Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 06 de maio de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/06-05-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/04-05-2019.htm

03-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/03-05-2019.htm

02-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/02-05-2019.htm

01-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/01-05-2019.htm

30-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/30-04-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

O Espiritismo em sua mais simples expressão. Allan Kardec. 1862.

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k135140z/f4.image

 

O Espiritismo em sua mais simples expressão. Allan Kardec. 1862.

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k135140z/f4.image

 

File:General Augustin de Lespinasse (1736-1816).png

General Augustin de Lespinasse. (8 de outubro de 1737 - 23 de novembro de 1816)

Óleo de Angelica Kauffman. 1798.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:General_Augustin_de_Lespinasse_(1736-1816).png

 

 

 

As Guerras Revolucionárias Francesas foram uma série de conflitos militares que duraram de 1792 a 1802 e resultaram da Revolução Francesa . Eles colocaram a França contra a Grã-Bretanha , a Áustria , a Prússia , a Rússia e várias outras monarquias. Eles estão divididos em dois períodos: a Guerra da Primeira Coalizão (1792-97) e a Guerra da Segunda Coalizão(1798-1802). Inicialmente confinados à Europa, a luta gradualmente assumiu uma dimensão global. Após uma década de guerra constante e diplomacia agressiva, a França conquistou uma grande variedade de territórios, da península italiana.e os Países Baixos na Europa para o Território da Louisiana na América do Norte. O sucesso francês nesses conflitos garantiu a disseminação de princípios revolucionários em grande parte da Europa.

Lespinasse transferido para o exército da Itália sob Napoleão Bonaparte em 1796. Ele lutou com distinção em Castiglione , Rovereto , Arcole e Mântua . Posteriormente, publicou um tratado sobre a organização da artilharia. Depois de se tornar imperador, Napoleão nomeou Lespinasse para o Senado e deu-lhe outras honras. LESPINASSE é um dos nomes inscritos no Arco do Triunfo , na Coluna 35.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/French_Revolutionary_Wars

 

 

Foto das colunas de pedra 35 e 36 sob o Arco do Triunfo.

Lespinasse está no topo da coluna 35

Fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Augustin_de_Lespinasse#/media/File:Arc_de_Triomphe_mg_6849.jpg

 

Arco do Triunfo. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Paris vista do topo do Arco do Triunfo. Foto Ismael Gobbo.

 

Fragmento de escultura de soldado no interior do Arco do Triunfo. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

A  Marselhesa personificada em escultura no Arco do Triunfo. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 "A partida dos voluntários de 1792" (também conhecida como La Marseillaise ), escultura de François Rude , Arco do Triunfo de l'Etoile, Paris, França.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_D%C3%A9part_des_Volontaires_(La_Marseillaise)_par_Rude,_Arc_de_Triomphe_Etoile_Paris.jpg

 

 

HINO NACIONAL DA FRANÇA

“A MARSELHESA”

https://www.youtube.com/watch?v=_6mXeJkMcAU

 

 

Dentro de nós

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Urgência. Lição nº 17. Página 90.

 

Não te esqueças de que estender a caridade sem interesse e de que ensinar sem afetação, aos que sabem menos que nós, é o processo de beneficiar a nós mesmos.

Em razão disso, não olvides o nosso dever no bem incessante.

Recorda que a vida edificou em ti um centro de criação e inteligência que te cabe desenvolver.

Viverás sob o esplendor solar, mas se não possuis bastante visão para percebê-lo, vacilarás envolvido nas sombras em que tantos se mergulham.

Caminharás entre sinfonias de imponente beleza, entretanto, se não contas com ouvidos percucientes para registrá-las, clamarás no deserto da surdez.

Disporás de bolsa repleta, contudo, se não sabes conjugar o verbo discernir, a fortuna arrojar-te-á, talvez, em precipícios de sofrimento e desilusão.

Respirarás entre preciosas bibliotecas em que jaz entesourada a luz do pensamento de todas as épocas, no entanto, se não podes penetrar o sentido da letra, cambalearás senda afora, à maneira de um sonâmbulo infeliz, nas obscuridades da noite.

Foge da inércia e trabalha sempre!...

Trabalha servindo aos bons para que se preservem e aos menos bons pra que se reajustem, aos sábios para que se santifiquem e aos ignorantes para que se iniciem no conhecimento superior.

“Fora da caridade não há salvação” pode também significar “fora do auxílio aos outros não te libertarás do eu”, inclinado à vaidade e ao orgulho, ao egoísmo e à discórdia.

Consagremo-nos à plantação indiscriminada e constante do bem, desculpando e ajudando, aprendendo e redimindo, enriquecendo-nos de amor e avançando na sabedoria, e assim, criando paz e felicidade, beleza e progresso em torno de nossos passos, compreenderemos igualmente com Jesus que a vida é invariavelmente o espetáculo soberano das bênçãos do Pai Celestial, no livro da natureza, e que é preciso acender, dentro de nós, a luz imprescindível, a fim de que através da sublimação da própria individualidade, estejamos em sintonia com a vida imperecível.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

Ajuda para os feridos. Irmã da Caridade. Pintura de Alexandre-Marie Guillemin.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexandre-Marie_Guillemin_-_Aid_for_the_Wounded_(Sister_of_Charity).jpg

 

Parabéns Divaldo Pereira Franco pelos 92 anos de vida

1927 - 2019

 

 

VEJA HOMENAGEM QUANDO DIVALDO COMPLETOU 85 ANOS EM 2012.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/05-05-2012.htm

 

 

 Homenagem a Divaldo Pereira Franco

 

 

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

Divaldo Franco na Bahia. Conferência Pública

Salvador, BA

04 Maio de 2019

Centro Espírita Caminho da Redenção

 

 “Não deixe o mal hospedar-se em seu coração.” (Divaldo Pereira Franco)

Com belíssimo preâmbulo musical, e estando lotado o auditório, Divaldo Franco, repetindo gesto habitual, circulou entre o público, cumprimentando os presentes. Na véspera de completar 92 anos de idade, o orador espírita, Embaixador da Paz e servidor fiel do Cristo, apresenta-se jovial. Dotado de alegria de viver, contagia os circunstantes.

Após extenuante viagem doutrinária à Campo Grande/MS e o retorno, não menos cansativo, devido as atuais condições no transporte aéreo nacional, Divaldo narrou que experimentou uma emoção muito especial. Quando se encontrava no aeroporto de Brasília, aguardando a conexão, um Major do Exército Brasileiro se lhe acercou pedindo que orasse por ele e pela missão que estava por realizar. Solicitava as orações para que a missão de paz, a ser desenvolvida no Haiti, fosse coroada de sucesso, pacificando o convívio dos haitianos, que fosse capaz de levar a paz.

Mas emoção teve continuidade no aeroporto de Salvador, onde um Cabo da Polícia Militar da Bahia lhe solicitou permissão para abraçá-lo, haja vista que Divaldo é alguém que trabalha para a paz. O Cabo PM disse-lhe que é um soldado da paz, confidenciou-lhe que a polícia do amor há de chegar um dia, onde todos serão soldados da paz. Esse Cabo foi aluno em uma das Escolas da Mansão do Caminho. Quanto é bom amar o amor, amar pelo prazer de amar, banhado pelas bênçãos do Senhor, sentenciou o orador de escol.

Para dar ênfase, Divaldo Franco apresentou os períodos pelos quais o Espiritismo iria passar, segundo análise de Allan Kardec, bem como discorreu sobre cada um deles. O 1º Período foi o da Curiosidade; o 2º foi o Filosófico; o 3º o da Luta; o 4º o Religioso; o 5º o Intermediário; e o 6º Período, o da Regeneração Social.

Esse último período é o da transformação moral para melhor, da vida digna, combatendo as paixões exacerbadas. É o período em que o homem anela por preencher a vida com ideais nobres, emoções elevadas, dignidade, de não revidar o mal com o mal, de não se deixar dominar pelos pensamentos dos outros, de não se incomodar com o que os outros façam, de não permitir que ninguém perturbe a sua paz, de perdoar sem nenhum sentimento de devolver o mal que recebeu, de não deixar que o mal se hospede no coração. Esse é um período onde o homem deve viver sem a sombra das reminiscências negativas, é o da mediunidade a serviço do bem. Assim, concluiu o nobre orador, a humanidade já está entrando no período da Regeneração Social.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke

 

Programação de Divaldo Pereira Franco

Londres, Reino Unido

Divaldo NIVER.jpg

PEACE UK LOGO .jpeg

PROGRAMME PARA DIVALDO.jpg

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk

 

 

Vídeos com Júlia Nezu

Londres, Reino Unido

 

Acesse:

https://www.facebook.com/elsa.rossi.1/videos/10157184595364183/

 

https://www.facebook.com/elsa.rossi.1/videos/10157184790749183/UzpfSTU1MDc5OTE4MjpWSzoyMzc2NDY3MTQyNjI5NjIy/

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Casinha Casagrande [[email protected]])

 

Informações do

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

 

 13th U.S. Spiritist Symposium 
May 4th, 2019 (9 am - 6:15 pm)
Union, NJ

PROGRAM

The event can be followed live through:

1. The U.S. Spiritist Federation Facebook's page at 
https://www.facebook.com/USSFederation/
  

2. Web Radio:
Spiritist Radio at 
http://www.spiritistradio.com  

3. Also through the United States Spiritist Federation YouTube Channel at 
https://www.youtube.com/channel/UCr13BgBoKaMxB8267fBmjOw



 

 

 

 

Palestra Musical no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

Palestra Musical. Livre. Com Ricardo E Eduardo

 

 

TERÇA-FEIRA,  14-05-2019, ÀS 19H30MIN.

RUA MAURO 76, PRÓXIMO DO METRO SAÚDE

 

 

(Com informações de Lu Abrahão)

 

24º. Mês Espírita de

Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

CIPEI 2019

 Santos, SP

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

2º. Festival de Arte Espírita Infanto Juvenil

Blumenau, SC

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Palestras no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

Edição 330 - 03 de maio de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Fim de semana com apresentações musicais e palestra de Mayse Braga

Começa a Campanha do Agasalho na Comunhão Espírita

Chico Xavier e Allan Kardec: histórias que encantam

Como um obsessor pode nos ajudar no autoconhecimento?

Conversando com Mayse: E a vida continua

Presidente da Comunhão participa de sessão solene na Câmara

Você critica os outros?

Como podemos nos preparar para o desencarne?

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol85.pdf

 

 

Segue a edição 85 da Folha Espírita Francisco Caixeta.

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

ALLAN KARDEC: A HISTÓRIA POR TRÁS DO NOME CAIXETA — NOVA DIRETORIA

ESPIRITISMO: O GRANDE DESCONHECIDO

BANQUETE OFERECIDO PELOS ESPÍRITAS LIONESES AO SR. ALLAN KARDEC PESQUISA HISTÓRICA SOBRE OS PAIS DE ALLAN KARDEC NOTRE-DAME DE PARIS

ÓDIO: CAMINHO INVERSO DO AMOR

A Prece 

 

Para ver as edições anteriores acesse o site.

 

 

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

www.espiritacaixeta.org.br

 

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 554

TRÊS LAGOAS/MS – 6 A 13/MAIO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 Bela Vista / Belenzinho / Ermelindo Matarazzo / Itaquera / Jaçanã /

Jaguaré / JD Brasil / JD Patriarca / JD Popular / JD Umarizal / Morumbi /

Parada Inglesa / Penha / Penha de França / Ponte Rasa / Santana /

São Mateus / Saúde / VL Aurora / VL Buenos Aires / VL Clementino /

VL Constança / VL Granada / VL Guilhermina / VL Ré / VL Rio Branco

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / Araçatuba / Araraquara / Ariranha / Arujá / Assis / Auriflama /

Barueri / Bauru / Bertioga / Birigui / Campinas / Cândido Mota / Cardoso /

Catanduva / Cubatão / Diadema / Dracena / Duartina

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Guarujá / Guarulhos / Jales / Jaú / Leme / Marília /

Marinópolis / Mirandópolis / Monte Alto / Nipoã / Nhandeara / Nova Odessa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Osasco / Ouroeste / Pedreira / Penápolis / Peruíbe / Pindorama / Piracicaba /

Praia Grande / Presidente Prudente / Ribeirão Pires / Riolândia / Sabino / Sales /

Santa Adélia / Santa Fé do Sul / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São Carlos / São José do Rio Preto /

São Manuel / São Vicente / Sorocaba / Taubaté / Valentin Gentil / Urupês

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Campo Grande / Colégio / Meier

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Agulhas Negras / Cabo Frio / Iguaba Grande / Itatiaia /

Mesquita / Niterói / Nova Friburgo / Nova Iguaçu / Penedos / São Gonçalo /

São Pedro da Aldeia

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Alegre / Guaçui / Mimoso do Sul

MINAS GERAIS > Araxá / Belo Horizonte / Carmo do Rio Claro / Contagem /

Divinópolis / Frutal / Guimarânia / Itapecerica / Monte Carmelo / Pato de Minas /

Pedro Leopoldo

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Cambé / Cascavel / Curitiba / Jacarezinho / Jaguapitã /

Londrina / Maringá / Rolândia

RIO GRANDE DO SUL > Bento Gonçalves / Porto Alegre

SANTA CATARINA > Florianópolis / Itajaí / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília

GOIÁS > Goiânia

MATO GROSSO DO SUL > Angélica / Aparecida do Taboado / Aquidauana /

Bela Vista / Campo Grande / Chapadão do Sul / Corumbá / Costa Rica / Coxim /

Dourados / Jardim/ Paranaíba / Ponta Porã / São Gabriel do Oeste / Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA  > Itabuna / Salvador

PERNAMBUCO > Caruaru / Cordeiro / Recife

SERGIPE > Aracaju

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

RIO GRANDE DO NORTE > Parnamirim

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > Manaus

PARÁ > Belém

RONDÔNIA > Porto Velho

RORAIMA > Boa Vista

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > Mannheim / Stuttgart

BELGICA > Bruxelas

ESTADOS UNIDOS > Brooklyn / Danbury / Jacksonville / Kissimee /

Long Beach / Mount Vernon / Newark / Orlando / Woodside

INGLATERRA > Londres

LUXEMBURGO > Luxemburgo

PORTUGAL > Aerosa / Braga / Matosinhos / Porto / Póvoa de Varzim /

São João de Ver

SUIÇA > Luzern

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Dedicação materna

Quando se fala em dedicação, difícil se nos torna avaliar qual o seu significado para algumas pessoas.

Quando se evoca, por exemplo, a figura materna, que tem em seus filhos a maior razão de seu viver, parece que essa virtude se multiplica indefinidamente.

Mães existem que não medem os esforços que fazem, a energia que despendem, nem mesmo a negação de suas próprias necessidades para bem atender seus filhos.

*   *   *

A imprensa divulgou a história daquela mãe chinesa cujo filho, de trinta e seis anos, depois de um acidente de carro, ficou tetraplégico e em coma.

O pai do rapaz havia morrido quando ele ainda era uma criança. A mãe assumiu sozinha a árdua tarefa de atender ao filho.

Alimentava-o, por meio de um tubo ligado ao estômago, dava-lhe banho, fazia massagens em seu corpo para evitar escaras. Estava ao seu lado dias e noites.

Os meses foram passando vagarosos e se transformaram em anos.

Doze anos se foram, quando, num belo dia, ele despertou do coma. A notícia surpreendeu o país e se espalhou nas redes sociais.

E aquela senhora, então com setenta e cinco anos, afirmou aos entrevistadores que nunca desistira dele.

Nas imagens divulgadas, o filho aparece sorrindo e a mãe, feliz, diz que o sorriso é o único meio dele se comunicar com ela.

Mas, que espera pelo momento em que ele possa voltar a falar, a chamá-la de mãe.

*   *   *

A dedicação dessa mãe para com o filho dependente nos faz perceber o quanto é capaz de lutar o amor materno.

Nos relatos colhidos, ela revela que, sem meios para se sustentar, contando somente com a ajuda de amigos e familiares, muitas vezes deixava de comer para que não faltasse alimento ao jovem.

Esses doze anos de dedicação, de renúncias e sacrifícios nos falam do tamanho do seu amor maternal e do alto grau de sua fé em Deus e na vida.

Ter fé é confiar, é acreditar. Ela confiou com todas as fibras de seu coração na possibilidade de retorno do seu filho à vida.

E, embora ele nada mais consiga fazer do que sorrir, desde que saiu do coma, ela prossegue confiante, perseverante, aguardando que ele volte a falar.

E a chamá-la de mãe.

Esse devotamento, essa dedicação é uma entrega que se faz sem condições, sem medidas, sem necessidade de trocas ou retribuições.

É um sacrifício de quem se doa e uma verdadeira bênção para o ser que se encontra totalmente incapacitado.

Toda essa dedicação demonstra o apreço da mãe pelo filho, e a perfeita realidade de que esse amor não tem preço!

Serve-nos, igualmente, de exemplo de luta pela vida. Vida que não deve ser menosprezada, abandonada por se encontrar a pessoa em situação crítica.

Vida que nos merece respeito, luta, apoio.

Afinal, tantos casos existem de pessoas consideradas a um passo da morte, que retornam ao palco da vida e retomam suas lutas, seus afazeres, como se tudo não tivesse passado de um período de sono, de refazimento, de repouso.

Pensemos a respeito.

Redação do Momento Espírita,
com base em fatos.
Em 4.5.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

 Maternidade. Óleo sobre tela de Henrique Bernardelli.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]