Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/21-02-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/20-02-2019.htm

19-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/19-02-2019.htm

18-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/18-02-2019.htm

16-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/16-02-2019.htm

15-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/15-02-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

                                                      

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

Texto copiado do site Febnet)

Rômulo e Remo. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rubens,_Peter_Paul_-_Romulus_and_Remus_-_1614-1616.jpg

 

 

Rômulo (português brasileiro) ou Rómulo (português europeu) e Remo são, segundo a mitologia romana, dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Segundo a lenda, eram filhos de Marte e de Reia Sílvia, descendente de Eneias. A data de fundação de Roma é indicada, por tradição, em 21 de abril de 753 a.C. (também chamado de "Natal de Roma" e dia das festas de Pales).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B4mulo_e_Remo

 

 

A família flaviana representada no triunfo de Tito. Óleo sobre tela de Lawrence Alma Tadema. 1885.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Triumph_of_Titus_Alma_Tadema.jpg

 

 

 

Os flavianos inciaram também reformas culturais e econômicas. Sob Vespasiano, novos impostos foram criados para restaurar as finanças imperiais; Domiciano revalorizou a moeda romana aumentando seu conteúdo de prata. Um grande programa de obras públicas foi iniciado para celebrar a ascensão da dinastia, levando à construção de muitos marcos ainda hoje conhecidos na cidade de Roma, incluindo o mais espetacular de todos, o Anfiteatro Flaviano, que ficou conhecido como Coliseu.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_flaviana

 

Moeda romana com esfinge do imperador Vespasiano

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tito Flávio Vespasiano (em latimTitus Flavius VespasianusFalacrina17 de novembro de 9 — Roma23 de junho de 79), foi um imperador romano, o primeiro da dinastia flaviana, que ocupou o poder em 69, logo após o suicídio de Nero e o conturbado ano dos quatro imperadores. Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano

 

Corredores do Coliseu. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Coliseu (em italianoColosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latimAmphitheatrum Flavium; em italianoAnfiteatro Flavio), é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia,[1] é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano[2] em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito.[3] Outras modificações foram feitas durante o reinado de Domiciano (81-96).[4] Estes três imperadores são conhecidos como a dinastia flaviana e o anfiteatro foi nomeado em latim desta maneira por sua associação com o nome da família (Flavius).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu

 

As festas romanas do Coliseu. Óleo sobre tela de Pablo Salinas (década de 1900)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Ruínas arqueológicas do Fórum Romano e o Coliseu mais acima. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, exercendo uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milênios e na construção da Civilização Ocidental. Sua história abrange mais de 2500 anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde o século I, a cidade é a sede do papado e no século VIII a cidade tornou-se a capital dos Estados Pontifícios, que duraram até 1870. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roma

 

Praça de São Pedro vista do alto da cúpula da Basílica. Vaticano. Foto Ismael Gobbo.

 

Vaticano é uma colina situada na região noroeste de Roma e não possui ligação com as sete colinas de Roma. Era o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco,[11] que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro",[12] e seu templo foi construído no antigo local de Vaticanum.[11] Lá se ergueu também o Circo de Nero. Acredita-se que tenha sido também o local em que São Pedro foi martirizado e sepultado.[11][12]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano

 

Papa João Paulo II na Praça de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

Rio Tibre, Ponte Vittório Emanuele II e Vaticano ao fundo. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tibre (em italianoTevere; em latimTiberis) é um rio no território italiano, com nascente na Emília-Romanha. Atravessa a Toscana (Sansepolcro), a Úmbria (Città di Castello), depois o Lácio (Orte e Roma) e deságua no mar Tirreno.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tibre

Dante e Beatriz. Óleo sobre tela por Henry Holiday.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Dante_and_Beatrice_(painting)#/media/File:Henry_Holiday_-_Dante_and_Beatrice_-_Google_Art_Project.jpg

 

Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 d.C. — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321 d.C.)[1]foi um escritorpoeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Disse o escritor e poeta francês Victor Hugo (1802-1885) que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri

 

Em primeiro plano o espaço onde ficava o Circus Maximus e acima o Palatino. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Circo Máximo (em latimCircus Maximus) é um antigo circo — um estádio utilizado para corridas de bigas — e a maior arena de entretenimento de Roma. Situada no vale entre o Aventino e o Palatino, media 621 metros de comprimento e 118 metros de largura e podia acomodar mais de 150 000 espectadores[nota 1]. Em sua forma mais completa, tornou-se o modelo para todos os demais circos do Império Romano. Atualmente o local é um parque público.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Circo_M%C3%A1ximo

 

Arco de Constantino. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

Arco de Constantino é um arco triunfal de Roma construído por ordem do Senado Romano para comemorar a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia em 312[nota 1]. Localizado entre o Coliseu e o monte Palatino, o arco foi inaugurado em 315.[2] Sob ele passava a Via Triunfal, a rota seguida pelos grandes generais e imperadores romanos em seus triunfos.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Constantino

 

Jean-Baptiste Massillon. Óleo sobre tela de anônimo. Século XVIII.

Jean Baptiste Massillon (Hyères24 de junho de 1663 – Beauregard-l'Évêque28 de setembro de 1742) foi um religioso francês, pregador e bispo de Clermont desde 1717 até sua morte.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Massillon_-_Versailles_MV_2967.jpg

 

Assim será

 

Do livro “Fonte Viva”,

Editora FEB

Médium Francisco Cândido Xavier

Ditado pelo Espírito Emmanuel

 

 “Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico  para com Deus.”  Jesus (Lucas, 12:21) 

 

Guardarás inúmeros títulos de posse sobre as utilidades terrestres, mas se não fores senhor de tua própria alma, todo o teu patrimônio não passará de simples introdução à loucura.

Multiplicarás, em torno de teus pés, maravilhosos jardins da alegria juvenil, entretanto, se não adquirires o conhecimento superior para o roteiro de amanhã, a tua mocidade será a véspera ruidosa da verdadeira velhice.

Cobrirás com medalhas honoríficas o teu  peito, aumentando a série dos admiradores que te aplaudem, mas, se a luz da reta consciência não te banhar  o  coração, assemelhar­-te­-ás a um cofre de trevas, enfeitado por fora e vazio por  dentro.

Amontoarás riquezas e apetrechos de conforto para a tua casa terrena, imprimindo-­lhe perfil dominante e revestindo-­a de esplendores artísticos, contudo, se não possuíres na intimidade do lar a harmonia que sustenta a felicidade de viver, o teu domicílio será tão­ somente um mausoléu adornado.

Empilharás moedas de ouro e prata, à sombra das quais falarás com autoridade e influência aos ouvidos do próximo, todavia, se os teus haveres não se dilatarem, em forma de socorro e trabalho, estímulo e educação, em favor dos semelhantes, serás apenas um viajor descuidado, no rumo de pavorosas desilusões.

Crescerás horizontalmente, conquistarás o poder e a fama, reverenciar-­te-­ão  a presença física na Terra, mas, se não trouxeres contigo os valores do  bem, ombrearás com os infelizes, em marcha imprevidente para as ruínas do desencanto.

Assim será “todo aquele que ajunta tesouros para si, sem ser rico para com Deus.

 

 

(Texto copiado de

http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf )

O tesouro escondido. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Hidden_Treasure_(Le_tr%C3%A9sor_enfoui)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

Cristo e o jovem rico. Óleo sobre tela por A. N. Mironov.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christ_and_the_rich_young_man._A.N._Mironov.jpg

 

 Publicação do jornal “Correio Fraterno”

São Bernardo do Campo, SP

CORREIO FRATERNO

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

(Recebido em email de Izabel Vitusso)

 

 XXI Conferência Estadual Espírita

Pinhais, PR

 

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.

Momento Espírita

XXI Conferência Estadual Espírita

 

Convidamos você a estar conosco nos dias 15 a 17 de março de 2019, no Expotrade, em Pinhais. Será uma grande festa de corações, com palestras, seminários, e a possibilidade de encontrar muitos corações amigos e conhecer novos.

Mas, caso você tenha alguma dificuldade que o impeça de estar presente, nosso convite é para que assista pelo CANAL FEP - https://www.youtube.com/canalfep, a toda a programação, que iniciará no dia 15, sexta-feira, a partir das 8h15 e se estenderá até o domingo, dia 17, em torno das 13h.

Inovando, neste ano, o CANAL FEP terá programação em tempo integral. Quando não estivermos ao vivo, com as transmissões das palestras, dos seminários, estaremos transmitindo programação especial de outros momentos.

E você poderá interagir, a qualquer hora, formulando suas indagações ou enviando suas observações, pelo chat, porque teremos pessoal à disposição para lhe responder.

Agora, você estando presente ou não, poderá contribuir com a Conferência, um evento com entrada franca, possibilitando a quem deseje assistir, participar, iluminando-se, ilustrando mente e coração.

Sua contribuição, de qualquer valor, será acolhida na agência 1622-5, do Banco do Brasil, c/c 17450-5, para FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ, CNPJ  76.544.741/0001-03.

 

Contamos com você.
Comunicação Social Espírita
Federação Espírita do Paraná.

Caso você não queira mais receber, acesse aqui para cancelar.

 

 

Iniciado estudo sobre Epístolas de Paulo

São Paulo, SP

 

O estudo sobre as Epístolas de Paulo foi iniciado na noite do dia 19 de fevereiro na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE), em São Paulo. A presidente da instituição Júlia Nezu fez a abertura, seguindo-se de exposições pelos responsáveis do estudo Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. As reuniões se estenderão durante todo o semestre, às 3as feiras, e adotando-se principalmente o livro “Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo” (Editora O Clarim”, de autoria do coordenador do estudo.

Informações:

http://www.ccdpe.org.br/cursos/inscreva-se/

 

 

 

Fotos: Júlia Nezu, Cesar Perri, Célia Maria e público, livro Epistolas de Paulo à luz do Espiritismo)

 

Programação na Sociedade Espírita “O Semeador”

Salvador, BA

Semeador promove Palestra gratuita com Geraldo Campetti da FEB

 

No dia 16/03/19 (sábado) teremos a honra de receber Geraldo Campetti Sobrinho no SEMEADOR. Ele é o atual vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) e Coordenador da comissão editorial da FEB Editora e responsável pela Biblioteca de obras raras e Museu da Federação. Além de conceituado palestrante com vários vídeos disponíveis no YouTube. 

 

A Palestra marcará a abertura das atividades da Evangelização Infanto Juvenil na instituição. No sábado seguinte, 23/03/2019 começarão os encontros de Infância, Juventude e Grupo de Família que esse ano terá como tema central o mesmo tema da Palestra "Vivência Cristã no Lar e na Sociedade".

 

As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do link:

www.bit.ly/EVANGELIZACAOSEOSPALESTRA

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

-- 

Paulo Argollo 

Departamento de Comunicação

Sociedade Espírita O Semeador

 

(Informação recebida em email de

 

Evangelho Virtual

Acesse nos links  

 

 

EVANGELHO NO LAR VIRTUAL

"Eficácia da Prece" - ESE, Cap. XXVII.

 

YouTube: https://youtu.be/ewYiwpmBO2M

 

Inscreva-se e ative o sino para receber atualizações do canal.

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

By Vania Mugnato de Vasconcelos

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Programação no C.E. Nosso Lar Casas André Luiz

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Boletim eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2019-02-14/EMAIL_1_FEVEREIRO_2019_2.html

 

 

 

 

 

BUSS. Evento programado com Divaldo Pereira Franco

Londres, Reino Unido

 

https://divaldofranco-2019.eventbrite.co.uk

 

 

--

(Com informações de Elsa Rossi [[email protected]])

 

CEA – Curso de Espiritismo 2019

 Buenos Aires, Argentina

 

 

Abierta la inscripción 2019 a los Cursos de Espiritismo de la Confederación Espiritista Argentina

 

View this email in your browser

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/1067bfc1-5205-4935-97cc-88c94b5220e5.png

 

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/9cc780d1-11c4-4756-9d50-7cea10e9f3f2.png

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/color-facebook-48.png

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/color-link-48.png

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/color-youtube-48.png

 

 

Copyright © 2019 Todos los derechos reservados. 

 

Programação no G.E  Cairbar Schutel

São Paulo, SP

 

 

(Com informações de Wilson Garcia [[email protected]])

 

Palestra: Os Concílios e conseqüências

 

Na noite do dia 23 de fevereiro, às 19h30, sábado, o Centro Espírita NS de Nazaré, de Itupeva (SP), promoverá palestra mensal de estudo, sobre o tema "Os Concílios e consequências". Contará como expositor convidado Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB e da USE-SP.

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

III Simpósio Espiritismo na Atualidade 2019

Araraquara, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

Allan Kardec Doctrinal Society of New York

Programação. Acesse no link

 

Clique aqui:

https://shoutout.wix.com/so/79MZpN82_?cid=cbcc01b8-c97a-4187-90f6-45605a47fb95#/main

 

 

 

Informações do 13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Nova Jersey, EUA

 

ACESSE AQUI:

https://www.spiritist.us/

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/00061ed7-1bf5-453b-988f-329bd43e44dc.png

 

 

 

 

Allan Kardec – o filme

16 de maio nos cinemas

A imagem pode conter: 5 pessoas

 

TRAILER

https://cinemanafloresta.com.br/allan-kardec-o-fime-trailer-completo-de-estreia-16-de-maio-nos-cinemas/

 

 

 

Bazar do Prato Pronto em prol da AEVV

Araçatuba, SP

 

 

(Mais informações em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=301319303916348&set=a.107454169969530&type=3&theater)

 

Evento em prol do Lar Caminho de Nazaré

Araçatuba, SP

 

(Com informações de

https://www.facebook.com/events/249295799306630/?ref=6&ref_notif_type=plan_user_invited&action_history=null)

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

Agora é o momento decisivo para fazer o bem.

 

Artigo do Jornal de Estudos Espíritas

Acesse nos links abaixo

Olá Todos! 

 

É com bastante satisfação que anuncio a publicação do artigo "A verdadeira identidade das primeiras médiuns utilizadas por Kardec" de Autoria de Carlos Seth Bastos, no Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

 

O artigo demonstra, com base em documentos históricos, que algumas informações sobre as médiuns usadas por Kardec no começo da Codificação, as Srtas. Baudin, eram mais velhas do que se imaginava... Quais eram os nomes delas? Qual o endereço onde moraram? Quais as idades? Seriam elas já casadas? Essas e outras questões intrigantes e interessantes são respondidas pelo Autor com base em documentos históricos que, por sinal, podem ser acessados por qualquer um de nós através da internet. O Autor fornece as referências e os links de acesso de documentos e jornais da época de Kardec. 

 

O artigo pode ser acessado gratuitamente, lido no browser ou baixado para ler no seu computador, tablet ou celular, através do link abaixo: 

http://dx.doi.org/10.22568/jee.v7.artn.010202 

Após abrir a janela com o título e resumo do artigo, procure pelo link "PDF", e siga as instruções para acessar ou baixar o artigo. Apenas lembramos que os direitos autorais permanecem com o Autor, de modo que qualquer reprodução, em parte ou em todo, requer a autorização do mesmo. Caso use o artigo em seus estudos, cite-o da seguinte forma: 

C. S. Bastos, "A verdadeira identidade das primeiras médiuns utilizadas por Kardec", Jornal de Estudos Espíritas 7, 010202 (2019), e o link acima. 

 

Se você gostou do artigo, ajude a divulgá-lo. Se souber de pessoas que podem ter interesse em receber notícias como essa, de novas publicações, peça para escrever para [email protected] solicitando cadastro do email. 

 

Desejamos excelentes estudos a todos! 

Muita paz e caridade! 

Alexandre Fontes da Fonseca


--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

 

Nossa saúde

 

Saúde é um tesouro. Nós a desejamos para quem está para nascer, dizendo: Que venha com saúde!

Desejamos para quem completa mais um ano de vida, com os votos: Muita saúde, o resto damos um jeito!

E por fim, a queremos por toda vida para nossos familiares: Que Deus ajude para que nunca tenham uma doença grave.

Mas, e como está a nossa saúde? O que temos feito por ela?

Não vamos reprisar as recomendações valiosas dos médicos, que devemos ter ouvido muitas vezes: alimentação, exercícios, bons hábitos, higiene...

Vamos a um nível mais profundo, a saúde primeira, essencial, que determina o bom equilíbrio de tudo: a do Espírito.

O que temos feito pela sua manutenção, em especial?

Não precisaremos lembrar o quão frágeis ainda somos nessa área, pois grande parte das criaturas ainda não descobriu que a saúde espiritual é determinante para o bom funcionamento do corpo material.

Analisemos apenas bons hábitos que podemos desenvolver para melhorar a saúde da alma, conquistando, dessa forma, a saúde integral.

Numa espécie de Programa de Saúde, eis o que podemos buscar:

Primeiro: melhorar o padrão das nossas companhias e consequentes conversações, pois conversas vulgares acarretam desequilíbrio físico, decorrente das tensões e fixações mentais que tais assuntos geram em nós.

A partir do momento que mudamos esses hábitos, evitando a maledicência, trocando o pessimismo pelo otimismo, observando tudo com uma perspectiva bondosa, pacífica, deixamos de produzir as toxinas que tanto mal têm feito para nossa mente. Consequentemente, para nosso físico.

Segundo: praticarmos o autoamor, numa postura de autoacolhimento, aceitando-nos como estamos e, ao mesmo tempo, propondo-nos transformar para melhor, sem culpa e sem desculpismos.

Terceiro: cultivarmos bons pensamentos. Buscarmos irradiar simpatia, cordialidade para quem quer que seja, onde quer que estejamos.

Não enxergar os outros como adversários, mas sim irmãos de vida. Desejar o bem para quem quer que passe por nós.

Quarto: a oração, sempre a oração. É a melhor forma de elevar nossos pensamentos quando percebemos que estão aflitos, sobrecarregados, negativos demais. É uma maneira de pedir ajuda ao nosso anjo guardião, que é um Espírito superior que nos atende com prontidão.

Uma prece feita com o coração muda, radicalmente, o padrão de nossos pensamentos, permitindo-nos, muitas vezes, receber auxílios do Alto, que antes não éramos capazes de absorver por falta de sintonia.

E por fim: o trabalho no bem. Todo trabalho desinteressado no bem nos proporciona automedicação. Através do encontro com a proposta do bem, do amor ao próximo, iluminamos e nos autoiluminamos.

A verdadeira saúde não se restringe apenas à harmonia e ao funcionamento dos órgãos, possuindo maior extensão, que abrange a serenidade íntima, o equilíbrio emocional e as aspirações estéticas, artísticas, culturais, religiosas.

Podemos estar plenos, embora com alguma dificuldade orgânica, que será reparada do interior para o exterior. Ou podemos nos encontrar sem equilíbrio emocional.

Busquemos a saúde integral, a harmonia conosco mesmo e com tudo à nossa volta.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 6,
 do livro  
Autodescobrimento – uma busca interior, item 
Programa de Saúde, pelo Espírito Joanna de Ângelis, 
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 20.2.2019.



(Copiado do site Feparana)

 

Oração. Obra de arte em ferro no Jardim da Luz. Autor: Károly Pichler. Foto Ismael Gobbo

Jardim da Luz. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Joanna de Ângelis

 

Responsável pela coordenação do trabalho mediúnico de Divaldo Franco, o Espírito Joanna de Ângelis publicou seu primeiro livro, Messe de Amor, em 1964. Sua produção literária tem, ao todo, cerca de 60 obras, todas psicografadas por Divaldo Franco.  Algumas de suas encarnações passadas são descritas e personalidades diversas são atribuídas ao Espírito de Joanna de Ângelis. Na época de Jesus, foi Joana de Cusa, esposa de importante autoridade romana, que já naquela época seguia os ensinamentos de Jesus. Séculos depois, se candidatou a viver com com Francisco de Assis a simplicidade do Evangelho de Jesus. No México, foi Juana Inés de La Cruz, jovem que contribuiu para a valorização dos estudos, inclusive para as mulheres daquela época. E no Brasil, foi Joana Angélica de Jesus, nascida em Salvador (BA) em 1761. Aos 21 anos, Joana Angélica ingressou no Convento da Lapa, tornando-se Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição da Lapa. Como abadessa do Convento da Lapa, em Salvador, defendeu suas irmãs e foi sacrificada na porta de entrada do mosteiro, a golpes de baioneta, quando tentava impedir que soldados do Império invadissem o Convento, durante as lutas pela Independência do Brasil, no dia 20 de fevereiro de 1823. (Fonte: A Veneranda Joanna de Angelis, Celeste Santos e Divaldo Pereira Franco.)

 

(Texto copiado de http://www.febeditora.com.br/autores/joanna-de-angelis/)

Joanna de Ângelis.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joanna_de_%C3%82ngelis#/media/File:JoanaAngelica.jpg

Sóror Juana Inés de La Cruz. Óleo sobre tela de Miguel Cabrera.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sor_Juana_by_Miguel_Cabrera.png

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]