Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 19 de novembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/19-11-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/19-11-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/18-11-2016.htm

17-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/17-11-2016.htm

16-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/16-11-2016.htm

15-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/15-11-2016.htm

14-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/14-11-2016.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este capítulo continua no próximo email.

 

 

(Copiado de Febnet)

Manhã após o dilúvio. Óleo sobre tela de Joseph Mallord William Turner.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joseph_Mallord_William_Turner_-_The_Morning_after_the_Deluge_-_WGA23180.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Melhor refletir

 

 

 

Adelvair David (Jales, SP)

 

É natural que os desafios da vida provoquem sensibilização ou constrangimentos nos equipamentos emocionais da criatura humana.

Todo ser humano é sensível ao que lhe acontece, e por não ser ainda evoluído o suficiente para compreender todos os eventos dos quais é forçado participar, não reage de forma satisfatória em todas as situações.

O que se pode observar e concluir observando-se a forma como o homem age para resolver os seus problemas, e muitas delas nada honrosas, é que está implícita em cada experiência a necessidade de se fazer um aprendizado

Quanto mais agastado, ferido, envergonhado, perturbado ou desorientado se apresente ele diante do que vivenciou, mais se observa que deve refletir sobre o que lhe acontece ou aconteceu, que deve encontrar e mudar alguma coisa no seu sentimento que não vai bem.

O orgulho, o egoísmo, a vaidade, a sensualidade, a cupidez, a baixa alta estima, a ambição desmedida são moradores muito bem acomodados na alma dos seres humanos neste mundo, em uns mais em outros menos, porém, segundo os espíritos venerandos constituem-se em chagas da humanidade, dizendo eles que não se trata de um problema de alguns, mas de todos.

Aplicar-se na própria melhora para alterar as paisagens íntimas de forma a não mais ceder aos convites dessas mazelas é tarefa inadiável e intransferível, se não se quiser perpetuar as suas funestas consequências desde a vida atual, mas seguramente nas vidas futuras que o homem terá neste mundo, a caminho do seu progresso espiritual.

Muitas vezes, uma pessoa não fica transtornada por reconhecer ter feito algo que não devia, mas por ter sido descoberta fazendo, isto lhe excita o orgulho e a faz sofrer mais do que deveria e a reagir de forma muito desagradável para tentar restabelecer o brilho perdido com a sua atitude tresloucada ou indevida.

Em qualquer tempo, melhor assegurar-se na verdade, no amor e na dedicação a uma vida ética, caso mesmo assim surpreendido em uma atitude não indicada saberá perdoar-se e compreender-se ainda falível, por não ter conseguido ainda de fazer todo o seu progresso moral e espiritual.

Assegurou Jesus na parábola [...] caiu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos; precipitaram-se contra aquela casa, mas ela não desabou.

ANTES DE AGIR, MELHOR REFLETIR, PARA MUDAR.

 

Ilustração. Farol.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bell_Rock_Lighthouse_-_Google_Book_Search_-_Biographical_Sketch_of_the_Late_Robert_Stevenson.jpg

 

 

 

 

Revista Reformador da FEB

digitalizada de 1903 à 2015

 

Acesse:

http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/index.php/reformador/pesquisa_submit

 

 

 

 

(Com informações de João Marchesi Neto)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Sorocaba, SP

 

 

Divaldo Franco-Sorocaba/SP 16-11-2016

 

O Clube União Recreativo, em sua sede Campestre, em Sorocaba-SP acolheu, na noite de 16 de novembro de 2.016, cerca de 4.200 pessoas para ouvir Divaldo Franco.

O evento foi organizado pela USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) Intermunicipal Sorocaba.

Da tribuna Divaldo Franco deu início à palestra abordando as causas que governam o enorme sofrimento que envolve o comportamento humano da atualidade, onde o materialismo e o desprezo pelos valores morais e éticos associados ao ateísmo  tiranizam grande parte da sociedade pela imposição de seus valores transitórios e alienantes do sexismo, do individualismo e do consumismo.

Divaldo faz, então, uma sucinta, porém brilhante, incursão pela história da humanidade perpassando os eventos chaves que resultaram no fortalecimento da filosofia materialista e ateísta.

Divaldo relembrou o Iluminismo movimento cultural no século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da era medieval e revelando as inconsistências bíblicas.

A partir dos ideais Iluministas e à par com uma severa crise o povo revoltou-se e em 14 de julho de 1.789 com a queda da Bastilha teve início a Revolução Francesa.

Cansados e oprimidos pela intolerância religiosa e os privilégios ao clero e em associação aos pensamentos filosóficos materialistas os Revolucionários buscaram impor os seus pensamentos e Pierre Gaspard Chaumette (1763 –1794) político Frances e pertencente ao grupo dos ultras radicais fanáticos no período da Revolução Francesa e que considerava ser a religião uma relíquia das superstições da era medieval e não mais correspondendo às conquistas intelectuais obtidas com o Iluminismo. Chaumette considerava a Igreja e os inimigos da Revolução Francesa como sendo a mesma coisa e apoiado em seu fanatismo iniciou o movimento de descristianização do povo Frances.

O auge da imposição do pensamento materialista e ateísta ocorreu na Catedral de Notre Dame de Paris no dia 10 de novembro de 1.793 quando se deu a destruição do altar da catedral e a entronização da deusa Razão (representada pela atriz Mademoiselle Candeille) em substituição a Deus. A partir de então nesta data passou-se a comemorar o Festival da Razão.

Em 1801 Napoleão Bonaparte assina com o Papa Pio VII o acordo de restabelecimento da religião e trazendo de volta Deus para a França, que ficou conhecida por “Concordata de 1.801”.

Em 1.804 enquanto o Imperador francês Napoleão Bonaparte invade outros países para impor sua dominação, nascia em na histórica cidade de Lyon na mesma França de Bonaparte Hippolyte Léon Denizard Rivail – mais tarde Allan Kardec – representando uma luz na terrível noite a que se entregava a humanidade.

Enquanto s terríveis consequências das Guerras Napoleônicas prosseguiam  impondo sofrimento o jovem Hippolyte  Denizard ingressava na escola fundada por Henrique Pestalozzi em Iverdum na Suiça construindo as bases da estrada de luz que viria em socorro da humanidade.

Divaldo segue ilustrando o caminho da filosofia materialista no Século XIX com o surgimento do Positivismo com Auguste Comte (1798-1857).

Freud, Nietzsche e o niilismo, Karl Max e a afirmação de que a religião é o ópio do povo, representam o máximo do pensamento materialista ateísta.

Guerras e revoluções sangrentas dominam o século XX e a libertinagem dos costumes morais – travestidas de liberdade – empurram a sociedade à conquista do nada existencial em prejuízo dos valores transcendentais.

A humanidade empanturrada de tecnologia experimenta, porém, sofrimentos emocionais e morais a se refletir nas imensas multidões de depressivos.

Mas o comportamento pendular da sociedade humana desloca-se uma vez mais e tem início a volta dos cientistas e da ciência para Deus minimizando as crises passadas.

Fazendo contraponto ao ilusório império materialista-ateísta Divaldo cita o Químico americano e Presidente da Academia de Ciência de Nova York o Dr. Abraham Cressy Morrison (1864 – 1951) que publicou um artigo na imprensa americana intitulada “Sete Razões que um Cientista Acredita em Deus” (Seven Reasons a Scientist Believes in God).

Nesse artigo o Dr. Morrison – baseado na lógica das descobertas científicas – enumera as razões que comprovam cientificamente a existência de Deus.

Utilizando-se do conhecimento da velocidade de rotação da Terra, da distância da Terra em relação ao Sol, da espessura da camada da atmosfera que circunda a Terra, do ângulo de inclinação do eixo vertical da Terra, da existência da Lua etc, o Dr. Morrison conclui que tudo foi cuidadosamente pensado e construído para que a vida na Terra fosse possível e, dessa maneira, ALGUÉM se preocupou com isso e cuidou de todos os detalhes. Se não foi Deus – pergunta o cientista – quem teria sido?

Deus retorna a pauta das considerações científicas e o homem deixa de ser apenas um amontoado de átomos, moléculas e células fadado ao túmulo após uma breve existência para se transformar em herdeiro do Universo.

Mas para sentirmos a presença de Deus é necessária uma condição: amar.

Amar, como nos convidou Jesus  - o tipo mais perfeito que Deus deu aos homens para lhes servir de Modelo e Guia – e anotada pelo evangelista Marcos no capítulo 12:29 e 30: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo

A tecnologia e a ciência auxiliam, mas somente o amor edifica permanentemente.

Divaldo Franco, conclui sua palestra emocionando a todos os presentes com a narrativa da página de autoria de Felício Terra em torno da vida de Leland Stanford Senior, sua esposa Jane Stanford e do filho Leland Stanford Junior (1868-1884) cuja morte – por tifo - durante uma viagem pela Europa, despertou nos pais a motivação para as preocupações transcendentais da vida.

Tocada pelos exemplos de amor do filho Leland pelas crianças desassistidas e excluídas de um orfanato que um dia visitara junto com a mãe, o casal Stanford passou a considerar a ideia de fazer das crianças da California as crianças da família Stanford.

Com essa motivação o casal fundou a Universidade Stanford (oficialmente o nome é Leland Stanford Junior University)

Nessa emocionante história vemos retratado, uma vez mais, a aplicação das recomendações do Mestre Jesus o amor incondicional a Deus e ao próximo.

Divaldo encerrou a conferência luarizando a todos com poema da gratidão. Gratidão a Deus por tudo que temos e somos.

Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

ESPANHOL

 

 

DIVALDO FRANCO EN SOROCABA -
São Paulo, Brasil, 16-11-2016.


    El Clube União Recreativo, en su sede Campestre, en Sorocaba, SP, recibió en la noche del 16 de noviembre de 2.016, a cerca de 4.200 personas dispuestas a escuchar a DIVALDO FRANCO.

    El acto fue organizado por la USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), Intermunicipal Sorocaba.

    Ubicado en el escenario, Divaldo Franco dio comienzo a la disertación, abordando las causas que rigen el enorme sufrimiento relacionado con el comportamiento humano, en la actualidad, cuando el materialismo y el desprecio de los valores morales y éticos, asociados al ateísmo, tiranizan a una gran parte de la sociedad, a través de la imposición de sus valores transitorios y alienantes, como lo son el sexismo, el individualismo y el consumismo.

    Divaldo realizó, entonces, una resumida y brillante incursión por la historia de la humanidad, incluyendo la alusión a acontecimientos claves, que dieron como resultado el fortalecimiento de la filosofía materialista y ateísta.

    Divaldo aludió al Iluminismo, un movimiento cultural, que en el siglo XVIII procuró implementar el poder de la razón, a fin de reformar la sociedad y el conocimiento heredado de la etapa medieval, mediante la revelación de las incoherencias bíblicas.

    A partir de los ideales Iluministas, y en simultaneidad con una severa crisis, el pueblo se reveló, y el 14 de julio de 1789 -con la caída de la Bastilla-, comenzó la Revolución Francesa.

    Hastiados y oprimidos por la intolerancia religiosa y por los privilegios del clero, asociados a los pensamientos filosóficos materialistas, los revolucionarios trataron de imponer sus ideas, y Pierre Gaspard Chaumette (1763 –1794), un político francés que pertenecía al grupo de los ultra radicales, fanáticos que durante el período de la Revolución Francesa, definía a la religión como una reliquia de las supersticiones de la etapa medieval, que ya no correspondía a las conquistas intelectuales obtenidas por el Iluminismo. Chaumette consideraba a la Iglesia y a los enemigos de la Revolución Francesa como la misma cosa y, sustentado en su fanatismo, dio comienzo al movimiento de descristianización del pueblo francés.

    El auge de la imposición del pensamiento materialista y ateísta tuvo lugar en la Catedral de Notre Dame de París, el día 10 de noviembre de 1793, cuando se produjo la destrucción del altar de la catedral y la entronización de la diosa Razón (representada por la actriz Mademoiselle Candeille) en sustitución de Dios. A partir de entonces, en esa fecha comenzó a conmemorarse el Festival de la Razón.

    En 1801, Napoleón Bonaparte firma con el Papa Pío VII el acuerdo de restablecimiento de la religión, llevando de retorno a Dios hacia  Francia, lo que se recuerda como Concordato de 1801.

    En 1804, mientras el emperador francés Napoleón Bonaparte invade otros países, para imponer su dominación, nacía en la histórica ciudad de Lyon, en la misma Francia de Bonaparte, Hippolyte Léon Denizard Rivail –más tarde conocido como Allan Kardec– quien representaba una luz, en la densa noche a la que se entregaba la humanidad.

    Mientras las terribles consecuencias de las guerras napoleónicas proseguían imponiendo sufrimiento, el joven Hippolyte Léon Denizard ingresaba en la escuela fundada por Henrique Pestalozzi en Iverdún, Suiza, y construía las bases del camino de Luz, que llegaría para socorro de la humanidad.

    Divaldo continúa ilustrando acerca del camino seguido por la filosofía materialista en el siglo XIX, con la aparición del Positivismo, con Auguste Comte (1798-1857).

    Freud, Nietzsche y el nihilismo, Karl Marx y la afirmación acerca de que la religión es el opio del pueblo, representan la culminación del pensamiento materialista ateísta.

    Guerras y revoluciones sangrientas predominan en el siglo XX, y el libertinaje en oposición a las costumbres morales –disfrazadas de libertad –empujan a la sociedad a la conquista de la nada existencial, en perjuicio de los valores trascendentales.

    La humanidad abarrotada de tecnología experimenta, no obstante, sufrimientos emocionales y morales que se reflejan en las inmensas multitudes de individuos depresivos.

    No obstante ello, el comportamiento pendular de la sociedad humana se desplaza una vez más, y comienza el retorno de los científicos y de las ciencias hacia Dios, minimizando las crisis superadas.

    Haciendo un contrapunto al ilusorio imperio materialista-ateísta, Divaldo cita al químico norteamericano y Presidente de la Academia de Ciencias de Nueva York, Dr. Abraham Cressy Morrison (1864–1951), que publicó un artículo en la prensa norteamericana titulado Siete razones por las que un científico cree en Dios (Seven reasons why a scientist believes in God). En ese artículo el Dr. Morrison –basado en la lógica de los descubrimientos científicos– enumera las razones que demuestran científicamente la existencia de Dios.

    A partir del conocimiento de la velocidad de rotación de la Tierra, de la distancia entre la Tierra y el Sol, del espesor de la capa de atmósfera que rodea a la Tierra, del ángulo de inclinación del eje vertical de la Tierra, de la existencia de la Luna, etc., el Dr. Morrison arriba a la conclusión en cuanto a que todo ha sido cuidadosamente pensado y construido, para que la vida en la Tierra fuese posible y, por consiguiente, ALGUIEN se ocupó de eso, cuidando todos los detalles. ¿Si no ha sido Dios –pregunta el científico– quién ha sido?

    Dios retorna a la lista de los razonamientos científicos, y el hombre deja de ser sólo un montón de átomos, de moléculas y de células, destinado a la tumba después de una breve existencia, para convertirse en el heredero del universo. No obstante, para que percibamos la presencia de Dios, es necesaria una condición: amar.

    Amar, como Jesús nos invitó a que lo hagamos, por ser Él el ejemplo más perfecto que Dios concedió a los hombres para que les sirviera de Modelo y Guía –según lo registrado por el evangelista Marcos en el capítulo 12, versículos 29 y 30: Amar a Dios por sobre todas las cosas, y al prójimo como a uno mismo.

    La tecnología y la ciencia ayudan, pero solamente el amor edifica en todo momento.

    Divaldo Franco concluyó su disertación despertando la emoción de todos los presentes, con la narración del tema del autor Felício Terra acerca de la vida de Leland Stanford Senior, de su esposa Jane Stanford y de su hijo Leland Stanford Junior (1868-1884) cuya muerte por un contagio de tifus -durante un viaje por Europa-, despertó en los padres la motivación hacia los temas trascendentales de la vida.

    Conmovida con los ejemplos de amor de su hijo Leland por las criaturas abandonadas y excluidas, alojadas en un orfanato que en cierta ocasión había visitado con su madre, el matrimonio Stanford comenzó a considerar la idea de convertir a los niños de California, en los niños de la familia Stanford. Con esa motivación, la pareja fundó la Universidad Stanford, cuyo nombre oficial es Leland Stanford Junior University.

    En esa emocionante anécdota vemos reflejada, una vez más, la aplicación de las recomendaciones del Maestro Jesús, en cuanto al amor incondicional a Dios y al prójimo.

    Divaldo concluyó la conferencia con el Poema de la Gratitud, que se derramó sobre todos, como un poderoso rayo de Luna. Agradecemos a Dios por todo lo que tenemos y somos.

Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Eventos Espíritas programados para

Santo André, SP

 

 

*******************************************************

 

NOTA IMPORTANTE

INFORMAMOS A TODOS QUE A JORNADA DE PALESTRAS DO MOACIR LIMA MARCADA PARA 25 DE NOVEMBRO A 01 DE DEZEMBRO, FOI CANCELADA

MOTIVO:

PRECISOU URGENTE DE FAZER UMA CIRURGIA CARDÍACA E INFORMO QUE ESTÁ BEM. 

AGORA REPOUSO PARA A RECUPERAÇÃO.

QUE DEUS O ABENÇOE

 

(Informações recebidas em emails de Ademir Mendes)

 

 

 Programação de palestras no Centro Espírita Emmanuel

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo - RBN [[email protected]])

 

 

 

 

Evangelho Musical no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL 2016 11 26 rev0.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 Boletim SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

ACESSE O BOLETIM NOVEMBRO/2016 AQUI: http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/11/boletim-sei-de-novembro.html

 

 

 

Palestra no C.E. Maria Modesto Cravo

Campo Grande, MS

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 Teatro: Francisco de todos nós

Jales, SP

 

Caros irmãos. 

Amanhã será o nosso teatro da USE.

Adquira o seu ingresso com a Célia fone 17- 99617.4861 ou na banca do Edu. Divulguemos também.

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

2º. Encontro Nacional Espírita de Surdos e Ouvintes

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 Registro. Palestra no Grupo   Espírita da Fé

Niterói, RJ

 

O Grupo Espírita da Fé, de Niterói (RJ), contou com palestra de Célia Maria Rey de Carvalho (GEECX, DF, e ex-diretora da FEB), na noite do dia 17 de novembro, com tema sobre livro psicografado por Chico Xavier, sobre cartas familiares. Está acompanhada de Marise Ceban (SP). Há outras palestras programadas para o Estado do Rio de Janeiro, em programação do IEBM.

 (Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

 

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

 

 

 

 Confraternização de Natal no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

 

Le Cesak Bruxelles vous invite

chaleureusement à sa traditionnelle
 


Fraternisation de Noël

  

Le dimanche 11 décembre 2016

15h00 ouverture des portes
15h30 évangile
16h00 rassemblement chaleureux autour de qeulques délicieuses petites spécialités culinaires 

Entrée libre et gratuite
Amenez si possible une petite spécialité à manger ou à boire (sans alcool)

Au 134 rue Louis Hap
1040 Bruxelles
Tel: 0491 / 749 234

 

 

 

 

Copyright © 2016 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
Vous êtes intéressés par le spiritisme et/ou avez participé un jour à nos activités

Our mailing address is:

Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL

Rue Louis Hap, 134

Bruxelles 1040

Belgium


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

 Conferência com Divaldo Pereira Franco

Buenos Aires, Argentina

 

 

(Informação recebida em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

Lanzamiento 23 y 24 de noviembre

 

 

Imágenes integradas 1

 

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
sitio web: www.ceanet.com.ar

Facebook: facebook.com/confederacion

 

 

 

 

 

 

 Palestras programadas para o C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

 

 

 Programações do SEJA- Seara Espírita “Joanna de Ângelis”

Campinas, SP

 

 

*********************************

 

*********************************

 

 

 

 

 

 

 Jornal de Estudos Espíritas: novo artigo.

Acesse no Link abaixo

 

Olá Todos,

Muita paz!

É com bastante satisfação que anunciamos a publicação de mais um artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE). O artigo "Experiência de Quase Morte (EQM) sob a luz do Espiritismo" de autoria da Profa. Hebe Lagui de Souza, introduz e analisa segundo o Espiritismo, um importante tema de pesquisa da atualidade que além de despertar o interesse de muitas pessoas, é motivo de controvérsias nos meios científicos. A Profa. Hebe apresenta com palavras bastante simples e de modo bem acessível ao leitor espírita em geral, alguns resultados dos estudos de um dos pesquisadores mais conhecidos na área: Dr. Raymond Moody Jr. O artigo fala da origem das pesquisas do Dr. Moody, as dificuldades encontradas, suas principais observações e conclusões, incluindo a descrição de algumas experiências feitas com crianças. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos estudos espíritas e doutrinários a respeito do tema a serem publicados no JEE.

O artigo pode ser lido no browser ou baixado para o seu computador gratuitamente através do link:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010205

Uma vez nessa página, clique no link "PDF" após o que uma página nova irá se abrir de onde poderá baixar o artigo em formato pdf ou simplesmente lê-lo no browser ou tablet. Como orientado nas páginas do JEE, os direitos autorais do artigo são do(s) Autor(es) e qualquer reprodução em parte ou em todo só pode ser feita com autorização do(s) Autor(es) e com a referência à publicação original no JEE.

Para quem ainda não conhece o JEE, ele publica artigos de pesquisa espíritas ou de interesse espírita que apresentem contribuições reais ao conhecimento espírita. O acesso aos artigos é totalmente gratuito.

Se gostou do artigo ajude, por favor a divulgá-lo. Se conhecer pessoas que tenham interesse em receber notícias sobre novas publicações, por favor, peçam para escrevam para nós solicitando cadastro no email: [email protected] 

Qualquer dúvida ou comentário nos escreva, por favor.

Um abraço fraterno,

Alexandre

 

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

 

 

 

Convite ao Estudo do Livro OS MENSAGEIROS no Centro Espírita Allan Kardec de Penápolis-SP

 

Imagem inline 1

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Recebido em email de João Marchesi Neto)

 

 

 Lançamento: 100 Anos de Jorge Andréa

ICEB Rio de Janeiro, RJ

 

 

Como parte das comemorações do centenário do psiquiatra, pesquisador, expositor e escritor Jorge Andréa dos Santos, completado no mês de agosto, o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), do qual é também presidente de honra, lançou o livro “Do Outro Lado da Matéria: Enigma da Vida”. Uma obra substanciosa na qual é possível conhecer com profundidade o pensamento do Dr. Jorge Andréa e sua importância para a pesquisa espírita, para esta e para as próximas gerações.

“Este é um livro excepcional, com ideias avançadas que unem ciência, flosofa e comportamento. É também um livro que coroa uma vida exemplar de um homem que é, ao mesmo tempo, cientista e flósofo, um homem dotado de uma religiosidade essencial. Um homem raro com o qual temos o privilégio de conviver” – destaca o presidente do ICEB, Cesar Soares dos Reis, que assina o prefácio do livro.

“A psique humana constitui terreno quase inexplorado, de intrincada mecânica, onde a maior parte de suas estruturas psicológicas ainda não pôde ser avaliada pela ciência. Conhecemos pouco, por isso devemos conceituar, dentro da lógica, os reflexos dos impulsos energéticos que o psiquismo de profundidade mostra em nossa zona consciente” – diz Andréa na apresentação, acrescentando que muitos assuntos da área espiritual fazem parte desta nova publicação, inclusive o mediúnico. E a relação deles, de fato, é bem extensa.

Para facilitar o estudo, o autor dividiu a obra em duas partes. Na primeira, composta por oito capítulos e denominada “Livro Primeiro”, trata de temas como: “Canais do psiquismo”, “Elementos psicológicos e Doutrina Espírita”, “Forças criativas do psiquismo”, “Onda mental: comunicação inconsciente-consciente”, “Correlação espírito-matéria”, “Campos de transição entre espírito-matéria”, “Reencarnação e herança espiritual”,  “Palingênese: acasalamento da energia espiritual na glândula pineal” e “Trajetória do princípio espiritual na Terra”.  Na segunda metade, chamada “Livro Segundo”, com sete capítulos, discorre sobre questões como: “Fenomenologia mediúnica”, “Glândula pineal ou epífise”, “Animismo e mediunismo”, “Obsessões espirituais”, “Sexualidade e seus impulsos”, “Intersexualismo, transexualismo, homossexualismo”, “Maternidade, construção da alma”, “Transplantes”, “Células-tronco”, “Genoma nas telas espirituais”, “Depressão”, “Drogas e medicamentos”, “Impacto da dimensão espiritual” e “Reações psicológicas na desencarnação”.

 

 

Do Outro lado da Matéria: Enigma da Vida tem 734 páginas, capa dura e formato 17,5 x 24,5cm. Pedidos, diretamente para o ICEB: Rua São Francisco Xavier, 609 parte – Maracanã – CEP 20550- 011 Rio de Janeiro, RJ – telefones (21) 2224-1060 e 2224-0736. Preço: R$70,00.

 

(Extraído do boletim Serviço Espírita de Informações – SEI, setembro de 2016)

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

 Evento beneficente programado pelo

Núcleo Espírita Chico Xavier- NECX. Niterói, RJ

 

Evento beneficente com ANATASHA MECKENNA – 26/NOV SÁBADO 17H

 

Prezado(a),

 

Convidamos para apresentação musical beneficente com Anatasha Meckenna, no dia 26/nov sábado às 17h.

Os convites no valor R$30,00 poderão ser adquiridos no NECX nos dias/horários da nossa programação regular. 

 

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier – NECX

Rua das Tainhas, nº 10 – Jardim Imbuí

Piratininga – Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 



(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

Imagem inline 1

​Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 Almoço Beneficente da Casa do Evangelho Irmã Marli

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Promoção da pizza, USE

Franca, SP

 

Promoção da pizza, USE Franca, ​Ingressos com José Lucas: (16) 99999-7462

 


​Ingressos com José Lucas: (16) 99999-7462

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 Bazar Beneficente Cecor/Cairbar Schutel

Diadema, SP

 

Bazar do Final de Ano do CECOR/Cairbar Schutel

 

      Boa tarde caros amigos,

 

     Vamos prestigiar o Bazar do CECOR de 2016, começa nesta segunda.

      Um forte abraço,

 

       Sandro Claro

       Voluntária do CECOR

     

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

 

 

Construindo a confiança

 

 

Em quantas pessoas você realmente confia? A pergunta soa um tanto ingênua, mas nos faz refletir a respeito das nossas relações nos dias atuais.

Conhecemos um maior número de pessoas com as quais convivemos, os relacionamentos se multiplicam, os contatos sociais são facilitados.

Comunicamo-nos mais facilmente, através de e-mails, sites de relacionamento, telefones móveis.

E, paradoxalmente, nos sentimos cada vez mais sozinhos, mais vazios. Cheios de nomes na agenda telefônica, sem que possamos neles confiar, sem que possamos com eles contar, sem que tenhamos com quem dividir angústias, receios, medos e solidão.

Como escreveu o comediante americano George Carlin: Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.

E, como consequência, temos muitos conhecidos, mas conhecemos muito pouco as pessoas. Daí, nossa dificuldade em encontrar em quem confiar, com quem dividir os pesos que muitas vezes trazemos na alma. E gostaríamos de ter com quem compartilhá-los.

Mas, de onde nasce a confiança? Como se constrói a confiança de uns nos outros?

Se analisarmos que confiar pode ser interpretado também como fiar com, entendemos que a confiança se constrói no exercício contínuo da convivência, do estar junto, do fiar as coisas do dia a dia com companheirismo.

Quando nos permitimos a convivência com o próximo, o compartilhar das experiências, o dividir das responsabilidades, que aos poucos irão crescendo, estamos fiando as coisas da vida com os companheiros de jornada.

É natural que a confiança não nasça rápida e indistintamente. É necessário que seja cultivada, que seja vivenciada. Aí está o fiar com alguém.

Aquele que não se permite dividir pequenas tarefas, pequenas responsabilidades com o outro, sempre a desconfiar de alguém, descarta de antemão a possibilidade de construir a confiança mútua.

É verdade que seria insensato confiar sentimentos, informações ou decisões indistintamente, com qualquer pessoa do nosso relacionamento.

Mas o oposto também é um erro.

Sempre haverá aqueles com os quais poderemos começar o exercício da convivência, do compartilhar o pouco, para logo mais a confiança começar a se estabelecer.

Permitamo-nos sair da solidão e do isolamento, mesmo que cercados de uma multidão, para buscar esse ou aquele companheiro, a fim de iniciar o exercício de fiar juntos o sentimento da confiança.

Alguns logo nos mostrarão que não estão dispostos a esse exercício. Outros caminharão apenas um trecho conosco.

Porém, sempre haverá aqueles que aceitarão o convite da construção da amizade e da confiança.

Para chegar até esses, inevitavelmente passaremos por uns e outros. Mas serão sempre o convívio, o conhecimento mútuo e o compartilhar, as ferramentas que melhor nos servirão para a construção da confiança e da amizade.

Pensemos nisso e nos empenhemos nessa elaboração lenta e preciosa da confiança.

Redação do Momento Espírita.
Em 18.11.2016.

       

 

 

 (O texto foi copiado do site Feparana)

Praça de São Marcos. Óleo sobre tela de Guillermo Da Ré. Foto Ismael Gobbo

Museu Nacional de Belas Artes, Assunção, Paraguai. 

 

 

 

Sirvamos

 

Do Livro Fonte Viva – FEB

Ditado pelo Espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

 

 

 

 “Servindo de boa-­vontade, como sendo ao Senhor, e não  aos homens.”  Paulo (Efésios, 6:7) 

Se legislas, mas não aplicas a Lei, segundo os desígnios do Senhor, que considera as necessidades de todos, caminhas entre perigosos abismos, cavados por  tuas criações indébitas, sem recolheres os benefícios de tua gloriosa missão na ordem coletiva.

Se administras, mas não observas os interesses do Senhor, na estrada em que te movimentas na posição de mordomo da vida, sofres a ameaça de soterrar o  coração em caprichos escuros, sem desfrutares as bênçãos da função que exerces no  ministério público.

Se julgas os semelhantes e não te inspiras no Senhor, que conhece todas as particularidades e circunstâncias dos processos em trânsito nos tribunais, vives na probabilidade de cair, espetacularmente, na mesma senda a que se acolhem quantos precipitadamente aprecies, sem retirares, para teu proveito, os dons da sabedoria que a Justiça conserva em tua inteligência.

Se trabalhas na cor ou no mármore, no verbo ou na melodia, sem traduzires em tuas obras a correção, o  amor e a luz do Senhor, guardas a tremenda responsabilidade de quem estabelece imagens delituosas para consumo da mente popular, perdendo, em vão, a glória que te enriquece os sentimentos.

Se foste chamado à obediência, na estruturação de utilidades para o mundo, sem o espírito de compreensão com o Senhor, que ajudou as criaturas, amando-as até o sacrifício pessoal, vives entre os fantasmas da indisciplina e do desânimo, sem fixares em ti mesmo a claridade divina do talento que repousa em tuas mãos.

Amigo, a passagem pela Terra é aprendizado sublime.

O trabalho é sempre o instrutor do aperfeiçoamento.

Sirvamos sem prender­nos. Em todos os lugares do vale humano, há recursos de ação e aprimoramento para quem deseja seguir adiante.

Sirvamos, em qualquer parte, de boa-­vontade, como sendo ao Senhor e não  às criaturas, e o Senhor nos conduzirá para os cimos da vida.

 

 

Cristo caminhando sobre as águas do Mar da Galiléia.

Pintura de Amédée Varin. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Am%C3%A9d%C3%A9e_Varint_-_Christ_marchant_sur_la_mer.jpg

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]