Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 31 de outubro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           
            http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/31-10-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-10-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/30-10-2020.htm

29-10-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/29-10-2020.htm

28-10-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/28-10-2020.htm

27-10-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/27-10-2020.htm

26-10-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/26-10-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 9 - 1866

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da página anterior)

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/29-11-2019_arquivos/image009.jpg

Julien Offray de La Mettrie. Gravação. Artista Achille Ouvré (1872-1951) d'après G.-F. Schmidt

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Julien_Offray_de_La_Mettrie.jpg

 

Julien Offray de La Mettrie (Saint-Malo25 de dezembro de 1709 - Potsdam11 de novembro de 1751) foi um médico e filósofo francês e um dos primeiros escritores a escrever sobre o materialismo na era do iluminismo. É considerado como um fundador da ciência cognitiva.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julien_Offray_de_La_Mettrie

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/29-11-2019_arquivos/image010.jpg

Livro L´Homme Machine de La Mettrie

Acesse aqui:  https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k10558389.image

 

 

La Mettrie considera que todos os filósofos do passado foram enganados por seu raciocínio sobre o homem a priori . Somente o método empírico lhe parece legítimo.

A mente deve ser considerada como uma continuação da organização sofisticada da matéria no cérebro humano: o homem é, portanto, apenas um animal superior (como o autômato de Vaucanson ). A Mettrie estende ao homem o princípio da máquina animal de Descartes e rejeita qualquer forma de dualismo em favor do monismo . Seu determinismo mecanicista naturalmente o leva a rejeitar qualquer idéia de Deus , mesmo a dos panteístas com quem ele se recusa a confundir a natureza.

La Mettrie é particularmente conhecido na história da filosofia, graças ao título sugestivo deste livro.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/L%27Homme_Machine

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/14-05-2019_arquivos/image008.jpg

Voltaire. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire#/media/File:Atelier_de_Nicolas_de_Largilli%C3%A8re,_portrait_de_Voltaire,_d%C3%A9tail_(mus%C3%A9e_Carnavalet)_-002.jpg

 

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire (Paris21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritorensaístadeísta e filósofo iluminista francês.[1]

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras[2] em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatropoemasromancesensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.[2]          https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019_arquivos/image018.jpg

Estátua de Jean Jacques Rousseau (1712- 1778),  que fica ao lado da Faculdade de Direito de Paris- Sorbonne e

próximo do Panteón onde está sepultado. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra, 28 de junho de 1712 — Ermenonville, 2 de julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

Sua filosofia política de fato influenciou o Iluminismo por toda a Europa, assim como também aspectos da Revolução Francesa e o desenvolvimento moderno da economia, da política e do pensamento educacional.

Para ele, as instituições educativas tradicionais corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.[1]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/13-03-2019_arquivos/image011.jpg

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/proxy/EQCQNDMmDCAIAH1LzQ4oCc9-yqAiN4OBLLxLuxXt3qrXOmLgwm3sdYdG7g99Mo0vQuDjb63TBQbtuxfoJga66Q5JeqVw4jbeM27dtJbgLdRFVjdt-wxlXgjSpTI79oumhztw=s0-d

Imagem de O Livro dos Espíritos da edição de 1860.

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos

A primeira edição da obra foi lançada por Allan Kardec aos 18 de abril de 1857.

 

 

O Livro dos Espíritos (na língua francesa, Le Livre des Esprits) é o primeiro livro da Codificação Espírita publicado por Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec. Esta obra contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo os ensinamentos dos Espíritos Superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec). É uma das oito obras fundamentais para o estudo da Doutrina Espírita juntamente com: O que é o Espiritismo (1859); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo Espiritismo (1863); O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865); A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868), Obras Póstumas (1890) e Revista Espírita (1858-1869).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos

 

 

Evangelho e paz

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nosso Livro. Lição nº 31. Página 73.

 

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Jesus. (João, 14:27)

 

O bem semeia a vida, o mal semeia a morte. O primeiro é o movimento evolutivo na escala ascensional para a Divindade, o segundo é a estagnação.

O problema da paz é questão de fraternidade, em todas as latitudes.

E o Evangelho do Cristo constitui o manancial divino, em cujas correntes de água viva pode o coração renovar-se para a vitória do legítimo entendimento.

Guerras, discórdias, crises, representam a resultante da grande desarmonia que a ausência do amor estabeleceu no caminho da inteligência.

A concórdia real jamais será incubada por decretos políticos ou por princípios apressados de filosofia salvacionista, nas relações dos homens entre si, e para a harmonia individual não valem tão somente a argumentação da psiquiatria e as descobertas preciosas da ciência médica.

A incompreensão das criaturas torna sombrios todos os caminhos da Terra e o viajor da carne sofre a influenciacão da angústia que ele mesmo projeta.

Outro recurso não nos resta, além daquele que condiz com a justa retificação.

O Grande Médico e Sublime Renovador do mundo ainda é o Cristo que revelou o mistério do sacrifício pessoal por lição inesquecível de ressurreição e triunfo.

Ajuda ao que te persegue e calunia.

Ora pelos que te odeiam.

Serve sem aguardar retribuição.

Renuncia a ti mesmo, toma a cruz da abnegação em favor dos que te cercam e segue, de ânimo robusto, para diante.

Se procuras o primeiro lugar, sê o dedicado servo de todos. 

Àquele que te pede a capa, dá igualmente a túnica.

Ao que te exigir a jornada de mil passos, caminha com ele dois mil.

Semelhantes ensinamentos pairam sobre a fronte da Humanidade, concitando-a à vida nova.

A organização mental é um instrumento que, ajustado ao Evangelho, deixa escapar às vibrações harmônicas do amor, sem cujo domínio a vida em si prosseguirá desequilibrada, fora dos objetivos superiores, a que indiscutivelmente se destina.

Há produção de pensamentos no mundo, como existe a produção de flores e batatas.

Criamos, em torno de nós, a atmosfera de ordem ou perturbação, quanto incentivamos a seara de trigo ou suportamos, por relaxamento, a colheita compulsória de ervas daninhas.

Induzindo-nos ao trabalho construtivo com bases no devotamento pessoal pelo bem de todos, a mensagem de Jesus compele-nos a irradiar fé e paciência, serenidade e bom ânimo, com atividade plena e infatigável a benefício da alegria comum.

Habituamo-nos, assim, a compreender as necessidades do vizinho, guardando um coração educado para auxiliar sempre, cedendo de nosso egoísmo ao alheio contentamento.

Sob tais moldes, a experiência do lar é mais sadia e mais nobre, o clima de confiança possibilita sólidos alicerces à felicidade e caminhamos para a frente de espírito arejado, pronto a socorrer todas as dores e a contribuir na equação dos problemas de quantos procuram a bênção do progresso junto de nós.

A comunhão com Jesus sublima as secreções ocultas da alma, proporcionando-nos acesso fácil ao manancial de forças renovadoras do ser ou de hormônios espirituais da vida eterna.

Afeiçoando-nos ao Mestre Sublime, seremos verdadeiros irmãos uns dos outros.

Em nosso coração e em nossa mente reside a sementeira da luz.

Auxiliando-a com a boa vontade, sob a inspiração ativa e constante da Boa Nova, no esforço mútuo de compreensão das nossas necessidades e problemas que exigem o concurso incessante do amor, alcançaremos, mais cedo, a vitória da saúde e da alegria, do aperfeiçoamento e da redenção.

 

 

 (Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/06-03-2018_arquivos/image060.jpg

Entrada triunfal em Jerusalem. Óleo sobre tela de Enrique Simonet.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada_triunfal_em_Jerusal%C3%A9m#/media/File:Enrique_Simonet_-_Flevit_super_illam_1892.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018_arquivos/image015.jpg

A destruição do Templo de Jerusalém. Óleo sobre tela de Francesco Hayez.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francesco_Hayez_017.jpg

A Batalha De Borondino. Óleo sobre tela de Peter von Hess.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Borodino

 

Batalha de Borodino (em russoБородинское сражениеBorodinskoe srazhenie; em francêsBataille de la Moskova), foi uma batalha que teve lugar a 7 de setembro de 1812,[nota 1] foi a maior e mais sangrenta batalha, em apenas um dia, no decurso da Campanha da Rússia e em todo o período das Guerras Napoleónicas, envolvendo mais de 250 000 homens e com mais de 70 000 baixas. O exército imperial francês, a Grande Armée, sob o comando geral de Napoleão Bonaparte, atacou o Exército Imperial Russo, liderado pelo general Mikhail Kutuzov, perto da vila de Borodino, a oeste da cidade de Mojaisk, capturando as principais posições do campo-de-batalha, mas sendo malsucedido ao não conseguir destruir o exército russo, apesar no número elevado de baixas. Cerca de um terço das forças de Napoleão foram mortas ou feridas; do lado russo, as perdas também foram elevadas, mas estas puderam ser substituídas no decorrer da campanha pelas milícias que se encontravam junto do exército russo e por forças de reserva.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Borodino

Retirada francesa da Rússia em 1812. pelo artista russo Illarion Pryanishnikov

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/War_and_Peace

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/29-05-2018_arquivos/image009.jpg

Guerra da Criméia: Florence Nightingale com sua lâmpada na cabeceira do paciente. Litografia colorida após H. Rae.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/ba/Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg/804px-Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/25-02-2019_arquivos/image020.jpg

Escultura: “Simbolo de Paz”. Autor: José Cruañes. Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo

Cristo lavando os pés dos apóstolos. Óleo sobre tela de Dirck Jaspersz. van Baburen 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Dirck_van_Baburen_-_Christ_Washing_the_Apostles_Feet_-_WGA1090.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/25-02-2020_arquivos/image010.jpg

O Evangelho Segundo o Espiritismo. A primeira edição foi lançada por Allan Kardec aos

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

 

O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 15 de abril de 1864. É uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano.

Nela são abordados os Evangelhos canônicos sob a óptica da Doutrina Espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.

A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida". (365ª edição da tradução brasileira).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/18-03-2019_arquivos/image013.jpg

Passagem Sainte- Anne. Paris França.

Imagem: Autor: Mbzt  fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P1170046_Paris_II_passage_Sainte-Anne_rwk.jpg

 

 

 

A passagem Sainte-Anne é uma passarela de pedestres localizada no º  arrondissement de Paris . Ela se abre para o leste, na rua Sainte-Anne , 59, em frente à saída das ruas Rameau e Cherubini . Ele termina 47  m para a oeste, directamente na passagem Choiseul , a o  52.

https://fr.wikipedia.org/wiki/Passage_Sainte-Anne

 

 

Na passagem Sainte-Anne no. 59.  funcionou a sede própria da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

e foi  residência de Allan Kardec onde ele faleceu aos 31 de março de 1869 com 65 anos de idade.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/02-09-2020_arquivos/image023.jpg

Ponte Charles de Gaulle sobre o rio Sena e a estação de Austerlitz. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec em Paris.

Pont Neuf e Samaritaine  a direita. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

La Samaritaine é uma loja de departamentos localizada em Paris entre a Rue de Rivoli e do Sena , no nível Pont Neuf no st distrito de Paris . 

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Samaritaine

 

Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo.

Túmulo em estilo dólmen druida de Allan Kardec. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo.

 

 

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo,  nasceu em Lião, França, aos 03 de outubro de 1804.

Faleceu aos 31de março de 1869 na cidade de  Paris onde foi sepultado.

Túmulo de Chopin. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Frédéric Chopin

Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Żelazowa Wola22 de Fevereiro[2] ou 1 de Março de 1810[1] — Paris17 de Outubro de 1849), foi um pianista polonês radicado na França[3][4][5][6][7][8] e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.[9] Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Chopin

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/28-03-2019_arquivos/image013.jpg

Túmulo de Jean François Champollion “O Jovem” em forma de obelisco egípcio

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Jean-François Champollion (Figeac23 de dezembro de 1790 — Paris4 de março de 1832), também conhecido como Champollion le jeune,[nota 1] foi um egiptólogo, considerado o pai da egiptologia, que se tornou famoso pelos seus trabalhos sobre a cultura e a língua do Egito Antigo, e, em especial, por ter sido o principal responsável pela decifração dos hieróglifos egípcios.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Champollion

 

Estátua de Chico Xavier inaugurada em Uberaba

 

Inaugurada no dia 29/10/2020

a estátua do medium Chico Xavier na Praça Rui Barbosa, centro de Uberaba, defronte ao antigo Café 1001 que segundo a história na década de 60 era o local onde Chico tomava café frequentemente.

Foto José Reis Mendes

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

Programação da FEEC – Federação Espírita do Estado do Ceará

neste sábado

 

 

(Recebido em email de Tania Carvalho [[email protected]])

 

Mediunidade em diálogo interreligioso


Em programa interreligioso do canal Ata Papo de Araçatuba, Antonio Cesar Perri de Carvalho foi entrevistado sobre o tema Mediunidade na noite do dia 29 de outubro. 

Link para acesso:

 https://fb.watch/1rabHioW97/

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Evangelho e Caridade - tema em vibrações

Na tarde do dia 29 de outubro, no 7o. mês de reuniões virtuais de vibrações houve mais uma atividade de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. A coordenação foi feita por Glória Martins Miranda, evangelho por Rosane Lombardi com base no capítulo Evangelho e Caridade, do livro "Roteiro", de Emmanuel; e vibrações por Elisabeth Gabriel; piano de abertura e encerramento por Margarida Helena Garabedian.

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse;

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Palestra peloYoutube

C.E. Fé e Amor. Sacramento, MG

 

 

Copiado de : https://www.facebook.com/cadernodemensagens/photos/a.3012024465556652/3413936628698765/

 

Palestra sobre saúde e Evangelho para o Havaí

 

Palestra "Não sao os que gozam de saude que precisam de medico" do Evangelho segundo o Espiritismo, no domingo, para instituição espírita de Maui, do Havaí, por Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Palestra no CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui

Youtube -Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.youtube.com/channel/UCBM5T9E1U4qIhieOj76Yg2Q

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

(Com informações de Domingos B. Rodrigues)

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Almoço Virtual do Lar do Alvorecer Marlene Nobre

 

Imperdível

Venha participar do Almoço Virtual do Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Estamos na reta final,e ainda dá para ajudar !

Ao colaborar com nosso Almoço Virtual,você está colaborando com o Lar do Alvorecer Marlene Nobre.

Se você ainda não conhece,vale conhecer :

https://youtu.be/EeC7GU6jpfQ

São realizados mais de 25 mil atendimentos ao ano.

Precisamos muito de sua ajuda para levarmos estas atividades adiante!

Contamos com você!

Acesse :

https://evento.blinket.com.br/almoço-lar-do-alvorecer

Compartilhe com os amigos!

Estamos na reta final de nosso almoço!

 

 

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/09-10-2017_arquivos/image016.jpg

Dra. Marlene Nobre, médica espírita notavelmente respeitada no meio científico. (1937-2015)

 Foi presidente das Associações Médico Espíritas do Brasil e Internacional. Foto Ismael Gobbo

 

Leia sobre Dra. Marlene Nobre

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/04/focalizando-o-trabalhador-espirita_12.html

 

 

1º. Congresso Virtual da AME- Internacional

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/10/1st-International-Spiritist-Medical-Congress.jpg

 

Com o tema “Espiritualidade em todas as fases da pandemia”, o 1º Congresso Virtual da International Spiritist Medical Association ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro. Contará com a participação de Elaine Drysdale, Rupert Sheldrake, Vicente Pessoa, AndresaThomazoni, Fabio Villarraga, Decio Indoli Jr. e Marco Aurelio. Terá legenda dos vídeos em português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano e a inscrição pode ser feita no site do Congresso: https://sma-international.org/congress2020/

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/10/25/1o-congresso-virtual-da-ame-internacional/)

 

Programação do Centro Espírita Luz, Fé e Caridade

Marília, SP

 

 

(Informações em https://www.facebook.com/celfc.marilia/)

 

Para que nos foi dado o Brasil

 

 

Todos os que temos a certeza de que não é a primeira vez que nos encontramos neste bendito planeta, guardamos igualmente a convicção de que motivos muito fortes nos levam a estarmos em solo brasileiro.

Cada nação tem seus próprios objetivos a alcançar e abriga os Espíritos em vestes humanas que devem contribuir para isso.

Ao mesmo tempo, empreender o próprio progresso.

Os que nascemos no Brasil ou o adotamos como pátria, em algum momento das nossas vidas, devemos ter em mente que o fato de aqui nos encontrarmos tem por objetivo o progresso, a marcha para a ventura, por meio das conquistas dos saberes de ordem intelectual e moral.

É o local mais adequado para as provas que tenhamos que enfrentar, o tempo mais apropriado para nos encontrarmos aqui, o momento certo.

Não é o acaso que aqui nos localizou. Enquanto nós mesmos crescemos, alcançando patamares mais elevados na evolução, convém analisarmos nossas responsabilidades.

Alguns de nós aqui nos situamos com missões mais específicas para com a nação.

Os que nos encontramos no âmbito da instrução, temos o dever de instruir as massas nas ciências, nas profissões, no entendimento dos textos lidos.

Importante que aprendam a se expressar com correção e elegância, a falar com segurança porque o progresso espiritual de um povo se pode identificar através do seu falar.

Os que trazemos o compromisso nos campos da arte, reflitamos a respeito do que escrevemos, do que dizemos, do que encenamos. Tudo forja, nas mentes alheias, imagens e anseios, provoca posturas diante da vida.

Portanto, que todas as nossas produções sejam no sentido de edificar, não nos permitindo expressões de destruição, de rebeldia ou desordem.

Os que tenhamos o compromisso com a área espiritual, falemos de Deus, da alma, da vida futura, sem pieguismos, sem mitologias.

Afinal, a mais elevada crença é aquela que não teme a razão e que não é desmentida pelos movimentos do progresso.

Nosso amado país nos merece todo empenho para seu crescimento. Pensemos menos em nós e mais na construção coletiva.

E nos indaguemos: que posso fazer por meu Brasil?

Se somos pais ou mães, eduquemos nossos filhos no respeito, na honra, exemplificando que o valor de um homem está na sua qualidade moral.

Se estamos guindados a altos cargos, utilizemos dessas nossas posições de relevância para benefício do povo em geral. Não nos preocupemos se nossos pares não o fazem.

Com nosso exemplo, poderemos arrastar outros a nos seguir, enquanto os que nada fazem ou somente se aproveitam de seus cargos, acabarão por se envergonhar.

O mal somente será alijado da nossa nação, quando o exemplo dos bons prevalecer, quando constituirmos a soma maior da população.

Sejamos os primeiros a demonstrar nosso verdadeiro amor a este torrão. Tenhamos orgulho de ser brasileiros, desejando que nos projetemos no mundo como a verdadeira Pátria do Evangelho, o Coração do Mundo.

Portemos as cores verde e amarela no coração, na mente e extravasemos o azul do amor e o branco da paz por nossas mãos.

Produzamos no bem! Demonstremos o amor à terra que nos é dada para nosso progresso e crescimento.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap. 15,
item 
O complexo trabalho de ilustração da família no Brasil, do livro
Nos passos da vida terrestre, pelo Espírito Camilo, psicografia
de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 30.10.2020.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Salvador do Mundo. Óleo sobre tela sem assinatura e de autor desconhecido.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/14-07-2015_arquivos/image033.jpg

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Bahia, em 1500. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva (1922).

Museu Histórico Nacional; Rio de Janeiro, Brasil. Imagem/fonte: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil#/media/File:Desembarque_de_Pedro_%C3%81lvares_Cabral_em_Porto_Seguro_e

 

 

LEIA SOBRE O DESEMBARQUE DE PEDRO ALVARES

CABRAL EM PORTO SEGURO, BAHIA, EM 1500.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desembarque_de_Pedro_%C3%81lvares_Cabral_em_Porto_Seguro_em_1500

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018_arquivos/image049.jpg

Bandeira do Brasil no Monumento do Ipiranga. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Proclamação da Independência. Óleo sobre tela de François- René Moreau.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Independencia_brasil_001.jpg

Revista de História da Biblioteca Nacional nº 24 / nº 48

 

 

LEIA SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/08-09-2017_arquivos/image045.jpg

Estátua do imperador D. Pedro I. Mármore esculpido por Francesco Benaglia.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

LEIA SOBRE PEDRO I DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018_arquivos/image050.jpg

Monumento à Independência do Brasil. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

LEIA SOBRE O MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_%C3%A0_Independ%C3%AAncia_do_Brasil

 

Estudo para a sagração de Dom Pedro II. Óleo sobre tela de Manuel Araújo Porto-Alegre.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-alegre_-_estudo_para_a_sagra%C3%A7%C3%A3o_de_Dom_Pedro_II_-_c._1840.jpg

 

LEIA SOBRE A COROAÇÃO DE D. PEDRO II

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa%C3%A7%C3%A3o_de_D._Pedro_II_(Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-Alegre)

 

Dom. Pedro II. Óleo sobre tela de Antônio Cândido de Menezes. 1872.

Museu Júlio de Castilhos. Porto Alegre, RS. Foto Ismael Gobbo.

 

 

LEIA SOBRE  PEDRO II DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil

 

 

 

 

OUÇA O

HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 

 

 

ACESSE:

https://www.youtube.com/watch?v=-2CuViuAIHw

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/12-12-2016_arquivos/image012.jpg

Mármore Azul. Uma imagem composta do hemisfério ocidental da Terra. NASA.

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nasa_blue_marble.jpg 

A fonte e o mercado da Candelária, Largo do Paço, atual Praça XV de Novembro. Rio de Janeiro, RJ.

Autoria de Revert Henrique Klumb. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro.

Exposto no Museu Nacional de Belas Artes. Copiado em visita por Ismael Gobbo.

Autoretrato ou Manteau Rouge. Óleo sobre tela de Tarsila do Amaral. 1923.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tarsila de Aguiar do Amaral (Capivari1 de setembro de 1886 — São Paulo17 de janeiro de 1973) foi uma pintoradesenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.[1]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral

 

ASSISTA O VÍDEO

CHICO XAVIER AGRADECE A SÃO PAULO

CHICO XAVIER (1910 - 2002) E TARSILA DO AMARAL (1886 - 1973)

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=euqb9F3v_c8

 

 

São João Evangelista. Óleo sobre tela de Nicolas-Antoine Taunay.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

LEIA SOBRE JOÃO, O EVANGELISTA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o,_o_Evangelista

 

image051

A sede histórica da FEB- Federação Espírita Brasileira. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

LEIA SOBRE A FEB- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

https://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/origens/

 

image040

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

Dr. Bezerra é conhecido também por “Médico dos pobres.

( Riacho do Sangue, 29 de agosto de 1831 / Rio de Janeiro, 11-04-1900)

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes

 

unnamed

 

Fachada da atual sede da FEB-Federação Espírita Brasileira. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

LEIA SOBRE A FEB- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

https://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/origens/

 

 

Homoafetividade, família e instituições religiosas.

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/27-06-2012_arquivos/image001.jpg

Wellington Balbo – Salvador BA

 

A idade que compreende entre 15 e 30 anos tem sido uma das mais problemáticas quando o assunto é suicídio, que já se configura na segunda maior causa de mortes de jovens desta idade.

Ao aplicar a pesquisa sobre ideação suicida no grupo dos homoafetivos fiz questão, portanto, de separar uma análise das pessoas que estão entre os 16 e 30 anos, e que depois, em outro momento, tratarei de aprofundar as ponderações acerca do tema deste sub grupo.

No total 112 pessoas foram entrevistadas com o objetivo de verificar se a orientação homoafetiva, de alguma forma, tem implicações na ideação suicida.

Deste total de 112 pessoas 69% dizem que já pensaram em interromper a existência.

Vamos, agora, para os homoafetivos que estão no rol que compreende 16 a 30 anos.

Constatou-se que 57 entrevistados estão entre os 16 e 30 anos, o que mostra ser 51% do universo de participantes.

Deste cenário, ou seja, apenas aqueles que estão entre 16 e 30 anos, foi verificado que 75% já pensaram em suicídio.

O que nos diz esta informação?

Corrobora justamente com os números já apontados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde do Brasil, que a idade entre 16 e 30 anos é, de fato, a que requer mais cuidado quando se fala em ideação suicida.

Por que pessoas com esta idade trazem esta propensão às ideias suicidas? Como bem sabemos, sendo o suicídio um evento que tem muito mais do que uma simples causa, cabe-nos, de alguma forma, tentar compreender quais seriam as razões principais, e, ainda, o start, aquela situação em que o indivíduo diz: Já não dá mais, pararei por aqui.

Esta compreensão das causas e do gatilho, aliás, como se pode supor, torna-se fundamental para um tratamento personalizado do indivíduo, pois as dores são únicas e nada lineares em se tratando de Espíritos imortais, portanto, com biografias completamente diferentes uns dos outros.

Numa simples ilustração, está dito acima que um evento dramático para uma pessoa pode não o ser para outra, eis que aí, bem aí reside a chave para não desprezarmos quaisquer tipos de dores que se apresentam.

No caso dos homoafetivos, a pesquisa que aplicamos sugere que este grupo pode, sim, ser considerado de risco e que, portanto, necessita de atenções mais acuradas.

Então, colam-se aos tantos outros fatores de risco para o suicídio as questões que envolvem a experiência da homoafetividade.

E neste tocante destacam-se dois elementos apontados pelos participantes da pesquisa:

1 - Os dilemas íntimos do indivíduo que tem orientação homoafetiva, as dificuldades em aceitarem-se e, ainda, o receio da rejeição e da violência física e psicológica que enfrentam.

2 - Quando perguntados se sentiram discriminação por parte de familiares, dos 112 entrevistados, 79 % responderam que já se sentiram vítimas da discriminação por parte da família.

E, na pergunta seguinte, quando indagados se consideram que a maior carga de discriminação vem por parte da família, instituições religiosas, colegas de trabalho ou amigos, assim se manifestaram:

47% família

44% instituições religiosas

8% colegas de trabalho

1% amigos

 

Portanto, constatou-se, ao menos neste trabalho, que família e instituições religiosas são consideradas as instituições que, ao invés de serem fatores de proteção acabam, infelizmente, sendo fatores de risco aos homoafetivos no que se refere à ideação suicida.

Diante do quadro exposto, cabe trazer esta informação para a família e aos coordenadores das instituições religiosas para que, de fato, abram diálogo com aqueles que estão na experiência da homoafetividade, a fim de que estes últimos possam receber o acalento, acolhida e apoio de duas das mais longevas tradições humanas: família e religião.

Ao receberem um acolhimento necessário, e, registre-se, justo,sentir-se-ão mais queridos e aceitos por estas duas instituições, o que, certamente,trará algo a menos com o que se preocupar, e isto é fator de proteção, e que, por consequência, poderá diminuir a pressão diante das angústias e dificuldades naturais que se apresentam num mundo de prova e expiação como a Terra.

Portanto, trata-se de medida de prevenção ao suicídio humanizar as instituições religiosas, ou melhor, informar aos coordenadores destas instituições para que humanizem suas abordagens, posto que todos, absolutamente todos somos Espíritos imortais antes de sermos caracterizados pelo gênero que temporariamente ocupamos num corpo perecível.

Ao partir da premissa de que os Espíritos não têm sexo, de que as verdadeiras afinidades são as da alma, chega-se a conclusão de que alimentar preconceito é abrir mão do raciocínio lógico, posto que a conclusão, ao aceitar a premissa acima, é a de que o respeito deve ser a tônica das relações humanas.

No que tange à família, destaca-se a importância de seguir os conselhos dados pelos Espíritos Superiores, de que se deve estreitar os laços entre seus participantes.

Mas o que isto significa em termos práticos?

Ora, estabelecer relações de transparência, no intuito de que os membros desta família possam confiar uns nos outrossem terem que ter receio da rejeição ou da reprovação por parte de outros componentes da família. Isto é, exatamente, estreitar os laços, aproximar as pessoas umas das outras, transformar o ambiente familiar em um cenário de paz e refrigério, posto que, ao estreitar os laços pode-se ser quem é, sem nenhum tipo de receio de retaliação.

São dois pontos bem interessantes que se deve trabalhar no que concerne à prevenção ao suicídio: família e instituições religiosas, dois importantes fatores de proteção ao indivíduo. Nesta dupla poderá estar muito das alegrias e tristezas vivenciadas pelos Espíritos que estão encarnados neste planeta.

Os números estão aí, para bem os utilizarmos em benefício da felicidade das pessoas.

 

 

(Texto recebido em email de Wellington Balbo)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]