Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 23 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/23-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

22-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/22-04-2015.htm

21-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/21-04-2015.htm

20-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/20-04-2015.htm

18-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/18-04-2015.htm

17-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/17-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVII,  16-17

Pedi e obtereis

 

 

Preces inteligíveis

 

     16. Se eu não entender o que significam as palavras, serei um bárbaro para aquele a quem falo e aquele que me fala será para mim um bárbaro. Se oro numa língua que não entendo, meu coração ora, mas a minha inteligência não colhe fruto. Se louvais a Deus apenas de coração, como é que um homem do número daqueles que só entendem a sua própria língua responderá amém no fim da vossa ação de graças, uma vez que ele não entende o que dizeis? Não é que a vossa ação não seja boa, mas os outros não se edificam com ela. (Paulo, 1a aos Coríntios, 14:11, 14, 16 e 17.)

     17. A prece só tem valor pelo pensamento que lhe está conjugado. Ora, é impossível conjugar um pensamento qualquer ao que se não compreende, porquanto o que não se compreende não pode tocar o coração. Para a imensa maioria das criaturas, as preces feitas numa língua que elas não entendem não passam de amálgamas de palavras que nada dizem ao

espírito. Para que a prece toque, preciso se torna que cada palavra desperte uma ideia e, desde que não seja entendida, nenhuma ideia poderá despertar. Será dita como simples fórmula, cuja virtude dependerá do maior ou menor número de vezes que a repitam. Muitos oram por dever; alguns, mesmo, por obediência aos usos, pelo que se julgam quites, desde que tenham dito uma oração determinado número de vezes e em tal ou tal ordem. Deus vê o que se passa no fundo dos corações; lê o pensamento e percebe a sinceridade. Julgá-lo, pois, mais sensível à forma do que ao fundo é rebaixá-lo. (Cap. XXVIII, item 2.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

O Sermão da Montanha. Óleo sobre cobre de Carl H. Bloch

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Pai surrava filho que dizia ver espíritos, diz biógrafa

 

Veja a notícia aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2015/04/1614891-acusado-de-louco-espirita-foi-surrado-na-infancia-pelo-pai.shtml

 

A jornalista e biógrafa Ana Landi e Divaldo Pereira Franco autografando. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

As pedras e as cartas

 

 

(Síntese da Palestra: Para onde caminha a Humanidade? 16o. Congresso Espírita da USE-SP, Santos, abril de 2015)

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A mensagem de Emmanuel "O Brasil no Concerto das Nações", psicografada por Chico Xavier (BH, 1939, Reformador, set.2013) se refere sobre "as tenebrosas perspectivas e os sinistros vaticínios que pesam sobre a Civilização Ocidental"... E destaca o papel do Espiritismo alicerçado na simplicidade do Cristianismo primitivo.

À questão de qual seria a missão dos espíritas para colaborar com os novos caminhos para a Humanidade, a de número 1019 de O livro dos espíritos esclarece: “O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem, porque, então, farão que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade."

Para a evocação do trabalho e das dificuldades dos primitivos cristãos, é importante a obra A esquina de pedra, de Wallace Leal V.Rodrigues (Ed.O Clarim, 1975), que parte de textos do Velho Testamento “pedra de esquina”, passa por Atos: “Esta é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (Atos, 4,11) e focaliza Pedro: “É uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” (I Pedro, 2:6-8). Romanceia fatos do período do imperador Constantino, das descaracterizações do Cristianismo primitivo e puro, tendo como pano de fundo situações na região da Capadócia. Enxertias nos cultos, “uma divergência ameaça dividir a igreja [...] a questão é esta: devemos considerar Jesus Cristo como um Deus que assumiu forma humana ou simplesmente como um homem que atingiu uma perfeição quase divina?”. Estavam às vésperas do Concílio de Nicéia: “Verás o Cristianismo desaparecer e ceder lugar a uma nova doutrina à qual denominarão Catolicismo” [...] Mas um dia o Cristianismo se erguerá das cinzas”

Esse é o papel do “Consolador Prometido” pelo Cristo e o risco de que o “Cristianismo que se erguerá das cinzas” se comprometer como uma “uma pedra de tropeço e rocha de escândalo”?

A partir daí, merecem ser focalizados os exemplos, as Epístolas de Paulo e trechos do romance Paulo e Estêvão, que aprofunda os registros de Atos e das Epístolas de Paulo e detalha as lutas e humilhações a que o apóstolo dos gentios  foi submetido pelos seus antigos pares e também por seguidores do Cristo, vivendo constrangimentos e dificuldades acerbas, em contato com as  “manifestações de hipocrisia farisaica” em Damasco e influência judaizante na ecclesia de Jerusalém.

Na 1ª Epístola aos Coríntios (54 d.C.) o apóstolo sentia a necessidade de passar novas orientações aos companheiros de Corinto, os problemas enfrentados pelos primeiros cristãos gentios, e como Paulo deu solução a esses problemas.     Na 1a. Epístola a Timóteo, há recomendações aplicáveis ao trabalho propriamente dito do seareiro do Cristo. Durante as reuniões das Comissões Regionais do CFN (2013), nos seminários sobre gestão, apresentamos uma idéia de perfis para dirigentes de centros e de trabalhadores da área federativa.

Nos últimos anos em Roma, elabora a Epístola aos hebreus, dedicada aos irmãos de raça, dirigida aos judeus cristãos. Destaca a superioridade de Jesus Cristo sobre os profetas e cita inclusive Moisés.  Paulo escrevia aos cristãos que pensavam em voltar ao judaísmo, incluindo advertências. Nas notas da Bíblia de estudo MacArthur, comenta-se que a Epístola é dirigida a três grupos distintos: 1) cristãos (grupo imaturo - tentados a agarrar-se às tradições e rituais simbólicos); 2) incrédulos que estavam intelectualmente convencidos do evangelho (judeus convencidos das verdades do Evangelho, mas que não depositavam sua fé em Cristo) e, 3) incrédulos que foram atraídos pelo evangelho e pela pessoa do Cristo, mas que não haviam chegado a uma convicção definitiva acerca dele, não estavam convencidos da verdade do evangelho.

No Movimento Espírita de nossos dias, há tendências comparáveis àquelas que preocuparam Paulo na Epístola aos Hebreus. Ou seja: espíritas que ainda oscilam com tendências de tradições e ritos de outras tradições religiosas; espíritas que aceitam a comunicabilidade dos espíritas e a reencarnação, mas mantém resistências ao Evangelho; espíritas dependentes ou até fascinados por pessoas, mas que têm dificuldade em incorporar a mensagem do Evangelho. No primeiro grupo também podem se enquadrar aqueles muito apegados a normas e pré-requisitos criados por pessoas e instituições e que não favorecem o efetivo acolhimento dos interessados e neófitos nos centros espíritas. Há dificuldades na absorção da proposta espírita e principalmente da essência moral do Espiritismo.

O Codificador Kardec apresenta três períodos para a evolução das ideias espíritas, nas Conclusões de O livro dos espíritos: “primeiro, o da curiosidade, provocada pela singularidade que os fenômenos produzem; segundo, o do raciocínio e da filosofia; terceiro, o da aplicação e das consequências.”

Lembramos dos momentos da Casa do Caminho, que Paulo sentiu-se “torturado pela influência judaizante" e optou em deixar a tradicional e pioneira ecclesia de Jerusalém, iniciando divulgação do Evangelho. Quase dois milênios depois, Chico Xavier optou em deixar a Comunhão Espírita Cristã, de Uberaba, da qual foi um dos fundadores, e deu início a um novo e simples ponto de referência: o Grupo Espírita da Prece, de Uberaba. Agora, são cabíveis as reflexões para o Movimento Espírita: as sugestivas ilustrações da “esquina de pedra”, o rompimento com o farisaísmo feito por Paulo e a opção pela simplicidade de Chico Xavier, para o melhor  atendimento das necessidades do "Consolador Prometido".

Concluindo, evocamos Crônicas de Além-Túmulo, cap.20 (1936), quando o espírito Humberto de Campos atua como repórter. Belo Horizonte se preparava para o 2o. Congresso Eucarístico Nacional, com turistas elegantes e os peregrinos invisíveis e entrevista Simão Pedro. "Mostrei o rico monumento festivo, as igrejas enfeitadas de ouro, os movimentos de recepção aos prelados, exclamando ele, afinal: - Não, meu filho!... Longe destas ostentações esperam-me os humildes e os desconsolados. O Reino de Deus ainda é a promessa para todos os pobres e para todos os aflitos da Terra. Nos templos faustosos não há lugares para Jesus, nem para os seus continuadores..."

Depois de comentar trecho final da mensagem de Emmanuel, de 1939, concluímos com trecho de mensagem de Instruções Psicofônicas, cap. 64, em que o espírito Bittencourt Sampaio alerta:

“Não ignorais que a civilização de hoje é um grande barco sob a tempestade... Mas, enquanto mastros tombam oscilantes e estalam vigas mestras, aos gritos de equipagem desarvorada, ante a metralha que incendeia a noite moral do mundo, Cristo está no leme! Servindo, pois, infatigavelmente, repitamos, confortados e felizes: Cristo ontem, Cristo hoje, Cristo amanhã!..."

(Obs.: essa palestra resume artigos do expositor, em publicação na Revista Internacional de Espiritismo)

 

 

(Publicado em http://grupochicoxavier.com.br/category/artigos/)

Conferência por César Perri no 16º. Congresso Estadual de Espiritismo, Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Veja o Álbum de fotos do

16º. Congresso Estadual de Espiritismo realizado em Santos, SP

 

AUTORIA DE ROSE MOLITERNO

ACESSE: https://www.facebook.com/rose.moliterno/media_set?set=a.538013526337671.1073741909.100003870868882&type=1

 

 

 

Sobre o 16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

Tivemos a oportunidade de participar do mega evento promovido pela USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e suas projeções na região de Santos, SP, que sediou o evento  (USE’s Intermunicipais do Guarujá, Santos, Itanhaém, Peruíbe e Registro e Municipais de São Vicente e Praia Grande). A organização do  evento foi primorosa e fazer destaques seria temeroso e certamente poderíamos cometer injustiças. Mas a participação da equipe como um todo temos que destacar. Muito carinho, muita sensibilidade e muito exemplo. A cidade de Santos que naturalmente já é agradável ficou muito mais com o clima de grande elevação espiritual que a envolveu. Muito obrigado equipe generosa de trabalhadores que nos presentearam com momentos especialíssimos de aprendizado e alegrias. Parabéns USE, parabéns Santos e Baixada Santista. (Ismael Gobbo)

 

Abaixo mais algumas fotos do evento

 

Altivo Ferreira e Merhy Seba. Foto Ismael Gobbo

José Altair e Ditinha Calixto (José Bonifácio, SP). Foto Ismael Gobbo

Dois grandes trabalhadores da Unificação. Zezinho (Santos, SP) sentado logo à esquerda  e Neyde Schneider (São Paulo)

Heloísa Pires que foi uma das expositoras do Congresso. Foto Ismael Gobbo

César Perri um dos conferencistas do Congresso e Rubens Toledo da USE. Foto Ismael Gobbo

Paula Zamp interpreta o Hino Nacional Brasileiro na cerimônia de abertura do

16º. Congresso Estadual de Espiritismo, em Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

Maria Eny e Aylton Paiva (Lins, SP). Foto Ismael Gobbo

Heleninha (Catanduva, SP) E Altivo Ferreira (Santos, SP).  Foto Ismael Gobbo

A.J. Orlando e Zézinho. Dois conhecidos divulgadores espíritas. Foto Ismael Gobbo

Entrevista com Maria Túlia Bertoni da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul por Cláudio Palermo e Rubens Toledo.

Foto Ismael Gobbo

Maria Helena Marcon e  outras participantes do Paraná. Foto Ismael Gobbo

Trabalho e generosidade, a marca registrada do Congresso de Santos. Foto Ismael Gobbo

Izabel Vitusso do jornal Correio Fraterno fazendo a cobertura do Congresso. Ismael Gobbo

Ricardo Pinfildi comandou o excelente trabalho da Livraria “Candeia” que atendeu ao Congresso. Foto Ismael Gobbo

Sirlei Nogueira (Use Regional de Araçatuba); César Perri, Roberto Versiani e Flávio Perri (Brasília). Foto Rose Moliterno.

Oficina: Movimento de Unificação Espírita, uma parte do Caminhar da Humanidade (Foto Rose Moliterno)

Oficina: Projeto de Gestantes do IEE. Foto Rose Moliterno.

 

 

NOS PRÓXIMOS EMAILS DIVULGAREMOS MAIS FOTOS E INFORMAÇÕES

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no “IX Taller de Salud Espírita”

Salou (Tarragona), Espanha

 

 

17-19 abril 2015

“Sexo e Consciência”

Na sexta-feira passada 17 de abril, por volta das 16 horas, regressou o Médium e Humanista Divaldo P. Franco às terras espanholas, sendo recebido no aeroporto de Barcelona pelos seus inseparáveis amigos do Centro Espírita Manuel y Divaldo (CEMYD), Dolores Martínez e Manuel Sunyer.

Sua missão se centrava em assistir e participar ativamente no "IX Taller de Salud Espírita" organizado pelo CEMYD, acontecimento ímpar por suas características que se celebra no continente europeu, e que este ano teve como título principal "Sexo e Consciência".

Diversas atividades são realizadas no "Taller de Salud" durante esses três dias, tais como palestras que na presente edição tiveram como temas destacados "As doenças de transmissão sexual", "Visão Espírita do aborto", "A educação não formal (Consumo e sexualidade)"; também se realizou o estudo de um item de O Evangelho segundo o Espiritismo, terapia de passes, reencontro espiritual e visualizações, espaços dedicados para a arte espírita (música e teatro espírita), atendimento fraterno, entre outras atividades. Igualmente, os trabalhadores espíritas uniram esforços a fim de orientar às pessoas interessadas na aquisição de livros psicografados por Divaldo P. Franco, cuja arrecadação está destinada integralmente à instituição social Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia, e igualmente mãos trabalhadoras se esforçaram para realizar o "Cantinho Solidário", com a finalidade de angariar fundos em favor da entidade filantrópica.

O ilustre orador espírita, trazia preparado um Seminário especial que constava de quatro partes no total, e que seriam dadas entre sábado 18 de abril e domingo.

Por volta de duzentos assistentes estavam esperando a entrada de Divaldo P. Franco no Salão de Atos do Hotel Santa Monica de Salou (Tarragona), no sábado, dia do aniversário de O Livro dos Espíritos. Numerosas mostras de carinho e agradecimento eram exteriorizadas em toda parte em sinal de reconhecimento e de reencontros mútuos. Uma bonita oração de início abriu o ato a fim de harmonizar o ambiente de todos ali presentes, junto com a esplêndida voz da soprano Sara Peralta pertencente ao Coral Espírita do CEMYD que deleitou os presentes com a Ave Maria de Schubert.

Manuel Sunyer do Cemyd efetuou as apresentações oportunas oferecendo um pormenorizado trajeto da vida e obra do Semeador de Estrelas, Divaldo P. Franco. No mesmo ato, se apresentou a primeira edição da tradução para o espanhol do livro "Vitória sobre a depressão", obra da Mentora Joanna de Ângelis que tem como título "Victoria sobre la depresión", trabalho de tradução efetuado por Jane Nixon e Xavier Llobet.

Ato seguido, o médium baiano iniciou a primeira parte do seu extenso seminário, principiando com a ideia de que hoje em dia vivemos a época do consumismo e do sexismo, época em que temos conseguido um alto grau de bem-estar mas que, contudo, não conseguimos alcançar a paz interior. Época que a medida que obtemos a cura de determinadas doenças, aparecem outras totalmente novas, estabelecendo-se a depressão como esse mal do século que se enraizou nos seres humanos e que em consequência, o suicídio será a primeira causa mortis da humanidade.

O Paulo de Tarso atual, efetuou uma esplêndida trajetória na história da filosofia situando-se no início em Platão como representação do místico e seu discípulo Aristóteles, representante do rigor na pesquisa científica, para iniciar aqui a "ruptura" entre a ciência e a religião que ao longo da história da humanidade tem estado presente até os dias de hoje.

Realizando um exaustivo repasso do materialismo em todas as suas vertentes principais (o dialético, o histórico e o mecanicista) desembocando nas figuras de Arthur Schopenhauer e ao niilismo de Friedrich Nietzsche, surge no século XX oferecendo uma mudança profunda no conceito da vida desenvolvendo-se já na década de 1870 quando Sir William Crookes começou a determinar que a matéria é o resultado de ondas, cujas investigações se concluíram com a criação do tubo de Crookes para o estudo dos raios catódicos, bem como o estudo do plasma.

Divaldo P. Franco ia desenvolvendo suas ideias de uma forma magistral mencionando especialmente a figura de Albert Einstein, através da qual surge a teoria da relatividade do tempo e do espaço, afirmando-se que a matéria é energia condensada e por sua vez, a energia é matéria desagregada, deixando assim mergulhada quase na obsolescência a categoria tridimensional do universo que reinava na física até o surgimento das teorias do físico alemão.

Paralelamente, a filosofia e a psicologia também vão adquirindo novas conotações, estabelecendo novos rumos para compreender a psique humana. O médico neurologista austríaco e pai da psicanálise, Sigmund Freud, estabelecia como impulsos psíquicos da natureza hominal uma dupla pulsão: a pulsão de amor, representada por Eros, e a pulsão de morte, sendo representada por Tanatos. Enfocando a libido como fator relevante na psicologia freudiana e os problemas sexuais, estando presentes na maioria das repressões, como a timidez, o medo ou a agressividade, o médium e orador espírita analisava com uma profundidade surpreendente a psicologia analítica do médico alemão, e a análise do médico psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung centrando o sexo como o duplo arquétipo junguiano do ânima e do ânimus.

De forma extraordinária, Divaldo P. Franco analisava íntegra e amplamente as quatro atitudes sexuais da criatura humana: a assexualidade, a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade, passando pelas patologias mentais referentes ao sexo como o sadismo, a pedofilia, a necrofilia e o incesto, entre outras, desembocando neste caso, aos complexos de Édipo e de Electra.

Havendo chegado à época do erotismo exacerbado, Divaldo Franco insiste em que é necessário ter em conta nossa consciência como o juiz que determina a pauta do nosso comportamento no âmbito sexual, dado que tanto a castração, como a liberação e determinado tipo de educação fizeram surgir graves transtornos em matéria de sexo; alguns transtornos que reaparecem em grande número, emulando a alguns dos que foram sofridos por grandes personagens da história.

Neste momento é quando aprofunda mais no tema o médium e orador baiano, ao analisar com profusão os conceitos junguianos de sombra, do ego e do Self, desenvolvendo os conceitos de culpa e do ancestral pecado, que o Espiritismo substitui pelo conceito de responsabilidade, e que a fim de reencontrar nossa paz interior é preciso estabelecer o equilíbrio entre o ego e o Self, através de escutar as leis de Deus inscritas na consciência.

Quase noventa minutos de uma magistral palestra que ao terminar, conseguiu arrancar do público um demorado aplauso.

Depois da pausa de praxe, reiniciou o preclaro médium e orador espírita a segunda parte do seminário, centrando em uma rigorosa análise da simbologia psicológica do romance de Robert Fisher "O cavaleiro da armadura enferrujada". Detalhando cada um dos elementos, bem como passando pelo argumento, Divaldo deleitava aos ouvidos dos presentes, todo o transcurso da transformação interior pelo qual transitava "o cavaleiro" do romance de Fisher. Mostrando cada uma das cenas do livro e um exame dos seus personagens, amenizava todos eles com a psicologia profunda de Joanna de Ângelis, obtendo assim os assistentes um valioso material para a reflexão a fim de obter seu "Sam" interno.

Cerca de noventa intensíssimos minutos mais, de um mais que interessante análise, encerraram os atos da manhã de sábado, chegando o merecido descanso para recuperar forças e continuar posteriormente. Outro demorado aplauso foi oferecido a um Divaldo pletórico e cheio de vitalidade a que estamos acostumados.

                    Texto: Xavier Llobet

                           Tradução: Jane Nixon 

                           Fotos: Rafel Rocaspana, Israel Bastos

                    Colaboração: Paulo Salerno

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

1º. Encontro Nacional da Área de Estudo do Espiritismo

 (Belo Horizonte, MG) abre espaço para as instituições espíritas.

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

FEEB comemorará Dia da Imprensa Espírita

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Alkindar Oliveira na União Espírita “Paschoal Grossi”

Araraquara, SP

 

Querido amigo muita paz!!! Nesta sábado dia 25/04 às 18h30 min. estaremos recebendo em nossa casa União Espirita Paschoal Grossi de Araraquara a presença do expositor espirita Alkindar de Oliveira, contamos com a presença de todos.

Cordial abraço

Sandra

 

(Informação recebida em emails de Sandra Fiore e de Ademir Mendes)

 

 

 

3ª. Marcha pela Vida. Contra o Aborto.

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Renê Magalhães [[email protected]] e de Correio Espírita [[email protected]]; em nome de; Correio Espírita [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no

Centro Espírita “Caminho de Damasco”. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

Estudo aberto ao público no Maria Dolorees

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse o boletim informativo:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=f5539c43-dcd0-413b-be67-07c36a0aef6e&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

Palestra programada para o Grupo Espírita Joanna de Cuza

São Paulo, SP

 

Circular: GEJC-008/2015
                                                                                                                     São Paulo, 21 de Abril 2015
 
                              Dia 26 (vinte e seis) próximo, PALESTRA, às 17:00 horas, no Grupo Espírita Joanna de Cuza, com o tema:
 “A droga mata e a mãe chora”
   “Palestra com testemunhos presentes daqueles que em tempo se livraram da droga” 
     Exp.:Empr. ARNALDO CAMARGO – Editora EME-Capivari/SP.
 
Grupo Espírita Joanna de Cuza: Rua Antônio Comenale 159, Pq Cocaia (Grajaú)                                    SP-SP, CEP: 04850-010 - E-mail:  [email protected]     Tel.: 982.50.5820-Tim
 
Sorteio de livros para quem chegar até às 17:00 horas.

Sem mais para o  momento os meus agradecimentos.

JAIME VIANNA
Presid do GEJC

(Informação recebida em email de "G. E. Joanna de Cuza" [[email protected]])

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Joana de Cusa

Sidney, Austrália

 

Acessar aqui:

http://us9.campaign-archive2.com/?u=42fc176aa4d07cf036abc74d2&id=2540b2be87

 

 

 

Visite o site da Abrarte- Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse:

http://www.abrarte.org.br/

 

Participação da Abrarte  no 16º. Congresso Estadual de Espiritismo. Santos, SP. Foto Rose Moliterno.

 

 

Jantar Beneficente do “Maria Dolores”

Jales, SP

 

 

 

 

CAROS AMIGOS E IRMÃOS 

Neste sábado, dia 25 de abril estamos de volta como nosso

 JANTAR BENEFICENTE CASA DE MADÔ, o grupo espírita beneficente Maria Dolores, das 20h as 22h:30.

Cardápio: Lombo de Porco, Arroz branco, Creme de Milho, Farofa de Bacon com banana, Salada de abobrinha, Mousseline de batata doce com mandioca e Salada Refrescante... Aproveite, tem muita coisa gostosa.

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro S. Judas Tadeu - Jales,SP Os ingressos estão a venda com os trabalhadores ou voce pode reservar pelo email: [email protected] ou ainda pelo fone: 17-3632.5095 (D. Lourdes, a mãe do David) 

Os recursos são revertidos em prol da manutenção da casa e das atividades com as famílias carentes assistidas pela casa.

SEJA BEM VINDO AO NOSSO CORAÇÃO



(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Festa Junina TCC 2015

Diadema, SP

 

FESTA JUNINA TCC 2015!!!

DIA 27 DE JUNHO - SÁBADO - DAS 14:00 HORAS ÀS 21 HORAS

AVENIDA 7 DE SETEMBRO, 1670 (CLUBE OKINAWA)

ENTRADA GRATUITA

A ARRECADAÇÃO SERÁ REVERTIDA EM PROL DAS OBRAS ASSISTENCIAIS DA TRANSITÓRIA CASA DO CAMINHO - ALBERGUE NOTURNO!

COMIDAS TÍPICAS - BRINCADEIRAS - MUSICAIS - QUADRILHA - BINGO - BAZAR

OS CUPONS FRATERNOS CUSTAM R$ 10,00 E ESTÃO À VENDA NA LIVRARIA DO LELA E COM OS GRUPOS ARCO-IRIS. ELES DÃO DIREITO A CONCORRER AO SORTEIO DE PRÊMIOS: 1º TV 40" SMART TV; 2º CLIMATIZADOR; 3º CHAPA GRILL; 4º EDREDOM DE CASAL; 5º CHURRASQUEIRA ELÉTRICA!

DIVULGAÇÃO LELA E TCC

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.lela.org.br

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

 

 

 

Diversidade

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Agora é o Tempo. Lição nº 04.

 

Das grades da cela de uma prisão, três detentos contemplavam a beleza da manhã.

O primeiro perguntou ao segundo:

- O que te prende a atenção, lá por fora?

O interpelado respondeu:

- Observo a muralha que nos cerca e penso em fugir.

Em seguida, formulou a contra pergunta:

- E o que enxergas?

A Resposta veio pronta:

- Acompanho os guardas que nos vigiam e imagino como eliminá-los.

Ambos fixaram o companheiro pensativo e um deles indagou:

- E o que anotas, além destas grades?

O terceiro informou:

- Vejo a Imensidade do Céu, admiro a Beleza das Flores e penso em Deus que, um dia, nos doará os meios precisos para a recuperação da Liberdade.

 

 

(Informação recebida em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cela do antigo Dops. No local hoje funciona a Estação Pinacoteca. Foto Ismael Gobbo

 

 

Quando sofrer é útil

 

 

Qual a razão do sofrimento na Terra?

Não há filósofo que não tenha se debruçado sobre esta pergunta, a fim de buscar alguma resposta.

Não há nenhum de nós que, em um dia de sofrimento, não tenha voltado os olhos aos céus fazendo esta indagação.

Por que, afinal, o sofrimento?

A vida na Terra é um grande aprendizado.

Nenhum de nós foi convidado a retornar às lides terrenas sem esse objetivo maior.

Afinal, a maior lei da vida é o amor, asseverou Jesus, cabendo-nos, portanto, o seu exercício pleno.

Por isso tantas experiências nos acontecem. Por isso o suceder de vidas. Para que aprendamos a amar.

Estamos na Terra para exercitar esse sentimento.

Porém, cada um de nós tem a opção de escolher os caminhos e as maneiras de realizar esse aprendizado.

Escolhemos a estrada, a velocidade dos passos, aqueles que irão nos acompanhar.

E, para Deus, não importa como, por onde e com quem caminhamos.

Ele entende que todas as opções que fazemos, mesmo as mais equivocadas, ainda assim são lições preciosas para nossa alma.

Esse o motivo pelo qual nos permite livres escolhas na vida.

Naturalmente, por ser bom e justo, estabelece que arquemos com as consequências de nossas opções.

Opções difíceis, resultados problemáticos. Dores semeadas, dores colhidas.

Isso ocorre não por castigo, não por punição, mas para aprendizado.

Todas as dores que hoje encontramos em nossa estrada, são o resultado de ações anteriores.

São reflexos dos momentos em que agimos abrindo mão do amor.

E como optamos pelo não-amor, a vida nos oferece a dor como ferramenta de educação moral para alcançarmos o progresso.

Isso equivale a dizer que toda vez que o amor não for nossa opção, a dor nos chega.

Como mestra silenciosa, convida-nos à reflexão íntima, à análise profunda de nossa alma.

Carregamos crenças e valores, por vezes, dissonantes com a lei de amor.

Somos avaros, ciumentos, possessivos, até orgulhosos e vaidosos. Todos sentimentos que dificultam nosso progresso.

Se insistimos em sua manutenção, os planos da vida estabelecem caminhos de dor.

E, como terapia extrema de tratamento, ela vai nos conduzir à reflexão e análise, para que, amadurecidos, possamos modificar nossa postura.

Só assim podemos entender o valor do sofrimento. É útil sofrer quando a dor passa a ser entendida como grande mestra.

Se a dor desperta em nós a revolta, a amargura, a lição não foi bem compreendida.

É apenas convite amoroso de aprendizado.

E se nos chega violenta e avassaladora, é porque assim a semeamos, abrindo mão de amar.

Depois de um processo intenso de doença, muitos de nós nos tornamos mais dóceis.

Depois que a morte nos arranca dos braços um grande amor, tantos nos modificamos para melhor.

Na iminência da morte, muitos retificamos nossa atitude perante a vida.

Somos, então, aqueles que bem sofreram, que tornaram a dor nossa oportunidade de progresso.

Portanto, quando o sofrimento nos chegar, que o entendamos como convite bendito, que Deus envia aos Seus eleitos.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 22.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Jesus curando dez leprosos. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_dez_leprosos#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Healing_of_Ten_Lepers_(Gu%C3%A9rison_de_dix_l%C3%A9preux)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]