Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/FEVEREIRO/01-02-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/30-01-2021.htm

29-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/29-01-2021.htm

28-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/28-01-2021.htm

27-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/27-01-2021.htm

26-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/26-01-2021.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 10 - 1867

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/03-06-2016_arquivos/image040.jpg

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

 

 

Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille Flammarion (Montigny-le-Roi26 de fevereiro de 1842 — Juvisy-sur-Orge3 de junho de 1925), foi um astrônomopesquisador psíquico e divulgador científico francês. Importante pesquisador e popularizador da astronomia, recebeu notórios prêmios científicos e foi homenageado com a nomenclatura oficial de alguns corpos celestes. Sua carreira na pesquisa e popularização de fenômenos paranormais também é bastante notória.[1][2][3][4]

Seu irmão Ernest Flammarion foi o fundador das Edições Flammarion[5].

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion

 

File:Grotte de Rouff mammut.jpg

Pintura rupestre na Grotte de Rouffignac.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Mammoth

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a0/Duria_Antiquior.jpg/800px-Duria_Antiquior.jpg

Duria Antiquior famosa aquarela do geólogo Henry de la Beche retratando a vida na antiga Dorset com

base em fósseis encontrados por Mary Anning. Henry De la Beche (10 de fevereiro de 1796 - 13 de abril de 1855)

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_paleontology

 

História da Paleontologia

 história da paleontologia traça a história do esforço para entender a história da vida na Terra estudando o registro fóssil deixado por organismos vivos. Por se preocupar com a compreensão dos organismos vivos do passado, a paleontologia pode ser considerada um campo da biologia, mas seu desenvolvimento histórico esteve intimamente ligado à geologia e ao esforço para compreender a própria história da Terra .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_paleontology

 

Mar em Mediterrâneo em Cesaréia, Israel. Foto Ismael Gobbo

File:Dumont d'Urville.jpg

Jules Dumont d'Urville

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Dumont_d%27Urville

 

 

 Jules Sébastien César Dumont d'Urville ( pronunciação francesa: [ʒyl dymɔ dyʁvil] ; 23 de maio de 1790 - 8 de maio 1842) era um francês explorador e oficial da Marinha que explorou o sul e oeste do Pacífico , Austrália, Nova Zelândia e Antártida . Como botânico e cartógrafo, ele deu seu nome a várias algas, plantas e arbustos, e lugares como a Ilha d'Urville na Nova Zelândia.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Dumont_d%27Urville

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9e/Durville-Vanikoro-Manevai-2.jpg/800px-Durville-Vanikoro-Manevai-2.jpg

Expedição de Dumont d'Urville em Vanikoro. Jules-Sébastien-César (1790-1842)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Dumont_d%27Urville

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/15-04-2019_arquivos/image015.jpg

Busto de Heródoto, chamado de “O Pai da História”. Museu da Ágora, Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Herodotus ( / h ɪ r ɒ d ə t ə s / ; do grego : Ἡρόδοτος , HERODOTOS , grego ático pronúncia:  [hɛː.ró.do.tos] ; c.  484  - c.  425 aC) foi um grego historiador que nasceu em Halicarnasso no Império Persa (atual Bodrum , Turquia ). Ele é conhecido por ter escrito o livro As Histórias ( grego: Ἱστορίαι Historíai ), um registro detalhado de sua "investigação" ( ἱστορία historía ) sobre as origens das Guerras Greco-Persas . Ele é amplamente considerado como o primeiro escritor a tratar assuntos históricos usando um método de investigação sistemática - especificamente, coletando seus materiais e organizando-os criticamente em uma narrativa historiográfica . Por causa disso, ele é freqüentemente referido como " O Pai da História ", um título que lhe foi conferido pela primeira vez pelo orador romano Cícero, do século I aC . [1]

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Herodotus

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/32/Hippocrates_rubens.jpg/734px-Hippocrates_rubens.jpg

Hipócrates.

Paulus Pontius depois de Peter Paul Rubens.

Copiado de: https://gl.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates

 

 

Hipócrates de Cos, nado en Cos (Espóradas) no século V a.C. (c. 460 a.C.) e finado en LárisaTesalia no século IV a.C. (c. 370 a.C.), foi un médico da Antiga Grecia que exerceu durante o chamado século de Pericles.

É considerado unha das figuras máis destacadas da historia da medicina e moitos autores refírense a el como o «pai da medicina» moderna,[2][3][4] en recoñecemento ás súas importantes e duradeiras contribucións a esta ciencia como fundador da escola que leva o seu nome. Esta escola intelectual revolucionou a medicina da Antiga Grecia, establecéndoa como unha disciplina separada doutros campos cos cales se asociaba tradicionalmente (notablemente a teúrxia e a filosofía), convertendo o exercicio da medicina nunha auténtica profesión.[5][6

Leia mais:

https://gl.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates

 

Digitalização da impressão fotográfica original de John Lubbock, 1st Baron Avebury. Entre cerca de 1876 e cerca de 1880

Impressão original tipo Woodbury.  Samuel Robert Lock, George Corpe Whitfield

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lubbock

 

O Muito Honorável John Lubbock, 1.º Barão Avebury PC FRS DCL LLD (Londres, 30 de abril de 1834 — Broadstairs, 28 de maio de 1913), conhecido por Sir John Lubbock, 4.º Baronete de 1865 até 1900, foi um banqueiropolítico liberalfilantropocientista e polímata inglês.

Banqueiro vitoriano e visionário, vizinho e amigo de Charles Darwin, instigou reformas financeiras - chave, um membro liberal do Parlamento Britânico que apresentou a primeira legislação para proteção de monumentos antigos e férias em bancos (públicos), um botânico e entomologista com muitas publicações científicas em seu nome.

Escreveu sua obra prima que se tornaria um best-seller vitoriano e um livro didático padrão para quem se interessava pela história natural - Prehistoric Times, sua última edição (7a.) datando de 1913. Obra pioneira, uma das primeiras a rejeitar a cronologia bíblica que dizia que o mundo teria uns meros 6 mil anos: introduziu os termos paleolítico e neolítico, Velha e Nova Idades da pedra, hoje reconhecidas como períodos-chave do passado pré-histórico.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lubbock

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ce/Charles_Lyell_by_David_Octavius_Hill%2C_c1843-47.jpg/783px-Charles_Lyell_by_David_Octavius_Hill%2C_c1843-47.jpg

Sir Charles Lyell - Geólogo. Impressão em papel salgado de negativo em papel. Entre 1843 e 1847.

Autor: Hill & Adamson

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

 

Charles Lyell (KinnordyForfarshire14 de novembro de 1797 — Londres22 de fevereiro de 1875) foi um advogado e geólogo britânico.

Popularizador do uniformitarianismo.

Biografia:

 

Charles Lyell (pronuncia-se IPA[lahy-uhl]) nasceu na Escócia, sendo o mais velho de dez irmãos. Seu pai, também chamado Charles, foi um botânico de reputação ínfima e o primeiro a expor o jovem Charles ao estudo da natureza. Tendo entrado no Exeter CollegeOxford, e terminando em 1816, Lyell encontrou a geologia como uma profissão séria, com o apoio de William Buckland. Graduado, ele desviou-se profissionalmente e exerceu o direito, mas teve a geologia como hobby. Seu primeiro artigo, "On a Recent Formation of Freshwater Limestone in Forfarshire", foi apresentado em 1822. Por volta de 1827, ele tinha abandonado a lei e embarcou em uma carreira com a Geologia, que resultaria em uma aceitação difundada das idéias propostas por James Hutton algumas décadas antes.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

Arquivo: Lyell Principles frontispiece.jpg

O frontispício de Charles Lyell de Princípios de Geologia (segunda edição americana de 1857), mostrando as origens dos diferentes tipos de rochas. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/22-10-2016_arquivos/image039.jpg

Vulcão Vesúvio visto das ruínas de Pompéia, Itália. Foto Ismael Gobbo

O  Vesúvio sepultou com suas lavas as cidades de Pompéia, Herculano e Estábia no ano 79 d.C.

 

Vulcões e dinâmicas geológicas

Antes da obra de Lyell, fenômenos como os terremotos eram compreendidos pela destruição que trouxeram. Uma das contribuições que Lyell fez em Princípios foi explicar a causa dos terremotos. [25] Lyell, em contraste, focou em terremotos recentes (150 anos), evidenciados por irregularidades superficiais, como falhas, fissuras, deslocamentos estratigráficos e depressões. [25]

O trabalho de Lyell sobre vulcões se concentrou principalmente no Vesúvio e no Etna , que ele havia estudado anteriormente. Suas conclusões apoiaram a construção gradual de vulcões, a chamada "construção de backup", [6] em oposição ao argumento da sublevação apoiado por outros geólogos.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

 

Evento em live do GEEDEM

Acesse no link

 

Olá, Ismael! Amanhã o Canal Família Geedem no YouTube fará uma live com tradução para libras. Tendo em vista que, infelizmente, são poucos canais que oferecem esse serviço aos nossos irmãos deficientes auditivos se você puder divulgar eu agradeço!

Abraço fraterno!

Segue o link da live:

https://youtu.be/8eeNzX2Sl4E

 

 

 

 

(Informações em email de Denise Alves - Dê [[email protected]])

 

Live: XI Seminário da Área de Estudo do Espiritismo 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "XI SEMINÁRIO DA ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE စ Chamado de Jesus JORGE ELARRAT 31 de Janeiro de 2021 Das 9h30 às 11h Através do canal no YouTube da UEVCtv: www.youtube.com/uevctv YUEVC Û FEEB FederaçãoEspir Dhedln"

 

 

(Com informações de Elsa Rossi do https://www.facebook.com/photo/?fbid=10158979581859183&set=a.10151408564244183)

 

Programações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

CURSOS 2021 NO ZILDA GAMA

Devido à pandemia este ano, nossos cursos ocorrerão da seguinte forma:

CURSOS REGULARES

MÓDULO 1

Sábado, 10h

Estamos criando um curso modular de Introdução à Doutrina Espírita que antecederá o Módulo 1. Por isso neste ano o Módulo 1 não será oferecido. O acesso dos alunos iniciantes deverá ser através deste curso, que aceitará inscrições o ano todo.

O curso de Introdução será realizado em um único grupo aos sábados, das 10h às 11h30 em formato virtual durante todo o ano.

MÓDULOS 2, 3, 4 e A GÊNESE

Segunda às 20h; quinta às 9h; sábado às 17h

No primeiro semestre o formato será virtual. Avaliaremos em julho a possibilidade de realizar o segundo semestre de forma presencial.

Os alunos que foram aprovados nos módulos 1 e 2 em 2020 irão para o módulo seguinte.

Os alunos do módulo 3 e 4 permanecerão nos mesmos módulos de 2020, uma vez que o

desenvolvimento mediúnico, que faz parte do curso, ficou comprometido.

Os grupos da Gênese continuarão o estudo do livros A Gênese e A Caminho da Luz.

INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada por formulário eletrônico, disponível no Facebook, no site e nas

redes sociais

bit.ly/Cursos_Zilda_2021

 

 

Somente os alunos novos precisam fazer inscrição. Caso identifiquemos alunos com experiência em estudo em outras casas, o atendimento fraterno entrará em contato para avaliação.

INÍCIO DOS CURSOS

As aulas terão início em 01/03 (segunda), 04/03 (quinta) e 06/03 (sábado).

JUVENTUDE

O curso será presencial aos sábados, das 14h30 às 16h30. Estamos avaliando o retorno do

grupo de quarta. As aulas terão início em 06/02.

EDUCAÇÃO INFANTIL

As aulas continuam suspensas. Estamos avaliando as condições para o retorno.

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

“Degraus de Luz” com Emmanuel

 

 

A instituição Fraternidade Espírita “Degraus de Luz”, do bairro de Itaquera, São Paulo, promoveu palestra virtual na noite do dia 28 de janeiro com Antonio Cesar Perri de Carvalho, com a atuação do dirigente Edson e de Anderson. O expositor abordou o tema “Trajetória espiritual de Emmanuel”, com base em seu recente livro lançado pela Casa Editora O Clarim (2020).

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra em live programada pelo Centro Espírita Allan Kardec

Cianorte, PR

 

 

(Informação recebida de Ester Alice Rossi)

 

Informações do Site Espírita Irmãos W

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações kardequianas

 

A procura do Prof. Rivail este e o tema.

 

Estamos na grande procura do Prof. Rivail antes de ele ser ALLAN KARDEC.. Conforme cita o pesquisador espírita Canuto Abreu. O Professor Rivail participou ativamente e era um grande conhecedor do magnetismo junto às sociedades magnéticas em Paris. As fontes de referencia são os dados de Canuto Abreu trazidos na obra “O Livro dos Espíritos e sua tradição histórica e lendária”. O termo e claro lendária. 

 

Conforme pesquisas que estamos realizando dentre do Movimento Magnetista e do Movimento Espiritualista de Paris que antecedem ao surgimento do Espiritismo.

 

Em Paris perto do ano de 1850.... Existiam 02 sociedade ligados ao Magnetismo. Que tinham como objetivo a cura do corpo... E 01 Sociedade que tinha como enfoque a Espiritualidade... Estas eram principais:

 

1) Société Philantropico Magnétologique fundado em 1840 ou 1841, no 2º arrondissement, na Rua de Louvois, 8. E tinham um periódico chamado L'Union Magnétique. 

 

2) Société du Mesmerisme de Paris - Fundada em 17 de fevereiro de 1844 sendo seu endereço em 1845 à Rua Tiquetonne, 10, também no 2º arrondissement. É exatamente o mesmo prédio em que viveu Kardec de 1841 a 1843 tendo por objetivos o conhecimento do magnetismo animal e sua difusão, segundo os princípios de Franz Anton Mesmer (1734-1815) e seus discípulos. E tinham um periódico chamado Journal du Magnétisme (Sociedade do Barão du Potet) 

 

3) Sociétés des Magnétiseurs Spiritualiste fundada em 1948 por Louis Alphonse Cahagnet (1809 - 1885) E tinham um periódico chamado Magnetiseur Spiritualiste.

 

ATUALIZAÇÃO 

 

Louis Alphonse Cahagnet... Como bem sabemos a Santa Inquisição. Colocou todas sua obras no Index Librorum Prohibitorum. Proibindo os católicos de lerem suas obras.

 

A Associação de Cahagnet e os seus médiuns eram os precursores do Espiritismo sendo que as comunicações do mundo espiritual não tinham o critério que teriam com o grande mestre de Lyon. O grande regente que iria elaborar a Codificação Espírita (Allan Kardec) E trazer os imortais da espiritualidade superiora.

 

O trabalho:

 

1) Montagem da página, link, livros, revistas etc.

2) Inserimos o jornal Magnetiseur Spiritualiste (1849 - 1852) periódico que representava a Sociétés des Magnétiseurs Spiritualiste dirigida por Louis Alphonse Cahagnet

3) Inserimos diversas obras de Louis Alphonse Cahagnet.

 

Louis Alphonse Cahagnet (VER NA PÁGINA OS CONTEXTOS)

Acesse o link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Louis%20Alphonse%20Cahagnet/Louis%20Alphonse%20Cahagnet.htm

 

Baixar o Journal Magnetiseur Spiritualiste (GOOGLE DRIVER)

Acesse o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1yIyEzSMuNobMlVMPia1dfU6qtdmibCQf

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA------------------------------------------

 

Reflexões: Do Livro Nosso Lar Introdução (Apresentação Jorge Hessen)

PLAYLIST

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=YS4C18v_xxA&list=PLbBAXq8ij9EzXdrr6uuaUmveSmoxM8OuP

 

Vivo até depois da Morte - Cesar S Santos - Na Visão Espírita 

Uma gratificante sala de conversas sobre a morte, o morrer e as dificuldades de lidarmos com este assunto tão delicado. Gratidão aos amigos André Luiz, Gutemberg, Carmen Silveira e Falconi por estes momentos de reflexão e de luz!

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=3vdIyJXvtvc

 

Bruno Tavares Entrevista Oceano Vieira de Melo

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=3vdIyJXvtvc

 

Paradigma Espirita

Historiografia - Separando a estória da história do Espiritismo

CARLOS SETH

Acesse o link:

https://www.instagram.com/p/CKkgD0UH8Hu/

 

O Grupo Espírita Amor e Luz, de Newark (New Jersey, EUA) promoveu palestra virtual de Antonio Cesar Perri de Carvalho. Na tarde do dia 24 de janeiro, o expositor desenvolveu o tema “Trajetória espiritual de Emmanuel” em evento coordenado por Wilson Giampietri. 

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=FJsnJgwqDvU&feature=youtu.be

 

No dia 27 de janeiro foi levado ao ar o tema do Capítulo XX de O Evangelho segundo o Espiritismo, programa da TV da Rádio Brasil Espírita, de Maceió, intitulado “O Evangelho e sua simplicidade”. O apresentador Cesar Perri abordou o tema “Os trabalhadores da última hora”. Houve reformulação do site e da programação da RBE. Agora em novo horário: todas 4as feiras às 19 horas.

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=uoXjIyWD5Wo&feature=emb_logo

 

O Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, transmitiu palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho na noite do dia 23 de janeiro, sobre o tema “Mediunidade e Evangelho”. O expositor abordou a prática da mediunidade de acordo com o Espiritismo, fundamentada em “O Livro dos Médiuns”, obra de Allan Kardec que está completando 160 anos de publicação neste mês e na qual estão definidas as ações visando o aperfeiçoamento do homem.

Acesse o link:

https://www.facebook.com/CasadoCaminhoVilaMariana/videos/164424032141138

 

RESENHA ESPÍRITA #52 - "PAULO DE TARSO "

Allê De Paula recebe duas personalidades importantíssima dentro do movimento espírita que são dois amigos muito queridos: o Prof. Antônio Cesar Perri e o multifacetário André Marouço para tratar de um tema interessantíssimo. "PAULO DE TARSO"!

Acesse o link

https://www.facebook.com/1916190732034227/videos/692466631661383

 

Divaldo Franco - No Rumo do Mundo de Regeneração - LIVE ESPECIAL

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=MavGXC8cqMk

 

A LUTA SEGUE

 

WANDERLEI

 

 

 

Palestra programada pelo Joanna de Ângelis Spiritist Society

Reino Unido

 

Caro Ismael 

Tudo bem? Poderia por favor colocar no seu boletim a palestra que será na próxima quarta-feira no Joanna de Ângelis Spiritist Society -UK com o Daniel Rossi.

Obrigado 

Muita Paz 

 

Best Regards,

Angela Santos Masuko

Faith in People Charity 

Registered Charity No.1176000

http://www.faithinpeoplecharity.org.uk/

Helping End Homelessness 

"Love is a bridge which links man to God"

 

(Recebido em email de Angela Masuko [[email protected]])

 

Programação de palestra da BUSS

Londres,  Reino Unido

 

 

Ola Ismael,

 

Espero que estejas bem.

 

Trabalho com a Elsa na Buss, e gostaria de lhe pedir para divulgar nossas palestras que acontecem todas as sextas feiras as 16 horas (BR)

 

Nossas palestras sempre sao transmitidas pelos seguintes canais:

 

  • Fracebook do Grupo" Francis of Assi Spiritist Group UK":

https://www.facebook.com/francisassisiuk

 

  • Facebook do Grupo "Bezerra de Menezes"

https://www.facebook.com/BZMUK

 

  • Youtube da Web Radio Fraternidade:

https://www.youtube.com/user/WRFRATERNIDADE

 

  • Youtube TV CEECAL 

https://www.youtube.com/channel/UCNp7TnaJoxPfv43iBOKN0yQ

 

Vou esta sempre te enviando as artes de divulgação para que você nos auxilio a divulgar. Segue a ARTE de nossa próxima palestra 

 

Grande abraço e Obrigado 


Gilson Guimarães
London

 

(Recebido em email de Gilson Guimaraes [[email protected]])

 

Jornal Observador

Acesse no link

 

Link de acesso: https://drive.google.com/file/d/14U7fGwdWeGimQ0Eo_-b1Ln2U8nY_GllF/view

 

PDF do link se encontra em anexo

 

Att,

André Z. Creppe

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

Palestra virtual com Fabio Rossi –

Grupo de Estudos Espíritas Francisco Cândido Xavier

 

Palestra com o Expositor e Professor Fabio Rossi neste DOMINGO 31/01/2021 às 18h Tema: Necessidade da Caridade Não quer perder? Acesse o link do Youtube e marque DEFINIR LEMBRETE, convide os amigos, sejam todos bem-vindos! https://youtu.be/nyLdVnkIGXk

 

 

 

(Messenger https://www.messenger.com/t/100004328738715/)

 

 

Palestra Virtual da FEB com  Fátima Guimarães

 

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/12/FATIMA-PALESTRAS-VIRTUAIS_post.jpg

 

A Palestra Virtual deste domingo, 31 de janeiro, às 17h, terá a participação da diretora Fátima Guimarães, desenvolvendo o tema “A fé, mãe da esperança e da caridade”. A direção será de Maria de Lourdes, com transmissão pelos canais oficiais da FEB e da FEBtv.
Acompanhe conosco:

Facebook FEB: https://www.facebook.com/FEBoficial/

Facebook FEBtv: https://www.facebook.com/febtvBrasil/

FEBtv You Tube: https://febtv.live/yt

 

 

(Informações em https://www.febnet.org.br/portal/2021/01/26/palestra-virtual-da-feb-com-fatima-guimaraes/)

 

Palestra virtual programada pelo

Núcleo Espírita Chico Xavier. Niterói, RJ

 

Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=Mzam8vNoOEo

 

 

 

(Recebido em email de Núcleo Espírita Chico Xavier)

                                      

Centro Espírita Francisco de Assis reiniciaria

Atendimento Fraterno Presencial. Avanhandava, SP

 

C.E. Francisco de Assis. Foto: Ismael Gobbo

 

Boa tarde.

            Que a paz de Jesus    

                   esteja entre nós.    

 

O Centro Espírita Francisco de Assis, de Avanhandava, localizado à Rua Marechal Deodoro - 1200 reiniciará as seguintes atividades                                                      

     ATENDIMENTO FRATERNO           

                PRESENCIAL

    Inscrição:- toda segunda feira -  das : 20:00h às 21:00h pelo fone      (18)998204513

     Após o atendimento fraterno, os      inscritos receberão

       VIBRAÇÕES À DISTÂNCIA  

   às segundas-feiras das 19:00 às 19:20h.

 

          Avanhandava, 23/01/2021

Att

Erondina

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Programação virtual

Nova serie a comecar semanalmente

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

Evangelho Além Fronteiras

Estréia em 5 de fevereiro

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

A Agenda Especial do Centenário

 

Em 2021, mais precisamente no dia 21 de abril, transcorre o Centenário de fundação da União Espírita “Paz e Caridade”, de Araçatuba, que foi a primeira instituição espírita na então novíssima cidade do interior de São Paulo.

Para assinalar a efeméride do Centenário do Espiritismo em Araçatuba, a Editora Cocriação, está lançando a “Agenda Chico Xavier 2021 – Araçatuba, 100 anos de Espiritismo”.  Essa inovadora publicação de Araçatuba, contém além dos espaços para anotações diárias, mensagens e textos inspiradores de Chico Xavier, e, as principais datas comemorativas das Casas Espíritas de Araçatuba. Conta com miolo principal e capa dura espiralada da Editora EME. Uma edição especial limitada com 416 páginas.

Como ilustração,  aparece numa imagem, os fatos históricos ligados ao grupo originado com a Instituição Nosso Lar: Mocidade, Casa da Sopa Emília Santos e Centro Espírita Luz e Fraternidade, com homenagens a seus fundadores.

O valor unitário da Agenda é de R$ 42,00, mas há uma promoção: a aquisição de 12 Agendas, gera uma doação de R$ 100,00 para uma Casa Espírita.

Informações e encomendas: fone (18) 99709-4684 (Sirlei Nogueira); [email protected]

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/355/original_LOGO-clarim.jpg?1601483373

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/358/original_whatsapp.jpg?1601483652

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/478/original_Interpreta%C3%A7%C3%A3o%20sint%C3%A9tica%20do%20Apocalipse%20-%20Col%20Cairbar%20Schutel.jpg?1611744552

 

Interpretação sintética do Apocalipse

 

Cairbar Schutel

 


Em 1918, Cairbar Schutel dedicou-se a estudar profundamente o conteúdo do Apocalipse de João, extraindo deste lógica e bom senso à luz da Doutrina Espírita e desmistificando seu entendimento. "Enquanto há ignorância, tudo é mistério, tudo é indecifrável", afirmou Cairbar Schutel.

 

de R$ 29,00
por R$ 21,75

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/479/original_Par%C3%A1bolas%20e%20Ensinos%20de%20Jesus%20-%20Col.%20Cairbar%20Schutel%20copiar.jpg?1611744651

 

Parábolas e Ensinos de Jesus

 

Cairbar Schutel

 


Clássico da literatura espírita, analisa de forma clara e objetiva as parábolas e ensinamentos de Jesus, conduzindo ao entendimento real das lições do Mestre à luz da Doutrina Espírita. Traz explicações diretas, sem os véus místicos dos interesses religiosos, prevalecendo a orientação e o esclarecimento do verdadeiro pensamento de Jesus.

 

de R$ 45,90
por R$ 34,43

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/480/original_A%20Vida%20no%20Outro%20Mundo%20-%20COLE%C3%87%C3%83O%20CAIRBAR%20SCHUTEL.jpg?1611744759

 

A Vida no Outro Mundo

 

Cairbar Schutel

 

Existe vida após a morte? Os espíritos se comunicam? Como são as regiões onde eles ficam? Como se dá o passamento ou desprendimento do Espírito? Resultado de minucioso estudo do mundo espiritual por Cairbar Schutel que enriquece a obra com informações precisas de diversos pesquisadores.

 

de R$ 29,00
por R$ 21,75

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/481/original_Vida%20e%20Atos%20dos%20Ap%C3%B3stolos%20-%20Col.%20Cairbar%20Schutel.jpg?1611744824

 

Vida e Atos dos Apóstolos

 

Cairbar Schutel

 

Cairbar Schutel analisa os Atos dos Apóstolos constantes no Novo Testamento à luz da Doutrina Espírita, com ensinamentos que ajudam a entender a importância dos apóstolos na propagação dos ensinamentos de Jesus. Uma interpretação espiritual sobre a Doutrina que os Discípulos anunciaram e pela qual se sacrificaram.

 

de R$ 38,00
por R$ 28,50

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/454/original_renovacao_03.jpg?1607598403

Fale Conosco:

 

(16) 3382-1066 | (16) 99270-6575

 

[email protected]

Siga-nos nas redes sociais

 

Facebook

Youtube

Instagram

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Boletim do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VI

1a semana de Fevereiro de 2021

 

Araçatubenses criaram grupo em homenagem a Chico Xavier; “Degraus de luz” com Emmanuel; História de um pão; O tema “entre luzes e trevas” em estudo; O evangelho segundo o espiritismo “on line” pelo CCDPE; Os trabalhadores da última hora; Emmanuel para New Jersey (EUA); Horóscopos, eutanásia e suicídio; A tradução do Novo Testamento originalmente adotada por Emmanuel e suas razões; Quem sois?  

 

Artigos – Araçatubenses criaram grupo em homenagem a Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/aracatubenses-criaram-grupo-em-homenagem-a-chico-xavier/

 

Notícias:

- “Degraus de luz” com Emmanuel:

http://grupochicoxavier.com.br/degraus-de-luz-com-emmanuel/

 

- História de um pão:

http://grupochicoxavier.com.br/historia-de-um-pao/

 

- O tema “entre luzes e trevas” em estudo:

http://grupochicoxavier.com.br/o-tema-entre-luzes-e-trevas-em-estudo/

 

Estudo do Evangelho –:

- O evangelho segundo o espiritismo “on line” pelo CCDPE:

http://grupochicoxavier.com.br/o-evangelho-segundo-o-espiritismo-on-line-pelo-ccdpe/

 

- Os trabalhadores da última hora:

http://grupochicoxavier.com.br/os-trabalhadores-da-ultima-hora/

 

Vídeos:

- Emmanuel para New Jersey (EUA):

http://grupochicoxavier.com.br/emmanuel-para-new-jersey/

 

- Horóscopos, eutanásia e suicídio:

http://grupochicoxavier.com.br/horoscopos-eutanasia-e-suicidio/

 

Bibliografia – A tradução do Novo Testamento originalmente adotada por Emmanuel e suas razões:

http://grupochicoxavier.com.br/a-traducao-do-novo-testamento-originalmente-adotada-por-emmanuel-e-suas-razoes/

 

Mensagem – Quem sois?:

http://grupochicoxavier.com.br/quem-sois-2/

 

o0o

“Ninguém poderá afirmar que Kardec fosse o autor do Espiritismo. Este é de todos os tempos e situações da Humanidade. Entretanto, é ele o missionário da renovação cristão” – Emmanuel.

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Doutrina de luz. Cap. Kardec e a espiritualidade. São Bernardo do Campo: GEEM)

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Doações mínimas

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Respostas da Vida. Lição nº 26. Página 90.

 

Não subestime as chamadas "pequenas doações".

O prato frugal que você oferece ao necessitado será provavelmente o recurso de que precisa a fim de liberar-se dos últimos riscos da inanição.

A peça de vestuário que você entregou ao companheiro em penúria terá representado o apoio providencial com que se livrou de moléstia grave.

A reduzida poção de remédio que conseguiu você doar em favor de um doente foi talvez o socorro que o auxiliou a desviar-se do derradeiro corredor em que resvalaria para a morte.

A visita rápida que você levou ao enfermo pode ter sido o estímulo inesperado que o arrancou do desânimo para os primeiros passos, em demanda ao levantamento das próprias forças.

O bilhete ligeiro que você endereçou ao irmão em dificuldade, ofertando-lhe reconforto, possivelmente se transformou na âncora em que haverá retomado o acesso à esperança.

O minuto de tolerância com que você suportou a exigência de uma pessoa, em difícil conversação, haverá sido aquele que a ajudou a descompromissar-se com um encontro desagradável ou com determinado acidente.

Algumas poucas frases num diálogo construtivo serão o veículo pelo qual o seu interlocutor evitará render-se a idéias de suicídio ou delinquência.

Os seus instantes de silêncio caridoso à frente desse ou daquele agressor, significarão o amparo de que não prescinde, a fim de aceitar a necessidade da própria renovação.

Não menospreze o valor das mini doações.

O seu concurso supostamente insignificante pode ser o ingrediente complementar que esteja faltando em valiosa peça de salvação.

 

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/22-05-2018_arquivos/image048.jpg

 O óbolo da viúva em aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/74/Arturo_Michelena_46.JPG

A Caridade. Tela de Arturo Michelena

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caridade#/media/File:Arturo_Michelena_46.JPG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/13-02-2019_arquivos/image009.jpg

A crise lionesa. Interior de uma tecelagem de seda. Autor Jules Férat. Fonte Le Monde Illustré.

Copiado de  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Atelier_canut.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/15-11-2019_arquivos/image014.jpg

 Caridade. Óleo sobre tela por Walter Gay.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/03-10-2018_arquivos/image066.jpg

A Caridade. Óleo sobre tela de João Zeferino da Costa.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Jesus sabe

 

Quantas lágrimas você já verteu a sós, sem ninguém para lhe estender um ombro amigo, sem uma palavra de alento, sem nenhum consolo...

Considere, no entanto, que Jesus sabe...

Quando você descobre que seus amigos, nos quais você depositava a mais sincera confiança, lhe traem, e a amargura lhe visita a alma dolorida, no silêncio das horas... Jesus sabe.

Jesus conhece os mais secretos pensamentos e sentimentos de cada uma das ovelhas que o Pai lhe confiou.

Jesus sabe das noites maldormidas, quando você se debate em busca de soluções para os problemas que lhe preocupam a mente...

Das dores que lhe dilaceram a alma, quando a solidão parece ser sua única companheira fiel, Jesus sabe...

Dos imensos obstáculos que você já superou, sem nenhuma estrela por testemunha, Jesus sabe...

Da sua sede de justiça, Jesus sabe.

Da sua luta para ser cada dia melhor que o dia anterior, Jesus sabe.

Jesus, esse Irmão Maior, a quem o Pai confiou a Humanidade terrestre, conhece cada um dos Seus tutelados.

Se você sofreu algum tipo de calúnia, de injustiça, alguma punição imerecida, Jesus sabe.

Jesus conhece as suas horas de vigília ao lado do leito de um familiar enfermo...

Sabe da sua dedicação aos filhos, tantas vezes ingratos, ao esposo ou à esposa problemática.

Jesus sabe dos seus autoenfrentamentos para vencer os próprios vícios e as tendências infelizes.

Jesus conhece suas fraquezas, seus medos, suas chagas abertas, suas inseguranças...

Jesus sabe das muitas vezes que você persiste em caminhar, mesmo com os pés sangrando...

Jesus sabe o peso da cruz que você leva sobre os ombros...

Jesus sabe quantas gotas de lágrimas você já derramou por compaixão, sofrendo a dor de outros corações...

Jesus conhece suas muitas renúncias...

Suas amarguras não confessadas...

Jesus sabe das esperanças que você já distribuiu, dos alentos que você ofertou, das horas que dedicou voluntariamente a benefício de alguém...

Jesus conhece suas ações nobres e percebe o desdém daqueles que só notam e ressaltam suas falhas.

Jesus entende seu coração dorido de saudade, dilacerado pela solidão, amargurado pelas dificuldades que, às vezes, parecem intransponíveis...

Jesus sabe que todas as situações pelas quais você passa, são para seu aprendizado e para seu crescimento na direção da grande luz.

O Sublime Pastor conhece cada uma de Suas ovelhas e sabe o que se passa com cada uma delas.

Por isso Ele mesmo assegurou: Nunca estareis a sós.

Jesus é o Divino Amigo que nos segue os passos desde sempre e para sempre.

E nos momentos em que suas forças quiserem abandoná-lo, aconchegue-se junto ao Seu coração amoroso e ouça Sua voz a lhe dizer, com imensa ternura:

Meu filho, trace o seu sulco; recomece no dia seguinte o afanoso labor da véspera.

O trabalho das suas mãos lhe fornece ao corpo o pão terrestre; sua alma, porém, não está esquecida.

E eu, o jardineiro divino, a cultivo no silêncio dos seus pensamentos.

Quando soar a hora do repouso e a trama da vida se lhe escapar das mãos e seus olhos se fecharem para a luz, sentirá que surge em você, e germina, a minha preciosa semente.

Nada fica perdido no reino de nosso Pai e os seus suores e misérias formam o tesouro que o tornará rico nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas...

E onde o mais desnudo dentre vós será talvez o mais resplandecente.

 Redação do Momento Espírita, com base no item 6,
do cap. VI, do livro 
O Evangelho segundo o Espiritismo,
de Allan Kardec, ed. FEB.

Disponível no CD Momento Espírita Coletânea 8/9
e no livro Momento Espírita, v. 5, ed. FEP.
Em 30.1.2021.

 

 

(Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/11-07-2019_arquivos/image015.jpg

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/08-07-2019_arquivos/image033.jpg

A cura da sogra de Pedro. Óleo sobre tela de John Bridges.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Healing_the_Mother_of_Simon_Peter%E2%80%99s_Wife_by_John_Bridges.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/08-07-2019_arquivos/image034.jpg

A oração na hora das refeições. Óleo sobre tela por Fritz von Uhde.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Mealtime_Prayer_-_Fritz_von_Uhde_-_Google_Cultural_Institute.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/17-06-2015_arquivos/image034.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Fundação Cultural Chico Xavier

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]