Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 02 de junho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/02-06-2012.htm

 

 

 

 

Minha querida filha

 

Lucy Dias Ramos

 

Há três anos você partiu para o mundo espiritual...

Foram tantos os acontecimentos, as dores e as saudades que nos envolvemos em constantes lembranças desejando gravar, ainda mais, em nossos corações sua presença...

Muitas vezes, busco na fisionomia de outras jovens que encontro, traços que me recordem você, na similitude de gestos, na tonalidade das vozes e nas fragrâncias que exalam dos perfumes... Sempre no desejo de me sentir mais perto de você, evocando sua antiga forma física, transitória e efêmera...

É tão real sua presença diáfana em meus sonhos e percepções...

Sei que nos encontramos em projeções perispirituais, quando conversamos e choramos de saudades, abraçadas tentando suavizar a ausência física que dói intensamente, ainda...

Mas sei, também, que a distância entre nossos mundos, este em que me encontro e o desta outra dimensão em que você vive, não é tão grande que impeça que nos mantenhamos conectadas pelos liames do amor. Esta certeza consola minha alma e consigo manter-me equilibrada e confiante de que não devo fazer você se preocupar comigo.

Minha filha, procuro, mentalmente, delinear os traços de seu rosto, revejo seu porte elegante e sereno, caminhando ao meu encontro para conversarmos, como outrora, falar de nossas vidas, nossos sonhos e nossos desencantos...

Embora as lágrimas turvem meus olhos, neste momento em que lhe escrevo, sei que você está bem e se sente responsável e ajustada nesta nova vida, buscando a evolução espiritual, por isso não me importo de chorar com um sentimento que se mescla de felicidade por reconhecer que você está feliz e de saudades pela distância física que nos separa.

Procurando falar ao seu coração, exprimo o amor imensurável de mãe que se orgulha de ter tido uma pessoa como você a  meu lado durante os anos que aqui esteve, pela confiança e o respeito que estreitou os liames afetivos e nos fez melhores de alguma forma neste relacionamento.

Quero que você seja muito feliz, que não se agaste e nem se preocupe com nossos problemas, na certeza de que Deus olha por todos nós e nos ampara a cada dia, oferecendo-nos oportunidades de crescimento espiritual e ressarcimento de nossas dívidas.

Estamos interligadas, querida filha, pelos laços do amor e em momentos de reflexão e prece, espero que nossas melhores vibrações cheguem até seu coração fazendo-a se sentir amada e querida por todos nós...

Deus a abençoe!

Com carinho, sua Mãe.

 

Juiz de Fora, 22 de agosto de 2011.

 

 

O último Dia das Mães que Lucy passou com a filha

Sandra (D). A outra filha é Valéria

 

MENSAGEM  DA  SANDRA  À SUA MÃE, LUCY

 

Minha querida Mãe

 

Um ano transcorreu, no calendário terreno, desde que deixei a veste física e ingressei na vida verdadeira.

Para mim, Mãe querida, é como se fosse apenas um dia, tal a realidade  que aos poucos tomo conhecimento.

Em certos momentos, sinto-me como uma criança, aprendendo os primeiros passos, segurando firme a mão de quem é mais experiente.

Não há morte, só Vida!

É uma adaptação lenta,  aqui não se corre como acontece aí, não temos necessidade de contar os minutos porque o expediente do dia terminou e devemos retornar à casa, ao lar – aqui é o Lar. Estamos nele o tempo todo.

Gradualmente nossa consciência se expande e nova percepção da vida nos impregna.

Mas, se tudo isso é belo e enriquecedor, ainda assim é permeado de saudade e minha emoção transborda ao escrever.

Dessa perspectiva, vocês é que estão viajando: eu regressei da viagem, estou de volta ao Lar.

Não é estranho que eu fale isso?

Mas é o que você me ensinou, o que o Espiritismo ensina e aclara.

Parece muito fácil visto desse plano, mas é difícil quando na vivência terrena.

Uma coisa é certa e predomina: o amor!

Os laços afetivos são indissolúveis e hoje tenho nova dimensão dos sentimentos nobres, dos valores que já procurava cultivar, mas que agora são a motivação maior da minha vida, porque não preciso mais manter as preocupações da vida física, com suas dificuldades, bloqueios, falta de tempo, enfim, uma série de situações que nos tiram do foco central de nossa vida de espíritos imortais.

Assim, quero dizer aos amados Carlos, Bernardo e Hugo, aos queridos irmãos, sobrinhos, familiares e a você, minha Mãe, sem esquecer os amigos, que os amo muito mais do que antes. Porque agora o amor esplende em mim e nas suas diferentes gradações eu o reparto com todos vocês.

Carlos amado, filhos amados eu os envolvo no meu amor e os tenho no  coração como a maior  e melhor expressão dos meus sentimentos.

Comemoremos juntos a Vida!

Comemoremos a felicidade de amar e ser amado!

Cresçam, queridos da minha vida, no conhecimento e vivência dos valores eternos.

Envolvo a todos num mesmo abraço, um abraço coletivo – como se diz – de ternura, de amizade, desse amor, enfim, que não cabe dentro do peito e irradia e encontra reflexos nos corações de vocês.

Sintam-se, pois, abraçados e mantenhamos nossos laços afetivos pela vida infinita.

Mamãe, andei vendo as páginas que você escreve e agradeço a sua ternura e amor. Quem sabe conseguirei ser um dia o que você pensa que eu sou?

Carlos, estou a seu lado sempre que posso. Seu amor e dedicação iluminaram a minha vida.

Abençoo você e nossos amados filhos e lhes agradeço uma vez mais por tudo.E peço a Deus que os cubram de bênçãos..

Queridos irmãos, que saudades ! Nosso querido pai os acompanha e ajuda-os no viver a vida,  como aos netos e toda a família.

Prossigam  na união familiar porque este é um bem precioso.

Aprofundem os ensinamentos espíritas, fonte maior de luz.

Despeço-me, com carinho e amor, ao terminar esta carta que já se alonga.

Fiquem com Deus.

Envolvam nossa Mãe em cuidados.

Para você, Mamãe, meu amor e gratidão.

Da sua filha

 

                        Sandra

(Psicografada em 19 de agosto de 2009, por Suely Caldas Schubert)

 

 

Leia entrevista:

Focalizando o trabalhador espírita Lucy Dias Ramos

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/04/focalizando-o-trabalhador-espirita-137.html

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco e sua  conferência em

Hamburgo, Alemanha

 

31 de maio de 2012

 

ENCAMINHANDO E-MAIL RECEBIDO DE PAULO SALERNO.

Abraços, Jorge Moehlecke

Pela manhã Divaldo viajou de Berlim à Hamburgo. Foi uma viagem de 280 km percorridos em um trem de alta velocidade em 1h40min aproximadamente. Foi recepcionado, juntamente com o grupo de amigos que estão acompanhando-o, por Mariley Lopes Stoll, Presidente do Grupo Fraterno de Estudos Espíritas Irmã Sheilla, de Hamburgo e fundado em 1990, entidade promotora da conferência Transição Planetária, proferida por Divaldo Pereira Franco.

Antes da conferência Divaldo foi entrevistado pela repórter Pêtra Sorge dos Santos, da Rádio Triângulo.  O evento foi realizado na sala de conferências da Igreja Evangélica Luterana Santa Gertrudes. Divaldo nesta jornada pela Europa, e pela curiosidade que o tema desperta, foi solicitado a falar inúmeras vezes sobre a transição que ora se verifica no Planeta Terra. Com a sempre eficiente intérprete Edith Burkhard, o Arauto do Evangelho de Cristo, expôs que todo o processo evolutivo experimentado pelo homem e pelo Planeta Terra se deu através de ciclos.

 

O calendário Maia foi abordado, informando que os Maias não possuíam em sua cultura o entendimento do fim do mundo.  Seu conhecimento preciso estava fundamentado na evolução que acontece através da ocorrência de ciclos sucessivos. Assim como a vida da criatura humana vai se sucedendo encarnação após encarnação, a vida moral também alcança o progresso conforme cada ser se aplica no autoconhecimento, no autoamor. Os conceitos da Doutrina Espírita, o Sermão Profético de Jesus, o amor, foram explanados, dando um entendimento de que amar é grande solução para a criatura humana, atendendo aos preceitos que Jesus de Nazaré legou ao mundo.

Finalizado o seu trabalho, Divaldo foi homenageado pelos integrantes da Entidade promotora do evento pelos seus 85 anos de idade, completados em 05 de maio. Foram momento agradáveis, de alegria e de reconhecimento, de gratidão a Divaldo e ao seu trabalhando incessante em prol da paz, da regeneração, do amor incondicional ao semelhante, do perdão, pois que Divaldo Franco expressa fielmente na prática diária o que vem expondo ao longo de sua existência. Foi um gesto carinhoso de dizer, te amamos.

 

 

 

Registro. Psicografia como Prova Jurídica

 

Durante a Reunião da Comissão Regional Centro do CFN da FEB, realizada em Goiânia, Jacobson Sant'Ana Trovão entregou à Federação Espírita Brasileira, a "Coleção Psicografia como Prova Jurídica", com 39 volumes de cópias de documentos, pesquisa  realizada pelo Prof.Dr. Ismar Estulano Garcia e que gerou a publicação de seu livro "Psicografia como Prova Jurídica" (AB Editora). A pesquisa exaustiva foi realizada em Tribunais do país, sobre a utilização de mensagens psicográficas levadas ao Judiciário, sendo seis pelo médium Chico Xavier e quatro por médiuns diversos. A coleção de foi entregue ao vice-presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho no dia 27 de maio. Informações: www.febnet.org.br

César Perri recebe  de Jacobson Sant”Ana livro contendo pesquisa sobre Psicografia como prova jurídica

 

 

 

Atenção

 

Eleição da nova Diretoria da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. São Paulo, SP

 

 

CONVOCAÇÕES para AGO, CDE E CA, dia 3/6/12, 9h, na USE

 

Prezados dirigentes dos órgãos da USE:

As eleições das USEs Intermunicipais, Municipais e Distritais realizaram-se no mês de abril e das USEs Regionais em maio, mas, a secretaria da USE ainda não recebeu a maior parte das fichas de atualizações da nova comissão executiva, portanto, estamos enviando para o cadastro que temos, rogando a vocês, caso não sejam da comissão executiva da gestão 2012/2015, fazerem a gentileza de passar o presente e-mail para os novos membros dos dos órgãos locais da USE (Intermunicipal, Municipal e Distrital) e dos órgãos Regionais. Por gentileza, enviar a ficha de atualização do órgão com os nomes dos eleitos e respectivos e-mails e telefones, para receberem a correspondência da USE, ou os que ainda não enviaram devem comparecer às reuniões convocadas portando a mencionada ficha.

Em anexo encontram-se as convocações para a AGO, CDE e CA, a realizar-se no dia 3 de junho de 2012, para a eleição da Diretoria Executiva da USE para o mandato 2012/2015. Informamos que a comissão eleitoral enviou para todos os órgãos locais e regionais da USE a chapa que está concorrendo a eleição e o respectivo plano de trabalho. Quem não recebeu e quiser tomar conhecimento favor escrever solicitando para a secretaria da USE, pelo e-mail: [email protected]

Fraternalmente,

Julia

 

Assembléia Geral Ordinária

 

 

CA- Conselho de Administração

 

 

 

CDE-Conselho Deliberativo Estadual

 

 

(Informações recebidas em email de Júlia Nezu)

 

 

 

Informações da “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

Dear friends,

I'd like to remind you that this Sunday 03/06/2012 we will NOT have our regular meeting due to Bank Holiday.
Our next meeting will be on 10/06/2012 at 11:00 am.
We wish to everyone a wonderfu bank holiday!


Warmest Regards,
 
_______________________________________________________________
 
Meus queridos,
 
Neste domingo 03/06/2012, nao iremos ter nossa reuniao publica por causa do feriado.
 
Nossa proxima reuniao sera dia 10/06/2012 as 11:00 am.

 
Desejamos a todos um otimo feriado!!!!!
 
Abracos Fraternos,

--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

(Informações recebidas em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

Divaldo Pereira Franco com grupo de trabalhadores  espíritas da SSI dia 09-05-2012. Dublin, Irlanda.

 

 

 

Seminário “Aconteceu na Casa Espírita” no C.E. Francisco de Assis

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programa Ação 2000 – A Visão Espírita da Notícia

ADE/SP- RBN

 

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

 

SÃO PAULO, 2 DE JUNHO DE 2012

 

Release

 

País rico é país feliz? O PIB da felicidade – A FGV, Fundação Getúlio Vargas, cria índice que vai medir a satisfação da população brasileira. Matéria do site www.istoedinheiro.com.br, de abril de 2012, de autoria de Luís Artur Nogueira.

 

O tema acima será analisado e discutido por uma das equipes do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA, Marcos Chazan (analista financeiro), Tarcízio Bazílio (médico), Américo Sucena (engenheiro), Marcos Sibinelli (médico) e Éder Fávaro (radialista).

 

O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 2 de Junho de 2012 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

                                          

Direção: Éder Fávaro.

 

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Assessoria de Imprensa

www.adesaopaulo.org.br

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Registro. 3ª. Feira do Livro Espírita “Chico Xavier”

Marilia, SP

 

rede logo.jpg

 

 

Olá, amigos.

 

Foi um sucesso a 3a. FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA CHICO XAVIER, que a USE Intermunicipal de

Marília realizou no Esmeralda Shopping, no período de 19 a 27 de maio.

 

O longo período e o local permitiram que diversas pessoas pudessem ter contato com as obras 

básicas e complementares e de autores diversos, encarnados e desencarnados.

 

Foram vendidos 556 exemplares, quase 80% do volume exibido.

 

A realização da Feira foi possível considerando a colaboração de vários companheiros de 

diversas casas espíritas, que se revezaram em três períodos de atendimento, entre 10 e 22 horas, 

durante os nove dias.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

===========================

 

Segue foto dos trabalhadores quando da abertura da Feira

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra: Livro Espírita do Mês,  na FEP

Lisboa, Portugal

 

Imagem intercalada 1

(Informação recebida em email de Webmaster . [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Sandra Borba Pereira no G.E. João Baptista

Rio Bonito, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Programação de atividades para o mês de junho de 2012 do CEHC- Centro Espírita Humberto de Campos. São Luis, MA

 

Centro Espírita Humberto de Campos. São Luis, MA

Caros irmãos espíritas!


Conheçam a programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC agendou para o mês de Junho/2012:
 
Palestras
Quintas-feiras - 19h30
07 - DEUS E O NIILISMO - Andreia

14 - BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO (Mateus 5:3) - Ana Ayres

21 - JOÃO BATISTA, O PRECURSOR - Mércia

28 - TEMA LIVRE - Guerche
Sábados - 16h
02 - ANAMNESE DO ORGULHO - Célia

09 - ESPELHO MENTAL - Fátima Santos

16 - A AÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO MORAL DOS FILHOS - Marise

23 - ELIAS - JOÃO BATISTA: UM CASO DE REENCARNAÇÃO - Alcina

30 - SER FELIZ AGORA - Hailton

 

Atividades Regulares

DOMINGO
9h/15h - Eventualmente, estudos de temas específicos, abertos ao público.

SEGUNDA-FEIRA
19h/21h - Reunião Mediúnica de Desobsessão (não é aberta  ao público).

TERÇA-FEIRA
19h/21h - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE, Estudo Avançado da Doutrina Espírita-EADE.

QUINTA-FEIRA

18h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
18h40/21h10 - Atendimento na Cantina;
19h/20h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar;
19h/19h30 e 20h/21h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
19h/20h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico);
19h30/20h - Palestra Pública.

SÁBADO
9h/11h - Evangelização Infanto-juvenil;
14h/15h45 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE; Estudo para Educação Mediúnica-EEM;
14h/16h - Projeto Obra do Berço (para gestantes);
14h/16h e 17h/19h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
15h/15h40 - Hora do Perdão;
15h/16h - Momento de Esclarecimento - aberto ao público, no Salão;
15h/16h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
15h30/18h30 - Atendimento na Cantina;

16h/17h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar; Palestra Pública;
17h/19h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico). 

 

Participe! 
 
Luz e Paz!

Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)
[email protected]

 

(Informação recebida do CEHC, São Luis, MA)

 

 

 

 

Neste final de semana. Palestras programadas pelas AME’s  Associação Médico-Espírita. Rio de Janeiro, Piauí e Distrito Federal

 

01/06 – AME Nova Friburgo (RJ) – Palestra: Crises Existenciais, com dr. José Henrique Rubim,  às 20h – Grupo Espírita Alan Kardec, à Rua Antônio Gonçalves Jardim 313 – Boa Perna – Araruama (RJ).

 

02/06 – AME Nova Friburgo (RJ) – Palestra: O Umbral de André Luiz e as perturbações Mentais e Espirituais, com dr. José Henrique Rubim, às 9h, na Sociedade Espírita Renascer, à Rua Venezuela 385  - Parque Hotel – Araruama (RJ).

 

02/06 – AME Nova Friburgo (RJ) - Palestra: A Porta Estreita, com dr. José Henrique Rubim, às 17h, na Fraternidade Espírita Chico Xavier, à Rua Nossa Senhora de Nazaré 1007 – Cidade Nova – Iguaba Grande (RJ).

 

02/06 – AME-Piauí (PI) – I Seminário Ciência Saúde e Espiritualidade, às 8h, no auditório do SEST-SENAT, à praça do Liceu, Teresina (PI). Informações (86) 9901-8786.

 

02 /06 – AME-Distrito Federal (DF) – Palestra:  Vida e Morte, com Dra. Antônia Marilene da Silva, às 20h, no Grupo Espírita Cristão a Caminho da Luz - Rua Cinco, Quadra 12, Sobradinho (DF).

 

03/06 – AME-Lagos (RJ) – Palestra: De Princípio Espiritual ao Homem Moderno: O Papel da Alimentação na Evolução, com Dra Maria Carolina Porto, às 18h, no Centro Espírita Léon Denis, à Rua Antonio de Oliveira Gama 209 C - Jardim Caiçara - Cabo Frio (RJ).

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

4º. Encontro Paulista de Monitores do ESDE

Bauru, SP

 

ATENÇÃO:

O EVENTO SERÁ NO MÊS DE JULHO COMO CONSTA

NESTE CARTAZ.

FAZEMOS A OBSERVAÇAO PORQUE NO JORNAL

MOMENTO ESPIRITA DO  CEAC,   06/2012,  página 11,

CONSTOU COMO SENDO EM  JUNHO.

 

(Informação recebida em emails de Leopoldo Zanardi e de Fátima Antunes)

 

 

 

 

Palestra de inauguração da Casa da Fraternidade “Maria de Nazaré”

Contagem, MG

 

 

(Informação recebida de Sonia Elizabete Cota  repassada em email por Otavio Cunha)

 

 

 

Programação do Centro Espírita “Discípulos de Jesus”

Penápolis, SP

 

JUNHO/2012

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida e João Marchesi Neto)

 

 

 

VI Encontro de Medicina e Espiritualidade e I Encontro de Psicologia e Espiritualidade de Alagoas. Maceió, AL

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Neste sábado. Palestra com Ironildo Boselli na C.E. Nhá Chica

Itapira, SP

 

Ironildo Boselli

P A L E S T R A

02 DE JUNHO - SÁBADO

                       ÀS 19:30 HORAS

 

IRONILDO BOSELLI, da cidade de Itapira – SP-(Centro Espírita Luiz Gonzaga)

 

LOCAL: Casa Espírita Nhá Chica

Rua Teresa Lera Paoletti, 348-Jd.Bela Vista, em Itapira - SP

 

TEMA: “ ESTEVÃO”

Em comemoração do 29º aniversário de fundação da Casa Espírita Nhá Chica

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Palestras públicas programadas para o C.E. Allan Kardec

para o mês de  junho de  2012. Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

 

DIA: 04/06 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: YARA SILVA.

Cidade: PENAPOLIS-SP.

Tema: “BEM AVENTURADOS OS MANSOS E PACÍFICOS”.

 

DIA: 11/06 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: GILBERTO PARDIM MILLA.

Cidade: PENAPOLIS-SP.

Tema: “QUEM CONFIA NÃO TEME”.

 

DIA: 18/06 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: SOLANGER HUBNER.

Cidade: PENAPOLIS-SP

Tema: “LIVRE”.

 

DIA: 25/06 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: DITINHA CALIXTO.

Cidade: JOSÉ BONIFÁCIO-SP.

Tema: “VENCENDO AFLIÇÕES PARA SER FELIZ”.

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES INICIA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Maria Benta

São Paulo, SP

 

Maria Benta

DATA

PALESTRANTE

FOTO

TEMA

HARMON.

MUSICAL

OUTRAS INFORMAÇÕES

04/06,

20h

André Luiz

Rosa

Não espere mais seja feliz agora.

Itamar

Santiago

 

André Luiz Rosa é graduado em Gestão Pública, casado com Ana Cláudia e pai de Isabela. É espírita desde o berço, tendo iniciado seus estudos na doutrina no Centro Espírita Emmanuel, fundado por seu avô materno, na cidade de Rolândia – PR.

Em 1984, participou da fundação da Entidade Assistencial Espírita “Casa do Caminho” na cidade de Valinhos – SP, onde há 25 anos é colaborador e atual presidente. É palestrante, e se dedica a tarefa de visitar as Casas Espíritas e cidades do Brasil na divulgação da Doutrina Espírita.

11/06,

20h

Ery Lopes e João Lucius

A Música Segundo o Espiritismo

Ery Lopes e João Lucius

Ery Lopes & João Lucius são divulgadores da Doutrina Espírita através da música, voluntários do Núcleo Espírita A Caminho da Luz do Itaim Paulista, zona leste de SP, e do Portal Luz Espírita.

18/06,

20h

Francico Aranda

Gabilan

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSui3z7nCTjCeqPuycxieKKejyk5Z1yQZjwA4f3tFbHKzUcvTYB1A

Renovar é preciso?

Itamar

Santiago

Advogado, Presidente do Conselho Deliberativo da AJE - Associação Jurídico Espírita do Estado de São Paulo, que congrega operadores do Direito (promotores de justiça, juízes, advogados, procuradores, delegados, escrivães, universitários).

Atividades na FEESP: Ex- Conselheiro e, durante muitos anos, ligado ao Depto. de Ensino da nos Cursos de Educação Mediúnica, Aprendizes do Evangelho, Expositores e Divulgadores. Atuou por mais de vinte anos no Depto. Federativo, participando de palestras em simpósios, exposições públicas, "pinga-fogo" e encontros doutrinários em todo território paulista. Igualmente, por anos foi Expositor também na área da Assistência Espiritual;

Ex-expositor do Centro Espírita Nosso Lar (Casas André Luiz), Área de Ensino, Igualmente na Coligação Espírita de SP;

Atua ativamente nas áreas de ensino de dezenas de Casas Espíritas do Estado, mais especialmente ministrando anualmente um Curso Intensivo de Oratória e  também anualmente um curso sobre A Gênese.

Dirige o Orfanato "Casa de Jesus, Amor e Caridade" na Casa Verde e  Conselheiro do Asilo "Casa Luz do Caminho";

AUTOR DOS LIVROS:- Entre o Pecado e a Evolução;- Macho, Fêmea e Etc; (aborda a homossexualidade na visão espírita)

- Co-autor do Curso de Oratória para a Casa Espírita;- É Possível Prever o Futuro? A Doutrina Espírita Explica.- Disturbios da Sexualidade. Direito e Espiritismo (co-autor – ediçãoAJE-SP)-Seu site: www.infoespirito.com.br

25/06,

20h

Marcial

Jardim

http://editoraalianca.com.br/editora/autores/autores/marcial.jpg

Conselhos do Chico Xavier

Itamar

Santiago

Nascido em SP, em 23 de junho de 1941, é casado e pai de duas filhas. Formado em Adm de Empresas, durante 35 anos foi funcionário da Nestlé. Há 39 anos militando na seara espírita, foi um dos fundadores do Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor", fazendo parte da sua diretoria e colaborando nas diversas áreas. Livros: Antes...e Depois... (Contos), Resgantando Almas (Romance) e Uma Questão de Tempo (Romance).

Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara. (altura do n.º 900 da av. eng.º Georges Corbisier)

e próxima à estação Jabaquara do Metrô. Fone: 5012-4474, e-mail: [email protected].

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Promoção da AME/SP- Boletins Médico-espíritas

 

 

Restam ainda alguns boletins promocionais, não percam !!!

Para efetuar sua compra, acesse o site www.amesaopaulo.com

Veja o conteúdo dos boletins abaixo.

 

Boletim Médico-Espírita número 2

Neste livro, você encontra vários temas para estudo e ponderação: "Psiquiatria, Parapsicologia e fenômenos de obsessão espirítica", "Psicoterapia do espírito pela prática do Bem", "Saúde Mental", 'Perspectivas da Medicina do futuro", dentre outros.

 

Boletim Médico-Espírita número 4

Alguns dos temas abordados neste livro: As três faces da parapsicologia - Eng. Hernani Guimarães Andrade, O universo dos fenômenos paranormais e mediúnicos - Prof. Valter da Rosa Borges, Demarcação das áreas paranormal e mediúnica: seus aspectos nas religiões e na medicina - Prof. Dr. Valter da Rosa Borges, Espírito, corpo espiritual e corpo físico - Eng. Ney Prieto Peres, Sobrevivência, renascimento e inter-relação entre os mundos físico e espiritual - Prof. Hermínio Miranda, As enfermidades e suas relações com o comportamento moral - Dra. Marlene Nobre, Perspectivas humanas e as leis morais - Dep. Freitas Nobre

 

Boletim Médico-Espírita número 5  (ESGOTADO !!)

Este livro resultou de um ciclo de estudos ministrado, de 25 de julho a 29 de agosto de 1987, pelo Dr. Paulo Bearzoti, neuropediatra, que, à época, era professor de neuropatologia da PUC Campinas.

Nele, há a proposta de um modelo neurológico para a incorporação e, depois, um estudo aprofundado do livro Evolução em dois mundos" ditado pelo espírito Andre Luiz (Chico Xavier, Waldo Vieira)

 

Boletim Médico-Espírita número 10

Este livro contém matérias do 3 Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Alguns temas abordados: A experiência da prática espírita na atividade neurológica, O perispírito no contexto da saúde, Terapêutica bioenergética, homeopatia e acupuntura, Curas paranormais, Ensinamentos de Jesus nos fundamentos da prática médico-espírita, Estudo da violência, A epífise no contexto médico-espírita no século XX, Obsessão e prática clínica

-Mediunidade, reencarnação e prática mediúnica, O direito a vida desde a concepção, O novo ser no ventre materno, O homem no labirinto da eternidade, O direito a morte digna

 

Boletim Médico-Espírita número 11

Constam deste livro as palestras da I Jornada realizada pela AME SP. Alguns assuntos abordados: "Caso de cura espiritual", "Contribuição do espiritismo ao dia-a-dia da clínica médica", "Estudo das obsessões", "Ciência e mito", "Aspectos neurológicos dos fenômenos místicos", "Reencarnação e herança espiritual", dentre outros."

Últimas Unidades


 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

França

Centros Espíritas vinculados ao Conselho Espírita Francês

 

(Informação extraída do boletim no. 42 da Voie Spirite)

 

 

 

Ficha de inscrição ao 1766º. EFAS- Encontro Fraterno Auta de Souza

Cotia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Teatro Espírita “Quero Voltar para Casa”

Serra Negra, SP

 

Neste Domingo

 

A USE Circuito das Águas e o C. E. Joana D'Arc tem a alegria de convidar a todos para assistirem a peça teatral com o Grupo de teatro TEAMES da cidade de Alfenas-MG.

Quero Voltar para Casa

 

Dia 03 de junho de 2012 

Domingo às 18h00

Local: Centro Espírita Joana D'Arc

Rua Allan Kardec, 53 

Centro 

Serra Negra-SP

Entrada Franca

 

(Informações recebidas em email de Ezio Amaral)

 

 

 

Palestra com Joel de Freitas Paródia no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Programação mensal do C.E.  Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

 

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192   -   Guarulhos  (SP)    

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS – JUNHO/2012

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

04/06/12

Sidnei Carvalho

Deus – Justiça, Bondade e Misericórdia.

11/06/12

Sebastião Camargo

Responsabilidade, Vontade e Fé.

18/06/12

Ivan da Cunha

Não desista de Você!

25/06/12

Manolo Quesada

Jesus, Líder Afetuoso.

                  Todas as Sextas-feiras das 19:45 às 21:30 horas                             

Grupos de Estudo da Doutrina Espírita

O Livro dos Espíritos / O Evangelho Segundo o Espiritismo

 O Livro dos Médiuns / O Céu e o Inferno

         Todos são BEM-VINDOS!!             

Não é necessária inscrição, basta comparecer.

 

(Informação recebida em email de Edson Hamazaki)

 

 

 

Programação de palestras para o mês de junho de 2012 no Centro Espírita “Francisco de Assis”. Avanhandava, SP

 

(Informação em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

 

Entrevista com Geraldo Lemos Neto no programa Espiritismo em Foco

Cabo Frio, RJ

 

Acessar aqui:

http://vimeo.com/user6966210

http://vimeo.com/43013416

 

(Informação recebida de Geraldo Lemos Neto e de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Almoço com Dra. Marlene Nobre

Diadema, SP

 

 

 

 

Tradicional festa junina brasileira na “Franciscans Spiritist House”

Sydney, Austrália

 

 

(Informação recebida em email de Gloria Collaroy)

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Foto aérea do Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental

Goiânia, GO

 

SOS Batuíra: Frutas, alho, sandálias, shampoo, desodorante spray e toalhas de banho

 

 Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

 Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

 muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

 Antecipo agradecimentos.

 

 Fraternal abraço,

 

 Sérgio Luís Haas

 3281 0655

 

 *-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 SOS Batuíra: frutas, alho, sandálias, shampoo, desodorante spray e

 toalhas de banho

 

 O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

 colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de

 frutas, alho, sandálias, shampoo, desodorante spray e toalhas de banho

 para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno

 mental ou alcoolismo.

 

 Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

 diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

 Goiás - Goiânia - GO

 

 Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende

 gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou

 alcoolismo.

 

 Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br  e twitter:

 @batuirago 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Leia o boletim da

AJE- Associação Jurídico-Espírita do estado de São Paulo

 

Acesse aqui:

http://ajesaopaulo.mktnaweb.com/ver_mensagem.php?id=H|386|91772|132752010217041600

 

 

 

 

Kardec de possível erro foi consciente, e nem Jesus é onisciente

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

      

 

Nos processos de canonização de um santo, a Igreja tem o conhecido advogado do diabo, que esmiúça a vida do santo, para encontrar nele algum erro grave que impeça a sua canonização. Mas defeito simples é tolerável.

         De fato, quem vem a esse vale de lágrimas, como diz a Salve Rainha, ou mundo de provas e expiações para o espiritismo, é quem ainda é imperfeito. A exceção é Jesus.  É que ainda não somos purificados e, pois, vitoriosos: “Aquele que se tornar vitorioso, eu o transformarei em coluna no Reino dos Céus, e dali ele não sairá mais” (Apocalipse 3: 12). Mas o espírito já purificado, livre do Purgatório ou da lei de causa e efeito, não precisa mais de reencarnar. Diz o apóstolo Paulo que combateu o bom combate. (2 Timóteo 4: 7). Mas só Jesus pode dizer: Eu venci o mundo. (João 16: 33).

       Na época de Kardec, a ciência antropológica, ainda muito atrasada, era racista. Para ela, a raça branca era a mais inteligente. E o cientista Kardec recebeu um pouco da influência dessa ciência. Eu disse um pouco, pois tal influência não foi suficiente para torna-lo um racista. Já a Igreja e as outras igrejas cristãs eram racistas, haja vista que elas toleravam a escravidão negra.

        E Kardec não se sentia bem diante daquela situação. De certa feita, ele disse meio desconsertado esta frase, que não era dele, mas dos cientistas seus contemporâneos: “Diz-se que o negro é um ser humano grosseiro, pouco inteligente etc.” Até acreditamos que Kardec, por causa da ciência e das religiões ocidentais a favor desse preconceito, tenha ficado um pouco tímido em sua posição contra o racismo. É que ele estava, como se diz, de mãos e pés amarrados diante daquela situação. É que como cientista e respeitador, pois, da ciência e também das religiões, ele era prudente em combater as ideias delas. Mas seria um grande equívoco concluir disso que ele era racista, como alguns fanáticos antikardecistas, dando uma de advogados do diabo, em vão, tentam passar essa imagem dele. Ademais, a doutrina espírita, através das entidades manifestantes da Codificação Espírita, já se mostrava, naquela época, radicalmente contrária à escravidão negra. (“O Livro dos Espíritos”, questões 54, 831 e 918; e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo 17, item3). E Kardec a condenou também. (“Revista Espírita” de abril de l862).

      Entretanto, Kardec muito sensato e muito apegado à evolução, era consciente de que poderia ter cometido algum erro nas questões doutrinárias espíritas. Não tão grave para ser derrotado por “um advogado do diabo” e não “poder ser canonizado”! Era também de opinião que um espírito da Codificação, apesar de iluminado, poderia ter cometido, igualmente, algum equívoco. Por isso disse que, se futuramente, com a evolução, houvesse alguma discordância entre um ensino doutrinário e a ciência, que os espíritas seguissem a ciência. Ele era, pois consciente de que tanto ele, como os espíritos, mesmo iluminados, estava sujeito a erros.

      Aliás, nem Jesus era onisciente. Perguntaram- Lhe quando seria o final dos tempos (São Mateus 24: 36), Ele respondeu que nem os anjos nem Ele sabiam, e que somente Deus, o Pai, o sabia!

      PS:

      Lançado o livro “Prevenção ao Uso de Drogas – Uma Visão Espírita”, de Paulo Pio, Letras & Textos Editora, da Fraternidade Francisco de Assis, Rua Irmã Amélia, 212 - Vila Graciosa, São Paulo (SP). www.fraternidadeassis.com.br Telefone: (11) 2021-1998 – [email protected]

 

 

       Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

      Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Murilo Badaró (Presidente da Academia Mineira de Letras), Robson Damasceno Reis, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (144)

Maria Aparecida Bergman

 

Maria Aparecida Bergman

 

 

Cara confreira espírita Maria Aparecida Bergman, poderia nos fazer sua auto apresentação?

 

Ismael, meu nome de nascimento é Maria Aparecida Velloso de Aguiar. Nasci em São José dos Campos, SP, Brasil,  no dia 08 de maio de 1947.

Meus pais são: Irene Rangel Velloso de Aguiar e João Afonso Medeiros de Aguiar. Sou a sétima filha do casal, que teve 5 filhos homens e 2 mulheres.

Sou neta de Maria Carneiro Rangel Velloso e Francisco Velloso, um pioneiro do Espiritismo no Estado de São Paulo, companheiro de Cairbar de Souza Schutel.

Sou sobrinha de Kardec Rangel Velloso e de Eugenia Pitta Velloso, filha de João Leão Pitta, que também foi companheiro de Cairbar Schutel. Portanto, sou da terceira geração de abnegados trabalhadores espíritas em terras do Brasil.

Casei-me em 1971 na cidade de Sigtuna, na Suécia, com Olof Gustaf Bergman e tivemos 3 filhos:

Sonia Lisa Bergman Liesenberg e Frans Olof Bergman, que nasceram em Estocolmo-Suécia e Sibeli Louise Bergman Masotti, nascida em São Paulo-Brasil.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Desde muito cedo tive de começar a trabalhar primeiramente como babá de uma criança de 3 anos, quando ainda também era uma criança de 11 anos.

Sempre tive muita habilidade com crianças, contando com grande simpatia da parte delas, e ajudei a criar alguns sobrinhos.

Venho de uma família de músicos e cantores e também cantei durante toda minha infância e juventude, em programas de rádio, clubes, televisão, corais...

Trabalhei em comércio, na secretaria de escolas, fui secretária em algumas empresas, por último, antes de vir para a Suécia, na Ericsson do Brasil, em S. José dos Campos.

De família monetariamente pobre e tendo ficado órfã de pai aos 14 anos de idade não consegui formação acadêmica. Cursei Madureza Ginasial, que àquela época valia mais que muitas faculdades de hoje em dia. Fiz cursos de datilografia.

Na Suécia estudei o idioma do país (sueco) e obtive boas noções de espanhol, inglês, e francês.

Cursei atendimento hospitalar tendo trabalhado neste setor por algum tempo, e também cuidei de idosos.  Depois me formei profissionalmente para trabalhar em escolas e creches comunais como Assistente de Alunos e Pedagoga para crianças entre 0 e 12 anos.

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

 

Como disse acima, minha mãe já cresceu em berço espírita. Inclusive escrevi um documentário, com muitas fotografias, onde relato com mais detalhes, sobre minha origem espírita: “GEEAK-Suécia e Seus 10 Anos com Divaldo Pereira Franco”. Quem desejar ler o livro via internet, é só nos pedir pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]

Na minha experiência de vida percebo que para muitos espíritas o Espiritismo significa mais uma, entre as religiões existentes, com bases  científicas e filosóficas. Para mim, porém, significa a Nova Revelação, o Cristianismo Restaurado, sob a égide de Jesus Cristo, nosso Divino Mestre. O Espiritismo veio no tempo predeterminado, conforme promessa de Jesus, para instalar na Terra a Religião Cósmica do Amor Universal e da Divina Sabedoria, conforme nos ensinam Emmanuel através de Chico Xavier, e os Espíritos Superiores da Codificação Kardeciana.

 

Seria possível nos descrever sua trajetória pelo movimento espírita no Brasil e na Suécia?

 

Acompanhei minha mãe ao centro espírita Divino Mestre em São José dos Campos, desde a mais tenra idade, tendo freqüentado as aulas dos cursinhos infanto-juvenis de moral cristã, depois a mocidade espírita. Participei dos movimentos de concentração de mocidades espíritas do Estado de São Paulo, das Caravanas Auta-de-Souza, das Campanhas do Quilo de porta em porta, de visitas a asilos, a creches, a hospitais, a prisões, e de diversos cursos básicos da Doutrina Espírita.

Na juventude participei de trabalhos de estudos e de assistência social, tendo sido evangelizadora infanto-juvenil na Sociedade Beneficente Obreiros do Bem de Araraquara, onde residi por 3 anos e onde também fiz parte do Coral Espírita Fabiano Lozzano, daquela instituição espírita. Foi quando escrevi as letras dos hinos: Hino a Cairbar Schutel e Hino a Eurípedes Barsanulfo. As músicas compostas pelo saudoso e querido companheiro Luiz Raimundo Parreira, pianista do coral, cantados pelos corais das Mocidades Espíritas de Araraquara e de São José do Rio Preto, quando das festividades para comemoração do primeiro Centenário de Cairbar Schutel, organizadas pelo também querido e saudoso amigo Joaquim Alves, o  Jô. 

 

Atribui a algum motivo especial esta sua ida para a Escandinávia?

 

Minha vinda para a Escandinávia prende-se ao passado, quando aqui vivi algumas encarnações em posição de destaque social, outras obscuras, quando cometi desmandos e erros contra as Leis estabelecidas pelo Criador. “O criminoso sempre volta ao local do crime”. Isto é fato!

 

A que casa espírita está vinculada e que trabalhos nela desenvolve?

       

Estou vinculada ao grupo espírita que fundei, sob a inspiração do Espírito Cairbar Schutel, dois anos depois de aqui ter chegado em maio de 1970.

Alguns anos depois, sob a orientação de Chico Xavier, que me enviou um aviso através do amigo Nestor João Masotti, denominamos o grupo que havíamos fundado em 1972: “Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec”, o primeiro GEEAK fundado na Escandinávia.

Nesta primeira fase, na década de 70, quando faziam parte do grupo além de mim, uma amiga e um amigo finlandeses e três suecas, todos espiritualistas, nos quais fiz despertar o interesse pelo estudo da Doutrina Espírita.

Uma das companheiras suecas era médium vidente e através de sua mediunidade pude confirmar, por diversas vezes, a presença  do Espírito Cairbar Schutel naquele trabalho.

Foi curto o período que estivemos juntos, porém rico em aprendizado e experiências, quando o grupo, além do estudo teve a prática da caridade, socorrendo pessoas em casos de obsessão.

Contudo, tive de voltar ao Brasil com o marido e os dois primeiros filhinhos e aquele primeiro GEEAK se desfez. A sementinha havia caído em terra não muito fértil e os companheiros, sem literatura espírita para estudarem, continuaram com suas crenças espiritualistas. Uma das amigas, no entanto, que foi quem me ofereceu o maior apoio para a formação daquele primeiro GEEAK, nunca perdeu o contato conosco. 

Durante os mais de 10 anos que recebemos Divaldo Franco na Suécia, já na década de 90,  ela sempre esteve presente em todas as conferências e atividades, sem, contudo, ter voltado a freqüentar o GEEAK-Suécia em sua segunda fase.

Depois de nossa pequena família, acrescida de mais uma querida filhinha nascida em São Paulo em 1981, ter passado 11 anos no Brasil, onde meu marido e filhos adentraram aos estudos e atividades espíritas, regressamos à Suécia em agosto de 1989.

Assim que chegamos, já na semana seguinte a filha mais velha Sonia Lisa, adolescente na época, e eu, (Olof continuou no Brasil por mais quase um ano) fundamos novamente o GEEAK e passamos a estudar em nossa casa.

Aos domingos o Estudo do Evangelho no Lar, às 4as-feiras o Estudo de O Livro dos Espíritos.

Um ano depois, com alguns amigos brasileiros, já estudando conosco, passamos ao Estudo do programa ESDE da FEB.

Tivemos intensas atividades de estudos, assistência fraterna, do Passe Espírita, visita a hospitais e asilos, a organização das visitas de Divaldo Franco, que Olof e eu havíamos combinado com ele em Santo André-S. Paulo, antes de nossa volta à Suécia.

Os trabalhos de tradução de livros espíritas, de artigos, opúsculos etc.

Particularmente mantive desde então, e continuo mantendo um trabalho às vezes diuturno e exaustivo, porém compensador, de intercâmbio com pessoas que me escrevem, de todas as partes do mundo,  mormente do Brasil. Na década de 90 através de cartas pelo correio postal, depois de e-mails, e também por telefone.

São correspondências com pedidos de ajuda, que atendemos na medida do possível. São pessoas rogando preces e orientações, com problemas obsessivos, de doença na família, e outros. São de jovens estudantes suecos fazendo trabalhos para apresentar em suas escolas, explicando o que é o Espiritismo, e forneci para dezenas de jovens todas as explicações em forma de perguntas deles e respostas minhas, para as quais jamais fugi da Codificação de Kardec.

Através dessa correspondência e da homepage do GEEAK-Suécia aproximei e encaminhei a maioria das pessoas que atualmente fazem parte do Movimento Espírita na Suécia e países vizinhos. Mantenho correspondência com dezenas de simpatizantes do Espiritismo, a maioria meus clientes de livros espíritas em sueco e em outros idiomas.

Foram 40 anos de trabalho espírita abnegado e ininterrupto em favor dos irmãos da Suécia.

 

Sabemos que o movimento espírita na Suécia teve bons momentos no século XIX. Seria possível nos fazer uma breve resenha histórica do Espiritismo no país.

 

Quando reiniciamos os trabalhos do GEEAK, no início dos anos 90,

tive a inspiração de colocar um anúncio no DN, jornal de maior circulação na Suécia, em cujo eu perguntava se alguém conhecia a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Recebi apenas uma carta em resposta (neste tempo tudo era feito pelo correio postal), onde um sueco, homem simples do campo,  residente lá bem ao Norte da Suécia, dizia que Allan Kardec havia sido um pedagogo francês, que se interessou muito pelo assunto espiritismo.

Não sabia da existência da Doutrina e achava que Allan Kardec era desconhecido na Suécia.

Mas se interessava pelo assunto porque ele próprio era um médium de vastos “poderes” etc.

(Noutra oportunidade fornecerei o conteúdo da carta na íntegra).

Liguei para este senhor, que me contou ser ele médium de diversas mediunidades (efeitos físicos), tendo os fenômenos ocorridos em sua presença sido estudados por alguns pesquisadores suecos e estrangeiros.

Disse-me que um Espírito veio pedir-lhe que comprasse o DN-jornal daquele dia, pois precisava da ajuda dele para responder a um anúncio. 

Ele mesmo nada sabia sobre Allan Kardec ou Doutrina Espírita, e o que nos respondeu foi ditado pelo Espírito. 

Concluímos que o próprio Espírito muito pouco sabia sobre Allan Kardec.

Logo em seguida intensificamos nossas pesquisas encontrando três grandes vultos que se dedicaram à Doutrina Espírita ao tempo de Kardec e nos anos seguintes, até a desencarnação desses personagens. Foram:

O jurista, juiz, Tage Ludvig Sylwan, (1801-1879) da cidade de Ystad, Sul da Suécia. Este homem traduziu para o sueco alguns ensinos de Allan Kardec num opúsculo, cujo título é: "EN KORT SAMMANFATNING OM ANDELÄRAN"= "Resumo da Doutrina dos Espíritos" ( Consta na capa: "De Allan Kardec. Traduzido do francês por T. Sylwan, em Ystad, 1862")

Outro intelectual, homem importante e de grande cultura, que traduziu algumas obras de Allan Kardec para o sueco, entre outros "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", no ano de 1880, foi: Carl Henrik Walter af Jochnick, (1825-1899).

O Norueguês, doutor em Direito, Bernt Torstenson, foi outro homem culto, que se dedicou à difusão do conhecimento Espiríta por todo o Norte (Escandinávia). Para esta finalidade fundou, em 1889, a revista "Morgondemringen", que existiu por mais de 40 anos. Ele traduziu muitas obras de Allan Kardec, e esteve presente em vários congressos espíritas mundiais do início do século passado (1900). Traduziu também obras de Léon Denis, como: "O Porquê da Vida", do original francês para o norueguês, e do norueguês para o sueco, Gefle, 1901; e "Après la Mort".

Dados mais completos estão publicados no nosso site: www.allankardec.se.

No começo do século XX muitos intelectuais, como Selma Lagerlöf, August Strindberg e outros, manifestaram crenças espiritualistas muito próximas dos conceitos espíritas.

Soubemos também que após a 2ª grande guerra, no período das ditaduras que arruinaram e amordaçaram a cultura na Europa, a figura de Kardec ficou quase completamente desconhecida na Escandinávia.

Surgiram os chamados novos espiritualistas e médiuns, que se organizaram em sociedades bastante segregadas.

Como todos sabemos, os médiuns antigamente, foram estigmatizados, perseguidos, queimados como bruxos e hereges e esta deve ser a razão pela qual, até hoje, não manifestem muito abertamente suas crenças.

Nesta sociedade Européia que se tornou tão materialista, mesmo a gente não sendo mais queimado vivo, ainda se é perseguido, ridicularizado e desagregado dos meios sociais por conta de nossas crenças e convicções, de forma muito mais agressiva do que ocorria antigamente no Brasil, porém de maneira bem sutil e cínica.

No inicio dos anos 2000, uma brasileira, companheira nossa no GEEAK, Elsoly Lindquist, fez contato com um senhor já bem idoso cujos pais teriam sido “espíritas”. Ficamos muito curiosos, e sendo nosso genro David Liesenberg, à época, colaborador no Depto. Histórico do CEI, combinamos com ele e fomos, David, nossa filha Sonia, a amiga Elsoly, Olof e eu fazer uma visita ao tal senhor. Pelo que ele nos contou seus pais participavam de um pequeno grupo de espiritualistas, sendo, um ou mais deles, portador de mediunidade ostensiva. Foram visitados por Sir Arthur Conan Doyle, que àquela época viajava pela Europa visitando núcleos espiritualistas. Ele achava que o pai sabia alguma coisa sobre Allan Kardec, pois o nome não lhe era estranho, porém, não conheciam a Doutrina Espírita.

 

Fale-nos sobre o GEEAK que teve e tem um papel relevante no movimento espírita sueco dos tempos modernos.

 

Por todas as descobertas que fizemos, descritas acima, podemos afirmar que o GEEAK teve papel fundamental na disseminação da Doutrina Espírita na Suécia e países próximos.

Através de nosso incentivo por cartas, e-mails, telefonemas e contatos pessoais com companheiros espíritas brasileiros, que aceitaram nosso convite para virem a Estocolmo participar das visitas de Divaldo Pereira Franco, foram fundados os GEEAK-Noruega (1994) e GEEAK-Dinamarca (2002).

Também mediamos a visita de Divaldo na Finlândia (2006), onde começavam a florescer grupos espíritas.

Quando das visitas de Divaldo, organizadas pelo GEEAK-Suécia (1993 a 2003), enviamos convites a muitas organizações espiritualistas do país.

Colocamos anúncios no jornal de maior circulação, e compareceram muitos membros dessas entidades, que ouviram as palavras com base na lógica da Doutrina codificada por Allan Kardec, na voz do “Semeador de Estrelas”, Divaldo Franco.

Desta época para cá nunca mais vimos escrito em nenhum periódico espiritualista, como antes ocorria, que

espiritismo seria coisa do demônio, magia negra, ou seita de fanáticos e ignorantes.

 

Depois de traduzidos ao sueco e publicados os dois livros básicos da Doutrina Espírita, que espalhamos por todo o território escandinavo, podemos afirmar sem medo de errar, que conseguimos resgatar o nome Espiritismo, antes tão confundido.

 

Também podemos afirmar que incentivamos, trabalhamos, mediamos na formação de pequenos núcleos espíritas ou de simpatizantes da Doutrina, espalhados por toda a Suécia.

Muitos trabalham anonimamente, mas cumprindo a função a que foram chamados pelo Plano Espiritual Superior. Estão sempre me encomendando livros, em especial os “Andarnas Bok” e “Evangelium enlig Spiritismen”.

Sabemos que o Espírito Cairbar Schutel trabalha incansavelmente à frente deste programa de aproximação de espíritas e simpatizantes da nobre Causa.

 

Como anda o movimento nos dias de hoje?

 

O movimento vai vagaroso, porém, sem solução de continuidade. Estamos todos trabalhando na medida do possível, em termos de Suécia.

 

Cidinha, o grupo conta com espíritas locais? Qual a proporção em relação aos originários de outros países?

 

O grupo conta com a colaboração, porém, indiretamente, de simpatizantes locais da Causa. Como já disse, eles ainda têm muito receio de se dizerem espíritas abertamente, por insegurança de convicção, que sinto, logo mais virá, quando um maior número de nativos abraçarem a Causa, o que pouco a pouco está ocorrendo.

 

Quantas casas espíritas funcionam na Suécia?

 

Conhecidos da maioria existem 5 pequenos núcleos de estudos espíritas, que ainda não poderíamos chamar de Casas espíritas, nos moldes das que existem no Brasil e em dezenas de outros países.

 

Como tem sido a participação no Conselho Espírita Internacional?

 

Olof e eu participamos como membros do CEI-Conselho Espírita Internacional representando a Suécia, desde as prévias para a fundação daquele órgão (1990) até 2010.  Foram 20 anos viajando, por conta própria, para muitos países do mundo a serviço do Ideal Espírita.

 

Quais as obras espíritas já traduzidas para o sueco?

 

Traduzidos sob a nossa responsabilidade temos:

 

“O Espiritismo em Sua Mais Simples Expressão” (1995)= “Spiritismen i enkla ordalag”;

“O Evangelho Segundo o Espiritismo” (2000) = “Evangelium enligt Spiritismen”;

“O Livro dos Espíritos” (2003) = “Andarnas Bok”;

 “Nosso Lar” 2010 = “Vårt Hem”.

Opúsculos do CEI = “Conheça o Espiritismo” = “Lär Känna Spiritismen”;

Divulgue o Espiritismo = “Sprid Spiritismen”;

“ O Que é o CEI?” = “Vad är ISR?”;

Folheto da FEB = “Evangelho no Lar” = “Evangeliet i Hemmet.

Biografia de Chico Xavier e de outros vultos espíritas, Periódicos Informativos, dezenas de artigos, mensagens, cursos, aulas e apresentações, PPSs contendo lindas mensagens.  Essas e muitas outras obras, mormente de Joanna de Angelis , mas também de outros autores, da psicografia de Divaldo Franco, foram traduzidas por Solveig Nordström com nossa colaboração e vice-versa. Nos anos 90 tivemos a participação do companheiro Nils Hansson nos trabalhos de traduções.

 

Como os suecos em geral enxergam o Espiritismo e a figura do codificador Allan Kardec?

 

Estou justamente fazendo uma pesquisa a respeito, e assim que tenha juntado dados mais reais e completos, trarei seu resultado a público.

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Em 2004 nosso genro David Liesenberg pesquisando, pelo Depto. Histórico do CEI, encontrou traduzida ao idioma sueco a magistral obra “Après La Mort” = “Depois da Morte” de Léon Denis.

A tradução datava de 1982, de autoria do sueco Georg Wihlstrand. Ele escreveu como prefácio do livro:

“Este trabalho, que tentei traduzir para a língua sueca do original francês,  infelizmente, não traz o ano de publicação, mas pelo conteúdo parece ter sido publicado em algum momento no início de 1890. Eu pesquisei para saber algo sobre o autor, nas compilações bibliográficas disponíveis, em parte na Bibliotèque Nationale em Paris, mas sem resultados.

O livro, que encontrei em uma livraria de segunda mão (sebo), há muitos anos atrás, me fascinava mais e mais à medida que ia penetrando o pensamento do autor, e apesar de quase 100 anos passados desde que deixou o prelo, parece-me, em muitos aspectos, muito atual.

Concordo plenamente com o autor, que na introdução diz: "abra o livro com confiança, leia-o cuidadosamente, porque ele veio de um homem, que acima de tudo, deseja o teu bem". A isto eu acrescentaria:

Leia-o!  Leia-o novamente! Procure colocar em prática os seus ensinamentos!”

David mostrou-me o livro, com enorme euforia pelo achado. Ao tomá-lo nas mãos, senti imediatamente uma conexão com o Espírito do autor da tradução. Senti que ele já estava desencarnado e que nos pedia para entrar em contato com seus familiares.

Meu genro e filha, por imaturidade à época, fazendo pouco caso de meus dons mediúnicos, já que isso é o normal nas famílias, (conforme nos narram os Evangelistas, nem os dons de Jesus eram aceitos por seus familiares) fizeram cara de incrédulos, perguntando: - como é que você pode ter certeza que ele está mesmo desencarnado, e como é que pretende descobrir seus familiares? Disse-lhes: Tenho certeza e vou descobrir pelo catálogo telefônico. Disse-me a filha: - Mas, devem existir no mínimo umas 20 pessoas com o mesmo sobrenome. Ao que respondi: - Não, ele está me dizendo que são poucas.

Bem, para encurtar o relato, fomos ao catálogo, onde só existiam duas ou três pessoas com o mesmo sobrenome, e a primeira para quem liguei era um jovem primo do Georg.

Apresentei-me como presidente do GEEAK-Suécia, falei de nosso interesse pelo livro traduzido por seu primo. Ele me respondeu: - Esse primo já morreu... e eu olhando para minha filha, disse: - Ah!, já morreu! Sinto muito, gostaria tanto de poder falar com ele, saber mais sobre seus trabalhos de traduções etc. 

O primo de Georg me deu o telefone de uma sua irmã mais velha, que conhecera melhor o primo. Liguei em seguida para esta senhora, sem conseguir compreender ao certo o que é que o Espírito desejava que eu falasse aos seus familiares. Ela informou-me que o primo tinha um casal de filhos, ainda vivos. Sabia que ele tinha mesmo traduzido alguns livros do francês ao sueco, mas não teria muitas informações a nos oferecer sobre a vida dele. Sugeriu que entrássemos em contato com o filho dele.

Mas, estávamos nos preparando para ir ao Congresso do CEI em Paris, em comemoração ao bicentenário de Kardec, e com tantos afazeres acabei por deixar de lado o assunto, mas sempre sentindo o Espírito Georg, um tanto angustiado, ao meu lado.

E o tempo passou inexorável.

Houve uma cisão espetacular entre nós, velhos companheiros do GEEAK, por interferência de pessoas que passaram por aqui como fugazes meteoros, tentando destruir um trabalho perseverante de mais de 30 anos, o que simplesmente, é óbvio, não conseguiram.

Nossos filhos, competentes e fieis trabalhadores do grupo, foram de mudança para o Brasil e Olof e eu ficamos com o apoio de poucos encarnados,  na continuidade dos trabalhos.

Em 2009 conhecemos um valoroso jovem espírita brasileiro que estava vivendo aqui em Estocolmo havia pouco tempo. Com a ajuda dele estávamos tentando reorganizar o GEEAK, mas ele infelizmente teve de voltar ao Brasil. Este jovem, porém, tinha aqui uma missão. Médium sensível, ao ouvir-nos relatar sobre o Espírito Georg Wihlstrand também sintonizou com este. Advogado de profissão, fundador e dirigente de centro espírita em sua cidade no Estado de São Paulo, conseguiu captar o desejo do Espírito. Queria ele nos entregar os direitos autorais de sua tradução ao sueco do livro “Depois da Morte”, de Léon Denis, para que os repassássemos ao Conselho Espírita Internacional.

Em junho de 2009 fizemos contato com o filho de Georg, que concordou em nos passar os direitos autorais sobre a tradução de seu pai, com a condição de que comprássemos dele os quase 60 exemplares do livro herdado do pai. Ele não sabia o que fazer desses livros.

Olof alugou um carro e fomos, em companhia do jovem paulista, ao extremo sul da Suécia onde residia o filho de Georg. Este senhor, já de idade avançada, mas muito forte e jovial, nos recebeu com muita alegria. Ao iniciarmos nossa conversação ele nos dissera que nunca se interessara em ler o livro. Vivenciara graves problemas envolvendo o contato familiar dele e da irmã com o pai, com quem não tiveram muita convivência. Não acreditava na sobrevivência do Espírito.

Mas à medida que fomos conversando, nosso jovem amigo e eu, médiuns que somos, sentimos a aproximação mais intensa do Espírito do pai, que foi falando por nosso intermédio, rogando o perdão dos filhos, falando em especial ao coração do filho, ali presente, todos com lágrimas nos olhos. Ao final de nossa visita aquele senhor simpático e muito sofrido, já acreditava na vida após a morte, parecendo-nos ter se reconciliado com o pai durante nossa visita. Pagamos 12 mil coroas suecas pelos livros, muito belos, de capa dura artesanal, feita pelas mãos do próprio Georg, que além de bom tradutor foi também verdadeiro artesão. O contrato foi assinado, com 2 testemunhas, nos passando os direitos autorais, que em momento oportuno serão transferidos ao CEI, caso haja interesse.

Teríamos muito mais a acrescentar, mas já “falamos” demais.

Muito obrigada! Agradeço de todo o coração ao amigo Ismael, por esta oportunidade!

 

Irene e João, mãe e pai de Cidinha Bergman, em Aparecida do Norte, no ano de 1931

Cidinha Velloso de Aguiar, em 1947, com 7 meses de idade e

 Irene,  sua mãe, aos 2 anos

Eugenia Pitta Velloso, filha de João Leão Pitta e esposa de Kardec Rangel Velloso, um dos irmãos de Irene, mãe de Cidinha.

Cidinha V. de Aguiar em Guaratinguetá, SP, em 1957; e

 com sua mãe, tia e primos

SBOB-Araraquara-1968- turminha da Mocidade Espírita Allan Kardec e do Coral Espírita Fabiano Lozzano, fundado pela Professora Luiza Cardoso e dirigido pela Professora Nilza Aparecida Vicente de Mello e pelo pianista Luiz Raimundo Parreira. Cidinha, à frente,  ao lado da menina de óculos.

Cidinha Aguiar cantando no programa “Carrossel Infantil” na

 TV  Record de São Paulo, no ano de 1965.

Jovens fundadores do Grupo Espírita MEAK, Suécia.

A partir da esquerda: Therese Falk, Sibeli Bergman, Frans Bergman e Sonia Bergman

Casa dos Bergman, onde funcionou os trabalhos do GEEAK-Suécia por 12 anos seguidos,

tendo hospedado centenas de pessoas, espíritas, simpatizantes e não espíritas.

Rafael G. Molina e Cidinha Bergman em Liége, Bélgica, 1990; Cidinha Bergman, Janet Duncan e Claudia Bonmartin,

 no Congresso Espírita Mundial em Liége, Bélgica, no ano de 1990; Janet Duncan, Olof Bergman, Cidinha Bergman e

Juan Antonio Durante, no Congresso de Liége, Bélgica, 1990;  Reunião da MEAK em 1995.

Olof e Cidinha Bergman com  Nils Hansson – 18 de abril de 2000

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”- traduzido ao sueco

Na fila de trás, da esquerda para a direita, Nils e Ilda Hansson, Cidinha Bergman, Divaldo Franco, Olof Bergman

e Nilson S. Pereira. Na fila da frente, na mesma ordem, Jade Ekström,  Jan-Axel Norlund e Solveig Nordström.

 Em Estocolmo, durante a 9ª visita de Divaldo Pereira Franco  à Suécia, em maio de 2002. (Arquivo O Clarim)

Divaldo Franco, Cidinha Bergman, Claudia Bonmartin e Nilson Pereira em casa dos Bergman,

lançamento do “Andarnas Bok” (Arquivo Cidinha Bergman)

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP