Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 02 de maio de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/02-05-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/02-05-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/30-04-2016.htm

29-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/29-04-2016.htm

28-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/28-04-2016.htm

27-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/27-04-2016.htm

26-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/26-04-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

   

 

 

 


 

 

  

 

Compaixão e vida

 

 “(...) O indivíduo que se renova moralmente contribui de forma segura para as alterações que se vêm operando no planeta.”

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Jesus e Vida  2ª ed. p. 16   –
Editora LEAL
Desenho: Fátima Oliveira
Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 


 

 

  

 

Compasión y vida

 

 ...El individuo que se renueva en el aspecto moral contribuye de un modo efectivo a los cambios que se están produciendo en el planeta.

 

 

  Joanna de Ângelis/Divaldo Franco
Libro Jesús y Vida – Editora LEAL
Creación: Fátima Oliveira - Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

  (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

................................

.......................

..............

 

 

(Copiado de Febnet)

François Fénelon. (1651 – 1715)

Fonte Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_F%C3%A9nelon#mediaviewer/File:Fran%C3%A7ois_de_Salignac_de_la_Mothe-F%C3%A9nelon.PNG

 

 

 

Da mulher

 

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Conduta Espírita. Lição nº 01. Página 17.

 Compenetrar-se do apostolado de guardiã do instituto da família e da sua elevada tarefa na condução das almas trazidas ao renascimento físico. Todo compromisso no bem é de suma importância no mundo espiritual.

 Afastar-se de aparências e fantasias, consagrando-se às conquistas morais que falam de perto à vida imperecível, sem prender-se ao convencionalismo absorvente. O retorno à condição de desencarnado significa retorno à consciência profunda.

 Afinar-se com os ensinamentos cristãos que lhe situam a alma nos serviços da maternidade e da educação, nos deveres da assistência e nas bênçãos da mediunidade santificante. Quem foge à oportunidade de ser útil, engana a si mesmo.

 Sentir e compreender as obrigações relacionadas com as uniões matrimoniais do ponto de vista da vida multimilenária do espírito, reconhecendo a necessidade das provações regenerativas que assinalam a maioria dos consórcios terrestres. O sacrifício representa o preço da alegria real.

 Opor-se a qualquer artificialismo que vise transformar o casamento numa simples ligação sexual, sem as belezas da maternidade. Junto dos filhos apagam-se ódios, sublima-se o amor e harmonizam-se as almas para a eternidade.

 Reconhecer grave delito no aborto que arroja o coração feminino à vala do infortúnio. Sexo desvirtuado, caminho de expiação.

 Preservar os valores íntimos, sopesando as próprias deliberações com prudência e realismo, em seus deveres de irmã, filha, companheira e mãe. O trabalho da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito.

 "E, respondendo, disse-lhe Jesus: - Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." Lucas, 10:41 e 42.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Jacopo_Tintoretto_008-2.jpg

 

 

Registro. Divaldo Franco no

Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador, BA

 

 

 

30 de abril de 2016

 

Na palestra pública realizada no Centro Espírita Caminho da Redenção, às 20h00min, Divaldo Franco, servidor incansável, abordou aspectos da mediunidade, sua incidência na história da humanidade, seus efeitos e a preparação e o comportamento dos médiuns para bem exercer essa faculdade de ordem paranormal.

Cada criatura humana deve conscientizar-se de que deve trabalhar para a construção de um mundo melhor, servindo com coragem aos seus semelhantes. Para tal apoiou-se na sentença de Gabriela Mistral, poetisa chilena, Prêmio Nobre de Literatura, que afirmava: Aquele que ainda não aprendeu a servir, não aprendeu a viver. Quem aprendeu a servir, destacou o orador de escol, é feliz, o seu estado é de felicidade.

Para corroborar que a mediunidade está presente em a criatura humana, como faculdade, apresentou dois fatos. O primeiro, envolvendo o Papa Pio VII, que estando no Vaticano reunido com alguns cardeais, e distante dos fatos a mais de 750 km, descreveu o final da Batalha de Lepanto (07 de outubro de 1571), quando a armada comandada por Dom Juan de Áustria derrotou os Mouros, em memorável batalha naval. De imediato o fato não recebeu crédito, e os cardeais atribuíram tal descrição a um momento de desequilíbrio do Papa Pio VII, pela sua avançada idade. Somente dez dias após, a notícia chegou ao Vaticano, confirmando exatamente a visão a distância, uma particularidade da mediunidade, descrita pelo Pontífice, entrando o fato para a história da Igreja.

O segundo fato, com a mediunidade de bilocação, foi protagonizado por Santo Antonio de Pádua, que estando em Pádova-Itália, esteve presente no julgamento de seu pai em Lisboa-Portugal, testemunhando pela sua inocência e apontando o verdadeiro criminoso que estava presente no local do julgamento. A presença de Santo Antonio de Pádua foi testemunhada em ambas as cidades.

Explicando o fenômeno mediúnico, Divaldo falou sobre as funções do perispírito no intercâmbio com os seres incorpóreos, sobre o resgate de débitos para com a Lei Divina, afirmando que todo o bem que se faça possui o poder de anular o mal que se fez. É necessário, frisou, que o bem se sobreponha ao mal, anulando-o. Cada indivíduo é o resultado do que tenha feito, ou deixado de fazer, isto é, o resultado da causalidade. Todos possuem aptidões que precisam ser desenvolvidas, pois que elas se encontram em gérmen. Essas potencialidades se encontram adormecidas, haja vista que cada ser humano é uma emanação do psiquismo divino. Segundo estudos do Dr. Dean Hamer, geneticista americano, há no homem um gene divino, fato que o levou a afirmar que cada indivíduo é a configuração de Deus, todos possuem essa essência divina.

Para encontrar a plenitude, disse o orador por excelência, é necessário que cada um se conheça, aprofundando esse autoconhecimento sempre. A mediunidade não possui nada de fantástico, mas é uma ocorrência normal. Todos são médiuns. As gradações da faculdade mediúnica são diferentes para cada indivíduo, assim como há gradações de inteligência. As tendências mediúnicas vão se desenvolvendo através das reencarnações sucessivas. A mediunidade se apresenta em três fases: a lúcida, ou consciente; a semiconsciente; e a sonambúlica, ou inconsciente. O médium, ao longo da vida, pode passar pelas três fases. Todo ser humano é um aprendiz da mediunidade.

Agregando maiores e pormenorizadas informações, Divaldo Franco leu uma mensagem de Joanna de Ângelis, e por ele psicografada na reunião mediúnica do dia 27 de abril de 2016, no Centro Espírito Caminho da Redenção, com o título “Em serviço Mediúnico”. Em linhas gerais, a mensagem afirma que a mediunidade é um instrumento delicado, e ao mesmo tempo forte; que não se é médium durante algum tempo, mas sempre; que o médium deve aprender a utilizá-la em alto nível moral e ético; o mecanismo da mediunidade está sempre ativado; a mediunidade é uma bênção e se constitui em o sexto sentido; é uma concessão de ordem divina para a elevação espiritual do médium; o exercício da mediunidade deve contribuir para a mudança de atitudes morais e intelectuais; é, também, um lenitivo aos sofredores, pois que sendo amados, se sentem aliviados em suas dores; é incentivo para a transformação moral.

Finalizando essa verdadeira aula sobre mediunidade, Divaldo Franco recomendou o estudo de O Livro dos Médiuns, e da obra Técnica da Mediunidade, de Carlos Torres Pastorino.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco em

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco. Maio/2016

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

(Informação em emails de Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf [email protected] e de  nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

42ª. Feira Internacional do Livro

Buenos Aires, Argentina

 

 

Integrar imagen

 

Hoy empieza la 42a Feria Internacional del Libro de Buenos Aires. 

El stand de la CEA ya está preparado para recibirlos con mucho cariño. 

¡Los esperamos!

 

Stand 2125 - Pabellón Amarillo - 21 de abril al 9 de mayo

 

 

 

Integrar imagen

 

 

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
sitio web: www.ceanet.com.ar

Facebook: facebook.com/confederacion

Personería Jurídica N° 1464
Entidad de Bien Público N° 3016
Fichero de Cultos N° 2



(Informação recebida em email de MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

Buenos Aires. Edificio com imagem de  Evita Peron

Foto Ismael Gobbo

 

 

Cobem: A importância da Evangelização

Salvador, BA

 

12/05/2016 - Quinta-feira - 18h - Salvador (BA)

 

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 Informações:

Assessoria Recepção Meimei - (71) 33560256

 Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

 https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

 Visitem o site da Cobem com muito amor

 www.cobem.org.br

 

(Informação recebida em email de Miranda 6 Edward [[email protected]])

 

 

Vídeo comentado por Divaldo Pereira Franco

Personagens da Codificação

 

 Queridos amigos:

 

     Dando continuidad a la serie "Personajes de la Codificación", envío hoy el vídeo sobre San Luis, comentado por Divaldo Franco.

 

     Pueden verlo aquí: http://youtu.be/9Lh1M-x4eq0

     Luis de Francia  1214 - 1270

     "San Luis es el espíritu venerable; San Luis de Francia, el gran cruzado, es aquel noble espíritu que también se convertiría en un benefactor inolvidable de la juventud; fomentador del progreso y, más tarde, considerado un verdadero santo, por su abnegación y por sus esfuerzos en favor de la humanidad.
    
     "San Luis está presente en la Codificación, como uno de los más dignos exponentes del Evangelio de Jesús, que nos invita a reflexiones muy profundas. (1)

     "Oportunamente, durante una conversación que mantuvimos con Chico Xavier, al referirse a San Luis Gonzaga -nombre que se le dio al Centro Espírita que él fundó en la ciudad de Pedro Leopoldo-, amplió sus consideraciones a San Luis de Francia, ese ilustre rey que supo enaltecer la lámpara de la luz espiritual y la llama de la justicia, de la paz y de la libertad, en una época de intolerancia, de esclavitud, de persecuciones religiosas singulares, procurando servir a Jesús con absoluta abnegación.

    
     "Todos los mensajes dictados por San Luis, así como las respuestas que expuso de manera espontánea, o bien cuando fue consultado, constituyen un fundamento de absoluta seguridad para el equilibrio de los postulados espíritas, en los días de ayer, en los días actuales y en los desafiantes días que vendrán mañana."

 

(1) El Evangelio según el Espiritismo: Cap. IV, ítems 24 y 25; cap. V, ítems 28 a 31;

            cap. X, ítems 19 a 21; cap. XIII, ítem 20; cap. XVI, ítem 15.

    El Libro de los Médiums: Cap. IV, ítem 74; cap. V, ítem 94; cap. VIII, ítem 128; cap.

             XXIV, ítem 266; cap. XXV, ítem 279; cap. XXXI, ítems VI, XVII, XVIII, XIX, XXIII

             e ítem XXXIV (observación).

    El Libro de los Espíritus: Prolegómenos (participación); cap. IX, cuestión 495; Libro

             III, cap. II, cuestión 664; Libro IV, cap. II, cuestiones 1004, 1006, 1007, 1008, 1010.

    El Cielo y el Infierno: Cap. II, El Señor Sanson; cap. III, Anna Belleville; cap. IV, Ferdinand Bertin;
                
   Claire; cap. V: El suicida de la Samaritana; El padre y el conscripto; Luis y la aparadora de
                    botinas; cap. VI: El espíritu de Castelnaudary; cap. VII: La reina de Oude; cap. VIII, Charles de                     Saint G. -   


 Abrazos,

 

Lucas Milagre
(37)8415-5995

 

"La paz es cambiar el armaos los unos contra los otros, por el amaos los unos a los otros." -  Divaldo P. Franco

 

"El verdadero hombre fiel es aquel que da ejemplo vivo de su creencia, a través de sus actitudes y ejemplificaciones. "  - Buenaventura

 

"Que otros discutan acerca del Cristo, que otros permanezcan en el país del entretenimiento, recogiendo flores efímeras para la curiosidad liviana o insatisfecha. Cada uno se sintoniza con las situaciones a las que confía su corazón. Pero, que el servicio al prójimo con Jesús, como una norma sublime, sea nuestro motivo de cada momento." Francisco de Asís

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

CEIFA. Grupo de Estudos Joanna de Ângelis

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Programação de palestras na S.E.E. e Filantrópica

Grupo da Paz. São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

AME-Parana: Mesa Redonda

Curitiba, PR

 

 (Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Vídeo: Palestra com Izaias Claro

Três Lagoas, MS

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=HMm2Egdfy5o&feature=youtu.be

 

 

 

 

Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?m=1115737685645&ca=77e666fa-d3bd-4eae-98b9-353f00768ac4

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

 

Observação: Se você não deseja receber este boletim semanal, envie a palavra "CANCELAR" para o e-mail: [email protected] , pelo que agradecemos.

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

 

Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo,

Chamada de trabalhos. 12º. ENLIHPE/2016. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

Av. 23 de Maio com o Parque do Ibirapuera ao fundo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

XI Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

26º. Concurso de Poesia com Temática Espírita da

Arte Poética Castro Alves. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de alta_carneiro [[email protected]])

 

 

 

Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE O

 

 

DR.  JOSÉ  LUIZ  DO  VALLE

ZÉLU.  

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 04-05-2016

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:

"  DESPRENDIMENTO  DOS  BENS  MATERIAIS  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Boletim da AME-Brasil 05/2016

Acessar no Link

 

Clique:

http://www.amebrasil.org.br/2015/news/maio_2016.html

 

 

 

 

 

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Palestras programadas com Roosevelt A. Tiago

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Jornal Espírita “O Farol”. Acesse nos links abaixo

Getulina, SP

 

Boa tarde queridos amigos.

 

Enviando nosso facho de luz

 

Pedidos:

Repassem, Divulguem se possível!

 

Cópias:

Maio: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita95.pdf

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/

Vai anexo também!

 

Àqueles que tem o endereço no IG e vão mudar pra outra conta, não esqueçam de me enviar o novo endereço pra continuarem a receber o jornal.

 

Feliz Dia das Mães!

 

 

 

 

Coluna Espírita do Diário de Taubaté 30/04/2016.

Taubaté, SP

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Homenagem

 

Pierre-Gaëtan Leymarie

1827- 1901

biografiaNasceu em Tulle, França, em 02 de maio de 1827.

Pierre-Gaëtan Leymarie foi um dos mais destacados continuadores da obra de Allan Kardec. Foi um homem notável, que sempre se interessou pelos ideais nobres.

Integrado às fileiras espíritas, empolgou-se com seus nobilitantes ideais e, quando Allan Kardec iniciou a publicação da Revue Spirite e das obras fundamentais do espiritismo, dando início às sessões de estudos e experimentações, contou com o incondicional apoio de Leymarie, o qual se tornou um dos seus mais assíduos assessores.

Pouco antes da sua desencarnação, Allan Kardec lançou as bases de uma Sociedade Anônima, à qual legaria os seus bens, com objetivo de assegurar a difusão do Espiritismo. Leymarie foi um dos primeiros a integrar-se na Sociedade, da qual se tornou administrador. Também passou a exercer os corgos de redator-chefe e diretor da Revue Spirite.

Durante trinta anos, no atribulado período que se seguiu ao decesso de Kardec, quando o Espiritismo era encarado com reservas, sendo alvo de zombarias e inconcebíveis ataques, Leymarie manteve-se em luta constante, proclamando bem alto os nobres ideais da Terceira Revelação, através das páginas da Revue Spirite e da palavra falada.

A Revue Spirite se tornou órgão de divulgação de todos os ideais nobres de cunho humanitário, moral e espiritualista. Os trabalhos encetados na Inglaterra por William Crookes tiveram na revista a melhor acolhida e o próprio Leymarie fez experiências com um médium fotógrafo, obtendo uma série de fotos que foi publicada em suas páginas.

Nessa época foi vítima de detratores do Espiritismo, quando o fotógrafo Buguet, fazendo uso dos meios fraudulentos na obtenção de fotografias de Espíritos, é processado pelo Ministério Público. Em 16 de junho de 1875, Leymarie e Firman foram também envolvidos no processo, em vista dos laços de amizade que mantinham com Buguet, e desta forma, julgados coniventes na fraude. Devido a depoimentos inverídicos de Buguet, os três foram condenados. Buguet e Firman conseguiram a liberdade. Leymarie não. Elaborou notável Memória à Corte Suprema, atestando, perante sua consciência e de seus filhos, a sua inocência, mostrando-se confiante na decisão final daquele tribunal. Com sentimento de remorso, Buguet escreve ao Ministro da Justiça dando testemunho sobre a inocência de Leymarie, acrescentando que, embora muitas das fotos fossem verdadeiras, devido ao desconhecimento que tinha da Doutrina Espírita, praticava a fraude, quando não as conseguia com sua mediunidade. Em sua carta ele afirmou: "Lastimo, pois, haver dito, na minha fraqueza, o contrário da pura verdade, renunciando eu à minha mediunidade e pedindo perdão a Deus por esse ato que deploro, pois, que ele serviu para incriminar um homem probo, cuja boa fé se tornou suspeita em face das minhas afirmações."

Amèlie Boudet, viúva de Allan Kardec, apesar de sua avançada idade, atuou no processo como testemunha. Cartas de solidariedade de todo o mundo foram enviadas a Leymarie. A "Sociedade para Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec" recebeu manifestações de simpatia de vários países, inclusive do Brasil, partindo elas tanto dos encarnados como dos desencarnados.

Apesar de todo o empenho e de tantas declarações e testemunhos abonadores, Leymarie foi condenado a um ano de prisão celular. Um pouco mais tarde, anulada a sentença condenatória, o infatigável discípulo de Kardec voltou às atividades, retomando a direção da Sociedade e da Revue Spirite.

Graças à ação de Leymarie as obras de Allan Kardec foram traduzidas para vários indiomas. Também realizou vária viagens à Bélgica, Espanha e Itália, difundindo os consoladores ensinamentos da Doutrina dos Espíritos.

Participou como delegado do I Congresso de Bruxelas. Em 1888 foi eleito a ocupar uma das presidências do Congresso Espírita de Barcelona. Nessa ocasião, foi lida a comovente moção de gratidão enviada da prisão de Tarragona, por um por um grupo de condenados a trabalhos forçados, convertidos à fé espírita.

Em 1889 Leymarie organizou o I Congresso Espírita da França.

Leymarie foi assim, fervoroso propagandista da Doutrina. Orador e escritor, conseguiu, pela firmeza de seus ideais, atrair a simpatia e a admiração de muitos pensadores da época. Foi homem sensível e profundamente honesto.

Sua esposa, Marina, deu-lhe sempre a máxima cooperação. Quando Leymarie foi processado, ela escreveu a admirável memória "Procés des Spirites", que se tornou precioso documento para a história do Espiritismo.

Leymarie desencarnou no dia 10 de abril de 1901, na cidade de Paris.

 

(Texto copiado do site Feparana)

Tulle, França. Cidade natal de Pierre-Gaëtan Leymarie

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tulle_2207.jpg

Pierre-Gaëtan Leymarie

Imagem/fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/Pierre%20Gaetan%20Leymarie/Madame%20P.G.%20Leymarie%20-%20Processo%20dos%20Esp%C3%ADritas.htm

Imagem/fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/Pierre%20Gaetan%20Leymarie/Madame%20P.G.%20Leymarie%20-%20Processo%20dos%20Esp%C3%ADritas.htm

 

Túmuo de Pierre-Gaëtan Leymarie

Cemitério Père-Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Voluntariado

 

 

O voluntariado tem sido muito relevante nas últimas décadas.

Trabalho voluntário é o que se faz sem imposição de ninguém, aquele que depende somente de nosso livre- arbítrio.

O voluntário engajado, participante e consciente, se diferencia pelo seu grau de comprometimento.

Quando colocamos na tarefa, que voluntariamente desempenhamos, nossos sentimentos melhores, ela se torna fonte de enriquecimento de virtudes.

Sempre que quisermos, podemos aceitar o trabalho abençoado a que somos constantemente convidados pela vida, onde estivermos.

Em uma das parábolas do Mestre Jesus, um pai pede ao filho mais velho: Filho, vai trabalhar hoje, na minha vinha.

O filho concordou, mas não foi.

Então o pai disse o mesmo ao segundo filho, que, de imediato, se negou a ir. Entretanto, passado um tempo, se decidiu e abraçou a tarefa.

Todos somos os filhos convidados para trabalhar na vinha do Pai. Para trabalhar na Seara do Mestre.

São convites constantes, em qualquer época de nossa caminhada imortal.

Não basta, contudo, aceitá-los. Precisamos nos engajar no trabalho com amor e disposição, com responsabilidade e seriedade.

Nenhuma seara, se não for devidamente preparada, adubada, semeada e muito bem cuidada, dará frutos e alimentará.

É um labor contínuo, sem queixas nem reclamações, que exige amor e dedicação de quem se propõe a realizá-lo.

Na parábola, o pai diz ao filho: Vai trabalhar hoje, na minha vinha.

Hoje, porque amanhã talvez haja passado a oportunidade, sejam diferentes as condições, a vida possivelmente tenha mudado os rumos existenciais.

O trabalho voluntário nos enriquece e engrandece a quem o recebe.

O salário é o imenso amor que retorna multiplicado para nós mesmos.

É luz que se acende, aquecendo-nos o coração, fazendo com que esse sentimento nos fortaleça.

Mesmo quando funcionários remunerados, podemos ser voluntários no amor, na gentileza que oferecemos, na boa vontade em servir.

Se já sentimos o amor do Cristo em nossas vidas, sirvamos ao próximo, de maneira voluntária.

Servir é honra que nos enriquece de vida e de responsabilidade, amadurecendo nossossentimentos e nos enobrecendo interiormente.

Como voluntários conscientes nos assemelhamos à pedra preciosa a brilhar ao sol do amor.

Geramos simpatia quando nos apresentamos para o trabalho. Deixamos uma saudade imensa quando partimos para novas tarefas.

O trabalho que desempenhamos voluntariamente passa a ser o maior alento para nossa vida.

E nosso coração se repletará de prazer ante essa fonte inesgotável de venturas.

Onde quer que estejamos nos doemos ao bem maior.

*   *  *

O maior exemplo de trabalhador voluntário temos em Jesus, que somente se dedicou a todos, sem qualquer pedido de retribuição.

Prometendo o reino dos céus, modificou as paisagens da Terra.

Trabalhando sem cessar, confirmou que também o Pai, até hoje, trabalha. 

Redação do Momento Espírita, com pensamentos do cap. 13, 
do livro 
Libertação pelo amor, pelo Espírito Joanna de Ângelis, 
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 30.4.2016.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Voluntários varrem o calçadão de Brooklyn após o furacão Sandy em 2012.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CI_boardwalk_Sandy_sweepers_jeh.jpg

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]