Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 15 de julho de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/13-07-2019.htm

12-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/12-07-2019.htm

11-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/11-07-2019.htm

10-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/10-07-2019.htm

09-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/09-07-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

“Les Diables de Morzine” em 1861. Extraído da Gazeta Médica de Lião.

Fonte/acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5723079j/f4.image.texteImage

 

 

 

Morzine é uma comuna nos Alpes franceses, situada no departamento de Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. A população era de 2948 habitantes em 1999, e área é de 44,10 km².

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morzine

 

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

 

“Os possessos de Morzine”

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k3397777x/f9.image

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar. Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

 

Sinopse

Nos anos de 1860, 1861, 1862, 1864 e 1867, Allan Kardec, aproveitando as férias da Sociedade Espírita de Paris, deslocou-se da capital francesa para visitar, no interesse do Espiritismo, algumas cidades do interior da França e da Bélgica. Conforme palavras do Codificador, essas viagens tinham um “duplo objetivo: dar instruções onde estas fossem necessárias e, ao mesmo tempo, nos instruirmos. Queríamos ver as coisas com os nossos próprios olhos, para julgar do estado real da Doutrina e da maneira pela qual ela é compreendida; estudar as causas locais favoráveis ou desfavoráveis ao seu progresso, sondar as opiniões, apreciar os efeitos da oposição e da crítica e conhecer o julgamento que se faz de certas obras. Estávamos desejosos, sobretudo, de apertar a mão de nossos irmãos espíritas e de lhes exprimir pessoal mente a nossa mui sincera e viva simpatia, retribuindo as tocantes provas de amizade que nos dão em suas cartas; de dar (…) em particular, um testemunho especial de gratidão e de admiração a esses pioneiros da obra que, por sua iniciativa, seu zelo desinteressado e seu devotamento, constituem os seus primeiros e mais firmes sustentáculos (…).” E a história viva do Espiritismo nascente, o lançamento das primeiras balizas do Movimento Espírita em solo europeu, verdadeira epopéia que somente um Espírito de escol poderia levar a bom termo naqueles tempos difíceis do século XIX.

https://www.febeditora.com.br/departamentos/viagem-espirita-em-1862/#.XSolnOtKjIU

 

Selo comemorativo do 1º.  Centenário da Codificação do Espiritismo (1857/ 1957). Correio do Brasil.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Br%C3%A9sil_1957_timbre_Allan_Kardec.jpg

 

Cartão de Visita

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seara dos Médiuns. Lição nº 02. Página 17.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

Questão nº 7. Reunião pública de 08/01/1960

 

Em qualquer estudo da mediunidade, não podemos esquecer que o pensamento vige na base de todos os fenômenos de sintonia na esfera da alma.

Analisando-o, palidamente, tomemos a imagem da vela acesa, apesar de imprópria para as nossas anotações.

A vela acesa arroja de si fótons ou força luminosa.

O cérebro exterioriza princípios inteligentes ou energia mental.

Na primeira, temos a chama.

No segundo, identificamos a idéia.

Uma e outro possuem campos característicos de atuação, que é tanto mais vigorosa quanto mais se mostre perto do fulcro emissor.

No fundo, os agentes a que nos referimos são neutros em si.

Imaginemos, no entanto, o lume conduzido.

Tanto pode revelar o caminho de um santuário, quanto a trilha de um pântano.

Tanto ajuda os braços do malfeitor na execução de um crime, quanto auxilia as mãos do benfeitor no levantamento das boas obras.

Verificamos, no símile, que a energia mental, inelutavelmente ligada à consciência que a produz, obedece à vontade.

E, compreendendo-se no pensamento a primeira estação de abordagem magnética, em nossas relações uns com os outros, seja qual for a mediunidade de alguém, é na vida íntima que palpita a condução de todo o recurso psíquico.

Observa, pois, os próprios impulsos.

Desejando, sentes.

Sentindo, pensas.

Pensando, realizas.

Realizando, atrais.

Atraindo, refletes.

E, refletindo, estendes a própria influência, acrescida dos fatores de indução do grupo com que te afinas.

O pensamento é, portanto, nosso cartão de visita.

Com ele, representamos ao pé dos outros, conforme nossos próprios desejos, a harmonia ou a perturbação, a saúde ou a doença, a intolerância ou o entendimento, a luz dos construtores do bem ou a sombra dos carregadores do mal.

 

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

Procissão pelas ruas de Tiradentes, MG, no Dia de Natal. Fotos Ismael Gobbo

 

Benedita Fernandes – 136 anos

(27-06-1883 / 09-10-1947)

 

Paulo Boscaro

Benedita Fernandes

 

Há 136 anos, a data de 27 de Junho de 1.883 marca o retorno ao corpo físico, por um novo nascimento, do espírito que hoje conhecemos por Benedita Fernandes, já sob a vigência da Lei Rio Branco, ou Lei do Ventre Livre, de 1.871, Benedita não nasceu escrava.

Filha de mãe viúva, porém escravizada aos próprios comprometimentos morais assumidos por conduta não cristã no passado, quando de sua personalidade anterior de nobre europeia, veio, em terras paulistas, reencontrar, sob as bênçãos de Jesus, oportunidade de redenção.

Sob condições duríssimas, esta mulher negra, sem referência familiar, obsediada, por isso foi classificada como louca pelo vulgo, acolhida por braços desconhecidos, os quais atendiam ao apelo evangélico, recebe e atende ao chamado da Esfera extra-física, e inicia na Noroeste Paulista, na primeira metade do Século XX, juntamente com outras almas em redenção, uma obra espelhada na Casa do Caminho, aquela mesma instituída na Palestina pelos primeiros discípulos de Jesus, pois Benedita Fernandes acolhia por Caridade os Filhos do Calvário, os órfãos,os esquecidos e ignorados pela Sociedade, os portadores de doenças psíquicas.

Em 1.932 surge a Associação das Senhoras Cristãs, na cidade de Araçatuba-SP., tendo-a como fundadora, e em curto período de 14 anos, mas com muito esforço, suor, humildade e dedicação, sempre enfrentando com espírito cristão todas as dificuldades e perseguições, retorna à Esfera Espiritual em 1.947.

Porém a obra fundada por esta pioneira da assistência social na Região Noroeste Paulista, iria ser profícua, e ainda hoje, já sem a vestimenta de carne, Benedita Fernandes, continua espiritualmente a frente da sua obra, e muito além assumindo, pela sua nobreza espiritual, outros tantos pontos de Luz estabelecidos sob a bandeira do Evangelho Redivivo, os quais se espalham pelo nosso querido Brasil, e que apresentam o seu nome.

Parabéns Benedita Fernandes.

 

Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947), um dos maiores vultos do movimento espírita brasileiro, com as crianças do Abrigo “João de Deus”,  do qual foi fundadora e dirigente. Nesta foto de 27 de junho de 1943, d. Benedita, que costumava viajar e passear com as crianças do Abrigo, faz visita à Aliança Espírita “Varas da Videira”, outra entidade  de Araçatuba, SP.  Leia biografia de Benedita Fernandes acessando:

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/benedita_fernandes.htm

Benedita Fernandes, no centro da foto, com crianças em viagem a Mato Grosso, no ano de 1940

Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

A ignorância do próprio compromisso

 

Paulo Boscaro

Benedita Fernandes

 

Nascida na cidade de Campos Novos da Cunha SP a persona chamada de Benedita Fernandes, envolvida pela ação possivelmente de inimigos do passado aportou nas terras de Penápolis, sozinha, sem mínimos recursos materiais e de companhia, e foi socorrida pela solidariedade de alguns moradores, especialmente na pessoa de João Marchesi até que certa ocasião uma voz de origem até então desconhecida lhe orientou a assumir compromissos de servir ao bem e que assim seria curada.

Benedita vem para Araçatuba, onde exerce trabalhos rústicos como lavadeira e consegue a adesão de um grupo de mulheres iniciando as atividades de auxílio a pessoas acometidas de enfermidades mentais e daí avançam ao atendimento a criança, posteriormente ao atendimento de albergues noturnos, e vem consolidar as bases de uma Instituição que denominou “ASSOCIAÇAO DAS SENHORAS CRISTÃS”, TRANSFORMANDO-SE EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO conveniado ao SUS, com capacidade para 150 pacientes.

Paralelamente no ano de 2009 mediante convenio com a municipalidade e em prédio próprio iniciou atividades de atendimento a usuários de drogas no sistema de CAPS AD II.

No ano de 2015 por disposição de Lei Federal encerrou atividades, mas mantendo com recursos próprios alguns moradores que haviam perdido contato com familiares, até que no ano de 2016 mediante processo licitatório foi vencedora e iniciou atividades de RESIDÊNCIAS TERAPEUTICAS – SRT-Serviço  de Residências Terapêuticas para onde foram transferidos os moradores e com a inclusão de outros.

Ainda mantem com contrato de gestão com a Prefeitura Municipal atividades de atendimento de usuários e doentes mentais com o CAPS INFANTIL E CAPS III Adulto.

A equipe de colaboradores nas mais diversas especificações profissionais totalizam 113 colaboradores.

Além dos serviços voluntários que compõem o Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva.

Teria Benedita Fernandes noção da tarefa que a Ordem Divina lhe reservou e que continua expandindo após o seu retorno ao mundo espiritual?

Temos nós consciência do que Deus nos reserva?

 

D. Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947) grande liderança do movimento espirita de

Araçatuba, ladeada por dois amigos. Foto do arquivo de Ismael Gobbo

João Marchesi, importante vulto do Espiritismo de Penápolis, SP. , que, com outros

companheiros  atendeu Dona Benedita Fernandes quando esta passava por grave  processo obsessivo.

Foto do acervo de João Marchesi Neto.

Imagens do Hospital Benedita Fernandes e CAPS. Araçatuba, SP., recebidas de Vladimir Vitoriano da Silva.

 

Num Domingo de Calor

 

Benedita Fernandes, abnegada fundadora da Associação das Senhoras Espíritas Cristãs, de Araçatuba, no Estado de São Paulo, foi convidada para uma reunião de damas consagradas à caridade, para exame de vários problemas ligados a obras de assistência. E porque se dedicava, particularmente, aos obsidiados e doentes mentais, não pode esquivar-se.

Entretanto, a presença da conhecida missionária causava espécie.

O domingo era de imenso calor e Benedita ostentava compacto mantô de lã, apenas compreensível em tempo de frio.

– Mania! – cochichava alguém, à pequena distância.

– De tanto lidar com malucos, a pobre espírita enlouqueceu... – dizia elegante senhora à companheira de poltrona, em tom confidencial.

– Isso é pura vaidade, – falou outra – ela quer parecer diferente.

– Caso de obsessão! – certa amiga lembrou em voz baixa.

– Benedita, porém, opinava nos temas propostos, cheia de compreensão e de amor.

Em meio aos trabalhos, contudo, por notar agitações na assembléia, a presidente alegou que Benedita suava por todos os poros, e, em razão disso, rogou a ela que tirasse o mantô por gentileza.

Benedita Fernandes, embora constrangida, obedeceu com humildade e só aí as damas presentes puderam ver que a mulher admirável, que sustentava em Araçatuba dezenas de enfermos, com o suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes.

 

 

(Texto copiado de http://www.caminhosluz.com.br/detalhe.asp?txt=4274)

Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de

Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.

Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Livre-arbítrio".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 19 de Julho de 2019, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

(+351) 914 269 532

 

 

Cursos no IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

19º. WPA- Congresso Mundial de Psiquiatria

Lisboa, Portugal

 

 

image.png

image.png

 

 

Esse, Ismael, é o mais alto fórum da Psiquiatria mundial e vamos apresentar algo da prática mediúnica no Centro Espírita, a favor da Moderna Psiquiatria que inclua definitivamente a realidade do espírito imortal!

 

(Informações recebidas em email de Sergio Thiesen [[email protected]])

 

Congresso Mundial sobre Espiritualidade e Psiquiatria

Jerusalém, Israel

Ismael, vai haver em Jerusalém, Israel, de 1 a 4 de dezembro 2019, Congresso Mundial sobre Espiritualidade e Psiquiatria  promovido pela Associação Mundial de Psiquiatria. Novamente minhas contribuições foram aceitas e, vou apresentar sobre dois temas, 1. Abordagem Espiritual do Espectro do Autismo e, 2. Outro sobre Abordagem espiritual das doenças mentais.

 

Sementes para uma nova Medicina, em especial um Nova Psiquiatria, para os grandes desafios da hora grave que stamos vivendo.

 

Abraços, do Sérgio Thiesen.

 

Dear Sergio Thiesen,

It is the pleasure of the International Scientific Committee of the

International Congress in Spirituality and Psychiatry
4th Global Meeting in Spirituality and Mental Health
Organized by the WPA Section on Religion, Spirituality and Psychiatry
WPA Co-sponsored Congress

to accept both of your abstracts entitled THE INFLUENCE OF DISCARNATE PEOPLE IN AUTISM SPECTRUM DISORDER PATIENTS AND THE BENEFIT OF A PSYCHOTHERAPY APPROACH TO THEM and INFLUENCE OF DISCARNATE PEOPLE IN MENTAL DISEASE AND ITS RESPECTIVE APPROACH for ORAL presentation.
 

 

 

 

 

image.png

 

 

(Informações recebidas em email de Sergio Thiesen [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Reunião Espírita – mudança de endereço

Londres, Reino Unido 

 

Ola amigos.. O meu grupo espírita das Quintas-Feiras a noite, mudou o endereço. Mais perto ainda da estaçao Bethnal Green, metro Central Line... Quase ao lado do Childhood Museum (Museu da Criança).  Anotem, e avisem aos amigos...Venham nos visitar no QUAKERS MEETING HOUSE... 

East London

2 - SPIRITIST SOCIETY OF LONDON

Meetings are held in English

Meetings: Thursdays – 7pm to 9pm (Study of The Pathway, the Truth and Life - The Spirits’ Book & Gospel according to Spiritism, Spiritual Healing & Prayer, the Mediums' Book

Venue and Postal address:  Quakers Meeting House, 17 Old Ford Road, Bethnal Green, London, E2 9PJ

Contact: 07950 181 581

E-mail:  [email protected]

Website: www.spiritist-society-london.org

Facebook: www.facebook.com/pages/Spiritist-Society-of-London-SSL

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk

 

Londres, Reino Unido. Foto: Laura  Emília Michelin Gobbo.

 

1º. FACE- Festival de Arte e Cultura Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Festival de Arte e Cultura Espírita de São Bernardo do Campo [[email protected]])

 

Palestras com Cesar Perri

Santos, Jales, SP e Três Lagoas, MS

 

Palestras e lançamento do livro "Chico Xavier - o homem, a obra e as repercussões" (Ed. EME e USE-SP) em Santos, Jales e Três Lagoas (MS).

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Divaldo Franco

Roteiro de palestras 2019. Rio de Janeiro

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

70 anos da Use Intermunicipal de Aracatuba

Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR 

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 563

TRÊS LAGOAS/MS – 15 A 22/JULHO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

Bela Vista / Campo Belo / Capão Redondo / Centro / Jabaquara /

Jaçanã / JD Centenário / JD Imperador / JD São Gonçalo / Morumbi /

 Parada Inglesa / PQ  Edu Chaves / PQ Vitória / Tatuapé / VL do Castelo /

VL Ema / VL Esperança / VL Formosa / VL Gustavo / VL Mafra /

VL Mariana / VL Mazzei / VL Talarico

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Araçatuba / Araraquara / Ariranha / Assis / Avaré / Bauru / Bilac /

Botucatu / Brotas / Buritizal / Campinas / Dracena / Echaporã

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Franco da Rocha / Garça / Guararapes / Guarujá /

Guarulhos / Ibiúna /  Itapira / Itatiba / Jales / Jandira / Marília /

Mogi das Cruzes / Mogi Guaçu / Mogi Mirim

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Olímpia / Osasco / Palmital / Penápolis / Praia Grande / Promissão /

Ribeirão Pires / Ribeirão Preto / Riolândia / Santa Albertina /

Santa Fé do Sul / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São José do Rio Preto / São Vicente /

 Sorocaba / Taubaté / Torrinha

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Avelar / Barra da Tijuca / Bento Ribeiro / Colégio / Conrado /

Copacabana / Eng. Paulo de Frontim / Flamengo / Gov. Portela /

Higienópolis / Humaitá / Laranjeiras / Maracanã / Meier / Tijuca

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Cabo Frio / Miguel Pereira / Nova Friburgo / Resende /

Rio das Flores / Rio das Ostras/ Valença / Volta Redonda

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Brejetuba / Castelo / Guaçui / Ibatiba / Iúna /

Venda Nova do Imigrante

MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Capinópolis / Guaxupé / Pouso Alegre /

Pratinha / Sacramento / Santa Rita do Sapucaí / São Sebastião do Paraíso /

Sete Lagoas / Uberlândia /

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Cambé / Colorado / Curitiba / Londrina /

Nova Esperança / Nova Londrina / Paranacity / Paranavaí /

Santo Antonio da Platina / Terra Rica

RIO GRANDE DO SUL > Bento Gonçalves / Pelotas / Porto Alegre /

Santo Ângelo

SANTA CATARINA > Blumenau / Joinville

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília

MATO GROSSO > Cuiabá

MATO GROSSO DO SUL > Aparecida do Taboado / Campo Grande /

Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > Itabuna

PERNAMBUCO > Jaboatão dos Guararapes / Recife

SERGIPE > Aracaju

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza

PARAÍBA > João Pessoa

RIO GRANDE DO NORTE > Mossoró

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > Macapá

PARÁ > Belém

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ESTADOS UNIDOS > Malden / Mount Vernon / Newark /

New York / Trumbull

INGLATERRA > Londres

JAPÃO > Isesaki – shi / Utsonomiya - shi

PERU > Lima

PORTUGAL > Lisboa

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

As decepções e a Bondade Divina

 

A felicidade não é deste mundo constitui uma citação bastante conhecida.

Ela corresponde a uma realidade, pois raramente no mundo se conjuga tudo o que se acha necessário para alguém ser perfeitamente feliz.

Saúde, mocidade, beleza e dinheiro entram nessa equação.

Contudo, mesmo na presença de tais fatores objetivos, muitas vezes a criatura padece de tormentos íntimos.

Veem-se, com frequência, seres aparentemente privilegiados a reclamar da vida.

Consultórios de psicólogos e psiquiatras também são frequentados por aqueles a quem se imaginaria felizes e saciados.

Mas a ampla maioria dos seres humanos debate-se com inúmeros problemas.

Nos mais variados planos da existência, os dramas se sucedem.

Dificuldades financeiras, de relacionamento ou de saúde clamam por atenção.

Perante as naturais decepções do mundo, por vezes as criaturas se rebelam.

Quando alcançadas por experiências dilacerantes, imaginam-se abandonadas por Deus.

Esse modo de sentir revela uma compreensão muito restrita da vida.

Ele até seria razoável, caso tudo se esgotasse em uma única existência material.

Perante a vida que segue pujante além do túmulo, os problemas materiais diminuem de importância.

Em face desse amplo contexto, dificuldades não são tragédias, mas simples desafios.

Em cada homem reside um anjo em perspectiva.

Ele é brindado com as experiências necessárias para atingir o seu augusto potencial.

As dores, por maiores que sejam, sempre passam.

Mesmo uma enfermidade incurável tem o seu término.

Após a morte do corpo físico, o Espírito prossegue sua jornada.

Se conseguiu passar com dignidade pelo teste, ressurge mais forte e virtuoso.

Caso tenha se permitido reclamações e revoltas, terá de refazer a lição.

Convém ter isso em mente ao enfrentar as crises da vida.

Deus é um Pai amoroso e bom.

Ele não se rejubila em torturar Suas criaturas.

As dores do mundo têm finalidades transcendentes.

A maioria é providenciada pelos próprios homens, com suas paixões e equívocos.

Todas elas constituem desafios.

Ninguém deve acalentar o masoquismo e se rejubilar em sofrer.

É preciso lutar para sair de todas as dificuldades e recuperar o bem-estar.

Mas em face de situações inelutáveis, quando nada se pode fazer, é necessário pensar na Bondade Divina.

Ela não se revela apenas quando tudo parece estar sob um céu azul, nas mesas fartas e nos sorrisos radiantes.

A Bondade de Deus também se manifesta no sofrimento que torna o homem mais apto a compreender a dor do semelhante.

Ela está presente nas situações constrangedoras que minam o orgulho, a vaidade e a indiferença.

A vida na Terra é passageira e se destina ao burilamento do ser.

O viver terreno propicia resgate de equívocos do pretérito e preparação para etapas sublimes do existir imortal.

Em um mundo material e ainda bastante inferior, os entrechoques e as decepções são inevitáveis.

Apenas uma fé viva na Bondade Divina permite que o homem preserve seu coração livre de amargura.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v.13, ed. FEP.
Em 13.7.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

O Semeador (Após Millet) . Vincent van Gogh. caneta e lavagem aumentada com verde e branco (papel cinza comum)

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Gogh_1881-04,_Etten_-_Sower_(after_Millet)_F_830_JH_1.jpg

Belisário pedindo esmolas. Pintura por Jacques-Louis David.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Belisaire_demandant_l%27aumone_Jacques-Louis_David.jpg

Maria Madalena. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mary_Magdalene_by_Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo,_San_Diego_Museum_of_Art.JPG

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]