Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 02 de julho de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/02-07-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/01-07-2019.htm

29-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/29-06-2019.htm

28-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/28-06-2019.htm

27-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/27-06-2019.htm

26-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/26-06-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Galileu defendendo o heliocentrismo.

copiado de:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94896v/f41.image

 Les oeuvres complètes de Galileo Galilei : prospectus de la réimpression de l'édition

Galileu Galilei

Imagem copiada de

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94896v/f37.image

Les oeuvres complètes de Galileo Galilei : prospectus de la réimpression de l'édition

Galileu diante do “Santo Ofício”. Pintura do séc. XIX de Joseph-Nicolas Robert-Fleury.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair

 

 

Caso Galileo

caso Galileu ( italiano : processo Galileo Galilei ) foi uma seqüência de eventos, começando por volta de 1610, [1]culminando com o julgamento e condenação de Galileu Galilei pela Inquisição Católica Romana em 1633 por seu apoio ao heliocentrismo . [2]

Em 1610, Galileu publicou seu Sidereus Nuncius ( Mensageiro Estrelado ), descrevendo as surpreendentes observações que fizera com o novo telescópio , ou seja, as fases de Vênus e as luas galileanas de Júpiter . Com essas observações, ele promoveu a teoria heliocêntrica de Nicolaus Copernicus (publicada em De revolutionibus orbium coelestiumem 1543). As descobertas iniciais de Galileu foram recebidas com oposição dentro da Igreja Católica, e em 1616 a Inquisição declarou que o heliocentrismo era formalmente herético. Livros heliocêntricos foram proibidos e Galileu foi ordenado a não realizar, ensinar ou defender idéias heliocêntricas. [3]

Galileu passou a propor uma teoria das marés em 1616 e dos cometas em 1619; ele argumentou que as marés eram evidência para o movimento da Terra. Em 1632, Galileu publicou seu Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais , que defendia implicitamente o heliocentrismo e era imensamente popular. Respondendo a crescente controvérsia sobre teologia , astronomiafilosofia , a Inquisição Romana tentou Galileu em 1633 e encontrou-o "veementemente suspeito de heresia ", sentenciando-o a prisão indefinida . Galileu foi mantido em prisão domiciliar até sua morte em 1642.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair

 

Nicolau Copérnico.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

Nicolau Copérnico:

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

Representação artística do Sistema Solar, tamanho não em escala.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol#/media/Ficheiro:Solar_sys.jpg

Esta figura do Sistema Solar, (não em escala - na verdade muito muito longe da escala real - criando uma imagem em escala do sistema solar com representações detalhadas de todos os seus corpos principais provavelmente não seria viável - ver w: modelo do sistema solar ) mostra o Sol, os planetas internos, o cinturão de asteróides, os planetas exteriores, Plutão (o maior objeto no Cinturão de Kuiper - originalmente classificado como um planeta) e um cometa.

 

Sol. NASA

 

Novas imagens da superfície do Sol pelo Solar Dynamics Observatory. Uma imagem ultravioleta extrema do sol em todo o disco tirada por SDO em 30 de março de 2010. Cores falsas traçam diferentes temperaturas de gás. Os vermelhos são relativamente frios (cerca de 60.000 Kelvin ou 108.000 Fahrenheit); azuis e verdes são mais quentes (mais de 1 milhão de Kelvin ou 1,8 milhão de Fahrenheit).

Fonte> https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol#/media/Ficheiro:446667main1_sdo-fulldisk-670.jpg

A Lua fazendo despontar uma nova noite. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

O nascer da Terra visto da Lua. Missão Apollo 8. Nasa.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NASA-Apollo8-Dec24-Earthrise.jpg

 

Obsessão e Evangelho

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seara dos Médiuns. Lição nº 66. Página 181.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

Questão nº 244. Reunião pública de 09/09/1960

 

A quem diga que o Espiritismo cria obsessões na atualidade do mundo, respondamos com os próprios Evangelhos.

Nos versículos 33 a 35, do capítulo 4, no Evangelho de Lucas, assinalamos o homem que se achava no santuário, possuído por um Espírito infeliz, a gritar para Jesus, tão logo lhe marcou a presença: “que temos nós contigo?” E o Mestre, após repreendê-lo, conseguiu retirá-lo, restaurando o equilíbrio do companheiro que lhe sofria o assédio. Temos aí a obsessão direta.

Nos versículos 2 a 13, do capítulo 5, no Evangelho de Marcos, encontramos o auxílio seguro prestado pelo Cristo ao pobre gadareno, tão intimamente manobrado por entidades cruéis, e que mais se assemelhava a um animal feroz, refugiado nos sepulcros. Temos aí a obsessão, seguida de possessão e vampirismo.

Nos versículos 32 e 33, do capítulo 9, no Evangelho de Mateus, lemos a notícia de que o povo trouxe ao Divino Benfeitor um homem mudo, sob o controle de um Espírito em profunda perturbação, e, afastado o hóspede estranho pela bondade do Senhor, o enfermo foi imediatamente reconduzido à fala. Temos aí a obsessão complexa, atingindo alma e corpo.

No versículo 2, do capítulo 13, no Evangelho de João, anotamos a palavra positiva do apóstolo, asseverando que um Espírito perverso havia colocado no sentimento de Judas a idéia de negação do apostolado. Temos aí a obsessão indireta, em que a vítima padece influência aviltante, sem perder a própria responsabilidade.

Nos versículos 5 a 7, do capítulo 8, nos Atos dos Apóstolos, informamo-nos de que Filipe, transmitindo a mensagem do Cristo, entre os samaritanos, conseguiu que muitos coxos e paralíticos se curassem, de pronto, com o simples afastamento dos Espíritos inferiores que os molestavam. Temos aí a obsessão coletiva, gerando moléstias-fantasmas.

E, de ponta a ponta, vemos que o Novo Testamento trata o problema da obsessão com o mesmo interesse humanitário da Doutrina Espírita.

Não nos detenhamos, diante dos críticos contumazes.

Estendamos o serviço de socorro aos processos obsessivos de qualquer procedência, porque os princípios de Allan Kardec revivem os ensinamentos de Jesus, na antiga batalha da luz contra a sombra e do bem contra o mal.

 

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/30-04-2016_arquivos/image016.jpg

 Jesus tentado no deserto. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Temptation_of_Christ#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Tempted_in_the_Wilderness_(J%C3%A9sus_tent%C3%A9_dans_le_d%C3%A9sert)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

Pintura mediúnica no CCDPE

 

Na tarde do dia 29 de junho o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, promoveu uma tarde com pintura mediúnica por Valdelice Salum (de Indaiatuba, SP). Em seguida houve um chá benficente no mesmo local.

 

 

(CCDPE- pintura mediúnica com Valdelice Salum, tela, Valdelice com dirigentes e chá)

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

1º Encontro Espírita do Sul de Minas

Três Pontas, MG

 

O local sede do 1º Encontro Espírita do Sul de Minas é o HOTEL FAZENDA PEDRA NEGRA. Local de fácil acesso, a 7km do centro da cidade de Três Pontas. Nos dias 30 e 31 de agosto de 2019. Oradora: ANETE GUIMARÃES Palestra musical: ALLAN VILCHES Grupo musical: ALMA CANTA inscrição aberta pelo sympla!
Opções de hospedagem em Três Pontas: 
HOTÉIS: 
Terraço| Café Palace | Brasil | Ouro Verde | Pousada Travessia. Haverá Van para o transporte dos participantes dos ao local do evento 

 

 

 

(Com informações de Maria Flávia Menegatto [[email protected]] e de

https://www.facebook.com/2338549306408523/photos/a.2341450326118421/2397820693814717/?type=3&theater)

 

Palestra sobre Profecias  

 

O Centro Espírita NS de Nazaré, de Itupeva (SP), promove mensalmente palestras públicas. Na noite do dia 29 de junho, o convidado foi Antonio Cesar Perri de Carvalho, para desenvolver o tema "Profecias espíritas: sim ou não", com base em A Gênese e A Caminho da Luz. Em seguida, o Centro promoveu o lançamento do livro do expositor Chico Xavier - o homem, a obra e as repercussões (Ed. EME e USE-SP), contando com os autógrafos do autor.

 

CENSN: Palestra César Perri; Perri com dirigentes; autógrafos com a dirigente Marise Ceban; autógrafos com a

dirigente Tânia)

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Seminário com Vânia Mugnato de Vasconcelos

Sorocaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação do Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Visão Espírita TV

 

FATOS POUCO CONHECIDOS DA VIDA DE CHICO XAVIER !

Prezado(a) Amigo(a),

                                   Você sabia que CHICO XAVIER ganhou uma grande área de terras em Goiás e a doou totalmente?  Você sabia que o filho do famoso escritor HUMBERTO DE CAMPOS, se desculpou pessoalmente com Chico sobre o episódio do processo judicial movido pela sua família requerendo direitos autorais dos livros psicografados pelo espírito de Humberto através de Chico? Nestes fatos e outros, o querido repórter investigativo SAULO GOMES  relata  sua participação, durante o  Terceiro Programa da série "SAULO GOMES: O REPÓRTER DE CHICO XAVIER", com gravação exclusiva do VISÃO ESPÍRITA TV, que vai ao ar diariamente a partir de 30 de Junho de 2019. Horários abaixo.

------------------------------------

                                  Em 2012, o cantor e compositor de Uberaba , SÉRGIO SANTOS grande amigo de CHICO XAVIER,apresentou juntamente com sua esposa Marlene, para o VISÃO ESPÍRITA TV, uma composição, de pouco mais de 3 minutos, então inédita, em homenagem ao saudoso médium. Vamos matar as saudades clicando no link:     https://youtu.be/_ADnErPau0A   

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini)

 

 “O Legado de Allan Kardec”  com

Simoni Privato Goidanich

Todas as quartas-feiras às 17:00 horas (horário de Brasília), publicaremos, no canal de Youtube TheEstudiosEspiritas, os vídeos da série dedicada ao estudo e à reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec". Tanto esse canal de Youtube como os vídeos que publicamos são gratuitos e continuarão sendo.

O link para o primeiro vídeo da série é este: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=A3HvTMaNPU0  

 

Agradecemos muito a todas as pessoas que estão divulgando esses vídeos.

 

Muita paz e felicidade a todos.

 

Todos los miércoles a las 17 horas (horario de Brasilia), publicaremos, en el canal de Youtube TheEstudiosEspiritas, los videos de la serie dedicada al estudio y a la reflexión sobre el libro "El legado de Allan Kardec". Tanto ese canal de Youtube como los videos que publicamos son gratuitos y seguirán siendo.

El enlace para el primer video de la serie es este:

 

https://www.youtube.com/watch?v=A3HvTMaNPU0   

 

Agradecemos mucho a todas las personas que están divulgando esos videos.

 

Mucha paz y felicidad a todos. 

 

Simoni

 

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Recebido em email de João Marchesi Neto)

 

Congresso Espírita “Léon Denis”

Uberlândia, MG  

 

 

(Informações copiadas em em https://www.facebook.com/events/216384279305663/)

 

 Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156177408103099800/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 335 - 28 de junho de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156177408103099800/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156177408103099800/comunhaoinspiraagradecer.jpg

Seis Motivos para Agradecer é o tema do Comunhão Inspira de sábado (29). Não perca!

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156177408103099800/grupoflorescer.jpg

Grupo de dança espírita promete emocionar no Domingo com Arte

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156177408103099800/papo_espirita_67autoaceitacao.jpg

O poder da auto aceitação

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156177408103099800/comunhodigital1_ead.jpg

Abertas inscrições para o Estudo a Distância sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

 

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Leia “Folha Espírita Francisco Caixeta”

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol86.pdf

 

 

 

 

 

 

 

A riqueza da pedra

 

Festas ricas tornam-se tão pobres,quando a riqueza repousa somente sobre brasões nobres...

Suntuosas honrarias... Suntuosidades vazias...

Salões de ausência, imprudência, carência...

Dançam na luminosidade de seus diamantes brutos na falsidade de seus audazes sorrisos curtos...

De que forma utilizam vossas belezas, vistosas damas?

Atraindo corpos ou sentimentos - chamas?

De que maneira conquistam vossas beldades, caríssimos cavalheiros?

Promessas que inspiram verdades, ou encantares passageiros?

Por que tocam Chopin, se Chopin não foi convidado?

E mesmo se convite tivesse recebido, convite teria recusado...

Por que trouxeram cordas, sopros, metais,

Se vossos corações não os ouvem mais?

Aquecem-se no fogo, mas o fogo não enxergam.

Banham-se de noite, mas vosso sono a ela não entregam...

O espírito adormece sob efeito de palavras venenosas.

Acorda em desventuras trevosas.

Será que não veem que bailam em vazios, e vazios vos tornam?

Que sem a fonte pura da água, os rios, os rios não se formam?

Por Deus, ouçam esta sombra invisível que vos visita.

Por mais brilhante que seja, a riqueza da pedra... nunca será rica.

*   *   *

Allan Kardec pergunta aos Espíritos, em O livro dos Espíritos:

O que pensar do homem que procura nos excessos de toda espécie, um refinamento para seus prazeres?

A Espiritualidade superior oferece a seguinte resposta:

Pobre infeliz digno de lástima e não de inveja. está bem próximo da morte!

Entendendo que os Espíritos falavam da morte física e da moral, o Codificador do Espiritismo conclui:

O homem que procura nos excessos de toda espécie um requinte de prazeres coloca-se abaixo do animal, porque o animal sabe deter-se na satisfação da sua necessidade.

Despreza o homem a razão que Deus lhe deu por guia, e, quanto maiores os seus excessos, mais domínio exerce sua natureza primitiva sobre sua natureza espiritual.

As doenças, a decadência, a morte prematura decorrentes dos abusos, são a consequência da transgressão da Lei Divina.

A riqueza da pedra, realmente, nunca será rica...

Redação do Momento Espírita, com base no poema A riqueza da pedra,
de Andrey Cechelero, do livro No castelo do Espírito e na questão 714 de
O livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 1º.7.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

O Banquete de Herodes. Afrescp de Filippo Lippi

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fra_Filippo_Lippi_-_Herod%27s_Banquet_-_WGA13286.jpg

Representação do rico e Lázaro em quadro de Jacopo da Ponte.

Imagem/fonte:

https://es.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_del_rico_epul%C3%B3n_y_el_pobre_L%C3%A1zaro#/media/Archivo:Jacopo_da_Ponte_011.jpg

 

Arlindo Mathias Módena

(01/07/1930 – 30/07/1995)


Arlindo Mathias Módena

Biografia elaborada por: Ofélia Guilherme Candil

Nasceu em Coroados, SP, em 1.º de julho de 1930 e desencarnou em Araçatuba, SP, em 30 de julho de 1995.

Foi o primogênito do Sr. Silvio Módena e de D. Laura Mathias Módena. Seu pai era carroceiro e transportava sacas de café para a estação ferroviária de Coroados; sua mãe, costureira, era quem fazia os ternos de casamentos dos jovens da cidade.

Arlindo ajudava sua mãe nos serviços caseiros – subia num caixote, por ser ainda pequeno, e lavava toda a louça; cuidava também de sua irmã, a pequenina Célia.

Brincava à sombra dos eucaliptos da cidade, soltando pipas e descendo nos carrinhos de rolemã. Com seis anos, acompanhava os meninos maiores, nadando nas lagoas próximas. Era bem arteiro, sendo constantemente defendido dos castigos do pai pelo avô José, que o adorava.

Aos sete anos, entrou na escola, onde conheceu Olympia, uma garotinha de sua classe e que, mais tarde, seria sua esposa, companheira e batalhadora das lides espíritas.

Na escola, sobressaiu-se pela inteligência viva, principalmente no domínio da Matemática.

Resolvia rapidamente os problemas e ensinava os colegas, principalmente Olympia, de quem se dizia namorado; defendia os meninos menores, não permitindo que apanhassem dos outros.

Seu espírito maduro já despontava para a tarefa a que viera destinado: uma vida de dificuldades, trabalho e dedicação ao próximo.

Quando contava nove anos de idade, nasceu seu irmão Adhemar, do qual Arlindo tornou-se amigo e conselheiro

Mais tarde, seus pais melhoraram financeiramente e compraram uma padaria. Arlindo levantava bem cedo para entregar pães e, às oito horas da manhã, já estava na escola, pronto para os estudos do dia; à noite, voltava a ajudar seus pais.

Concluiu o primário e foi trabalhar na estação ferroviária de Coroados. Fez os cursos de telégrafo e caligrafia por correspondência, exercendo, posteriormente, o ofício de telegrafista.

Em frente à estação, morava o Sr. Antônio Guerra, secretário da prefeitura e também maestro, que era espírita e ofereceu a Arlindo alguns livros espíritas, para que ele os lesse nas horas de folga.

Iniciava, assim, seu primeiro contato com a Doutrina Espírita, mas seu despertar para o trabalho no campo doutrinário viria mais tarde, com sofrimento.

Com dezessete anos, foi chamado para substituir o chefe da estação de Napoleão, próximo a Penápolis, tornando-se, depois, chefe de estação.

Aos dezoito anos, viajou para Lins, a fim de prestar o serviço militar, deixando uma linda carta à sua mãe, consolando-a e falando-lhe do grande amor de sua vida – a jovem Olympia.

Dispensado do serviço militar, voltou a trabalhar na estação de Coroados. Interrompeu seus estudos em favor de seus irmãos, pois a renda fami­liar não permitia que os três estudassem.

Era um jovem alegre, jogava futebol, gostava de cantar e dançar, mas sua predileção era a pescaria.

Em 27 de setembro de 1951, casou-se com Olympia, deixou a estação e foi tomar conta de uma cerâmica; também comprava e vendia bois, necessitava trabalhar muito, pois os filhos foram nascendo e, embora Olympia trabalhasse como professora, as despesas eram grandes.

Teve seis filhos: Eliane, Jane, José Carlos, Viviane, José Sylvio e Ivana, atualmente seguidores e trabalhadores da Doutrina Espírita.

Em 28 de fevereiro de 1957, começou a trabalhar no Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários – I.A.P.I., em Araçatuba.

Matriculou-se no Colégio Salesiano de Araçatuba, onde cursou o supletivo de 1.º grau e, posteriormente, Contabilidade.

Em 1960, sua esposa removeu-se para a E.E.P.G. “Carmela de Melo Fonseca”, em Araçatuba, e a família foi morar na Rua Aguapeí, numa casa mais próxima à escola.

Nesta residência aconteceram fatos que preocuparam Arlindo. À noite, ouviam-se passos, ruídos de móveis sendo arrastados, panelas caindo e quando iam verificar, não havia ninguém nas redondezas e tudo se encontrava no lugar.

O mundo espiritual se revelava ao trabalhador já amadurecido para as tarefas redentoras.

Certa vez, ouviram passos e barulho no jardim. Arlindo olhou pela ­fechadura e enxergou vários espíritos andando com velas acesas. Nada disse à esposa e, no dia seguinte, sob forte chuva, mudaram-se para a rua Cussy de Almeida Junior, n.º 2144. Apenas arrumaram as camas e dormiram tranqüilamente, como não faziam há dias.

Na manhã seguinte, sua esposa sentou-se num caixote da mudança, ainda molhado pela chuva e começou a chorar desesperadamente, acometida de forte crise nervosa. Arlindo preocupou-se, pois Olympia sempre fora forte e equilibrada – tinham atravessado fases difíceis, e ela sempre se demonstrara disposta, jamais apresentando tal comportamento.

Iniciava-se, naquele momento, uma mudança substancial na vida de Arlindo. Olympia começou a ter crises de depressão, cada vez mais freqüentes – abandonava, por horas, a sala de aula, a casa e vagueava sem rumo, totalmente alheia a tudo. Arlindo a encontrava distante de casa, absorta, sem saber o que havia acontecido e como fora parar ali.

Submeteu-a a tratamento médico psicológico, psiquiátrico, psicanalítico, mas o quadro continuava o mesmo – alternava fases boas, desempenhando suas funções maternas e profissionais com amor e competência e fases doentias, quando se isolava em profunda depressão.

Aconselhado por colegas de sua esposa, procuraram uma médium, Dona Conceição Sábio, espírita, vidente e muito bem conceituada na cidade. Olympia recebeu um passe com a recomendação de iniciar um tratamento espiritual, pois seu sofrimento, afirmou a médium, derivava de fatos ocorridos em existências pretéritas.

O relógio do tempo, movimentado pelas cordas do sofrimento, despertou Arlindo para os compromissos assumidos no mundo espiritual – o trabalho no campo doutrinário.

Orientado por D. Conceição, Arlindo conversou com dois trabalhadores espíritas – Dr. Luís Ortiz e o Sr. Elias Nemer Elias, que o aconselharam a buscar um centro espírita.

Começou, então, com toda a família a freqüentar a União Espírita “Paz e Caridade” – o Abrigo Ismael. Olympia melhorou, e ele começou a estudar a Doutrina Espírita. Entendeu que sua esposa sofria de um processo obsessivo.

Em 1973, mudaram-se para a Rua Silva Jardim, 553, onde, pela proximidade e atendendo a convite do Sr. Francisco Martins Filho, passaram a participar dos trabalhos da Aliança Espírita “Varas da Videira”, situada na Rua Bernardino de Campos, 363, cujo presidente era o Sr. Pedro Perri.

Neste mesmo ano, Arlindo prestou concurso público para Fiscal de Contribuições Previdenciárias, sendo aprovado e admitido em 2 de julho de 1974. Exerceu cargos de chefia e foi várias vezes homenageado pela sua competência e honestidade. Aposentou-se, após 35 anos de serviço, no funcionalismo público federal, em 26 de junho de 1982.

No campo doutrinário, empenhava-se no estudo e trabalho junto aos companheiros de ideal.

Foi presidente da União Assistencial Espírita de Araçatuba – Lar de Menores.

Em 21 de setembro de 1974, Arlindo foi eleito presidente da Aliança Espírita “Varas da Videira”.

Consciente de sua grande responsabilidade, abraçou, com carinho, a nobre causa de orientação e assistência aos necessitados da alma e do ­corpo.

Organizou a Biblioteca e implantou os seguintes cursos: Espiritismo Básico, Centro de Orientação e Estudos Mediúnicos – COEM e estudo de “O Livro dos Espíritos”. Ministrava, com amor e dedicação as aulas, – mesmo doente, lá estava ele, divulgando a Doutrina. Participava das festas da família só após encerrados os trabalhos do Centro. Dizia sempre: ”Em primeiro lugar, a Doutrina”.

Atendia as pessoas doentes impossibilitadas de ir ao Centro, ministrando-lhes passes e confortando-as com palavras de esperança.

Foram mais de trinta anos dedicados à divulgação da Doutrina Espírita, despertando almas para a vida futura e assistindo-as em suas necessidades materiais.

Mudou, depois, para mais próximo da Aliança Espírita “Varas da Videira”, em casa própria, na Praça Olímpica, 340, onde viveu até o final de sua existência.

Sua esposa o auxiliou em tudo: coordenou a Evangelização Infantil, ministrou aulas, trabalhou no Clube de Mães, onde confeccionavam roupas para crianças carentes, atuou na assistência às famílias necessitadas do Jardim Umuarama. Até hoje, dá continuidade à importante obra iniciada por seu marido.

Arlindo tinha um sonho – construir uma casa assistencial num bairro pobre, onde pudesse atender as pessoas e divulgar os ensinamentos de ­Jesus.

Realizou este sonho.

Em 1987, a Aliança Espírita “Varas da Videira”, recebeu, em doação, dois terrenos no Jardim Umuarama – um dos bairros mais carentes da ­cidade.

Iniciou, então, a construção da casa. Promoveu eventos, mobilizando amigos e freqüentadores da Aliança Espírita “Varas da Videira”, angariando, assim, verbas para a obra.

Após um árduo, mas compensador trabalho de três anos, inaugurou, em 3 de novembro de 1990, a “Casa da Caridade”, situada na Rua Dr. Péricles Pimental Salgado, 1010.

Esta casa presta à comunidade os seguintes serviços: sessão doutrinária e passes; evangelização de adultos e crianças; atendimento às gestantes; cursos de corte e costura, datilografia, pintura, bordado e crochê; atendimento médico; corte de cabelo; bazar de roupas para atendimento permanente; fornecimento de sopa e mantimentos às famílias carentes.

Até seu desencarne, esteve à frente dos trabalhos de assistência; mesmo doente, presidia reuniões e trabalhava na Casa da Caridade.

Tinha fama de enérgico e autoritário, principalmente quanto a horário e assiduidade aos trabalhos da casa espírita; mas os que conviveram com ele compreendiam, nesse comportamento, o zelo do presidente na preservação da pureza dos postulados espíritas.

Desencarnou aos 65 anos de idade, deixando um nobre exemplo de trabalho, honestidade, vivência e divulgação dos princípios da Doutrina ­Espírita.

 

 

(Texto copiado de

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/arlindo_mathias_modena.htm

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]