Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 23 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/23-09-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

SE DEIXAR DE RECEBER O EMAIL DÊ UMA OLHADA NA CAIXA DE LIXO ELETRÔNICO. INFELIZMENTE, MESMO SENDO ASSUNTO SÉRIO,  OS PROVEDORES INTERPRETAM EMAILS EM MASSA COMO SPAM. ESSE TEM SIDO O MAIOR PROBLEMA PARA NOSSO TRABALHO DE DIVULGAÇAO.

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

22-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014.htm

20-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/20-09-2014.htm 

19-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/19-09-2014.htm 

18-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/18-09-2014.htm 

17-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/17-09-2014.htm 

 

 

 

Lições das árvores

 

 

 

Se as árvores pudessem falar, o que nos diriam? Que segredos poderíamos saber a partir dos seus relatos?

Elas resistem aos temporais, ao calor, às chuvas, aos ventos. Muitos se abrigam sob sua sombra, servem-se dos seus frutos.

Quantas gerações sobem em uma mesma árvore, através dos anos?

De uma forma romântica, quando olhamos para uma pintura de Auguste Renoir, Paysage aux collettes, e vemos, em primeiro plano, duas árvores retorcidas, retratando uma paisagem do local em Cagnes-sur-mer, que ele transformara em sua residência de inverno, não podemos nos furtar a imaginar as árvores que o terão inspirado.

E se pudéssemos entrevistar uma delas, que nos poderia dizer dessa genialidade que foi um dos maiores mestres da pintura impressionista, ao lado de Degas e Monet?

Talvez nos confidenciasse algo mais ou menos assim: Eu posei para Renoir. Foi minha natureza selvagem que atraiu a atenção daquele gênio.

Quatro séculos de vento e sol na Provença, na França, me deram o formato contorcido. Mas eu morreria se não fosse ele.

Em junho de 1907, ele comprou a terra debaixo das minhas raízes, em Les Collettes e impediu que um horticultor cortasse todas as árvores para plantar cravos.

Ele transformou este local em seu refúgio para o trabalho e a vida doméstica.

Na época, Renoir tinha sessenta e seis anos e já andava como um velho. Os filhos o carregavam para se sentar nas minhas raízes com seu cavalete.

Certo dia, eu o ouvi se queixar de mim ao seu marchand, Ambroise Vollard: “As oliveiras são horríveis de pintar.

Se você soubesse a dificuldade que tenho com esta aqui...

Ela tem tantas cores, nada é cinza. As folhinhas minúsculas realmente me fizeram suar! Uma lufada de vento e o tom muda.”

E, no entanto, ele me imortalizou. Poderei ser arrancada algum dia, ou ceder aos golpes de um machado cruel, e não morrerei.

Minha essência foi captada por ele e colocada na tela, em especial colorido.

E, embora Auguste Renoir reclamasse de mim, posso afirmar que fomos irmãos. Seus dedos deformados pelo reumatismo se pareciam com os meus galhos.

Há muito ele se foi, mas não esqueci um segundo do tempo que passamos juntos.

*   *   *

Seria verdadeiramente maravilhoso se entrevista deste gênero se pudesse concretizar. Seriam tantas as informações que nos poderiam fornecer as árvores que assistiram batalhas notáveis, com vencedores e vencidos; Ou as árvores das ruas, que veem passar as crianças, se tornarem adultos e terem seus próprios filhos.

Que nos poderia confidenciar aquele resistente carvalho polonês, crescido à entrada de um quartel, que se transformou em um campo de concentração nazista?

Quantas vítimas passaram sob seus galhos? Quanta fumaça dos fornos crematórios terá respirado?

Sim, elas não podem falar. São testemunhas mudas. No entanto, nos dão a lição da serenidade pois assistem beleza, morte, tristeza, com a mesma serenidade.

Acompanham o decorrer do tempo e não lastimam a soma dos anos. Em sua imobilidade, nos lecionam resistência. E, não importando a maldade ou a bondade das criaturas, oferecem a mesma sombra, os mesmos frutos, servindo sempre.

Pensemos nisso. Aprendamos com elas.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
O que a árvore viu, de Seleções Reader’s Digest,
de agosto de 2013.
Em 22.9.2014
.

 

(Copiado do site Feparana)

Oliveiras muito antigas no jardim identificado como Getsêmani., no Monte das Oliveiras,  Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

7º. Congresso francês de Medicina e Espiritualidade

Lyon, França

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Paraná

Cascavel, PR

 

21 de setembro de 2014

Logo após às 16h00min Divaldo Franco, Cidadão de Cascavel, já se encontrava no Tuiuti Esporte Clube, na Rua Ponta Grossa, em Cascavel/PR. Demonstrando bem-estar, alegria e otimismo, o conferencista de renome internacional atendia aos que o procuravam para uma palavra amiga, um cumprimento, um autógrafo. Nos olhares daqueles que se aproximavam dele estava estampando o sentimento de gratidão.

Visitando Cascavel desde 23 de julho de 1968, Divaldo Franco ambientou o início de sua conferência narrando a história romana a partir do 1º Triunvirato, apresentando fatos e circunstâncias para descrever os dias e a situação social, econômica e política existente na época em que Cristo nasceu em Israel. Com essas informações, o nobre conferencista argumentou que as condições sociais e morais da humanidade de outrora são praticamente as mesmas dos dias atuais.

Jesus pregou e exemplificou o amor indiscriminado, voltado à todas as criaturas. O Sermão da Montanha é o mais notável poema épico. Propôs o autoamor, o aloamor e o amor a Deus. Apesar de todo esse conhecimento, o homem se voltou com muita ênfase ao desenvolvimento das ciências, ampliando seus conhecimentos, abastecendo-se de todo o tipo de tecnologia, deixando em plano inferior as conquistas morais elevadas.

É necessário, salientou, que a criatura humana, para alcançar a plenitude, a felicidade, estabeleça metas de caráter transpessoal, vencendo as tendências negativas. Deve agir com maturidade, estabelecendo patamares morais superiores, domando as más inclinações, exercendo a solidariedade. O Espiritismo possui a característica de interpretar o significado das mensagens do Cristo, oportunizando o entendimento sobre a vida, salientando as obras basilares da Doutrina Espíritas, codificadas por Allan Kardec.

O homem da atualidade vive momentos de grande necessidade de realizar uma introspecção, de fazer uma viagem para dentro de si mesmo, de proceder o autoexame de suas condições espirituais, de estabelecer um exame de consciência. Destacou que a depressão e o suicídio grassam no seio da humanidade como terrível epidemia, aniquilando vidas, famílias, produzindo dores, sofrimento. Essas duas incidências devem merecer a atenção e os cuidados de todos, pois que as estatísticas levam a crer que, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, as famílias serão vitimadas.

Finalizando, sublinhou que Jesus conclama ao exercício do amor, da solidariedade, da compaixão, da fraternidade, da moralidade elevada. Os aplausos de duas mil e trezentas pessoas presentes, se fizeram demorados, reconhecendo as magníficas lições ali exaradas pelo Embaixador da Paz no Mundo. Foi, ao mesmo tempo, reconhecimento e agradecimento.

 

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Texto traduzido para o espanhol

Registro. Movimiento Tu y La Paz com Divaldo Franco em Paraná

Foz do Iguaçu, PR

 

 

20 de septiembre de 2014.

 

     El infatigable y dinámico conferencista, médium, Embajador de la Paz en el Mundo y Ciudadano Honorario de Foz do Iguaçu, Divaldo Pereira Franco, conjuntamente con otras personalidades destacadas, estuvo presentando la propuesta de la no-violencia a través del Movimiento Tú y la Paz, en su primera edición, el día 20 de septiembre de 2014, año en que la hermosa y acogedora ciudad cumple su centenario de fundada.

     Por la mañana, el ilustre conferencista fue entrevistado por el programa de la TV Globo Meio-dia, de la Foz TV; y por la Radio Cultura de Foz. Las entrevistas tuvieron como temas la paz, la felicidad, la educación como recurso para el cambio, las conquistas morales elevadas, la dignificación de los actos. La solución para todos los problemas es el amor. Es muy importante que el hombre ame. ¡No espere a ser amado, ame!, así se expresó el pacifista de Feira de Santana/BA.

     El Primer Movimiento Tú y la Paz de Foz do Iguaçu se llevó a cabo en la popular Plaza do Mitre, y comenzó a las 17:30 hs. La Banda de Música del 34º Batallón de Infantería Mecanizado aportó brillantez a los momentos iniciales, y condujo al público, poco después, para que cantara el Himno Nacional. El Director de la Banda recibió, en nombre del 34º BIM, un Certificado de participación en el 1er. Movimiento Tú y la Paz de Foz do Iguaçu.

     Con varias entidades incluidas en la realización de ese acto, incluso la ITAIPU Binacional, y presentes, se otorgaron diversos trofeos Tú y la Paz, como homenaje a las personas físicas que se consagran y a las instituciones que realizan. En la categoría persona física que se consagra los homenajeados fueron Amanda Piroceli, de la Escolinha da Amanda, y el Padre Giuliano Inzis, de la Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida. En la categoría institución que realiza, los agraciados fueron Associação Cristã de Deficientes Físicos, de Foz do Iguaçu,  y el Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, de Medianeira/PR.

     El Presidente de la Federación Espírita de Paraná, Luiz Henrique da Silva, el Padre Giuliano Inzis y el Embajador de la Paz en el Mundo, Divaldo Franco, hablaron sobre la importancia de la edificación de la paz en la intimidad del ser, el respeto mutuo, la solidaridad, la unión entre todas las religiones, la necesidad de que se encuentre un sentido para la vida, la humildad, el respeto por la persona y su integridad, la paz como fruto del diálogo, de la justicia y del amor a la verdad.

     Los presentes, estimados en mil quinientas personas, como cierre de la actividad, entonaron la canción Paz por la Paz, de Nando Cordel. Los aplausos, los abrazos, y el estado de felicidad en que todos se encontraban, demostró la importancia del acontecimiento, que marcó de modo indeleble a los corazones afectuosos.

   Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Texto em espanhol recebido em email de MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

LEIA O TEXTO EM PORTUGUÊS NO EMAIL DO DIA 22-09-2014

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014.htm

 

 

 

Circuito das Águas: Encontro Espírita

Serra Negra, SP

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Roberto Invernizzi [[email protected]])

 

 

Palestra com Andrei Moreira no CEUC

Taubaté, SP

 

Descrição: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t31.0-8/s960x960/10683452_799355876774856_4608628179682853373_o.jpg

(Informação recebida em email da Use Taubaté)

 

 

63ª. Semana Espírita de

Santo André, SP

(Informação recebida em email de IVONE FONSECA [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

ESPIRITISMO NO BRASIL: UMA HISTÓRIA PORTUGUESA, PARTE II



Na sexta-feira, dia 26 de setembro de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ESPIRITISMO NO BRASIL: UMA HISTÓRIA PORTUGUESA, PARTE II.

Nesta palestra continuarão a ser apresentadas as histórias de portugueses que ao longo do tempo colaboraram para a divulgação do espiritismo no Brasil.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho no GEFA

Campos dos Goytacazes, RJ 

 

GEFA - Grupo Espírita Francisco de Assis, de Campos dos Goytacazes-RJ.

 

 

(Informação recebida em email de GEFA Campos [[email protected]])

 

 

Mês Espírita 2014 de

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Seminário vai abordar Depressão e Obsessão

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Palestra no Centro Espírita Fé e Caridade

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Promoção do Departamento de Mocidade da USE- Cinema espírita

Limeira, SP

 

Queridos, falta menos de uma semana para o final do prazo de inscrição para o evento promovido pelo DMUSE – (Cinema espírita) e o número de inscritos ainda é baixíssimo.

Lembro a todos que este é um evento aberto para todo o público e não somente para jovens.  O DMUSE acredita que seja de extrema importância debater sobre a ótica espírita o assunto "eutanásia" tendo em vista o quanto este assunto é atual e como a eutanásia tem sido praticada em nosso planeta muitas vezes até mesmo de forma banal. 
Os eventos promovidos pelo DMUSE tentam primar pela qualidade e transmitir o melhor da doutrina espírita para os seu adeptos. Por isso, pedimos que se caso não for participar, pelo menos nos ajude na divulgação, lembrando aquilo que nos ensina Emannuel: “Recordemos que o espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.

 

Acredito que o esforço seja válido.

 

O DMUSE agradece a sua ajuda.

Abraço

William

 

(MOCIDADE PARCEIRA) – Cinema espírita Tema:(Eutanásia, pode?)

Local: Associação Espírita de Estudos Evangélicos Francisco de Paula Victor, dia 04/10/2014 (sábado) às 14:00 horas - ENDEREÇO: Rua Armindo Tank, N° 80 Vila Anita.

Quer saber qual filme assistiremos? Surpresa, só comparecendo pra saber!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ENVIANDO NOME, CENTRO ESPÍRITA QUE FREQUENTA E TELEFONE PARA: [email protected]

O valor da inscrição é de R$ 5,00
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15/08 a 28/09

Equipe DM-USE Limeira
Juntos podemos fazer mais!

(Informação recebida em email de William Peres dos Santos [[email protected]])

 

 

Clube do Livro de

Franca, SP

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de Use Franca)

 

 

Cachorro Quente do C.E. Flora Luz

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Satanás e diabos não são bem espíritos,

e os demônios somos todos nós

 

 

José Reis Chaves (Belo Horizonte, MG)

 

Um dos mais graves problemas do cristianismo é a confusão que os teólogos primitivos fizeram com os espíritos, anjos, diabos, demônios, satã, satanás, Espírito Santo, lúcifer etc., cuja existência nós não negamos, mas apenas discordamos das interpretações erradas que lhes foram atribuídas, pois os teólogos fizeram uma confusão dos diabos com eles, misturando-os com questões mitológicas, das quais, inclusive, os autores sagrados receberam influência, colocando-as na própria Bíblia. Veja-se, por exemplo, o capítulo 12 do Apocalipse.

Essa salada teológica enfraquece a crença nas verdades cristãs, e é um prato cheio para os materialistas fazerem suas chacotas contra o espiritualismo, com o objetivo de desacreditá-lo e reforçar suas ideias ateias. Por isso, a exemplo da doutrina espírita, os demais seguidores do Mestre dos mestres deveriam  estudar e esclarecer esses assuntos em defesa do cristianismo. Os padres e pastores formados em curso superior de teologia e Bíblia sabem o significado verdadeiro dos termos que estamos abordando, mas agem como se nada soubessem sobre essas questões!  

Lúcifer (eosforo em grego) passou para o latim como o substantivo "luce" (luz) e o verbo "ferre" (transportar), que, literalmente, significam porta-luz, aurora, estrela da manhã. Não se trata bem de um espírito, mas de uma metáfora da inteligência. Também Paris é chamada de Cidade Luz, ou seja, cidade da inteligência, da cultura. Lúcifer é símbolo da inteligência de anjos (espíritos), a qual comandou a rebelião deles contra Deus. Lúcifer simboliza também a nossa inteligência voltada para o mal, contra o amor, contra Deus, isto é, a favor do chamado pecado. Mas disso podemos concluir que no céu nem tudo é um mar de rosas, nem tudo é paz, o que reforça a idéia atual entre os teólogos de que o céu não é um lugar geográfico como se pensava antigamente.  E, na verdade, essa palavra céu na Bíblia é no plural: céus, que quer dizer Universo, cosmos. E Jesus disse que o reino dos céus está dentro de nós mesmos, isto é, onde estiver o espírito, encarnado ou desencarnado e em qualquer parte do Universo, daí céus. Assim é que o Pai Nosso em latim da Vulgata Latina (primeira tradução da Bíblia para o latim, por são jerônimo, lá pelo ano de 400) diz "Pater noster qui es in coelis" (céus).

E diabo (opositor) e satã ou satanás (adversário), na prática, substituíram a palavra lúcifer. São opositores ou adversários de Deus, do bem, do Eu Superior (espírito) que nós somos, opositor e adversário que são o nosso ego ou eu menor, corporal, que se opõe ao espírito.

Indevidamente, diabo e satanás passaram a significar também espíritos maus.

Assim também aconteceu com a palavra demônio ("daimon" em grego, plural "dimones"), que, originariamente, na Bíblia e outras obras gregas antigas, significa alma ou espírito humano desencarnado e não necessariamente um espírito mau. De fato, se demônio é alma, há almas boas também e até santas. Por que Jesus só tirava demônios maus das pessoas, pois, demônios bons não atormentam ninguém, então as pessoas passaram a entender que todo demônio é mau.

Esse erro é um dos mais graves do cristianismo, pois devemos entender as palavras bíblicas de acordo com o significado delas na época em que os textos bíblicos foram escritos!

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Jesus curando o endemoniado de Gerasa em uma  ilustração medieval.

Fonte: http://it.wikipedia.org/wiki/Legione_(demone)#mediaviewer/File:Healing_of_the_demon-possessed.jpg

 

 

Culto individual do Evangelho

 

​Emmanuel​



Nem sempre encontrarás a colaboração precisa ao Culto do Evangelho no templo familiar.

Por vezes, será necessário esperar o amadurecimento dos companheiros que se mostram semelhantes à folhagem viçosa nas robustas frondes da vida, incapazes de perceber a glória da frutificação no futuro.

Ainda assim, procura a intimidade do Mestre e, sozinho embora, sintoniza-te com Ele, através da leitura divina.

Realmente, por agora, és parte integrante do grupo consanguíneo, mas, no fundo, és o irmão da Humanidade inteira, com obrigações de seguir para a frente.

Todos somos peregrinos da eternidade, em trânsito para a vida superior.

Cada situação no círculo das formas, em que experimentamos e somos experimentados, é simples posição provisória.

Lembra-te de que o dia será a inevitável arena do testemunho e, ao longo das horas, encontrarás mil alvitres diferentes.

É a cólera pretendendo insinuar-se através do teu campo emotivo.

É a dor que tentará subtrair-te o ânimo.

É a ventania das provas, buscando apagar-te a fé vacilante e humilde.

É o verbo desvairado que te visitará nas bocas alheias, concitando-te a esquecer as melhores conquistas espirituais.

​​É a revolta que projetará fel sobre a tua esperança.

​É​  a insubmissão do próprio “eu” que te criará dificuldades inúmeras.

É a vaidade que te repetirá velhas fantasias acerca de tua superioridade inexistente.

É o orgulho que te apartará da fraternidade legítima.

É a preguiça que te fará acreditar no poder da enfermidade sobre a saúde e do desalento improdutivo sobre a alegria edificante

É a maldade que te inclinará a palavra ao julgamento leviano ou apressado, no intuito de arrojar-te às trevas.

Recorda semelhantes inimigos que nos desafiam constantemente, na luta sem quartel da evolução e do aperfeiçoamento, e, no culto individual da Boa-Nova, grava em ti mesmo as observações do Mestre Divino, anotando-lhe os conselhos e avisos e tomando as armas da compreensão e do bem para lutar dignamente, cada dia, na abençoada conquista do futuro glorificado e sem fim.

E​mmanuel

​Do livro Instrumentos do tempo

​Psicografia de

Francisco Cândido Xavier

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

Jantar em Emaús. Diego Velázquez

Imagem Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diego_Vel%C3%A1zquez_009.jpg

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]