Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 12 de maio de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

          http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/12-05-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/11-05-2021.htm

10-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/10-05-2021.htm

08-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/08-05-2021.htm

07-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021.htm

06-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/06-05-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 11 - 1868

 

http://www.febnet.org.br/ba/image/revistaespirita/11.jpg

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Medalhão com  a imagem de Apolônio de Tiana.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apollonius_of_Tyana.jpg

 

 

 

Apolônio de Tiana (pt-BR) ou Apolónio de Tiana (pt) (em gregoΑπολλώνιος ο Τυανέας Tiana, 15 d.C. – Éfeso, c. 100 d.C.)[1] foi um filósofo neo-pitagórico e professor de origem grega. Seus ensinamentos influenciaram o pensamento científico por séculos após a sua morte.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B4nio_de_Tiana

 

 

Aqueduto romano de Tiana*. Autor Htkava.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tuwanuwa_-_Tyana_-_Kemerhisar.jpg

 

 

* Em Tiana nasceu o filósofo Apolônio.

 

Tyana ( grego antigo : Hανα ; Hittite Tuwanuwa ) era uma antiga cidade na região da Anatólia da Capadócia , na moderna Kemerhisar , província de Niğde , na Anatólia Central , na Turquia . Era a capital de um reino neo-hitita de língua Luiana no primeiro milênio aC.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Tyana

 

O Espiritualismo e o ideal na arte e na poesia dos gregos ... (Francês) Capa

Copiado de:

https://www.amazon.com.br/Spiritualisme-Lid%C3%A9al-Dans-Po%C3%A9sie-Grecs/dp/1249491851/ref=sr_1_5?dchild=1&qid=1620747364&refinements=p_27%3AAlexis+Chassang&s=books&sr=1-5

 

 

 

 

 

 

Alexis Chassang

Alexis Chassang (2 de abril de 1827 em Bourg-la-Reine - 8 de março de 1888 em Bourg-la-Reine) foi um lingüista e tradutor francês .

Em 1849 ele recebeu sua agregação em cartas e, em 1852, seu doutorado. Posteriormente, foi professor de retórica nos liceus de Lille e Bourges . De 1862 a 1871, foi professor de línguas e literatura gregas na École Normale Supérieure de Paris . [1]

De 1873 a 1888 ocupou o cargo de Inspetor Geral do Ensino Médio. Ele foi co-fundador da Associação para a Promoção dos Estudos Helênicos, servindo como seu presidente em 1887. [2

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Alexis_Chassang

Cabeça de mármore de uma estátua do dramaturgo Sófocles, montada em uma herma moderna.

Museu Britânico, Londres, Reino Unido.  Foto: Ismael Gobbo

 

 

Sófocles (em grego: Σοφοκλῆς, Sophoklês497 ou 496 a.C.- inverno de 406 ou 405 a.C ) foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.

Suas primeiras peças foram escritas depois que as de Ésquilo e antes que as de Eurípedes. De acordo com a Suda, uma enciclopédia do século X, Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram em uma forma completa. Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições.

Também trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclépio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3focles

Busto em mármore de Homero. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto: Ismael Gobbo

 

 

Homero]

Homero (em gregoὍμηροςtransl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.[1]

Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas os estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica,[2] e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído".[3] Para o historiador e filósofo Richard Tarnas, Homero - independentemente da polêmica sobre sua existência histórica - foi "uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga".[4]

Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século VIII a.C..[5] Mas a sua origem é tão controversa que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta.[6]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Homero

Sítio arqueológico em Esmirna, Turquia. Foto Ismael Gobbo

Há informações de que Homero teria nascido em Esmirna.

Cabeça de retrato de mármore do filósofo Antístenes. Museu Britânico, Londres. Foto: Ismael  Gobbo.

 

 

Antístenes

Antístenes (em gregoἈντισθένηςAtenasca. 445 a.C. — Atenas, 365 a.C.) foi um filósofo grego considerado o fundador da filosofia cínica,[1] aprendeu retórica com Górgias antes de se tornar um discípulo de Sócrates.[2][3]

Era filho de um ateniense com uma escrava trácia,[4] por isso, não tinha nem o título nem o direito de cidadão ateniense. Nenhuma de suas obras sobreviveu, e de sua produção restaram apenas fragmentos.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADstenes 

A morte de Sócrates. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_-_The_Death_of_Socrates.jpg

Sócrates foi condenado à morte, em Atenas,  acusado de corromper a juventude e promover a introdução de deuses estranhos.

Odeão de Herodes  Ático. Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Anjos desconhecidos

 

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Justiça Divina. Lição nº 76. Página 177.

Estudos e Dissertações em Torno da Substância Religiosa de “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec. 1ª Parte, Capítulo VII, § 20.

Reunião pública de 24.11.1961.

 

Há guardiões espirituais que te apoiam a existência no plano físico e há tutores da alma que te protegem a vida mesmo na Terra.

Frequentemente, centralizas a atenção nos poderosos do dia, sem ver os companheiros anônimos que te ajudam na garantia do pão. Admiras os artistas renomados que dominam nos cartazes da imprensa e esqueces facilmente os braços humildes que te auxiliam a plasmar, no santuário da própria alma, as obras primas da esperança e da paciência. Aplaudes os heróis e tribunos que se agigantam nas praças, todavia, não te recordas daqueles que te sustentaram a infância, de modo a desfrutares as oportunidades que hoje te felicitam. Ouves, em êxtase, a biografia de vultos famosos e quase nunca te dispões a conhecer a grandeza silenciosa de muitos daqueles que te rodeiam na intimidade doméstica, invariavelmente dispostos a te estenderem generosidade e carinho.

Homenageia, sim, os que te acenam dos pedestais que conquistaram merecidamente, à custa de inteligência e trabalho; contudo, reverencie também aqueles que talvez nada te falem e que muito fizeram, e ainda fazem por ti, muitas vezes ao preço de sacrifícios pungentes.

São eles pais e mães que te guardaram o berço, professores que te clarearam o entendimento, amigos que te guiaram a fé e irmãos que te ensinaram a confiar e servir. Vários deles jazem agora, na retaguarda, acabrunhados e encanecidos, experimentando agoniada carência de afeto ou sentindo o frio do entardecer; alguns prosseguem obscuros e devotados, no amparo às gerações que retomam a lide terrestre, enquanto outros muitos, embora enrugados e padecentes, quais cireneus do caminho, carregam as cruzes dos semelhantes.

Pensa nesses Anjos Desconhecidos que se ocultam na armadura da carne, e, de quando em quando, unge-lhes o coração de reconhecimento e alegria. Para isso, não desejam transfigurar-se em fardos nos teus ombros. Quase sempre, esperam de ti, simplesmente, leve migalha das sobras que atiras pela janela ou uma frase de estímulo, uma prece ou uma flor.

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Paixão dominante. Óleo sobre tela de John Everett Millais.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_everett_millais_ruling_passion.jpg

Pescando. Óleo sobre tela por Almeida Júnior.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Almeida_J%C3%BAnior_-_Pescando,_1894.jpg

 

O filho pródigo. Óleo sobre tela de Gerard van Honthorst

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gerard_van_Honthorst_004.jpg

 

 

Live aborda sobre obra de Léon Denis (1846 – 1927) por

Munir Gariba

 

Sábado, 5 de Junho, às 16 horas de UK, meio dia no Brasil, mais um estudo de Léon Denis. Todos convidados a exercitar seu Inglês britânico.

Munir_Gariba_5_JUNE-Saturday.jpg

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

 

(Com informações em email de Elsa Rossi)

 

 

Estudo do Evangelho na Casa do Caminho

 

O estudo livro “O Evangelho segundo o Espiritismo” tem sido desenvolvido de forma virtual e com inscrições prévias no Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, coordenado por Cesar Perri de Carvalho e com atuação de Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Sempre às 4as. feiras, em dois horários: um vespertino e outro noturno, totalizando mais de cem participantes nos dois grupos. Foi iniciado em fevereiro e em maio já se encontra nos capítulos que tratam das Bem-aventuranças. No dia 5 de maio foi abordado o capitulo VIII sobre pureza de coração.

 

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

image.png

 

 

Transmissão pelos canais:

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

 

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

 

 

(Informação recebida em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Newsletter da CEPA

CEPA-logo-trilingue1.jpg

 

LEIA A NEWSLETTER DA CEPA E CONHEÇA A SUA HISTÓRIA, SEU IDEÁRIO E SUAS ATIVIDADES

Acesse a edição nº 25, em espanhol e em português, clicando abaixo:

CEPANEWSLETTER EN ESPAÑOL                         CEPANEWSLETTER EM PORTUGUÊS

CEPA newsletter espanhol.jpg                         CEPA newsletter 2.jpg

Acesse e inscreva-se no canal Youtube da CEPA: https://www.youtube.com/cepaassociacaoespiritainternacional

 

 

(Recebido em email de

CEPA Internacional [[email protected]]; em nome de; CEPA Internacional [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF 

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/ 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 14 de Maio, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Somos Todos Iguais?", com Moysés Lopes (Músico).

O CCE retomou todas as atividades presencialmente dentro das normas em vigor para a COVID 19.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória

 

Acesse:

https://www.feees.org.br/

 

 

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/  

 

 

 

Palestra virtual pelo YouTube com José Antonio da Cruz

Rancharia

 

 

image.png

 

Assistir

 

https://www.youtube.com/watch?v=VXs9pnU2J2w&ab_channel=USEIntermunicipaldeRancharia

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Tour Europeu com Divaldo Pereira Franco

2021

 

HAPPY BIRTHDAY DIVALDO

https://youtu.be/wEPTXDGnLnk

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Palestras em live

com informações de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido

 

 

image.png

BIENAL DO LIVRO ESPIRITA 

https://institutoideak.com.br/programa%C3%A7%C3%A3o

https://youtu.be/Hsh4aZowJNA

 

 

(Recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP  

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

 

 

 

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

 

 

 

 

Convite para conferências virtuais

com Divaldo Pereira Franco

 

Bonjour à tous,

 

Nous avons le plaisir de vous inviter à nos conférences VIRTUELLES avec DIVALDO PEREIRA FRANCO. Les dattes sont

dans l'annexe.. Les transmissions seront faites par  http://youtube.com/mansaodocaminho.

 

A très bientôt,

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg-asbl

 

 

 

Image en ligne

 

 

 

(Com informações em email de nascimento zelina [[email protected]])

   

 

Um poema para o mundo.

 

Naquela manhã gelada de inverno, todos os olhos se voltavam para Washington, capital dos Estados Unidos.

Não era apenas mais uma manhã gelada de inverno na capital norte-americana.

Renovava-se, naquelas horas matutinas, o ritual democrático iniciado há mais de dois séculos naquele país: a tomada de posse de mais um presidente eleito democraticamente.

As pompas e circunstâncias, como cabe a esses eventos, embora limitadas pela pandemia, neste 2021, se faziam presentes.

Porém, entre experientes políticos, renomados artistas, famosos e autoridades, surgiu um rosto jovem, de olhar gentil.

Assume o púlpito e sua figura esguia, a beleza de sua tez negra, impactada pelo frio da manhã, chama a atenção.

Não mais que vinte e dois anos de idade, recém-saída da prestigiosa Universidade de Harvard, onde se formou com louvor em sociologia, estava a postos para declamar um poema de sua autoria.

E Amanda Gorman, a jovem poetisa, proclamou ao mundo:

Quando chega o dia, nos perguntamos, onde podemos encontrar luz nesta sombra sem fim.

Encerramos a divisão porque sabemos colocar o nosso futuro em primeiro lugar.

Devemos colocar as nossas diferenças de lado.

Deponhamos as nossas armas para que possamos estender os nossos braços uns aos outros.

Não procuremos o mal, procuremos harmonia para todos.

Deixemos o globo, senão outra coisa, dizer que isto é verdade:

Que mesmo quando tristes, crescíamos;

Que mesmo sofrendo, tínhamos esperança;

Que mesmo cansados, tentamos;

Que estaremos para sempre ligados, vitoriosos, não porque nunca mais conheceremos a derrota, mas porque nunca mais semearemos a divisão, outra vez.

A Escritura nos diz para imaginar que todos se sentarão sob sua própria videira e figueira.

E ninguém nos assustará.

Se quisermos viver de acordo com nosso próprio tempo, então, a vitória não estará na lâmina, mas em todas as pontes que fizermos.

Suas palavras ecoaram daquele parlatório para o mundo.

Nas redes sociais, partes do seu discurso foram comentadas, encaminhadas, marcadas, mais do que de qualquer outra autoridade ou artista de prestígio presente.

Assim acontece quando escutamos com o coração.

Era a posse para o cargo mais poderoso do mundo. O presidente da nação com o maior exército do mundo.

Porém Amanda falou sobre paz, compreensão e harmonia.

Convidou-nos a abaixar nossas armas para podermos abraçar nosso próximo.

E lembrou que nossa vitória estará nas pontes que construirmos e não na lâmina que pode ferir.

São as reflexões que todos precisamos fazer.

Vivemos dias de tumulto e descaso ético.

Dias onde nos enriquecemos sobre as dores atrozes e o túmulo de tantos.

Dias onde a violência e a barbárie parecem ser a tônica do comportamento humano.

Porém, não nos deixemos levar por essa minoria barulhenta.

Os maus são ousados, mas logo perecerão, pois só o bem e o belo são permanentes.

Assim, nos dias de desânimo e tristeza, ouçamos o cantar da jovem poetisa a nos lembrar que não mais conheceremos a derrota, porque não mais semearemos a separação.

Redação do Momento Espírita

Em 11.5.2021.

 

 

  (Copiado do site Feparana)

Amanda Gorman

A poetisa laureada nacional da juventude Amanda Gorman lê sua obra, "An American Lyric", na leitura inaugural da poetisa laureada Tracy K. Smith, 13 de setembro de 2017.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amanda_Gorman

 

 

VEJA MAIS FOTOS DE AMANDA GORMAN

NA POSSE DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

 

 

https://www.google.com/search?q=amanda+gorman+na+posse+do+presidente+dos+estados+unidos&rlz=1C1CHBD_pt-BRBR948BR948&sxsrf=ALeKk032BJTw34zV0z5ANdbEA027OmKoVw:1620733778474&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjbrpDpx8HwAhVRILkGHZI-CowQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=625

 

O Capitólio dos Estados Unidos.

Imagem  copiada de

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos

Frente ocidental do Capitólio dos Estados Unidos . O Capitólio serve como sede do governo para o Congresso dos Estados Unidos , o braço legislativo do governo federal dos Estados Unidos . Ele está localizado em Washington, DC , no topo do Capitol Hill, na extremidade leste do National Mall . O edifício é marcado por sua cúpula centralacima de uma rotunda e duas alas. É um exemplo do estilo de arquitetura neoclássica .

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos

 

 

 

 

Aurélio Junqueira Bastos
(18/08/1936 - 14/08/1992)

 

Aurélio Junqueira Bastos

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

 

Biografia elaborada por
 Maria Luzia Almeida Rosa

Aurélio Junqueira Bastos nasceu na cidade de Araçatuba-SP, em 18 de agosto de 1936, filho de José Bastos da Silva e Ercília Junqueira Bastos. Só teve um irmão, José Valério Bastos, o “Zito”, que era quatro anos mais novo.

O casal José e Ercília teve um início de vida muito difícil e sofrido. Quando o menino Aurélio ainda tinha cinco anos, falece-lhe o pai que, à época, morando em Mirandópolis, plantava uma roça de arroz que não chegou a colher.

Ercília, cujo casamento durou apenas seis anos, agora estava viúva, com dois filhos e uma grande responsabilidade sobre os ombros. Não esmoreceu e foi à luta sozinha. Fez a colheita da roça, construiu uma casinha em Mirandópolis, que não chegou a ocupar, porque resolveu mudar-se para Araçatuba, na companhia de Aurélio, carinhosamente apelidado de “Lelo”, deixando Zito sob os cuidados da avó.

Em Araçatuba, não tinham residência fixa. Moraram apenas quatro meses no fundo do Sanatório “Benedita Fernandes”, onde Ercília fazia o trabalho de recepção dos doentes. Depois desse curto período, mãe e filho resolvem retornar para Mirandópolis, onde passaram a morar nos fundos do hospital da cidade e Ercília trabalhava em serviços gerais.

Aurélio nem bem iniciara o curso primário naquela cidade, quando a mãe decide novamente se mudar para Araçatuba, para trabalhar como enfermeira, trazendo-o em sua companhia. Em Araçatuba, Aurélio faz o primário no EEPG “Cristiano Olsen” e cursou o secundário e técnico na Escola Técnica de Comércio D. Pedro II. Prestou serviço militar no Tiro de Guerra, no ano de 1955.

Casou-se com Maria Duarte Bastos, de cujo casamento nascem as meninas Iluska e Veruska.

Sua caminhada pelo trabalho material iniciou-se aos 13 anos, quando sua mãe o colocou para aprender o ofício de alfaiate. Apesar de não ter afinidade com aquela profissão, só deixou de exercê-la para ingressar no Cartório do Primeiro Ofício, em Araçatuba.

Quando concluiu o curso de técnico em contabilidade, foi trabalhar no Banco Noroeste, onde iniciou sua longa carreira de bancário. Posteriormente, trabalhou nas agências do Banco Real, nas cidades de Araçatuba, Adamantina, Bauru, Guararapes, Tupã, Corumbá, Barbosa, Santópolis do Aguapeí, Aparecida do Taboado, sempre assumindo o cargo de auxiliar de gerência, função na qual se aposentou, em Araçatuba, no ano de 1990.

O seu primeiro casamento durou apenas seis anos. Casou-se, em ­segundas núpcias, com Dirce das Neves Bastos, em 3 de outubro de 1981, em Araçatuba, tendo por filha Ana Carolina Neves Bastos, nascida no ano de 1985.

Na Seara Espírita, Lelo começou pela Aliança Espírita “Varas da Videira”, em Araçatuba, onde recebeu lições de evangelização infantil e, posteriormente, viria a participar do movimento de mocidades. Pessoa simples, humilde, dedicada e extremamente caridosa, Aurélio tinha um interesse todo especial para atendimento aos necessitados, sendo uma das suas principais vocações a de fomentar a fundação ou ampliação de atividades das “Casas de Sopa” e de lares de assistência a menores carentes, deixando os frutos desse seu trabalho em praticamente todas as cidades por onde transitou, durante as mudanças exigidas pela sua vida profissional.

Assim foi, por exemplo, em Barbosa, Aparecida do Taboado, onde teve participação direta e integral na fundação das respectivas Casas da Sopa. Em Guararapes, foi um grande colaborador, tanto no lar como na casa da sopa; em Araçatuba, ajudou na Instituição “Nosso Lar”, Casa da Sopa “Emília Santos” e na Casa do Caminho.

Aurélio gostava de literatura. Fazia belas poesias e escrevia artigos doutrinários para jornais espíritas, tendo sido colaborador do jornal “O Clarim”, de Matão, fundado por Cairbar Schutel. O seu último trabalho em “O Clarim” foi publicado na edição de 15 de agosto de 1992, um dia depois de ocorrida a sua desencarnação, em Araçatuba, no dia 14, quando contava 56 anos de idade. Intitulado “Sacrifício dos inocentes e a mediunidade”, assim Aurélio encerra o trabalho.

“...A mediunidade tem de ser serena como o manso regato. Água cristalina onde se espelha o amor e a caridade, diminuindo o sofrimento da humanidade no preceito do Cristo: ‘Daí de graça o que de graça recebestes’”.

Este foi o lema difundido por Aurélio durante a vida toda. Ele só soube fazer isto em toda a sua existência. Que Jesus ilumine cada vez mais a sua trajetória evolutiva.

 

 

 (Copiado de:     http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/aurelio_junqueira_bastos.htm)

 

Aurélio Junqueira Bastos

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

Aurélio, o terceiro a partir da direita  com familiares. Dona Ercília, mãe de Aurélio, é a segunda a partir da esquerda.

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

Dona Ercília Junqueira, mãe de Aurélio, é a segunda a partir da esquerda.  Na foto a comemoração dos

oitenta anos de Dona Bela (Felisbela Cândida Junqueira), no centro da foto,   com os filhos.

Foto do livro Obra de Vultos, volume 2.

EEPG Cristiano Olsen. Araçatuba, SP.

Foto do acervo da Câmara Municipal de Araçatuba

Aliança Espírita Varas da Videira. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

A família Junqueira, dentre eles Aurélio Junqueira Bastos, tiveram grande participação na Aliança Espírita Varas da Videira

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]