Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 26 de maio de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/26-05-2018.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/25-05-2018.htm

24-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/24-05-2018.htm

23-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/23-05-2018.htm

22-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/22-05-2018.htm

21-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/21-05-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Maxime Du Camp, escritor, fotógrafo e membro da Academia Francesa.  (1822-1894)

Imagem/fonte: http://ducamp.me/Maxime_Du_Camp

 

Maxime Du Camp

Nascido em Paris, Du Camp era filho de um cirurgião de sucesso. Depois de terminar a faculdade, ele se entregou ao seu forte desejo de viajar, graças aos ativos de seu pai. Du Camp viajou pela Europa e Oriente entre 1844 e 1845, e novamente entre 1849 e 1851 em companhia de Gustave Flaubert . Após seu retorno, Du Camp escreveu sobre suas experiências de viagem. Flaubert também escreveu sobre suas experiências com Maxime. [1] [2] [3]

Em 1851, Du Camp tornou-se um dos fundadores da Revue de Paris (suprimido em 1858) e um colaborador frequente da Revue des deux mondes . Em 1853, ele se tornou um oficial da Legião de Honra . Servindo como voluntário com Garibaldi em sua conquista do Reino das Duas Sicílias em 1860 , Du Camp contou suas experiências em Expédition des deux Siciles (1861). Em 1870 ele foi nomeado para o senado, mas sua eleição foi frustrada pela queda do Império . Ele foi eleito membro da Académie Française em 1880, principalmente, diz-se, por conta de sua história da Comuna , publicada sob o título deLes Convulsions de Paris (1878–1880).

Du Camp foi um dos primeiros fotógrafos amadores que aprendeu o ofício de Gustave Le Gray pouco antes de partir em sua viagem de 1849-1859 ao Egito. [4] Seus livros de viagem estavam entre os primeiros a serem ilustrados com fotografias.

Maxime Du Camp morreu em 1894 e foi enterrado no Cemitério de Montmartre, no bairro de Montmartre, em Paris.

https://en.wikipedia.org/wiki/Maxime_Du_Camp

“Paris Beneficente”  por Maxime Du Camp.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6541923x.texteImage

O Nilo – Egito e Núbia. Maxime Du Camp.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62255186.texteImage

A Esfinge. Egito. Foto por Maxime Du Camp

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maxime_Du_Camp_-_Le_Sphinx,_Egypt_Moyenne_-_Google_Art_Project.jpg

Túmulo de Maxime Du Camp no Cemitério Montmartre. Paris, França.

Imagem/fonte: http://ducamp.me/Fichier:Tombe-maxime_du_camp-montmartre.jpg

A edição do jornal “Le Gaulois” de 10 de fevereiro de 1894,  traz artigo com  notas e lembranças  de Maxime Du Camp.

Imagem/fonte:  http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k528644f.item

 

Profilaxia da Alma

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz e Renovação. Lição nº 25. Página 78.

 

De múltiplos modos, enxergamos a intervenção dos outros na salvação alheia, quando o perigo ameaça.

Bombeiros, aqui e além, arrebatam criaturas ao império do incêndio, repondo-as em segurança. Médicos se devotam a enfermos, preservando-lhes a vida.

Em todos os recantos da Terra, guardiões dedicados das vias públicas arrancam à morte legiões de pessoas, todos os dias.

Um amigo acompanha outro amigo em dificuldade, caminha com ele, durante algum tempo, amparando-lhe os compromissos e livra-lhe o passo de precipitação em falência.

E, entre o plano espiritual e o plano físico, nós, os desencarnados observamos, de maneira incessante, os testemunhos de solidariedade e carinho de amigos inúmeros, domiciliados no mais além, que se empenham no auxílio aos companheiros que deixaram no mundo.

E isso ocorre, nos menores setores da vivência terrestre.

Aqui, é preciso suplementar a cautela de alguém, alertando-lhe a memória para fechar o gás ou desligar a força elétrica, prevenindo acidentes; ali, é necessário escoltar uma criança, pelos fios intangíveis do pensamento, frustrando-lhe quedas fatais; além, é forçoso socorrer um motorista descuidado, induzindo-o a verificar essa ou aquela peça do carro de que se vai servir coibindo desastre possível; mais adiante, é indispensável sugerir a determinados companheiros, em divertimento, a cessação de pequenos abusos, suscetíveis de impulsioná-los a processos de obsessão.

De múltiplos modos, repetimos, anotamos o amor e a fraternidade operando salvação alheia, entretanto, para que não venhamos a tombar nas trevas da ira ou do ódio, do orgulho ou da crueldade, só conhecemos um tipo de Profilaxia Espiritual:
- Cada criatura deve orar, asserenar-se, abençoar os semelhantes, compreender que todos somos necessitados da Misericórdia Divina e resguardar a si mesma.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b4/Velazquez-Oriola.jpg

A Tentação de São Tomas de Aquino em óleo sobre tela de Diego Velázquez

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Velazquez-Oriola.jpg

 

Divaldo Franco na Europa

Bratislava/Eslováquia, 24 de maio de 2018

 

Conferência

No anoitecer de 24 de maio de 2018, foi a vez de a Eslováquia receber Divaldo Pereira Franco em sua bela capital Bratislava, onde o Espiritismo é muito pouco conhecido e divulgado. Cerca de quarenta pessoas aguardavam com grande expectativa a oportunidade de rever o incansável trabalhador do Cristo. Os amigos do grupo Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec - VAK, de Viena, dedicados e incansáveis, se esforçam para manter um pequeno grupo de estudos da Doutrina Espírita, e sempre que Divaldo se encontra em Viena, estes amigos buscam promover o encontro em Bratislava visando fortalecer, e ampliar se possível, as sementes do Espiritismo naquele solo onde as pessoas guardam as marcas do sofrimento imposto pelo regime comunista.

Inicialmente o amigo Dr. Juan Danilo, dirigiu-se aos presentes apresentando-lhes o magnífico trabalho desenvolvido pela Mansão do Caminho, em Salvador/BA, fazendo com que todos pudessem ter uma ideia do imenso trabalho de dedicação e amor realizado pela nobre instituição.

O querido orador Divaldo Franco, que contou com a tradução do devotado amigo Josef Jaculak, vertendo para o idioma tcheco a conferência, discorreu sobre os possíveis caminhos para a felicidade. O Arauto do Evangelho e da Paz salientou que somente aquele que ama é imensamente feliz. O ego, muitas vezes, inibe a criatura humana de amar. O grande problema psicológico da atualidade é a falta de amor. Em verdade, os indivíduos possuem medo de amar, a menos que se trate de desejo, pois que confunde o sentimento de amor com as necessidades biológicas da libido.

Adentrou-se, também, o lúcido orador, pelos caminhos da mediunidade, e discorrendo sobre as suas próprias experiências adquiridas ao longo de mais de sete décadas convivendo com os Espíritos, facultou aos presentes a possibilidade de conhecer o vasto campo da mediunidade. Os que ali estavam, em sua maioria, jamais, ou raramente, tiveram a oportunidade de ouvir algo com tanta lógica, com tanta riqueza de detalhes contidas nas narrativas.

Era possível notar na expressão facial dos nativos daquele país, a alegria de poder estar ouvindo aqueles relatos enriquecedores, respondendo, por certo, às suas inquietações, desde a muito trazidas no íntimo. Que maravilha poder dar de beber a quem tem sede! Sede de conhecimentos, de vida, pois que esta é uma das características do Espiritismo, afinal, ele prova tudo o que diz.

A felicidade real afirmou Divaldo Franco, é a paz de espírito, é quando os indivíduos dominam as paixões inferiores, é quando domam os instintos animais e anelam, também, pela felicidade alheia, então sentem-se felizes, jubilosos. A Depressão foi outro ponto bem salientado pelo médium e orador espírita, particularmente no aspecto das influências espirituais negativas. Discorrendo sobre a reencarnação, questionou por que algumas pessoas são felizes na Terra, enquanto outras são desgraçadas, infelizes. Isto se dá pelos méritos alcançados na escala evolutiva de cada ser humano, tendo-se em vista que cada um recolhe a própria sementeira, e as reencarnações são oportunidades de construir trajetórias mais saudáveis e harmoniosas.

A imortalidade é vida, e alcançar a compreensão sobre ela é trabalhar para construir a própria felicidade. Conhecer torna-se um dever que todos devem abraçar. De alguma forma, afirmou o nobre seareiro do bem, os indivíduos estão procurando o sentido da vida, esse sentido é amar.

É interessante observar a forma alegre e jovial com que Divaldo aborda as temáticas propostas. Com sua enorme experiência, adquirida nestes mais de setenta anos de oratória, e de forma descontraída, faz com que todos relaxem através do riso, conduzindo, seguidamente, o público para tal mister. Através das várias décadas levando o espiritismo pelo mundo, Divaldo Franco sabe e conhece os variados costumes, o idioma, a alimentação, o clima em que a criatura humana está inserida, mas que em sua essência, ela é a mesma em toda parte do Globo. Ela chora, sofre e carrega seus conflitos e ansiedades, sem variar.

O “Trator de Deus”, como também é conhecido Divaldo Franco, expõe a mensagem do amor, fala às mentes, dirige-se à alma, e toca realmente os corações. Ao final, as pessoas retiraram-se bem diferentes de quando ali chegaram. Agora suas fisionomias estavam leves, descontraídas, alegres. Foram momentos de júbilo, de felicidade.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Programação no Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

Olá amigos,

 

Convidamos para a palestra

Dia 22/06 (sexta-feira)  ás 20:00 horas, com Dra.Mônica de Medeiros e a psicanalista e cantora Margarete Áquila, que nos falará sobre  "Mecanismo da Mediunidade".

 

Inscrições na secretaria da FTM

 

Pedimos a colaboração: Pó de café ou leite em pó, para compor a cesta básica distribuídas as famílias necessitadas.

Abraço fraterno e até lá!

Josy Almeida

Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara-SP

Tel.: 5012-5837 - 95498-1727

Josy Almeida

 

Mônica

Margarete

 

(Informação recebida em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

Vídeo com chamada para o 4º. Congresso Espírita de

Uberlândia, MG

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=oMRZAiy2BlA&feature=share

 

 

(Com colaboração de Erondina G. Moura)

 

Presidente da FEB- Federação Espírita Brasileira em

Jales e Fernandópolis, SP

A USE intermunicipal de Jales, tem o prazer de convidar a família espírita para um encontro com o PRESIDENTE DA FEB.

SEJA BEM VINDO, SERÁ UMA ALEGRIA CONFRATERNIZARMOS EM TORNO DOS INTERESSES DA DOUTRINA OUVINDO O NOSSO PRESIDENTE.

 


--

David

*****

http://davidesp.weebly.com/   

www.facebook.com/MadoEspirita

www.instagram.com/MadoEspirita

www.twitter.com/MadoEspirita

https://drive.google.com/uc?id=1QHjdYLnmE2qta0ybRKfYgSgVEe0q7RyE&export=download

 

 

(Informações recebidas em email de Adelvair David [[email protected]])

 

 Curso no IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/77/original_Cartaz_-_Cursos_Regulares_2018-2%C2%BA_Semestre.jpg?1527047481

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 Informações sobre o C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

Todas as quintas

Sábados

19h30 – 21h30

19h - 20h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

23/mai.

Quarta

20h

Michelle Pershing

 

Honrai Pai e Mãe

26/mai.

Sábado

15h

Maher Hassan

Seara Bendita

Tema Livre

 

29/mai.

Terça

9h

Irene Klein

CE Zilda Gama

Tema Evangélico

 

20h

Luciana Rocha

CEAK

Prevenção ao Suicídio – Ame a Vida

 

30/mai.

Quarta

20h

Tatiana Domingues

CE Zilda Gama

Tema Livre

 


 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestra na A.E. Cabaninha de Antonio de Aquino

Itu, SP  

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]]

 

Seminário na FEEB

Salvador, BA 

 

 

FEEB - Federação Espírita do Estado da Bahia

 

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 – Bela Vista de Brotas

 

Salvador- BA

 

Informações: (71) 3359-3323

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

I Fórum Espírita Léon  Denis

Uberlândia, MG

 

(Fonte https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1742412295847015&set=a.620632968024959.1073741835.100002347844052&type=3&theater)

 

 Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 Palestra no Centro Espírita Ramon Martin

Echaporã,  SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no IDE – Instituto de Difusão Espírita

Assis, SP  

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Congresso comemorativo da AME-SP

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal envia a palavara "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Programação no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí  Mapa de Acesso

Piratininga - Niterói (RJ)

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube 

 

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP  

 

 

(Informação recebida em mail de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

Se você não quiser receber mais nossas mensagens clique aqui

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF  

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 284 - 25 de maio de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/mesaredondatransicao_planetaria.jpg

FEB e Comunhão fazem mesa redonda nesta sexta (25) sobre  transição planetária

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/corosespiritas.jpg

Comunhão sedia 20ª edição do Encontro de Coros Espíritas neste domingo (27)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/papoespiritalogo.jpg

Por que evangelizar nossas crianças? Papo Espírita responde

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/comunhaoinspirahenriqueta.jpg

Comunhão Inspira de sábado (26) traz o lançamento do livro da neurologista Henriqueta Camarotti

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/gruporeluzir.jpg

Domingo (27) tem apresentação musical do Grupo Reluzir

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152727022509515100/atributos_divindade.jpg

Atributos da divindade é o tema do programa O Livro dos Espíritos em Nossa Vida

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

 

Bazar Beneficente

Salvador, BA

 

Olá Amorosos amigos

Com muito amor e misericórdia nossa trabalhadora hercúlea da Cobem, Rosa Falcão, está a frente do Bazar beneficente das criancinhas com paralisia cerebral do Núcleo Espírita do Campo da Paz!!!

Como no Bazar o Núcleo recebeu de doações tortas doces e salgadas, Rosa Falcão vem solicitar com muita súplica e misericórdia doações de água e refrigerantes!!!

Quem necessitar de doar com muito amor, é necessário entrar em contato com Rosa Falcão em que Rosa vai na residência de todos vocês pegar as amorosas doações!!!

Vamos deixar abaixo o contato com o WhatsApp de Rosa Falcão em que se encontra no cartaz abaixo onde vai ser realizado com muito amor o bazar beneficente às amorosas criancinhas com paralisia do Núcleo Espírita Campo da Paz

Local: Clínica Odonto Liberty

Endereço: Praça Nelson Mandela, S/N, Bairro da Liberdade, Salvador - BA

Ponto de referência: Próximo ao Plano Inclinado do bairro da Liberdade

Contato de Rosa Falcão com WhatsApp

(71)99602-4456

E-MAIL de Rosa Falcão: [email protected]


(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Quermesse Fraterna do C.E. Casa do Caminho

Araçatuba, SP  

 

 

(Informação de UAEA Facebook)

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental  pede ajuda

Goiânia, GO 

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Noturno em mi bemol

 

Em Mainsfield, Inglaterra, um policial visitou a residência de um senhor de noventa e três anos, que havia sido vítima de roubo.

A casa simples, com móveis antigos e retratos de uma longa vida pelas paredes, estava em estado lastimável. Tudo revirado.

O oficial comoveu-se ao ver o senhor sentado em sua velha poltrona, decepcionado e desnorteado.

Precisava fazer um relatório, assim passou cuidadosa revista pelos cômodos. Foi quando, no canto oposto de onde estava o dono da casa, encontrou um velho piano.

Estava empoeirado. Há tempos que ninguém o dedilhava.

Aberto, sobre a estante do instrumento ainda imponente, estava um livro de partituras consumido pelo tempo.

O policial reconheceu a peça da página exposta: Noturno em mi bemol, de Chopin.

Entãoo senhor gosta dos noturnos de Chopin! – Afirmou ele.

Sim, meu filho. Este em especial, era o meu favorito quando ainda tocava o piano para minha esposa. Ela faleceu, na noite de Natal, alguns anos atrás.

Sabe que também era o preferido de minha avó! – Disse o homem da polícia, num tom de quem buscava entabular conversa, a fim de distrair o morador, e quem sabe consolá-lo um pouco, após o ocorrido desagradável.

Então, sem pensar muito, o homem sentou-se ao piano e começou a tocar.

O idoso arregalou os olhos e começou a dedilhar também.

As mãos enrugadas e trêmulas tocavam teclas no ar, numa mistura de interpretação ao piano e regência.

O ambiente mudou. A música invadiu cada canto visível e invisível daquele lar de tantas histórias vividas. Não havia mais roubo, não havia mais casa em desordem. Até o tempo era outro.

Tudo isso em função da sensibilidade de um homem da lei, que foi além de suas obrigações cotidianas, ou melhor, que entendeu seu grande dever como homem de bem na Terra.

*   *   *

Todos podemos ser instrumentos do bem na face da Terra.

Em algum momento, em qualquer situação, podemos ser chamados a ser agentes de sensibilização, de consolo, de auxílio no mundo.

E isso não está apenas nos grandes gestos. Aliás, neste campo, o que é considerado grande ou pequeno, é bem relativo.

Somos todos capazes, basta a boa vontade, basta querer e estar em sintonia com esta proposta elevada de colaboração e de edificação.

Ao acordarmos, diariamente, podemos nos propor intimamente a colaborar com a Criação, a sermos também criadores.

Criadores de concórdia entre as pessoas. Criadores de harmonia no ambiente familiar. Criadores de momentos de alegria a quem passe por nós.

Podemos ser sorriso onde haja a sisudez. Podemos ser otimismo onde só existam palavras negativas. Podemos ser calma onde reine o desespero. Enfim, podemos ser música em meio ao silêncio ou ao caos dos ruídos inquietantes do mundo atormentado.

Sejamos agentes transformadores. Sejamos a música suave e bela que invade os ambientes, sem que ninguém perceba, levando harmonia e sensatez aos pensamentos.

Redação do Momento Espírita, com
base em relato colhido na Internet.
Em 25.5.2018
.

(Copiado do site Feparana)

 

Frédéric Chopin. Aquarela e tinta em placa de Bristol por Maria Wodzinska.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chopin,_by_Wodzinska.JPG

 

Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Żelazowa Wola22 de fevereiro[2] ou 1 de Março de 1810[1] — faleceu em Paris17 de Outubro de 1849), foi um pianista polonês-francês radicado na França[3][4][5][6][7][8] e compositorpara piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.[9] Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje. (Wikipedia)

 

 

Ouça de Chopin  “Noturno Opus 9 No. 2w em Mi Bemol Maior”

https://www.youtube.com/watch?v=X803TMCno-8

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]