Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 20 de novembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/20-11-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

19-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/19-11-2013.htm     

18-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/18-11-2013.htm     

15-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/15-11-2013.htm     

14-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/14-11-2013.htm     

13-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/13-11-2013.htm  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Amar sem amarrar

Richard Simonetti

 

 

Perguntam-me o que podemos fazer por familiares desencarnados, que saibamos não preparados para enfrentar o retorno à vida espiritual. Três iniciativas são básicas.

Oração. É um refrigério para as almas penadas, aquelas que se situam perplexas ante as realidades espirituais que insistiram em ignorar no desdobramento de suas experiências. Quando oramos pelos desencarnados, não só os beneficiamos com vibrações balsamizantes, como evocamos, em favor deles, a assistência dos amigos espirituais.

Serenidade. Os recém-desencarnados permanecem em estreita sintonia com os familiares e são muito sensíveis às suas vibrações. O desespero, a revolta, a inconformação, não apenas colocam em dúvida nossa crença, como atingem os que partiram, exacerbando suas perplexidades e sofrimentos.

            Normalidade. Se após sofrer a amputação de um braço ou perna, num acidente, alimentamos indefinidamente o sentimento de perda, inconformados, fatalmente estaremos resvalando para indesejáveis estados de depressão e desequilíbrio.

A morte de um ente querido é uma amputação psicológica. Sentiremos falta, tanto maior quanto mais fortes os elos do amor, mas é preciso que nos habituemos a viver sem ele, conscientes de que devemos seguir em frente, em nosso próprio benefício.

Sem esse empenho, fatalmente nos desajustaremos, com reflexos negativos no ânimo daquele que partiu.

 

                                                           ***

            Não raro, ao invés de o desencarnado perturbar o encarnado de quem se aproxima, carente e sofrido, ocorre o contrário. Pode parecer inusitado, amigo leitor, mas a Doutrina Espírita nos fala de obsessões de encarnados sobre desencarnados.

            Lembro-me de Roberval, modesto servidor público, pai de três filhos, casado com Ifigênia, mulher de bons princípios, preocupada com a família, mas extremamente apegada ao marido, amor possessivo.

            Era Roberval pra cá, Roberval pra lá, em efusões amorosas extremadas que acabavam por aborrecê-lo, tirando-lhe a liberdade. Não fosse a sua índole pacata e haveria sérios conflitos entre eles.

Se o mel é demais, fatalmente enjoa.

            Quando Roberval desencarnou, repentinamente, vitimado por um enfarto, foi um transtorno para Ifigênia. Não se conformava com a morte do bem-amado, razão de sua existência. Lamuriava-se em oração, questionando os desígnios divinos.

            E chamava pelo marido.

            – Ah! Roberval, onde anda você, minha vida?

E, dia e noite, continuava a história do Roberval pra cá, Roberval pra lá!

            Não dava sossego para o pobre marido, mesmo depois de morto, porquanto suas vibrações o atingiam em cheio, reclamando sua presença, convocando-o ao lar.  Tanto se perturbou que os benfeitores espirituais decidiram interná-lo em nova encarnação.

Foi a solução para livrá-lo da pressão desajustada da esposa inconformada. Atendendo à afinidade e à disponibilidade, ele reencarnou como filho de sua filha.

            Por sugestão insistente de Ifigênia, deram o nome do avô à criança.

Roberval reencarnado recebeu o mesmo nome. Como a jovem mãe tinha compromissos profissionais, decidiu confiar a criança à avó, enquanto ausentava-se.

            Pobre Roberval! O dia todo se via às voltas com os excessivos zelos de Ifigênia, agora sua avó.

            Roberval pra cá, Roberval pra lá!

            Amor que amarra é egoísmo. É preciso amar sem prender.

            Ótimo quando agimos assim. Nossos amados partem em paz. Em paz ficamos nós.

Oportuno lembrar, a propósito, notável poema Amor, de Khalil Gibran:

Amai-vos um ao outro,

mas não façais do amor um grilhão.

Que haja, antes, um mar ondulante

entre as praias de vossa alma.

Enchei a taça um do outro,

mas não bebais da mesma taça.

Dai do vosso pão um ao outro,

mas não comais do mesmo pedaço.

 

Cantai e dançai juntos,

e sede alegres, mas deixai cada

um de vós estar sozinho.

Assim como as cordas da lira

são separadas e, no entanto,

vibram na mesma harmonia.

 

Dai vosso coração, mas não o confieis

à guarda um do outro.

Pois somente a mão da Vida

pode conter vosso coração.

E vivei juntos, mas não vos

aconchegueis demasiadamente.

Pois as colunas do templo

erguem-se separadamente.

E o carvalho e o cipreste não crescem

à sombra um do outro.

 

Catedral de Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Congresso Espírita de Portugal

 

17-11-2013

 

As atividades ocorridas no domingo, dia 17, no Congresso Espírita de Portugal, estiveram com excelente programação, destacando-se o momento de arte, quando Divaldo foi convidado por duas crianças a subir ao palco, a fim de ser homenageado com a música especialmente composta para ele, que se intitula Obrigado, querido amigo! Foi um momento comovente, porque o refrão foi cantado por todo o auditório.

Seguiram-se excelentes conferências proferidas por médicos clínicos, psiquiatra, psicólogo, trabalhadores da seara... Divaldo encerrou o ágape com uma conferência, evocando o figura do emblemático Bispo inglês James Pike e o drama que viveu, em relação à desencarnação precoce do seu filho Jim, aparentemente por suicídio direto. S.Exa, que vivia nos Estados Unidos, em desespero, retornou a Londres para meditar. Ali, aconteceram fenômenos variados, inclusive, de poltergeist, que o levaram a consultar um parapsicólogo, que o recomendou entrar em contato com a médium Sra. Ena Twig, em cuja convivência recuperou a crença na imortalidade do Espírito através da comunicação do filho, do Pensador e Teólogo Mr. Tilich e outros Espíritos. Com a sua conversão à realidade do fenômeno, o nobre sacerdote anglicano deixou escrita as suas experiências vivenciadas ao contato da fenomenologia mediúnica, que legitimou e registrou em um livro formoso intitulado The Other Side, testemunhando-lhes a autenticidade. Divaldo comentou a excelência da mediunidade com Jesus e sensibilizou o auditório, que o aplaudiu de pé.

Em sequência, teve lugar a apresentação de um coro com orquestra, criado, dirigido e acompanhado por um jovem, que magnetizou o auditório por quase uma hora, com músicas elevadas em torno da mediunidade, da Doutrina e da Vida, acompanhadas por projeções de pertinentes slides.

Encerrou-se o Congresso com palavras de gratidão do presidente da FEP e uma sentida oração, de profundo significado.

   Texto: Delcio Carvalho

   Fotos: Vitor Féria

 

 

 

 

FEB em eventos na Colômbia

 

O presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, a convite da Confederação Espírita Colombiana (CONFECOL), visita Bogotá entre os dias 15 e 18 de novembro. Esta instituição é presidida por Jorge Berrio. Desenvolveu seminário sobre o tema “União e Unificação em tempos de transição”, tendo como público alvo dirigentes de centros provenientes das regiões da Colômbia, na sede da Associação Espírita Terceira Revelação; compareceu à reunião do Conselho Federativo Nacional da CONFECOL, que é composto por representantes das Federações Regionais, onde apresentou informações sobre atividades da FEB e do CEI, e, foi entrevistado pela Rádio Colômbia Espírita, web-radio coordenada por Jorge Francisco León Ayala e vinculada à CONFECOL. Também pronunciou palestras públicas nas instituições: Centro Espírita Senderos de La Esperanza e Rutas de Luz. Visitou também atividades assistenciais - voltadas a criancas - deste último, coordenadas pela familia Vellez. O presidente da FEB segue para a Venezuela. Informações: http://www.confecol.org/; http://www.radiocolombiaespirita.com/; [email protected]; www.febnet.org.br

 

Bogotá Perri com dirigentes do Senderos de la Esperanza e da Federação Regional; Palestra Perri -Senderos de la Esperanza; Bogotá-Presidente da Confecol e Perri na abertura do Seminário; Bogotá-Dirigentes no Seminário sobre Unificação

Bogotá-Reunião do Conselho Federativo Nacional da CONFECOL

Bogota-Entrada Associacao Espirita 3a. Revelação; Bogota-Visita Rutas de Luz

 

Visita Rutas de Luz, Bogotá; Bogota-Família Vellez-dirigentes Rutas de Luz

 

 

 

 

5ª. Semana Espírita de

Guaxupé, MG

 

Estimados amigos(as);

 

Encaminho-lhes a arte da divulgação da Semana Espírita de Guaxupé 2013,solicitando a ajuda de todos na divulgação e mais que isso,conto com a presença e a participação de todos.

 

Fraternal abraço.
--
André Luís Bettoni
Aliança Municipal Espírita
Guaxupé - MG
35-9119.0091(Tim)/8449-5400(Claro)

 

 

(Informação recebida em emails de Andre Luis Bettoni [[email protected]]; de  Fabiana Pacheco [[email protected]] e de amepcaldas [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Revista de Estudo Espíritas - resumos das apresentações

 

Caros companheiros,

 

Já está disponível em nosso site os resumos das apresentações do lançamento da Revista de Estudos Espíritas, no dia 07/12/2013, a partir das 14h.

 

Da mesma forma, também disponibilizamos um mecanismo de buscas por palavras-chave das edições anteriores da REE.

 

Acesse nossa página inicial e confira (www.ree.org.br).

 

Aos que desejarem, também estamos abrindo a oportunidade para o envio de questões e/ou comentários sobre os temas, a fim de que, na medida do possível, possamos inseri-los ao longo das apresentações. 

 

Envie sua contribuição para [email protected].

 

Um grande abraço e até breve.

 

Dermeval Carinhana

Editor da REE

 

P.S. As inscrições para o evento continuam abertas em nosso site.

 

(Informação recebida em email de Dermeval Carinhana Junior [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra na Irradiação Espírita Cristã de

 Goiânia, GO

 

No dia 17 de novembro de 2013 estivemos presente presente na Irradiação Espírita Cristã da cidade de Goiânia falando sobre o tema: "A Humanidade de Chico Xavier".

Na mesma ocasião, o coral Vida e Luz sob  a coordenação da maestrina Bianca Almeida lançou o primeiro CD do grupo. Um trabalho de muito bom gosto e qualidade.

Foi uma tarde/noite de muita emoção e alegria.

Abraços,

 

Jhon Harley

 

Márcia, Jhon, Mário de José Cornélio

Jhon Harley e público. Goiânia, GO

 

Coral Vida e Luz em sua apresentação

 

 

 

Palestra pública no C.E. Irmão Joseph Gleber

Rio das Ostras, RJ

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Seminário: Música Espírita e Transição Planetária

Iguaba Grande, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Vídeos sobre o filme Blood Money

 

 

Prezados amigos ativistas pela VIDA:

 

    Há pouco enviei o link para que todos escutassem o comentário que fiz no RADIOFATOS de hoje. Todavia alguns amigos comuns, que conhecem e participam dos meus facebooks, pediram-me em chat para que eu passasse também ao grupo os demais vídeos que preparei, também focados no Blood Money, e isto estou fazendo agora.

 

Primeiro vídeo que produzi. Um chamado que está com mais de 1.500 exibições no Youtube.

 

 http://www.youtube.com/watch?v=OgJxEUxF9co

 

Agora a gravação de depoimento de jovens, na saída do cinema, em São Paulo, logo na primeira sessão da tarde, do dia 15 de novembro.

 

 http://www.youtube.com/watch?v=17hSwiIdHEA

 

Minha participação em entrevista na Rádio Mundial de São Paulo, programa da Samira Shahine, uma das mais poderosas emissoras de rádio do Brasil, pelo seu gigantesco alcance, na mais densa população do País.

 

 http://www.youtube.com/watch?v=IcMiFoa2OhY

 

Outra participação, também na Rádio Mundial, no programa do Edson Barbosa.

 

http://www.youtube.com/watch?v=yHNHFVPGjSY

 

De novo, o meu comentário no RADIOFATOS de hoje.

 

http://www.youtube.com/watch?v=exnR4Vftprk 

 

Agora só falta a entrevista que dei à TV Canção Nova, uma grande rede de emissoras católicas, mas que só vai ao ar na próxima segunda-feira, às 22 horas.

Quem achar que deve passar o material em frente, ou seja, se achar conveniente, que fique a vontade.

abração

 

Alamar Régis

www.facebook.com/alamarregis2

 

O meu facebook primeiro, www.facebook.com/alamarregis está lotado.

 


Alamar Régis Carvalho - Analista de Sistemas, Escritor e ANTARES DINASTIA - [email protected]

Sites: www.alamarregis.com == www.redevisao.net == www.bratele.com.br == www.partidovergonhanacara.com 
 

(Informaçoes recebidas em email de Alamar Régis)

 

 

 

Bazar da Pechincha da SELUZ

Barbacena, MG

 

A  SELUZ  (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) realizará nos dias 25 e 26/11/13 mais uma pechincha. O evento ocorrerá pela manhã e tarde na loja ao lado do Banco HSBC, gentilmente cedida para o evento. Se tiver interesse em doar algo que não tenha mais uso para você, como calçados, roupas, panelas e utensílios em geral, deixe no local na data acima, ou entregue na sede da SELUZ (Rua Dário de Oliveira Lima – 99 / Bairro do Campo), preferencialmente em dia de reunião pública (Toda terça-feira às 19:30 horas) ou então faça contato pelo meu celular que darei um jeito de buscar em sua casa.

Pode doar posteriormente pois ocorrerão outros eventos do gênero em 2014, 2015.... O que não serve para você pode ser útil para alguém. Todo valor arrecadado é revertido para a assistência e promoção social na SELUZ. Faça-nos uma visita e conheça todos os trabalhos desenvolvidos nesta Casa Espírita, que é de todos, afinal somos todos irmãos...

Jesus te abençoe e te guarde.

 

Adriano Barroso – (32)9963-5027 da Vivo

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Pedido de doações para o Almoço Natalino do COBEM

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Festival de Tortas do GEA Paraíso do Bem

Barbacena, MG

 

Segue em anexo o cartaz do festival de tortas do dia 24/11, domingo às 16:00 horas promovido pelo GEAPB (Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem), de Barbacena / MG. Ingressos (R$ 8,00) com Nelson Xavier, Lena Paiva e outros integrantes do GEAPB.

Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Atendimento Fraterno

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Quando alguém se propõe a auxiliar o seu próximo, colocando-se à disposição para o atendimento fraterno, desenvolvem-se-lhe os sentimentos de elevação moral e espiritual, possibilitando-lhe a bênção da sintonia com o mundo transcendente superior.

Entidades nobres, encarregadas de contribuir em favor do progresso da sociedade acercam-se-lhe e passam a inspirá-lo e a protegê-lo com  mais assiduidade, a fim de que sempre se encontre em condições seguras para o mister.

Quando se aprende a ouvir com serenidade, especialmente as queixas e reclamações, os brados de desespero e os profundos silêncios da angústia, ou simplesmente permitir que haja uma catarse de quem sofre, interessado em socorrer bondosamente, nunca lhe faltam os valiosos recursos do auxílio dos Mentores, que vão além das palavras consoladoras e calmantes, como também através dos processos fluidoterápicos valiosos.

Os grandes problemas e desafios humanos encontram-se ínsitos na própria criatura, desestruturada para os enfrentamentos, no debate de inúmeros conflitos não resolvidos e procedentes do passado espiritual, que se transformam em terríveis algozes, acicatando o cerne da alma e aturdindo a mente, colocando fantasmas aparvalhantes onde existem somente frustrações e insegurança.

Quaisquer pequenas ocorrências desagradáveis são transformadas em tremendos sofrimentos que aumentam na razão direta em que a falta de equilíbrio e maturidade para resolvê-los, induz à autocompaixão, à revolta, à insanidade.

Todos os males que aturdem o ser humano procedem do seu íntimo e somente na sua raiz devem e podem ser solucionados.

Por essa razão, cada Espírito é o somatório das suas experiências evolutivas através do curso das reencarnações.

A ignorância desse mecanismo sublime permite ao indivíduo manter-se em deplorável situação existencial, o que lhe proporciona a instalação de conflitos e tormentos desnecessários à evolução, mas que são o inevitável efeito dos comportamentos insanos.

A consciência exige a reparação de todo e qualquer atentado às Leis Cósmicas de harmonia, e, por essa razão, mantém, no períspírito, os arquivos de todas as ocorrências existenciais.

Oportunamente, tudo aquilo que lhe constitui culpa, leviandade, violência, extravagância na conduta, agressão à vida sob qualquer aspecto, emerge, a fim de que se lhe permita a elevação a nível mais significativo, portanto, à capacidade de registros mais profundos e menos grosseiros, defluentes da animalidade por onde transitou no passado.

É comum, portanto, que as aflições emocionais prolongadas terminem em mecanismos de somatização, o que dá surgimento a enfermidades orgânicas muito complexas, ao mesmo tempo enseja contaminações de vírus, bactérias e outros microorganismos danosos à saúde.

Tendo-se em vista a necessidade da reparação dos erros pretéritos e próximos, ocorrem, inevitavelmente, as interferências espirituais negativas que mais agravam a problemática afligente.

Noutras vezes, e não em número inexpressivo, toda ocorrência de sofrimentos tem origem na presença e imantação fluídica de adversários espirituais do ontem, que não conseguiram superar os ressentimentos e optam pela infeliz cobrança, como se fossem transformados nos braços da divina justiça, iniciando as sutis ou abruptas obsessões de efeitos danosos e de complexidade terapêutica muito grande, por depender essencialmente do enfermo.

Em quaisquer casos, no entanto, a compreensão do atendente fraterno torna-se essencial.

A não pressa em dialogar, os cuidados com as colocações propostas, o evitar sempre diagnósticos depressivos ou alarmantes informações sobre perseguições de ordem espiritual, que os necessitados ignoram, são essenciais, a fim não lhes produzir mais danos que benefícios.

A discrição do ouvinte, na condição de cooperador espiritual, torna-se relevante, sem expor a outrem, sem comentar as experiências dolorosas do seu próximo, enquanto mantém cuidados no dialogo esclarecedor à luz da meridiana sabedoria do Espiritismo.

Jamais sugerir terapias fora daquelas recomendadas pela Doutrina Espírita, seja orientar a busca de profissionais na área da saúde, propor superstições em voga ou aquelas que são heranças do passado, assinalando o atendimento pela serenidade, compreensão e gentileza, ao tempo em que, tampouco, deve prolongar por muito tempo a conversação psicoterapêutica, para evitar criar dependências emocionais e afetivas com o cliente.

De bom alvitre manter-se o cuidado de não receber o mesmo enfermo continuamente, desde que, após instrumentalizá-lo para os esforços pessoais que deve aplicar-se na busca da saúde, encaminhá-lo às das reuniões de explicações doutrinárias, assim como receber os auxílios fluídicos.

Cuidar de não prometer curas e soluções mirabolantes, porque cada caso é especial, sua estruturação no Espírito tem uma longa história de difícil compreensão num rápido lance, nem encorajar ilusões difíceis de serem tornadas realidade.

O atendimento fraterno não substitui o confessionário das antigas religiões nem deve permitir que o entrevistado revele segredos, de que se arrependerá, para que o ouvinte não se transforme num cofre de revelações dispensáveis para o mister.

Algumas pessoas têm falsa necessidade de narrar os dramas interiores, envolvendo os membros da família, especialmente os parceiros ou afetos, como responsáveis pelo que lhes ocorre, e isso acarreta problemas mais sérios, por causa da utilização intencional de usar os conselhos como arma contra aqueles que supõem serem os seus algozes.

Os dramas existenciais de heranças, de infidelidade conjugal, de rebeldia de amigos e familiares devem sempre ser ouvidos com silêncio, desviando o tema para as consolações que a Doutrina propõe, assim como para o estudo de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a fim de o fazê-las entender as razões das ocorrências que assinalam.

Trata-se, portanto, o atendimento fraterno, de um valioso e grave compromisso que se constitui num importante desafio a que a pessoa se submete.

Nele encontra-se também a mensagem da caridade no aspecto delicado da assistência moral e espiritual, sempre dignificando aquele que chega atormentado e carente de afetividade, não se permitindo, porém, arrebatamentos e emoções que possam transformar-se em sentimentos de paixões subalternas ou de excessiva compaixão.

Quando o atendente está consciente dos fatores que respondem pelas provações, esclarecido pelo conhecimento da reencarnação em nome da Divina Justiça, não perde a serenidade diante dos mais escabrosos acontecimentos, não se choca com narrações exageradas ou graves, a fim de que a sua palavra e a sua emoção sob controle possam sustentar o combalido, ao invés de desviar-se do essencial para os comentários paralelos sem significado.

Nunca dizer de improviso que o problema é resultado de obsessões espirituais nem fazer narrações aterradoras, ou que se trata de mediunidade não cuidada, por falta da prática da caridade, já derrapando em julgamentos que não têm cabimento.

Fortalecer o ânimo do visitante com jovialidade e ternura, ao tempo em que lhe demonstre a necessidade de responsabilizar-se pelas ocorrências e conseguir superá-las com paciência, com mudança das paisagens mentais e com a consequente alteração do comportamento moral para melhor.

O atendimento fraterno objetiva diluir informações equivocadas que o paciente traz sobre o Espiritismo, retirar-lhe a ideia mágica ou sobrenatural, deter-se no problema central, sem desvios narrativos inecessários, com demonstração de solidariedade, mas sem parecer que, a partir daquele momento, tudo se modificará ou pretender assumir o compromisso de passar a carregar-lhe a problemática.

Jesus, o exemplo máximo de atendimento fraternal aos infelizes, na Sua superioridade moral, evitava os diálogos longos e as interrogações secundárias, sendo direto no exame da questão, quando perguntava aos que O buscavam: - Que queres que eu te faça? Ou Tu crês que eu te posso curar?

E, de maneira incisiva, após operar a mudança no transtorno de qualquer natureza do enfermo, completava: - Vai e não tornes a pecar, a fim de que não te aconteça nada pior.

Impossibilitado de agir de igual maneira, o atendente espírita, deve sempre dispor-se a ajudar, favorecendo o visitante com as diretrizes para a autoajuda, para a sua renovação e saída do erro gerador do distúrbio que o aflige.

Orientar com sabedoria e bondade é uma difícil arte de amar.

O ser humano de hoje conduz interiormente todas as heranças do longínquo passado, por cujos territórios passou armazenando experiências nem sempre edificantes. A predominância das paixões primitivas remanescem fortes, dificultando-lhe o desenvolvimento moral que é mais lento e mais mportante.

Por essa razão, os diálogos durante o breve contato entre paciente e atendente deve constituir-se de singulares cuidados, especialmente preservando a integridade moral de ambos os dialogadores.

Todos aqueles que chegam atormentados em busca de conforto moral, trazem, às vezes, inconscientemente, as respostas que gostariam de ouvir, especialmente os queixosos e reclamadores, os acusadores e os depressivos, sendo indispensável manter-se cuidado com as palavras a exteriorizar-lhes e sem nenhuma presunção de convencê-los, mas sim, responder às indagações que sejam feitas, ao tempo em que favorece com os caminhos a percorrer a partir daquele momento.

Jamais sugerir o abandono das terapêuticas médicas a que vêm sendo submetidos, não interferindo numa área que não lhe diz respeito, nem tem condições de pronunciar-se. Pelo contrário, vale o cuidado de interrogar-lhes se recebem assistência especializada e mesmo diante da reclamação de que a mesma não tem dado os resultados desejados, estimulá-los a prosseguir ou mesmo, se for o caso, procurar outro facultativo.

O Espiritismo não vem combater nenhuma ciência, especialmente a médica, antes contribui em favor de resultados mais amplos, por demonstrar que o Espírito é o ser do qual procedem todas as manifestações existenciais.

Essa união das duas doutrinas – a médica e a espírita – é de fundamental significado para o bem-estar da criatura humana e, por extensão, da sociedade.

Nas recomendações que se deve apresentar ao paciente, é necessário elucidar o valor dos passes, da água magnetizada ou fluidificada, da oração e do comportamento como indispensáveis à sua recuperação.

Em circunstâncias mais embaraçosas, não perder a calma, não reagir da maneira como seja agredido, tendo em vista que o socorro não se pode converter em revide, porque o doente nem sempre tem noção exata de como se está conduzindo durante o atendimento.

São muitas as angústias que desnorteiam o ser humano e, em razão disso, os desequilíbrios emocionais tornam-se mais comuns e repetitivos, merecendo mais cuidado e entendimento fraternal, acalmando-o com vibrações de ternura e ondas de caridade, que constituem especial elemento de recuperação.

Cuide-se o atendente fraterno de orar com unção, experienciar contínuas emoções de alegria pela alta honra de poder servir, mantendo-se em sintonia com o Divino Médico de todos, que se encarregará dos resultados finais.

Por fim, aplicar-se o sublime ensinamento: Fazer ao próximo como gostaria que o mesmo lhe fizesse.

Nisso reside o êxito do empreendimento de amor, resultando na caridade numa das suas mais sublimes manifestações.

                         Manoel Philomeno de Miranda

 (Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na manhã do dia 4 de novembro de 2013, na Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia. Com revisão pelo médium)

 

Seminário sobre Atendimento Fraterno realizado no ano de 2010 na Aliança Espírita Varas da Videira. Baseado no livro

Atendimento Fraterno de Manoel Philomeno de Miranda

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP