Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 24 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/24-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

23-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/23-01-2015.htm

22-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/22-01-2015.htm

21-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/21-01-2015.htm    

20-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/20-01-2015.htm

19-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/19-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIII,  19

Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

 

 

Benefícios pagos com a ingratidão

 

    19. Que se deve pensar dos que, recebendo a ingratidão em paga de benefícios que fizeram, deixam de praticar o bem para não topar com os ingratos?

     Nesses, há mais egoísmo do que caridade, visto que fazer o bem, apenas para receber demonstrações de reconhecimento, é não o fazer com desinteresse, e o bem, feito desinteressadamente, é o único agradável a Deus. Há também orgulho, porquanto os que assim procedem se comprazem na humildade com que o beneficiado lhes vem depor aos pés o testemunho do seu reconhecimento. Aquele que procura, na Terra, recompensa ao bem que pratica não a receberá no céu. Deus, entretanto, terá em apreço aquele que não a busca no mundo.

     Deveis sempre ajudar os fracos, embora saibais de antemão que os a quem fizerdes o bem não vo-lo agradecerão. Ficai certos de que, se aquele a quem prestais um serviço o esquece, Deus o levará mais em conta do que se com a sua gratidão o beneficiado vo-lo houvesse pago. Se Deus permite por vezes sejais pagos com a ingratidão, é para experimentar a vossa perseverança em praticar o bem.

     E sabeis, porventura, se o benefício momentaneamente esquecido não produzirá mais tarde bons frutos? Tende a certeza de que, ao contrário, é uma semente que com o tempo germinará. Infelizmente, nunca vedes senão o presente; trabalhais para vós e não pelos outros. Os benefícios acabam por abrandar os mais empedernidos corações; podem ser olvidados neste mundo, mas, quando se desembaraçar do seu envoltório carnal, o Espírito que os recebeu se lembrará deles e essa lembrança será o seu castigo. Deplorará a sua ingratidão; desejará reparar a falta, pagar a dívida noutra existência, não raro buscando uma vida de dedicação ao seu benfeitor. Assim, sem o suspeitardes, tereis contribuído para o seu adiantamento moral e vireis a reconhecer a exatidão desta máxima: um benefício jamais se perde. Além disso, também por vós mesmos tereis trabalhado, porquanto granjeareis o mérito de haver feito o bem desinteressadamente e sem que as decepções vos desanimassem.

     Ah! meus amigos, se conhecêsseis todos os laços que prendem a vossa vida atual às vossas existências anteriores; se pudésseis apanhar num golpe de vista a imensidade das relações que ligam uns aos outros os seres, para o efeito de um progresso mútuo, admiraríeis muito mais a sabedoria e a bondade do Criador, que vos concede reviver para chegardes a Ele. – Guia protetor. (Sens, 1862.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 Quadro alusivo à Parábola do credor incompassivo. Óleo sobre tela de  Domenico Fetti

Imagem/fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3e/Domenico_Fetti_001.jpg/734px-Domenico_Fetti_001.jpg

 

 

Caminhos retos

 

“E ele lhes disse: Lançai a rede para a banda direita do barco e achareis.” — (JOÃO, capítulo 21, versículo 6.)

 

A vida deveria constituir, por parte de todos nós, rigorosa observância dos sagrados interesses de Deus.

Freqüentemente, porém, a criatura busca sobrepor-se aos desígnios divinos.

Estabelece-se, então, o desequilíbrio, porque ninguém enganará a Divina Lei. E o homem sofre, compulsoriamente, na tarefa de reparação.

Alguns companheiros desesperam-se no bom combate pela perfeição própria e lançam-se num verdadeiro inferno de sombras interiores. Queixam-se do destino, acusam a sabedoria criadora, gesticulam nos abismos da maldade, esquecendo o capricho e a imprevidência que os fizeram cair.

Jesus, no entanto, há quase vinte séculos, exclamou: “Lançai a rede para a banda direita do barco e achareis.”

Figuradamente, o espírito humano é um “pescador” dos valores evolutivos, na escola regeneradora da Terra. A posição de cada qual é o “barco”. Em cada novo dia, o homem se levanta com a sua “rede” de interesses. Estaremos lançando a nossa “rede” para a “banda direita”?

Fundam-se nossos pensamentos e atos sobre a verdadeira justiça?

Convém consultar a vida interior, em esforço diário, porque o Cristo, nesse ensinamento, recomendava, de modo geral, aos seus discípulos: “Dedicai vossa atenção aos caminhos retos e achareis o necessário.”

 

OBRA: CAMINHO, VERDADE E VIDA - FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER / DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL

 

(Texto recebido em email Ada divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Obra de Arte em relevo  ilustrativa do texto evangélico da intitulada  “Pesca Milagrosa”

Fachada da Catedral de La Almudena, em Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nossa homenagem 

Vicente Montepoliciano do Nascimento Júnior

(24-01-1880 / 04-02-1958)

 

 

 

Nascido em 24 de janeiro de 1880, em Guaratuba, Paraná, desencarnou em 4 de fevereiro de 1958, em Curitiba, Capital do Estado do Paraná. Ainda jovem e com grandes pendores literários foi um dos fundadores da Federação Espírita do Paraná, representando, ao mesmo tempo, os Grupos Espíritas Allan Kardec e Luz nas Trevas, da cidade de Antonina.

 

Participou, como Vice-Presidente, da Diretoria Provisória, eleita ao ensejo da fundação da Federativa. Sempre em atividade, integrou a Comissão fiscal em 1906. Foi eleito Presidente em 20 de janeiro de 1907,  reeleito em dezembro do mesmo ano. De 1908 a 8 de janeiro de 1911, foi Secretário Geral e, em 1912 e 1913, eleito e reeleito Presidente.

 

Autor de um trabalho enviado ao Congresso alemão sobre mediunidade, foi um dos preparadores e participantes do Congresso Espírita reunido em Ponta Grossa, em 1915. Exerceu, também o cargo de Secretário Geral, de 17 de janeiro de 1915 a 14 de janeiro de 1917. Permaneceu no Conselho até 13 de julho de 1919 e sua última presença na Secretaria Geral foi em 1921.

 

Sua vida pública foi intensa e, entre outras funções de relevo, exerceu o cargo de Prefeito de Paranaguá.

 

Durante o longo período em que pertenceu aos quadros da Federação, especialmente como Secretário, muito realizou em favor da Causa Espírita.

 

Teve grande projeção no meio jornalístico paranaense e foi um gigante das letras nas colaborações que prestou durante sua existência.

 

Em 4.7.2013.


*   *   *

 

A revista trimestral do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, nº 13, de 1958, com trinta e seis páginas, foi toda dedicada a homenagear Vicente Nascimento Júnior, como era mais conhecido. Dessa revista foi retirada a seguinte biografia:

 

Vicente Nascimento Júnior

 

Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, da Academia Paranaense de Letras, do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, do Centro de Letras e da Academia José de Alencar.

 

Vicente Nascimento Júnior, nascido na vila de São Luís de Guaratuba, mas criado e educado em Paranaguá. Nasceu a 24 de janeiro de 1880, filho do casal Vicente M. Nascimento e Maria Júlia da Silva Nascimento.

 

Faleceu em Curitiba a 4 de fevereiro de 1958. Frequentou escolas primárias: a da sua progenitora e a do Professor Alfredo Alves da Silva, onde prestou exames finais.

 

Começou a vida prática no comércio, inclusive na Capital do Estado, passando depois a exercer a sua atividade jornalística no Diário da Tarde, na A República, Tribuna (Redator Secretário) e Comércio do Paraná (como diretor). Iniciando sua vida pública, serviu como oficial de gabinete do Secretário da Agricultura. Mudando sua residência para Antonina, serviu como Secretário da Prefeitura e da Câmara e, nessa cidade, fundou seu primeiro jornal, O Município. Como funcionário estadual acompanhou a missão Yonosuke Yamada, que fundou a primeira colônia de japoneses em Cacatú, naquele município. Tendo alguns órgãos de imprensa combatido essa colonização, por julgarem inassimilável à sociedade brasileira, defendeu-a como fator de trabalho inteligente e produtivo, e sobre os aspectos etnográficos e sociológicos, logrando seus artigos serem reproduzidos numa revista de Tóquio, com a tiragem de um milhão de exemplares.

 

Retornando a Paranaguá, desempenhou cargos públicos municipais e integrou a redação do Diário do Comércio, por várias vezes. Ali fundou, com o Dr. Hugo Corrêa e Professor Manoel Viana, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.

 

Por nomeação do Interventor Federal exerceu, em 1948, o cargo de Prefeito de Paranaguá, aposentando-se com trinta e três anos de grandes serviços ao Estado e municípios.

 

Sua produção literária foi vasta, estando dispersa em jornais, revistas e folhetos. Elevado a sócio honorário do Clube Literário, por serviços à cultura, do Rotary Clube de Paranaguá e de diversas outras instituições. De suas diversas publicações destacam-se Gabriel de Lara, estudando a individualidade desse bandeirante e 1º capitão-mor de Paranaguá e o drama histórico A conquista do Itiberê, em homenagem ao tricentésimo aniversário do município, em 1948.


*   *   *

Soneto dedicado a Vicente Nascimento Júnior, por Euclydes de Freitas Rocha, no início da década de 1950.

 

Nascimento Júnior

 

Quem o vê, assim, roupa em desalinho,

à cabeça inclinada um chapéu posto

no mais extravagante e arcaico gosto,

nem olha ao passo firme do velhinho

 

Seguindo, indiferente, o seu caminho...

No alquebrado e moreno e esguio rosto,

infinito saber na ideia exposto,

o indica um sábio, cujo pergaminho

nas páginas da imprensa tem honrado,

através pensamento inigualado,

descrevendo a existência parnaguara!

 

E qual Fernando Amaro, ou Cleto, ou Lara,

simbolizando a nossa excelsa glória,

ele é a história da nossa própria História!...

 

 

(Copiado do site http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=275)

 

Praça e Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso (1768). Guaratuba, PR. Foto Ismael Gobbo

Em Guaratuba nasceu Vicente Montepoliciano do Nascimento Júnior em 24-01-1880

Praia e  Morro do Cristo, em Guaratuba, PR   Foto Ismael Gobbo

Marco comemorativo do tricentenário de fundação de Paranaguá.  Foto Ismael Gobbo

Vicente Montepoliciano do Nascimento Júnior residiu na cidade onde teve papel de destaque.

Paranaguá, PR. Foto Ismael Gobbo

Prédio antigo da Federação Espírita do Paraná. Curitiba, PR.

www.feparana.com.br

 

 

Brasileiros na Marcha pela Vida dos EUA

Washington, DC, EUA

 

Delegação Pró-vida do Brasil participa da Marcha Pela Vida nos EUA

Uma delegação oficial  composta por brasileiros pró-vida participa da Marcha Pela Vida (March for Life 2015) nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, dia 22, em  Washington DC.

IMG-20150122-WA0002

Brasileiros no frio inverno de Washington-DC para a 41ª Marcha Pela Vida.

O grupo reúne lideranças que lutam a favor da vida contra o aborto de várias partes do Brasil e congressistas, entre eles o Senador Magno Malta (PR-ES) e o ex-deputado Luís Bassuma, um dos autores do Estatuto do Nascituro.

O produtor de cinema Luis Eduardo Girão, integrante da executiva do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto, conta que a expectativa é grande em  Washington. “Vemos caravanas chegando de todos os Estados Unidos, além de representantes de vários países”.

Girão destaca a organização da Marcha. “O evento começou desde o dia 20. Existe toda uma preparação para a Marcha, que é o ápice do movimento. Durantes estes dias existem feiras, exibições de filme . Horas antes da Marcha existe um momento muito bonito que é o memorial das crianças não nascidas. O senador Magno Malta será um dos oradores desse momento”.

O evento nos EUA é inspiração para os movimentos contra o aborto no Brasil. “Nós bebemos dessa fonte. Apoiamos a luta dos Estados Unidos para reverter a legalização do aborto e ao mesmo tempo tentamos evitar que este mal se instale em nosso país”. 

“É um momento de construção da unidade entre os pró-vida de todo o mundo”, resume Girão, que nos informou também que o número de clínicas que fazem o aborto legalizado nos E.U.A, já é menor que o número de clínicas para aconselhamento à manutenção da vida, o que merece destaque, pois é contínuo o número de pessoas que vêm se dando conta que o aborto em si e a sua legalização são um equívoco.

A Marcha Pela Vida começou pequena, juntando um público de 500 pessoas há 40 anos. Para esta edição a expectativa é reunir 500 mil participantes.

Marcha Pela Vida m seu início.

Marcha Pela Vida em seu início.

 Marcha Pela Vida 2014

Marcha Pela Vida 2014

Aqui no Brasil, já estamos trabalhando para a realização da 3ª Marcha pela Vida do Rio de Janeiro, prevista para o dia 3 de maio (domingo) e a 8ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, dia 3 de junho (terça-feira) em Brasília, além de outros estados.

Texto adaptado do blog Ancoradouro (http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/delegacao-pro-vida-brasil-participa-da-marcha-pela-vida-nos-eua/ 

 

(Informações em email de De: Cidadania RJ <[email protected]> repassadas em email por Nazareno Feitosa e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Seminário de Lançamento NEPE- CEERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

Amigos

Em anexo encaminhamos cartaz do Seminário de Lançamento NEPE-CEERJ

​que será realizado no dia 24 de janeiro - horário: 9h30 - Local: CEERJ

Contamos com a participação de todos.

Abs

 

Lelete Casale

(Equipe Unificação CEERJ)

www.ceerj.org.br

[email protected]

 

 

 

(Informação em email de Apoio Unificação <[email protected]> repassado por Helena Maria dos Santos Ferreira <[email protected]> e por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Agenda de  Dr.  José Carlos de Lucca

Fevereiro/2015.

 

01/02 – Domingo – 16:00h

ENCONTRO DE CURA E LIBERTAÇÃO

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP  - BAIRRO: VILA ARICANDUVA

 

08/02 – Domingo – 10:00h

FRATECEB – FRAT. ESP. CRISTÃ EURÍPEDES BARSANULFO

RUA DR. GETULIO VARGAS, 239

TABOÃO DA SERRA/SP  -  BAIRRO: CENTRO

 

11/02 – QUARTA – 20:30h

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA: MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP   - BAIRRO: VILA ARICANDUVA

 

15 E 16/02 – DOMINGO E SEGUNDA

31º CONGRESSO ESPÍRITA DO ESTADO DE GOIÁS

CENTRO DE CULTURA E CONVENÇÃO DE GOIÂNIA

RUA 4, Nº 1.400 – QUADRA 73

GOIANIA/GO       - BAIRRO: CENTRO

www.feego.org.br

 

18/02 – QUARTA – 20:30h

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA: MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP   - BAIRRO: VILA ARICANDUVA

 

21/02 – SÁBADO – 10:00h

FRATERNIDADE PAX UNIVERSAL

AV. BRAZ LEME, 1.373

SÃO PAULO/SP   - BAIRRO: SANTANA

 

28/02 – SÁBADO – 10:40h

CONFERÊNCIA ESPÍRITA DO SUL CATARINENSE

TEMA: JESUS, O MÉDICO DAS ALMAS

AUDITÓRIO DA ASSOC. COMERCIAL E INDUSTRIAL

RUA ERNESTO BIANCINI GÓES, 91

CRICIUMA/SC             PRÓSPERA

www.fec.org.br

 

(Informações recebidas em email de Luciana Santos [[email protected]])

 

 

Informes do Centro Espírita Zilda Gama com retificações

São Paulo, SP

 

Assunto: Informativo Semanal CE Zilda Gama - Retificação

 

Encaminhamos com a atualização das palestras:

AVISOS

Venha estudar conosco! Já estão abertas as inscrições para nossos cursos de 2015. Maiores informações[email protected]

PRÓXIMAS PALESTRAS

24/01/2015 – Sábado                       15hs – Reunião Pública

Orador: Valter Afonso                        Zilda Gama

Tema: Nem todos que dizem Senhor, Senhor entrarão no Reino dos Céus

 

28/01/2015 – Quarta                       20hs – Reunião Pública

Orador: Edson Brito                          Casa Branca do Caminho

Tema: Caminhos da Evolução

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [mailto:[email protected]])

 

 

Seminário Pietro Ubaldi e a Doutrina Espírita

Três Lagoas, MS

 

Convite aos amigos:

 

  

 

(Informações recebidas em email de DANILO - [[email protected]])

 

 

33ª. Conrespi – Confraternização Regional da Família Espírita

São Carlos, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Palestra no C.E. Emmanuel

Rio de Janeiro, RJ

 

PALESTRA:

 

DIA: 26/01/2015 ÁS 19 HORAS

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA EMMANUEL

(RUA CONDE DE AGROLONGO, 1.199 - PENHA/RJ).

 

TEMA: "DO PRINCÍPIO VITAL"

(E.S.E. CAP.IV)

 

EXPOSITOR: WANDERLEY A. ALVES

 

VENHA COMPARTILHAR COMIGO DESTA NOITE DE ESTUDOS.

 

COM JESUS SEMPRE!

Wanderley

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Retorno das aulas no Maria Dolores

Jales, SP

Caros irmãos, seguem as datas de retorno das aulas na CASA DE MADÔ

Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu - Jales,SP 

Dia 29 - "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" das 20 as 21 horas

Dia 30 - " OBRAS DE ANDRÉ LUIZ"  e "Estudo de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO" as 19h45 as 21h15

Dia 31 - "O ESPÍRITO EM FOCO" (a psicologia transpessoal de Joanna de Angelis)- das 9 as 10 horas.

Obs.: Nestes cursos não é exigido nenhum conhecimento anterior.


(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Autoencontro no Grupo Espírita Jesus de Nazaré

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

COEM no Grupo Espírita Luz e Amor

Franca, SP

(Informação recebida em email da Use Franca)

 

 

V Semana Espírita – Lar Espírita Edgard Armond

Salvador, BA

 


 

Endereço: Rua Simões Filho, Bairro: Boca do Rio

 

Salvador-BA

 

Telefone: (71) 32341486

 

Contato de e-mail Sônia Magalhães -  [email protected]

 

Deus abençoe a Excelência da Caridade

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programa de Rádio “Vocês Espíritas”

Lima, Peru

 

Programa radial VOCES ESPIRITAS  desde Lima - Perú

 


(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

História do Espiritismo

Em 24 de janeiro de 1887 Arthur Conan Doyle

iniciou suas experiências de práticas espíritas

 

Arthur Conan Doyle (22-05-1859 / 07-07-1930)

Criador do personagem Sherlock Holmes

 

....................................

.......................

...............

 

 

..................................

.......................

 

 

 

(Trecho de texto da biografia de Arthur Conan Doyle recebido em arquivo  PDF  por email de Elsa Rossi)

A História do Espiritualismo. Edição da FEB

 

 

Fachada da Kingston National Spiritualist Church, cuja pedra fundamental

foi lançada por Sir Arthur Conan Doyle em abril de 1927. Londres, Reino Unido

 

 

Você é Deus?

 

 

Narra Charles Swindoll que, logo depois do término da Segunda Guerra Mundial, a Europa começou a ajuntar os cacos que restaram.

Grande parte da Inglaterra estava destruída. As ruínas estavam por todo lugar. E, possivelmente, o lado mais triste da guerra tenha sido assistir as criancinhas órfãs morrendo de fome, nas ruas das cidades devastadas.

Certa manhã de muito frio, na capital londrina, um soldado americano estava retornando ao acampamento. Numa esquina, ele viu um menino com o nariz pressionado contra o vidro de uma confeitaria.

Parou o veículo, desceu e se aproximou do garoto. Lá dentro, o confeiteiro sovava a massa para uma fornada de rosquinhas.

Os olhos arregalados do menino diziam da fome que lhe devorava as entranhas. Ele observava todos os movimentos do confeiteiro, sem perder nenhum.

Através do vidro embaçado pela fumaça, o soldado viu as rosquinhas quentes e de dar água na boca sendo retiradas do forno. Logo mais, o confeiteiro as colocou no balcão de vidro com todo o cuidado.

Ele ouviu o gemido do menino e percebeu como ele salivava. Comoveu-se diante daquele órfão desconhecido.

Filho, você gostaria de comer algumas rosquinhas?

O menino se assustou. Nem percebera a presença do homem a observá-lo, tão absorto estava na sua contemplação.

Sim, respondeu. Eu gostaria.

O soldado entrou na confeitaria e comprou uma dúzia de rosquinhas. Colocou-as dentro de um saco de papel e se dirigiu ao local onde o menino se encontrava, na gélida e nevoenta manhã de Londres.

Sorriu e lhe entregou as rosquinhas.

Virou-se para se afastar. Entretanto, sentiu um puxão em sua farda. Olhou para trás e ouviu o menino perguntar, baixinho:

Moço... Você é Deus?

*   *   *

Existem gestos pequenos, mas que significam muito para algumas vidas.

Para uma criança faminta, um pedaço de pão é a glória. Para uma criança com fome e desejosa de doces, conseguir ter alguns para saciar sua vontade, é a suprema delícia.

Aprendamos a observar o de que necessitam as pessoas, ao nosso redor. Quase sempre, são coisas pequenas que podemos realizar, ocasionando pequenas ou grandes alegrias.

E sempre, em todas as ocasiões, a nossa atitude estará obedecendo, com certeza, ao desejo do Pai Criador na atenção aos Seus filhos na Terra.

Pensemos nisso e não permitamos que as chances se percam, nas vielas do mundo.

Sejamos, neste planeta azul, as mãos de Deus atendendo os Seus filhos. E, para isso, não se fazem necessários extraordinários feitos, nem saciar a fome de todos. Por vezes, basta alimentar uma criança ou satisfazer a enorme necessidade de alguém de comer um prato bem feito, um pãozinho bem quente ou tomar um copo de leite.

*   *   *

Não és um observador distante da vida. Estás na condição de membro do organismo universal, investido de tarefas e responsabilidades, de cujo desempenho, por ti, resultarão a ordem e o sucesso de muitas coisas.

Considera-te pessoa valiosa no conjunto da criação, tornando-te cada dia, mais atuante na obra do Pai.

Não te permitas andar pela vida como quem observa de fora, mas, ao contrário, participa de forma consciente e ativa das ações que iluminam e enriquecem outras vidas.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Você é Deus?, 
de Charles Swindoll, do livro 
Histórias para o coração 2, 
de Alice Gray, ed. United Press.
Em 23.1.2015.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Sob neblina londrina, O HMS  Belfast, à direita,  é um  navio  de guerra desativado em 1971 e  transformado num museu flutuante. 

Ele serviu por 32 anos à Marinha Real Britânica; participou de batalhas na Segunda Guerra Mundial  e da Guerra da Coréia.

Está ancorado nas proximidades da Tower Bridge,  no rio Tamisa,  Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-