Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 22 de abril de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/22-04-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/20-04-2019.htm

19-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/19-04-2019.htm

18-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019.htm

17-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/17-04-2019.htm

16-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Foto do  prédio de passageiros e a entrada da estação de trem Saint-Jean. Bordéus, França. Autor: Marc Ryckaert ( MJJR )

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bordeaux_Gare_StJean_R01.jpg

Imagem meramente ilustrativa produzida e fotografada por Ismael Gobbo

Imagens/fonte: 

http://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADrita

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_

 

Civilização e solidariedade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seguindo Juntos. Lição nº 16. Página 65.

 

Numerosos os companheiros que se crêem modelos acabados de humanismo.

São repositórios vivos da cultura de todos os tempos.

Descerram ilimitados horizontes à inteligência e, debruçados sobre publicações, falam de ciência e filosofia, dominando os mais altos conhecimentos.

Entretanto, não toleram o mínimo contato com os sofrimentos do próximo.

Nada sabem acerca das criaturas que se arrastam, em torno das peças primorosas que pronunciam.

Supõem-se líderes de educação e progresso, mas admitem como sendo indignidade para eles o trato pessoal com o homem calejado no trabalho que o alfabeto ainda não alcançou; julgam impropriedade, na altura em que se encontram, qualquer atenção caridosa para com as mães abandonadas em telheiros de angustia; acreditam que lhes é inconveniente assumir responsabilidade na proteção à criança que abordou o plano físico pelo renascimento considerado ilegal e categorizam por marginais pobres irmãos que tombam na estrada, enfermos e subnutridos...

Emitem conceitos profundos, em matéria de espiritualidade e religião, mas desconhecem totalmente os desesperados, os ignorantes, os obsessos, os toxicômanos, as vítimas do aborto, os desempregados, os descrentes, os velhos banidos do lar, os recalcados quase sempre no rumo de penitenciárias ou manicômios, os párias sociais de todas as procedências...

Exaltemos a técnica e desenvolvamos o saber, sem os quais a vida terrena jazeria indefinidamente na selva, mas inclinemo-nos na direção dos que carregam fardos mais pesados do que os nossos, honorificando a solidariedade.

Penetremos os recessos da psicologia da nossa época, auscultemos os problemas, as aflições, as provas e as necessidades que nos rodeiam, oferecendo o concurso de que sejamos capazes à solução e ao amparo de que careçam nossos irmãos ainda infelizes.

Não somos chamados tão somente a viver e aprender, mas também a conviver e auxiliar.

Civilização sem amor é subida espetacular para salto nas trevas.

Cultura que não guia a retaguarda, por intermédio de compaixão e serviço, é comparável à indiferença do pastor que entrega o rebanho aos lobos da violência.

 

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Fundamentalismo e atitude fundamentalista

 

Resultado de imagem para almir del prete noticias do movimento espirita

Almir Del Prette

São Carlos/SEOB/UFSCar

          

O fundamentalismo se iniciou nos Estados Unidos como uma tentativa de deter os avanços da aceitação das explicações de base científica sobre vários fenômenos, como idade da Terra, data provável do aparecimento da vida humana, origem do homem na terra, vida em outros planetas etc. Já naquela época, havia uma excitação comum por viagens interplanetárias e a presença de alienígena sera e é aceita, sem muita reflexão. O fenômeno de abdução ainda faz parte do imaginário de boa parcela dos americanos com escolarização superior (Sagan,1997). Contudo, longe de se preocupar com crenças ingênuas, o movimento fundamentalista pretendia “salvar as crenças” nos textos bíblicos literais, ou seja, tais como eles escritos. Resumindo,o fundamentalismo iniciou uma “queda de braço” com os achados da ciência que poderiam ameaçar crenças religiosas.

           Esses esforços com acenos medievais produziram resultados positivos e negativos,na perspectiva do movimento. No primeiro caso, os principais exemplos são:(a) mudança na legislação de alguns (poucos) estados americanos com a proibição do ensino da evolução darwiniana na escola elementar; (b) inclusão, em alguns currículos escolares, de alternativa do ensino bíblico em contraponto com a ideia da evolução; (c) exportação do fundamentalismo para outros países. Com relação aos negativos, os principais são: (a) posicionamento mais crítico da mídia em relação a eventos religiosos; (b) maior criticismo da educação superior em relação às crenças religiosas; (c) emergência de um movimento ateísta organizado e combativo nos Estados Unidos, com tom agressivo semelhante aos dos religiosos. Curiosamente, esse movimento é bastante crítico, com pesquisadores que estudam fenômenos que se localizam na interface da religião, filosofia e saúde, por exemplo,reencarnação, premonição, cura pela prece etc. Um dos líderes desse movimento é Dawkins (2006).

           O movimento fundamentalista, em sua prática educativa de exaltar os conteúdos bíblicos como verdades incontestes, não sujeitos a interpretações ou relativizações,fomentou o que pode ser chamado de “atitude fundamentalista”. Para ilustrar atitude fundamentalista, seguem dois exemplos. O primeiro consiste de um registro resumido de uma conversa da qual participei: Um parente religioso perguntou-me, certa vez se eu conhecia a Bíblia. Disse-lhe que não muito e que certamente ele a conhecia melhor. Ouviu e convidou-me a conversar sobre esse livro. Concordei. Ele então relatou várias passagens, mencionando capítulos e versículos, com detalhes e pedindo minha opinião. Não me furtei em opinar.Animado perguntou o que eu achava da criação do primeiro casal e do castigo de Deus.Disse-lhe, tentando ser claro, que o casal simbolizava um amadurecimento de uma população em uma fase evolutiva, a passagem de uma condição ingênua para uma consciência de si, do outro e da necessidade de ações bem organizadas em benefício de todos. Uma dessas ações era a constituição de famílias estáveis, ainda que não isentas de conflitos entre seus membros, por exemplo, no caso de Caim e Abel. Ele pediu que argumentasse baseado na Bíblia e não na ciência sobre se era ou não Deus que estava lá punindo Adão e Eva.Recorri ao Novo Testamento, ao encontro entre Jesus e a samaritana, quando esta lhe perguntou sobre onde Deus devia ser adorado. Jesus elimina a controvérsia entre a adoração na sinagoga ou no monte, explicando que Deus está em toda parte. Meu interlocutor conhecia essa passagem em João. Contudo, não a mencionou, apenas pediu para interromper a conversa, olhando-me seriamente disse:, quem me garante que não é o demônio que está falando através de você para confundir minha cabeça e me fazer perder a fé na Bíblia?”. Dito isso encerrou a conversa.

           O segundo exemplo refere-se a uma ilustração, feita por um orador espírita, em uma palestra sobre “posições inflexíveis”. Resumindo: “Conversei com F que me falou animado sobre o livro de Jonas que, certa ocasião foi lançado ao mar, sendo engolido por uma baleia. Viveu três dias e três noites dentro da baleia, que então o vomitou são e ileso próximo a uma praia. Tentei explicar a F que baleias mesmo sendo enormes e tendo boca muito grande possuem uma garganta estreita e se alimentam principalmente de crustáceos e peixes pequenos, precisando quebrar os peixes maiores para engoli-los. Disse-lhe ainda que no estômago da baleia todo alimento é transformado e a forma original desaparece. Ele me ouviu com atenção. Calmamente disse:“Pois assim está escrito”. Tentei argumentar, mas ele concluiu: “Tudo que está escrito por Deus é verdadeiro.” “Se estivesse escrito que Jonas engoliu a baleia, eu acreditaria, porque está na Bíblia”.

Esses relatos são emblemáticos de recusa à reflexão e mostram a insegurança pela possibilidade de se saber em engano. O fundamentalismo, não apenas o religioso, mas também o político,repudia o diálogo, o exame, a confrontação, gerando intolerância. Do fundamentalismo nasce a atitude fundamentalista. O termo atitude representa uma posição mais ou menos estável, em relação a um objeto ou ideia, que leva o indivíduo a uma proximidade (aceitação) ou distanciamento (rejeição) de um fato ou explicação. Evidente que a aceitação é processada, porque o fato ou ideia apresentados fortalecem a posição já aceita. Por outro lado, a rejeição às ideias opostas “salva” o indivíduo do encontro real consigo mesmo e do enfrentamento daqueles que pensam de maneira semelhante e reforçam, reciprocamente,as mesmas posições.

A atitude fundamentalista sempre esteve presente no processo evolutivo da humanidade. Certamente, já nos alinhamos a vários fundamentalismos, em diferentes períodos da história. Contudo, importa refletir hoje, como espíritas, se já superamos,de fato, as atitudes fundamentalistas.

Sagan, Carl (1997).O mundo assombrado pelos demônios: a ciência como uma vela na escuridão;

Dawkins, Richard Clinton (2006). Deus, um delírio.

João 4, 5-42. Novo Testamento. Bíblia.

 

A expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Óleo sobre tela por Benjamin West.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Benjamin_West_The_Expulsion_of_Adam_and_Eve_from_Paradise.jpg

Episódio bíblico de Jonas sendo vomitado pela Baleia. Ilustração por Gustave Dore.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dore_jonah_whale.jpg

 

Eventos com César Perri

Guararapes

 

Palestra e novo livro em Guararapes

 

Na noite do dia 19 de abril, o Centro Espírita João Batista de Guararapes (SP), contou com palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho, em roteiro organizado pela USE Regional de Araçatuba. O expositor abordou temas contidos no seu recente livro “Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões” (Ed.EME e USE-SP) e em seguida autografou o livro citado. O roteiro do convidado será concluído no sábado com sua atuação em Confraternização de jovens (COMENOESP), em Araçatuba.

 

(C.E. João Batista: Palestra, autógrafos, público)

 

 

Inauguração da nova sede de pequeno Centro

Rubiácea

 

“Mas, será que Perri falaria num pequenino Centro de cidade pequena?”, indagou Luiz Macedo, da USE Intermunicipal de Guararapes; “Sim, ele tem prestigiado centros pequenos”, respondeu Sirlei Nogueira, da USE Regional de Araçatuba. Assim, foi definido que a inauguração da nova sede do Centro Espírita Discípulos de Jesus, de Rubiácea, seria realizada incluindo o evento no roteiro de palestras regionais Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB e da USE, e, no dia 18 de abril, homenageando a data de lançamento de “O Livro dos Espíritos”. O evento contou com grupo de música Vozes da Esperança (de Araçatuba), antigos dirigentes do Centro anfitrião, dirigentes de Guararapes, Valparaíso, Biriguí e Araçatuba, incluindo Maria Luzia de Almeida Rosa e irmãos que nasceram em Rubiácea. Ao final Perri autografou o livro em lançamento “Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões” e houve um lanche no local.

(Rubiáceas: palestra de Cesar e público, entrega de livro para o dirigente Macedo, com amigos e dirigentes)

 

Informações de Visão Espírita TV

           Prezado(a)  Amigo(a) do VISÃO ESPÍRITA TV,
                                                                  
                              “ESPECIAL INSPIRAÇÃO” 

                                                                     O “CALDEIRÃO DO HUCK”, celebra o altruísmo e o serviço ao próximo .
                                  Dia 20 de Abril, próximo sábado às 15h30(horário de Brasília), este programa da Rede Globo apresentará 5 histórias exemplares de brasileiros que fazem a diferença. Uma dessas histórias é a de WAGNER MOURA GOMES, fundador da “FSF”- Fraternidade sem Fronteiras, um dos 5 escolhidos entre centenas de indicados para o programa.
                                  A “FSF”´é uma ONG que atende milhares de pessoas as quais vivem na extrema pobreza em 5 países do mundo, e 5 projetos no Brasil.
                                                                                                    Ajude-nos na divulgação desta ONG tão nobre!
Links -  
YouTube:    https://youtu.be/-8q8ReZdfKA  
Site: www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Fraternal Abraço
Equipe VISÃO ESPÍRITA TV

 

(Repassado por Raymundo Espelho)

 

Informações do C.E. Thereza de Jesus

Jaú, SP

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

 

(Com informações em Casinha Casagrande Jahu [[email protected]])

 

Olha que lindo foi hoje.🙌
Palestra com SIDNEY FERNANDES, sobre o Livro - Herdeiros de nós mesmos .
No final, o cantor Leleco de Bauru deu esse show
👏👏. Com a Música " Herdeiro de mim mesmo", letra do próprio Sidney.
Que energia boa!

https://www.facebook.com/cetherezadejesus/videos/vb.683518662008852/420768822059090/?type=2&theater

 

 

 

Programação da AEAK

Copenhague, Dinamarca

(em português abaixo)

Kære venner,

AEAK aktiviteter i APRIL måned.

Husk at AEAK nu på tirsdag er lukket, der vi holder KONCERT "KÆRLIGHEDENS MUSIKTERAPI" v/ VANSAN COSTA, hos Jeppe Yoga, Tagensvej 85C 1. tv 2200 Kbh - N fra kl. 19:30.

Queridos amigos,

Atividades da AEAK do mês de ABRIL.

Lembrem-se que a AEAK nesta terca-feira estará fechada para as sua atividades normais, devido nosso Concerto de "TERAPIA MUSICAL DO AMOR" com o cantor Espírita VANSAN COSTA. Endereco: Tagensvej 85C 1 tv 2200 KBH N à partir das 19:30 hs.

Vi håber se dig!!

Espero ve-los lá!!

Nenhuma descrição de foto disponível.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, violão e texto

A imagem pode conter: texto

 


(Com informações re Roseli Adorni)

 

 

Kære venner, der er interesseret i Spiritisme.
Caros amigos de ideais Espíritas.

Gruppe information/ Informações sobre o

grupo:

Foreningen: Spiritistiske Association Allan Kardec - AEAK.dk
Associacao Espírita Allan Kardec - AEAK.dk

Adresse/Endereco: 
Hellerupvej 52A - 2900 
Hellerup - Købehavn - Dinamarca

ÅBNINGSTIDER: 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Tirsdag fra kl. 17 til kl. 22 
Tercas-feiras das 17 às 22 hs

Lørdag uligeugen fra kl. 10:00 til kl. 15:00 (lukket møde)
Sábados de semanas impares das 10:00 às 15:00 hs (grupo fechado)

KONTAKT/CONTACTO:
E-mail: [email protected] 
Site: Aeak.dk
Tlf.: 0045 20952437

FOREDRAG: Hver tirsdag i lige uge fra kl.19 til kl. 20 på dansk og på portugisisk.

UNDERVISNING OM SPIRITISME: hver tirsdag i ulige uge fra kl.19 til kl. 20.

PALESTRA PÚBLICA: temas Espíritas. Todas as tercas-feiras das semanas pares das 19 hs às 20 hs.

ESDE: Estudo Sistemantizado da Doutrina Espírita todas as tercas-feiras das semanas impares das 19 hs às 20 hs.

HEALING/APLICACAO DE PASSE:
Hver tirsdag fra kl. 20 til 20:30 
Todas as tercas-feiras das 20hs às 20:30hs.

HEALING MOD DEPRESSION: 
Hver tirsdag i lige uge fra kl. 20.
Venligst kontakt os for at høre nærmere.

APLICACAO DE PASSE NA CURA DA DEPRESSAO: 
Todas as tercas-feiras das semanas pares á partir das 20 hs.
Interessados favor contactar-nos.

Fjernhealing/Passe a distância: Hver søndag fra kl. 23. / Todos os domingos às 23 hs.

FLUIDUMTERAPI:
(Åndelig Healing Kirurgi/Dybet Magnetisk Strygning).
Hver tirsdag i ulige uge fra kl. 20.

FLUIDOTERAPIA/CIRURGIA ESPIRITUAL
Todas as tercas feiras ds semanas impares à partir das 20 hs. .

SPIRITUEL RÅDGIVNINGSSAMTALE:
Hver tirsdag fra kl. 17:30 til kl. 19 eller fra kl. 21 til kl. 22.
Venligst kontakt os via tlf: 20952437 eller ved din ankomst.

ATENDIMENTO FRATERNO. 
Todas as terca-feiras das 17:30hs às 19hs e ou 21hs às 22hs, reservar horário via tel: 20952437 e ou na sua chegada.

MEDIESKAB KURSUS:
På dansk hver lørdag i uligeugen i hver måned, fra kl. 10:20 til 12.30. Lukket møde. Interesserende kontakt os.

ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE: 
Em portuguës, todos os sábados das semanas impares, das 12:50hs às 15hs. Estudos fechado. Interessados contactar-nos.

Anmodning om medlemskab: 
Medlemskab: 100 kr pr måneden
Støtte-medlemskab: mindre årligt kontingent.

DONATION / DOACAO:
Donationer er velkomne. Indsamlingen af donationer vil bruges til husets udvikling og spirituelle events.

Toda doacao é bem vinda, donativos seráo utilizados para desenvolvimento de nossas atividades Espíritas.

Conta bancária: (informacoes breve)
Bankoverførsel:(info kommer snart)

•Mobile Pay: +45 20 95 24 37.

Ver Tradução

 

 

Evangelho no Lar virtual

Acesse os links

Evangelho no lar virtual

Da prece pelos mortos e pelos espíritos sofredores, ESE, XXVII

https://youtu.be/7-hGlVA6ysQ

 

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

 

 

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação de Sérgio Thiesen

Itália, 2019

 

A imagem pode conter: Sérgio Thiesen, sorrindo, texto

 

 

A imagem pode conter: Sérgio Thiesen, sorrindo, texto

 

A imagem pode conter: Sérgio Thiesen, sorrindo

A imagem pode conter: Sérgio Thiesen, sorrindo, texto

 

 

(Publicado em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10216957395241449&set=pcb.10216957379641059&type=3&theater)

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Nova Jersey

 

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/00061ed7-1bf5-453b-988f-329bd43e44dc.png

 

ACESSE AS INFORMAÇÕES AQUI:

https://www.spiritist.us/usspiritistsymposium

 

 

 

Almoço da SEF. Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

cid:e5d502c57bc471acd79c9b48bdf70fc7

 

Venda de Convites:

Secretaria da SEF

Rua Passo da Pátria, 38, São Domingos - Niterói - RJ

Telefone: (21) 2717-8235

Online, com opções de pagamento via boleto ou Cartão de Crédito pelo PagSeguro

 

Conheça o Remanso - http://remansofraterno.org.br/remanso

Atenciosamente,  

Logo SEF

 Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail: [email protected]

 Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura 

 

 

Chá beneficente da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP 

 

Acesse:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100007323528818

 

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 552

TRÊS LAGOAS/MS – 22 A 29/ABRIL//2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 Bela Vista / Campo Belo / Campo Limpo / Carandiru / Casa Verde /

Chácara Mafalda / Ipiranga / Itaim Bibi / Itaquera / Jaçanã / Jaguaré /

JD Brasil / JD Imperador / JD Japão / Lapa / Liberdade / Morumbi /

Parada Inglesa / PQ Vitória / Ponte Rasa / Santana / Saúde / Tucuruvi /

AL Aricanduva / VL Buenos Aires / CL California / VL Carrão / VL Dalila /

VL Esperança / VL Gustavo / VL Indiana / VL Jacuí / VL Maria Alta /

VL Mariana / VL Mazzei

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Alumínio / Americana / Araçariguama / Araçatuba / Araçoiaba da Serra /

Araraquara / Artemis / Arujá / Assis / Auriflama / Barra Bonita / Bauru / Bertioga /

Bilac / Biritiba Morim / Boituva / Botucatu / Cafelândia / Campinas /

Campo Limpo Paulista / Carapicuiba / Cardoso / Cubatão / Diadema / Duartina /

Embu das Artes

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Franco da Rocha / Garça / Getulina / Guaimbê / Guarujá /

Guarulhos / Ilha Solteira / Itapeva / Itariri / Itatiba / Jacareí / Jales / Jaú /

José Bonifácio / Lins / Marília / Mauá / Mogi das Cruzes / Nova Odessa / Novo Horizonte

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Osasco / Palmital / Pedro de Toledo / Penápolis / Peruíbe / Piracicaba / Poá /

Pongaí / Praia Grande / Presidente Prudente / Ribeirão Pires / Rio Claro / Sabino /

Salto de Pirapora / Santa Barbara D’Oeste / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São José do Rio Preto /

São José dos Campos / São Sebastião / São Vicente / Sorocaba / Taubaté / Três Fronteiras /

Uchoa / Votorantim / Votuporanga / Urupês

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Andaraí / Barra da Tijuca / Bento Ribeiro / Centro / Colégio 

 Engenho Novo / Jacarepaguá / Meier / Taquara / Tijuca

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Araruama / Arraial do Cabo / Belford Roxo /

Bom Jesus de Itabapoana / Cabo Frio / Cambuci / Carmo / Casimiro de Abreu /

Iguaba Grande / Macaé / Magé / Maricá / Mesquita / Niterói / Nova Friburgo /

Rio Bonito / São Gonçalo / São Pedro da Aldeia

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Alegre / Guaçui / Mimoso do Sul / Vitória

MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Carmo do Rio Claro / Ituiutaba /

Juiz de Fora / Viçosa

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Balsa Nova / Cambé / Curitiba / Foz de Iguaçu / Jandaia do Sul /

Londrina / Mandaguari / Marechal Cândido Rondon / Maringá / Pato Branco /

Rolândia

RIO GRANDE DO SUL > Guaíba / Nova Prata / Porto Alegre / Santo Ângelo

SANTA CATARINA > Balneário Gaivota / Balneário Piçarras / Barra Velha /

Blumenau / Florianópolis / Itajaí / Joinville / Penha / Três Barras

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília / Ceilândia / Guará I

GOIÁS > Anápolis / Bom Jesus / Caldas Novas / Goiatuba

MATO GROSSO > Cuiabá

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > Maceió

BAHIA  > Itabuna / Lauro de Freitas / Porto Seguro / Salvador

PERNAMBUCO > Cordeiro / Garanhuns / Jaboatão dos Guararapes / Olinda /

Recife

SERGIPE > Aracaju / Campo do Brito / Itabaiana / Lagarto / Riachão dos Dantas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza / Paracatu

PIAUÍ > Parnaíba

RIO GRANDE DO NORTE > Mossoró / Natal / Paramirim

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > Belém

TOCANTINS > Araguaína / Palmas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > Mannheim / Stuttgart

BELGICA > Bruxelas

DINAMARCA > Copenhagem

ESLOVÁQUIA > Bratislava

ESTADOS UNIDOS > Boca Raton / Deerfield Beach / Newark /

Pompano Beach / Woodside

FRANÇA > Paris

INGLATERRA > Bournemouth

ITÁLIA > Milão / Roma / Reggio Emilia / Udine

MOÇAMBIQUE > Maputo

PORTUGAL > Ílhavo / Lagoas / Portimão / Porto

SUÉCIA > Estocolmo

SUIÇA > Winterthur

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Eventos da Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

Acesse:

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/index.php/eventos-novo/224-show-os-lobos-2019

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de Brasília

Brasília, DF

Edição 328 - 19 de abril de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Fim de semana tem Pinga-Luz, Coral Elos de Luz e debate com Marcel Souto Maior e Mayse Braga

Começam as vendas de ingresso para a pré-estreia do filme Kardec

Exposição “Allan Kardec – Luz entre dois mundos” na FEB com palestra de Divaldo Franco

Confira os palestrantes do 5º Congresso Espírita do DF (19 a 21 de abril)

O processo do perdão e o que ele pode significar em nossas vidas

Mocidade Espírita da Comunhão lança programa de TV

Parte Dona Laís Capilé

Como anda sua relação com Deus?

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Teatro: “Do abismo às estrelas”

São Paulo, SP

Estrelas 150319.jpg

 

(Com informações de Aquila Prisca [[email protected]])

 

Biografia de Florence Cook:

A médium Inglesa Florence Cook nascida no dia 3 de junho 1856, e desencarnada na mesma cidade em 1904.

Os primeiros pormenores da vida de Florence são fornecidos por ela própria, em carta dirigida a Mr. Harrison em maio de 1872. Diz a carta: "Tenho 16 anos de idade. Desde a minha infância vejo os espíritos e ouço-os falar.

Tinha o costume de sentar-me a sós e conversar com eles. Eles me cercavam e eu os tomava por pessoas vivas. Como ninguém os via nem ouvia, meus pais procuraram inculcar em mim a idéia de que tudo era produto de minha imaginação.

Todavia não conseguiram modificar o meu modo de pensar a respeito do assunto e foi assim que passei a ser considerada como uma menina excêntrica.

Na primavera de 1870 fui convidada a visitar uma amiga de colégio. Ela me perguntou se eu já ouvira falar de Espiritismo, acrescentado que seus pais e ela se reuniam em torno de uma mesa. Nessa situação obtinham certos movimentos; disse que, se eu consentisse, ainda naquela tarde ensaiariam uma experiência comigo".

Miss Cook pediu permissão a sua mãe e, em seguida, realizaram a primeira sessão, obtendo-se a comunicação de um espírito que se dizia ter sido a sua tia. Mais tarde, quando a jovem ficou em pé junto a mesa, esta se ergueu a uma altura de 4 pés. Miss Cook dá continuidade ao seu relato: "Na segunda sessão os espíritos nos deram provas de identidade, mas não chegamos a ficar de todo convencidas.

Por fim, recebemos por tiptologia, uma comunicação orientando-nos para que deixássemos o aposento em penumbra. Eles me ergueriam e dariam comigo volta à sala. Não consegui conter o riso. Aquilo não era possível. Entretanto, decidiu-se apagar a luz. Apesar disso, a claridade que entrava pela janela não deixou a sala inteiramente às escuras.

De imediato senti que alguém me tirava da cadeira, e, no instante seguinte, fui erguida até o teto, fato que todas as pessoas presentes na sala puderam ver. Sob meu espanto, transportaram-me sobre as cabeças dos assistentes, até que fui posta sobre uma mesa existente no extremo da sala. Minha mãe indagou se podíamos obter esse fenômeno. A mesa respondeu que sim, visto que eu era médium.

Reunimo-nos em nossa casa. Os espíritos quebraram a nossa mesa e duas cadeiras, fazendo ainda outros estragos. Em vista disso, resolvemos que, de modo algum tornaríamos a realizar sessões.

Então os espíritos começaram a nos atormentar, atirando sobre mim livros e outros objetos; as cadeiras passeavam sozinhas pela sala, a mesa se erguia violentamente, enquanto fazíamos as refeições, e fortes ruídos eram ouvidos durante a noite, fazendo-nos estremecer de medo.

Por fim nos vimos obrigadas a nos reunirmos em torno da mesa e a tentar um diálogo com eles.

Os espíritos disseram que fôssemos a Navarino Street, 74" onde existia uma sociedade espírita. O endereço estava certo. Lá encontramos Mr. Thomas Blyton que nos convidou a assistir a uma sessão onde entrei em transe e, por incorporação, uma entidade disse aos meus pais que, se contássemos com o auxílio de Mr. Herne e Mr. Williams, obteríamos comunicações de valor.

Reunimo-nos várias vezes e, finalmente, obtivemos os fenômenos prometidos. O espírito que dirigiu a sessão disse chamar-se Katie King".

No dia 21 de abril de 1872, em sessão organizada para estudos de sua mediunidade, conforme ata publicada no "The Spiritualist", ouviu-se um bater de vidros da janela sem que ninguém descobrisse a causa.

Então ouviu-se a voz de um espírito que disse: "Mr. Cook, é preciso que façais desobstruir o canal da calha, se desejais evitar que os alicerces da casa sofram". Surpresos, os presentes procederam a exame imediato, havendo a confirmação do que fora dito.

No dia seguinte, em outra sessão, o espírito Katie King se materializou parcialmente pela primeira vez. Katie mostrou-se na abertura da cortina e falou durante alguns minutos, ocasião em que os presentes puderam acompanhar o movimento de seus lábios.

Florence Cook foi a primeira médium entre os médiuns ingleses a obter materializações integrais em plena luz. Com o avanço das experiências, Florence, que antes, nas materializações parciais permanecia consciente, passou a cair em transe à medida que Katie King ia adquirindo domínio da situação e conseguindo-se mostrar mais perfeitamente.

Seu rosto a princípio dava a impressão de ser oco por trás. Mais tarde preencheu-se, os crepes ectoplásmicos se tornaram menos abundantes e, um ano depois, ela já conseguia caminhar do lado de fora da cabine.

Quando lhe pediram para se deixar fotografar à luz de flashes, observou-se que a sua semelhança com Florence era muito grande. Era um problema, e, para provar que era um ser distinto de Miss. Cook, ela alterou a cor de sua face para tons de chocolate e azeviche.

Em uma experiência feita logo em seguida, a médium foi amarrada apertadamente pelos assistentes no interior do gabinete. Depois foi observada toda uma gradação de diferenças entre ela e a médium. Estava reservado a Sir William Crookes fornecer as provas definitivas de que Katie King tinha uma existência à parte da de Miss Cook.

É preciso consignar que foi a própria Florence quem procurou o professor Crookes a fim de solicitar-lhe que investigasse a sua mediunidade. Eis como ela narra o episódio: "Fui à casa de Mr. Crookes sem dizer nada aos meus pais nem aos meus amigos. Ofereci-me como um sacrifício voluntário perante a sua incredulidade. Pouco antes se dera o desagradável incidente com Mr. Volckman.

Os que não conheciam o fenômeno dirigiam palavras cruéis contra mim. Mr. Crookes fizera um comentário que me atormentava e foi por isso que me decidi a ir procurá-lo. Ele me recebeu e eu lhe disse: - Já que acreditais que sou uma impostora, se quiserdes virei submeter-me a experiências em vossa própria casa.

Vossa esposa pode vestir-me como quiserdes e deixarei convosco o que tiver trazido. Podereis vigiar-me como vos aprouver; submeter-me-ei às experiências que desejardes, de modo que vos contenteis em todos os sentidos.

Só imponho uma condição: se verificardes que sou agente de uma mistificação, denunciai-me publicamente; mas se vos certificardes de que os fenômenos são reais e de que eu mais não sou que o instrumento de forças invisíveis, isso direis ao público de modo que todo o mundo tome conhecimento da verdade.

William Crookes aceitou o repto, disso resultando um dos mais tumultuosos e dramáticos episódios da História do Espiritismo.

Após da despedida do espírito Katie King, a mediunidade de Miss Florence foi utilizada por outra entidade que dizia chamar-se Marie, a qual, por mostrar-se cantando e dançando, foi denominada Marie, a dançarina.

Em 1899, atendendo a um convite da Sphiny Society, de Berlim, Miss Cook já então Mrs. Corner pelo casamento, assentiu em realizar algumas sessões, nas quais Marie se materializou e produziu fenômenos sensacionais. Por essa altura Florence já se havia casado, em 1874, com um cavalheiro chamado Elgie Corner e vivia em Usk, no País de Gales, onde teve vários filhos.

Em 1904, William Crookes recebeu uma carta, datada de 24 de abril, na qual era-lhe comunicado o falecimento de Mrs. Corner. Ele respondeu expressando viva simpatia e declarando ainda que a vida post-mortem muito devia, quanto à sua certeza, à mediunidade da antiga Miss Florence Cook.

Com esse episódio se encerra uma vida que conheceu tanto sensacionalismo quanto o das grandes atrizes da atualidade. A Doutrina Espírita deve eterna gratidão à menina de 15 anos, que, sacrificando sua juventude nos laboratórios dos sábios, prestou os mais relevantes serviços à comprovação científica da imortal obra de Allan Kardec.

William Crookes - Fatos Espíritas

(texto copiado de

 http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Florence%20Cook/Florence%20Cook.htm)

 

Florence Cook (ca 1856 - 22 de abril de 1904) foi um médium que alegou materializar um espírito , " Katie King ". A questão de saber se o espírito era real ou uma fraude foi uma notável controvérsia pública de meados da década de 1870. Suas habilidades foram endossadas por Sir William Crookes, mas muitos observadores eram céticos em relação às investigações de Crookes, tanto na época quanto posteriormente.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Cook

 

Katie King, Florence Cook e Sir William Crookes

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Cook#/media/File:Sir_William_Crookes_and_Katie_King.jpg

 

O lixo dos outros

  A pequena cidade estava em alvoroço. Um grupo de comerciantes promovia uma grande atração, naquele domingo, prometendo atividades e diversão ao povo.

Logo cedo, uma corrida de bicicletas faria o contorno da cidade, passando pelos principais pontos.

A chegada final e a premiação seriam na praça central. O vencedor ganharia uma bicicleta nova, que estava exposta enfeitada com laços de fitas coloridas.

Depois, haveria uma gincana para a criançada com uma infinidade de prêmios para os vencedores.

Lanches, sucos para todos, guloseimas e muita alegria, era o que prometia aquela manhã de domingo.

Ao som de música alegre, foi dada a partida e começou a corrida de bicicletas.

Os amigos Ana e Luiz ficaram próximos e seguiam, pedalando com vontade.

De repente, foram ultrapassados por outro competidor que, agressivo, gargalhando, esbarrou em Luiz, por pouco não o derrubando.

A resposta do rapaz foi acenar, sorrir e prosseguir pedalando.

Ana irritou-se e, inconformada, perguntou ao amigo como ele conseguia não reagir àquela maldade.

A resposta foi igualmente calma: Não costumo assumir o latão de lixo dos outros.

A amiga continuou intrigada, não entendendo o que ele queria dizer com aquela expressão.

Então, continuando suas pedaladas, Luiz explicou que todos temos nossos lixos internos. São o azedume, o ciúme, a raiva, a inveja e outros sentimentos do gênero.

Quando nosso latão de lixo começa a transbordar, muitos de nós costumamos despejá-lo em quem está próximo.

Basta que entremos nesse clima de desafio e ficamos atolados no tal lixo, que não vemos, mas que nos deixa totalmente contaminados.

E concluiu, sorrindo: Tenho procurado me controlar para não aceitar o lixo dos outros. Afinal, basta o meu, que estou buscando decompor para adubar minhas flores.

*   *   *

Se todos tivéssemos essa compreensão, nosso mundo seria diferente. Viveríamos mais tranquilamente.

Com os olhos físicos apreendemos apenas o que é material. Mas, quando nossa compreensão se expande, percebemos que muito do que vivenciamos está na dimensão dos sentimentos, das emoções e pensamentos.

Dessa forma, quando sintonizamos com essa dimensão íntima das pessoas com as quais convivemos ou nos relacionamos, podemos absorver vibrações benéficas ou malfazejas, a depender de como elas estejam em sua intimidade.

Quando temos consciência disso, sabemos que podemos escolher entre aceitar ou repelir a sintonia, que poderá nos beneficiar quando boa ou nos atolar em lixo alheio que somente nos prejudica.

Importante nos conhecermos, nos amarmos, e nos valorizarmos, para optarmos, sempre, pelo melhor para nós mesmos.

E não pensemos em culpar aos outros pelo nosso mal estar porque a questão tem a ver com a nossa sintonia. Se não estivermos na mesma faixa de pensamentos, sentimentos e emoções, não entraremos em sintonia.

Afinal, enquanto existem pessoas acumulando lixo em sua intimidade, muitas outras espalham o perfume e a delicadeza das suas presenças.

Saibamos realizar opções acertadas, corretas, desejando o melhor para nós mesmos. Porque se estivermos bem, de nossa parte igualmente somente espalharemos boas vibrações a todos os que compartilhem do lar, da escola, do trabalho.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 20.4.2019.

 

 

Copiado do site Feparana)

Latão de lixo. Parque da Independência. Ipiranga, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Jovens no trabalho voluntário “Hazla por tu playa”  que faz limpeza de praias e rios.  Miraflores, Lima, Peru.

Fotos Ismael Gobbo

Vista noturna da Baia de Lima, Peru. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]