Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 26 de julho de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/26-07-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/25-07-2019.htm

24-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/24-07-2019.htm

23-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/23-07-2019.htm

22-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/22-07-2019.htm

20-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/20-07-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

image023

Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.

Imagem/fonte: http://visaoespiritabr.com.br/wp-content/uploads/2014/09/corpo-espirito-perispirito-3.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/01-02-2018_arquivos/image015.jpg

O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/03-05-2019_arquivos/image015.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Tobias cura a cegueira de seu pai. Pintura de Domingos Sequeira.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tobias_cura_a_cegueira_de_seu_pai_-_Domingos_Sequeira.png

Praça do teatro em Bordéus  (Bordeaux). França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bordeaux_Place_de_la_Com%C3%A9die_old.jpg

 

Comunicação espírita – alguns apontamentos

 

Almir Del Prette

São Carlos, SEOB/UFSCar

 

 

A comunicação é um processo fundamental da vida e ela tanto é produto como produtora de trocas importantes entre seres vivos, o que incluem vegetais (Wohlleben, 2017). A expressão “comunicação espírita” sugere um tipo de comunicação entre indivíduos localizados em dimensões diferentes, designadas na literatura espírita por mundo espiritual e material, ou plano etéreo e físico, sendo os protagonistas referidos respectivamente por desencarnados e encarnados.

A comunicação é, em geral, um fenômeno complexo. A complexidade parece ser maior quando se trata da comunicação entre encarnados e desencarnados. Em analogia ao que ocorre entre as pessoas, podemos caracterizá-la por espontânea e arbitrada. No primeiro caso se refere à comunicação consentida, com pouca mediação de regras, como as conversas entre amigos, familiares, companheiros... No segundo, ela se processa mediada por regras bem definidas e às vezes por autoridades, por exemplo, interpelação judicial, reunião escolar, caso de compra e venda, consulta de atendimento etc.

A comunicação espírita também pode ter essas características. Alguma espontaneidade em um processo com pouca intermediação voluntária externa aos comunicantes ou as arbitradas. O primeiro tipo de comunicação se exemplifica pelas manifestações visíveis ou audíveis (parciais ou totais) ou audíveis (produção de sons como fala, música, ruídos etc.). Essas comunicações podem surpreender o encarnado ingênuo no assunto, porém Isto não significa que os comunicantes não tenham utilizado o concurso de algum médium, presente ou não no ambiente. A comunicação espírita arbitrada é a que se dá na sessão espírita, tanto a que ocorre pelo processo de evocação direta em que encarnados manifestam o desejo de que um espírito em particular compareça para um encontro, como na evocação não direta, em que nenhuma personalidade é previamente nomeada. A comunicação na sessão espírita, por evocação direta ou não é arbitrada. O que significa um processo com um planejamento que ocorre nos planos, espiritual e físico. Tal planejamento incluem divisões de tarefas, normas sobre o funcionamento das comunicações, tempo e sequência das comunicações, regras de comportamentos esperados etc.

Na comunicação espírita pode se supor três condições: (a) afinidade; (b) aquiescência dos envolvidos; (c) autoridade. A afinidade não se restringe ao aspecto intelectivo (conhecimento e ideias), mas, também e principalmente, a certa similaridade vibratória A aquiescência diz respeito à aceitação/rejeição da presença e da mensagem da fonte. E a condição autoridade tanto pode ser moral e /ou instituída. A condição de autoridade da fonte exerce uma injunção sobre o emissor e o receptor, que podem resistir, mas não ignorá-la. 

O termo evocação comum na literatura espírita de Kardec foi objeto de certa estranheza por alguns em nosso movimento espírita. No entanto, Kardec em vários textos, por exemplo, Céu e Inferno (2), O Livro dos Médiuns(3), O que é o Espiritismo(4) trata desse assunto. No francês (évocation, Dicionário Priberom)) como no português (evocação) o termo tem significado similar, incluindo a ideia de lembrança e chamado. Finalizando esses apontamentos é importante afirmar que a comunicação espírita pode ocorrer pela iniciativa de encarnados ou desencarnados, contudo, o processo e resultados obtidos dependem dos objetivos e da qualidade da interação entre os envolvidos.

(1)       Wohllebeh, P. (2017). A vida secreta das árvores: o que elas sentem e como se comunicam. . Rio de Janeiro. Sextante

(2)       Kardec, A. (2008). O Céu e o Inferno. Araras (SP) IDE;

(3)       Kardec, A. (2009). O livro dos médiuns. Brasília. Editora FEB;

(4)     Kardec, A. (2009). O que é o Espiritismo. Brasília: Editora FEB

 

chico_emmanuel

Ilustração com o espírito Emmanuel e o médium Chico Xavier

Imagem/fonte: http://planetaazul.ning.com/group/emmanuel

 

Oportunidades

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paciência. Lição nº 06. Página 36.

 

As oportunidades são riquezas potenciais da alma no bojo do tempo. Ei-las que nos procuram diariamente, chamando-nos através de situações e pessoas para que nos manifestemos na edificação do bem aos outros que resultará sempre em parcelas de felicidade em nosso favor.

Vigia-lhes a presença, a fim de aproveitá-las tanto quanto puderes.

O espírito da caridade nos pede semelhante atitude considerando-nos a tranquilidade própria.

Observa e verificaremos que os convites dessa natureza repontam incessantemente do caminho, embora nem sempre consigamos percebê-los.

É o irmão irritadiço que nos dirige determinada frase imprudente e infeliz, em momentos difíceis do trânsito, claramente aguardando a nossa doação de tolerância.

É o amigo em desvalimento, muitas vezes, abatido ou desesperado, esperando-nos a palavra tranquilizante ungida da simpatia e da solidariedade de que necessita, a fim de levantar-se, em espírito.

É o familiar atribulado por obstáculos diversos de quem nos cabe aproximar com o socorro que se nos faça possível.

É a página balsamizante, fácil de estender aos companheiros de experiência, vítimas de reveses ou daquele propósito de rebeldia ou vingança.

É a conversação amena e reconfortante, em casa ou na rua, com a qual inconscientemente afastamos alguém da queda no suicídio.

É o auxílio discreto ao amigo de sentimento anuviado por empecilhos vários a que a carência de recursos bastas vezes conhecidas por nós, no Plano Físico, sugere-nos a entregar-lhe com bondade o apoio que esse mesmo companheiro em penúria não nos pediu.

Há sempre alguém naufragando no ar das dificuldades humanas. Alonga o próprio olhar e identificarás as oportunidades de servir que se destacam à mostra. Não esperes que o próximo te solicite cooperação.

Colabora voluntariamente, na certeza de que estarás realizando valiosas sementeiras de trabalho e de amor, na construção do futuro melhor.

Oportunidades, aflições, lutas e provas!...

O tempo faz o desfile delas para que as reconheçamos.

Ergue-te, cada dia, faze o melhor ao teu alcance. Trabalha e serve.

Hoje alguém nos deixa ver as tribulações que se lhe fazem precisas ao aprimoramento espiritual, de modo a que lhe possamos doar por nós mesmos algo de útil. Amanhã, porém, é possível seja para nós o dia da necessidade de receber.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/03-10-2018_arquivos/image066.jpg

A Caridade. Óleo sobre tela de João Zeferino da Costa.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Eleições na Aliança Espírita “Varas da Videira”

Araçatuba, SP

 

 

ELEIÇÕES PARA DIRETORIA

E CONSELHO FISCAL

 

 

 

DIA: 18/AGOSTO/2019 – 09h30min

LOCAL: ALIANÇA ESPIRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA: BERNARDINO DE CAMPOS, 363 – ARAÇATUBA – SP.

 

 

 

•       Eleição da nova Diretoria Executiva e membros do Conselho Fiscal da entidade para o período de: 2019 a 2021.

 

 

•       Artigo 18 - O “quorum” para instalação das Assembléias Ordinária e Extraordinária é o seguinte, sucessivamente:

              I - 2/3 (dois terços) dos associados, em condições de votar, em 1ª (primeira) convocação; às 9h30.

              II - Metade mais um dos associados, em 2ª (segunda) convocação, quinze minutos após; às 9h45.     

              III - Mínimo de 10 (dez) associados, em terceira convocação, às 10h, logo a seguir.

******************

ELEIÇÕES

 

Fica aberto, a partir de 18 de julho de 2019, o prazo de dez dias corridos, para as inscrições dos interessados aos cargos de membros do Conselho Fiscal e de chapas completas para os cargos da Diretoria Executiva.

 

(Informações recebidas em email de Maria Inês)

 

IV Simpósio do projeto FAMA sobre Autismo

Salvador, BA

AUTISMO:

O que fazer quando a infância passa?

Programação do Simpósio

Você já conferiu o time de palestrantes do nosso Simpósio?

 

Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

13:00h – Credenciamento

14:00h – Conferência de Abertura: Projeto Fama, desbravando e potencializando talentos

Janice Santana, Patricia Teodolina, Paulo Argollo, Raimunda Nunes e Ricardo Silva.

14:30h - A família como elemento basilar do desenvolvimento. Como superar os lutos? 

Psicóloga Tatiana Simões

15h30 - Intervalo.

16:00h – A Importância da Avaliação Neuropsicológica para traçar metas de desenvolvimento funcional. 

Neuropsicóloga Natália Canário

17:00h – Ambiente escolar produtivo, terapêutico e inclusivo. É possível?
Pedagoga Patrícia Teodolina

18:00h – Case de Sucesso: De Veredito infame a Campeão Mundial, a História de Igor Nogueira. Ativista Marleide Nogueira

​​

Sábado, 31 de agosto de 2019

08:30h – Organizando comportamentos disfuncionais.  Neuropsicóloga Tatiane Miranda

10:00h – Intervalo

10:30h – Farmacoterapia no autismo. Drogas e tratamentos alternativos. Psiquiatra Milena Pondé

11:50h – Intervalo - Almoço
13:00h – É hora de conversar sobre Sexualidade, Autismo e os impactos no processo de inclusão.
Psicólogo Fábio Coelho
14:20h – Quebrando paradigmas e tabus para incluir o autista no mercado de trabalho.
Psicólogo Kennedy Rodrigues 
15:40h – Os desafios e talentos do profissional com autismo.
Defensora Pública Firmiane Venâncio
17:00h – Encerramento

 

https://static.wixstatic.com/media/66d483_d49e4190378a4ff0813ebdf7326b6354~mv2_d_2004_2007_s_2.png/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.png

Inscrição com desconto até 08 de agosto (Clique aqui)

(71) 3011-4245

 

Compartilhar

 

Inscrições Online! 

 

Criado com WiX.com.

Gostou?

 

 

(Informação recebida em email de Projeto FAMA [[email protected]])

 

40ª. Jornada Espírita de

Jacarezinho, PR

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

O legado de Allan Kardec

 

 

Neste vídeo,  analisamos nossa posição perante os fatos graves com os quais nos deparamos em nossa pesquisa. 
Também ressaltamos o exemplo dos pioneiros espíritas que foram fiéis ao legado dos ensinamentos da doutrina espírita e do exemplo de Allan Kardec, entre os quais Henri Sausse, que necessitaria ser mais conhecido. Recomendamos aos interessados o estudo do livro "Lyon et le Spiritisme", já traduzido para o português, de autoria do pesquisador espírita francês Mickaël Ponsardin; a nova tradução para o espanhol da "Biografía de Allan Kardec", por Henri Sausse, publicada tanto pela Federación Espírita Boliviana como pela Confederación Espiritista Argentina, disponível em Amazon; bem como a conferência "Biografía de Allan Kardec, por Henri Sausse", proferida por Gustavo Martínez durante o V Congresso Espírita Sul-Americano, realizado na Bolívia em 2019. Destacamos que o livro "O legado de Allan Kardec" não se limita ao passado. É um convite para a ação e a reflexão com respeito à responsabilidade que temos perante o legado de Allan Kardec.

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado desse estudo e divulgado os vídeos. 

Muita paz e felicidade a todos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=AH3p6HyWGWw

 

En este video, analizamos nuestra posición ante los hechos graves que encontramos en nuestra investigación. 
También resaltamos el ejemplo de los pioneros espíritas que fueron fieles al legado de las enseñanzas de la doctrina espírita y del ejemplo de Allan Kardec, entre ellos,  Henri Sausse, a quien se necesitaría conocer más. Recomendamos a los interesados el estudio del libro "Lyon et le Spiritisme", traducido al portugués, escrito por el investigador espírita francés Mickaël Ponsardin; la nueva traducción al español de la "Biografía de Allan Kardec", por Henri Sausse, publicada tanto por la Federación Espírita Boliviana como por la Confederación Espiritista Argentina, disponible en Amazon; así como la conferencia "Biografía de Allan Kardec, por Henri Sausse", dictada por Gustavo Martínez en el V Congreso Espírita Suramericano, realizado en Bolívia en 2019. Destacamos que el libro "O legado de Allan Kardec" no se limita al pasado. Es una invitación a la acción y a la reflexión respecto la responsabilidad que tenemos ante el legado de Allan Kardec.

Agradecemos a todos los que han participado en ese estudio y divulgado los videos.

Mucha paz y felicidad a todos. 

Simoni

 

 

(Recebido em email de Simoni Privato Goidanich)

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

Olá, amigos.
Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.
Abraços fraternais,
Donizete
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/ece7a675-6cea-457c-8d19-98eaeb21fa08.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b69269e0-ce6a-4657-ae21-996015c17db2.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/0c24a7b9-a24e-4bac-a880-c22f7e2b1900.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/c58740da-49bb-44c6-97c5-c0ed030415a2.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/f6208767-8cac-4bd5-a787-63c96242ce17.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/11ff9eaa-fe91-42e0-beda-44093625d7e6.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/15cb1f2a-6132-41a8-8a61-cd974bcedfcb.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/114835b3-6576-4d48-9427-8e6b243cdf8e.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/5d68a874-94b9-47c6-8b89-b1001dc3d084.jpeg

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/1c7b62dd-a548-4eaf-ad70-a3396a68e442.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/37d9aa6a-23f1-4bef-9fa0-e4d345511079.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/4b183a67-5d1d-4ca5-82b0-af09552900ae.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b406142b-d404-4172-b4f2-bb296760f553.jpeg

 

 

Programação no Grupo Espírita Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evangelho no lar virtual - A nova era (parte 1), ESE, Cap 1, item 9

https://www.youtube.com/watch?v=MkFrE8hc2w4

 

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Paz e Amor

Americana, SP

 

(Informação recebida em email de (Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]]))

 

Palestra no C.E. Nova Luz

Jundiaí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de (Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]]))

 

Teatro : “Há dois mil anos”

São Paulo, SP

 

 

 

Companhia do Ator

 

 

...a p r e s e n t a... 

 

 " HÁ DOIS MIL ANOS "

NOVA TEMPORADA MES DE JULHO 2019

SÁBADOS ÀS 18:00 HRS

TEATRO WEST PLAZA

Shoping West Plaza

Av. Antártica, 408 - Água Branca, São Paulo - SP

 INGRESSOS COM DESCONTOS PARA GRUPO DE PESSOAS

RESERVAS POR ESTE E-MAIL

 

 

Esta é a nova versão deste clássico da literatura mundial, publicado em quase todo o mundo, que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos. Inspirada numa das existências do espírito de Emmanuel, e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga. Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, veêm toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.A nova montagem do remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período. São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens. È uma história de amor e perdão que merece ser assistida num espetáculo para todas as idades............ DURAÇÃO: 2 HORAS

 ESTAMOS AGENDANDO  APRESENTAÇÃO PARA   OUTROS LOCAIS 

AGENDE DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO PARA SUA LOCALIDADE

RESTITUI-SE PARTE DO VALOR DA VENDA DOS INGRESSOS PARA SUA CASA ESPÍRITA LOCAL
CONTATOS:   POR E-MAIL

OU CEL:  11-997142039 - tim

 

 

(Informação recebida em email de JOSÉ RAMOS [[email protected]])

 

Concerto comemorativo de 10 anos do Coral Bênção de Paz

São Paulo, SP

 

 

(Recebido em email de Regina Bachega)

 

Blog do Bruno Tavares

Acesse no link

 

Clique:

https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2019/07/23/saudade-que-gosto-de-ter-artigo-do-escritor-espirita-luiz-carlos-formiga/

 

 

 

 

Programação de 14º. aniversário do C.E. Joanna de Angelis

Lima, Peru

Estimados hermanos en el Ideal Espírita:

 

Reciban la cordial invitación a la celebración del 14º aniversario insitucional del Centro Espírita Joanna de Angelis, del 6 al 9 de agosto próximo. Con este motivo se ha organizado un ciclo de conferencias a cargo de los Hnos. Jorge Berrío Bustillo - Presidente de CONFECOL, miembro de Consejo Directivo del CEI y Presidente del CEE Juana de Angelis de Cartagena, y John Rhenals - Presidente del CEE Clara de Asís de Barranquilla, Colombia.

 

El programa de actividades se desarrollará en el local del CEJA, Calle Luis F. Villarán 1010 Oficina 101 San Isidro, y comprenderá:

- Taller "Autoconocerse" a cargo de Jorge Berrío, martes 6, 7pm.

- Conferencia "Instalación del Reino de los Cielos en Tiempos de Transición Planetaria" a cargo de John Rhenals, miércoles 7, 7:30 pm.

- Conferencia "¿Qué nos espera después de la muerte?" a cargo de Jorge Berrío, jueves 8, 7:30 pm.

- Conferencia "Venciendo la Depresión" a cargo de  John Rhenals, viernes 9, 5:30 pm.

 

El evento es organizado por el CEJA, con el apoyo de la Unión Espírita del Perú UEP. El ingreso es libre. Adjuntamos el afiche publicitario a esta comunicación.

 

Los esperamos en esta fiesta espriitual, que contribuye con alegría y esperanza a la siembra del Espiritismo en el Perú a través de la divulgación.

 

Con Dios, Jesús y Kardec, siempre,

Unión Espírita del Perú

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Seminário no CEAK sobre Nosso Lar

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Divaldo Franco no Rio de Janeiro

29º. Feirão Beneficente e Roteiro de Palestras

Caro Ismael Gobbo,

 

Nós, do Grupo Espírita Caminho da Esperança, estamos com o coração em festa ante a proximidade da realização do 29º Feirão Beneficente em prol da Mansão do Caminho, e Conferência pública na Concha Acústica da UERJ, que integram a jornada anual de Divaldo Franco na Cidade do Rio de Janeiro, razão pela qual solicitamos a gentileza de divulgar os Eventos, por meio dos cartazes anexos*

Fraternalmente.

Helena Alves

Equipe de Organização GECE

 

 

* Auxiliamos também a divulgar o Roteiro integralmente.

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de helena de Souza Alves [[email protected]])

 

1º Encontro Espírita do Sul de Minas

Três Pontas, MG

 

16bd6517806708583ec1

--

"Quem serve aos outros, semeia paz e amor para si mesmo". Emmanuel

 

(Com informações de Maria Flávia Menegatto [[email protected]] e de

https://www.facebook.com/2338549306408523/photos/a.2341450326118421/2397820693814717/?type=3&theater)

IMG_5588 (2)

 

1º. FACE- Festival de Arte e Cultura Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

7844e902-a441-452d-84d4-a72a08a6caae

 

(Informações recebidas em email de Festival de Arte e Cultura Espírita de São Bernardo do Campo [[email protected]])

 

Publicação da Editora O Clarim

Matão, SP

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/dejesus-voce-07-19/emkt.html

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/dejesus-voce-07-19/emkt_01.jpg

 

Jornal Opinião da CCEPA

Porto Alegre, RS

 

Acesse:

https://mensagex.com.br/envios/12284/116747_ACEB6A42A9ED.html?contato.id=318174932&envio.id=116747

 

 

 

Kardec na Netflix

Kardec na NETFLIX

A Netflix comprou os direitos do filme biográfico Allan Kardec, realizado por Wagner de Assis, o mesmo realizador do filme 'Nosso Lar'.

A superprodução brasileira será lançada no serviço de streaming da Netflix no dia 30 de agosto, possibilitando assim a visualização do filme também em Portugal para quem usufrui deste serviço. 

 

Filme sobre Allan Kardec estreia em 430 salas com aposta alta no segmento espírita no Brasil

 

União com Jesus

 

Clique na imagem abaixo para assistir ao trailer

 

https://static.wixstatic.com/media/b5b7bf_19d608188fd241aeab2c1c3c101c7750~mv2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

 

(Informação recebida em email de

 [email protected]; em nome de; União com Jesus [[email protected]])

 

Publicação da Editora O Clarim

Matão, SP

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/aparanormal-07-19/emkt_01.jpg

 

Falando ao oceano...

Algumas folhas de papel, caídas sobre a areia de uma praia pouco visitada, traziam as seguintes linhas:

Quando abraço o oceano com o olhar, volto a questionar milhões de coisas, tantas quanto as ondas que ganham a areia.

Volto a questionar: Como alguém pode sentir-se só na presença do mar? Na presença desta brisa incessante? Na companhia deste perfume raro?!

Como ainda posso me sentir só, sabendo que os braços do invisível me abraçam, que aqueles que partiram continuam existindo, e que todos nós, sem exceção, somos amados por alguém!? Como ainda posso me sentir só?

Talvez seja porque eu me isole do mundo, e seja exigente demais com as pessoas. Pode ser isso.

Talvez seja porque eu não permita que os outros conheçam minha vida, meus sonhos, minhas dificuldades. Acho que há um pouco de orgulho nisso.

Quem sabe seja porque eu procure a solidão, e não ela que me persiga, como eu imaginava.

É... Talvez eu precise conversar mais com as pessoas, me interessar mais por suas vidas, ouvir.

Há tempos que não ouço alguém; um desconhecido relatando os acontecimentos corriqueiros do dia a dia; um colega de trabalho falando das peripécias de seus filhos.

Meus irmãos: há tempos não converso com eles sobre assuntos profundos, como planos para o futuro, lembranças boas do passado.

É curioso, pois lembro-me de que há algumas semanas ouvi uma mensagem de cinco minutos, num programa de rádio, que falava sobre isso, sobre como as pessoas se isolam umas das outras, e do quanto isto é prejudicial para a saúde mental e física, já que uma é consequência da outra.

O locutor dizia que quem ama não se sente só, pois está sempre se doando, se envolvendo com os corações mais próximos, na intenção de ajudar.

Dizia ainda que, quando nos sentimos úteis, e concluímos que muitos dependem de nossa dedicação, de nosso amor, também esquecemos da solidão.

Acredito que ele tenha razão, pois lembro que naquele dia fui visitar uns tios que não via há muito tempo, e aquela visita fez-me tão bem!

Falamos de assuntos comuns, como notícias de televisão, notícias da família, mas ao final saí de lá menos tenso, menos preocupado com a solidão.

Abracei minha tia, e a ouvi dizer, por entre lágrimas discretas: Gostamos muito de você, viu? Venha mais vezes! Não é sempre que recebemos visitas!

Ela está certa. Não é sempre que recebemos visitas, pois não é sempre que visitamos os outros, creio eu.

Naquela tarde, vi que poderia ser útil em pequenas coisas, e que aquilo me afastava um pouco da solidão.

Dentro do carro, voltando para casa, observando o movimento intenso nas ruas, lembro de fazer estas mesmas perguntas: como pode alguém sentir-se só na presença de tanta gente, de tanta vida!?

Quantos desses corações esperam apenas por uma visita? E quantos deles estão dispostos a fazer uma?

E aqui está você, amigo oceano, à minha frente, ouvindo todas estas minhas divagações. Acho que foi sua presença, rei das águas, que me ajudou a entender melhor o que se passa em meu íntimo.

Agradeço profundamente por sua companhia, por conseguir me ouvir, e por me dizer, mesmo sem falar, que o que preciso fazer é visitar mais o coração de meu próximo.

Muito obrigado.

Redação do Momento Espírita, com base em
narrativa de autor ignorado pela equipe.
Em 25.7.2019.

 

 

 Oceano Pacífico em Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo.

Miraflores com o Oceano Pacífico ao fundo. Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]