Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 25  de julho de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/25-07-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

 

23-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/23-07-2018.htm

21-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/21-07-2018.htm

20-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/20-07-2018.htm

19-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/19-07-2018.htm

18-07-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/18-07-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

......................................................

........................................

......................

 

(Esse tema continua na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

Retrato de  Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (17-05-1792/ 27-10-1861)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#Honours_and_distinctions

 

 

Jobard foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Fundador do primeiro estabelecimento litográfico belga significativo, primeiro fotógrafo na Bélgica, em 16 de setembro de 1839, diretor do Museu da Indústria de Bruxelas (Museu da Indústria de Bruxelas) de 1841 a 1861, Jobard desempenhou um papel, hoje em dia, subestimado, no artístico , desenvolvimento tecnológico, científico e industrial da Bélgica Durante o período holandês e o reinado de Leopold I . (Wikipedia)

 

Monte do Leão no local onde se travou a Batalha de Waterloo. Litografia por Jobard após desenho de Bertrand

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#/media/File:Construction-butte_-waterloo_NB.jpg

 

 

 

 

Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na atual Bélgica (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos). Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens). Este confronto marcou o fim dos Cem Dias e foi a última batalha de Napoleão; a sua derrota terminou com o seu governo como Imperador. (Wikipedia)

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

Foi muito admirado pelo belga Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (vide acima)

Imagem/fonte: Biblioteca Nacional da França.

 

 

Livres, mas responsáveis

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Encontro Marcado. Lição nº 53. Página 160.

Tema: Liberdade e responsabilidade.

 

A quem nos pergunte se a criatura humana é livre, responderemos afirmativamente.

Acrescentemos, porém, que o homem é livre, mas responsável, e pode realizar o que deseje, mas estará ligado inevitavelmente ao fruto de suas próprias ações.

Para esclarecer o assunto, tanto quanto possível, examinemos, em resumo, alguns dos setores de sementeira e colheita ou, melhor, de livre-arbítrio e destino em que o espírito encarnado transita no mundo.

POSSE - O homem é livre para reter quaisquer posses que as legislações terrestres lhe facultem, de acordo com a sua diligência na ação ou seu direito transitório, e será considerado mordomo respeitável pelas forças superiores da vida se as utiliza a benefício de todos, mas, se abusa delas, criando a penúria dos semelhantes, de modo a favorecer os próprios excessos, encontrará nas consequências disso a fieira das provações com que aprenderá a acender em si mesmo a luz da abnegação.

NEGÓCIO - O homem é livre para efetuar as transações que lhe apraza e granjeará o título de benfeitor, se procura comerciar com real proveito de clientela que lhe é própria, mas, se arrasa a economia dos outros com o fim de auferir lucros desnecessários, com prejuízo evidente do próximo, encontrará nas consequências disso a fieira de provações com que aprenderá a acender em si mesmo a luz da retidão.

ESTUDO - O homem é livre para ler e escrever, ensinar ou estudar tudo o que quiser e conquistará a posição de sábio se mobiliza os recursos culturais em auxílio daqueles que lhe partilham a romagem terrestre; mas, se coloca os valores da inteligência em apoio do mal, deteriorando a existência dos companheiros da Humanidade com o objetivo de acentuar o próprio orgulho, encontrará nas consequências disso a fieira de provações com que aprenderá a acender em si mesmo a luz do discernimento.

TRABALHO - O homem é livre para abraçar as tarefas a que se afeiçoe e será honorificado por seareiro do progresso se contribui na construção da felicidade geral; mas se malversa o dom de empreender e agir, esposando atividades perturbadoras e infelizes para gratificar os seus interesses menos dignos, encontrará nas consequências disso a fieira de provações com que aprenderá a acender em si mesmo a luz do serviço aos semelhantes.

SEXO - O homem é livre para dar às suas energias e impulsos sexuais a direção que prefira e será estimado por veículo de bênçãos quando os emprega na proteção sadia do lar, na formação da família, seja na paternidade ou na maternidade com o dever cumprido, ou, ainda, na sustentação das obras de arte e cultura, benemerência e elevação do espírito; mas, se para lisonjear os próprios sentidos transforma os recursos genésicos em dor e desequilíbrio, angústia ou desesperação para os semelhantes, pela injúria aos sentimentos alheios ou pela deslealdade e desrespeito nos compromissos e ajustes afetivos, depois de havê-los proposto ou aceitado, encontrará nas consequências disso a fieira de provações com que aprenderá a acender em si mesmo a luz do amor puro.

O homem é livre até mesmo para receber ou recusar a existência, mas recolherá invariavelmente os bens ou os males que decorram de sua atitude, perante as concessões da Bondade Divina.

Todos somos livres para desejar, escolher, fazer e obter, mas todos somos também constrangidos a entrar nos resultados de nossas próprias obras.

Cabe à Doutrina Espírita explicar que os princípios da Justiça Eterna, em todo o Universo, não funcionam simplesmente à base de paraísos e infernos, castigos e privilégios de ordem exterior, mas, acima de tudo, através do instituto da reencarnação, em nós, conosco, junto de nós e por nós.

Foi por isso que Jesus, compreendendo que não existe direito sem obrigação e nem equilíbrio sem consciência tranquila, nos afirmou claramente:

"Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”.
 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

As colheitadeiras. Óleo no painel por Pieter Bruegel, o Velho.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder-_The_Harvesters_-_Google_Art_Project.jpg

 O Semeador. Obra de arte de Lucio Fontana como uma tapa de  antigo túnel por onde passava ferrovia.

Parque Urquiza, Rosário Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

O Endereço de Deus

 

  Richard Simonetti

 

        Imaginemos que um gênio das Mil e uma Noites lhe concedesse a satisfação de três desejos, amigo leitor. O que você pediria? Certamente o conhecimento pleno do Evangelho, luz abençoada de Deus em nosso caminho, inspirar-lhe-ia nobre roteiro de realizações.

        Mas o homem comum, de visão limitada pela ignorância dos valores espirituais, coração sintonizado com o imediatismo  terrestre, certamente optaria por riqueza, saúde, fama, poder, prazer, bem-estar…Geralmente as pessoas almejam uma existência sem sobressaltos, nem problemas, com tanta "sombra e água fresca" quanto possível, pois, afinal, "ninguém é de ferro"...

        No entanto, se nos concedessem a mesma possibilidade de escolha nos tempos em que vagávamos pelo Continente Espiritual, às vésperas da presente existência, certamente seria diferente. Em Ação e Reação, de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, deparamos com ilustrativa experiência envolvendo Druso, dedicado orientador de uma instituição socorrista do Mundo Espiritual.

        Prestes a reencarnar, dirige-se a Jesus, em comovente oração, destacando, em dado momento: E agora, Senhor, que a esfera dos homens me descerrará as  portas, acompanha-me, por acréscimo de misericórdia, com a graça da tua bênção. Não permitas que o reconforto do mundo me faça esquecer-te e constrange-me ao convívio da humildade para que o orgulho me não sufoque. Dá-me a luta edificante por mestra do meu resgate e não retires o teu olhar de sobre os meus passos, ainda que, para isso, deva ser o sofrimento constante a marca de meus dias.

        Não raro, mesmo beneficiados pelo conhecimento espírita, enfrentamos um problema "ótico" na apreciação da jornada humana. Imaginamos que as situações problemáticas e angustiantes são cobranças cármicas, relacionadas com débitos do pretérito. Não percebemos que se situam muito mais por abençoados estímulos, a fim de que não nos acomodemos, nem nos transviemos. Fácil observar que nossas preces mais sentidas, nossos anseios mais nobres, sustentam-se nos convincentes apelos da mestra Dor. Lutas e dificuldades do cotidiano inibem nossas tendências viciosas.           

        Conversei, certa feita, com um voluntário em obra assistencial espírita, desses que chegam cheios de boas intenções e logo se afastam, dispensando explicações.

        – Então, meu caro, por onde anda? Algum problema em nossa casa ou com você e a esposa? Ambos sumiram sem aviso…

        – Não, Richard, não houve nada de grave. Estamos muito bem. Talvez seja esse o problema… Como sabe, quando nos casamos, a vida era difícil. Eu ainda estudava. Ganhava o sustento em emprego precário, ajudado pela esposa que vendia roupas. Logo vieram dois filhos, o primeiro com problemas de saúde. Orçamento apertado, tudo controlado. Nada de gastos supérfluos, passeios, festas ou badalações…

        – Lembro bem… Economizavam até o passe de ônibus! Era uma boa caminhada até o Centro…

        – Isso mesmo! Não obstante as dificuldades ou até por causa delas, encontrávamos tempo e inspiração para o cultivo dos valores espirituais. Orávamos em família, participávamos dos serviços assistenciais no fim de semana, comparecíamos às reuniões doutrinárias.  Nossa vida tinha um sentido, um ideal a ser concretizado… Isso tudo nos dava muita força e abençoada tranqüilidade.

Suspirou fundo e concluiu, melancólico: – Depois as coisas melhoraram. Comecei a ganhar dinheiro num promissor empreendimento comercial; meu filho superou os problemas de saúde, mudamos para um bairro de classe abastada. Multiplicaram-se compromissos profissionais e sociais. Atividade intensa, sem espaço para as orações em família, o culto, a atividade espiritual… Prosperamos materialmente, mas, tanto eu quanto minha esposa sentimos que algo precioso, de valor inestimável, ficou perdido… 

– Talvez um sentido para a existência, um objetivo…

– Exatamente! Ficou um vazio… Lembro uma expressão popular que define o assunto: Eramos felizes e não sabíamos!

        Lamentavelmente, não obstante o desabafo, meu amigo ainda não encontrou tempo para retomar os ideais negligenciados.

        Quando o caminho é fácil, esquecemos a bússola do discernimento. Acabamos nos desviando dos roteiros celestes que, bem sabemos, estão perfeitamente delineados nas lições de Jesus,  reverenciado por Kardec no comentário à questão número 625 de O Livro dos Espíritos: Para o homem, Jesus constitui o tipo de perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o espírito divino o animava.

        Raros se disporiam a repetir a súplica de Druso, esquecidos de Jesus e do significado de sua missão. Mas estejamos certos de que Jesus não se esquece de nós, permitindo que venham dores, lutas e dificuldades em nosso caminho. Abençoado propósito inspira o Mestre Supremo: evitar que esqueçamos o endereço de Deus.

 

 

 

O Ângelus. Óleo sobre tela por Jean-François Millet

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:JEAN-FRAN%C3%87OIS_MILLET_-_El_%C3%81ngelus_(Museo_de_Orsay,_1857-1859._%C3%93leo_sobre_lienzo,_55.5_x_66_cm).jpg

 

Palestra com Vanessa Cavalcanti

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

https://mailchi.mp/cd26fb0b7c3b/de-newsletter-145?e=bce6fbd28f

 

 

 

Semana Espírita de

Feira de Santana, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES

 

(Informação recebida de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

(Com informações de Erondina G. Moura)

 

Alegrias do EAC

Matão, SP

 

Estamos às vésperas de agosto, mês em que Schutel lançou, em 1925, a RIE – Revista Internacional de Espiritismo. Estamos igualmente às vésperas do evento que honra sua memória pelos 150 anos de nascimento, o EAC – Encontro Anual Cairbar Schutel. Seus participantes viverão momentos inesquecíveis e marcantes. Além das palestras com foco específico, várias atividades ocorrem durante a programação, inclusive dois lançamentos de obras oportunas para a efeméride. Motivação intensa, crianças e jovens integrados, confraternização que alimenta a alma e compromisso doutrinário de alta envergadura. Nossa gratidão pelo apoio e pela sua participação que, inclusive, vai auxiliar a construção da sede própria da CASA DE FRATERNIDADE CHICO XAVIER, em Araraquara. Você que agora lê essas linhas ainda pode fazer sua inscrição. Visite o site, veja a programação, inscreva-se e esteja conosco. O momento difícil da Humanidade tem nesses encontros um diferencial que não podemos ignorar.

O EAC – Encontro Anual CairbarSchutel – em sua 8ª. edição, tradicionalmente realizado em setembro – mês de nascimento do homenageado, desde 2011, nasceu numa viagem de volta de Guaxupé (MG) para Matão, quando num ônibus fretado para participantes do Encontro Chico Xavier, num diálogo despretensioso, a ideia tomou corpo, materializando-se no ano seguinte com sua 1ª. Edição, no distante 2011, já citado.

Realizado duas vezes em Araraquara (SP), em 2013 e 2014, o evento alcançou credibilidade e conquistou o público, o que muito felicita os espíritas de Matão com a grandiosa oportunidade de receber visitantes para os encontros anuais. Sua realização conecta-se perfeitamente aos ideais de Schutel, igualmente homenageado com a inauguração do Memorial CairbarSchutel, em 2013, que reúne grande acervo de documentos do trabalho executado ao longo do tempo pelo inesquecível e valoroso seareiro.

Venha, pois, viver esse momento histórico. Inscreva-se diretamente no site do Instituto: www.institutocairbarschutel.org   onde há informações completas, inclusive incentivo para caravanas e participação de jovens e crianças.

Dados:

EAC – ENCONTRO ANUAL CAIRBAR SCHUTEL

Data: 22 e 23 de setembro, em MATÃO-SP, no Clube Sorema

Informações e inscrições no site do Instituto, acima citado.

 

Busto de Cairbar Schutel na praça da Igreja Matriz de Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

11º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier

Sete Lagoas, MG

http://espiritismoonline.com.br/amigosdechico/2018/imgs_4.jpg

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Ciclo de Palestras com Eliomar Borgo

Estado do Rio de Janeiro

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

Programação do Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

Convite:

 

Convidamos para o Evento: Psicologia e  Espiritualidade

(depressão, ansiedade e o poder do pensamento positivo)

Dia 28/07 (sábado) a partir das 15h30.

Mário Mas - Psicólogo clínico

Ricardo Magalhães - Palestrante e escritor espírita.

 

Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara - SP - Tel.: 5012-5837

Inscrições na Secretaria.

 

Colaboracão: 01 kg de alimento não perecível para compor cesta básica distribuídas  as famílias carentes.

 

Abraço fraterno e até lá!

 

Mário Mas

Ricardo Magalhães

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

7ª. Jornada Espírita de

Coromandel, MG

 

(Informações recebidas em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Amor e as suas dimensões

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "O Amor e as suas dimensões", com a convidada Conceição Venâncio, dirigente do Centro Cultural Espírita de Alcobaça.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 27 de Julho de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 2º. Emesp

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Programação de aniversário do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e  de João Marchesi Neto)

 

 Teatro: “Paulo e Estêvão”

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

Publicações da Casa Editora “O Clarim”

Matão, SP

Caso não esteja visualizando as imagens corretamente, clique aqui

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/kindle/kindle2_01.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/kindle/kindle2_02.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/kindle/kindle2_03.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/logo-oclarim-2.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/whats.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/redes.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line-end.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/info-2.jpg

Para receber corretamente as nossas mensagens, adicione o e-mail [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected]

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066, ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

 

                                                           

FEJOG- Campanha do Agasalho

Vila Velha, ES

 

FEJOG - Fraternidade Espírita Cristã Joseph Gleber está realizando a campanha do agasalho e

 para ajudar é muito fácil. Separe aquele agasalho, cobertor ou qualquer outro tipo de roupa e

até mesmo brinquedos para aquecer a vida de alguém.

 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3389-4617.



--------------------------------------------------------------------

 


Equipe da Revista Espírita Joseph Gleber

 

Visite-nos em:

 

https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWQnpmd1MxNDJlY0U&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWN256OGhXbVRzbjA&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWdm14SVl4ZWw5OG8&export=download

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental Pede ajuda

Goiânia, GO

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

                                                                                   

A Bagagem

 

Existe um personagem de desenhos animados infantis que tem um certo toque de mistério e magia.

Seu nome é Gato Félix. A todo lugar que vá, ele leva a sua maleta. É uma maleta especial, pequena. E, contudo, tudo o que ele deseja, tira da dita maleta.

Se for hora do lanche, ele encontra frutas, sanduíches e sucos. Se necessita fazer um conserto, as ferramentas lá estão. Sempre as certas e precisas.

Se chove de repente, basta abrir a maleta para encontrar capa de chuva, guarda-chuva, botas. E assim com qualquer situação.

Cada um de nós também possui uma pequena mala de mão, em sua vida. Mais ou menos parecida com a do interessante personagem infantil.

Quando a vida começa, temos em mãos a pequena mala. À medida que os anos passam, a bagagem, dentro dela, vai aumentando.

É que vamos colocando tudo o que recolhemos pelo caminho.

Algumas coisas muito importantes. Outras, nem tanto. Muitas, dispensáveis.

Chega um momento em que a bagagem começa a ficar insuportável de ser carregada. Pesa demais.

Nesse momento, o melhor mesmo é aliviar o peso, esvaziar a mala.

Você examina o conteúdo e vai pondo para fora.

Amor, amizade. Curioso, não pesam nada.

Depois você tira a raiva. Como ela pesa! Na sequência, você tira a incompreensão, o medo, o pessimismo.

Nesse momento, você encontra o desânimo. Ele é tão grande que, ao tentar tirá-lo, ele é que quase o puxa para dentro da mala.

Por fim, você encontra um sorriso. Bem lá no fundo, quase sufocado.

Pula para fora outro sorriso. E mais outro. Aí você encontra a felicidade.

Mas ainda tem mais coisas dentro da mala. Você remexe e encontra a tristeza. É bom jogá-la fora.

Depois, você procura a paciência dentro da mala. Vai precisar bastante dela.

E também procura a força, a esperança, a coragem, o entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância e o bom e velho humor.

A preocupação que você encontrar, deixe de lado. Depois você pensa o que fazer com ela.

Bem, agora que você tirou tudo da sua mala, deve arrumar toda a bagagem.

Pense bem o que vai colocar lá dentro de novo. Isso é com você.

E depois de toda a bagagem pronta, o caminho recomeçado, lembre de repetir a arrumação vez ou outra.

É que o caminho é longo, até chegar ao final da jornada e você terá que carregar a mala, o tempo todo.

E quando chegar do outro lado, é bom que em sua bagagem tenha o máximo de coisas positivas, como boas obras, amizades, carinho, amor.

Porque isso tudo não pesa na sua bagagem, enquanto na Terra. Mas quando for colocada na balança da justiça, para além da existência física, pesará e muito, positivamente.

*   *   *

A vida é uma grande viagem. Durante um tempo, se excursiona pelas paisagens terrenas.

É um período para estudar, trabalhar, progredir.

Um dia, se retorna para a estação espiritual. É o momento de contar as conquistas e as perdas. Os erros e os acertos.

Que nossa bagagem, nesse dia, possa estar repleta de virtudes, bem praticado, afetos conquistados para nossa própria e grande felicidade.

Redação do Momento Espírita, com base
em artigo de autoria ignorada.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 5, ed. FEP.
Em 24.7.2018
.

 

 

 (Texto copiado do site Feparana)

Gata Luna. Foto Ismael Gobbo. Araçatuba, SP

Estátua de  viajante defronte da Estação Ferroviária Porta Susa. Praça XVIII de dezembro. Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo.

Porta Palatina. Turim, Itália. Na antiguidade chamada de Augusta Taurinorum. Foto Ismael Gobbo.

Porta Palatina (erradamente, mas comumente referida no plural, como Porte Palatine  É a principal evidência arqueológica da era romana da cidade, bem como uma das portas urbanas mais bem preservadas do primeiro século aC. [1] (Wikipedia)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]