Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/30-09-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/28-09-2019.htm

27-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/27-09-2019.htm

26-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/26-09-2019.htm

25-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/25-09-2019.htm

24-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/24-09-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/16-07-2019_arquivos/image010.jpg

Vista da Torre e da Igreja de “Saint-Michel” (São Miguel).  Bordéus (Bordeaux), França.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Basilique_Saint-Michel_de_Bordeaux

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/06-03-2019_arquivos/image013.jpg

Porta dos Alemães em Metz, França. Moselle: [desenho] ​​/ Claudius Delorme ft

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7743085q.item

O Écho d'Alêm-Tumulo[1] (em grafia atual, O Eco d'Além-Túmulo) foi um periódico brasileiro, publicado na segunda metade do século XIX. Destacou-se por ser o primeiro de conteúdo espírita publicado no país.[2]

 

História

Editado em Salvador, na então Província da Bahia, a sua primeira edição veio a público em julho de 1869, doze anos após o lançamento de "O Livro dos Espíritos", na França. A sua publicação deu início à divulgação, em língua portuguesa, da doutrina espírita no país, uma vez que, até então, os textos disponíveis eram todos em língua francesa.[3]

O periódico era bimestral, com 56 páginas, tendo chegado a ser distribuído em Nova IorqueLondresParisLyonMadridBarcelonaSevilhaBolonha e na Catânia. Tinha como pilares a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Não tinha fins lucrativos, e parte das suas vendas era destinada à causa abolicionista.[2]

O seu editor, redator e distribuidor era Luís Olímpio Teles de Menezes, reconhecido pela sua ousadia, uma vez que, à época, a religião oficial do Estado, conforme estabelecido pela Constituição brasileira de 1824, era o catolicismo.[2] Por essa razão, as outras religiões só poderiam ser cultuadas em ambientes domésticos.

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%89cho_d%27Al%C3%AAm-Tumulo

O ÉCHO D´ALEM-TUMULO em 1870.

http://espiritaespiritismoberg.blogspot.com/2014/02/pioneirismo-e-oposicao-da-igreja.html

Luiz Olympio Telles de Menezes

Luis Olimpio Teles de Menezes

Imagem: 

http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/O%20Echo%20D%20Alem-Tumulo/O%20Echo%20D%E2%80%99Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo.htm

 

Leia sobre Luis Olimpio Teles de Menezes

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/16-03-2017.htm

 

 

Reformador da Federação Espírita Brasileira. Capa da 1ª. Edição 02/01/1883

Copiado de: https://www.crbbm.org/museu-bezerra-de-menezes.html

 

Homenagem ao Codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec

 

Lembrando Allan Kardec

 https://lh5.googleusercontent.com/proxy/AfVXwSG2AuW8YJDOLCg_iyB_GTUwtO4AT7oWlTlJH0gZwlirsrYkq1AXfbF8shPct3nHVwkqkNIZEY06h92YJeheEbN5_2ACGj2YYr7mo00DfMGmQ7UcArwf6CLT-hqfMaB6SCY=s0-d

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina Escola. Lição nº 05. Página 29.

Mensagem recebida em 22.09.1942. Lida aos 03.10.1942, durante a 3ª Concentração Espírita de São Paulo, no Ginásio do Pacaembu.

 

Depois de se dirigir aos numerosos missionários da Ciência e da Filosofia, destinados à renovação do pensamento do mundo no século XIX, o Mestre aproximou-se do abnegado João Huss e falou, generosamente:

- Não serás portador de invenções novas, não te deterás no problema de comodidade material à civilização, nem receberás a mordomia do dinheiro ou da autoridade temporal, mas deponho-te nas mãos a tarefa sublime de levantar corações e consciências.

A assembléia de orientadores das atividades terrestres estava comovida.

E ao passo que o antigo campeão da verdade e do bem se sentia alarmado de santas comoções, Jesus continuava.

- Preparam-se os círculos da vida planetária a grandes transformações nos domínios do pensamento. Imenso número de trabalhadores no mundo, desprezando o sentido evolucionário da vida, crê na revolução e nos seus princípios destruidores, organizando-lhe movimentos homicidas. Em breve, não obstante nossa assistência desvelada, que neutralizará os desastres maiores, a miséria e o morticínio se levantarão no seio de coletividades invigilantes.

A tirania campeará na Terra, em nome da liberdade, cabeças rolarão nas praças públicas em nome da paz, como se o direito e a independência fossem frutos da opressão e da morte.

Alguns condutores do pensamento, desvairados de personalismo destruidor, convertem a época de transição do orbe em turbilhão revolucionário, envenenando o espírito dos povos.

O sacerdócio organizado em bases econômicas não pode impedir catástrofe. A Filosofia e a Ciência intoxicaram as próprias fontes de ação e conhecimento!...

É indispensável estabelecer providências que amparem a fé, preservando os tesouros religiosos da criatura.

Confio-te a sublime tarefa de reacender as lâmpadas da esperança no coração da humanidade.

O Evangelho do Amor permanece eclipsado no jogo de ambições desmedidas dos homens viciosos!...

Vai, meu amigo.

Abrirás novos caminhos à sagrada aspiração das almas, descerrando a pesada cortina de sombras que vem absorvendo a mente humana.

Na restauração da verdade, no entanto, não esperes os louros do mundo, nem a compreensão de teus contemporâneos.

Meus enviados não nascem na Terra para serem servidos, mas por atenderem às necessidades das criaturas.

Não recebem palmas e homenagens, facilidades e vantagens terrestres, contudo, minha paz os fortalece e levanta-os, cada dia...

Muitas vezes, não conhecem senão a dificuldade, o obstáculo, o infortúnio, e não encontram outro refúgio além do deserto.

É preciso, porém, erigir o santuário da fé e caminhar sem repouso, apesar de perseguições, pedradas, cruzes e lágrimas!...

Ante a emoção dos trabalhadores do progresso cultural do orbe terrestre, o abnegado João Huss recebeu, a elevada missão que lhe era conferida, revelando a nobreza do servo fiel, entre júbilos de reconhecimento.

Daí a algum tempo, no albor do século XIX, nascia Allan Kardec em Lyon, por trazer a divina mensagem.

Espírito devotado, jamais olvidou o compromisso sublime.

Não encontrou escolas de preparação espiritual, mas nunca menosprezou o manancial de recursos que trazia em si mesmo. E, como se quisera demonstrar que as fontes do profetismo devem manar de todas as regiões da vida para sustentáculo e iluminação do espírito eterno, embora no quadro dos grandes homens do pensamento, estimou desferir os primeiros vôos de sua missão divina na zona comum onde permanece a generalidade das criaturas.

Consoante a previsão do Cristo, a Revolução Francesa preparara com sangue o império das guerras napoleônicas.

Enquanto os operários da cultura moderna lançavam novas bases ao edifício do progresso mundial, o grande missionário, sem qualquer preocupação de recompensa ou exibicionismo, dá cumprimento à tarefa sublime.

E foi assim que o século XIX, que recebeu a navegação a vapor, a locomotiva, a eletrotipia, o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cabo submarino, a anestesia, a turbina a vapor, o fonógrafo, a máquina de escrever, a luz elétrica, o sismógrafo, a linotipo, o radium, o cinematógrafo e o automóvel, tornou-se receptor da Divina Luz da Revivescência do Evangelho.

O discípulo dedicado rasgou os horizontes estreitos do ceticismo e o plano invisível encontrou novo canal a fim de projetar-se no mundo, atenuando-lhe as sombras densas e renovando as bases da fé.

Alguns dos companheiros de luta espiritual, embora em seguida às hostilidades do meio, recebiam aplausos do mundo e proteção de governos prestigiosos, mas emissário de Jesus, no deserto das grandes cidades, trabalhava em silêncio, suportando calúnias e zombarias, vencendo dificuldades e incompreensões.

Ao fim da laboriosa tarefa, o trabalhador fiel triunfara.

Em breve, a Doutrina Consoladora dos Espíritos iluminava corações e consciências, nos mais diversos pontos do globo.

É que Allan Kardec, se viera dos círculos mais elevados dos processos educativos do mundo, não esquecera a necessidade de sabedoria espiritual.

Discípulo eminente de professores consagrados, como Pestalozzi, não esqueceu a ascendência do Cristo.

Trabalhador no serviço da redenção, compreendeu que não viera à Terra por atender a caprichos individuais e sim aos poderes superiores da vida.

Sua exemplificação é um programa e um símbolo.

Conquistando a auréola dos missionários vitoriosos, não se incorporou à galeria dos grandes do mundo, por que apenas indicasse o caminho salvador à humanidade terrestre.

Allan Kardec não somente pregou a doutrina consoladora; viveu-a.

Não foi um simples codificador de princípios, mas um fiel servidor de Jesus e dos homens.

 

 

(Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/47/Stimmer_Jan_Hus.jpg

Jan Hus

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/13-02-2019_arquivos/image008.jpg

O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017_arquivos/image012.jpg

   Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi onde Allan Kardec estudou.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Yverdon-les-Bains_Castle.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017_arquivos/image013.jpg

Pestalozzi com órfãos em Stans. Foi o grande mestre do codificador do Espiritismo, Allan Kardec

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Pestalozzi.jpg

 

 

Na mensagem Lembrando Allan Kardec, do espírito Irmão X (Humberto de Campos), psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, acima transcrita,   aquele afirma que Allan Kardec teria sido a reencarnação de Jan Hus por ação do próprio Cristo Jesus. Vale a pena estudar a vida e a obra de Jan Hus e a de Allan Kardec para fazer-se a comparação de forma técnica, independente da faixa religiosa. No meio espírita e fora dele é perfeitamente possível desenvolver esse trabalho. Matérias para mestrado, doutorado, pós doutorado, etc... Os espíritos deram as informações que são passíveis de serem comprovadas cientificamente. Kardec sempre trabalhou nessa linha.

Veja tambem o artigo abaixo transcrito: Jan Huss: 600 anos de desencarnação, de Enrique Eliseo Baldovino.

(Ismael Gobbo).

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/11-10-2018_arquivos/image008.png

 

Jesus em óleo sobre tela de Maria Tereza Braga e Allan Kardec (Wikipédia)

 

 

Jan Huss: 600 anos de desencarnação

 

 

 

Enrique Eliseo Baldovino
[email protected]

 

 

No dia 6 de julho de 1415 foi queimado vivo, em Constança (Germânia, futura Alemanha), o mártir Jan Huss, célebre pensador, sacerdote e reformador tcheco, nascido no ano de 1369,1 em Husinec ou Hussinecz, reino da Boêmia (hoje República Tcheca), reino que, à época, formava parte do Sacro Império Romano-Germânico.

O precursor da Reforma nasceu sob o reinado do imperador Carlos IV e sob o pontifi cado de Gregório XI, alguns anos antes do grande cisma do Ocidente, que se pode encarar como uma das sementes do hussitismo. Segundo o costume da Idade Média, Jan Huss, foi assim chamado porque nasceu em Hussinecz, pequeno burgo situado ao sul da Boêmia, no distrito de Prachen, nas fronteiras da Baviera.

Filho de pais camponeses, Jan Huss completou o seu curso na Universidade de Praga, onde se formou em Teologia (1394), em Artes (1396) e em Filosofi a (1396), fazendo-se bastante conceituado nos meios universitários. Como escritor, deu também sua grande contruibuição na fi xação da ortografi a e na reforma da língua literária tcheca.

Alguns livros de sua autoria, que sobreviveram até os nossos dias, nos idiomas latim, francês, tcheco e inglês são, entre outros: Questio de indulgentiis (1412), Explication de la foi (1412), De ecclesia (1413), Explication des saints évangiles (1413), Ortografie Česká (1857), The letters of John Hus (1904) etc.

Seguidor do reformador John Wycliffe Huss foi ordenado sacerdote em 1400 e, no ano seguinte, ocupou o cargo de reitor da Universidade de Praga, quando se aproximou da obra do reformador inglês John Wycliffe (c.1328-1384), passando a considerar-se teologicamente seu discípulo, juntamente com Jerônimo de Praga (1379-1416), seguidor de Huss. Em 1401, tornou-se pregador da capela de Belém, em Praga (capital do reino da Boêmia), e tinha o apoio do arcebispo. Jan Huss foi confessor da rainha Sofia (1376-1425), esposa do rei Venceslau.

Huss, como Wycliffe, não aceitava a supremacia papal, mas apenas a pessoa do Cristo – e não Pedro – como chefe e cabeça da Igreja, considerando o Evangelho “única lei”. Seu pensamento sobre a Igreja era influenciado fortemente por Agostinho e tinha, a respeito do clero e sua relação com a propriedade, pontos de vista semelhantes aos dos valdenses. (Sobre os valdenses, leia-se A caminho da luz, o item As advertências de Jesus, cap. 18, livro ditado pelo Espírito Emmanuel ao médium Chico Xavier, Editora FEB.)

As críticas de Jan Huss ao clero foram aos poucos evidenciando sua simpatia para com a doutrina de Wycliffe (que traduziu a Bíblia para o seu idioma nacional, a fim de pô-la ao alcance do povo), e a oposição cresceu contra Huss, sendo ele excomungado em 1410. O resultado disso foi um grande tumulto popular em Praga, quando Huss, com o apoio do rei Venceslau (1361-1419) e do povo, foi festejado como patriota e herói nacional, por ser contrário ao tráfico das indulgências, à política guerreira do Papa e à sua infalibilidade. Novamente excomungado, teve que se afastar de Praga.

A despeito das garantias de um salvo-conduto para comparecer ao Concílio de Constança (1414), foi encarcerado por vários meses numa prisão infecta, sendo condenado e queimado vivo nessa cidade, onde enfrentou a morte com grande coragem, tendo sido humilhado antes com o despojamento das vestes sacerdotais, tão logo lhe puseram na cabeça uma coroa ridícula de papel, onde escreveram a injuriosa alcunha de “heresiarca”.

Huss ainda vivia quando os seus livros foram queimados, perpetrando-se um triste auto-de-fé de suas obras (em 9/10/1861 fizeram o mesmo com os livros de Kardec, no Auto-de-fé de Barcelona, mas não conseguiram queimá-lo vivo!), as quais foram publicadas, postumamente, primeiro em Nuremberg, em 1558, e séculos depois em Praga (1903-1908, Obras completas do mestre Jan Huss), em oito volumes.

Naqueles tempos de grande intolerância, Jan Huss foi considerado o 1º mártir da liberdade religiosa, dezesseis anos antes que a heroína francesa Joana d’Arc (1412-1431) fosse queimada viva por essa mesma intolerância religiosa, e mais de cem anos antes que outro célebre reformador, o teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546), apresentasse suas 95 Teses, em 1517.

Os hussitas

Os seguidores de Jan Huss foram os hussitas, que tentaram impor ao país as doutrinas do reformador, combinando-as com um sentimento de forte nacionalismo tcheco, antialemão. Além da morte de Huss, que provocou ressentimentos e revoltas na Boêmia, mais dois fatores influíram na revolução que convulsionou o país: a proibição de que o povo tcheco exercesse o culto religioso, segundo suas próprias crenças e o martírio na fogueira de Jerônimo de Praga (30/5/1416), fiel discípulo de Huss.

Jan Huss também é considerado um precursor da Reforma protestante. Os hussitas aliaram-se aos luteranos no século XVI. A rebelião de 1618 dos hussitas contra a dinastia dos Habsburgos católicos deu início à Guerra dos Trinta Anos, sendo a Boêmia recatolicizada depois de sua derrota (1621). Os tchecos, porém, permaneceram nacionalistas e anticlericais – o que foi decisivo na luta secular que travaram contra os Habsburgos católicos e na conquista da sua independência, em 1918.

Jan Huss e Allan Kardec

Segundo o distinto pesquisador espírita Canuto Abreu, a notícia de Jan Huss ter reencarnado como Allan Kardec veio em 1857, através da psicografia da médium Ermance Dufaux.2 Notemos, assim, a modéstia e a humildade de Kardec, que nunca se referiu em vida a este fato. A preciosa fonte dessa notável informação estava, em 1921, na Livraria de Leymarie, onde o Dr. Canuto a copiara. Em 1925, passou para o arquivo da Maison des Spirites, tendo sido destruída pelos alemães em 1940 durante a invasão de Paris.

Sim, esta profunda revelação é digna de destaque: o ilustre codificador Allan Kardec foi a reencarnação do pregador Jan Huss, mártir da fé e reformador da língua do seu país, como lexicógrafo emérito, sendo igualmente um eminente tradutor ao idioma tcheco. O paralelo entre as duas personalidades é realmente notável. Observemos também o período exato de 500 anos entre a data de nascimento de Huss e a de desencarnação de Kardec.

Como professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, o futuro Allan Kardec, além de preclaro educador, foi também tradutor de livros para diferentes idiomas, entre os quais se destaca: Les trois premiers livres de Télémaque en allemand (Paris: Bobée et Hingray Éditeurs, 1830), como oportunamente escrevemos nas páginas de Reformador.³

Como Kardec, foi o grande codificador da Doutrina dos Espíritos, que plasmou, de forma missionária, os elementos da emancipação e regeneração da humanidade. O mesmo Espírito, na sua autêntica vivência cristã em ambas as personalidades, teve grande intimidade com a mensagem de Jesus e o Novo Testamento, sendo o Espiritismo, desse modo, o Cristianismo Redivivo.

Há vários séculos, portanto, que esse Espírito de escol, além de se destacar por alavancar o progresso geral da Terra, vem se doando através do martírio, no generoso auxílio a todos pela vivência das elevadas propostas filosóficas, científicas e religiosas, em nome de Jesus, abordando também, em vida, as questões ortográfico-gramaticais e o importante quesito das traduções, com a mestria que lhe é peculiar.

A mensagem do Espírito Jan Huss

Lemos, na Revista Espírita de setembro de 1869, o artigo Precursores do Espiritismo – Jan Huss, uma comunicação mediúnica desse Espírito elevado, datada de 14 de agosto de 1869 e ditada em Paris,4 após ter sido evocado por um dos médiuns da Société Parisienne des Études Spirites.

Os continuadores de Kardec na direção da Revue Spirite registraram o seguinte, antes de transcrever a mensagem do Espírito Huss e depois de terem publicado algumas notícias biográficas dele, por ocasião das comemorações dos 500 anos de nascimento do grande reformador (1369-1869), notícias seguidas por uma instrução do Espírito Allan Kardec (três dias depois, em 17/8/1869), de relevante importância doutrinária:

Evocado por um de nossos médiuns, o Espírito Jan Huss deu a seguinte comunicação, que nos apressamos em mostrar aos nossos leitores, bem como uma instrução do Sr. Allan Kardec sobre o mesmo assunto, porque nos parecem bem caracterizar a natureza do homem eminente, que se ocupou com tanto ardor, desde o século quinze, a preparar os elementos da emancipação e da regeneração filosóficos da humanidade.4

(Paris, 14 de agosto de 1869)

A opinião dos homens pode dispersar-se momentaneamente,  mas a justiça de Deus, eterna e imutável, sabe recompensar, quando a justiça humana castiga perdida pela iniquidade e pelo interesse pessoal. Apenas cinco séculos – um segundo na eternidade – se passaram desde o nascimento do obscuro e modesto trabalhador e já a glória humana, à qual ele não se prende mais, substituiu a sentença infamante e a morte ignominiosa, incapazes de abalar a firmeza de suas convicções.4

Como és grande, meu Deus, e como é infinita a tua sabedoria! Sob o teu sopro poderoso minha morte tornou-se um instrumento de progresso. A mão que me feriu alcançou, com o mesmo golpe, os terríveis erros seculares de que se encharcou o espírito humano. Minha voz encontrou eco nos corações indignados pela injustiça de meus algozes, e meu sangue, derramado como um orvalho benfazejo sobre um solo generoso, fecundou e desenvolveu nos espíritos adiantados de meu tempo os princípios da eterna verdade. Eles compreenderam, refletiram, analisaram, trabalharam e, sobre bases informes, rudimentares das primeiras crenças liberais, edificaram, na sucessão das eras, doutrinas filosóficas verdadeiramente generosas, profundamente religiosas e eternamente progressivas. […]4 (Grifos nossos.)

E, mais adiante, o mesmo Espírito Huss continua sua profunda mensagem, fazendo um paralelo entre suas antigas crenças – que defendeu com heroísmo até sua morte na fogueira –, com as verdades novas, descobertas como Espírito imortal:

Aos que me pediam uma retratação, respondi que só renunciaria às minhas crenças diante de uma doutrina mais completa, mais satisfatória, mais verdadeira. Pois bem! desde esse tempo meu Espírito se engrandeceu; encontrei algo melhor do que havia conquistado e, fiel aos meus princípios, repeli sucessivamente o que minhas antigas convicções tinham de errôneo, para acolher as verdades novas, mais largas, mais consentâneas com a ideia que eu fazia da natureza e dos atributos de Deus. Espírito, progredi no espaço; voltando à Terra, progredi também. Hoje, voltando novamente à pátria das almas, estou na fila da frente ao lado de todos os que, sob este ou aquele nome, marcham sincera e ativamente para a verdade e se dedicam, de coração e de espírito, ao desenvolvimento progressivo do espírito humano.4

Obrigado a todos os que reverenciam em minha personalidade terrestre a memória de um defensor da verdade; obrigado, sobretudo, aos que sabem que, acima do homem há o Espírito, libertado pela morte dos entraves materiais, a inteligência livre que trabalha de acordo com as inteligências exiladas, a alma que gravita incessantemente para o centro de atração de todas as criações: o infinito, Deus! Jan Huss 4 (Grifos nossos.)

A mensagem do Espírito Allan Kardec

Logo após a comunicação do Espírito Jan Huss, os continuadores do codificador transcreveram a mensagem do Espírito Allan Kardec,5 da qual registramos somente alguns trechos, deixando aos leitores o cuidado de a estudarem de modo mais aprofundado, ao compulsarem diretamente as páginas históricas da Revista Espírita:

(Paris, 17 de agosto de 1869)

[…] – A tribo, ou se quiserdes, a nação, o universo avançam em idade e as balizas se multiplicam, semeando aqui e ali os princípios de verdade e de justiça que serão a partilha das gerações que chegam. Essas balizas esparsas são os precursores; eles semeiam uma ideia, desenvolvem-na durante sua vida terrena, vigiam-na e a protegem no estado de Espírito, e voltam periodicamente através dos séculos para trazerem seu concurso e sua atividade ao seu desenvolvimento.

Tal foi Jan Huss e tantos outros precursores da filosofia espírita. […]

Jan Huss encontrou no Espiritismo uma crença mais completa, mais satisfatória que suas doutrinas e o aceitou sem restrição. – Como ele, eu disse aos meus adversários e contraditores: “Fazei algo melhor e me reunirei a vós.”5

O progresso é a eterna lei dos mundos, mas jamais seremos ultrapassados por ele, porque, do mesmo modo que Jan Huss, sempre aceitaremos como nossos os princípios novos, lógicos e verdadeiros que cabe ao futuro nos revelar. Allan Kardec (Grifos nossos.)5

Precursor da filosofia espírita

O respeito de Kardec por Huss já era grande (chegou a chamá-lo “um dos precursores da filosofia espírita”), apesar de essa admiração ser silenciosa e discreta, desde a sua encarnação como codificador, conforme podemos constatar nas páginas da Revista Espírita de dezembro de 1868, item V, intitulado Comissão Central,6 ao ser abordada a Constituição transitória do Espiritismo, quando o mestre de Lyon registrou para a posteridade:

Às atribuições gerais da comissão serão anexados, como dependências locais:

1º – Uma biblioteca, onde se encontrem reunidas todas as obras que interessem ao Espiritismo e que possam ser consultadas no local, ou cedidas para leitura fora;

2º – Um museu, onde se achem colecionadas as primeiras obras de arte espírita, os trabalhos mediúnicos mais notáveis, os retratos dos adeptos a quem a causa muito deva pelo devotamento que tenham demonstrado, os dos homens a quem o Espiritismo renda homenagem, embora estranhos à Doutrina, como benfeitores da humanidade, grandes gênios missionários do progresso etc. […] 6 (Grifos dos originais.)

Neste ponto Kardec coloca a seguinte Nota de sua autoria, que visa esclarecer os belos objetos de arte que já faziam parte do futuro museu do Espiritismo:

O futuro museu já possui oito quadros de grande dimensão, que só esperam um local conveniente; verdadeiras obras-primas, especialmente executadas em vista do Espiritismo, por um artista de renome, que generosamente os doou à Doutrina. É a inauguração da arte espírita, por um homem que alia à fé sincera o talento dos grandes mestres. Em tempo hábil faremos a sua descrição detalhada. (Grifos nossos.)

Após a desencarnação de Allan Kardec, os seus continuadores na Revue Spirite revelaram finalmente o nome desses quadros,7 bem como o do artista de renome (o Sr. Monvoisin) que os executou:

Estes oito quadros compreendem: o retrato alegórico do Sr. Allan Kardec; o Retrato do autor; três cenas espíritas da vida de Joana d’Arc, assim designadas: Joana na fonte, Joana ferida e Joana sobre a sua fogueira; o Auto-de-fé de Jan Huss; um quadro simbólico das Três Revelações e a Aparição de Jesus entre os apóstolos, após sua morte corporal. […] (Destaque nosso.)

Jesus, João Huss e Allan Kardec

Em belíssima mensagem que se encontra em Reformador de setembro de 1978,8 o Espírito Humberto de Campos, através do mediunato de Chico Xavier, registra o momento sublime em que Jesus se dirige a Jan Huss, antes de reencarnar como Allan Kardec, numa assembleia de Espíritos elevados, no plano espiritual, planejando o século XIX sob as diretrizes do Cristo:

Depois de se dirigir aos numerosos missionários da Ciência e da Filosofia, destinados à renovação do pensamento do mundo no século XIX, o Mestre aproximou-se do abnegado Jan Huss e falou, generosamente:

Não serás portador de invenções novas, não te deterás no problema de comodidade material à civilização, nem receberás a mordomia do dinheiro ou da autoridade temporal, mas deponho-te nas mãos a tarefa sublime de levantar corações e consciências.

A assembleia de orientadores das atividades terrestres estava comovida. E ao passo que o antigo campeão da verdade e do bem se sentia alarmado de santas emoções, Jesus continuava: […]

É indispensável estabelecer providências que amparem a fé, preservando os tesouros religiosos da criatura. Confio-te a sublime tarefa de reacender as lâmpadas da esperança no coração da humanidade.

O Evangelho do Amor permanece eclipsado no jogo de ambições desmedidas dos homens viciosos!… Vai, meu amigo. Abrirás novos caminhos à sagrada aspiração das almas, descerrando a pesada cortina de sombras que vem absorvendo a mente humana. Na restauração da verdade, no entanto, não esperes os louros do mundo, nem a compreensão dos teus contemporâneos. […]

Ante a emoção dos trabalhadores do progresso cultural do orbe terreno, o abnegado Jan Huss recebeu a elevada missão que lhe era conferida, revelando a nobreza do servo fiel, entre júbilos de reconhecimento.

Daí a algum tempo, no albor do século XIX, nascia Allan Kardec em Lyon, por trazer a divina mensagem.

Espírito devotado, jamais olvidou o compromisso sublime. […]

[…] Ao fim da laboriosa tarefa, o trabalhador fiel triunfara.

Em breve, a doutrina consoladora dos Espíritos iluminava corações e consciências, nos mais diversos pontos do globo. […] Allan Kardec não somente pregou a doutrina consoladora; viveu-a. Não foi um simples codificador de princípios, mas um fiel servidor de Jesus e dos homens. (Grifos nossos em todos os parágrafos.)

Homenagem e conclusão

Honra, pois, a esse Espírito de escol, seja na roupagem de Allan Kardec ou na de Jan Huss (o vocábulo Huss significa, em tcheco, pato ou ganso). Acerca deste último vulto lembramos com gratidão os 600 anos do seu martírio, em prol da Verdade, homenageando-o e recordando as palavras emocionadas do mártir ao ser queimado vivo na fogueira de Constança, o qual reencarnará como Allan Kardec, o célebre codificador da Doutrina Espírita: “Hoje assais um pato, mas dia virá em que o cisne de luz voará tão alto que vossas labaredas não mais o alcançarão”.

Depois de dizer essas proféticas palavras, as chamas ardem e lhe cobrem o corpo. O valente pregador tcheco implora perdão pelo ato infame dos seus inimigos e continua orando a Deus, entregando-se a Ele de corpo e alma. Queimaram o seu corpo, mas não as suas ideias, pelas quais lutava o bom combate para reformar profundamente os maus costumes e os abusos eclesiásticos; também não conseguiram queimar o Ideal Superior que o guiou na procura e defesa da Verdade.

O local da sua morte é marcado até hoje com uma pedra memorial; suas cinzas foram atiradas nas águas do rio Reno, e na praça central de Praga erigiram, em sua homenagem, uma imponente estátua, monumento impressionante que faz jus à sua Vida e Obra, a fim de perpetuar-lhe o legado e a memória através dos tempos. Ninguém mais se lembra dos seus algozes… Jan Huss vive e viverá para sempre no sentimento coletivo da humanidade, como verdadeiro símbolo do início de uma Nova Era.

REFERÊNCIAS:

1 ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. Encyclopædia Britannica do Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro, 1989. 20 volumes. 11.565 p., ilus. Editor: Antonio Houaiss. HUS (Jan), v. XI, p. 5.915.

2 IMBASSAHY, Carlos. A missão de Allan Kardec. 2. ed. Curitiba, PR: FEP, 1988. pt. I, cap. João Huss, p. 43.

3 BALDOVINO, Enrique Eliseo. O professor Rivail também foi tradutor. Reformador, ano 125, n. 2.139, p. 39(245)- 40(246), jun. 2007.

4 KARDEC, Allan. Revista espírita: jornal de estudos psicológicos. ano 12, n. 9, p. 372-374, set. 1869. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Precursores do Espiritismo – Jan Huss.

5 ____. ____. Mensagem do Espírito Allan Kardec, p. 374-375.

6 ____. ____. ano 11, n. 12, p. 525-526, dez. 1868. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Constituição Transitória do Espiritismo, it. 5; Nota de Allan Kardec, n. 56.

7 ____. ____. ano 12, n. 6, p. 250, jun. 1869. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Museu do Espiritismo.

8 XAVIER, Francisco C. Lembrando Allan Kardec. Pelo Espírito Humberto de Campos. Reformador, ano 96, n. 1.794, p. 25(293)-26(294), set. 1978.

 

 

 

(Artigo da revista O  Reformador da FEB.  Copiado de http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/destaque/jan-huss-600-anos-de-desencarnacao/)

Enrique Eliseo Baldovino autografando.

 

Nosso amigo querido Enrique Eliseo Baldovino desencarnou aos 13 de fevereiro de 2019 e nos deixou verdadeiras preciosidades com sua competência e bondade. Nosso abraço e reconhecimento Baldovino. Continue nos ajudando como você  sempre fez.

Ismael Gobbo.

 

 

Convite ao Futuro - Pesquisa junto aos Centros Espíritas do Estado do Espírito Santo

 

O projeto “Convite ao Futuro - Diagnóstico e Prognóstico do Movimento Espírita Capixaba” é um marcante trabalho realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo no ano de 2018 e concluído em 2019 para conhecer “mais profundamente seu público: dirigentes, trabalhadores e frequentadores das Casas Espíritas – com o objetivo de construir cenários que vão ao encontro de suas expectativas e demandas”.

O Documento/Relatório final do “Convite ao Futuro” conta com Introdução esclarecedora pelo presidente da FEEES Fabiano Santos e apresentação de Simoni Privato.

Os resultados da pesquisa foram analisados por uma equipe de 15 especialistas do movimento espírita nacional, de vários Estados, escolhidos pela FEEES.

Os vários temas contam com os resultados da pesquisa estadual e as análises feitas pelos convidados.

Eis os temas tratados:

GESTÃO DOUTRINÁRIA:

  1. Abordagem de temas da atualidade à luz da Doutrina Espírita
  2. O papel da Casa Espírita como escola, oficina de trabalho e hospital
  3. Estudo continuado da Doutrina Espírita
  4. Divulgação da Doutrina Espírita para o público não-espírita
  5. Auxílio específico a dependentes químicos, alcoólatras e pessoas com ideação suicida

GESTÃO DE PESSOAS:

  1. Acolhimento de novos trabalhadores
  2. Engajamento de trabalhadores
  3. Família na Casa Espírita
  4. Gestão de conflitos
  5. Protagonismo infanto-juvenil

GESTÃO ADMINISTRATIVA:

  1. Inserção da Casa Espírita na Comunidade
  2. Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores
  3. Sustentabilidade Financeira
  4. Gestão Integrada da Casa Espírita
  5. Processo de sucessão na Casa Espírita

Vale a pena conhecer-se a experiência marcante da FEEES, que reúne um material muito rico e atualizado, e, também se pensar como anda o centro e movimento espírita em atuamos.

O arquivo pdf completo da pesquisa está disponível na página eletrônica da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo.

ACESSE:

https://www.dropbox.com/s/cs6nfbqh6fyaaf3/Convite%20ao%20futuro.pdf?dl=0 

 

(Resenha de: http://grupochicoxavier.com.br/convite-ao-futuro-pesquisa-junto-aos-centros-espiritas-do-estado-do-espirito-santo/)

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Festival de Corais

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

Feira do Livro Homenageia Grandes Nomes do Espiritismo

São Paulo, SP

 

A XXI Semana do Livro Espírita que o Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, promove de 30 de setembro a 4 de outubro, contará com palestras vespertinas e noturnas de 15 conhecidos expositores. Nos seus temas estarão focalizando grandes nomes do Espiritismo, como Bezerra de Menezes, Bittencourt Sampaio, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier, Hernani Guimarães Andrade, Tomaz Novelino, Heigorina Cunha, Yvonne Pereira, Inácio Ferreira e outros.

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Bate Coração- Dia 7 de novembro nos cinemas

Estação Luz Filmes e Downtown filmes

 

(Associação Estação da Luz [[email protected]])

 

Feira do Livro Espírita de

Castanhal, PA

 

De 27 de setembro a 7 de outubro ocorrerá a XXIV Feira do Livro Espírita de Castanhal, na Praça Matriz (PA), realizada pela Federação Espírita Paraense. Terá Roda de conversa todas as noites das 19h às 20h com entrada livre. Mais informações: www.paraespirita.com.br

 

(Informação copiada do site https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/feira-do-livro-espirita-de-castanhal/)

 

8ª edição do Festival de Cinema Transcendental,

em Brasília, DF.

 

Nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro ocorrerá a 8ª edição do Festival de Cinema Transcendental, em Brasília (DF), realizada pela ONG Estação da Luz. Será no Teatro Brasília Shopping e para acesso ao evento será recebido 2kg de alimento não perecível para cada filme. Mais informações: www.cinematranscendental.com.br

SERVIÇO:
8º Festival de Cinema Transcendental
Data:
 De 30 de setembro a 2 de outubro de 2019
Horário: Exibições sempre às 19h
Local: Teatro Brasília Shopping
Informações: (62) 99980.4321
Entrada gratuita, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis antes da sessão. Espaço sujeito à lotação.

 

 

(Informação copiada em https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/luz-camera-emocao-2/)

 

Palestra na Congregação Espírita Maria Benta:

“Deus abençõe tua língua”. São Paulo, SP

 

Segunda-feira, 30 de setembro de 2019 de 20:00 a 21:00

Próxima semana

Congregação Espírita Maria Benta, Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara.

Próxima à estação Jabaquara do metrô.

 

 

 

(Informação em https://www.messenger.com/t/jorge.rezala)

 

Teatro: Antes só... que mal assombrado

São Paulo, SP

 

Um Espírito pra lá...de Atrapalhado

 

SINOPSE

O enredo inicia-se com um casal vivendo uma crise silenciosa no casamento. Gilberto, esposo desempregado e acomodado, depara-se com um mal entendido com Gilda, esposa sensata e dedicada. Diante das consequências de seus atos, Gilberto decide pedir ajuda à Deus, para que seus problemas sejam resolvidos e Deus permite que Afrânio, um espírito ainda estagiário, venha à Terra para esclarecer a Gilberto as reais responsabilidades para um bom relacionamento, tanto consigo; quanto às suas obrigações perante o matrimônio. Amor ao próximo, ética, cumplicidade, respeito e amor próprio serão abordados nesse espetáculo com uma dose de muito humor.

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Lurimar Vianna

Direção: Rogério Fabiano

Elenco: Flavio Oliveira, Marvin Tevian e Paula Zaneti

Atriz convidada: Liza Vieira

Técnico de luz e som: Gilberto Giacommuci

 

TEATRO WEST PLAZA (SP) – Sala Nicette Bruno 

Av. Francisco Matarazzo s\n , Água Branca - SP. Tel: 4858-1421

Todos os sábados de Outubro e Novembro –  Às 18h

 (exceto dia 09/11)

 

Realização: RAMA KRIYA PRODUÇÕES

11- 2081.3622 / 99503.4838

 

 

(Informação recebida em email de Humor espirita [[email protected]])

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

Pizzada Beneficente do Fraternidade Espírita Gina.

São Paulo, SP

 

(Vide informações em

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206424002274603&set=gm.486010722231897&type=3&theater)

 

Pizza Beneficente em prol do C.E. Esperança e Caridade

Araçatuba, SP

 

(Com informações de Katia Calciolari)

 

Pensar e agir, falar e sentir

 

Elisa, que ultimamente andava sem muito brilho nos olhos, acabara de ler algumas frases que a deixaram pensativa:

Pensar e agir são duas atitudes que caminham entrelaçadas em nossas vidas.

Importante observarmos nossos pensamentos, analisando se têm condições de clarear ao nosso redor, ou de criar mais sombras em nós.

Visto que tudo começa no pensamento, necessário se faz manter límpida essa fonte geradora de energias em potencial.

Falar e sentir também são atitudes que podem andar juntas, mas que nem sempre estão de acordo entre si, dependendo da nossa maneira de ver a vida.

Parou a leitura e começou a ligar tudo aquilo à sua realidade interior.

Ela conhecera recentemente um rapaz muito simpático.

Ele buscava se aproximar para conversarem, mas Elisa não queria se envolver sentimentalmente com ninguém, pois tinha sofrido grande decepção amorosa.

Em razão disso, prometera a si mesma que sua vida se resumiria em cuidar de seus pais, da profissão e que nada e ninguém a tiraria dessa rota.

Mas, quando ficava sozinha, a imagem do rapaz invadia seus pensamentos, e cada vez a envolvia mais e mais.

No trajeto para o trabalho, seus olhos e imaginação o buscavam em cada esquina.

Quando ele surgia e a cumprimentava, ela sentia seu coração acelerar. Entretanto, teimava em não se deixar envolver.

Mas, a lembrança daquelas frases que lera, colocavam em dúvida sua decisão e a instigavam a encarar novas possibilidades no campo do amor.

Então, certo dia, ela resolveu retribuir ao seu sorriso!

*   *   *

Ao enfrentarmos alguma situação recorrente, muitas vezes nos sentimos indecisos e nos permitimos pensar em demasia, sem atentarmos que as pessoas são diferentes, os acontecimentos nunca são iguais.

É importante nos conhecermos intimamente para ponderarmos a respeito dos nossos reais desejos.

Ao ignorarmos nossa realidade interior nos sentimos indecisos, inseguros e podemos deixar passar oportunidades que nos fariam felizes.

Se a razão nos aponta uma necessidade, avaliemos se é compatível com nossos anseios íntimos e não nos neguemos a modificar velhas atitudes, anteriores decisões.

Todo recurso ativo que dispomos é bênção que ajuda na solução de nossos próprios empecilhos.

Portanto, direcionemos nossas energias para a realização do que é verdadeiramente bom e nos faz felizes.

Vivemos envoltos nos fluidos, nas energias que criamos ou alimentamos pelos nossos pensamentos.

Somos verdadeiras usinas de forças vibrantes onde e como estivermos.

Mantenhamos nossos corações abertos e alimentemos sentimentos capazes de projetar luz, paz e amor, para uma reconstrução pessoal melhor.

Desde que palavras e ações materializam nossos pensamentos e sentimentos, construamos o bem, o bom e o belo por onde passarmos, deixando marcas de alegria e de progresso.

Saibamos construir nossa felicidade, não nos negando a olharmos o dia, as situações, as pessoas, sem julgamentos precipitados.

 

Redação do Momento Espírita.

Em 28.9.2019.

 

Leitura. Óleo sobre tela de Almeida Júnior. Pinacoteca do Estado de São Paulo.

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Entrevista com William Alves de Oliveira

Uberlândia, MG

 

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo nosso companheiro William Alves de Oliveira. William, que é nascido em Monte Carmelo, MG, atua no movimento espírita da sua cidade natal e  também em Uberaba e Uberlândia, MG, onde reside atualmente.

É orador espírita, divulgador do espiritismo e desenvolve várias atividades de assistência e promoção nas casas espíritas onde vem atuando. 

William, por favor, apresente-se aos nossos leitores.

Meu nome é William Alves de Oliveira, nascido no dia 23 de fevereiro, na cidade de Monte Carmelo, MG,  minha mãe se chama Aparecida Luiza e meu pai Antônio Fernandes de Oliveira.

Namoro faz um bom tempo com Renata Vidal da cidade de Belo Horizonte, capital mineira, que  conheci dentro da Doutrina Espirita, ela também é um exímia trabalhadora em prol dos necessitados e meu braço direito para tudo.

Tenho a dádiva de dois filhos do primeiro casamento,  Rafaelly Luiza Alves de Souza de 16 anos e  Emmanuel Alves de Souza de 10 anos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formado em Enfermagem  desde 2005, onde atuo nos dias atuais. Advogado formado em 2014;  pós graduado e especialista em  Direito do Trabalho e Processo Trabalhista (2017); Pós Graduando em Direito Tributário (2019) e Mestrando em Direito Constitucional (2018).

Quando você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Já tive a dádiva de nascer em berço espírita. Meus avós maternos (Flozina Luiza de Jesus e Paulino Cândido Alves) já eram espíritas e atuantes no Centro Espírita Luz e Caridade, Monte Carmelo, onde atuei desde criança.

A que casa espírita esta vinculado presentemente?

Atualmente devido aos estudos e a profissão, resido na cidade de Uberlândia, MG, e frequento a Casa Espírita Lar de Maria, no bairro Planalto.

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no movimento espirita durantes esses anos?

Iniciei meus trabalhos, como disse anteriormente,  desde criança, auxiliando nas Campanhas do Quilo e nas confecções das sopas fraternas. E quando adolescente fui convidado a participar como orador da Mocidade Espírita de Monte Carmelo. Lembro-me que naquele dia eu dispunha de 15 minutos de tempo para falar, e para mim aqueles 15 minutos foram uma eternidade. Pensava comigo mesmo, meu Deus me ajuda, pois vou travar, vai dar branco na memória. Mas graças a Ele e aos irmãos espirituais, tudo correu bem e acredito que tenha dado conta da tarefa.  

Portanto  a partir daquele dia passei a ser orador da Mocidade, orador do Centro Espírita Luz e Caridade e humilde auxiliar no programa Ondas de Luz da Rádio Cultura AM. Após alguns anos, mudei para Uberaba, onde passei a frequentar o Lar Espirita Irmã Valquiria. Fui um dos representantes dos expositores espíritas da AME – Uberaba.

E foi da cidade de Uberaba, que minha filha e eu, tivemos a inspiração divina de criar e manter a “Campanha do brinquedo Vovó Flozina Luiza”, que atende a mais de 600 crianças carentes da cidade de Monte Carmelo, sempre no dia 12 de outubro (dia da criança).

E aproveitando a oportunidade, gostaria de convidar a todos os eleitores para nos auxiliarem, pois estamos precisando muito arrecadar brinquedos novos e/ou usados para serem doados àquelas crianças. Aqueles que não puderem nos doar brinquedos, podem nos auxiliar financeiramente a partir de 1 real. É só depositarem na conta:

Banco Itaú

Agencia: 7783

Conta Corrente: 36186-3

Em nome de ONG VOVO FLOZINA LUIZA

Qualquer quantia será muito bem recebida, pois além dos brinquedos estamos com  plano de arrecadar uma determinada quantia para comprarmos uma fantasia de palhaço para que enquanto as crianças aguardem na fila de espera, nosso “palhaço” possa ir brincando com elas, além de guloseimas e lanches. Enfim como diz nossa querida Vovó Flozina Luiza: “O brinquedo é pequeno, mas o pequeno doado com amor se torna imenso dentro do nosso coração”.  Assim estamos fazendo a nossa parte, esperando que a espiritualidade possa continuar nos auxiliando sempre.

Doamos cestas básicas, refeições, roupas, materiais de construção, brinquedos e o que for necessário, além é claro, do alimento espiritual.

 

William, pode nos contar se a Ong possui página em redes sociais?

Possui sim. Hoje em dia é essencial as redes sociais para nos conectarmos com o mundo e divulgarmos nossos trabalhos.

Visitem nossa página no Face, pesquisem por Vovo Flozina Luiza e conheça mais a história.

Temos tambem no Instagram: Vovó Flozina Luiza, apesar que este não sei lidar muito bem.

 

Como se deu a sua ligação com o movimento espirita de Monte Carmelo embora residindo na época em Uberaba?

Apesar de ter residido por alguns anos em Uberaba, não deixei de lado a nossa afinidade com a Doutrina, onde nossos avós levaram seus filhos e netos. Afinal, foi lá que crescemos ouvindo as palavras e os ensinamentos de Jesus, e esperamos, minha familia e eu,  que nossos filhos possam continuar as tarefas dentro destes ensinamentos, mesmo que seja esporadicamente. Temos muitos irmãos da lide por lá, e que sempre esperam contar conosco em reuniões, campanhas assistenciais e palestras que eu realizo lá e em  outras cidades da região e de outroa estados também.

Assim como também fizeram nossos queridos Waldo Vieira e Dr Elias Barbosa, ambos nascidos em Monte Carmelo, que também retornaram muitas vezes à cidade para desenvolver seus trabalhos.

Se algum dirigente de casa espírita de qualquer cidade do Brasil quiser me convidar para realizar palestras espíritas em sua cidade, basta entrar em contato através se meu email pessoal: [email protected] que iremos com maior prazer, de acordo com a disponibilidade na agenda.

Pode nos falar sobre as origens do movimento espirita em Monte Carmelo?

Quanto a esta pergunta, não saberia dizer precisamente, mas posso lhe indicar um livro que conta toda a história, cujo o título é: A história do espiritismo em Monte Carmelo, do autor Airton Veloso,  que tece os seguintes comentários a respeito no livro: Sugeriu-nos o nosso confrade, Dr. Elias Barbosa - o dedicado e culto médico carmelitano, há anos radicado em Uberaba - que procurássemos reunir o material que documentou a visita de Chico Xavier a Monte Carmelo (MG) e escrevêssemos um livro. Após marchas e contramarchas, juntamente com o nosso irmão Marival conseguimos reunir as mensagens psicografadas em Monte Carmelo, no período de 1956 a 1959. Responsável pela parte histórica, procuramos compilar dados, através de pesquisas, principalmente dos fatos que caracterizavam o aludido período. Daí nasceu "O Chico no Monte Carmelo"1, editado pela União Espírita Mineira, nossa querida federativa estadual. À medida que pesquisávamos a documentação dos primeiros Centros Espíritas "Humildade, Amor e Luz" e "Luz e Caridade" fomos tomando conhecimento sobre o Espiritismo em Monte Carmelo; as primeiras personagens, os primeiros eventos e de outras singularidades. Outros testemunhos recorrentes foram as fontes orais. Através de entrevistas com pessoas que participaram do movimento na época, nos foram oferecidos dados importantes. Uma dessas informações foi sobre o iniciador do Espiritismo em terras carmelitanas, Sr. Jorge Fernandes. Constatamos que 15 de dezembro de 1937 é a data oficial do início das atividades do "Centro Espírita Humildade, Amor e Luz". Em 14 de dezembro de 1944 comemora-se a fundação do Centro Espírita Luz e Caridade, como Entidade jurídica. Ao término de nossa pesquisa, juntamente com o responsável pela elaboração do livro "O Chico no Monte Carmelo", chegamos à conclusão de que, em face da farta documentação existente, deveríamos escrever um outro livro que abordasse a HISTÓRIA DO ESPIRITISMO EM MONTE CARMELO. A nossa preocupação com a elaboração da História do Espiritismo em Monte Carmelo tem como objetivos: Mostrar a evolução da Doutrina de Kardec, dentro de um processo histórico que fugiu de uma História linear, seguindo uma linha de evolução de acordo com os ditames de uma conjuntura em nível mundial, que refletiu sobremaneira na nossa comuna. A outra preocupação foi mostrar o quanto os pioneiros foram importantes para os destinos do Espiritismo em Monte Carmelo. Suas ações exerceram imponentes influências e esses pioneiros, até hoje, são reverenciados com respeito e admiração pelo seu caráter e probidade. Apresentamos 42 biografias. Algumas não constam nesse registro em virtude de uma série de empecilhos, tais como dificuldades de encontrar familiares para o fornecimento de dados, e a falta de documentação, tanto de fontes escritas como orais. A guisa de informações, citaremos alguns nomes que se destacaram na divulgação e preservação da Doutrina em nossa cidade; eles, juntamente com outros confrades, cujas biografias serão apresentadas, foram baluartes. Registramos nossas lembranças e os nossos preitos de gratidão extensivos a Alípio Delfino dos Santos, António Gama da Silva, Feliciano Gama da Silva, Sérgio Rodrigues da Costa, Joaquim Ferreira Leite, Madalena Bonifácio, António de Paula Marques, Homero Rocha, Benedito da Boa Sorte, Dornellos de Santos Guimarães, João Valadão, João Cândido da Silva, Escolástica do Crato, Canuto Crato, Camilo Castro, José Thomaz de Lima, Manoela Barbosa de Rezende, João Rodrigues da Costa, Isaura Mendes, José Furtado de Almeida, Vital Rodrigues da Costa, Argentino Rodrigues da Costa, Nicésio Pinto de Oliveira, Etelvino Ferreira Jorge, Calimério de Melo, Saturnino Leocádio, Pedro Ricardo de Souza, Aparício Lamounier Vilela, David de Mello, José Vitoriano da Silva, Cipriano de Araújo Lima, João Teodoro da Silva, José Carvalho da Silva, Isaura Carmelita, Teresa Moraneli Vilela Silva, Aristides de Paiva, Adelardo Teixeira e José Moreira dos Santos. Estes nomes ajudaram a construir a História do Espiritismo em Monte Carmelo. A eles nosso preito de gratidão, o eterno agradecimento.

E como está presentemente?

Atualmente Monte Carmelo se encontra com 9 casas espíritas registradas quais sejam:

Centro espirita Nosso Lar

Centro espírita Luz e Caridade II

Centro Espírita Joana D”arc

Centro Espírita Cairbar Schutel

Centro Espírita Luz de Joana D”arc

Centro espírita Luz e Caridade

Associação Espírita Humildade, Amor e Luz

Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo

Centro Espírita Maria Dolores – Anexo ao Lar dos Idoso Allan Kardec

Esperamos que dentre alguns anos, este número possa aumentar.

Algo mais que queira acrescentar?

Gostaria apenas de agradecer a oportunidade que esta entrevista me proporcionou de refletir ainda mais sobre minhas próprias experiências e o quanto ainda temos que realizar na grande Seara Espírita.

Devo ao Espiritismo o melhor que me aconteceu e ainda acontece na presente existência, assim como a minha companheira do dia a dia Renata Vidal. Tenho certeza que, por mais que fizer, não retribuirei o tanto de valores, ideais, conhecimentos e vivências propiciadores de uma ampla compreensão da vida que a Doutrina me proporcionou. Tomara que algumas dessas ideias possam ir positivamente ao encontro de outras mentes e corações, pelo mundo da internet e das Redes Sociais que tem proporcionado encontros de almas que vibram na mesma emoção, sou testemunha disso. Gratidão.

As suas despedidas dos nossos leitores.

Um abraço a todos os companheiros que labutam cada vez mais, parabenizando a todos  pelo árduo trabalho de divulgação da Doutrina.

Aqueles que desejarem, deixo mais uma vez o meu e-mail de contato para eventuais palestras que possamos agendar em qualquer cidade do Brasil. Fico aguardando o contato de vocês. Recebam o abraço fraternal de todos daqui de Uberlândia, MG.

[email protected]

(Recebido em email de William Alves Oliveira [[email protected]])

 

Festa para as crianças  acontecerá dia 12 de outubro de 2019.

as 8hs na Rua Araguaia, 228, Vila Dourada, Monte Carmelo MG

Voluntários no dia da distribuição brincando com as crianças

Fila aguardando a distribuição dos brinquedos

William doando uma casinha de boneca para a criança

William e a namorada Renata em visita ao quarto de Chico Xavier em Uberaba MG

Texto e fotos recebidos em email de William Alves Oliveira

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]