Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 18 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/18-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

17-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/17-10-2014.htm

16-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/16-10-2014.htm

15-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/15-10-2014.htm

14-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/14-10-2014.htm

13-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/13-10-2014.htm    

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. III,  8 - 12

Há muitas moradas na casa de meu Pai

 

 

 

Instruções dos Espíritos

Mundos inferiores e mundos superiores

 

     8. A qualificação de mundos inferiores e mundos superiores nadatem de absoluta; é, antes, muito relativa. Tal mundo é inferior ou superior com referência aos que lhe estão acima ou abaixo, na escala progressiva.

     Tomada a Terra por termo de comparação, pode-se fazer ideia do estado de um mundo inferior, supondo os seus habitantes na condição das raças selvagens ou das nações bárbaras que ainda entre nós se encontram, restos do estado primitivo do nosso orbe. Nos mais atrasados, são de certo modo rudimentares os seres que os habitam. Revestem a forma humana, mas sem nenhuma beleza. Seus instintos não têm a abrandá-los qualquer sentimento de delicadeza ou de benevolência, nem as noções do justo e do injusto. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias e de invenções, passam a vida na conquista de alimentos. Deus, entretanto, a nenhuma de suas criaturas abandona; no fundo das trevas da inteligência jaz, latente, a vaga intuição, mais ou menos desenvolvida, de um Ente supremo. Esse instinto basta para torná-los superiores uns aos outros e para lhes preparar a ascensão a uma vida mais completa, porquanto eles não são seres degradados, mas crianças que estão a crescer.

     Entre os degraus inferiores e os mais elevados, inúmeros outros há, e difícil é reconhecer-se nos Espíritos puros, desmaterializados e resplandecentes de glória, os que foram esses seres primitivos, do mesmo modo que no homem adulto se custa a reconhecer o embrião.5

     9. Nos mundos que chegaram a um grau superior, as condições da vida moral e material são muitíssimo diversas das da vida na Terra. Como por toda parte, a forma corpórea aí é sempre a humana, mas embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem da materialidade terrestre e não está, conseguintemente, sujeito às necessidades, nem às doenças ou deteriorações que a predominância da matéria provoca. Mais apurados, os sentidos são aptos a percepções a que neste mundo a grosseria da matéria obsta. A leveza específica do corpo permite locomoção rápida e fácil: em vez de se arrastar penosamente pelo solo, desliza, a bem dizer, pela superfície, ou plana na atmosfera, sem qualquer outro esforço além do da vontade, conforme se representam os anjos, ou como os antigos imaginavam os manes nos Campos Elíseos. Os homens conservam, a seu grado, os traços de suas passadas migrações e se mostram a seus amigos tais quais estes os conheceram, porém, irradiando uma luz divina, transfigurados pelas impressões interiores, então sempre elevadas. Em lugar de semblantes descorados, abatidos pelos sofrimentos e paixões, a inteligência e a vida cintilam com o fulgor que os pintores hão figurado no nimbo ou auréola dos santos.

     A pouca resistência que a matéria oferece a Espíritos já muito adiantados torna rápido o desenvolvimento dos corpos e curta ou quase nula a infância. Isenta de cuidados e angústias, a vida é proporcionalmente muito mais longa do que na Terra. Em princípio, a longevidade guarda proporção com o grau de adiantamento dos mundos. A morte de modo algum acarreta os horrores da decomposição; longe de causar pavor, é considerada uma transformação feliz, por isso que lá não existe a dúvida sobre o porvir. Durante a vida, a alma, já não tendo a constringi-la a matéria compacta, expande-se e goza de uma lucidez que a coloca em estado quase permanente de emancipação e lhe consente a livre transmissão do pensamento.

     10. Nesses mundos venturosos, as relações, sempre amistosas entre os povos, jamais são perturbadas pela ambição, da parte de qualquer deles, de escravizar o seu vizinho, nem pela guerra que daí decorre. Não há senhores, nem escravos, nem privilegiados pelo nascimento; só a superioridade moral e intelectual estabelece diferença entre as condições e dá a supremacia. A autoridade merece o respeito de todos, porque somente ao mérito é conferida e se exerce sempre com justiça. O homem não procura elevar-se acima do homem, mas acima de si mesmo, aperfeiçoando-se. Seu objetivo é galgar à categoria dos Espíritos puros, não lhe constituindo um tormento esse desejo, porém, uma ambição nobre, que o induz a estudar com ardor para igualar-se a eles. Lá, todos os sentimentos delicados e elevados da natureza humana se acham engrandecidos e purificados; desconhecem-se os ódios, os mesquinhos ciúmes, as baixas cobiças da inveja; um laço de amor e fraternidade prende uns aos outros todos os homens, ajudando os mais fortes aos mais fracos. Possuem bens, em maior ou menor quantidade, conforme os tenham adquirido, mais ou menos por meio da inteligência; ninguém, todavia, sofre, por lhe faltar o necessário, uma vez que ninguém se acha em expiação. Numa palavra: o mal, nesses mundos, não existe.

     11. No vosso, precisais do mal para sentirdes o bem; da noite, para admirardes a luz; da doença, para apreciardes a saúde. Naqueles outros não há necessidade desses contrastes. A eterna luz, a eterna beleza e a eterna serenidade da alma proporcionam uma alegria eterna, livre de ser perturbada pelas angústias da vida material, ou pelo contato dos maus, que lá não têm acesso. Isso o que o espírito humano maior dificuldade encontra para compreender. Ele foi bastante engenhoso para pintar os tormentos do inferno, mas nunca pôde imaginar as alegrias do céu. Por quê? Porque, sendo inferior, só há experimentado dores e misérias, jamais entreviu as claridades celestes; não pode, pois, falar do que não conhece. À medida, porém, que se eleva e depura, o horizonte se lhe dilata e ele compreende o bem que está diante de si, como compreendeu o mal que lhe está atrás.

     12. Entretanto, os mundos felizes não são orbes privilegiados, visto que Deus não é parcial para qualquer de seus filhos; a todos dá os mesmos direitos e as mesmas facilidades para chegarem a tais mundos. Fá-los partir todos do mesmo ponto e a nenhum dota melhor do que aos outros; a todos são acessíveis as mais altas categorias: apenas lhes cumpre conquistá-las pelo seu trabalho, alcançá-las mais depressa, ou permanecer inativos por séculos de séculos no lodaçal da Humanidade. (Resumo do ensino de todos os Espíritos superiores.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Aristóteles. Por Rafael Sanzio. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Felicidade#mediaviewer/File:Aristotle_by_Raphael.jpg

Para Aristóteles, um homem feliz é um homem virtuoso.

 

 

deuses

 

 

Vós sois deuses, nos afirmou Jesus, reprisando os dizeres dos antigos escritos.

Atestava, dessa  forma, a  nossa condição de criaturas imortais. Espíritos, criados à semelhança do Pai.

Também adjetivava nossa extraordinária capacidade criativa, inventiva.

E isso, a cada dia, mais demonstra o ser humano. O homem realiza proezas inimagináveis. Alcança a profundeza dos mares. Alça voo, domina as alturas.

Lança ao espaço satélites e sondas em busca de outros mundos que intuitivamente acredita existirem.

Irmãos seus. De outros planetas. Outras galáxias.

Estuda o macrocosmo. Adentra o microcosmo. E seu investimento se reveste de novas e excitantes experiências.

Uma das mais recentes foi realizada por cientistas do instituto Bio robotycs, de Pisa, na Itália; daEscola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça e de outros centros europeus.

Unidos, criaram uma mão robótica. Até aí, parece não extrapolar os tantos avanços dos últimos anos e as descobertas já operadas, nessa área.

Contudo, essa criação permitiu a seu usuário, que perdera a mão esquerda, em um acidente, há nove anos, recuperar a sensação do tato.

O paciente é o dinamarquês Dennis Sorensen, de trinta e sete anos e é considerado a primeira pessoa amputada do mundo que pôde sentir o tato de sua mão protética, e em tempo real.

A grandeza de Deus se revela nos pequenos detalhes. Com a mão humana, temos a capacidade de distinguir o duro do macio, o áspero do liso. E realizamos trabalhos delicados graças ao movimento em pinça.

Tudo isso fazemos, diariamente, centenas e centenas de vezes, sem precisar pensar, analisar. Tudo acontece, graças à aparelhagem maravilhosa de que Deus nos dotou, permitindo o sentido do tato.

O êxito robótico contou com estudos de Universidades e Hospitais europeus. Os médicos da equipe conectaram a mão aos nervos do braço de Sorensen, que estavam intactos.

E então, ele pôde, depois de nove anos, saber o que está segurando, com que força o deve fazer. Perceber a sensação daquilo que a mão está tocando, a textura e a resistência que o objeto oferece ao ser agarrado.

Enfim, todas as tarefas rotineiras para uma mão humana, mas um impressionante salto tecnológico para um braço robótico.

*   *   *

Isso nos fala de um mundo admirável, um mundo novo, em que o homem, preocupando-se com o bem-estar do seu semelhante, se dedica a substituir partes desarranjadas, inoperantes ou inexistentes por protótipos mecânicos, que se aproximam o mais possível do original.

Com certeza, nunca chegará o ser humano a igualar a Criação Divina mas, essência da própria Divindade, cria produtos semelhantes.

Tem o amor a guiá-lo e a vontade de servir como mola propulsora do estudo, das tentativas, não se permitindo o desânimo, indo até a conquista final do idealizado.

Nisso, louvamos a Providência Divina que tudo elaborou com detalhes mínimos, garantindo a utilidade e precisão da maquinaria orgânica.

Ao mesmo tempo, louvamos a excelência do Pai que dotou Seus filhos com Sua própria essência, transformando-os, igualmente, em co-criadores, em deuses do bem, do amor, do serviço ao semelhante.

Redação do Momento Espírita, com citação de fato colhido no
site 
www.sonoticiaboa.com.br, de 9 de fevereiro de 2014.
Em 17.10.2014.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

VEJA VÍDEO:

http://www.theguardian.com/science/2014/feb/05/bionic-hand-limb-sense-touch-artificial

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Rio Grande, RS

 

16 de outubro de 2014

Após uma viagem de automóvel, desde Porto Alegre, e sob forte chuva torrencial, Divaldo Franco chegou à Rio Grande para atender compromisso doutrinário a convite da União Espírita de Rio Grande - UERG. Acompanhado pela Equipe do Livro Divaldo Franco, composta por voluntários, e mais um grupo de amigos de São Paulo e do Paraná, todos foram calorosamente recepcionados pelos anfitriões. Antes da conferência o Arauto do Evangelho e da Paz participou de uma entrevista coletiva para o Programa Consciência Espírita da Rede Cidade/Rio Grande e para a Rádio Minuano. Nessa coletiva, Divaldo respondeu sobre várias questões de interesse atual, destacando que vale a pena amar, é relevante amar. Ame! Não espere ser amado, ame!

A conferência realizada no Ginásio do Ipiranga Atlético Clube atraiu cerca de duas mil pessoas para ouvirem Divaldo falar sobre a pandemia do Século, a depressão, que segundo a Organização Mundial de Saúde há trezentos e oitenta milhões de pessoas com esse diagnóstico. Há, ainda, uma estimativa de mais outros duzentos e vinte bilhões depressivos ainda não diagnosticados. Compuseram a mesa diretiva, juntamente com Divaldo Franco, o Presidente da UERG, Miguel Ângelo Barroso e o Presidente do Conselho Regional Espírita – 5ª Região/FERGS, José Roberto Lima Dias.

O Embaixador da Paz e da Bondade, Divaldo Franco, historiou a incidência da depressão no seio da humanidade, desde os tempos bíblicos, na Índia, Grécia, passando pelos estudos realizados a partir do Século XIII, na Idade Média. Somente por volta do Século XVIII é que a melancolia, assim era conhecida a depressão, foi diagnosticada como resultante de distúrbios neuronais.

O Avanço da ciência e dos equipamentos utilizados para exames sempre mais apurados, facultaram o conhecimento do cérebro humano e sua rede neuronal, bem como as substâncias ali produzidas, as causas endógenas e exógenas. O depressivo perde a alegria de viver e necessita de auxílio médico/psicológico. Divaldo destacou as contribuições da Doutrina Espírita em favor do ser humano.

A saúde mental e a saúde emocional dão ao homem a alegria de viver. A solução para a felicidade é o amor. O Espiritismo chegou para repetir as lições de Jesus, lições de amor, de humildade, de solidariedade. É Jesus de volta falando docilmente: Amai-vos! Guardar mágoas leva o ser humano a experimentar a depressão. A oração, ser gentil, solidário, caridoso são ações benéficas em favor da saúde mental dos indivíduos. Após essa bela aula sobre a depressão e sua incidência, e utilizando-se de pitadas de humor, Divaldo cativou o público prendendo-lhe a atenção durante a conferência. Reconhecido, o público lhe homenageou, agradecendo-o com um forte aplauso, de pé.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Comemoração de 25 anos da Casa do Caminho de

Macaé, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

7º. Congresso Francófano de Medicina e Espiritualidade

Lião, França

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Reunião da AME- Associação Médico-Espírita de

Niterói, RJ

 

A AME Niterói fará sua reunião, do mes de outubro, no dia 22-10-2014 às 20,00 horas.

Local: Rua Cel.Gomes Machado, 140, no Instituto Espírita Bezerra de Menezes

- Salão Paulo de Tarso (5ºandar) - Centro - Niterói, RJ.

Palestra aberta ao publico com o tema:"Dr.Guilherme Taylor March em dois planos."

(O Dr. March (1838 - 1922) era homeopata e foi considerado o "médico dos pobres", em Niterói.).

Palestrante: Claudia Dutra dos Santos.

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Registro. Fundação Joana de Cusa e Casa Espírita Franciscanos,

 estão de casa nova e permanente. Sidney, Austrália

 

DISCURSO DE GLORIA COLAROY

 

Senhoras, Senhores, nossos irmãos em Cristo.

Hoje para nós e um dia muito especial.
Não irei contar a historia da Fundação Joana de Cusa e nem de nossa Casa Espirita Franciscanos, pois, que ambas já existem ha vários anos, já são bastante conhecidas.
Mas para falar e apresentar o nosso cantinho.
Nossa Fundação Joana de Cusa e nossa Casa Espirita Francioscanos, todos sabem que e um braço esticado, vindo la da Mansão do Caminho, rumo a Austrália
Divaldo Franco e Nilson Pereira, aqui já estiveram varias vezes, dando-nos apoio, incentivando-nos, corporificando-nos, fortalecendo-nos, para que crescêssemos robustos.
Hoje aqui estamos para oferecer a todos, encarnados e desencarnados, este cantinho que será a partir de hoje permanente.
Este e um presente de Nossa Benfeitora Joana de Cusa e de Nosso querido Pai Francisco de Assis, transformado-se  em sonho de todos nos.
Joana e Francisco, agora esperam de todos nós seus filhos, que, juntos, no amor, na fraternidade, na alegria, na humildade, na tolerância e compreensão entre todos e no mesmo ideal de transformar esta casa em um pouso de amor e luz e em celeiro de benções, para que todos os frequentadores visíveis e invisíveis, que buscam a luz do conhecimento de nossa Doutrina de amor, sejam iluminados.
Recebemos  três mensagens de nossa Benfeitora Joana , psicografadas  pelo querido amigo  Divaldo Franco , Joana se refere a esta casa, na condição de : NOSSA CASA DE AMOR,
Todos estão convidados  a manterem nossa casa de amor, como é o desejo dela.
Hoje agradecemos com os corações transbordando de alegrias, esse presentão que Joana e Francisco nos ofereceram, nossa Casa agora permanente,
Nosso agradecimento ao nosso querido irmão ALLAN KARDEC, pela nossa Doutrina Espirita, trazida por ele para a nossa evolução e pedimos a ele que nos aconchegue em seu coração e nos fortifique, para que juntos, divulguemos o ESPIRITISMO a luz do conhecimento, que sejamos fieis em seus postulados, que não nos desviemos de seus ensinamentos, pela vaidade dos conhecimentos, pelo conhecimento pseudo-sábio, que saibamos divulgar com sabedoria, que sigamos na trilha certa.
Querido Allan Kardec, te agradecemos mais uma vez este farol de luz que guiará  a humanidade a caminhar na direção de Nosso Mestre Jesus e de Nosso Criador .
Tenho certeza que nossa Mãe Joana e nosso Pai Francisco, estão agradecidos por todos que aqui estão colaborando com esta obra.
Muitos suaram suas camisas carregando concreto, mas com sorrisos nos lábios, ajoelhados nas construções dos pisos, lambuzados de tinta, retirando lixo e tantas coisas que foram feitas com carinho.
Não mencionarei nomes, porque posso esquecer algum e não quero ser injusta com nenhum de vocês, mas Joana sabe o nome de todos.
Bem, nossa sala de estudos,  e a  nossa singela   homenagem,   ao nosso querido Tio Nilson Pereira. Foi ele quem nos incentivou que abríssemos uma continha no Banco, e fossemos juntando centavo por centavo , abrimos a conta com o nome PE DE MEIA DE JOANA,  e foi com esses centavos ao longo destes anos que construímos nosso cantinho permanente. Tio Nilson, nossa Ternura, Deus te abençoe e teu coração permaneça cheio de amor.
Bem, temos outro grande agradecimento a fazer: ao Jorge Collaroy, como dono desta casa , concordou que  eu pudesse doá-la para a Fundação Joana de Cusa.
                     Nossas atividades
A partir de agora, nossa casa vai poder colocar em pratica vários projetos:
Estudos mais profundos na preparação de dirigentes em nossos departamentos de estudos
Projeto para auxilio as gestantes carentes, com doações de enxovais
pensar nas senhoras idosas que vem para cá e se sentem desambientadas, pela língua, pelos amigos que deixaram
Visitar idosos em Nursing Homes
Evangelização Infantil.
Projetos temos, só nos falta mais trabalhadores.
Bem, agora e o meu podido que faço a todos com o coração.
Por favor,  se refiram a esta casa como OS FRANCISCANOS OU  JOANA DE CUSA, não mais o Centro da Gloria. Eu não possuo nenhum Centro, Esta Casa de amor pertence a todos.
meus agradecimentos, muita paz.

 

Externamos à querida amiga Glória Collaroy e a todos os trabalhadores da Fundação Joana de Cusa e Casa Espírita Franciscanos as nossas congratulações por esse avanço importante no desenvolvimento das atividades espíritas na Austrália. Deus vos abençoe e que alcancem pleno êxito. Parabéns pela na nova casa que vos acolhem.  Ismael Gobbo.

 

Glória Collaroy

Sede da Fundação Joana de Cusa e Casa Espírita Franciscanos. Sidney, Austrália

Público alcançou mais de setenta participantes

Os quitutes da festa

O bolo

 

 

Ame- Associação Médico-espírita  Internacional.

Congresso em Varsóvia, Polônia

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

II Simpósio sobre Saúde e Espiritualidade

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Encontros com Jesus 2014. Reunião da Fraterniade

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Deus, Luz e Verdade

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

13ª. Flero. Feira do Livro Espírita de

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

40º. Mês de Kardec

Franca, SP

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

www.febtv.com.br (canal 2)

 

(Informação recebida em email de USE Franca)

 

 

COBEM – Sarau literário

Salvador, BA

 

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

Informações: (71) 33560256

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Visualizando-se

 

Adelvair David (Jales, SP)

 

Quase que a totalidade das criaturas deste mundo possuem o hábito de apenas olhar para fora.

Acostumado a prestar atenção nos outros, a corrigir e ditar regras para alguém cumprir, o homem não se dá conta de que a sua vida vai passando sem significado, sinal inequívoco de que não se conhece.  Muitos ainda acreditam que se o mundo mudasse poderiam ser mais felizes. Engano terrível, pois que mesmo que todas as condições supostas se reunissem ao seu lado ou em si mesmo, a saúde, o dinheiro, o prestígio e a beleza, nem por isso seriam garantia de paz íntima.

O grande desafio da vida para a criatura humana é o de conhecer-se, para que a partir desta descoberta possa traçar rumos de crescimento, alterando para melhor o seu proceder. Quando convidado por uma necessidade, muita vez dolorosa, a olhar para si mesmo, percebe-se bem diferente do que se imaginava, que não sabe nada das suas particularidades.

A viagem para dentro da sua intimidade deve ser agradável e não penosa. Pode ser feita sem desesperações, um pouco de cada vez. Cada pensamento, cada sentimento, cada atitude é extremamente importante na vida de cada um e nada deve passar sem ser percebido pela pessoa. Ao fazer o reconhecimento íntimo, pode ser que se localize paisagens sem beleza necessitando de mais cuidado. Isto não é motivo para auto depreciação e sim de compromisso de modificação. É o orgulho necessitando da luz da humildade, é o egoísmo carecendo da companhia da caridade, é vaidade aguardando providências da gratidão, enfim, áreas que necessitam de semeadura melhores. Porém, que ninguém se iluda, demora chover nestes campos novos por conta dos hábitos velhos, por isso, o aspirante à modificação deverá regar com suor e algumas vezes lágrimas as novas plantas que vão nascendo. Toda mudança gera desconforto e necessita da perseverança para consolidar-se.

Jesus, o meigo Senhor anotou:    “àquele que tem será dado mais ainda”. Com esforço e dedicação o homem irá gradativamente se transformando em quem precisa ser. A cada conquista, uma nova luz esplende no espelho da personalidade, refletindo um ser mais belo e cheio de vida, desejoso de iluminar-se mais ainda, consequentemente mais rico do que era antes, com muita vontade de amar o seu semelhante.

Contra as investidas dos costumes ruins que se tem, somente o exercício do amor incondicional poderá ser antídoto seguro.

HABITUE-SE A VISUALIZAR-SE, E EM BREVE UM SER RENOVADO DESPERTARÁ.

 

(Texto recebido em email de Adelvair David)

 

Sócrates:“Conhece-te a ti mesmo”. Busto do filósofo grego no Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

O espírita deve/pode ser assertivo?

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

         A assertividade é um campo de aplicação e pesquisa da Psicologia e o termo assertivo define aquela pessoa que defende seus direitos respeitando os direitos dos demais. A assertividade é um tipo de comportamento que está relacionado com as situações sociais e com a cultura. Grosso modo, existem três tipos de comportamentos: assertivo, passivo e agressivo. Esses tipos de comportamentos são aprendidos, por observação/imitação (pais, professores, amigos, televisão etc.), instruções e conseqüências (por exemplo, a atenção recebida tem forte influencia sobre nossos comportamentos, sejam eles desejáveis ou indesejáveis). Na maioria das vezes pais e professores punem comportamentos assertivos e reforçam a passividade porque confundem valores. Isso é lamentável porque na atualidade, “convites” para atividades nada inocentes como “puxar um fumo” estão presentes nas escolas e crianças que se comportam de maneira assertiva lidam melhor com esses apelos, do que aquelas que tendem à passividade ou a agressividade.

         Uma dificuldade para o desenvolvimento da assertividade reside na educação religiosa que desenvolve a noção, bastante comum, de que o cristão é uma pessoa que deve ser cordata, sempre amável e aceitar pedidos mesmos os inconvenientes dos demais. E mais ainda, que isso teria sido ensinado por Jesus. O raciocínio nesses termos parece, à primeira vista, lógico: Jesus pregou a bondade, o respeito, à mansuetude, logo atender aos reclamos de outrem seria um comportamento cristão. Entretanto, em várias ocasiões Jesus disse não a pedidos abusivos que lhes fizeram. Há uma passagem emblemática em Mateus 16,1-4 que mostra o quanto Jesus foi assertivo. Em uma ocasião o Mestre foi procurado por um grupo de fariseus e saduceus que pediram ao mestre um sinal. Algo na linha de um desafio. A resposta de Jesus foi severa e negou a atender aquela solicitação concluindo: “Uma geração má e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dada”.

         “O ‘sim’ pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o ‘não’, em determinados setores da luta humana é mais construtivo”. Tal afirmativa parece provir de algum psicólogo desse campo de estudo, todavia trata-se de apontamentos de Emmanuel no livro Pão Nosso, no capítulo: O “não” e a luta. E continua o nobre evangelizador “Tanto quanto o sim deve ser pronunciado sem incenso bajulatório o não deve ser dito sem aspereza” Aqui Emmanuel faz menção aos componentes do comportamento verbal (gestos, posturas e tonalidade da fala). O não e o sim são importantes nas interações e relacionamentos e tanto Emmanuel como os pesquisadores que desenvolveram esse campo de estudo não estão fazendo nenhuma digressão fortuita. Em outras palavras, do ponto de vista do Espiritismo e do ponto de vista da Psicologia o “não” pode, com freqüência, ser mais saudável e produtivo do que o “sim”.

 

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Carl Bloch.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]