Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 07 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/07-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

05-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/05-10-2013.htm

04-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/04-10-2013.htm

03-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/03-10-2013.htm

02-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/02-10-2013.htm

01-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/01-10-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Oportunidade e nós

  

       Não penses que o bem se processe sem o esforço paciente que o concretize.

       O Criador estabelece a árvore na semente.

       A criatura pode protegê-la e aperfeiçoá-la.

       Recebes do Criador o tesouro das horas, o apoio do conhecimento, a possibilidade de agir, o benefício do relacionamento, mas a formação da oportunidade para que te realizes nas próprias esperanças depende de ti.

       Não há confiança profissional sem o devido certificado de competência.

       Quanto ao espírito, as leis são as mesmas.

       Esforçar-te-ás em adquirir entendimento, praticar o respeito aos semelhantes e apoiar os outros. Assim obterás a simpatia de que necessitas, a fim de que o próximo te auxilie na edificação de teus ideais.

       Em qualquer tarefa de melhoria e elevação, em que esperemos novas aquisições de paz e alegria, felicidade e segurança, não nos esqueçamos de que a possibilidade nasce de Deus e que o trabalho vem de nós.

       

Emmanuel / Médium Chico Xavier Livro: Ceifa de Luz (extrato) - Ed. FEB

 

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Um dos portões de entrada do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota da desencarnação de Nathália Alves Lima de Castro Leite,

filha dos amigos Clodoaldo e Marilia

 

Prezado amigos,

 

Jesus nos abençoe!

Conforme e-mail abaixo da Marília a sua filha Nathália retornou à Pátria Espiritual hoje domingo, dia 6/10/13 e amanhã das 8 às 13 horas serão o velório e enterro no Cemitério Gethsemani.

Vamos todos nós orar pela Nathália rogando que seja bem amparada pela espiritualidade maior no seu retorno e que Deus ajude os nossos irmãos Marília e Clodoaldo neste momento difícil da separação.

Fraternalmente,

Julia Nezu

 

From: Marilia de Castro

Sent: Sunday, October 06, 2013 7:04 PM

To: Julia Nezu

Subject: Fwd: Nathália

 

Cara Júlia,

 

Nossa filha, Nathália, desencarnou hoje.

 

O velório será amanhã, segunda-feira, das 8h às 13h.

Velório e enterro acontecerão  no Cemitério Gethsemani - Morumbi, Praça da Ressureição, 1  (Velório Sala 6)- Vila Sônia - São Paulo - SP - Fone: 3742-5322

O nome  completo Nathália Alves Lima de Castro Leite. 

 

Pedimos, se possível,  avisar os amigos que conosco conviveram no movimento de unificação.

 

um abraço

 

Marília e Clodoaldo

 

(Informação recebida em email de Júlia Nezu, dia 6/10/2013, às 22:02hs)

 

Aos queridos amigos Clodoaldo,  Marilia e filhos, externamos os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade, amor e carinho, no instante que Nathália regressa para a pátria espiritual.  Que Deus abençoe a todos, fortalecendo-os na fé que sempre souberam vivenciar para exemplo de todos nós. O amigo que lhes devota o máximo apreço e reconhecimento. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Divaldo Franco – 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul

Gramado, RS

  

04 de outubro de 2013

 

O Sétimo Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, promovido pela da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS -, com o tema O Evangelho no Mundo e nos Corações, realizado no período de 04 a 06 de outubro de 2013 na cidade turística de Gramado/RS, nas dependências do Serra Park - Centro de Feiras e Eventos, contou com a participação de espíritas de todos os estados do Brasil e alguns do Exterior.O momento cultural do Congresso foi emocionante, notadamente pela apresentação primorosa da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Sob a regência do Maestro Telmo Jaconi, os jovens músicos encantaram o público que acompanhou vivamente cada apresentação musical. O Grupo Arte e Luz, de Santa Maria/RS e dirigido por Ângela Assis, igualmente sensibilizou a atenta plateia.Compôs a mesa de abertura do 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul a Presidente da FERGS, Maria Elisabeth Barbieri; o Vice-Prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barcovi; o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Celso Fioreze; o Diretor da Federação Espírita Brasileira, Hélio Blume; os três Vice-Presidentes, Lea Bos Duarte, Rosi Possebon e Lorenzo Neves, de Unificação, Doutrinário e Administrativo, respectivamente.José Raul Teixeira, convidado especial, também compôs a mesa, sendo efusivamente aplaudido, bem como Divaldo Pereira Franco que abordou o tema central do congresso, O Evangelho no Mundo e nos Corações. A Banda de Música da Brigada Militar executou o Hino Nacional e o do Rio Grande do Sul. Diversas lideranças do movimento espírita de vários Estados do Brasil e uma do Uruguai estiveram presentes.Paralelamente ao 7º Congresso foi desenvolvido o 1º Congressinho Espírita, dedicado a atender as crianças com trabalhos evangélicos, música, jogos didáticos e pintura. Um sucesso.O Arauto do Evangelho e Embaixador da Paz, Divaldo Franco, abordou aspectos históricos, fatos e personagens que antecederam o nascimento de Jesus e a sua luminífera atividade, destacando o amor tão bem exemplificado pelo Mestre de Nazaré, salientando que ninguém dantes houvera falado a respeito, revolucionando o pensamento filosófico da humanidade. Foi o começo de uma Era Nova para os homens na Terra.

Outras fotos do  Congresso; https://www.facebook.com/profile.php?id=100000043633220

Texto: Paulo Salerno 

Fotos: Jorge Moehlecke

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Divaldo Franco no. 7º Congresso Espírita do

Gramado, RS

 

05 de outubro de 2013

Pela manhã, Divaldo Franco foi entrevistado pela TV-FERGS, respondendo questionamentos sobre o Evangelho de Jesus, suas consequências éticas e morais, acrescentando que o ser humano experimenta dores e aflições por não adotar esses padrões, desviando-se da Lei Divina. A vida, disse o Embaixador da Paz, deve ter um sentido para ser vivida, um significado para a existência, proporcionadora da plenitude. A proposta de Jesus é de que o ser humano se autoilumine silenciosamente, libertando-se das más inclinações.

A conferência, realizada no primeiro momento da tarde, tratou sobre as Tragédias do Cotidiano. Divaldo apresentou, de forma rápida, o pensamento materialista, excluindo Deus das relações humanas, onde o ser humano seria somente o resultado de suas emanações neuronais. Porém, no ano dois mil, o Dr. Francis Collins, concluiu que, estudando o genoma humano, o homem foi criado por Deus, ensejando que, o então Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton proferisse a seguinte sentença: Agora sabemos como Deus criou a vida.

Divaldo, orador por excelência, maestro sapiente, narrou uma história que sensibilizou sobremaneira os corações e mentes de todos os que lhe prestavam atenção. A totalidade do público presente teve seus sentimentos despertos, permitindo que a compaixão, a humildade, a afabilidade e o amor, muito presentes na narrativa, levassem o público as lágrimas. Os dramas do cotidiano assolam a todos, aditou Divaldo, após dedilhar as fibras mais íntimas dos corações presentes.

O que o ser humano fez do Evangelho de Jesus, indagou. Jesus pede aos seus fiéis mais afabilidade, pois que é hora de o homem voltar-se para dentro de si mesmo e esforçar-se para domar a suas más inclinações. O público, tomado de emoção, levantou-se, reverente, aplaudindo o maestro das almas sedentas de amor, carentes de emoções superiores, de conquistas ético/morais, almejando dias ditosos.

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos : Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Centro Filosófico Espirita Atitude de Amor

Luxemburgo

 

Caros companheiros  ,

 

gostaríamos de publicar que nosso Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour , se estabeleceu agora em novo local .

Estamos agora , em Luxembourg -Gare , ENTRADA  pela rue de L’Aciérie , referência Depôt TROC . Até 18 horas entrada por Rue de Hollerich , 83 - Luxembourg

Programa :

Segundas - feiras , às 19 horas - Estudos Doutrinários Espíritas , em inglês .

Quartas -feiras, à tarde  - Cantinho da Solidariedade , com senhoras bordadeiras e leitura do Evangelho , segundo o Espiritismo .

Sextas-feiras - Estudos Doutrinários Espíritas , em francês .

Um grupo pode ser formado em português, se houver demanda .

Sábados de 10 às 11:30 Curso de Educação Espírita para crianças e jovens .

Nosso departamento de Auxílio Fraternal , funciona às sextas-feiras , à partir das 13 horas .

Nosso Centro comporta um departamento de filantropia , como destribuição de alimentos , roupas , utensilhos , móveis , etc. 

Disque Doação  tel .:++ (352) 691 768 314.

No mês de novembro estaremos recebendo a conferencista :

Anete Guimarães , que em breve enviaremos o programa , para os dias 22, 23 et 24 de novembro , assim como 29 , 30 et 1° .

Agradecemos a colaboração e 

deixamos nosso abraço fraterno ,

Marcia Alves 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

Palestra pública no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 11 de Outubro de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema PORQUE NÃO SOU FELIZ?

 

Vivemos numa sociedade onde abundas soluções para facilitar a vida, as campanhas de marketing criam-nos necessidades de obter bens materiais e/ou serviços que nos tornam mais felizes, no entanto muitos de nós não o são! Porquê? Será abordado o tema à luz do espiritismo.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Semana Espírita CCHJ 2013

Belo Horizonte, MG

 

Rua Sete Lagoas, 274, Bairro Bonfim,

Belo Horizonte/MG, fone (31) 3444-7222.

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Palestra com Júlia Nezu na Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

Olá amigo de ideal espírita,

Convidamos para palestra a ser realizada na Fraternidade Terceiro Milênio, Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara - SP, em homenagem ao nascimento de Allan Kardec - Codificador do Espiritismo

Dia: 08 de outubro (terça-feira) - 20:00 horas

Palestrante: Julia Nezu

Tema: Vida e obra de Kardec

Dia: 10 de outubro (quinta-feira) - 14:00 horas

Palestrante: Edison Oliveira

Tema: Reencarnação; A pluralidade da existência

 

Realização: USE Distrital Jabaquara

 

Abraço fraterno

Josy Almeida

 

(Informação recebida em emails de Josy Almeida e de Regina Bachega)

 

 

 

Homenagem a Allan Kardec

Mauá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Júlia Blanque

Guarulhos, SP

 

LEAL - Lar Espírita Amor e Luz

Rua: Santa Lúcia, 392 - Vila Paraíso - Guarulhos/SP

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e de  Regina Bachega [[email protected]])

 

 

 

Palestras espíritas com o orador Pedro Camilo

São Paulo, capital e região

 

Outubro/2013

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Endereço:

Av. Luiz Osório, 1262

 

DIA: 07/10 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

 

Palestrante: SOLANGE HUBNER (Penápolis).

Tema:- “LIVRE”.

 

DIA: 14/10 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

 

Palestrante: ANA ELISA BASILE DOS SANTOS MELLO (Penápolis).

Tema:- “CADA UM DÁ O QUE TEM”.

 

DIA: 21/10 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

 

Palestrante: WILDA NOGUEIRA BAJO (Penápolis).

Tema:- “LIVRE”.

 

DIA: 28/10 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

 

Palestrante: SUZEL HECHT PIZZO VALENTE (Penápolis).

Tema:- “O QUE QUEREMOS, AFINAL?”

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES INICIA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com Solange Hubner no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

 

DIA 07/10/2013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

PALESTRANTE:- SOLANGE HUBNER.

 

TEMA:- “LIVRE”.

 

OBS.:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19HS30MIN.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

3º. Humanizar- Encontro de Espiritismo e Humanização

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em emails de João Marchesi Neto;  de Rose Moliterno; de Vera Filgueira e de Regina Bachega)

 

 

 

Formação de Educadores Espíritas para o trabalho

com crianças e adolescentes. Bruxelas, Bélgica

 

 

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

XII Semana Espírita de

Palmas, Tocantins

 

LOCAL: Auditório da ATM (ASSOCIAÇÃO TOCANTINENSE DE MUNICÍPIOS)

PERÍODO: De 05 a 11 de Outubro de 2013

 

TEMA CENTRAL: "Sede Perfeitos Como Vosso Pai Celestial é Perfeito" (Mateus: 5; 44 a 48).

Ø    05/10/13 (sábado à noite) - Abertura - 20h00min 

     Palestrante: Marcus Alberto de Mário

     Sub-tema: Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito

 

Ø    06/10/13 (domingo de manhã) - Seminário - 09h00min

     Palestrante: Guaraci de Lima Silveira

     Sub-tema: O tempo como essência das ações

 

Ø    06/10/13 (domingo à noite) - 20h00min

     Palestrante: Guaraci de Lima Silveira  

     Sub-tema: Passos para a cura real

 

Ø    07/10/13 (segunda à noite) - 20h00min

         Palestrante: Marimar Aiala

    Sub-tema: Nas pegadas de Jesus, o modelo da perfeição

 

Ø    08/10/13 (terça à noite) - 20h00min

     Palestrante: Júlio Cesar França Franco  

     Sub-tema: Qual o espírita que eu quero ser?

 

Ø    09/10/13 (quarta à noite) - 20h00min

     Palestrante: Orson Peter Carrara  

     Sub-tema: Projeto Reencarnatório

 

Ø    10/10/13 (quinta à noite) - 20h00min

     Palestrante: Fábio Souza de Carvalho

     Sub-tema: O Dever

 

Ø    11/10/13 (sexta à noite) - Encerramento 20h00min

     Palestrante: Fábio Souza de Carvalho

     Sub-tema: Missão dos Espíritas

 

(Informações recebidas em email de Wanderley Cruz [[email protected]])

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Chico Xavier comemorando 6 anos

Guarulhos, SP

 

 C.E.Chico Xavier - está comemorando 6 anos com uma intensa programação de palestras - sempre com inicio às 19h30hs

 

08/10 - Fabio Levi e a banda Dimensão da Verdade - Somos os Mesmos

10/10 - Deusa Samu - Renovação

15/10 - Manolo Quesada - O Homem de Bem

17/10 - Sperio Faccioni

22/10 - Celina Sobral - Reavaliação do Convivio Familiar

24/10 - Vozes de Betania - O Amor Incondicional

29/10 - Antonio Demarchi - Aprendendo a agradecer

31/10 - Heloisa Pires

 

Rua Geraldo Marques, 22 - Gopouva - Guarulhos/SP

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Palestra espírita  no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada nesta quarta-feira dia 09/10/2013

às 20,00 horas com

ROSA  MARIA  HECHT  PIZZO.

PENÁPOLIS

Tema:

"  LIVRE  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Palestra na SSL com Andr[e Oliveira

Londres, Reino Unido

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

Seminário no CEIFA -Centro Espírita Irmão Francisco de Assis  de Santos Dumont, MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Lançamento: Daniel Dunglas Home – o médium voador

 

Este livro é uma coletânea de “fatos informativos” acerca do médium Daniel Dunglas Home, nascido na Escócia em março de 1833 e desencarnado em junho de 1886
Daniel Dunglas Home obteve especial atenção de Allan Kardec por meio de artigos e citações na Revista Espírita, por ele publicada. Declara o Codificador do Espiritismo que Sua missão estava traçada; deveria distinguir-se entre aqueles que a Providência escolheu para revelar-nos, por meio de sinais patentes, o poder que domina todas as grandezas humanas.Também em O Livro dos Médiuns (1861) e em A Gênese (1868) encontramos referências de Allan Kardec ao médium D. D. Home.
A versatilidade notável da mediunidade de D. D. Home deixava o médium sempre em evidência, sendo constantemente procurado para realizar as famosas sessões das quais participou, o que o colocava, igualmente, sob a alça de mira dos admiradores, mas também dos críticos e dos céticos.

Além dos comentários de Allan Kardec, estão presentes neste livro textos autorizados de renomados escritores, a exemplo de Léon Denis, Sir Arthur Conan Doyle, William Crookes, Hermínio C. Miranda, Hernani Guimarães Andrade, Deolindo Amorim e outros; e artigos publicados em revistas especializadas. São textos, alguns escritos há mais de trinta anos, a respeito do médium escocês, resgatados nesta coletânea.

LANÇAMENTO, EM SALVADOR, DURANTE O XV CONGRESSO ESPÍRITA DA BAHIA, DE 31.10 A 3.11.2013, NO CENTRO DE CONVENÇÕES – INSCRIÇÕES: 71-3359.3323 - E DURANTE A BIENAL DO LIVRO, EM 9 DE NOVEMBRO DE 2013 –

 INFORMAÇÕES: LEAL – 71-3409.8312

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


(Informação recebida em emails de Ana Maria Spranger Luiz e de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Revista Espírita Mies de Amor

Buenos Aires, Argentina

 

Acesse aqui:

www.miesdeamor.jimdo.com

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi e site)

 

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Newsletter  da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São José dos Campos, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/encontros_conferencia02.html

 

 

 

 

Divulgações da  Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

Imagem inline 1

 

Confira as notícas nos links abaixo:

 

Semana Emmanuel de Estudo, de 14 a 19 de outubro

 

Marcha pela Vida no dia 06/10 às 13h

 

Ajude a cadastrar famílias para projetos sociais

 

Encontros imPossíveis - Espetáculo Teatral com Renato Pietro

 

Quer apoio no trabalho com os jovens e as crianças no Centro Espírita? Seu lugar é aqui: Espaço Aprendiz do Educador Espírita Infanto Juvenil

 --

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected] 

 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos


“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, 1831-1900, foi presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira)

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

(Informações recebidas em email de USE Taubaté)

 

 

 

Antipatias! Mas será mesmo de existências passadas?

                                                                    Wellington Balbo – Bauru SP

Jesus, o maior sábio que passou por nós, ensinava-nos a surpreender.

Se te fizerem o mal, não rebatas, ao contrário, faz todo o bem possível, dizia ELE...

A mensagem de Jesus fez-me lembrar uma situação que passei há alguns anos. Eu nutria certa antipatia por determinada pessoa por conta de sua religião, naquela arcaica  mania de considerar que apenas aquilo que cremos  leva-nos à verdade.

Ela, porém, talvez captando meus fluidos antipáticos não me destilou dardos mentais ou se afastou. Fez o contrário. Sem falsidade ou ironia descobriu o que eu gostava de comer e presenteou-me com a guloseima.

 Uma atitude simples, sem alarde, mas que me fez refletir sobre minha antipatia gratuita.

Quando adoeci em 2011 lá estava ela com suas orações, pedidos aos santos e vibrações em meu benefício.

Sim, era e foi possível sermos amigos.

Somos até hoje.

Fico a refletir naquelas pessoas que nutrem antipatia gratuita por outras e não se dão o trabalho de refletir nas razões... Certamente perdem ótimas oportunidades de enriquecer a existência fazendo amigos...

O Espiritismo nos ensina que ninguém é mau apenas porque nutre antipatias por esta ou aquela pessoa.

Em muitas ocasiões a antipatia é oriunda da falta de afinidade de idéias. No entanto, os Espíritos afirmam também  que quanto mais evoluirmos  menos antipatias teremos no universo, este lar que nos abriga.

Natural que seja assim, afinal, estamos caminhando para o equilíbrio e seres equilibrados não andam por ai “caçando antipatias”.

Obviamente que as antipatias podem ter residência em existências passadas, contudo, nem sempre é assim. Não raro as antipatias são oriundas de uma certa “má vontade” de nossa parte em compreender o ponto de vista do outro, ou enxergar suas virtudes.

Não é legal depositarmos a nossa antipatia apenas na conta das existências passadas. “São desafetos”, dizem os mais apressados.

Esta é uma ideia muito rasa.

Ora, se Deus nos proporcionou o esquecimento temporário uma das razões é justamente a de que é necessário ter um pouco de boa vontade para superar alguns traumas passados.

Recordo-me de um amigo, muito rico, que comentou certa vez: “ Minha maior conquista nesta existência não foram os apartamentos, empresas e terrenos que possuo... Minha maior conquista foi ter reconciliado-me com meu pai. Almas antipáticas, conseguimos superar com muito esforço o que nos desunia. Hoje, embora tenhamos divergências, convivemos de forma pacífica e somos, QUEM DIRIA?! bons amigos”...

Que beleza! Como é bom poder enfrentar nossos próprios fantasmas e dar o grito de libertação do egoísmo que caracteriza o homem antigo.

Fiquei feliz pelo meu amigo...

Que possamos, dentro da medida do possível refletirmos nas razões que nos levam a ter antipatia por A, B ou C.

O mestre orientava que em casos de antipatia, ofensas, dificuldades, façamos o contrário, exercitemos a boa vontade.

As lições de Jesus são tão simples, pena que muitas vezes complicamos...

Pensemos nisto!

 

 

O Sermão da Montanha. Quadro de Carl H. Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Sermon_on_the_Mount

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP