Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/13-11-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/12-11-2019.htm

11-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/11-11-2019.htm

09-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/09-11-2019.htm

08-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/08-11-2019.htm

07-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/07-11-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Detalhe da estátua no alto do Monumento a Colombo. Praça do Portal da Paz, Barcelona, Espanha.

Inaugurado em 01-06-1888.Fotos Ismael Gobbo.

Vista do Porto Monumento a Colombo. Barcelona, Espanha.Foto Ismael Gobbo

Charles Fourier. Estampa Couturier, Philibert Léon (1823-1901). Lithographe

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b530064983.item

 

 

François Marie Charles Fourier (Besançon7 de Abril de 1772 – Paris10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia.

O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo - as falanges ou falanstérios - baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto-suficiente, assim como na livre perseguição do que chamava paixões individuais e seu desenvolvimento, o que constituiria um estado que chamava harmonia. Neste sentido antecipa a linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã, restritiva do desejo e do prazer - neste sentido, sendo também em um dos precursores da psicanálise.[1] Em 1808 Fourier já argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1837.[2]

Entusiastas de suas ideias estabeleceram comunidades intencionais nas três Américas. O Falanstério do Saí em Santa Catarina e a Colônia Cecília no Paraná foram experiências práticas inspiradas por Fourier no Brasil, assim como La Réunion no Texas e a Falange Norte-americana em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier

Pintura retratando o filósofo e escritor Ernest Renan em seu Escritório.  Foi o autor de “Vida de Jesus”.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:20_Tr%C3%A9guier_Autre_portrait_d%27Ernest_Renan_-dans_son_bureau-.JPG

 

Capas de “Vida de Jesus” de Renan. Internet

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/14-06-2017_arquivos/image012.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_

 

O Evangelho

 

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coletânea do Além. Lição nº 52. Página 118.

 

Entre a Manjedoura e o Calvário, guarda-se a lição eterna do Cristo. Na primeira, ergue-se a humildade, clarificando o caminho dos homens; no segundo, erguem-se a esperança e a resignação na Providência Divina.

Nesses dois capítulos, imensos pela sua expressão simbólica, encerra-se todo o monumento de filosofias do Cristianismo.

Vinte séculos decorreram.

Os primeiros mártires da fé edificaram as bases da doutrina do Crucificado sobre a face do mundo. Uma luz poderosa irradiava-se da cruz, iluminando as estradas da evolução em todo o Planeta.

Todos os deuses do politeísmo romano desapareceram dentro do novo conhecimento da verdade. A poesia grega, que ainda era a fonte essencial da inspiração do mundo, teve as suas bases regeneradas pela doce lição da Divina Vítima.

Mas, a ambição de domínio sobrepõe-se ao sacrifício e ao martírio. O imperialismo romano não tardou a se manifestar, travestido nas mitras episcopais e a grande lição do Calvário foi esquecida, no abismo das exterioridades religiosas. A má-fé e o embuste rodearam o Evangelho, enegrecendo-lhe as páginas, e a figura luminosa do Cristo foi adaptado por todas as filosofias, por todas as escolas e interesses particulares. O Evangelho serviu de instrumento para lutas e morticínios. Os homens, tocados de egoísmo e ambição, procuraram torcer-lhe os ensinos, como se estes se constituíssem de textos de leis humanas e falíveis.

Raros corações entenderam o “amai-vos” da lição imorredoura do Sublime Enviado.

E o resultado da grande incompreensão é presentemente vivido pela vossa época de supremas angústias.

Será, talvez, ociosa a vós outro nossa insistência no exame da civilização em curso, falha de valores espirituais. Acresce notar, porém, que o nosso esforço deve caracterizar-se pelo trabalho de encaminhar a luz divina ao vosso entendimento.

O mundo, na atualidade, experimenta transições angustiosas e rudes. Para a culminância da luta desde crepúsculo de civilização, as corridas armamentistas, no Planeta, custa às nações fabulosas fortunas por dia, ignorando-se, na estatística exata, os elementos despendidos na educação do povo e na assistência às massas. No entanto, os políticos, os falsos sacerdotes e todos os cientistas da Terra, enganam-se em suas ingratas cogitações.

A direção do orbe pertence a Jesus, cuja mão divina permanece no leme, apesar da escuridão da noite e não obstante a força destruidora da procela.

Os grandes gênios da Espiritualidade Superior reúnem-se no Infinito, examinando o curso dos humanos destinos, e, enquanto lembrais, em vossa assembleia humilde, o vulto luminoso da cruz, prepara-se no ilimitado um novo dia para o conhecimento terrestre.

O Cristianismo marcou uma era diferente e os séculos futuros viverão à claridade de uma outra luz que, em breve, raiará nos horizontes da Terra, para o coração aflito e sofredor da humanidade.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Preparação da execução de Jan Hus.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Jan Hus ou João Huss (Husinec1369 — Constança6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso[1]. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. Ele foi executado em 1415 - foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi" Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim] Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante), a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.

Na sua morte profetizou: “ podem matar o ganso, mas daqui a 100 anos Deus suscitará um cisne que não poderão queimar. (Isso foi 102 anos antes de Martinho Lutero apregoar na igreja de Wittenberg as 95 teses, que deu início a Grande Reforma Protestante.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019_arquivos/image013.jpg

Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.

Imagem/fonte: https://useece.blogspot.com.br/2011/10/onde-ocorreu-o-auto-de-fe-de-barcelona.html

 

 Congresso Internacional abordará Espiritualidade e Psiquiatria

Jerusalém, Israel

Bom dia Ismael.

 

Autismo

A ciência espírita no mais alto fórum da Psiquiatria mundial, pela Associação Mundial de Psiquiatria.

Em Jerusalém, Israel, vamos apresentar a experiência mediúnica de cuidar dos aspectos causais, sempre espirituais, dos pacientes com TEA, recebidos para tratamento no Centro Espírita, a Sociedade Espírita Reencontro, no Rio de Janeiro.

"A influência dos desencarnados em pacientes com transtorno do espectro autista e os benefícios do seu tratamento".

 

 

image.png

 

Vale do Cédron com túmulos antigos e o Monte das Oliveiras ao fundo. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 USE Sorocaba. Seminário Mediunidade Ponte entre Dois Mundos. ]Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Chico Xavier e Cristo serão temas em Uberaba

A cidade onde Chico Xavier atuou por muitos anos, sediará a 2a. Jornada Espírita de Uberaba, nos dias 15 a 17 de novembro, promoção do Instituto Revelare e com apoio de várias Instituições. Tema central: "O que o Cristo espera de nós". Evento gratuito com atividades para jovens e adultos. A palestra de abertura será feita por Antonio Cesar Perri de Carvalho e lançando seu livro "Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões" (USE-SP e EME). No final haverá uma roda de prosa espírita com os expositores convidados: Paulo Figueiredo, Anete Guimarães, Rafael Papa, André Sobreiro, Hyago Mainieri e Cesar Perri.

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Programação de palestras com Anete Guimarães

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Lançamento de livro no Center Norte

São Paulo, SP

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Você já reservou seu convite? Aproveite essa oportunidade de confraternizar com a família e amigos em um ambiente super gostoso, com comida deliciosa, sem cozinha para arrumar,  e ainda colaborar com a ampliação de nossas atividades.

 

image.png

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Aproxima-se a data do Centenário do CEAC

Bauru, SP

 

 

(Recebido em email de  Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

Palestra no Semeador com Artur Valadares

São Carlos, SP

 

100 anos de Amor e Caridade

 

O Centro Espírita Amor e Caridade comemorará em 2019, no dia 2 de dezembro, 100 anos. Tem por fundamento os valores do Evangelho de Jesus explicados à luz da Doutrina Espírita e a sua prática, a caridade, entendida como a busca da valorização do ser humano em seu aspecto integral. Situado em Bauru (SP), oferece assistência social, médica, jurídica, além de escola profissionalizante, sendo responsáveis por um Albergue Noturno que já atendeu cerca de 850 mil pessoas. Contam com quase 1.000 voluntários, um corpo técnico de colaboradores – serviço social, psicologia, terapia ocupacional e monitoria para as atividades semanais. Desenvolvem vários projetos de auxílio e promoção social que são referência para o Estado de São Paulo e que resultou por duas vezes em receberem o prêmio Bem Eficiente em 1998 e 2003. Para conhecer mais sobre este centro centenário acesse: https://ceac.org.br/

 

Foto1 v2

 

fachada final julho 19

 

(Copiado https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/100-anos-de-amor-e-caridade/)

 

Confraternização dos jovens espíritas de MT

 

“Somos todos iguais em estações diferentes – Aprendendo a conviver” é o tema da Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso (Conjemat) que ocorrerá nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020. A Conjemat será realizada em vários pontos do estado ao mesmo tempo. Para obter mais informações e saber como foi o encontro de 2019, acesse https://www.feemt.org.br/area_atuacao/infancia-e-juventude/

 

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/confraternizacao-dos-jovens-espiritas-de-mt/)

 

 Divaldo Franco em São Paulo

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

 

(Informação em

 http://emailmarketing.candeia.com/accounts/3442/messages/[email protected]&c=1573156876&contact_id=22032&envelope_id=1080)

 

2º. Encontro de Evangelizadores da Região do ABC

São Bernardo do Campo, SP  

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

No Fraternidade Espírita Gina: Coral Vozes do Caminho

São Paulo, SP

 

·  Sábado, 23 de novembro de 2019 às 18:30

 

FEG-Fraternidade Espírita Gina

Rua Mauro,76, 04055-040

São  Paulo

 

PRÓXIMO DA ESTAÇÃO SAÚDE DO METRÔ

 

 

 

(Com informações no Facebook e de Lu Abrahão)

 

7º. Congresso Britânico

Londres, Reino Unido

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Mesmo que não saibamos os nomes

 

Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos, das plantas.

A História dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem distante.

Por exemplo, no ano 370 a.C., um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles, escreveu dois tratados: Sobre a História das plantas e Sobre as causas das plantas.

O alemão Otto Brunfels, no século XVI, publicou uma obra denominada Herbarium, com informações precisas sobre algumas espécies de plantas.

Dois séculos depois, o botânico sueco Lineu propôs uma nomenclatura que classificava as plantas, com base na posição e número de estames na flor.

Ambos são considerados como os pais da Botânica Científica.

Em nosso país, o estudo dos vegetais foi impulsionado pela chegada da corte portuguesa, ao Rio de Janeiro, em 1808.

Em 13 de junho daquele mesmo ano, o príncipe regente português D. João VI decidiu instalar um jardim para aclimatação de espécies vegetais de vários países do mundo.

Surgia o Jardim Botânico, uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da Cidade Maravilhosa.

É um grande exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Mais de seis mil e quinhentas espécies ali se encontram, ao ar livre e em estufas. Algumas delas, ameaçadas de extinção.

Com certeza, os que somos os simples amantes das flores, sem títulos na área da Botânica, não sabemos senão os nomes de algumas dessas espécies.

Possivelmente, não saibamos os nomes científicos, somente aqueles populares, pelos quais elas são conhecidas.

Contudo, nos sensibilizamos com tamanha diversidade, em que se harmonizam, beleza, cores, tamanhos e formas.

Se nos pomos a observar, mais de perto, e sem pressa, com certeza descobriremos formas muito peculiares. Como a da flor que parece exatamente uma bailarina dançando: braços ao alto, pernas retas, a saia curta imitando o tutu italiano.

Sem se falar naquelas que têm desenhadas a cabeça, com pontinhos que se assemelham a olhinhos espertos.

E que dizer daqueloutras que parecem aves das mais diversas espécies?

Papagaios, pombas, pelicanos. Formas tão bem delineadas que paramos para admirar e nos indagamos: É uma planta ou é um pássaro preso a uma haste, sem condições de voar?

E quando o morro desce pelas encostas como numa cascata de flores, mesclando cores e perfumes, nos perguntamos quem bordou tanta beleza.

Será que, enquanto dormimos, semeadores invisíveis tudo isso providenciam?

Coisa surpreendente. Desejamos viajar pelo espaço e descobrir novos mundos.

É de estarrecer quanto ainda temos por descobrir aqui, neste pequeno e insignificante pontinho azul, chamado Terra.

É de nos admirarmos, sem cessar, e aprender a louvar essa Onipotência que tudo rege, tudo cria, tudo governa.

Podemos chamá-la Deus, Alá, Jeová, Todo-Poderoso, Arquiteto do Universo. Não importa.

Ele é o Artista Mor. Nosso Pai Celeste. Pai de todas as Humanidades.

Aprendamos a louvar-lhe a glória que se manifesta na natureza.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.11.2019.

 

 

 (Texto copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/16-04-2018_arquivos/image047.jpg

Roseiras em  São João del Rei, MG, Brasil. Foto ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/16-04-2018_arquivos/image046.jpg

The Rose Garden – Hyde Park, . Londres, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo (Hitchin, UK)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]