.jpg

 

A carência do nosso irmão

 

Quando os dias que antecedem o Natal enchem as lojas, quando as filas para pagamento e recepção do produto adquirido se tornam sempre mais longas, imaginamos que o mundo inteiro age assim.

Pensamos que todas as pessoas da cidade vão aos shoppings. Por isso estão superlotados. Difícil encontrar vaga no estacionamento.

Os que nos habituamos a tudo adquirir pela Internet, gastamos horas em pesquisas, buscando o produto exato que desejamos e o preço mais acessível.

Também cogitamos que todo mundo aja de igual forma.

Ou seja, vemos o mundo pelas perspectivas da nossa forma de agir.

No entanto, essencial que nossos olhos alonguem a visão, aprofundem o olhar.

Verificaremos, então, que não longe de nós, as coisas são um tanto diferentes. Será que nos indagamos como será o Natal na casa da servidora de nosso lar?

Sabemos quantos filhos ela tem, se haverá uma ceia especial na noite santa, se haverá alguma comemoração?

Verdade que o mais importante no Natal não devem ser os presentes. Contudo, se o marketing insistente convida a se presentear as crianças, como se sentirão aquelas para as quais nada chegará?

Nem o brinquedo visto e revisto pela televisão, nos outdoors da cidade, nos anúncios pelo rádio. Nem um calçado novo, uma roupa nova. Nada.

De um modo geral, pensamos que todos em todos os lugares ganham alguma coisa porque afinal, existem tantas campanhas nos Centros Municipais de Educação Infantil, em instituições beneficentes, lares temporários etc.

Será mesmo que todos são alcançados?

Notícias postadas em redes sociais ou televisionadas nos afirmam que nem todos o são. Como aquele menino, que vivia com a avó, em minúscula casa.

Ela, em tratamento quimioterápico, gastava seu reduzido salário com medicamentos e pouco sobrava.

O garoto frequentava a escola e, entre lágrimas, contou à reportagem que, ao retornar ao lar, por vezes não tinha o que comer.

O que ele desejaria para o Natal? Um video-game? Um celular? Um tênis de marca?

Não, o que desejava era um sanduíche de pão, queijo e presunto.

Seu pedido comoveu corações e ele recebeu muitas doações.

Dois anos depois do seu pedido, na reprise do Natal, Bruno não mora mais com a avó, que morreu.

Reside com a tia e agradece quem tornou a postar o vídeo com seu pedido, porque novas doações chegaram na casa da tia, com quem reside agora.

Estudante aplicado, tímido, ele disse que espera fazer pelos outros o que fazem por ele.

Eu me sinto abraçado por Deus. A fé é tudo. Quando eu crescer, vou ajudar, assim como eu fui ajudado. Tenho certeza disso.

  *   *   *

Tenhamos olhos de ver as necessidades que se fazem ao nosso redor. Tenhamos ouvidos de ouvir as lamentações de quem precisa saciar a fome de pão.

Também de carinho, de cuidados.

Pensemos nisso: alguém espera pela nossa carícia, pela nossa doação, pela nossa atenção.

E não somente no natal de Jesus. Mas, hoje, neste dia, nesta hora.

Não deixemos para amanhã ou mais tarde para atender os gritos da necessidade. Ação muito pensada quase sempre chega atrasada.

 Redação do Momento Espírita, com base em fato
da vida de Bruno Cintra, de Franca, SP.
Em 10.3.2020.

 

 

(Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/05-04-2019_arquivos/image008.jpg

Página do Le Monde Illustré do dia 28 de dezembro de 1861 alusiva ao Natal.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6228369r/f4.item

O jovem mendigo. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murilo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_-_The_Young_Beggar.JPG

 

 

 

 

Grupo de Comunicação Social Espírita

FEB Brasília

 

Participe das atividades de estudo e oficinas de Comunicação Social Espírita que ocorrerão no auditório do prédio Unificação da Federação Espírita Brasileira. Todas as quintas, das 19h30 às 21h, com a Equipe de Comunicação da FEB. Anote o endereço e venha participar conosco: Avenida L2 Norte, quadra 603, Brasília/ DF, com entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (61) 2101-6175. 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/grupo-de-comunicacao-social-espirita/)

 

Desencarnação Yvonne Pereira

 

 

 

 

Yvonne do Amaral Pereira é uma das médiuns de maior destaque do Brasil. De berço espírita, a escritora começou a ver e ouvir espíritos com frequência a partir dos quatro anos de vida. O primeiro contato com os livros da Codificação veio anos depois, ainda na infância. Por meio de sua mediunidade e estudos, foram concebidas diversas obras com base na Doutrina Espírita, sendo 13 delas parte do catálogo da FEB Editora. Sucesso de vendas e ocupando posições de destaque em eventos da literatura nacional, suas histórias caracterizam-se pela beleza da linguagem, a profundidade do conteúdo e o interesse que geram no público. Divulgadora ativa do Espiritismo, Yvonne procurou sempre vivenciar a mensagem que divulgava até sua desencarnação, aos 84 anos, também no Rio de Janeiro. 
Leia sua 
biografia na íntegra.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/fatos-e-personalidades-desencarnacao-de-yvonne-pereira/)

 

Programação CPDoc

São Paulo, SP

Caros amigos,

Dando continuidade a programação desta semana, teremos hoje (10/03/2020) às 20hs, o lançamento do livro “OS LIVROS DOS ESPÍRITOS” no Grupo Espírita “Manoel Bento” situado a Rua Alfredo Pujol, 79, Santana, São Paulo.

O preço é R$ 25,00 nesta semana de lançamento.

Lembrando também, que neste sábado (14/03/20) temos a reunião do CPDoc às 9h da manhã.

 

Vejam a programação abaixo:

 

Programação de palestras desta semana:

Aguardo confirmação de presença na reunião do CPDoc.

Abraços Luciana (Secretária CPDoc)

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Luciana Cruz Nunes [[email protected]])

 

V Congresso Espírita Brasileiro. Edição Nordeste

Salvador, BA

 

 

 

Em um formato que contempla quatro edições regionais e uma nacional, o V Congresso Espírita Brasileiro será realizado neste ano nos meses de abril a julho e em novembro, na edição nacional. Realizada pelo Conselho Federativo Nacional da FEB em conjunto com a Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) e demais federativas da região, o evento trará na edição Nordeste, de 18 a 21 de abril, em Salvador (BA), a abordagem do tema central “O Evangelho segundo Mateus e as Epístolas de Tiago, Pedro, João e Judas”. Confira a programação da edição Nordeste.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/vem-ai-v-congresso-espirita-brasileiro-edicao-nordeste/)

 

Senado homenageia Divaldo Franco

Brasília, DF

 

Ocorrerá no Senado Federal uma Sessão de Premiações e Condecorações destinada a homenagear Divaldo Pereira Franco pelas obras religiosas e sociais realizadas, culminando com a entrega da Comenda Zilda Arns em reconhecimento. Será no dia 18 de março, às 11h, no Plenário. Requerida pelo Senador Angelo Coronel e Senador Eduardo Girão, terá entrada aberta a todos os interessados. Mais informações: (61) 3303-1583/ 3303-1993.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/senado-homenageia-divaldo-franco/)

 

Palestra programada para a Casa dos Espíritas

Lins, SP

 

 

(Informação recebida em email de

 

Palestra no C.E. Ramon Martin

Echaporã, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (26)

 

Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=2aHGQhd5Cd0&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=27&t=259s

 

 

 

XIII Exposição Arte Cura

Teresina, PI

 

(Com informações de https://www.facebook.com/groups/927676927331866/permalink/2335914916508053/)

 

Amazonas sedia V Congresso Espírita Brasileiro -  Edição Norte

Manaus

 

 

Realizado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB em parceria com a Federação Espírita do Amazonas (FEA) e demais federativas da região Norte, o 5º Congresso Espírita Brasileiro ocorrerá em em quatro edições regionais (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Amazonas) e um nacional (em Brasília). A edição Norte ocorrerá em Manaus (AM), de 12 a 14 de junho, com foco em “O Evangelho segundo Lucas e Atos dos Apóstolos”. Confira a programação da edição Norte.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/06/amazonas-sedia-v-congresso-espirita-brasileiro-edicao-norte/)

 

XXII Conferência Estadual Espírita

Senhores

 

Na proximidade do evento, tornamos a lhes enviar release da Conferência, que iniciará dia 13, no Expotrade.

Anexamos, igualmente, a grade de programação, a fim de que tomem ciência.

Servimo-nos da oportunidade para convidá-los à participação em algum dos momentos e contamos com sua divulgação.

 

Gratos.

 

Maria Helena Marcon

Comunicação Social Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

 

XXII Conferência Estadual Espírita

A XXII Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 13 e 15 de março, no Expotrade, em Pinhais. O evento, que tem como tema O homem, a consciência e Deus, reúne conferencistas de renome e aguarda a presença de cerca de quarenta mil espíritas e simpatizantes durante os três dias. São esperados representantes de várias cidades do Paraná, de outros Estados e países, à semelhança dos anos anteriores.

A abertura será na sexta-feira (13), às 20h, com conferência do orador espírita Divaldo Pereira Franco (BA). No sábado (14) e domingo (15) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), André Trigueiro (RJ), Divaldo Pereira Franco (BA), Haroldo Dutra Dias (MG), Jorge Godinho Barreto Nery (DF) e Sandra Borba Pereira (RN).

Serviço:

XXII Conferência Estadual Espírita

Tema: O homem, a consciência e Deus

Oradores: Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, André Trigueiro, Haroldo Dutra Dias, Jorge Godinho Barreto Nery e Sandra Borba Pereira.

Data: 13/3 às 20h; 14/3 das 8h15 às 20h e 15/3 das 8h15 às 13h.

Local: Expotrade, em Pinhais (Rodovia Leopoldo Jacomel, 10454).

Site: www.feparana.com.br

www.conferenciaespirita.com.br

 

Entrada Franca

 

Informações:

Federação Espírita do Paraná

Telefone (41) 3223-6174

 

 

Dados dos Conferencistas

Divaldo Pereira Franco

É um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade.

Psicografou 200 obras, que alcançaram mais de 10 milhões de exemplares, com vários títulos traduzidos para 17 idiomas.

Há 68 anos, em parceria com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo. A ela destina o produto da venda dos seus livros.

Suas palestras, iniciadas em 1947, somam mais de 13 mil, em sessenta e cinco países.

Idealizador do Movimento Você e a Paz, em 1998, presente hoje em 11 Estados brasileiros e 10 países.

Os títulos e homenagens recebidos são inúmeros: 237 homenagens do Poder Público, 11 de instituições civis culturais brasileiras e 28 condecorações no Exterior.

 

Alberto Almeida

Natural de Belém, no Pará.

Colabora com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará e do Jardim das Oliveiras.

Profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior.

Tem publicadas oito obras.

No Movimento Espírita do Paraná tem prestado sua colaboração desde outubro de 1991, na capital e demais localidades do Estado.

Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata. Terapeuta de Família e Transpessoal.

 

André Trigueiro

Jornalista. Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC – Rio. Autor de vários livros, entre eles Espiritismo e Ecologia e Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo. Repórter da TV Globo, comentarista da Rádio CBN e voluntário das Rádios Espíritas Rio de Janeiro e Boa Nova.

Frequentador do Centro Espírita Joanna de Ângelis, em Copacabana.

Escritor premiado sobre o tema Ecologia.

 

Haroldo Dutra Dias

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.    Especializou-se nas línguas hebraica, aramaica, francesa, grego clássico, em paleontografia, crítica textual e tradição judaica.

Tradutor do Novo Testamento, diretamente do texto crítico grego publicado pela UBS (United Bible Society), editado pela Federação Espírita Brasileira.

Orador espírita, reconhecido no Brasil e no Exterior, veio ao Paraná, por primeira vez, em agosto de 2010.

 

Jorge Godinho Barreto Nery

Expositor espírita desde 1983, divulgando o Espiritismo em diversos países. Membro do Conselho Superior e Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB.

Reforça seu currículo a larga experiência administrativa na Força Aérea Brasileira, onde percorreu todos os postos em quarenta e oito anos de serviços prestados ao Brasil.

Presidente da Federação Espírita Brasileira, eleito em 2015, veio ao Paraná, por primeira vez, em 14 de março de 2017.

 

 

Sandra Borba Pereira

Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pela Federação Espírita do Paraná, lançou os livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização Infantojuvenil (em coautoria com Cláudia Farache), Cotidiano em reflexões espíritas e O poder das palavras (Infantil).

Articulista em jornais e revistas espíritas.

É coordenadora adjunta de Infância da área de Evangelização Infantojuvenil da  Federação Espírita Brasileira.

 

Área de Comunicação Social Espírita

Federação Espírita do Paraná

Janeiro 2020

 

 

 

 

(Recebido em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

6º. Congresso Espírita Sul Americano

Lima, Peru

 

(Com informações de Isabel Loo Fernández)

 

Allan Vilches no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

**************************************

 

 

 

**************************************

 

 

 

 

**************************************

 

 

 

 

**************************************

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Eventos Espíritas programados para o

Reino Unido

 

 

 

Abril - Jung e Kardec - Espiritismo e Psicologia - qual a conexão?

 

16-17 Maio - 3o Congresso Espírita Britânico - evento nacional, congressistas de vários países europeus!

 

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

BUSS is an integrated member of the International Spiritist Council.

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Migalhas

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Escultores de Almas. Lição nº 10. Página 45.

 

Não olvides nosso dever de cooperação com o Senhor!

Ninguém te pede o impossível, entretanto é justo nasçam em tuas mãos, cada dia, as migalhas de amor com que o mundo se elevará, do vale da sombra aos cimos da elevação.

Lembra-te de viver a nobre prerrogativa de tua fé.

Faze algo.

O Mestre não exige te convertas no refúgio de todas as crianças do mundo, mas espera que teus braços se disponham a recolher, por instantes embora, algumas dessas pobres aves humanas, sem ninho que as reconforte.

Não te reclama a cura indiscriminada de todos os enfermos da senda, no entanto, solicita do teu esforço, um caldo para o faminto, ou uma palavra de bom ânimo para o agonizante desamparado.

Não te roga assistência para todos os escravos da prova e do sofrimento que vagueiam na Terra, no entanto, aguarda de ti, um leve olhar de consolo e esperança, em favor do companheiro infortunado que precisa erguer-se e avançar.

Uma esmola de tolerância...

Uma prece...

Uma gota de bálsamo...

Uma referência fraterna...

Uma flor de carinho...

Um sorriso...

Quem será tão pobre no mundo, que nada possa dar, quando o verme é um benfeitor da Terra, que produz a excelência do pão?

Detém-te, sim, na antevisão do porvir e sonda-lhe a grandeza, mas não olvides o presente, que nos cabe medir com os próprios passos!

Demora-te na contemplação das estrelas e extasia-te perante a magnitude do Universo, no entanto, não te esqueças de acender a vela humilde, ao redor de ti mesmo, para que as trevas não te senhoreiem o chão.

O oceano é uma coleção imensa de gotas d'água, e o Reino do Senhor será o Conjunto das Migalhas do Amor que lhe possamos oferecer!

Não te faças tardio na compreensão, para que a tua felicidade brilhe mais cedo.

O Excelso Amigo espera por nós no caminho de nossos próprios irmãos.

Traze ao Benfeitor Celestial as sementes de tua vontade e, algo fazendo na tarefa renovadora, estejamos convencidos de que Jesus fará o resto.

 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/13-08-2018_arquivos/image031.jpg

Pestalozzi com os órfãos em Stans 

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/Pestalozzi.jpg 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/13-08-2018_arquivos/image032.jpg

Órfãos. Óleo sobre tela por Thomas Benjamin Kennington.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Thomas_Benjamin_Kennington_-_Orphans.jpg

 

Zilda Gama

1878- 1969

 

http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/imagens/zildagama.gif

 

Zilda Gama foi uma das mais celebradas médiuns do Brasil.
Nasceu em 11 de março de 1878, em Três Ilhas, em Juiz de Fora (MG)e desencarnou em 10 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro. Era a segunda filha dos 11 filhos de Augusto Cristina da Gama, escrivão de paz, e Elisa Emílio Klörs da Gama, professora estadual.
Fez seus estudos com a própria mãe. Posteriormente, matriculou-se na Escola Normal de São João Del Rei, onde recebeu o diploma de professora primária. Ainda jovem, com apenas 24 anos, ficou órfã dos pais, tendo que assumir a direção da casa, cuidando de cinco irmãos menores e, posteriormente, de outros cinco sobrinhos órfãos.
Foi professora e diretora de escola, sendo agraciada em concursos promovidos pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ainda jovem, Zilda Gama começou a perceber a presença dos Espíritos. Recebeu mediunicamente mensagens de seu pai e de sua irmã, já desencarnados, que a aconselhavam e a consolavam nos momentos de provações difíceis pelos quais estava passando. Em 1912, recebeu interessante mensagem assinada por Allan Kardec. Após essa manifestação, o Codificador propiciou-lhe outros ensinamentos, os quais foram impressos no livro Diário dos Invisíveis, publicado em 1929.
Em 1916, os Benfeitores informaram-lhe que passaria a psicografar uma novela, fato que a deixou bastante perplexa. O Espírito de Victor Hugo passou então a escrever por seu intermédio. Dentro de pouco tempo, a primeira obra, Na Sombra e na Luz, estava completa. Posteriormente, sob a tutela do mesmo Espírito, vieram os livros Do Calvário ao Infinito, Redenção, Dor Suprema e Almas Crucificadas, todas publicadas pela FEB. Incontestavelmente, os grandes medianeiros que têm servido de ponte entre os mundos material e espiritual, no trabalho meritório de descortinar novos horizontes para a conturbada humanidade terrena, foram missionários, podendo-se mesmo afiançar que na constelação dos médiuns que brilharam na Terra, prodigalizando aos homens novos conhecimentos e preparando o terreno para a implantação da verdade, Zilda Gama brilhou de modo fulgurante, cabendo-lhe uma posição das mais proeminentes.
O trabalho de Zilda Gama na imprensa leiga  Em 1927, participou do Congresso de Instrução, em Belo Horizonte. Em 1929, obteve o primeiro lugar em concurso promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, com um trabalho sobre Aulas - Modelo, quando foi inscrita na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, concluindo o curso em 1931, no mesmo ano em que no Brasil houve intenso movimento em prol dos direitos femininos. Zilda Gama foi autora da tese sobre o voto feminino, no Congresso, a qual foi aprovada oficialmente.
Escreveu contos e poesias para vários jornais, destacando-se o Jornal do Brasil, a Gazeta de Notícias e a Revista da Semana, todos da antiga capital federal.
Exerceu o jornalismo profissional em jornais de Juiz de Fora e Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os livros mediúnicos psicografados por Zilda Gama fizeram época na literatura espírita, além de terem o mérito de suavizar muitas dores e estancar muitas lágrimas. Foi a primeira, no Brasil, a receber tão vasta literatura do mundo espiritual.
Outras publicações produzidas pela sua mediunidade: Solar de Apoleo, Na Seara Bendita, Na Cruzada do Mestre e Elegias Douradas.
Didata por excelência, organizou os seguintes livros: O Livro das Crianças, Os Garrotilhos, O Manual das Professoras e O Pensamento.
A mensagem que Kardec lhe ditou em 1912  Não obstante as grandes lutas morais que teve que sustentar, Zilda Gama se constituiu na orientadora de muitas criaturas.
Em 1959, após sofrer derrame cerebral, viveu numa cadeira de rodas, assistida pelo sobrinho Mário Ângelo de Pinho, que lhe fazia companhia. Zilda Gama, alma de escol, dedicou toda a sua longa existência ao propósito de difundir no Brasil a consoladora Doutrina dos Espíritos e, tendo vivido até quase os 91 anos, tornou-se paradigma para todos os que encaram a mediunidade como sacerdócio lídimo e autêntico.
Algo que nos chama a atenção na obra de Zilda Gama é o fato de haver psicografado mensagem de Kardec em 1912, quando Chico contava 2 anos de idade. 
No livro Pioneiros de uma Nova Era, de Antônio de Souza Lucena, o fato é mencionado pelo autor, que diz que em 1912, na cidade de Além Paraíba (MG), Zilda Gama, que na época não tinha qualquer conhecimento da Doutrina Espírita, recebeu mensagem assinada por Allan Kardec, com o seguinte teor:
Sobre a tua fronte está suspenso um raio luminoso que te guiará através de todas as dificuldades, de todos os obstáculos, e será a tua glória ou tua condenação, conforme o desempenho que deres aos teus encargos psíquicos. Cinge-te de coragem, sem desfalecimento e sem deslizes, em todos os teus deveres sociais e divinos e conseguirás ser triunfante.
Como se sabe, em 1912, o médium Francisco Cândido Xavier estava encarnado e vivia em Pedro Leopoldo (MG), onde nasceu em 2 de abril de 1910. O episódio é ilustrativo e deveria ser meditado por todos os que vêm propalando a tese de que Chico seria a reencarnação do Codificador do Espiritismo.

 

 

(Copiado de http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/zildagama.html)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]