Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/26-12-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/25-12-2017.htm

23-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/23-12-2017.htm

22-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/22-12-2017.htm

21-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/21-12-2017.htm

20-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/20-12-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

..........................................

.............................

.................

 

(Continuação do email anterior)

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Pintura alusiva ao episódio bíblico da tentação de Jesus no deserto. Aquarela opaca sobre grafite em papel cinza por James Tissot

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Tempted_in_the_Wilderness_(J%C3%A9sus_tent%C3%A9_dans_le_d%C3%A9sert)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

As Tentações de santo Antão. Óleo sobre madeira por Hieronymus Bosch.

Exposto no MASP- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Foto Ismael Gobbo

 

Reflexão para o Ano Novo

Richard Simonetti

[email protected]

 

Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mor­tos e Cristo te iluminará. Andai prudentemente, não como néscios e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor. (Epístola aos Efésios, 5:14-17)

 

Considerando o tempo como o grande tesouro que Deus nos oferece em favor de nossa evolução, onde estivermos poderemos adquirir valiosos patrimônios de experiência e conhecimento, virtude e sabedoria, se não deixarmos que se escoem os minutos, as horas, os dias, os anos, mergulhados no sonambulismo que caracteriza tanta gente, que dorme o sono da indiferença, sob o embalo da ilusão.

O século marca, extrinsecamente, o período de uma vida, valioso patrimônio que Deus nos oferece para experiências evolutivas na Terra.

Mas o valor intrínseco, real do século dependerá do que fizermos dos três bilhões, cento e cinquenta e três milhões e seiscentos mil segundos que o compõem.

A bondade, o amor, a ternura, a mansuetude, a humildade, a compreensão, a paciência, a fé, são valores que “compramos” à custa de dedicação, renúncia, sacrifí­cio, esforço, mas são inalienáveis, jamais os perderemos, habilitando-nos à alegria e à paz onde estivermos, viven­do em plenitude.

Todavia, se não fizermos bom uso do tempo, um século poderá representar para nós mera semeadura de inconsequência e vício, rebeldia e desatino, com colheita obrigatória de sofrimentos e perturbações. Imperioso, portanto, que aproveitemos as horas.

Podemos começar com o que há de errado em nós.

O ví­cio, por exemplo, não representa apenas perda, mas, so­bretudo, comprometimento do tempo, com repercus­sões negativas para o futuro.

Quantos minutos perde o fumante, por ano, no ritual das baforadas de nicotina? Quantas horas precisa trabalhar para alimentar o vício e pagar o tratamento de moléstias que decorrem dele? Quantos dias abreviará de sua existência por comprometer a estabilidade orgânica? Quantos anos sofrerá depois, com os desajustes espiri­tuais correspondentes?

E o maledicente, quantos minutos perde diaria­mente, divagando sobre aspectos menos edificantes do comportamento alheio? E quantas existências gastará depois, às voltas com males que, a custa de enxergar nos outros, sedimentará em si mesmo?

O propósito de vencer um vício, a contenção da língua, a disciplina da palavra e das emoções, os ensaios de humildade, o treinamento da paciência, a disposição de aprender, o desejo de servir e muito mais, devem fazer parte de nosso empenho de cada dia.

Afinal, Deus nos oferece a bênção do Tempo pa­ra as experiências humanas, mas fatalmente recebere­mos um dia a conta pelos gastos, na aferição de nossa vida, como explica Laurindo Rabelo no notável soneto “O Tempo”.

 

Deus pede estrita conta do meu tempo,

É forçoso do tempo já dar conta;

Mas, como dar sem tempo tanta conta,

Eu que gastei sem conta tanto tempo!

 

Para ter minha conta feita a tempo

Dado me foi bem tempo e não fiz nada.

Não quis sobrando tempo fazer conta,

Quero hoje fazer conta e falta tempo.

 

O vós que tendes tempo sem ter conta,

Não gasteis esse tempo em passatempo:

Cuidai enquanto é tempo em fazer conta.

 

Mas, ah! se os que contam com seu tempo

Fizessem desse tempo alguma conta,

Não choravam como eu o não ter tempo.

 

Relógio na Praça Antonio Prado. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

E será Natal para sempre

 

Toda realização grandiosa começou com uma ideia, um sonho e uma vontade.

Tudo começa no pensamento para depois ganhar vida no mundo das possibilidades.

Pensar bem, pensar grande, é construir antes da construção, é acreditar no que pode vir a ser, é mover o mundo para que o melhor se realize.

Carlos Drummond de Andrade construiu seu futuro, acreditando na melhoria dos homens, dizendo:

Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de dez meses. Imperfeitamente embora, o resto é Natal.

É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: dez meses de Natal e dois meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas.

Será bom. Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente.

Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade.

Os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura, nem de suicídio.

O correio só transportará correspondência gentil, de preferência postais de Chagall, em que noivos e burrinhos circulam na atmosfera, pastando flores; toda pintura, inclusive o borrão, estará a serviço do entendimento afetuoso.

A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som.

Para que livros? Perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a Terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram. Equívocos e divertimentos musicais serão arquivados, sem humilhação para ninguém.

Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semiarmadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo.

Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas.

Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas.

E será Natal para sempre.

Redação do Momento Espírita, com base
em texto do livro 
Cadeira de balanço, de
Carlos Drummond de Andrade.
Em 25.12.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Árvore de Natal com Presépio na Igreja Martin Luther. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

PALESTRA: COMPREENDER A MEDIUNIDADE

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Compreender a Mediunidade".

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 29 de Dezembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

Programa “Semeando a Boa Nova”

Rádio ABC de Santo André, SP

 

Olá!

 

Segue tema do nosso próximo programa de rádio:

 

Agradeço a divulgação.

 

Um bom Natal e Ano Novo para vocês!


Mariana Queiroz

Relações Públicas

(12) 99740-0441

 

 

Programação na FEEB- Federação Espírita do Estado da Bahia. Salvador

 

 

Prezados amigos, 

 

Convidamos a todos a participarem do Encontro de Férias que será realizado no dia 20/01/2018, conforme disposto em imagem, anexo.

 

Lembramos ainda a palestra de Divaldo Franco, a se realizar no dia 25/12, no Hotel Fiesta, às 10hs, por ocasião das comemorações dos 102 anos de fundação da Feeb. Contamos com a presença de todos!

 

Desejamos um Feliz Natal com muita paz nos corações, e um 2018 repleto de bençãos e realizações!

 

São os votos da Equipe do Grupo de Estudos das Obras de Manoel Philomeno de Miranda.

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Janeiro/2018

 

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Reveillon 2017 do CEIFA

Santos Dumont, MG  


(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 486

TRÊS LAGOAS/MS – 25 a 31/DEZEMBRO/2017

INFO PAN 486 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

O que diria o PROBLEMA?: tudo passa.....O que diria a DOR?: paciência.....O que diria a SOLIDÃO?: luz.....O que diria a ANGÚSTIA?: fé....O que diria a FELICIDADE?: esperança

FELIZ NATAL!

Obrigado por estarmos juntos na mesma caminhada. Somos as mãos de Jesus na Terra. Façamos sempre e tudo o que ELE espera de nós.

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / CARANDIRU / CIDADE TIRADENTES / JAÇANÃ / LAPA / MORUMBI / PARAÍSO / VILA CLEMENTINO / VILA ESPERANÇA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / ARAÇATUBA / ARUJÁ / CACHOEIRA PAULISTA / EMBU

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

GUARULHOS / ITAPEVI / ITATIBA / ITATIBA / JACAREÍ / JALES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

 RIBEIRÃO PIRES / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO VICENTE

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BARRA DA TIJUCA / COLÉGIO / ILHA DE PAQUETÁ / MADUREIRA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR  > ARARUAMA / CABO FRIO /  ITAGUAÍ / NILÓPOLIS / NITERÓI / PIRAÍ

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > GUARAPARI

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / MONTE CARMELO / SACRAMENTO / SANTOS DUMONT

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CAMBÉ / CURITIBA / JACAREZINHO / LONDRINA / ROLÂNDIA

RIO GRANDE DO SUL > CAXIAS DO SUL / FARROPILHA / GRAVATAÍ / SÃO MATEUS

SANTA CATARINA > FLORIANÓPOLIS / PALHOÇA / PENHA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASILIA / GUARÁ II

GOIÁS > GOIÂNIA

MATO GROSSO > SORRISO

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE / TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIO

BAHIA > ITABUNA / SALVADOR / SERRINHA / VITÓRIA DA CONQUISTA

PERNAMBUCO > CAMARAGIBE / OLINDA / PAULISTA / RECIFE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

PIAUÍ > PARNAIBA

RIO GRANDE DO NORTE > PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELÉM

TOCANTINS > PALMAS / PORTO NACIONAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > COLÔNIA (Köln)

BELGICA > BRUXELAS

ESTADOS UNIDOS > BALTIMORE / NEWARK NJ / MOUNT VERNON NY

FRANÇA > PARIS

MEXICO > CIDADE DO MÉXICO

PORTUGAL > AVEIRO

SUIÇA > GENEBRA

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um e -mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 (Com informações de Décio Bressanin)

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 264 - 23 de dezembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/maysenoitefeliz(1).jpg

Noite Feliz neste sábado (23) com Mayse Braga

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/comunhaoinspirafimdeano.jpeg

Intercâmbio mediúnico é tema do Comunhão Inspira do dia 30

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/teatro.jpg

GTV apresenta Nascimento de Jesus na véspera do Natal (24)

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/mensagem_presidente.jpg

Mensagem de Natal do presidente da Comunhão Espírita

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/atendimentofraternoimagem.jpg

Atendimento fraterno da Comunhão estará de recesso no  Natal e no Ano Novo

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151406590780591000/sexoedestino11.jpg

Após Nosso Lar, importante livro de Chico Xavier vai virar filme

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Vinte exercícios

 

Pelo Espírito Scheilla. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 85. Página 203.

 

1- Executar alegremente as próprias obrigações.

2 - Silenciar diante da ofensa.

3 - Esquecer o favor prestado.

4 - Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.

5 - Emudecer a nossa agressividade.

6 - Não condenar as opiniões que divergem da nossa.

7 - Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.

8 - Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.

9 - Treinar a paciência constante.

10 - Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.

11 - Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.

12 - Desculpar sem desculpar-se.

13 - Não dizer mal de ninguém.

14 - Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.

15 - Alegrar-se com a alegria dos outros.

16 - Não aborrecer quem trabalha.

17 - Ajudar espontaneamente.

18 - Respeitar o serviço alheio.

19 - Reduzir os problemas particulares.

20 - Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

O aprendiz da experiência terrena que quiser e puder aplicar-se, pelo menos, a alguns dos vinte exercícios aqui propostos, certamente receberá do Divino Mestre, em plena escola da vida, as mais distintas notas no curso da caridade.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 Presépio na Igreja Santa Ifigênia. São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]