Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/18-12-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/18-12-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

17-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/17-12-2015.htm

16-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/16-12-2015.htm

15-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/15-12-2015.htm

14-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/14-12-2015.htm

12-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/12-12-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Narciso. Óleo sobre tela de Caravaggio (1590)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Narcissism#/media/File:Narcissus-Caravaggio_(1594-96)_edited.jpg

 

 

No Natal

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte de Paz. Lição nº 21. Página 87.

 

E inútil que se apresente Jesus como filósofo do mundo.

O Mestre não era um simples reformador.

Nem a sua vida constituiu um fato que só alcançaria significação depois de seus feitos inesquecíveis, culminantes na cruz.

Jesus Cristo era o esperado.

Pela sua vinda, numerosas gerações choraram e sofreram.

A chegada do Mestre foi a benção

Os que desejavam caminhar para Deus alcançavam a porta.

O Velho Testamento está cheio de esperanças no Messias.

O Evangelho de Lucas refere-se a um homem chamado Simeão, que vivia esperando a consolação de Israel. Homem justo e inspirado pelas forças do Céu, vendo a Divina Criança, no Templo, tomou-a nos braços, louvou ao Altíssimo e exclamou: “Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra”.

Havia surgido a consolação.

Ninguém estaria deserdado.

Deus repartira seu coração com os filhos da Terra.

E por isso que o Natal é a festa de Lágrimas da Alegria.

 

 

(Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

A apresentação do menino Jesus ao Templo em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Brooklyn_Museum_-_The_Presentation_of_Jesus_in_the_Temple_%28La_pr%C3%A9sentation_de_J%C3%A9sus_au_Temple%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Registro. Divaldo Franco - Movimento Você e a Paz –

Orla de Itapuã. Salvador, BA

 

 

16 de dezembro de 2015

Em continuidade as atividades do Movimento Você e a Paz, foi realizada mais uma ação de divulgação da proposta a favor da paz e da não violência na Orla de Itapuã, na Rua Aristides Milton. Iniciada às 19h00min com uma rica apresentação musical pela Dupla Cassia Aguiar e Cleber Wilson, e pelo barítono Maurício Virgens, o evento atraiu centenas de pessoas que superlotaram o espaço público.

Foram convidados ao palco Aderivaldo Modesto, representando os espíritas daquela região de Salvador; Jonas Pinheiro, representando as caravanas de São Paulo; Marcelo Netto, pelos espíritas do Exterior; Francisco Ferraz representou as caravanas do Sul do Brasil; Demétrio Lisboa, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção; e os oradores habituais do Movimento Você e a Paz, Ruth Brasil Mesquita, Marcel Mariano e Divaldo Franco.

João Araújo, mestre de cerimônias, destacou sentença de Nilson de Souza Pereira, psicografada por Divaldo Franco: Mantenhamos aceso o ideal da fraternidade e nunca nos arrependeremos de havermos sido gentis, cordatos, pacíficos e pacificadores.

Ruth Brasil Mesquita homenageou as ganhadeiras de Itapuã, mulheres que pelo trabalho dignificaram a vida e a família. Honradas e assumindo as suas responsabilidades familiares, vendiam peixes e lavavam roupas, como ainda fazem algumas, sustentando moral e financeiramente seus lares. A oradora apresentou ações desenvolvidas pela Dra. Françoise Dolto, que com amor e compressão da natureza humana dava crédito à reencarnação. Françoise é autora do livro Os Evangelhos à luz da psicanálise.

Aderivaldo Modesto propôs que as criaturas se auxiliem na caminhada, servindo até mesmo depois que o sol se ponha, aliviando as dores dos aflitos.

Marcel Mariano comentou sobre o pouco e quase nulo efeito que as leis promulgadas pelos homens possuem em produzir a paz e a justiça, tais como a Declaração Universal dos Diretos Humanos, o Código de Processo Penal, e outras. Referiu-se ao sistema prisional brasileiro, um verdadeiro caos, com superlotações absurdas. Onde estão os direitos humanos de vítimas e agressores? A própria criatura humana ataca a outra. Não serão as leis, os estatutos, as legislações que instalarão a paz. Para se alcançar uma condição de paz torna-se necessário desenvolver ações de gentileza, de cuidados com o meio-ambiente. Transforme-se em um agente da paz, pacificando-se e sendo pacificador, produzindo frutos de paz.

O orador inspirado e amoroso, Divaldo Franco narrou belo conto árabe sobre um homem justo, bondoso e amante da justiça, soberano de um reino próspero no oriente, onde hoje se situa a Arábia Saudita. Era dezembro, nevava. Mohamed – O Justo, era muçulmano. Examinava todos os casos segundo a ótica do livro sagrado. Possuía um sentido apurado sobre justiça, amor e caridade. Em determinada ocasião, segue contando Divaldo, o monarca meditava, ao tempo em que passeava em seus jardins, quando teve sua atenção despertada por uma balbúrdia. Acercou-se e viu uma mulher em andrajos. Estava sentada sobre o chão e chorava. Com ela havia algumas frutas. Seu Grão-Vizir acusava-a.

Ante o quadro, Mohamed – O Justo indagou sobre os acontecimentos, sendo informado que aquela mulher havia furtado frutos do pomar real, e isto era um crime. Mohamed dirige-se à mulher e pergunta-lhe sobre a acusação. Ela disse que tinha um filho muito doente em casa, que estava faminto, à beira da morte, febril. Desesperada saiu a mendigar. Nada conseguiu. Havia ido ao mercado para, pelo menos, recolher as sobras, os descartes naturais.

Inacreditavelmente, neste dia, nada sobrou ou foi descartado. Retornando ao lar, sem nada levar, e ao passar pelo pomar real observou inúmeras frutas no chão, que por certo não seriam aproveitadas. Sabia ser proibido colher frutas naquele pomar e que poderia ser punida. Sua angústia era demasiada. Pensava no filho à beira da morte. Recolheu algumas frutas na barra de sua saia. Foi apanhada cometendo o crime.

Inteirado que a sentença era a lapidação, propôs Mohamed – o Justo que passassem à execução ali mesmo onde o crime havia acontecido. Seu Grão-Vizir disse-lhe que a criminosa deveria ser apedrejada no templo, local sagrado onde estavam depositadas as pedras para tal mister e que ali onde se encontravam não haviam pedras.

Mohamed – o Justo retirou seus anéis, apanhou as pedras preciosas que adornavam suas vestes, sugerindo aos demais que fizessem o mesmo. Começou a lançar suas joias contra a criminosa. Fez o mesmo com a gema que adornava seu turbante. Os demais, relutantes, o acompanharam. A mulher estupefata não compreendeu e, aturdida ouviu seu Soberano dizer-lhe para recolher todas as pedras e joias e que as vendesse para dar de comer aos seus filhos, estando livre a partir daquele momento, pois a sentença havia sido cumprida, dizendo-lhe mais ainda: vai e faze todo o bem ao teu alcance.

Viver com a consciência tranquila é ter paz. Os afortunados devem velar pelos desafortunados. Os mais fortes devem amparar os mais fracos. A solidariedade e a justiça devem imperar entre os homens. Apesar de todos o esforço que o homem vem fazendo para construir um estado de paz no mundo, ainda não logrou sucesso. No ano 2000, de 28 a 31 de agosto, um grande conclave interreligioso, com 138 países, formado por religiosos de todos os matizes, inclusive índios, se reuniu em Nova Iorque/EUA para examinar a doença da violência, para construir ações que dignificasse os indivíduos.

Quatro proposições foram eleitas: 1) Realizar uma distribuição mais justa da riqueza, através do trabalho digno e de uma educação de qualidade; 2) Estabelecer leis de proteção à criança, à velhice e ao enfermo; 3) Estabelecer um estado de confraternização entre as nações; e 4) Respeitar as fronteiras nacionais. Celebrando o estabelecimento desses pontos, mais de dez mil pessoas deram-se as mãos, proclamando Deus e o respeito aos outros. O monstro da guerra continua a aterrorizar milhões de pessoas. Permanece na Terra porque os indivíduos são belicosos. O grande mal é a mazela moral em que se demora o homem. O seu ego e a sua pequenez conflitiva se sobrepõem sobre o outro.

A mensagem de Divaldo Franco é um convite para que a paz interior seja construída e desenvolvida em cada um. Quem conhece Jesus nunca mais será o mesmo, advertindo para que o mal que o outro te faça, não te faça mal, não aceitando o mal que venham a te fazer. Zele pela tua paz, não viva de mau-humor, aprenda a querer bem a vida. Viva intensamente. Recorde as coisas boas da vida. Viva as alegrias e esqueças as questões negativas. Não descarregue os teus conflitos nos outros, ou na família. Cuide do futuro, ame e cuide das crianças. Sejas feliz construindo a tua paz.

Aplaudidíssimo, o evento foi encerrado com a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel sendo entoada entusiasticamente por todos, que ao final abraçaram-se em um gesto de paz.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

XXXIV CONRESPI-

Confraternização Regional da Família Espírita. Matão, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

 

 

Palestras programadas para o

CEJN- Centro Espírita “Jesus de Nazaré”. Barra Velha, SC

 

 

(Informações em https://www.facebook.com/CejnCentroEspiritaJesusDeNazare/photos/a.459557057424426.107103.440231896023609/990606134319513/?type=3&theater

 

 

10º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

San Diego, CA, EUA

 

 

 

REGISTRATIONS FOR THE

10TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

Please visit our site www.spiritistsymposium.org 
for more information.

 

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

USSC Logo

 

 

 

 

Forward email


This email was sent to [email protected] by [email protected] |  

Update Profile/Email Address | Rapid removal with SafeUnsubscribe| About our service provider.

 

 

 


United States Spiritist Council
| 9403 Verona Lakes Blvd | Boynton Beach | FL | 33472-2757

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Jornada 2016 da AME- São Paulo

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

 

3º. Encontro Nacional de Amigos de Yvonne Pereira

Volta Redonda, RJ

 

3o Encontro Nacional de Amigos de Yvonne Pereira. Não percam!!!

Foto de Pedro Camilo.

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e  de Regina Bachega)

 

 

28ª. Conjeb- Confraternização de Juventudes Espíritas

do Estado da Bahia. Salvador, BA

 

 

 

A Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), através do Núcleo da Juventude, informa que as inscrições para a 28ª Confraternização de Juventude Espírita do Estado da Bahia (CONJEB) estão abertas e vão até dia 31 de janeiro de 2016. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário eletrônico que está no seguinte endereço: http://conjeb.feeb.org.br.

Para realizar a inscrição, o coordenador de juventude ou o responsável pela instituição deverá cadastrar o centro espírita e, posteriormente, cadastrar os participantes que irão para o evento. Todo o cadastro será realizado através do e-mail da instituição. Caso o centro espírita já tenha efetuado o cadastro anteriormente, é preciso informar o e-mail cadastrado e clicar em “consultar” para ter acesso às informações cadastradas previamente.

PAGAMENTO – O processo de pagamento será realizado mediante envio de comprovante de depósito ou transferência bancária para a conta da FEEB para o e-mail: [email protected], descriminando quais participantes estão sendo pagos naquele comprovante.

Os dados bancários da FEEB são:

Banco do Brasil

Agência: 2971-8

Conta Corrente: 1242-4

Caso seja DOC, o CNPJ da FEEB é o seguinte: 151717540001-81

SOBRE A 28ª CONJEB – A 28ª CONJEB será realizada no período de 06 a 09 de fevereiro de 2016 e irá abordar o tema Sou Espírito, e daí?. O evento experimentará pela primeira vez a realização em três pólos ao mesmo tempo: em Feira de Santana, em Vitória da Conquista e em Itabuna. A CONJEB é voltada para jovens de 13 a 21 anos, adultos jovens de 22 a 25 anos e contará com atividades para o grupo de família, com os trabalhadores e evangelizadores das instituições participantes. O investimento para o evento é de R$ 220, que inclui hospedagem e alimentação para todos os dias de evento.

FEEB - Federação Espírita do Estado da Bahia

 

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 – Bela Vista de Brotas

 

Salvador- BA

 

Informações: (71) 3359-3323 

 

http://feeb.org.br/inscricoes-para-conjeb-estao-no-ar/

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Cairbar Schutel”

Assis, SP

 

Convite e divulgação da ultima palestra do ano

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Leia o jornal “Ação Espírita”. Clicar no link abaixo

Marília, SP

 

Amigos:

 

Quem não recebeu a versão impressa da edição 114 do periódico Ação Espírita, pode tê-la acessando a versão digital pelo link abaixo.

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao114.pdf

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

 

 

 

Informativo da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=ff572b3d-48f3-4dc1-bba2-f1885b17d8ee&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Cartão de Natal da USE/Franca

Franca, SP

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Deus em nossas vidas

 

 

 

O extraordinário Houdini, que encantava plateias com as suas ousadas fugas e desafios, foi um instrumento a favor da mediunidade.

Ficou conhecido pelo seu afã em desmascarar falsos médiuns e mistificadores.

Poucos talvez saibam de sua crença em Deus e sua fé na Providência Divina.

Num de seus grandes desafios, quando em visita ao Canadá, permitiu-se algemar, ser preso por correntes e cadeados e colocado dentro de um saco.

Dessa forma, foi jogado no congelado rio São Lourenço, para o que se providenciou um buraco no gelo.

Tão logo mergulhou nas gélidas águas, Houdini se desvencilhou das algemas, das correntes, dos cadeados, saindo do saco em que estava encerrado.

Na tentativa de retornar, com rapidez à superfície, descobriu que, ao idealizar o desafio, não contara com a correnteza que o levara distante do único orifício existente no grande rio gelado.

Como a pedra de gelo se forma um pouco acima da água, inclinou a cabeça para trás e respirou.

Quase sem suportar a temperatura da água, ciente de que precisava sair logo do rio, Houdini ouviu uma voz.

Era a inconfundível voz de sua mãe, que o chamava repetidas vezes, na doce inflexão que imprimia ao seu nome, no dialeto russo.

Houdini! Houdini!

A voz vinha do orifício e seguindo-a, ei-lo a salvo.

Cumprimentos. Salvas de palmas. Gritos de alegria. Mais um desafio vencido.

Sem nada dizer do que lhe acontecera, Houdini rumou para sua casa.

Mal chegara e recebe um telegrama. Algumas horas antes sua mãe desencarnara.

Grande foi o baque para o artista que passaria, dali em diante, a fazer tentativas, junto a vários médiuns, para se comunicar com ela.

Anos mais tarde, num ensaio biográfico, a esposa de Houdini teve oportunidade de afirmar, referindo-se especialmente ao episódio no Canadá:

Estamos todos sob a proteção de Deus. Nenhum mal nos pode fazer mal porque ele está conosco. A mão de Deus sempre está regendo as nossas vidas. E se manifesta de muitas e variadas formas.

*   *   *

O Mestre de Nazaré, lecionando sobre o cuidado de Deus para conosco, discursou a respeito das aves do céu que não semeiam, nem ceifam, nem fazem provisão nos celeiros, e são sustentadas pelo Pai Celeste.

O Evangelista Mateus anotou em seu capítulo seis: Porventura não sois vós muito mais do que elas?

Considerai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham, nem fiam.

E digo-vos todavia que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles.

Se pois Deus veste assim uma erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé.

*   *   *

Deus permanece nos guiando e fortalecendo para o objetivo feliz.

Ele é o fulcro gerador de poder, em torno do qual tudo e todos gravitam.

Deus permanece sempre guiando-nos e fortalecendo-nos para o final feliz.

Ele está conosco, mesmo quando O esqueçamos.

Ele se revela através dos homens, dos Espíritos, de todos os que se importam conosco.

Descubramo-lO pois que Ele permanece conosco.

 

Redação do Momento Espírita, com base em história narrada 
por Divaldo Pereira Franco, na palestra 
Passes e curas e no
cap. 27, do livro 
Filho de Deus, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
 ed. LEAL.
Em 17.12.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Harry Houdini em escape abaixo de zero.

Imagem/fonte: http://seuhistory.com/node/122951

 

 

Matéria do jornal “Ação Espírita” (Marília, SP)

Carta de Einstein à sua filha Lieserl

 

 

Ação Espírita, edição- novembro/dezembro 2015.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]