Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 07 de junho de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/07-06-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/06-06-2019.htm

05-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/05-06-2019.htm

04-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/04-06-2019.htm

03-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/03-06-2019.htm

01-06-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/01-06-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://blog.bnf.fr/uploads/gallica/2009/07/hopitaltrousseau.jpg

Um hospital de Paris na XII º arrondissement é chamado Armand Trousseau (1801-1867),

médico francês e clínico, um dos mais brilhantes professores de sua época.

Fonte: http://blog.bnf.fr/gallica/index.php/2009/08/05/rencontres-medicales-armand-trousseau/

Dr. Trousseau.

  [Dr Trousseau] : [photographie] / Nadar Nadar (1820-1910). 

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10539804w.item

 

 

Armand Trousseau

Armand Trousseau (Tours14 de outubro1801 — Paris23 de junho1867) foi um médico francês[1].

Trousseau, descreveu dois sinais: o sinal de Trousseau de malignidade e o Sinal de Trousseau de tetania latente[1]. O primeiro sendo descrito quando descobriu a causa de sua morte, um câncer pancreático.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Armand_Trousseau

 

 

Armand Trousseau com Dieulafoy, Martineau e Vergely.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Armand_Trousseau_with_Dieulafoy,_Martineau_and_Vergely._Wellcome_L0004926.jpg

Armand Trousseau em seu leito de morte. Desenho de giz vermelho por G. Dieulafoy, 1867.

Dieulafoy, Georges, 1839-1911.

Fonte: https://wellcomecollection.org/works/z3tnagpb

Pont Neuf sobre o rio Sena  e Ile de la Cité. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Pont Neuf ("Ponte Nova", em português) é a mais antiga das pontes que cruzam o rio Sena, em Paris, capital da França. Seu nome "Novo" permaneceu, e foi dado para distinguir-se das antigas pontes medievais, erguidas com casas em ambos os lados.

Partindo do ponto mais ocidental da Île de la Cité, a ilha situada no meio do rio que foi o centro da Paris medieval, Rive Gauche(margem esquerda) de Paris com a Rive Droite (margem direita).

A ponte é composta por duas partes distintas: uma com cinco arcos até atingir a Île de la Cité, outra com sete arcos que levam à margem direita. Antigas gravuras com mapas de Paris mostram que, quando a ponte foi construída, ela apenas tocava a ponta a jusante da Île de la Cité; desde então formaram-se bancos de areia no meio do rio (Ait), chamados de quais, que alargaram a ilha. Hoje a ilha é o Jardim do Vert-Galant, um parque nomeado em homenagem ao rei Henrique IV, apelidado de "Verde Galante".

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pont_Neuf

Pont Neuf e estátua de Henrique IV. Ao fundo La Samaritaine. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Pont Neuf e Samaritaine ao fundo, à esquerda. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

La Samaritaine é uma loja de departamentos localizada em Paris entre a Rue de Rivoli e do Sena , no nível Pont Neuf no st distrito de Paris . 

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Samaritaine

File:Antoine de Sartine.png

Antoine de Sartine

 

Antoine de Sartine

Antoine Raymond Jean Gualbert Gabriel de Sartine, comte d'Alby (12 de julho de 1729 - 7 de setembro de 1801) foi um estadista francês que serviu como tenente-general da polícia de Paris (1759-1774) durante o reinado de Luís XV e como secretário de Estado. para a Marinha (1774-1780) sob o reinado de Luís XVI.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Sartine

File:Pierre Jean de Beranger.jpg

Pierre Jean de Béranger.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Jean_de_B%C3%A9ranger#/media/Ficheiro:Pierre_Jean_de_Beranger.jpg

 

 

 

Pierre Jean de Béranger (Paris19 de Agosto de 1780 — Paris, 16 de Julho de 1857), poeta, libretista e autor da letra de canções. Foi participante activo do movimento de convulsão social que se seguiu à Revolução Francesa e ao fim do Império, escrevendo algumas das canções mais emblemáticas do fervor revolucionário da época. No auge da sua fama, na década de 1830, comparou-se em popularidade a homens como Victor Hugo e Alphonse de Lamartine. Tendo a atravessado os tempos conturbados da Revolução Francesa e do consulado de Napoleão Bonaparte, deixou uma obra lírica vibrante que ainda hoje desperta o interesse do público erudito.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Jean_de_B%C3%A9ranger

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/14-06-2017_arquivos/image012.jpg

 

 Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_

 

A César o que é de César

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Semeador em Tempos Novos. Lição nº 03. Página 18.

 

Quando o Senhor nos traçou a obrigação de dar a César o que é de César, como de outras vezes, imprimia ao ensinamento significação mais profunda.

Habitualmente recordamos a diretriz, fixando a atenção no imposto amoedado, anotando mentalmente o brilho pessoal daqueles que exercem o poder representativo da governança para transviar-nos, quase sempre, no solo arenoso da crítica e da maldade.

Entretanto, bastar-nos-á singela reflexão para reconhecermos que César é a legenda que encerra vastos deveres de nosso espírito, quando encarnado, junto da Terra que nos localiza o berço.

César exprime a Direção que nos garante a tranquilidade, a Justiça que nos angaria respeito, a Organização do trabalho que nos assegura a bênção do pão, a Ordem que nos mantém o ninho doméstico, e, sobretudo, a Lei que nos guarda a todos, nos variados climas do mundo, dentro da dignidade recíproca, na qual o cumprimento fiel de nosso dever nos confere o direito à verdadeira ascensão.

Não chega, desta forma, o simples pagamento do tributo vulgar ao cofre que nos define a riqueza pública, para que atendamos à recomendação do Senhor, mas, sim, também o nosso zelo e a nossa abnegação na salvaguarda dos bens que desfrutamos na experiência comum, seja auxiliando a segurança do próximo, defendendo a higiene de um logradouro, cooperando na execução dos estatutos que nos governam ou amparando a educação do povo que nos constitui a família, porque, somente assim, auxiliando à Terra, entrosá-la-emos no Céu, como Província redimida e generosa a refulgir no reino do amor de Deus.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

File:Joachim Wtewael - The Tribute Money - WGA25913.jpg

A moeda do tributo. Óleo em cobre de Joachim Wtewael

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joachim_Wtewael_-_The_Tribute_Money_-_WGA25913.jpg

Moeda com esfinge do imperador romano Tibério César governante à época das pregações de Jesus.

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Tibério Cláudio Nero César (em latim Tiberius Claudius Nero Cæsar16 de novembro de 42 a.C. – 16 de março de 37 d.C.) foi imperador romano de 18 de setembro do ano 14 d.C. até à sua morte, a 16 de março do ano 37 d.C.. Era filho de Tibério Cláudio NeroLívia Drusa.[1] Foi o segundo imperador de Roma pertencente à dinastia júlio-claudiana, sucedendo ao padrasto Augusto. Foi durante o seu reinado que, na província romana da JudeiaJesus foi crucificado.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tib%C3%A9rio

 

Divaldo Franco na Europa

Paris, França

 

04 de junho de 2019

Nesta terça-feira, Divaldo Franco, retornando à bela Paris, na França, reuniu os espíritas e simpatizantes na acolhedora sala Saint Martin, no centro da cidade luz, para, juntamente com Dr. Juan Danilo, recepcionar a atenta plateia, encantando a todos. Inicialmente Juan Danilo fez uma abordagem sobre o Espectro Autista, assunto de grande interesse, atualíssimo. Juan, com muita experiência sobre neste campo, esclareceu que o autista não consegue ter uma comunicação empática com as outras pessoas, e isso dificulta bastante a sua e a vida dos que com ele convivem. Enfatizou, também, os diversos níveis do cérebro humano, sempre traçando um paralelo com o autista, asseverando que todo autista possui uma especialidade, e que ao descobri-la, auxilia e muito em suas relações com o que o cerca. Quando se busca saber qual é a especialidade de um autista, então, se está realmente começando a trabalhar com ele. A plateia sorvia cada expressão, tamanha propriedade com que Juan Danilo mergulhava nesta temática, fazendo uma abordagem, também, à luz da reencarnação.

Após ligeira pausa, Divaldo Franco assomou à tribuna, destacando as conquistas humanas na área da saúde mental, apresentou os avanços alcançados por diversas personalidades da história, como o mais renomado cientista dos problemas cerebrais, Jean-Martin Charcot (1825-1893), médico, psiquiatra, neurologista e fundador da moderna neurologia, que se dedicou a estudar a saúde em sua época, a histeria. Outro vulto foi o médico francês Philippe Pinel (1745-1826), considerado o pai da psiquiatria, e que teve a coragem de afirmar que a esquizofrenia não era incurável.

Enriquecendo a abordagem, Divaldo asseverou que Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista austríaco e fundador da psicanálise, igualmente estudou a histeria em Viena, na Áustria, tendo buscado Charcot mais tarde para aprofundar suas pesquisas. Outro personagem apresentado foi o pesquisador russo Alexandre Aksakof (1832-1903) e sua obra Animismo e Espiritismo, comprovando a legitimidade da Mediunidade. Em seguida Divaldo Franco se referiu a O Livro dos Médiuns, a mais notável obra já escrita a respeito da paranormalidade humana. Até os dias atuais, nenhuma teoria logrou mudar os conceitos de Allan Kardec, contidos nesta obra monumental.

Com absoluta propriedade de quem convive com os Espíritos desde os quatro anos de idade, o Arauto do Evangelho narrou varias vivências suas, situações inusitadas umas, desafiadoras outras, e extremamente difíceis ainda outras, que lhe exigiram grandes sacrifícios para seguir fiel aos conceitos espíritas abraçados e à Jesus, sensibilizando a plateia. Ao ouvir os relatos do humanista Divaldo Franco, não se pode ficar indiferente, pois ele relata vivências, onde ele próprio é a prova viva dos fatos e, atravessando gerações e tocando os mais endurecidos corações, tem toda a sua vida dedicada ao bem e ao amor.

A mediunidade é uma faculdade nobre, e que deve ser voltada ao bem. Os médiuns convivem com aqueles que lhes são semelhantes. O Espiritismo é uma ética moral de natureza Cristã. Os atos de cada indivíduo assinalam o seu próprio destino, afirmou alertando, ao tempo em que convidava os presentes para que, ao saírem dali, buscassem todos os diferentes, pois o que se leva para sempre é o que se é, não o que se tem.

Texto: Ênio Medeiros

Fotos: Jaqueline Medeiros

Adaptação e revisão: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra no C.E. Verdade e Luz

Jaú, SP

 

 

(Com informações de https://www.facebook.com/verdadeeluzoficial/posts/2380329032049459)

 

Curso de Orientação e Educação Mediúnica

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Teatro: Diálogos de Luz

Guarulhos, SP

 

 

(Informação em email de Claudio Palermo)

 

Programação do Grupo Espírita Francisco de Assis

Gunma-Ken, Japão

 

 

 

(Com informações de Adalberto Prado de Morais)

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete

 

 

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/2c1ecd2d-47dd-44ca-a366-9118aa9a8ad3.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/8c654f55-2e47-4261-a7e5-69c2b24146ec.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/7d3e98cc-6d53-44f1-b322-eef6945ab403.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/9d1e61c7-20fb-43bd-93ca-44d6e95118ea.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/90fd6359-aa27-4a03-be6d-02d8c9825077.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/2e981fd2-9b35-4eba-b147-9bfc4d0fb641.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/68e57c18-7b2c-4610-8aa3-76a87d0593d2.jpg

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/72fc05b7-a6a1-404a-9ee7-ba2ad97aff50.jpg

 

 

Seminário no Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

De: Josy Almeida <[email protected]>
Date: ter, 4 de jun de 2019 às 17:38
Subject: SEMINÁRIO sobre RECUPERAÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO JABAQUARA
To: Josi <[email protected]>

 

 

 

Olá amigos,

 

A Fraternidade Terceiro Milênio, realizará no dia 30/06/2019 das 9h00

ás 13h00, o Seminário sobre Recuperação da Dependência Química

e Co-dependência.

. conceitos básicos e características,

. tratamento e seus recursos

. caminhos para recuperação

. Amor exigente na recuperação

José Carlos e equipe do programa "Recuperação' da Radio Boa Nova

de Guarulhos.

Participação Luiz Fernando Canduro - Amor-Exigente

09h00: Recepção

09h15: Abertura

09h30: Inicio da palestra

10h45: Coffee break

11h00: Alcoolismo feminino

11h45: Amor Exigente na recuperação

12h15: Caminhos da recuperação

 

Inscrição antecipada via e-mail

.Colaboração R$10,00 a ser feita no local, dia do seminário.

.Local: Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara - SP.

 

Ficha de Inscrição:

Seminário sobre Recuperação da Dependência Química e  Co-dependência.

________________________________________________

Nome:

________________________________________________

 

Endereço:

________________________________________________

E-mail:

________________________________________________

Telefone/Cel:

________________________________________________

Obs.: Caso não possa comparecer, favor avisar para abrirmos vaga 

para outra pessoa, porque são limitadas.

 

Abraço fraterno

 

 

 

(Repassado em email de Regina Bachega)

 

Palestra no Recanto de Luz Irmã Scheilla

Ribeirão Pires, SP

 

 

(Com informações de FabioDionisi)

 

Programação do 16º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

cid:image001.jpg@01D50D42.DFD1D110

 

(Com informações de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

Programação do Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Agenda de palestras de

 Rosangela Pires

 

(Com informações de Rosangela Pires)

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

Jornada Espírita do Norte de Mato Grosso

Sinop, MT

 

“Libertação pelo Amor” é o tema da Jornada Espírita do Norte de Mato Grosso, que ocorrerá de 14 a 16 de junho na cidade de Sinop, interior do estado. Contará com a presença de Divaldo Franco, Geraldo Campetti, Jacobson Trovão, Jorge Elarrat, Juan Danilo e a participação especial de Raul Teixeira, com transmissão ao vivo. Para inscrições e mais informações: http://bit.ly/jen2019

 

 

libertação pelo amor

 

 

(Informações em https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/jornada-espirita-do-norte-do-mato-grosso/)

 

Evento programado para a FEESP

São Paulo, SP

 

 

 

(Com informações de Magali Bischoff [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 Florêncio Anton no GEPAR

Niterói, RJ

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Programação. Varas da Videira – 70 anos

Araçatuba, SP

b3ef8501-9508-4b58-a166-60d9f8c9fe9d

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

Jornal Terceiro Milênio. Solicite por email

Assis, SP

 

Envie email solicitando para:

[email protected]

 

 

 Arraiá Solidário no GEPAR

Niterói, RJ

https://wix.to/L0A1Aao

 

O filme e o estudo da vida e obra de Kardec

http://grupochicoxavier.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2019/05/Kardec-Bertrand-150x150.jpg 

Cópia de litografia feita por Aug.Bertrand

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O filme “Kardec”, em exibição no Brasil, tecnicamente composto de forma primorosa foi produzido por Wagner de Assis e fundamenta-se no livro Kardec, de autoria de Marcel Souto Maior (Editora Record, 1ª edição em 2013).

Mas muitos ficam em dúvida sobre a veracidade de algumas cenas, ou se seriam enquadradas na chamada “licença cinematográfica”, e que inclusive não constam do livro básico para o enredo cinematográfico.

Além da biografia já citada, que não foi totalmente utilizada no enredo do filme, coincidentemente e independente de outras biografias tradicionalmente evocadas na literatura espírita, atualmente surgem muitos fatos e documentos que ampliam as informações biográficas do Codificador.

Embora existissem publicações antigas que apontavam para as deturpações na 5ª edição francesa de A Gênese lançada em 1872, mais de três anos após a desencarnação de Kardec, o assunto tomou vulto a partir de posições da Confederação Espírita Argentina, que editou em espanhol a 1ª. edição de A Gênese (de janeiro de 1868) e em outubro de 2017 levou informações para a reunião do Conselho Espírita Internacional, em Bogotá (Colômbia), e também lançou o livro El legado de Allan Kardec (**), de Simoni Privato Goidanich, que reúne documentos oficiais coletados em pesquisas junto aos Arquivos Nacionais da França e na Biblioteca Nacional da França, localizadas em Paris. Comprovou-se que apenas o exemplar da 1ª. edição de A Gênese (de janeiro de 1868), foi depositado legalmente durante a existência física de Allan Kardec na Biblioteca Nacional da França. Assim o Codificador não teria modificado o conteúdo.

Episódios históricos ficam mais claros no livro Beaucoup de Lumière (1884), de Berthe Fropo, disponibilizado em 2017 em edição digital bilíngue. A autora foi espírita fiel a Kardec, amiga e vizinha de Amélie Boudet e comenta ações polêmicas e desvirtuamentos doutrinários nas mãos de Leymarie por influência de interpretações e ideologias outras... Ainda no final de 2018, vieram a lume documentos e manuscritos franceses, publicados em artigo de Charles Kempf e Michel Buffet na edição do 4º. trimestre de 2018 da Revue Spirite e que comprovam adulterações em A Gênese após a desencarnação de Kardec.

Interessante é que tanto tempo após a desencarnação de Kardec, recentemente estão sendo valorizados documentos, periódicos e livros franceses, quase desconhecidos no Brasil, que trazem esclarecimentos sobre episódios que ficaram ocultados ou obscurecidos sobre a vida de Kardec e sua esposa, e sobre a divulgação de suas obras imediatamente após sua desencarnação.

Um Site riquíssimo de documentos franceses do Facebook: “Imagens e registros históricos do Espiritismo”, oferece dados até então não conhecidos, como a existência de uma irmã de Rivail, desencarnada na infância; a presença de uma jovem junto ao casal Rivail e Amélie, praticamente como se fosse uma “filha adotiva”, que também desencarnou na juventude; dados sobre a propriedade do casal na Villa Ségur; comprovações de adulteração de manuscrito de Kardec sobre A Gênese, posteriormente incluído em Obras Póstumas (1890); comprovação do nome verdadeiro da médium conhecida como Céline Japhet; documentos sobre a fundação da União Espírita Francesa.

Em nosso país surge o início da divulgação de manuscritos e de documentos, o Projeto “Cartas de Kardec”, riquíssimo acervo que estava em poder da família de Silvino Canuto Abreu, finalmente doados à Fundação Espírita André Luiz, de São Paulo.

O filme “Kardec”, gerando algumas dúvidas entre espectadores mais atentos, deve ser motivo de estímulo para se estudar a vida e a obra de Kardec, e, coincidentemente, em 2018 e 2019 transcorreram dois sesquicentenários, respectivamente, do lançamento de A Gênese, a última obra do Codificador, e, de sua desencarnação.

Daí, inclusive, a oportunidade de se valorizar a importante “Campanha Comece pelo Começo”, idealizada por Merhy Seba, patrocinada pela USE-SP em meados dos anos 1970 e aprovada pelo CFN da FEB em novembro de 2014.

(*) – Ex-presidente da USE-SP e da FEB; e ex-membro da Comissão Executiva do CEI.

(**) - Tradução em português editada pela USE-SP.

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/o-filme-e-o-estudo-da-vida-e-obra-de-kardec/

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

A melhor parte

 

É bastante conhecida a história das irmãs Marta e Maria. Toda vez que Jesus ia para Betânia, cidade próxima de Jerusalém, costumava se hospedar na casa dos irmãos Lázaro, Marta e Maria.

Eram corações amigos que o recebiam com extremado carinho e atenção. Naturalmente, toda vez que Ele ali aparecia, atraía uma multidão de curiosos, que desejava ver e ouvir o Messias.

Por essa razão, era necessário preparar a casa, pequena para recepcionar a tantos.

Numa dessas oportunidades, depois de uma larga jornada de pregações e curas, Ele chegou. Era um final de tarde, quando o sol morria no horizonte.

Consolara corações, abraçara a imensidade das dores e estendera esperança com Sua palavra, por muitas horas.

Chegando ao lar amigo, Marta, sempre atenciosa, dispôs um dos cômodos para que Ele repousasse. Serviu-lhe sucos e frutas a fim de que recompusesse as energias.

Mas o Mestre era incansável. Consciente do pouco tempo de que dispunha para permanecer entre os homens, não perdia oportunidade para iluminar corações.

Então, começou a falar do reino dos céus, do Pai amoroso e bom, das condições para a criatura se plenificar de paz.

Maria, sempre ansiosa por ouvir Jesus, sentou-se aos Seus pés, escutando-O embevecida.

As palavras dEle caíam na sua alma, como a chuva generosa em solo seco. Aquela mensagem era luz e vida.

Em um dado momento, passando pelo local, às voltas com a série de providências a serem tomadas, antes que começassem a chegar os estranhos e conhecidos, Marta olhou para Jesus e perguntou:

Senhor, não se importa que minha irmã me deixe trabalhar sozinha? Diga a ela que me ajude.

Marta, respondeu o Mestre, você anda ocupada com muitas coisas. Entretanto, uma só é necessária. Maria escolheu a parte melhor. Uma parte que não lhe será tirada.

*   *   *

E nós, somos como Marta ou como Maria?

Que fazemos do nosso tempo? Aproveitamos para uma leitura que alargue a nossa cultura e nos estimule para o bem?

Ou preferimos simplesmente nos recostarmos e assistir por horas intermináveis a programas de televisão que, nem sempre trazem mensagem positiva ou engrandecedora?

Se convidados para um passeio pela natureza, em plena manhã, nos dispomos a ir e sorver o ar puro do dia que apenas começa?

Ou preferimos dizer não, criando desculpas sem sentido?

*   *   *

A melhor parte, a que se referia Jesus, tem a ver com os objetivos maiores da vida.

Não nos encontramos na terra simplesmente para o gozo dos seus bens, isto é, para comer, nos divertir, dormir.

A vida nos é dada para subirmos alguns degraus na escalada evolutiva.

Faz parte dessa escalada o nosso progresso intelectual e também espiritual.

Se crescermos somente no intelecto, nos tornaremos criaturas frias, sem coração.

Se crescermos somente em moral, corremos o risco de nos tornarmos pessoas demasiado ingênuas.

Por isso, o investimento ideal é em ambas as partes: no intelecto e no moral. Eis a melhor parte para todos nós.

Redação do Momento Espírita.
Em 6.6.2019.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Cristo com Maria e Marta. Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Tintoretto_008-2.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]