Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 01 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/01-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

31-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/31-12-2014.htm

30-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/30-12-2014.htm

29-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/29-12-2014.htm

27-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/27-12-2014.htm

26-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/26-12-2014.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XII,  7- 8

Amai os vossos inimigos

 

 

Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra

 

     7. Aprendestes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhe entregueis o manto; e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado.  (Mateus, 5:38 a 42.)

     8. Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar “ponto de honra” produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei mosaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: “Retribuí o mal com o bem.” E disse ainda: “Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.” Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente.

     Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquele preceito? Tampouco quanto o outro que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo. Levado o ensino às suas últimas consequências, importaria ele em condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar livre o campo aos maus, isentando-os de todo e qualquer motivo de temor. Se se lhes não pusesse um freio às agressões, bem depressa todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma Lei da Natureza, obsta a que alguém estenda o pescoço ao assassino. Enunciando, pois, aquela máxima, não pretendeu Jesus interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho. Somente a fé na vida futura e na Justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Estação III da Via Sacra de Cândido Portinari. Quadro exposto na Paróquia Bom Jesus da Cana Verde. Batatais, SP.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Feliz 2015

 

É o que desejamos a todos nossos queridos amigos, colaboradores e leitores deste modesto boletim informativo. Que possamos, unidos,  prosseguirmos no trabalho da melhor forma que nos for possível.  Abraços. Ismael Gobbo

 

Rosas em praça de São João Del Rey, MG.  Foto Ismael Gobbo 12/2014.

São Paulo, SP, 31-12-2014/ 01-01-2015.

 

 

Carta de Ano Novo

 

Imagem inline 1

 

www.febnet.org.br

 

(Recebido em email de César Perri)

Relógio antigo na estação ferroviária de Paranapiacaba, uma vila inglesa no município de  Santo André, SP.   

O relógio, em funcionamento,  se assemelha ao Big Bem de Londres.  Foto Ismael Gobbo 31/12/2014.

 

 

Palavras positivas para um Novo Ano

 

 

Quando o Novo Ano se aproxima, habitualmente, se escrevem propostas de vida, metas a serem perseguidas nos dias que virão.

Ano Novo é sempre promessa de eventos promissores. Ele chega acenando esperança. Mesmo que se trate somente de algo convencionado pela Humanidade, tem seu significado.

Assinala uma etapa nova e, de um modo geral, todos pensam com otimismo no ano que chega. É o momento de programar a aquisição do imóvel para residência, fazer a viagem tão sonhada, passar no vestibular, concluir o curso de graduação, ter um filho.

São muitos os sonhos, as metas escritas na mente, no coração e no papel.

O que ocorre é que, por vezes, nenhum dos sonhos idealizados se concretiza nos dias que sinalizamos como meta.

Por que será? Naturalmente, muitos são os fatores mas, talvez se começássemos a nos expressarmos com palavras positivas, melhores fossem os resultados.

De um modo geral, quando algo ruim acontece, são sempre palavras negativas que brotam dos nossos lábios, como: Desse jeito não vai, Assim é impossível, ou Tudo dá errado para mim.

Expressões desse gênero marcam fortemente quem ouve e, geralmente, muitos ouvem, até mesmo porque as repetimos muitas vezes, narrando o fato a amigos, colegas, familiares.

E o Não vai dar certo... Isso é impossível... Não vou conseguir... com seu significado negativo, gravam no cérebro exatamente a negação.

E, como se fosse uma bandeira amarela em uma corrida de Fórmula Um, nosso cérebro grava um aviso, um alerta.

Assim, toda vez que uma situação se assemelhar à que resultou nas expressões negativas, nosso cérebro fará link com o fato que as determinou e aquelas marcas ou expressões surgirão imediatamente:Não vai dar... Impossível... ou Errado.

Trata-se de um sistema de proteção de nosso cérebro contra o que pode vir a acontecer, semelhante ao movimento instantâneo de levantar os braços que qualquer um faz quando uma bola, por exemplo, venha em sua direção.

Mesmo que as condições desse novo fato sejam distintas do fato que deu errado, nosso cérebro acionará, em primeiro lugar, de forma inconsciente, as expressões negativas, anteriormente registradas.

Portanto, que tal começar o Novo Ano modificando algumas das expressões habituais como Assim não dá para Como posso fazer isso dar certo, ou Assim é impossível para Preciso descobrir como fazer isso, ou ainda, Está tudo errado para Deve haver um jeito de dar certo.

*   *   *

É uma realidade a força da palavra. É do conhecimento geral que uma simples palavra dita em certo momento pode desencadear crises individuais e coletivas de proporções imensuráveis. A palavra é o veículo do nosso pensamento e, portanto, do nosso magnetismo pessoal.

No mundo individual, cada um de nós tem que conhecer a força que pode desencadear através da língua e dar apenas o bom uso para ela, lembrando a sabedoria do rabi Galileu – “Do que sai pela boca está cheio o coração.”

Dessa forma, comecemos o Novo Ano, com disposição renovada.

Este ano será melhor! Conseguirei vencer! Trabalharei para conseguir o almejado!

Serei feliz, eu, minha família, meus amigos!

Façamos isso.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Empresa
positiva precisa de palavras positivas, de Roberto Garini, do 
site 
www.sonoticiaboa.com.br e no cap. 14, do livro 
A carta de Tiago,  de L. Palhano Jr., ed. Fráter.
Em 30.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

O corredor Dawit Admasu (225), da Etiópia, que venceu a São Silvestre 2014,

passando pela Av. Rio Branco.  Fotos Ismael Gobbo 31/12/2014

A etíope Ymer Wude Ayalew  (30), na Av. Rio Branco,  venceu a São Silvestre 2014. Fotos Ismael Gobbo 31/12/2014

 

 

Diretores e assistentes da Associação Espírita Bezerra de Menezes para o período janeiro 2015/dezembro 2016. Miami, Flórida, EUA

 

 

 

Estimados miembros y simpatizantes del 

Bezerra de Menezes -Miami:

  En preparacion para el nuevo periodo administrativo Enero 2015/Diciembre 2016, deseamos informarles los nombres de los miembros que han sido confirmados para asumir las diferentes responsabilidades.en las areas de coordinacion.

 

Dept. de Asistencia Espiritual:

 

Director:  Gilberto Rustice 

Asistente:  Eliseu Lima  

Asistente:  William Cortezia

 

Dept. de Asistencia Social:

 

Director: Luis Salazar

Asistente: Jorge Aguilar 

Asistente: Ana Tavares

 

Dept Doctrinario:

 

Director:  Rose Tapigliani, 

Asistente: Jose Augusto Chagas

Asistente: Paula Chagas

 

Dept. de Comunicacion - Area Tecnica

 

Director: Joselito Costa 

Asistente: Victor Sepulveda 

Asistente: Felix Pereira

 

Dept. of Comunicacion - Area de Divulgacion

 

Director: Carla Salgado 

Asistente: Allen Sanabria 

Asistente: Rita Salgado

 

Dept. de Evangelizacion Infantil y Juvenil

 

Director: Antonia Cantalice 

Asistente: Claudia Nunes 

Asistente: Rita Soluri

 

Dept of Recursos:

 

Director Leonardo Rodriguez, 

Asistente. Felix Abreu 

Asistente. Andres Palacios

 

Cada departamento tendra un director y dos asistentes, en un esfuerzo por garantizar que al menos una persona de cada departamento, participe en las reuniones de trabajadores, que se realizaran cada dos meses.

 

Fraternalmente,

Margarita Rodriguez

Presidente

Bezerra de Menezes - Miami

 

 

 

 

Bezerra de Meneses Spiritist Association es una organizacion sin fines de lucro 501(c)(3).  Solo operamos con volutarios y donaciones.  Nuestra mision es estudiar el Espiritismo y promover la practica de la caridad espiritual y material.

Forward this email

STAY CONNECTED   

Facebook   Twitter   LinkedIn   Pinterest

 

 

 

Programação do Centro Espírita Joanna de Angelis

Guarulhos, SP

 

PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO - 2015

Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália – Guarulhos/SP – Tel: (11)2451.3208 – facebook: joannadeangelisvilarosaliaguarulhos

 

Dia

Palestrante

Tema

Dirigente

Plantonista

01 (quinta)20hs

Eliana Ivano

Atitudes Renovadas

Carlos Cézar

José Roberto

04 (domingo)19hs

Claudio Palermo

Missão dos espíritas

Eliana Ivano

Vera

06 (terça)20hs

João Vieira

O Cristo Consolador

Mauricio Carvalho

Yolanda

07(quarta)15hs

Vera Nuzzi

Fazer o bem sem ostentação

Odila Amélia

x

08 (quinta)20hs

Lucia Santos

Desapego

(E.S.E. – Cap. XVI, itens 11 a 15)

Jucimar Almendros

Luciete

11 (domingo)19hs

Clayton Fredi

Buscai e achareis

Yolanda Acosta

Vera

13 (terça)20hs

Armando Leite

Homem velho x Homem novo

Gislene Xavier

Yolanda

14 (quarta)15hs

Vera Nuzzi

A beneficência

Odila Amélia

x

15 (quinta)20hs

Jair Almendros

O homem de bem

(E.S.E. – Cap. XVII, itens 1 a 3)

César Messias

José Roberto

18 (domingo)19hs

Djalma Gomes

Resistência ao Mal

Cida Rosário

Vera

20 (terça)20hs

Carlos Maia

A parábola do rico e do Lázaro

Angélica Palermo

Yolanda

21 (quarta)15hs

Vera Nuzzi

 A piedade

Mauricio Carvalho

x

22 (quinta)20hs

Maria Pessoa

(E.S.E. – Cap. XVI, item 11 a 15)

Claudio Palermo

Luciete

25 (domingo)19hs

Luiz Baeta

Afetividade conflitiva

Eliana Ivano

Vera

27 (terça)20hs

Teresa Batista

O céu e o inferno na visão espírita

Mauricio Carvalho

Yolanda

28 (quarta)15hs

Vera Nuzzi

A ingratidão

Erika Lopes

x

29 (quinta)20hs

Claudio Palermo

O homem no mundo

(E.S.E. – Cap. XVII, item 8 a 11)

Jair Almendros

José Roberto

 

(Informação recebida em emails de Claudio Palermo e de Regina Bachega)

 

 

CELV – Nova Turma: Conhecendo o Espiritismo

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

O óbvio não é tão óbvio assim...

 

 

Wellington Balbo – Salvador BA

Ao observar os processos de qualquer empresa, seja ela pública ou privada e em qualquer segmento, constata-se que os erros a atrapalhar todas as operações e causar constrangimentos com clientes e prejuízos de toda ordem ocorrem porque em alguma etapa da operação o tal do "óbvio" não foi feito.

É óbvio que o cliente ao não receber uma mercadoria a ele enviada a nota fiscal e seu respectivo boleto devem ser cancelados, caso contrário o cliente será cobrado por uma mercadoria que não adquiriu.

É óbvio que se um professor lançar a nota errada do aluno deve fazer a correção o mais rápido possível, caso contrário o boletim do discente sairá com a nota errada.

É óbvio que se eu dirigir o carro de minha empresa de forma indisciplinada poderei  causar um sério acidente ou levar uma multa de trânsito.

O mesmo se dá nos relacionamentos humanos que, não raro azedam porque faltou a observação do “óbvio” por um dos envolvidos.

É o amigo que se esquece de dar o parabéns.

O cônjuge que não se recorda da data de casamento.

O filho que deixa de telefonar aos pais em datas especiais.

As lembranças seriam óbvias em se tratando de pessoas que amamos e estimamos, mas...

Mas, sejamos sinceros: O óbvio parece ser a parte mais complicada de se realizar, porquanto comumente é ignorado.

Entretanto, já que falamos tanto de óbvio vejamos como o dicionário define esta palavra: Que está diante dos olhos; que salta à vista; manifesto, claro, patente.

Interessante definição, porém com observação um pouco mais acurada dos processos e da própria condição de seres humanos em construção cai por terra, porque nem sempre o que está diante de seus olhos está do meu.

Nem sempre o que para você é elementar o é para mim e, também, nem sempre o que para mim é fundamental o é para você.

E por quê? Porque somos seres diferentes e com isso enxergamos a vida e as situações que a compõem de forma completamente distinta da que outras pessoas enxergam.

Criados por Deus simples e ignorantes estamos a custa de tropeços, quedas e arribadas aprendendo a lidar com o óbvio.

Impossível, portanto, falar que o óbvio para um é o mesmo óbvio para todas as criaturas.

Ilustrativa a história da esposa que gostando de comer o miolo do pão não o fazia para dar ao marido. Na concepção dela era óbvio que o marido gostava do miolo. Eis que um dia, já cansada de tanto comer casca de pão rebela-se e decide comer o miolo deixando a “parte grotesca” para o cônjuge. O esposo diz então: Meu bem, que linda prova de amor! Obrigado, você deixou de comer a casca do pão para dar a mim e por isso estou muito feliz. Por 25 anos sempre quis comer a casca do pão, mas para mim era óbvio que é da casca que você gosta.

Pois é...

Cada um com o seu "óbvio".

Você provavelmente deve estar se perguntando: Ora, se você afirma que o óbvio não é tão óbvio assim porque depende da condição de cada criatura enxergar mais ou menos as situações da vida, como, então, melhorar processos em empresas ou mesmo o relacionamento humano a fim de atingir excelência?

Simples. Esses enganos e desenganos que surgem e ressurgem por conta de não nos atentarmos que o óbvio para nós não o é para o outro podem ser sanados com comunicação.

Basta iniciar nas empresas, no recinto religioso ou no lar um processo de compreensão de que é preciso comunicar-se de forma eficaz e clara, sem querer adivinhar ou pensar pelo outro. Sem considerar que o meu óbvio é o mesmo que o seu óbvio.

Portanto, fundamental falar abertamente o que se espera e o que se quer não deixando nada subentendido para que as pessoas “pesquem”.

Seja, pois, claro em suas atitudes, fale com firmeza com sua equipe, seu esposo, seus filhos e deixe transparente o que você quer e espera deles, porque, sejamos sinceros:

É óbvio que o óbvio não existe.

 

 

(Texto recebido em email de Wellington Balbo)

Hortênsia.  Paranapiacaba, Santo André, SP, 31/12/2014. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-